blog

domingo, dezembro 17, 2006

SL Benfica - Vit. Setubal : 3-0

Enfadonha

Um golo enfadonho, uma exibição enfadonha, um adversário enfadonho...enfadonhos 45 minutos foi o que se viu na primeira parte do jogo (jogo? era jogo?). O Benfica lento e sem ideias, os jogadores com pouca vontade, um adversário fraquinho, frio, publico desanimado. Foram 45 minutos para esquecer onde só mesmo o golo serviu para esboçar um sorriso .

Apesar da fraquíssima qualidade de jogo da primeira parte nunca senti a hipótese de deixarmos fugir a vitória. O Setubal claramente não tem pedalada de primeira divisão. Fraquinhos, fraquinhos.

Este Benfica precisa-se de auto-motivar-se. É preciso que uma boa jogada aconteça para logo de seguida os jogadores "explodirem" e iniciar-se um verdadeiro vendavel ofensivo com jogadas de altíssima qualidade. Foi o que se verificou na segunda parte onde após uma excelente jogada colectiva Simão faz o mais dificil que é falhar, escandalosamente, o segundo golo. A partir daí a equipa transfigurou-se, para melhor, empolgando-se e empolgando o publico e os golos eram uma questão de tempo. Simão endiabrado e Nuno Assis num estupendo momento de forma eram as referências da equipa sempre muito bem secundados por Katsoranis, Nélson e Léo. A capacidade de controle de bola de Karagounis também foi muito importante para o jogo a meio campo. Esta equipa tem, notoriamente, muita qualidade e quando a coloca em campo é muito dificil de ser travada. Ontem nem por sonhos o Setubal conseguiria importonar o Gloriso na segunda parte.

Tacticamente ainda estou para perceber como o Benfica jogou. Simão esteve na esquerda quase sempre e Nuno Assis parecia ser o "10" de serviço, mas na segunda parte Kikin apareceu demasiadamente recuado quase que assumindo esse papel ao mesmo tempo que Nuno Assis não largava as zonas interiores do meio campo. Uma confusão e desperdicio das características de Kikin que acabava por demorar a chegar à área pelo seu atraso. Mesmo assim, em abono da verdade, foi por ele que surgiram das melhores tabelinhas nas jogadas de ataque sempre apoiado por Nélson. Se na primeira parte Kikin quase me levou ao desespero, na segunda mostrou muito mais e acaba por ter nota positiva neste teste perante os exigentes benfiquistas. Mas, temo, não ser o suficiente. Quinta feira nova oportunidade concerteza.

Mais uma vez é preciso falar de Fernando Santos, mesmo numa vitória fácil e conclusiva. Paulo Jorge foi titular na semana passada remetendo Nuno Assis, que vinha (e ontem demonstrou isso mesmo) numa excelente forma e ontem vai para a bancada. Santos anda baralhado e com isso baralha a equipa. Depois temos a eterna questão das substituições... Se num jogo fácil e onde a vitória, após o 2-0, nunca esteve em causa ele faz a primeira substituição aos 84 minutos e as duas (ena ena) ultimas aos 90 (!!!!!) minutos pouco mais há a dizer sobre a capacidade de gestão, fisica e animica, do plantel por parte de Santos. Se calhar a fraca assistência (30.787) quer dizer alguma coisa não?

O árbitro esteve razoavelmente bem o que é sempre nota muito positiva. Terá falhado em duas faltas sobre Nuno Assis por assinalar e o erro mais grave nem terá sido culpa sua ao não expulsar Mbamba por entrada violentíssima sobre Léo pois terá sido o 4º árbitro a dar-lhe a indicação.

Valeram os segundos 45 minutos para a habitual chapa 3 ser infligida aos setubalenses. É habitual mas é um facto: sabe sempre a pouco as vitórias do SLB. A equipa quando engrena revela uma qualidade de jogo muito acima de qualquer outra a nivel nacional e os numeros que, teimosamente, param no 3 podiam e deviam ser bem mais vastos dado o volume ofensivo e quantidade de oportunidades claras de golo que são desperdiçadas. Ontem pelo menos 3 lances de golo feito foram desaproveitados (dois de Nuno Gomes e um de Simão). A equipa na Luz tem sido arrasadora faltando o equilibrio nos jogos fora. Vem aí um jogo em casa contra os pasteis e depois férias. O Benfica não se tem dado bem com estas paragens mas vamos recomeçar indo ao Restelo. Ao menos dá tempo para se debelar as lesões. Que o Dubai não "estrague" ninguem....

PS1: Não cansa ver o voo da Vitória. É um espectáculo dentro do espectáculo.
PS2: Das duas uma ou reconhecem que foram mais uma vez beneficiados ou calam-se com o lance Luisão/Ricardo de 14 Maio de 2004. Prevê-se muita azia nos próximos dias....

4 comentários:

T-Rex disse...

Boas, pedro.

O resultado só podia ser este.
Apesar de terem tentado, o que mais faltava era o Setúbal vir fazer frente ao glórias! ;)

Também acho que o Santolas também se equivocou na táctica:

- DÁ DÓ VER KATSOURANIS A TRINCO!!!!

Vamos ver o que nos traz o "Pai Natal". E que tal um Soneca?

Um abraço.

Vedeta ou Marreta ?
Pernas de Pau

Pedro disse...

Como está a situação dele no Brasil?
Era bem vindo...para mais qd se viu q ele a avançado rende muito e foi pouco aproveitado.

D'Arcy disse...

Na segunda parte o Benfica jogou em 4-3-3, com o Kikin (depois o Manu) e o Simão nas alas, e os dois interiores (Assis e Karagounis) a trocarem constantemente de posição. Mas a grande melhoria de jogo deveu-se sobretudo ao maior atrevimento dos nossos dois laterais.

Muito gostaria eu que o Soneca regressasse. A jogar a avançado ou na posição que tem sido entregue ao Simão no losango de certeza que faria óptima figura.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com a vinda do Geovani. Aliás tive pena que se tivesse ido embora.Acho que quando jogava como avançado era muito bom.