blog

quarta-feira, março 14, 2007

A ver se nos entendemos

Não gosto de Fernando Santos. Quando foi anunciado que era ele o treinador senti uma enorme desilusão. É um treinador sem chama, sem capacidade de liderança, sem pulso, sem aquela alma capaz de impulsionar uma equipa nos momentos mais dificeis, fraco na leitura tecnico-táctica durante os 90 minutos de um jogo de futebol. Senti isto quando ele foi anunciado e após estes meses todos mantenho a opnião.

Posto isto reconheço sem qualquer problema que a ele se deve o facto de o Benfica estar a jogar de uma forma bastante agradável, ao contrário da maioria, desde cedo defendi a táctica do losango, quer por gostar da mesma, quer por sentir que se enquadrava bem nas características dos jogadores do SLB sendo a minha principal dúvida a posição do Simão, problema resolvido muito bem pelo Fernando Santos e a isso não é alheio a extraordinária época que o capitão está a fazer. Fernando Santos tem todo o mérito disso. Da mesma forma que é a ele que se deve dar os louros pela melhor contratação do ano em Portugal: Katsoranis.

Mas esses factos em nada alteram a opnião sobre ele inicialmente apontada. E é notório que a equipa se está a ressentir disso mesmo. É possivel que Fernando Santos consiga esticar a equipa e mesmo assim ser campeão ou conquistar a Taça Uefa. É possível que os jogadores aguentem o esforço e conseguirem manter esta toada vitoriosa. Será possível? O tempo dirá. O que eu defendo é que não há necessidade de correr esse risco, que o plantel do Benfica oferece todas as possibilidades ao engenheiro para ele puder gerir o cansanço dos jogadores. Miguelito, Paulo Jorge, João Coimbra e até mesmo Beto são jogadores que permitem ao treinador gerir o esforço dos jogadores. E é essa gestão que critico a Santos. E é a Santos que aponto o dedo por ter deixado sair Diego sem lhe dar oportunidades e Karyaka quando podia ser bastante útil nesta fase e não esqueço que, por Santos, Karagounis não estava no Benfica a esta hora, o que atendendo à epoca fenomenal que o grego está a fazer seria um erro brutal para mais observando as lacunas que a época tem "oferecido" ao Benfica em matéria de impedimentos para aquela zona do terreno.

A própria gestão dos lesionados não é a melhor. Não é por um jogador se sentir apto que um treinador o coloca a titular. A experiência não conta? A sensibilidade para situações daquelas não conta? Um jogador quer sempre jogar, cabe ao treinador ser racional o suficiente para não arriscar. É que o passado recente do Benfica tem sido vasto neste tipo de situações. Há que aprender a não cometer sempre os mesmos erros. Santos disse que não era adivinho para prever a ausência do Luisão. Ora bolas, então ele não tinha já 4 amarelos e, naturalmente, iria forçar o 5º para limpar antes da recepção aos andrades? Qualquer adepto de sofá sabia isso e qualquer adepto de sofá, sem ser adivinho, sabia que a deslocação do Katsoranis para o centro da defesa contra o Aves iria provocar mexidas na estrutura de toda a equipa. E foi isso que aconteceu. E, no entanto, nenhum de nós é adivinho. Apenas já vemos futebol há bastante tempo.

Como alguem noutro blog defende, não é por um jogador sair aos 75/80 minutos que irá descansar e recuperar energias. Claro que não. Mas o jogador que entra, se puder fazer, habitualmente, 25/20/15 minutos de real competição estará em muito melhor condição, quer fisica quer psicológica, para quando for chamado ao 11 titular ou para cedo entrar por qualquer situação. E numa equipa como o Benfica, que disputa para ganhar as competições onde participa, esses jogadores assumem importância fundamental. Quem não se lembra do peso que Mantorras teve no último título conquistado? Para não falar de que substituir durante o decorrer do jogo pode , normalmente é, ser muito importante para o alcançar da vitória pois os jogadores acusam o desgaste fisico de uma partida, é importante refrescar sectores chave da equipa para não se perder o controle do jogo, é importante aproveitar uma subida do terreno do adversário que assim desguarnece a sua defesa, é importante corrigir marcações após alterações tácticas do adversário, ect etc. Por alguma razão se alterou de duas para três substituições permitidas.

Eu acredito na conquista do título, acredito pois sei que temos uma grande equipa e um bom plantel para a nossa realidade. Acredito na vitória sobre o PSG. Mas tenho dúvidas que a equipa aguente até o final da temporada a jogar a este ritmo. E é nesse aspecto que me bato. Não há necessidade de espremer o 11 titular até rebentar. O plantel oferece alternativas para não se correr esse risco.

14 comentários:

Anónimo disse...

Pedro,

Sei que já deves estar farto de me aturar, mas acho este debate entre benfiquistas de salientar, por isso deixo a minha opinião em relação a alguns pontos referidos:
- Karagounis: do que me lembro, estás a ser injusto com o FS. O Karagounis disse a um jornal grego que queria sair, e o FS, e muito bem, disse que só queria cá jogadores concentrados no clube. Entretanto o Karagounis começou a jogar bem na pré-época, disse que era mentira e que queria ficar cá, e imediatamente o FS aceitou de braços abertos um "reforço" que ele conhece bem. E é graças ao FS que o Karagounis (tal como o Simão) está jogar como nunca no Benfica, porque ele encaixou-os da melhor maneira;
- Luisão: esta rábula está a ser mal interpretada, porque estão a bralhar 2 situações: o FS quando disse que não é adivinho refere-se ao jogo de PARIS! Nas Aves ele resolveu bem a ausência (prveista) do Luisão, com a vitória no jogo. Ele não podia adivinhar era que o Katso ia ter uma gastroentrite, porque se não tivesse em Paris após a lesão do Luisão o Katso recuava e jogava uma dupla que já tinha 90 minutos (e possivelmente muitos treinos) de rotina, e já não havia nenhum pânico na equipa
- Gestão do plantel: concordo que ele devia fazer mais substituições, mais cedo, mas continuo a achar que tem poucas opções válidas para isso. Falas no Beto, poiso eu garanto-te que só o metia a ganhar por 4 ou 5 golos a poucos minutos do fim! Ele mete o Derlei, mas considera que o Coimbra, o Paulo Jorge, etc.. estão muitos furos abaixo de um Karag, Katso, Petit ou Simão mesmo já a 60/70 %, e não discordo muito dele.
Faltam 9 jogos na Liga, e muitos na UEFA (espero eu!), por isso há que aguentar! O Kat já vai descansar, o Luisão (infelizmente) também, o Maestro está a descansar, o Nuno tem decansado, o Simão aguenta, pode ser que tudo vá correr bem!!!

LOM disse...

Fernando Santos opta por não fazer rotação de jogadores porque não quer correr o risco de descaracterizar a equipa. E quanto a mim, faz muito bem!
Uma política de rotação de jogadores apenas resulta se o plantel for muito rico em termos de qualidade. Caso o plantel tenha 13 ou 14 jogadores de grande qualidade, sendo os restantes jogadores de nível mediano (que é o caso do benfica), a rotatividade pode acabar por ser fatal.

Por outro lado, também não compreendo o timing de algumas substituições feitas por FS. João Coimbra aos 93'? E já por 3 vezes seguidas...
E quando a vitória está garantida, não era má ideia mexer mais cedo na equipa. Note-se que contra a União de Leiria, a vitória só foi garantida ao 86'.

É preciso começar a dar mérito a quem o tem. A equipa está a praticar bom futebol. Jogamos ao ataque, quase sempre com muita coesão. Fernando Santos tem a sua quota parte de responsabilidade no desempenho da equipa.

Cumps

Pedro disse...

Americano : nunca estarei farto de debater o Benfica com benfiquistas do teu calibre. É, pelo contrário, um enorme prazer.

O Karagounis queria sair pq o Santos não o punha e lembro-me de Santos nas conferências nunca desmentir claramente q não contava com ele. A rábula do Luisão não é por ele se ter lesionado, é por ser óbvio q ele um dia (tal como comAnderson de certeza vai acontecer tb)iria ficar impedido de jogar. E nesse aspecto o Santos não precaveu a introdução de um elemento novo. E considero ser preverivel estrear o David Luiz contra o ultimo classificado da nossa Liga onde toda a restante equipa se mantêm estruturada do q depois metê-lo sem qqr preparação anterior para suprir uma lesão q pode acontecer a qqr momento. Agora tal como tu tb eu espero q tudo corra bem mas, tens q admitir, q por exemplo, na Reboleira vamos estar todos com o credo na boca com medo de um amarelo ao Simão...eu estou com o credo na boca com medo q a equipa se vá abaixo fisicamente contra uma equipa q consiga aproveitar isso.

lom: qd falo em rotatividade do plantel não é tipo sporting mudando o 11 todos os jogos. É sim perceber q alguns jogadores estão estoirados e dar-lhes algum descanso. Por exemplo o Léo já podia ter descansado um jogo por troca com o Miguelito, etc

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o caso do Léo, até porque acho que o Miguelito é muito válido.
Claro que vamos estar com o credo na boca por causa do Simão, mas nenhuma rotação previniria isso, porque não há ninguém que possa assegurar uma qualidade sequer parecida com o nosso capitão!

João Bizarro disse...

Concordo contigo, Pedro.

E em relação aos minutos jogados muito já fizeram jogadores como o João Coimbra e o David Luis, que sem minutos nas pernas realizaram jogos muito bons.

João Bizarro disse...

Só mais uma coisa: desde a saida do Camacho este é de longe o melhor treinador que tivemos.

Pedro disse...

Não diria tanto mas considero de longe o Fernando Santos superior ao Koeman...mas mesmo muito superior.

Anónimo disse...

Concordo com o essencial, Pedro. A rotatividade que se "fala" não é mesmo mudar onze jogadores. É ter o Miguelito (melhor lateral duas vezes seguidas no campeonato) sem jogar e insistir no cansado Léo, é não utilizar Paulo Jorge e o puto, por exemplo.

A questão das Aves é óbvia: mexeu na estrutura e teve mau resultado. Ganhámos porque era o Aves. E depois diz que o Luiz lhe parece o Carvalho?

De resto, todos os benfiquistas estão contentes. Estamos a jogar bem, ganhamos e isso é o que mais importa.

As críticas fazem-se porque sim. Há quem não entenda isto e queira remeter tudo para um "amén" a tudo o que é decidido pelo treinador. Mas talvez por isso não se dão ao trabalho de ter um blogue. Se ganharmos, estiveram calados, se perdermos, calados estiveram. Boa.

João Bizarro disse...

O Mantorras foi "encostado" de vez. Pra jogar o Derlei.

Anónimo disse...

o mantorras deve sair do benfica.
o benfica não é uma instituição de caridade.
perdeu-se um grande jogador devido a incompetênica de um departamento médico que mete nojo.

zorg disse...

Pedro, desculpa lá mas estou com o Americano num ponto: a história do Karagounis não foi culpa do FS!

Havia interesse de outros clubes e o Karagounis, que tem tanto de bom jogador como de vedeta, deu uma entrevista a dizer que queria ir embora. A reacção do FS foi exemplar: se queria ir embora, adeusinho e boa sorte, que aqui só ficam os que cá querem ficar! Quando o prazo das transferências estava quase a acabar, o Karagounis percebeu que já não ia a lado nenhum, arrependeu-se e falou disso nos jornais. O FS obrigou-o a declarar o seu arrependimento ao plantel e, depois disso, reintegrou-o na equipa.

Em momento nenhum o FS quis dispensar o Karagounis por duvidar das suas qualidades. Aliás, acho que o facto do Karagounis estar a fazer a sua melhor época de sempre desde que cá chegou, se deve em boa parte ao Fernando Santos e ao conhecimento que tinha do jogador e da sua qualidade.

Anónimo disse...

ao contrário da maioria, desde cedo defendi a táctica do losango,

»»»»»« cura-te pá, percebes la alguma coisa de bola, para defenderes isto ou aquilo. Defendestes o Gica das fotocopias e deu no que deu, é pildra atraz de pildra. Mal do Fernando Santos e do Benfica se fosse a defender o que defendes...Losango que é essa merda?

Tico

Pedro disse...

Ò Tico pá...andavas desaparecido...não te pagavam a avença era?
:)


Zorg q seja assim. Esquece-se o Karagounis...o resto mantêm-se válido.

GR1904 disse...

Estou de acordo com o texto, mas não com alguns argumentos. E considero o Koeman um treinador bem melhor do que o F.Santos. Tactica e tecnicamente falando.