blog

domingo, maio 06, 2007

SL Benfica - Naval : 2-1

Tristonho...

Parecia um jogo para cumprir calendário no qual as equipas pouca vontade tinham de estar ali a dar pontapés a uma bola. Um jogo tristonho com um Benfica tristonho perante um Naval tristonho. Foi isto que cerca de 30 mil espectadores tiveram como castigo por se deslocarem, num sábado à noite, à Catedral.

E até começou razoavelmente bem o jogo com o Benfica a procurar com rapidez a área adversária, com Manu e Nélson muito activos na ala direita e com Rui Costa sempre a comandar as jogadas ofensivas. Foi com toda a naturalidade que se chegou ao golo e, perante tamanha passividade dos jogadores da Naval esperava-se uma goleada. Mas o jogou quase que acabou ali. Estranhamente o Benfica abrandou e a Naval pouco ou nada fez para ir atrás do prejuízo. Sem chama, sem alegria, sem garra. Era o deixar passar o tempo. Inaceitável para quem enverga o manto sagrado.

Sempre que o Benfica punha um bocadito mais de velocidade criava perigo o que tornava ainda mais desesperante o apagamento da equipa. O público queria mais e era exigido mais, muito mais àqueles que hoje tiveram a honra de envergar o manto sagrado.

Apesar da paupérrima exibição da equipa houve jogadores com apontamentos bem interessantes. Katsoranis é um excelente jogador já ninguem tem duvidas mas a sua debilidade fisica tornou-o uma peça a menos no meio campo da equipa. Jogando a central essa debilidade é atenuada e o grego fez uma boa exibição mostrando a classe que lhe conhecemos; Léo não sabe jogar mal e foi sempre um dos mais dinâmicos da equipa; Petit é um trabalhador nato e não para; Karagounis é genial, um jogador formidável e nem quero pensar na ideia de ele sair para o ano; e claro, Miccoli, o bombardeiro italiano a mostrar que é de facto um avançado de nível superior e que, para bem do SLB, tem de ficar mais um ano.

Manu e Nélson não estiveram mal, muito dinâmicos no inicio do jogo mas foram perdendo fulgor conforme a equipa foi baixando o ritmo e depois com a confusão táctica que se instalou Manu acabou por sumir do jogo. E essa confusão táctica acaba por prejudicar Derlei que, no meu entender, nunca pode ser parte do losango e também não funciona como ala. Derlei tem que ser um dos avançados para render. E quando falha um golo daqueles não há benfiquista que lhe dê qualquer margem de manobra. A Rui Costa exige-se sempre muito, por isso tudo o que não seja no patamar do brilhantismo é mau. Hoje o maestro não esteve ao seu nível mas procurou sempre levar a equipa para a frente, infelizmente os passes não saiam. David Luiz esteve assim assim e a palavra final para Quim. Tivesse sempre a postura que teve hoje a sair dos postes e a esta hora os benfiquistas esatariam muito mais contentes do que estão. É assim que um guarda redes tem que se sair aos cruzamentos.

Santos hoje não tinha muito mais por onde mexer mas chegar a duas jornadas do fim do campeonato e dizer "temos que conversar e corrigir o que está mal" é inaceitável. Pôs Mantorras e Coimbra para refazer o losango e no final mete Paulo Jorge para dar velocidade e frescura mas, inexplicavelmente, o jogador fica na posição de lateral subindo muito poucas vezes. Os assobios ao seu nome mostram claramente que os adeptos não estão com ele e, finalmente para alguns, os lenços brancos lá apareceram. Naturalmente pois claro.

O que mais me irritou neste jogo foi, quando o Derlei falhou aquele golo feito, apesar da Naval não estar a jogar rigorosamente nada, saber que iríamos sofrer um golo e, muito provavelmente, empatar (o meu vizinho do lado falava em perder mesmo) o jogo. Por isso, nem eu nem 90% do Piso 0 da Bancada Sagres estranhou o golo do empate. Felizmente Miccoli quis levar os 3 pontos para casa e nos poupar a uma semana mais de dores de cabeça.

A arbitragem teria sido boa se, como costume, não tem sido sonegado um golo ao Benfica por falso fora de jogo. Culpa do fiscal de linha que teve mais erros durante o jogo. Seria o 2-0 e o jogo seria outro. Mas a exibição do Benfica foi tão apagada que nem me apetece alongar muito sobre isso.

Incomoda-me esta falta de alegria que a equipa demonstrou hoje e incomoda-me a ideia que os palhaços dos jornalistas conseguiram impingir aos benfiquistas que a segunda linha do Benfica não presta porque não está ao nível do 11 titular. A ameba que estava a comentar o jogo para a TSF repetiu esta ideia várias vezes como se isso fosse uma coisa do outro mundo. Nenhuma segunda linha de nenhuma equipa do mundo tem a qualidade do 11 titular porque raio o SLB tinha que ser diferente? A segunda linha do Benfica tem é que cumprir e corresponder quando é chamada e, para isso, temos qualidade mais que suficiente. É preciso é que os jogadores joguem e se sintam motivados. E, durante uma época inteira, é um perfeito disparate se isso não acontece!!!!

6 comentários:

Visigordo disse...

Nunca tinha vindo ao teu blog, mas, fizeste-me rir mais uma vez com o parágrafo da arbitragem, habitual nos teus comentários.
O pé está e o ombro mais á frente, conta.
Imagina-te como fiscal a olhar...o jogador da Naval tem o pé, vamos supôr numa linha daquelas de corte de relva. O olhar do fiscal capta é o corpo dele a avançar para o meio campo e o Miccoli com o pé antes dessa linha mas com o corpo avançado em relação a essa linha.
A razão é do fiscal e por mais que repitam, haverão sempre dúvidas.
A propósito de arbitragens, alguma vez vais falar das quedas a torto e a direito dos teus jogadores? Faz confusão, é aldrabice, é a maior batota que se pode fazer numa coisa que se chama jogo.

karadas disse...

Depois do que vi esta noite tenho que dar a mão à palmatória. Efectivamente, aqueles que dizem – e são muitos – que o Benfica tem o melhor quadro de jogadores em Portugal, têm toda a razão. Foi bonito vermos as segundas-linhas encarnadas darem um show de bola à Naval como há muito não se via no Estádio da Luz. Os mais cépticos – nos quais eu me incluía – podem agora dormir descansados, pois o futuro do Benfica está garantido. LFV não terá de abrir os cordões à bolsa dado que vão ser necessários muito poucos reajustamentos para termos um plantel à altura dos pergaminhos do clube e que nos possibilite lutar em todas as frentes com justificadas hipóteses de sucesso. Manu, Derlei, Mantorras, Pedro Coimbra, Paulo Jorge, Miguelito, são todos eles jogadores com qualidade suficiente para levarem o Benfica às grandes conquistas. Tivesse Fernando Santos sabido rentabilizar o enorme potencial futebolístico destes valorosos atletas e provavelmente estaríamos agora a saborear o título de campeão nacional. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Por manifesta burrice e teimosia do Engenheiro, claro está!

Pedro disse...

Visigordo nunca tinhas vindo mas acredita que agora não vais querer outra coisa.

Quedas dos meus jogadores? Então...eu falo sempre nas quedas dos meus jogadores, aquelas faltas q eles sofrem e não são assinaladas. Essas tiram-me do sério e acontecem em todos os jogos várias vezes.

Em relação ao golo "anulado" a questão é simples: em caso de duvida beneficia-se o ataque né? Vais dizer q o fiscal não teve dúvidas. Eu concordo...contra o SLB eles nunca têm duvidas.

Karadas tu és daqueles "benfiquistas" q merecem estas épocas desastrosas. É mais um daqueles q engolem tudo o q lhes impingem...para ti bons são os Buenos e os Ibsons, isso sim é que são segundas linhas de qualidade. Percebes muito pouco do assunto e como tal não me vou alongar muito neste tipo de discussão ctg mas, para tua infelicidade, a segunda linha do Benfica foi ganhar, tranquilamente, ao Funchal por tres secos, e a segunda linha do Benfica conseguiu, pela primeira vez, conquistar 3 pontos à equipa da Naval. É lixado não é?

Anónimo disse...

Os Benfiquistas ontem deviam ter enchido as bancadas com lenços brancos para ver o homem se ia embora mas infelizmente foram poucos os lenços...

"A equipa não sabia o que andava a fazer e temos que melhorar esse aspecto" FS

O campeonato tá perdido e ele continua a dizer que os jogadores andam perdidos e têm de melhorar????? Como é possível??? Por acaso não teve uma época inteira para o fazer??? Todo os jogos eles diz que têm de melhorar e NADA!! Como tal o que anda lá a fazer????

p.s. Em relação ao Karadas verifico que ele acompanha os jogadores suplentes do Benfica há muitos anos, só não sei em que jogos o faz, porque afinal não lhes dão oportunidades pra mostrarem valor....aposto que o Karadas é daqueles "benfiquistas" que andam sempre a dizer: o pinto da costa é um grande senhor, o plantel do fcporto é só génios, o sporting tem grande plantel....já a minha equipa não vale nada....., infelizmente há muitos "benfiquistas" assim....

Anónimo disse...

Pedro...

Tas mesmo ao pe de mim no Piso 0 da Sagres...

Espero que nao tenhas sido tu a quem eu mandei um copo de plastico por estar a amostrar um lenço branco.

LOL

T-Rex disse...

Eu não fui! Eu não fui! ;)

É que com o Santolas por lá nem me aproximo mais do estádio...

PS:O jogo não foi nada de especial mas também não foi tão mau como pintam. Mais um lance (que dava golo) anulado que podia dar um sentido completamente diferente à partida.

Vedeta ou Marreta ?