blog

quarta-feira, julho 23, 2008

Lateral direita

Quando Chalana, num momento de profunda inspiração, fez recuar Miguel para a posição de lateral direito, o Benfica ganhou o seu melhor lateral direito após Veloso e um dos melhores do mundo. Saíu Miguel e Nélson, nos primeiros jogos, parecia fazer esquecê-lo. Rápido, boa técnica e cruzamentos mortíferos. Estava encontrado o sucessor de Miguel, pensaram, os benfiquistas mas, as temporadas seguintes não deram seguimento a essa expectativa. Luis Filipe após excelentes épocas no Braga chega ao Benfica e nunca consegue convencer os benfiquistas mostrando o tal síndrome da "camisola pesada". Pelo caminho dispensou-se, de forma muito estranha, João Pereira, jogador raçudo, rápido, boa técnica e com uma alma benfiquista impressionante.

Agora, o Benfica volta a preocupar-se com lateral direita sendo o nome mais falado Belleti, lateral brasileiro do Chelsea e campeão europeu pelo Barcelona. Se os valores forem aceitáveis tudo bem mas se a opção fosse João Pereira ficava muito agradado. Para Nélson, com Quique Flores, penso que terá a sua última oportunidade para mostrar qual o verdadeiro Nélson: o dos primeiros tempos ou o das últimas duas épocas? Para quem quer tanto renovações de contrato tem, obrigatoriamente, de fazer muito mais.

14 comentários:

Tiago disse...

Para falar de laterais direitos, tá visto q o Pedro nao gostava do Joao Pinto :(

Luís A. disse...

O belleti é uma opção de luxo. Mesmo que os valores sejam altos, vale o esforço financeiro. Senão reparem: belleti na direita, leo na esquerda e david luiz e luisão a centrais e quero ver qual é o FDP que ali passa!

ps- aleluia! ja não conseguia olhar para o post do adu

Anónimo disse...

Vou falar dos candidato à posição:

- Nélson: mostrou que podia ser um lateral fantástico, tirando as naturais limitações no jogo aéreo, parecia que tinha tudo, mas parece que se deslumbrou, e parece que nunca percebeu o que é ser profissional de futebol. Se voltar a perceber, ainda vai a tempo.

- Luís Filipe: conheço-o desde os tempos dos juniores da Briosa, em que ele a extremo era a principal vedeta da equipa, e um dos melhores produtos da formação, desde há muito. Fez grandes épocas em Braga (inclusivamente uma em que meteu inúmeras bolas na cabeça do nosso Miki), no Sporting foi escolhido para "patinho feio", voltou a brilhar em Braga (na minha opinião foi claramente um dos 3 melhores DD da Liga), mas chegado ao Benfica foi novamente o escolhido para alvo de todas as iras, e foi abaixo, jogando muito mal. Teria que jogar muito melhor que os outros para o 3º anel o tolerar, pelo que acho que não é solução.

- Maxi: ao contrário dos anteriormente citados, este a mim ainda nem me convenceu que é jogador de futebol. Lento, limitado tecnicamente, falha em fundamentos de jogo que me chocariam num iniciado. Se ele for o eleito para o lugar, podemos começar a pensar em lutar pelo 3º lugar. Não tem categoria para jogar no Benfica, nem na Académica o tolerava.

- Beletti: grande jogador, muito melhor que os que cá estão, mas um pouco à semelhança do que eu disse para Aimar, tem de se analisar o quanto custa, e avaliar se fisicamente está pronto para 1 ou 2 épocas "à Leo". Se estiver, será claramente o melhor DD da Liga, e nesse campo nem os tripeiros, muito menos os lagartos, têm as nossas armas.

Concluindo, venha Beletti, fique Nélson, dê-se os outros dois, já que duvido que alguém pague algo por eles.

Hugo Carvalho disse...

O apagamento do Nélson foi das coisas mais estranhas que assisti com jogadores do Benfica. O tipo na era Koeman fez esquecer o Miguel da noite para o dia. Ainda assisti a alguns jogos e a forma dele era muito boa. Fizeram-se entrevistas e raro era o jornal que não falava nele. Koeman foi-se e Nélson deixa de jogar. Também é verdade que depois de Koeman o Benfica nunca conseguiu exibições como as que conseguia com o Holandês (quando os jogadores, claro, estavam para ali virados). Luís Filipe não entrou bem, mas acho que os adeptos desde muito cedo o criticaram e assobiaram e isso minou um pouco as potencialidades do jogador no clube.
Sinceramente acho que se devia poupar o Luís Filipe das críticas. Não me parece que seja um jogador por ali além, mas pelo menos os associados deveriam dar-lhe uma oportunidade. É que no último ano o Benfica nunca jogou grande coisa e a maior parte da equipa esteve abaixo de forma, e quando assim é, também se torna difícil o rendimento dos jogadores ser alto.

Anónimo disse...

Eu não sei até que ponto o apagamento do Nelson não estará relacionado com a ausência de extremo direito. Pode ficar mas tem que ter concorrência. É claro que se a oferta de Aston Villa de 10 milhões fosse verdadeira era uma boa saída.
Em relação ao Luis Filipe, as suas exibições foram tão más que não tem espaço para ficar no Glorioso. Nem como suplente.
O João Pereira só como alternativa. Nunca como titular.
O Beletti, face ao que temos, era uma excelente contratação.

João Bizarro disse...

João Pereira nunca devia ter saído.
Mas pronto, como o Veiga só fazia coisas boas e descobriu como ser campeão, nós desculpamos.

Todos os anos andamos na mesma cantilena desde que o chulo saiu.
Estou para ver quem virá ai...

Pedro disse...

t, o problema é mesmo esse, eu ter gostado demasiado de João Pinto. Foi o meu único ídolo...aprendi a lição.
:)

Anónimo disse...

pedro, eu compreendo-te, o meu primeiro grande ídolo foi o Paulo Sousa, e deu o que deu, espero que com o 2º não acabe da mesma forma...

Anónimo disse...

John,

"Eu não sei até que ponto o apagamento do Nelson não estará relacionado com a ausência de extremo direito"

Nem mais
Para mim esse foi o ponto de mudança no rendimento do Nelson.
PAa mim nao é o facto de se ter ido o Koeman mas sim o facto de se ter ido o Soneca.

Anónimo disse...

Off Topic:
Não hà ninguém que escreva um post-it para o João Pinto?

disse...

“Eu não sei até que ponto o apagamento do Nelson não estará relacionado com a ausência de extremo direito. Pode ficar mas tem que ter concorrência. É claro que se a oferta de Aston Villa de 10 milhões fosse verdadeira era uma boa saída.
Em relação ao Luís Filipe, as suas exibições foram tão más que não tem espaço para ficar no Glorioso. Nem como suplente.
O João Pereira só como alternativa. Nunca como titular.
O Beletti, face ao que temos, era uma excelente contratação.”

Subscrevo por inteiro este comentário do John.

João Bizarro disse...

Para quando o post ao João Pinto?!?

:p

André Leal disse...

O Nélson tem tudo para ser um bom jogador excepto o facto de não pensar ou pensar mal. Não joga para a equipa, ainda que não seja individualista, pois tem um sentido táctico quase nulo. Por isso ele devia deixar os campos e ir para uma sala de aula aprender táctica.

Para mim é o inverso do Moutinho, que mostra ser muito maduro para a idade.

E é por isso que eu acho que o Nélson tem uma grande margem de progressão e, tal como o Miguel, que me enervava grandemente quando jogava a extremo, pode ser que lhe dê o clic (mesmo que não mude de posição).

O Maxi é um bom lateral, mas ainda está desadaptado, principalmente no que diz respeito ao ritmo e pressão de jogo europeus.

O Belletti era, sem dúvida, uma mais-valia e uma garantia, pois apesar de tudo o que disse do Nélson e Maxi, acreditando mesmo que o segundo pode mostrar muito mais do seu valor este ano, são, na realidade, duas incertezas.

Se o Belletti vier lá vou eu ter que pagar a entrada ao Americano no jogo contra a Briosa em Coimbra à nona jornada.

Nuno disse...

O Nelson é 1 grande lateral, caso saibam ver futebol reparem k o desgraçado tem k fazer o seu lado todo pk falta 1 extremo direito de kualidade no Benfica...agora com o Balboa vai ser diferente...Nelson sera dos melhores do Benfica! Belleti para mim nao serve...tá velho e caso tenham eskecido no passado ano recusou o Benfica pk pensou ter lugar no chelsea...jogadores assim dispenso.
Cumprimentos.