blog

terça-feira, junho 21, 2011

Drenthe

Enquanto não são definidos os moldes da compra de Fábio Coentrão ao SL Benfica por parte do Real Madrid vai-se discutindo as possibilidades de negócio que vão surgindo na imprensa. Depois de Garay, Gago e Sarabia eis que surge, como forte hípotese, a cedência do holandês Drenthe a acompanhar a quantia de 25 milhões.

Se a quantidade de euros me parece muito bem, o jogador em causa não me convence. Ser jogador de futebol é muito mais do que mera qualidade técnica ou capacidade física. Não há que negar, técnica e fisicamente, Drenthe é, como diz o grande Futre, fantástico. Tem poder físico, velocidade e técnica muito acima da média mas, infelizmente, isso não o faz o grande jogador que o seu potencial permite. Basta recordar as palavras duras que o Presidente do Hércules, clube onde este emprestado esta última época, para percebermos que está ali um problema e não uma solução. Tivesse Drenthe a humildade necessária para trabalhar e ouvir os ensinamentos de Jesus, para crescer como jogador e quiçá, tornar-se num lateral de eleição, e eu seria totalmente a favor da sua vinda para a Luz. Mas tenho muitas dúvidas que isso aconteça. E não esquecendo o seu elevado salário. Penso que é uma opção demasiado arriscada para o Sport Lisboa e Benfica existindo outras opções ao alcance do clube mais confortáveis e seguras no que ao profissionalismo e rendimento futuro diz respeito.

25 comentários:

Mr. Shankly disse...

Já dei a minha opinião no Eterno Benfica, se o Drenthe estivesse com a cabeça no lugar nem se punha a hipótese de vir para o Benfica, e curiosamente nem de o Coentrão ir para o Real.
Quando os jogadores estão em baixo é que há que apostar neles. Pode ser um erro, claro, mas pode ser outro Coentrão e dar-nos a ganhar uma pipa d massa daquia uns anos.

Preferia o Garay, mas arriscava. 25 + Drenthe, parece-me muito bem.

Unknown disse...

Já aqui tinha dito noutros posts que era esta a minha escolha...

O Coentrão também era o que era e agora vê-se!

E sobre as palavras do presidente do Hercules, convêm lembrar que era esse mesmo presidente que não pagava aos jogadores, por isso, não me merece assim tanta credibilidade...

Ansaldi talvez fosse mais seguro, mas não deixam de ser 10 milhões, e como interncional argentino, também não deve ter um ordenado muito baixo...

Veremos... Mas para além dos reforços, temos que primeiro limpar a casa, porque senão em vez de treinos, vamos ter torneios quadrangulares no Seixal...

Helder disse...

Sinceramente preferia o Ansaldi de longe....!!

Anónimo disse...

Bruno Teles do Guimaraes, barato e bom.

Alice

Ricardo disse...

25+Drenthe é um bom negócio. Acredito que o Jesus pode fazer com ele o que fez com o Coentrão: potenciar-lhe as qualidades e melhorar o aspecto mental.

Por outro lado, o acerto desta contratação para mim depende muito de quem jogar à frente do holandês e que tipo de sistema irá usar Jesus. Se é para manter o do ano passado, com Gaitán na ala esquerda, não vejo como podem conjugar-se bem Drenthe e Gaitán. Para jogar Drenthe, que é bastante ofensivo e precisa de melhorar a qualidade defensiva, precisamos de ter um jogador que saiba compensar o lateral. Uma espécie de Simão. E já o temos: Nolito.

O Ansaldi seria uma aposta menos arriscada mas parece-me correcto aproveitar o negócio Coentrão para receber um bom jogador e a um preço mais acessível.

A acontecer, aprovo.

Quanto ao central, espera-se que Dedé apareça de vez como negócio fechado. Convém que o plantel comece a ficar definido. E, neste momento, continua tudo numa grande incógnita.

José Marinho disse...

O futebol é feito de risco e de avaliação de potencial. Na possível contratação de Drenthe, o risco é limitado, porque não se trata de uma contratação do Benfica e o potencial do jogador é imenso. De entre todas as opções disponíveis para o lugar de Coentrão, de facto, não consigo imaginar uma solução melhor para o Benfica. Seria a melhor contratação do Benfica para a época de 2011-2012. E com isto, o plantel está praticamente composto, não havendo razões para alarme relativamente à sua constituição final. E trata-se de um plantel incomparavelmente mais forte do que o da época passada. Não havendo a fanfarronice habitual, creio que o Benfica será um candidato credível ao título, na próxima época. E sobretudo, é necessário pensar que o FC Porto não estará mais fraco. Mesmo com a saída de Villas Boas e o previsível desfalque no plantel. Mesmo assim, o FC Porto não estará mais fraco. Vocês sabem do que eu estou a falar...

DeVante disse...

O Coentrão antes do Jesus não tinha "a cabeça no lugar";

O Sálvio, antes de encontrar Jesus também "não tinha a cabeça no lugar"...

Éh páh, deixem de futurismos...

Pedro disse...

Não podemos comparar a situação do Coentrão quando chegou ao SLB com a situação do Drenthe se agora chegar ao SLB. São contextos diferentes.

O Coentrão não era ninguem quando chegou ao SLB, o Drenthe chegará como uma vedeta muito bem paga. Na opinião dele (do Drenthe) ele é uma vedeta, que chega do grande Real Madrid para vir salvar este clube neste pequeno país. Não digo que Jesus não possa moldar Drenthe, apenas estou a dizer que não podemos dizer que por ter moldado Coentrão (ou Sálvio) fará o mesmo com o holandês. São contextos diferentes.

Marinho, quando diz q o plantel ficará fechado já está a contar com Perez e mais um central?

Mr. Shankly disse...

Ricardo, não acho que tenha que ser o Nolito a fazer o lugar, pelo contrário, acho que ia fechar mais no meio e apoiar menos na linha. QUando o flanco era do Di Maria e do Coentrão não havia preocupações destas. Reforço: por muito que ele e os outros o queiram colocar no meio, o Gaitan é o melhor extremo esquerdo que temos (e que teremos quando fechar o mercado). Em relação ao Dedé, plenamente de acordo. Começo a ficar nervoso, despachámos o Sidnei e ainda não temos alternativa credível.

Pedro, se o Drenthe não começar a perceber que um empréstimo ao Hercules e uma transferência para o Benfica são passos atrás para quem era jogador do Real podemos ter um problema. O próprio deve começar a perceber que ou inflecte o comportamento ou a carreira vai acabar mal.

Ricardo disse...

Shankly, o Nolito tem movimentos mais centrais em manobras ofensivas. Em termos de compensação, é um jogador apto e eficaz a fechar bem as subidas do lateral. Aliás, tendo um lateral como Drenthe (e como Coentrão) parece-me mais interessante termos um ala que dê soluções mais no miolo.

Quano ao Gaitán, já sabes que discordo. Só o vejo a extremo-esquerdo num 433.

Mr. Shankly disse...

O Nolito nunca teve que fechar o flanco em 4-4-2, ou em 4-1-3-2 ou o que lhe queiram chamar. No Barça B jogava a avançado esquerdo, e era o interior que tinha que compensar as subidas do lateral. No esquema do JJ não há interior esquerdo, tem que ser ele. Aliás, só vejo lógica na sua contratação no caso de o Jesus querer ter o 4-3-3 como alternativa (o que me parece bem). O mesmo se aplica em relação ao Piatti, e se calhar ao Enzo Perez.
O Gaitan em 4-3-3 via-o mais a extremo-direito. Mas acho que tem pouca potência para o 4-3-3.
Cada cabeça, sua sentença :)

John Wakefield disse...

Tinhamos o Taiwo e o Oscar Wendt a custo zero... Mas os dirigentes do Benfica não quiseram. Agora vamos ficar com as piores oportunidades de negócio. Drenthe não interessa porque não possui o perfil psicológico requerido para alinhar numa grande equipa. Por seu turno, Ansaldi até oferece boas garantias mas... custa 10 M.
Pois...

Mr. Shankly disse...

"Tinhamos o Taiwo e o Oscar Wendt a custo zero... Mas os dirigentes do Benfica não quiseram. "
Todos os dias dizes isso. Mas como é que sabes? Aparentemente o Benfica tentou contratar o Taiwo, mas ele preferiu o Milan. E...?
Em relação ao Wendt, é bom jogador, mas quer o Drenthe quer o Ansaldi são melhores.

Luís Almeida disse...

John Wakefield, li o seu comentário e não consegui ficar indiferente com relação ao Taiwo.. Não foi o Benfica que não o quis. Ele é que quis o Milan. É pública essa declaração do jogador.

marley disse...

Sr José Marinho
Desculpe dirigir-me a si mas parece-me bem informado no que diz respeito ao Benfica. Que diabo de organograma é este do Benfica?Então em vez de facilitar complica-se? Quem é que manda em quem? Que raio de confusão é esta de Director desportivo que reporta ao Presidente e "Director desportivo" que faz a ligação com o treinador? Eu confesso que acho tudo uma enorme confusão e uma maneira como outra qualquer de esvasiar de poderes o Rui Costa. Estarei enganada?
Saudações benfiquistas
maria

John Wakefield disse...

1- caro Mr. Shankly, no caso do Taiwo até compreendo que a concorrência era elevada mas mesmo assim o Benfica teve muito tempo para fechar o negócio antes da entrada em cena do AC Milan. O clube milanês antes de fechar a aquisição do nigeriano, andou mto tempo interessado em G. Bale. Era nesse timing que o Benfica deveria ter feito a sua proposta! Ou seja, deveria ter jogado na antecipação!

Drenthe é melhor do que Wendt? Sim, se tiver a cabeça no devido lugar.
Ansaldi é melhor que Wendt?
Até pode ser melhor (não muito melhor) mas é muito mais caro (10 M). Prefiro contratar um bom jogador a custo zero que fez uma interessante liga dos campeões do que outro que, até pode ser ligeiramente melhor, custa 10 M.

2- caro Luís Almeida, não digo que não tenha razão e pelo que já disse ao Shankly, o Benfica, antes do aparecimento em cena do AC Milão, teve tempo para se antecipar ao clube italiano - pelo menos fiquei com essa ideia (o interesse do Milão só foi veiculado meses depois de ter sido mencionada a possibilidade Benfica para o jogador). Mas reconheço que não seria fácil a sua aquisição, mas volto a reafirmar, se tivessem sido mais rápidos... no dia 22, já teriamos o sucessor de Coentrão e também de Luís Matos (treinador de gr).
Agora compreendam a minha posição, e embora tenha insistido nesta critica (construtiva) à direcção. O Benfica não devia ter desperdiçado as melhores oportunidades de negócio.
Agora deixo duas questões - Acham mesmo que Drenthe é o reforço ideal para o lado esquerdo da defesa (eu duvido, e alego as razões já invocadas pelo Pedro e pelo Far(away, no blog do Eterno)? E em relação a Ansaldi, quanto tempo demorarão as negociações que se antevêm dificilimas e que poderão durar semanas até ser consumada a transferência (isto se for concretizada)? Lembrem-se o tempo não joga a nosso favor, infelizmente.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Drenthe é um jogador fantástico. Perfil psicológico? Isso quer dizer o quê, mesmo?

Seria sempre uma grande opção, julgo eu. O resto é o resto, logo se vê o que acontece.

Hércules? Não me façam rir... Isso nem é uma equipa de futebol, é uma anedota. Até eu, se não me pagassem, colocaria ali os meus pezinhos.

Mr. Shankly disse...

"o Benfica teve muito tempo para fechar o negócio antes da entrada em cena do AC Milan"
É fantástico as coisas que nós achamos que sabemos. Quem te diz que o Taiwo queria fechar? Certamente saberia de outros clubes (era público que outros o queriam) e esticou a corda até aparecer o Milan.

O Ansaldi não é ligeiramente melhor que o Wendt, é muito melhor. Concordo que o preço é ridículo por um defesa esquerdo (tal como o que se diz que o Real vai pagar pelo Fábio é ridículo)

John Wakefield disse...

É verdade que não podemos ter certezas absolutas sobre o que se terá realmente passado, caro Shankly. Contudo continuo a achar que o Benfica podia ter feito mais, já não digo então no caso do Taiwo, mas no do Wendt que foi para uma equipa de meio da tabela na Alemanha (embora seja uma equipa com tradição - B. Moncheglabad).
O sr. diz que o Ansaldi é muito melhor que Wendt - Eu sinceramente tenho as minhas dúvidas, mas se tiver razão mais tarde, estarei aqui para lhe dar o braço a torcer.
Agora não vamos comparar o Coentrão (que é muito melhor- mas de longe) com o Ansaldi. O Coentrão vale bem os 30M, o Ansaldi, para mim, vale no máximo dos máximos - 7 M. Um já deu provas no futebol real, o outro só no FM xD!

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Desculpem la a ''meter-me'' na conversa mas anda tudo doido?
O Drenth é um ALA ESQUERDO é um jogador muito baixo para ser encarado como defesa esquerdo e para alem de defender mal é um com a mania que e vedeta, estao a imagina-lo na defesa num jogo da Champions contra um arsenal ou ate ca contra o Varela ou o Hulk?
O Defesa esquerdo ideal e de facto o Ansaldi (Tambem joga na direita), ja o estilo do Drenth encaixa na perfeicao a medio esquerdo.... O que aqui esta em causa é a palermice da direccao, Contrat-se N Jogadores (Nao esquecer respectivos salarios) por 1, 2 ou 3 Milhoes, outro tantos a custo 0 e ''aqueles'' que realmente interessam nao veem, porque custam 2 ou 3 milhoes a mais do que a oferta!!!
Por mim podem ficar ai a discutir o Drenth mas a verdade é que o GUARDADO esse sim era a melhor Opcao, Tem tudo o que o Drenth Tem e é aquilo que o Drenth Nao é (Humildade)... O mais certo é nao vir nehum dos 2, ficarmos a espera que algum deles acabe Contrato e depois mandam nos pastar...
ENFIM A MUITO A DIZER SOFRES AS POLITICAS ESTAPAFURDIAS DE CONTRATACOES MAS NAO VALE A PENA....

ASS Jeronimo

Mr. Shankly disse...

John, por favor trata-me por tu. Não sei se é do nick, mas há muito quem me trate por você na blogoesfera, e não sou tão velho quanto isso :)
Não comparei o Coentrão com o Ansaldi, simplesmente acho que é um exagero o que se diz que RM e Benfica pagarão por um e por outro.
Na Rússia o futebol é real, atenção...

Dylan disse...

Acho que é inquestionável a valia de Drenthe. Quem o viu em Portugal, no Campeonato Europeu de sub-21, não pode ter ficado indiferente. É óbvio que não é defesa esquerdo. De facto, pisa esses terrenos mas no interior do campo. Uma espécie de E. Davids de outrora. Para quem deu 14 milhões(!) de euros pelo holandês, acho que é um bom negócio para o Benfica, contando que Jesus o vai valorizar e transforma-lo naquilo que todos pretendemos: um Benfica de ataque e avassalador.

John Wakefield disse...

Caro Mr. Shankly, tratei-o por você por uma questão de respeito, mas já que insiste, então passarei a tráta-lo por tu, se não se importar - xD.
Eu não tenho problemas em afirmar que a tua perspectiva também é válida, todavia pronto eu continuo a manter a minha. Oxalá que o Benfica consiga encontrar um lateral esquerdo de qualidade (e creio que nisso estamos em total sintonia), já que não podemos manter o Coentrão...

André Leal disse...

O Drenthe é, a meu ver, um double or nothing. Para mim eram os 30 milhões e acabou!

lj disse...

Felizmente Drenthe resolveu acabar com as duvidas e mostrar porque precisamos tanto dele como de um cancro no escroto