blog

sexta-feira, junho 30, 2006

Jardel em Lisboa



«Fui contactado até agora por dois clubes, sendo um da zona do Porto e um outro de Lisboa. Contudo, para já, nada existe de concreto»


Tinha a sua piada não acham?

Eu sei que com José Veiga no Benfica é practicamente impossível o ingresso de Jardel no Glorioso mas a hipótese até tinha a sua piada.

Quem me conhece sabe perfeitamente o que eu penso de Jardel mas, mesmo assim, por valores decentes, não me importaria de testar o Jardel no Benfica. Um contrato de género 5 mil cts mês mais 2 mil cts por cada golo marcado e era muito bem vindo. É um excelente jogador de área, um fantástico finalizador, experiente. Penso que até encaixaria no perfil definido pelo treinador. Será que tem a cabeça limpa? Colocando o contrato da forma que mencionei acima ele teria que jogar e marcar para ganhar bem....e nós sabemos como Jardel gosta de dinheiro.

Por mim, caro Veiga, esqueça lá o passado e satisfaça o desejo do rapaz desde que chegou a Portugal: jogar no Benfica.

Tinha a sua piada....é que tinha mesmo.

quinta-feira, junho 29, 2006

Uma curiosa estatística

Com as oito "melhores" equipas deste Mundial apuradas para os quartos-de-final, o balanço dos homens das partidas com origem nos clubes é o seguinte:

Chelsea 8 ( Lampard, Joe Cole, Robben, Robben, M.Essien, Makelele, J.Terry, Maniche)
B.Munique 5 ( P.Lahm, M.Ballack, Júlio dos Santos, Zé Roberto, Zé Roberto)
Juventus 3 ( P.Vieira, Buffon, P.Vieira)
W.Bremen 2 ( M.Klose, M.Klose)
R.Madrid 2 (D.Beckham, Ronaldo)
Inter 2 ( L.Figo, Materazzi)
Barcelona 2 ( Deco, Xavi)
AC Milan 2 ( A.Pirlo, Kaká)
Liverpool 2 ( H.Kewell, Xabi Alonso)
Rennes 2 ( Frei, Frei)


Também em relação aos marcadores e já com os jogos dos oitavos-de-final a lista de clubes com mais jogadores seus a marcarem golos neste Mundial está assim:
Chelsea - 8 golos

Bayern de Munique - 7 golos
ACMilan - 6 golos
At.Madrid - 6 golos
R.Madrid - 6
Liverpool - 5 golos
Arsenal - 5 golos
Inter - 4
Barcelona - 4
D.Kiev - 4
B.Dortmund - 3
M.United - 3

Chegados aqui aos quartos-de-final, em que restam em princípio as 8 melhores selecções, os clubes estão representados nesta fase final com os seguintes jogadores:

Chelsea - 11
Juventus - 9
AC Milan - 9
B. Munique - 8
O. Lyon - 8
D. Kiev - 8
Inter - 7
M. United - 7
R. Madrid - 6
Arsenal - 6
Benfica - 5
Shakhtar Donetsk - 5
Valência - 4
Barcelona - 4
B.Leverkusen - 4
Tottenham - 4
Liverpool - 4
AS Roma - 4
Palermo - 4
Dnipro D - 4
E seguem-se mais uma série de clubes com 3,2 e 1 representantes


Agradecimentos ao JMReis do Forum dos Adeptos do Benfica.

Diferenças

Em Itália tem hoje o inicio do julgamento do Calciocaos. Um escandalo de corrupção e manipulação de resultados desportivos que estalou à poucos meses e reporta-se à época que findou que levou a uma série de demissões dos altos responsáveis pelo futebol lá do sitio.
Por cá o Apito Dourado rebentou vai para dois anos, reporta-se a épocas bem anteriores e continua tudo em banho maria e os corruptos continuam nos seus lugares e os corrompidos a apitar os jogos.

A terra da máfia tem uma Justiça bem mais rápida que a nossa...

quarta-feira, junho 28, 2006

Declarações

"Seriam de esperar alguns truques sujos dos portugueses. São conhecidos por queimar tempo e por entradas por trás. Mas fiquei desagradavelmente surpreendido por ver tais coisas da parte dos holandeses. Até ver, eles foram os instigadores" - Valentin Ivanov

Como é possível um árbitro que teve o previlégio de ser um dos escolhidos para a maior competição de futebol do mundo fazer declarações destas?

"O LAD e o CNAD são das instituições portuguesas mais prestigiadas no Mundo, sobretudo o LAD, que tem competências técnicas. Como instituições de qualidade que exercem as suas funções em defesa da saúde pública e da verdade desportiva, continuam a ter o nosso total apoio" - Laurentino Dias, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Tipicamente português. Apesar da merda feita fica o apoio público. Resolver o problema e responder às dúvidas levantadas é que não..

“O tratamento é diferente para uns e para outros, é que no Sporting há os meninos bonitos, os protegidos, e depois há os outros” - Andrezinho, (ex)jogador de Futsal do Sporting

E foram campeões...o que seria se não fossem.

"É muito negativo. Viemos para ver futebol e assistimos a 16 cartões amarelos e quatro vermelhos. Não foi o jogo ideal para um Campeonato do Mundo e espero que não volte a repetir-se" - Carlos Alberto Parreira

Cheira a medo. Mas caro Alberto compreende-se que tenhas tempo livre para poderes debruçar-te sobre os jogos de Portugal. Quando se é Seleccionador de um país e é o Director de Marketing da Nike que faz o 11 inicial sobra bastante tempo para o lazer...

“O comportamento do Figo é muito mais correcto do que o do atleta holandês que não devolveu a bola. Figo não é Jesus Cristo para dar a outra face.” - Scolari

É assim que se conquista o coração dos jogadores. Isto é ser líder.

"Não digo isto muitas vezes, Pedro, mas concordo inteiramente contigo." - Jean-Paul Lares, Sector B32

Como diria o outro, perfeitamente normal caro Jean-Paul, perfeitamente normal. E fica-te bem essa humildade de não te vangloriares disso mais vezes...
:)

terça-feira, junho 27, 2006

Algumas notas

Muitos não gostam de falar delas, dizem que devemos apenas falar de futebol, eu, pelo contrário, prefiro dissecá-las até à exaustão porque são elas que determinam quem são os vencedores, cada vez mais do que o futebol jogado. As arbitragens pois claro. Este Mundial está a ser cheio de casos, de arbitragens incompetentes, de arbitragens com influência directa nos resultados. E se isso acontece na competição mais importante de futebol do mundo o que acontecerá nos campeonatos nacionais de cada país? Pois...acontecem Apitos Dourados e Calciocaos.

No Benfica, depois de Katsoranis, fala-se de outro jogador grego, continuando assim os jornais a explorar o filão grego em virtude de ser um mercado que Fernando Santos "conhece" bem. É uma práctica habitual dos treinadores quando mudam de clube e de país contratarem sempre jogadores do campeonato onde estavam. Compreende-se o porquê apesar de não ter ainda a certeza se isso tem resultados positivos.

Miccoli continua na agenda do Glorioso. É sem dúvida um nome que qualquer benfiquista deseja ver para o ano no plantel do SLB mas, a falta de fundos do clube, obriga a esperar pelo futuro da Juventus (espero que apodreça na segunda divisão) e pela libertação a custo zero do jogador ficando assim com margem de manobra para o alto ordenado de Miccoli. Aguardemos.

segunda-feira, junho 26, 2006

Laranja espremida!!!

Antes de mais nada umas palavrinhas ao "senhor" Van Basten :INCHA!!!AGUENTA E NÃO CHORA.

Grande vitória de Portugal.Grande vitória dos jogadores. Grande vitória de Scolari.Grande vitória daqueles milhares que não se cansaram no apoio à equipa das quinas.

Uma das vantagens de ter poucas expectativas é ter estas alegrias enormes quando se ganha e se ultrapassa mais um adversário. Ao contrário da maioria dos portugueses nunca tive grandes expectativas em relação a este mundial porque não acho que a equipa seja assim tão forte como a maioria julga e porque a memória de Coreia ainda está bem presente quando a nossa sobranceria em terras do oriente custaram-nos uma forte humilhação. Mas há um factor que em tudo difere desses tempos: o factor Scolari. Doa a quem doer é a ele que se deve TUDO o que Portugal conquistou nestes últimos 4 anos em termos de futebol de Selecção. A vitória de ontem seria impossivel noutros tempos, a vitória de ontem foi possivel porque Scolari construiu um grupo, uma EQUIPA de futebol. Scolari não é, e está longe de o ser, um génio da táctica mas é um líder, um líder como há poucos no mundo do futebol. Se Scolari consegue fazer isto com um grupo de jogadores que vê de vez em quando imaginem o que ele será capaz com um plantel todos os dias durante uma época. Espero sinceramente que o SLB não precise dos seus préstimos, isso seria sinónimo de triunfos e conquistas, mas, se precisar, que não hesite. Nem um segundo sequer. Para quem ainda tem duvidas que leia ou oiça o que Scolari disse quando foi interpelado pelos jornalistas por causa da reacção de Figo. São estas palavras que fazem os jogadores darem sempre mais em campo.

O jogo. Um grande jogo. O futebol é isto. Não é preciso termos 22 estrelas de futebol para ser um grande jogo, não é preciso dezenas de jogadas geniais para ser um grande jogo, foi um grande jogo porque houve emoção a rodos, porque os jogadores deram tudo, porque o público acreditou até ao fim. Futebol é emoção. E ontem ficou demonstrado porquê.
Costuma-se dizer que o futebol é injusto. Ontem não foi. Ontem foi justo. Quem merecia ganhar ganhou. Principalmente depois daquela enorme falta de fair-play dos holandes tinha que haver justiça. E houve. Parabens Portugal.
Começamos mal, com a Holanda a nos encostar à nossa área, mas sempre que conseguiamos colocar a bola no chão, conseguiamos que o nosso futebol permitisse jogadas de perigo e foi assim, numa belíssima jogada de futebol que marcámos o golo. Um grande golo de um grande jogador que está a fazer um grande Mundial. Maniche está fantástico. A merecer o contrato que deseja com um clube que não o Dinamo.
Mas toda a equipa esteve bem, até o Bluff esteve muito bem. Miguel mais uma vez soberbo. Já não há adjectivos elogiosos para este jogador, Robben quem?. Carvalho, Ricardo, Figo, Simão, Petit foram gigantes. Enormes. Cristiano Ronaldo enquanto esteve em campo esteve muito bem. Scolari no banco esteve muitíssimo bem. Num jogo em que se pediu garra e sacrificio aos jogadores eles disseram PRESENTES. Os detractores de Scolari que percebam isso de uma vez por todas.

Neste momento acredito em algo mais. Venham lá os bifes que eu quero enviar os sambistas para a terra deles nas meias...se eles lá chegarem.

Parabens Portugal!!!

sexta-feira, junho 23, 2006

Tarda mas aparece sempre

A verdade. A verdade pode tardar mas acaba sempre por aparecer.

Numa das televisões nacionais, num dos muitos programas de debate sobre o mundial (ou terá sido na rádio?) , especificamente, no pós Portugal-México de quarta feira, o árbitro Duarte Gomes era um dos convidados e foi interpelado para comentar o lance do penalty que Miguel cometeu. O sôr Duarte Gomes disse que num lance daqueles os árbitros têm que analisar diversos factores qualquer um deles passível de sancionar: Intencionalidade do gesto, distância do remate, "se os braços estão na sua posição natural ou não".

Se os braços estão na sua posição natural ou não!!!
Finalmente......

Checos à vida

O futebol é mesmo um desporto único.
A Républica Checa que recebeu rasgados elogios pelo recital de futebol que deu na primeira ronda do Mundial 2006 foi despachada do mesmo sem contemplações. Engraçado ler, agora, o que alguns disseram na altura : "Era assim que nós (Portugal) deviamos jogar", "Aquilo é que é jogar à bola", "sérios candidatos ao título", "Se os deixarem vão longe" (NDR: Esta até está correcta, os adversários não deixaram ir mais longe...)

Aposto que não um checo que não quisesse trocar o futebol maravilha deles pelo nosso neste momento...

quinta-feira, junho 22, 2006

Aí está o segundo: Katsouranis

27 anos, grego, internacional, bom rapaz, fez a 4ª classe, gosta de miúdas, de cinema, de ouvir música e de estar com os amigos. Não gosta de guerra, de pessoas falsas nem que haja crianças a morrer de fome. Admira Martin Luther King e o Zé Milho, dos d'zrt.

Kostas Katsouranis - Kostinha, para os amigos mais íntimos - está a ser apresentado, na sala de imprensa da gloriosa Catedral, ao mesmo tempo que escrevo estas linhas! É verdade, este blog está mesmo SEMPRE em cima do acontecimento e não deixa escapar MESMO nada!

Em termos de características técnicas, diz que este Katsouranis é um médio possante, capaz de atacar e defender, e que na época passada marcou 10 golos, em 28 jogos, o que não deixa de ser bom sinal. Uma espécie de Tiago, mas muitíssimo mais grego.

Era o reforço mais desejado pelo Santinho, nosso bem amado treinador, pelo que a sua apresentação é outro bom sinal.

E como dois bons sinais nunca vêm sós, o Presidente Orelhita Vieira não só disse que vêm mais dois reforços a caminho, como garantiu, mais uma vez, que do núcleo duro do plantel só sai um jogador, que pode ou não ser o capitão Simão.

Depois do regresso a casa do maestro, parece que as coisas se começam a compôr...

quarta-feira, junho 21, 2006

Cansados?

Foi impressão minha ou os jogadores de Portugal estavam cansados?
Tirando Miguel e Petit que parecem que têm pilhas duracell todos outros jogadores portugueses pareciam cansados, presos de movimentos, nada saía fluído, os passes eram sem força.
Pode ser fruto dos dois jogos seguidos às 15 horas, como um colega meu referiu, mas causa algum desconforto sentir que Portugal não foi capaz de segurar o jogo contra um México que jogava com 10 jogadores.

Apesar de tudo, quando Portugal trocava a bola ou acelarava um pouco ficava bem patente a diferença de qualidade entre as duas equipas. Infelizmente tinhamos um Postiga à frente que faz Pauleta parecer um magnifico ponta de lança.
Figo mais uma vez esteve muito bem, sempre a pegar no jog, não se escondeu, não se poupou. É de facto um excelente profissional.
Miguel mais uma vez fez a diferença. Quer no apoio ao ataque quer na segurança a defender. Foi estrondosa a diferença entre ele e Paulo Ferreira...como é possivel alguem ter posto em causa quando eu disse que o Miguel punha o Paulo a milhas de distância no que à qualidade diz respeito??

Um jogo fraco de Portugal que, ao contrário dos outros dois jogos, não conseguiu controlar o jogo e fazer circular a bola e por esse motivo foi o jogo onde mais sofreu defensivamente.

Figo, Petit e Miguel em muito bom plano. Simão e Maniche bem razoáveis. Tiago e Paulo Ferreira fracos. Postiga péssimo.

Três jogos, três vitórias...nada mau. Nada mau mesmo.
Por mim já são herois!

segunda-feira, junho 19, 2006

Erros de abordagem

"A pré época está a correr muito bem" - Luis Filipe Vieiria num passado não muito distante.

Para quem quer que tudo esteja acertado a 3 de Julho ainda muita coisa está por definir. E, infelizmente, não se vê resolução a curto prazo para a definição do plantel.

É certo que a imprensa todos os dias lança nomes, e só o Benfica é que consegue vender jornais, já sabemos disso e os benfiquistas já acordaram para essa realidade. Os unicos que ainda engolem as tretas dos jornais são os nossos rivais. Mas também é verdade que tentamos dois jogadores : D'Alessandro e Katsoranis.
E a abordagem à estrela Argentina foi, para ser simpático, de amadores. D'Alessandro é um jogador caro, quer em termos de ordenado quer em termos de preço de passe, e é um jogador apetecível para clubes menores de ligas fortes da Europa (Espanha, Itália, etc). O Benfica tinha que ser muito mais rápido e incisivo na contratação, não faz sentido andar a pedinchar por um jogador deste nível. E o resultado está à vista. É isto que me irrita na Direcção do Benfica, esbanja dinheiro em Laurent Roberts e depois não tem arcaboiço para contratar D'Alessandro.

O mesmo está a acontecer com Katsoranis, o jogador mais desejado pelo treinador Fernando Santos. Uns "meros" 100 mil cts estão a impedir o jogador de vir para o Benfica. Não é aceitável que o Benfica perca um jogador tão desejado por somente 100 mil cts. 300 mil cts custou o Ronald Garcia.

Estas tácticas de negociação são erros de amador. O Benfica não pode nem deve cometer loucuras por isso tem que perceber que jogador pode "atacar", se não tem dinheiro para um D'Alessandro nem vale a pena abordar o clube, se 100 mil cts impedem o clube de contratar o jogador mais desejado pelo treinador então, talvez, a situação financeira do clube não esteja tão boa como nos querem fazer crer...

Cativos

Recebi a carta para renovação do Cativo, que irei renovar como é óbvio, na qual a Direcção do SLB, simpaticamente, me diz que vai manter o mesmo preço do ano anterior. Seria uma boa noticia se isso significasse excatamente isso, a manutenção do preço. É que para o ano o Estádio da Luz irá receber menos dois jogos fruto da redução de clubes na Super Liga. Portanto o "manter" o preço é um pouco falso...ou será que a Direcção já está a prever que se irão manter os 18 clubes por causa da trapalhada Mateus?
E ainda por cima nem oferecem aos cativos o jogo da Pré-Eliminatória da Champions...

sábado, junho 17, 2006

Objectivo cumprido

E depois digam que este blog não é uma fonte de conhecimento para todos que gostam deste belo desporto que é o futebol.

Aos 15 minutos os "experts" da SIC diziam :

"Portugal controla o jogo e sabemos como isso é importantíssimo"
"Portugal troca a bola fazendo os jogadores do Irão correr atrás dela e é assim que tem de ser"

Não custa nada aprender com os melhores.

Belo jogo de Portugal. Talvez agora percebam, ainda melhor, a importância da vitória frente a Angola e a importância do pragmatismo com que Portugal encarou aquele jogo. Pragmatismo que Portugal, muito bem, voltou a demonstrar contra esta equipa do Irão. Maniche e Costinha estiveram muito bem, tendo este último jogado mesmo muito bem, provavelmente a melhor exibição que o vi fazer na Selecção. Sempre no sitio certo, sempre certeiro no desarme e sempre ávido no apoio ao ataque. Tirando alguns desacertos dos centrais nada de relevante a apontar de negativo à equipa.
Uma palavra para aquele que é, no meu entender, o melhor jogador português do momento e, na sua posição, provavelmente, o melhor do mundo : Miguel.
Em dezenas de jogos que o vi a jogar como lateral direito não me lembro de uma única vez de ter perdido um 1x1, sempre impecável nas dobras, sempre dinâmico no ataque. Até tremi quando pensei na hipótese de ele sair por lesão e entrar o Paulo Ferreira...lembrei-me logo da final do Euro.

Um belo jogo que permitiu Portugal passar aos oitavos com muito menos dificuldade do que eu estava à espera. No meu entender já fizemos o nosso mundial, agora que venha Argentina ou Holanda que a festa continua.

Começo a ser defensor quase incondicional de Scolari na Selecção. Conseguiu criar um espirito de grupo fantástico, é um líder nato do balneário, tem os jogadores a seu lado, começa a ter algumas boas noções tácticas (a forma como Portugal jogou contra Angola e jogou agora contra o Irão é obra de Scolari e tem todo o mérito nisso) não fosse o luso brasileiro e a menor leitura de jogo no que às susbtituições diz respeito e era um dos melhores treinadores do mundo.

Pela parte que me toca os meus parabens PORTUGAL.

sexta-feira, junho 16, 2006

Os D'Arrasar

O melhor futebol do torneio passa pelos pés destes jogadores. Deve ser a unica selecção que tem dois "onzes" que ganhariam a qualquer outra selecção.
A não ser Portugal quero que ganhe a Argentina, por isso é importante ficarmos em 1º para não apanharmos este colosso logo nos 8ºs final.

No chamado grupo da morte cilindraram a Sérvia com chapa 6. Maxi Rodriguez (2), Crespo e os "suplentes"(!!!!!) Cambiasso, Tevez e Messi, marcaram os golos.

quinta-feira, junho 15, 2006

Conferência de Imprensa

Perguntas reais, respostas infelizmente fictícias...

Luis o que acha que vai acontecer sábado no jogo contra o Irão?

22 caramelos de um lado para o outro atráz da bola a tentarem metê-la dentro da baliza adversária...

Vai ser um jogo fácil?

Evidente...menos de 3 é derrota.

Tiago ficou supreendido por ter sido incluído na equipa titular contra Angola?

Claro que sim...nunca pensei que me tivessem convocado para jogar futebol, pensei que era para tratar da roupa ou apenas para fazer turismo.

Concorda com Costinha quando ele diz que se Portugal abdicar de Scolari está a dar 10 passos atráz?

Costinha é parvo. Scolari não percebe nada de futebol e ainda hoje me pergunto como é possível estarmos aqui...e aquele bigode? Já não se usa...

Como jogador experiente que é o que pode dizer a Cristiano Ronaldo para jogar melhor no próximo jogo?

Para ele deixar de pensar na Merche Romero até porque as gajas que eles ontem aqui trouxeram até eram bem jeitosas. E que me passem mais vezes a bola.

O que achou do jogo da Espanha?

Uma bela merda. Os ucranianos não jogam um corno e agora quem é que atura os espanhois?

Há uma maior motivação por este ser o seu ultimo mundial?

Nem por isso...é uma seca. Podia estar numa praia paradisíaca com a minha Helen a apanhar banhos de sol e invês disso estou aqui a aturar as vossas perguntas parvas...

quarta-feira, junho 14, 2006

Mais um piccolo que é GIGANTE


«Se tivesse de ficar em Itália também ficaria contente, é o meu país. A jogar no estrangeiro, a minha prioridade é o Benfica, estive lá muito bem. Não quero jogar em Espanha nem em Inglaterra», frisou.

"Super" Brasil

Ainda bem que os adeptos brasileiros não são tão exigentes como os tugas, deve ser por não terem as vedetas que nós temos ou por não estarem tão habituados como nós a esta sandanças de mundiais e de estarem 72 anos ser perder nos jogos inaugurais...ou então não...

Dos jogos que tenho visto, tirando a Itália, todos os candidatos ao título jogaram francamente mal, apesar de terem ganho, excepto a França que não conseguiu vencer a Suiça. E, curiosamente, em nenhum desses jogos vi os candidatos ao título jogar melhor que Portugal.
O "super" Brasil ontem marcou um golaço e mais nada fez, ao contrário de Portugal, não conseguiu controlar o jogo e esteve sempre até ao fim a correr o risco de sofrer um golo. Que não aconteceu por mera infelicidade(ou falta de jeito) dos avançados croatas.

O Brasil tem um fantástico conjunto de jogadores mas como equipa não funciona e o ataque não tem qualquer tipo de estratégia, é "meter" a bola nos artistas e que eles resolvam.

Ao ver estas potências futebolísticas a apresentarem este paupérrimo futebol mais agradado fico pelo jogo que Portugal fez contra Angola. Não pela qualidade exibicional, obviamente, mas pela maturidade que revelou. A continuar.

PS: Luisão é titular de caras nesta selecção do Brasil. Pelo menos assim não dá tanto nas vistas e os tubarões podem esquecer-se dele...

segunda-feira, junho 12, 2006

Gosto muito de te ver (por cá) Leozinho

Léo negoceia renovação até 2010

Léo está a negociar a renovação do contrato com o Benfica, até 2010. O lateral-esquerdo está à beira de completar 31 anos e assumiu, recentemente, que gostaria de terminar a carreira na Luz.


Léo
ASF
«Quero ficar mais algum tempo na Europa. Sinto-me muito bem no Benfica, tenho contrato até 2008 e estamos a negociar a renovação até 2010», revelou Léo à imprensa brasileira.

Não há quem os ature...

O tuga é mesmo muito limitado no que à arte de pensar e analisar diz respeito. Nem mesmo os pseudo-intelectuais escapam a essa praga (alguns escapam mas preferem ter os bolsos recheados do que liberdade de expressão). Felizmente existe um grupo(onde me incluo) de sortudos que encontrou antídoto para essa doença e consegue pensar e analisar que 2+2 são 4.
Portugal estreou-se no Mundial 2006 com o que era necessário: uma vitória, 3 pontos. Os eruditos da nossa praça queriam mais, queriam uma cabazada, dizem que jogámos mal, que os palancas negras eram tão fraquinhos que aquilo de ganhar apenas por 1-0 foi uma vergonha. De facto, é habitual vermos Portugal a ter entradas em grande nas competições, aliás, até é habitual vermos Portugal a estar sempre nestas grandes competições, por isso, podemos exigir que Portugal seja sempre vitorioso por uns 15-0 como diz o outro. Basta recordar o ultimo mundial em que estivemos presentes para perceber facilmente que as exigências dos eruditos são justas.( estou a ser irónico para quem não percebeu ainda...)
Pela primeira vez Portugal foi pragmático na leitura de um jogo que estava a ganhar e que era importantíssimo acabar o jogo a ganhar. Jogámos bem? Não. Mas quem é que jogou bem neste mundial até agora? Nem isso conseguem perceber...pobres almas.
Um querido amigo meu diz que Portugal menospreza os adversários ditos pequenos mas na mesma frase exige que Portugal não se fique pelos 1-0 e que arrase estes pobres coitados que foram ali prestar vassalagem aos portugueses...Não consegue perceber que pela primeira vez Portugal fez aquilo que ele pede, não menosprezou o adversário, Portugal respeitou Angola e a uma determinada altura do jogo, segunda parte, optou por segurar a bola, controlar o jogo, e, diga-se, fê-lo muito bem.
Goleadas todos nós queremos, mas o passado devia ter ensinado a todos que já chega de vitórias morais. Já chega de jogar bonito e ver os outros a ganhar.
A “classe” juntou-se toda para dizer mal de Scolari então, até as vitórias servem de motivo para o ataque...E os tugas vão atrás.

Merda por merda ao menos digam que o Deco fez falta à “qualidade” de jogo Lusa. Dizem um disparate à mesma, fazem amén ao lobby pró-Deco e não chateiam a Selecção..

Você sabia que...

...o Barreirense, clube que milita na segunda divisão B, e o Sporting clube diferente que milita numa divisão própria, fornecem exactamente o mesmo número de jogadores - um - a este Alemanha 2006?

De facto, Kali, central titular da selecção Angolana, é o único jogador do histórico do Barreiro a marcar presença neste mundial, enquanto Ricardo Pereira, o guarda-redes com voz de soprano, também não teve companhia do plantel do Sporting, na viagem para a Alemanha.

domingo, junho 11, 2006

Quando o alcool desvenda segredos...

Simão está vendido ao Chelsea por 20 milhões, clube que, inclusivê, já pagou metade da transferência ao Benfica. A revelação do negócio está pendente de quando Mourinho conseguir vender um dos alas que tem...

Mentira ou verdade? A fonte tem todas as "condições" para falar a verdade...

sexta-feira, junho 09, 2006

O mercado corre a nosso favor

Foi com esta frase dita pelo "nosso" Zé da Beiga que esperamos até à 2ª/3ª jornada na época passada.
E será esta a frase que irá ser dita esta época, possivelmente!

Não há dinheiro para grandes contratações (a mesma história todas as épocas), mas fico abismado quando clubes com mais dinheiro que nós recusam-se a pagar o ordenado que nós pagamos a um certo KRAK que cá temos.

Para já apenas vamos servindo para valorizar os jogadores dados como possiveis aquisições do GLORIOSO. Nós a valorizar os deles e o Mourinho os nossos.

Descansem que já telefonei ao Mourinho para nas proximas entrevistas elogiar o Robert e o Beto.

quinta-feira, junho 08, 2006

Propaganda....

O jornal A Bola, no seu site, dá a notícia do interesse do Barcelona no Lampard, jogador do Chelsea. A certa altura diz o seguinte:

"Representantes do «Barça» encontram-se em Londres negociando com o Chelsea o «passe» do avançado Gudjohnsen e, de acordo com a Marca, aproveitarão para propor uma troca de Deco por Lampard.

Mourinho poderá assim contar com um meio-campo de sonho constituído por Ballack, Deco e Essien. Pela parte do Barcelona – adianta o jornal -, não haveria grandes entraves na cedência de Deco, considerando-o mesmo «transferível». "

De facto, coitado do Mourinho se tivesse que contar com um meio-campo constituído por Ballack, Lampard e Essien( onde anda o Makelelé nestas contas?!?!?!)...seria um pesadelo.

E assim, de propaganda em propaganda, se constroem "mágicos"...

Jornalistas de alto quilate














A moçoila da esquerda é Inês Sainz, jornalista da TV Mexicana, destacada para cobrir o mundial na Alemanha. A menina da direita é Alicia Machado e vem da Venezuela para acompanhar o jogo inaugural entre a Alemanha e a Costa Rica...

Olhando para os nossos exemplares em terras germânicas....estamos a ser goleados...

quarta-feira, junho 07, 2006

Pai Humberto


Era assim que nós lhe chamavamos quando ainda era jogador (e capitão) e para mim o melhor central da história do futebol português.
Hoje mais uma vez teve de emigrar e teve estas declarações à partida:

«Em Portugal ou se faz parte de determinados grupos ou então é muito difícil trabalhar»

«Em Portugal nunca ninguém me convidou. Aliás não acontece só comigo, repare-se que também Toni, por exemplo, que foi campeão nacional pelo Benfica, não tem sido convidado. Isto é Portugal»

Benfica vs CNAD ?

Um caso de doping nunca é fácil de analisar e quando envolve um jogador do nosso clube mais dificil fica. Quando foi revelado que Nuno Assis acusou uma substância proibida na análise efectuada após o jogo Marítimo-Benfica da época passada fiquei obviamente triste e desejei que fosse engano. Não tenho conhecimentos cientificos para opinar sobre o assunto, apenas sei que existe grande controvérsia entre os cientistas sobre a possibilidade de os atletas acusarem doping apesar de nada terem feito para o efeito. Tendo sempre essa ressalva na ideia fico a aguardar as declarações e conclusões dos especialistas.

Foi com espanto que vi o Benfica, na pessoa do seu Presidente, apontar o dedo acusatório ao CNAD e a exigir explicações e apenas obter silêncio por parte dos responsáveis do CNAD. Luis Filipe Vieira, bem ao seu estilo, não tem papas na lingua e acusa "O CNAD não quer a verdade, quer a mentira". A indignação do Benfica deve-se ao facto de a urina de Nuno Assis ter sido analisada 72 horas depois de ser recolhida.

É de facto muito estranho a urina ter estado 72 horas sem ser analisada, não é preciso ser adepto da teoria da conspiração para perceber os riscos que tal demora acarreta. Não falo da "qualidade" da amostra após 72 horas, não tenho conhecimentos para refutar ou defender tal questão mas o CNAD tem (ou devia ter) e já devia ter vindo a público esclarecer se as 72 horas de espera podem alterar ou não a amostra. Mas uma coisa é certa e o Benfica tem todo o direito de questionar:

Qual a fiabilidade de uma amostra de urina que é analisada 72 horas depois de recolhida?

É estranho o CNAD não responder....

terça-feira, junho 06, 2006

Caso Mateus

Depos do Plano Mateus, temos agora o Caso Mateus. A situação é "simples", o Gil Vicente terá feito alinhar na sua equipa um jogador ilegalmente inscrito. Evidente que tal não pode acontecer e o clube tem que ser punido por tal infracção.
Mas o caricato (para não dizer mesmo vergonhoso) é que a provável descida do Gil Vicente de divisão não se deverá a esta ilegalidade mas sim ao facto de ter violado o artigo 63 do Regulamente Disciplinar da Liga o qual determina que quem recorrer aos tribunais comuns sem autorização da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol será punido com «pena de baixa de divisão».

É este mundinho privado que o futebol se rege que mete nojo. Tudo se resolve no seio da família e ai de quem pedir satisfações fora. É por estas que por vezes caiem acordos como o Bosman que "rebentam" com a realidade peculiar em que vive o mundo do Futebol.

Existem tribunais que julgam as leis que regem as sociedades. O mundo do futebol quer estar sempre à margem dessas leis, quer ter leis próprias mesmo que essas leis violem as leis da sociedade.

Pode-se comprar árbitros para ganhar jogos, comprar equipas para alterar datas de jogo, impedir jogadores de jogar, jogar com jogadores ilegalmente inscritos, etc...mas desces de divisão se recorreres aos Tribunais Civis....

domingo, junho 04, 2006

Palavras de Rocha

"Correio da Manhã – Continua a considerar-se um dos mais mal pagos do plantel benfiquista...

Ricardo Rocha – Há quem nos acuse de pensar só no dinheiro sem nos reconhecer qualquer mérito. Apesar de no ano passado o meu contrato ter sido melhorado, posso dizer que estou no Benfica por amor ao clube e à camisola.

– No final da época disse que gostava de sair. Ainda pensa o mesmo?

– Acredito que os dirigentes gostariam que eu saísse, sinto isso dentro do clube talvez por saberem que tenho mercado. O ano passado tinha tudo acertado para sair e por pressão de Koeman, de José Veiga e do presidente, fiquei. Agora, sinto que já não sou tão útil mas gostaria que não se esquecessem dos últimos quatro anos, quando ganhei tudo o que havia para ganhar.

– José Veiga já falou consigo?

– Disseram-me que estavam abertos a negociar uma possível saída. Se for possível, tudo bem, mas tenho um contrato para cumprir e quero cumpri-lo.

– Espera fazer parte da lista de dispensas de Fernando Santos?

– Não vou falar de cenários.

– Aceitará ficar um ano no banco?

– Se me disser que vou ficar um ano no banco claro que digo que quero sair. O ano que passou foi muito difícil mas tenho um contrato com o Benfica, clube que respeito muito e tudo darei para que seja vencedor. Ninguém me pode apontar nada à minha postura profissional.

– Fernando Santos foi uma boa escolha?

– É vencedor, português, benfiquista, conhece bem a realidade do clube.

– Que balanço faz da época passada?

– Negativo, porque a equipa do Benfica é obrigada a ganhar.

– O que correu mal?

– A equipa que tinha sido campeã, feito que o clube já não atingia há muitos anos, foi destruída.

– Esse foi o factor fundamental do falhanço?

– Penso que sim.

– As contratações de Inverno foram apostas falhadas?

– Atendendo ao número de vezes que esses jogadores foram utilizados talvez não tenham sido muito felizes. Sem tirar valor a nenhum dos meus colegas julgo que essa é uma realidade.

– De quem foi a culpa?

– De todos.

– É verdade que os brasileiros constituíram um grupo muito forte?

– Só se for em número. Há muitos anos que o Benfica não tinha tantos brasileiros e toda a gente sabe que eles são muito unidos.

– Isso prejudicou o ambiente?

– O ambiente não foi o pior mas também não foi o melhor.

– Um exemplo...

– Aparecerem nos jornais conversas tidas no balneário, o que não aconteceu quando fomos campeões.

– As declarações de Moretto sobre Quim refletem a relação entre portugueses e brasileiros do Benfica?

– Cada um diz aquilo que quer.

– Quando aplaudiu Moretto depois deste cometer um erro estava a criticar um colega?

– Essa acusação que me fizeram é uma vergonha. Perante tanta difamação expliquei ao Moretto o meu gesto e ele compreendeu.

– Ele mereceu a titularidade?

– Não é habitual um jogador fazer dois treinos e passar a titular.

– O ordenado de Robert desestabilizou o grupo?

– A ser verdade, o ordenado prova que ele é um bom negociador. Mas não desestabilizou.

– Rui Costa pode equilibrar o balneário?

– Vai ser importantíssimo.Como pessoa e como jogador vai dar uma enorme ajuda.

– Que tipo de pessoa é Koeman?

– Muito frio, muito fechado. Fui titular com Jesualdo Ferreira, Camacho e Trapattoni. Provavelmente, estavam errados e Koeman certo...
"

Entrevista de Ricardo Rocha ao Correio da Manhã.


Palavras de Ricardo Rocha que podem gerar polémica nos próximos tempos. É notório, nas palavras do jogador, a distância que existia entre o plantel e o treinador, facto que foi fundamental para o fracasso da época. Um dos grandes trunfos das recentes conquistas benfiquistas foi a união no balneário e essa união foi destruída por Koeman. Para além dos erros tácticos a total falta de sensibilidade para gerir um balneário foi a causa do fracasso. A direcção també mterá a sua cota parte porque algo falhou, algo que não tinha acontecido na época do título. O balneário não esteve blindado. Vamos ver quanto tempo levará a construir nova união.

sábado, junho 03, 2006

Mistico

Numa altura em que há poucas notícias e os novos jogadores não chegam para serem "dissecados" pelos adeptos, nada melhor que irmos para fim de semana com mais uma obra-prima do grande Em4lyf. Mais de seis minutos de puro prazer benfiquista. Um grande obrigado a este talentoso benfiquista.