blog

quarta-feira, outubro 22, 2008

Estádio quase pago

Quando as atenções estão na deslocação do Sport Lisboa e Benfica à Alemanha para defrontar o Hertha Berlim na primeira jornada da fase de grupos da Taça Uefa onde Amorim e Aimar ficaram em Lisboa a recuperar das mazelas físicas que os apoquentam e Luisão fala como líder dizendo que podemos ganhar em qualquer lado quero aproveitar o meu cantinho blogoesférico para parabenizar a Direcção do Benfica.

Sou um crítico desta Direcção presidida por Vieira, aponto-lhe imensos erros e atitudes/posturas erradas, amizades estranhas e decisões inexplicáveis mas sei reconhecer o mérito quando ele existe. Segundo me contou uma fonte bem colocada dentro do clube, e acredito perfeitamente que seja do conhecimento público, o Benfica irá ter o Estádio da Luz totalmente pago dentro de 4 anos. E a frase "o estádio paga-se a si próprio" é real pois os naming rights, os espaços comerciais rentabilizados e todas as receitas envolventes foram suficientes para o pagar. Em quatro anos o Benfica livra-se deste pesado encargo e fica com todas estas receitas disponíveis para aplicar no clube, nomeadamente no futebol. São poucos os clubes que se podem gabar de tal feito, pagar um estádio como o nosso em 8 anos sem recurso a dinheiros de um qualquer milionário. Daqui a 4 anos e com a renegociação dos contratos televisivos o Sport Lisboa e Benfica pode, finalmente, dar um salto qualitativo que nos permitirá competir com qualquer clube do mundo. Resta ir dotando o clube das condições estruturais para quando essa altura chegar.

42 comentários:

Anónimo disse...

Pedro, eles dizem que sim, mas confesso que neste caso tenho enormes dúvidas sobre a veracidade dos dados. Já acreditei mais na boa gestão financeira no nosso clube, não há milagres.

Anónimo disse...

"lets imagine all the people....."

Anónimo disse...

Que giro, o anti-benfica do norte vai defrontar o anti-benfica do Sul na Taça.

Além desse solteiros versus casados:

Benfica-Aves

Luís A. disse...

Meus amigos, calhou-nos o Aves na Taça. E agora o melhor, os Porcos e as Osgas, vão-se defrontar...ou seja um deles patina já!
AHAHAH

Pedro disse...

Americano está aberto o debate. Se alguem sabe ou pode pôr em causa estas afirmações que diga.

Encontro de amigos na taça. LOLOL

Aves na Luz. Não é mau.

Anónimo disse...

aves na luz!!! gostei da analogia lol

Tiago disse...

Ainda bem que o Desportivo das Aves vem à Luz. O Rúben Lima e o Romeu Ribeiro têm de se ir habituando a jogar no estádio da Luz...

Anónimo disse...

Pedro, não tenho elementos suficientes, mas face aos R&C de épocas anteriores, face ao que está previsto para 2007/2008, e face ao investimento feito esta época, não me parece que existam nenhumas possibilidades do estádio estar pago em tão pouco tempo. É verdade que temos uma série de receitas de exploração associadas ao estádio, mas para fazerem contas honestamente também têm de ter em conta os custos de manutençao que são elevadíssimos, logo entre o deve e o haver não acredito que "sobre" tanto dinheiro. Se tiver possibilidade quero ver se vou à AG este ano para ter mais elementos.
Já alguém foi a alguma AG da SAD? Que documentos é que se têm de levar?

Ricardo disse...

Americano,

podes ver o "Trio d´Ataque" hoje, na rtp N, à 1 da manhã. Se não puderes ver a essa hora, tens sempre a possibilidade de ir aos arquivos de programas da RTP. Mais uns dias e o programa de ontem estará disponível.

Anónimo disse...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1346479&idCanal=1030

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1346481

«O estádio foi um dos grandes investimentos. Recordo-me de dizer que o estádio se paga a si próprio. Como é que isso foi feito?
A estratégia do Benfica tem sido um pouco diferente da dos outros clubes. O estádio custou cerca de 160 milhões de euros, incluindo todas as infra-estruturas adjacentes, como os pavilhões, as piscinas, o campo sintético. Na última reformulação do project finance, tínhamos em dívida 50 e tal milhões de euros às entidades financeiras e mais 15 milhões de euros à Somague. Quando dizemos que o estádio se paga a si próprio, quer dizer que o somatório de todos os contratos de namings e de arrendamento de espaços comerciais, que está cem por cento ocupada, é suficiente para permitir pagar o conjunto de prestações que faltam. Quando acabarem estes contratos, teremos outros, que permitem ter mais dinheiro disponível para investir na nossa actividade principal.

Quando é que o estádio estará pago?
A operação com a Somague termina em Janeiro de 2010. E no caso do project finance, 95 por cento estará pago até à mesma altura e o resto estende-se até 2013.»

ruizinho

Anónimo disse...

Só falta explicarem como pagaram 110 milhões em 4 anos...

falsolento disse...

Americano,

O financiamento do estádio foi feito em regime de project finance. Neste âmbito, foi constituída uma sociedade autónoma, a Benfica Estádio, SA, que assumiu toda a dívida contraída para construir o estádio, ficando ao mesmo tempo com a sua propriedade e com todas as receitas geradas pelo recinto: venda de bilhetes, naming das bancadas, venda de camarotes, concessões dos espações de comes e bebes, etc.

O contrato de project finance obriga a que todas estas receitas geradas pelo estádio sejam usadas para pagar a dívida e juros. Repara, por exemplo, que sempre que compras um bilhete no multibanco aparece no descritivo bancário "Benfica Estádio" e não "Benfica SAD". Nenhum cêntimo da venda de bilhetes é usado para pagar ordenados a jogadores ou comprar passes mas sim para amortizar a dívida relativa à construção do estádio.

Como tem corrido excepcionalmente bem a exploração do estádio (vide 38.000 de assistência média ao longo de 5 anos, vide naming das bancadas), foi possível pagá-lo muito antes do prazo inicialmente previsto.

Quando estiver tudo pago, aí poderemos usar estas receitas para investir no futebol. Por isso se fala, por exemplo, na fusão entre o Benfica SAD e o Benfica Estádio. Terminado o project finance, não será mais necessário que a empresa proprietária do estádio se mantenha separada, porque deixará de existir a obrigatoriedade de afectar todos os seus cash flows ao serviço da dívida. Com isto, e com a renegociação dos direitos televisivos, poderemos dar um enorme salto em frente. Oxalá tenhamos dirigentes à altura nesse momento.

Ricardo disse...

Eusébio te oiça, falso lento.

João Bizarro disse...

Falta a legenda nessa foto, Ricardo:

PdaC: Querida, levamos 4 do Arsenal, temos de vos encavar! Baixa lá a calcinha!
SF: AH tá bem. Vou dizer ao Tranquilidades para meter aqueles 2 gordos do meio-campo. Vai ser favas contadas pra vocês!

Gragalhadas!!!

João Bizarro disse...

O americano desde que começou a trocar mails com o Diabo passou a acreditar em coisas do "outro-mundo"!!!

:D

Anónimo disse...

Falsolento, desculpa mas essa explicação não serve por uma razão muito simples: as receitas de bilheteira e cativos são refelctidas no R&C da BENFICA SAD, logo se seriam receitas da Benfica Estádio, então tem existido uma manipulação de contas. Podes confirmar isso nos R&C, não estou a falar de nenhum facto desconhecido. O que afirmo é que o Benfica como um grupo não teve (tem) capacidade para pagar 100 milhões de euros de dívida em 4 anos, nem a antecipar muitas receitas. Volto a dizer, não há milagres.

Anónimo disse...

João, a minha área profissional é a financeira, sei "ler" as contas sem grandes problemas, não me ofendas, as minhas opiniões nada têm a ver com afirmações do diabo, tem a ver com números. E se alguém acredita que o Benfica tem capacidade para gerar receitas de forma a pagar o estádio em 6 ou 7 anos, acho que é ingénuo, para ser simpático.

João Bizarro disse...

americano, just kidding!!!

Anónimo disse...

:p

Anónimo disse...

Sporting-Porto?
LOL!
PS:Continuo dentro de mim um forte sentimento ucraniano.
FORÇA SHAKTAR!

falsolento disse...

Americano,

Retirado do site do BCP Investimentos:

http://www.bcpinvestimento.pt/sub/sub.asp?pagina_id=1409

"O complexo desportivo da Luz é um projecto desenvolvido pela Benfica Estádio, sociedade detida a 100% pelo clube e criada especificamente com o objectivo de construir e explorar o projecto.

O investimento total ascendeu a 160 milhões de euros, o complexo inclui um estádio com uma capacidade aproximada de 65.000 lugares, espaços comerciais nas zonas envolventes e um polidesportivo apto para a prática de várias modalidades indoor.

A estrutura de financiamento implementada caracterizou-se por uma componente de fundos próprios que representou cerca de 60% do investimento total. Incluem-se nesta componente os subsídios estatais e os fundos resultantes da venda de terrenos para desenvolvimento imobiliário, a cedência de terrenos a uma empresa gasolineira para a exploração de um posto de abastecimento e na venda de seat rights, produto, neste caso, denominado por “Título Fundador”.

Os restantes 40% das necessidades de financiamento são supridas com recurso a facilidades de crédito de médio/longo prazo, reembolsáveis em função do cash flow gerado pelo projecto, o qual é suportado por três fontes principais:


Rendas provenientes da exploração dos espaços comerciais e do arrendamento do estádio à Benfica SAD para a realização dos jogos de futebol;

Receitas da venda de bilhetes de época associados aos “Títulos Fundador” e de camarotes empresariais;

Receitas do patrocínio do estádio, ou Naming Rights.
Este conceito, inovador em Portugal, traduz-se resumidamente na aquisição por uma empresa do direito a publicitar uma das quatro bancadas do novo estádio em regime de exclusividade."

Anónimo disse...

falsolento, lá está, a venda de bilhetes e cativos não estão incluídas nas receitas, apenas os bilhetes associados aos "títulos fundador". E pasme-se, paga-se também com uma renda paga pela Benfica SAD, ou seja fundo de dentro do grupo, duma entidade para outra. Mantenho e reforço, não acredito que o estádio esteja pago até 2013.
Quanto aos naming rights é importante saber até quando estão antecipados.
E é ainda importante que todos os custos de manutenção parecem ser suportados pela SAD, algo que acrescendo à renda paga, traduz-se num valor significativo.

Anónimo disse...

Os "jornaleiros" nao fazem eco do assunto e todos sabemos perfeitamente o porque.

Por outro lado:

Contribuindo para o desmascaramento da bandidagem jornaleira O www.bimbolagartada.blogspot.com, encerra a serie de sondagens levadas a cabo sobre esses "animaizinhos de estimacao" com "Je Porko Lima" das quartas feiras.
Convido-os a votar.

Saudacoes Gloriosas

João Bizarro disse...

À parte: Quem viu os grandes jogos de ontem da Champions?
Não estou a falar desse bocejo monumental que foi o corruptos sem condenação vs corruptos condenados!

Falo do Steaua-Lyon, do Fenerbache-Aresenal ou do Villareal-Aalborg.

Dá gosto ver o Arsenal jogar. Aquele Fabregas é um grande jogador. E o Walcott se liga o turbo já ninguém o agarra!

Anónimo disse...

Eu não perdi tempo a ver os montes de esterco. Vi o Arsenal, e que grande jogo foi! Aqueles gajos só querem é agarrar a bola e partir para o ataque. Abrem muitos buracos na defesa, mas uma equipa que marca 4 ou 5 pode borrifar-se para isso.

E a alegria daqueles jogadores na frente de ataque é contagiante. Parecem putos numa peladinha. Só vou ver os montes de bosta flatulentos quando receberem o 4rsen4l.

Pedro disse...

Vi um pouco do Juventus-Real Madrid...o pepino de 30 milhões esteve em grande
:)

Anónimo disse...

Esta Liga dos "Campeões"tem muitas equipas foleiras que, naturalmente, produzem espectáculos foleiros. Este Shaktar-Sporting mete dó. Agora, a vinte minutos do fim é capaz de melhorar porque o Sporting fez entrar o craque Little Peartree que irá certamente revolucionar o jogo.
Chiça!

Anónimo disse...

o Benfica tem tudo para avançar para a próxima ronda... já um dos nossos amiguinhos nao vai ter essa sorte. eu nao gosto nem do scp nem do fcp, mas prefiro que passe aquele que menos detesto (scp)!
E SIMAO MARCA OUTRA VEZ!


BENFICA WARRIOR

John Billy #37 disse...

Porra! Lá vai passar o Sporting :(
Ao menos que lhes calhem um Chelsea, Real ou Manchester para serem cilindrados!

Luís A. disse...

Eu fiquei contente com os lagartos.
Assim, o sporting passa, e depois é eleminado nos 8avos e nem à UEFA vai! MMMUUUUUAAAAAAA

Anónimo disse...

Isto anda muito calmo.
O pessoal está com medo do jogo de logo a noite?

Luís A. disse...

Vamos la animar isto:
Um poema dedicado a todas as osgas e porcos:


É pau, e rei dos paus, não marmeleiro,
Bem que duas gamboas lhe lobrigo;
Dá leite, sem ser árvore de figo,
Da glande o fruto tem, sem ser sobreiro:

Verga, e não quebra, como zambujeiro;
Oco, qual sabugueiro tem o umbigo;
Brando às vezes, qual vime, está consigo;
Outras vezes mais rijo que um pinheiro:

À roda da raiz produz carqueja:
Todo o resto do tronco é calvo e nu;
Nem cedro, nem pau-santo mais negreja!

Para carvalho ser falta-lhe um U; [carualho]
Adivinhem agora que pau seja,
E quem adivinhar meta-o no cu.

Anónimo disse...

hehehehe

Anónimo disse...

Chamaram pelo lixo, agora aguentem-nos...

Eu estou algo receoso de logo, e confesso que não gostei de ouvir o Quique a admitir que se contentava com o empate, é meio caminho andado para perder.

Epá, passem lá pelo nosso blog, escrevo e ninguém diz nada, vão lá, nem que seja para dizer que sou "burro" :)))

Anónimo disse...

Luis, já agora podias citar o autor do soneto que é o Bocage.

Luís A. disse...

HHEHEH
Manuel Maria du Bocage. Grande Benfiquista:)LOL

Anónimo disse...

http://www.madeinsport.com/fr_nv_fiche__Maillot-Benfica-Domicile-2008-2009-398194.html

Anónimo disse...

Ich bin ein Berliner desde pequenino :)

Anónimo disse...

o empate nao é nada mau... grande jogo do quim. para os mais criticos, empatamos contra o 4 classificado da liga alema (fora).
O que se passa com o Yebda? precisamos mto dele

BENFICA WARRIOR

Anónimo disse...

Bom resultado.
Uma vitória em casa em ficamos em 1º.

Ricardo disse...

"o empate nao é nada mau... grande jogo do quim. para os mais criticos, empatamos contra o 4 classificado da liga alema (fora)."

O resultado acaba por ser aceitável mas não corroboro nada esta ideologia. O Benfica não fica feliz por empatar fora. Não é mau mas longe de ser um fantástico resultado.

Anónimo disse...

caro ricardo, se tivermos em conta que fora só ganhamos uma vez este ano contra o Paços que está nos 3 ultimos lugares (se nao estou enganado) - e foi uma vitória super-sofrida. antes de empatarmos na Alemanha, lembra-te que tinhamos empatado fora em vila do conde e matosinhos (jogos com mto menor grau de dificuldade).

Mas de facto, caro ricardo, tens razão a ideologia do Benfica tem sempre que passar por ganhar mas neste contexto o empate teve um sabor a vitória (foi um jogo perigoso e o adversário podia ter-nos lixado a vida e ainda estamos no ano zero e falta entrosamento) - daí eu defender que foi um bom resultado para a situaçao actual do nosso clube mas por outro lado, voltamos a nao conseguir conservar a vantagem ( o que é preocupante)

Cumps.

BENFICA WARRIOR