blog

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

V.Guimarães - SL Benfica: 1-0

E eis que a primeira derrota do SL Benfica no campeonato acontece no pior momento possível...o primeiro de três passos que nos levariam ao título foi, afinal, um grande tropeção.

São pormenores como os de hoje que me fazem ter sérias dúvidas em Jorge Jesus. Muitos elogiam o futebol do Glorioso mas Jesus não foi o único a pôr a equipa a jogar bom futebol e a ser campeão. Outros antes dele também têm o seu nome na história do SLB mas poucos se podem gabar de ter à disposição tão vasto plantel em termos qualitativos e a ter tamanha disponibilidade financeira para aquisição de grandes jogadores. Quando vi o 11 inicial para o jogo de hoje tive um arrepio na espinha, mais uma vez contra uma boa equipa, num terreno muito difícil e contra um árbitro chamado Carlos Xistra, Jorge Jesus prefere apostar numa dupla avançada e não reforçar o meio campo. Um erro, na minha opinião, como tenho dito bastas vezes. É claro para todos que o Benfica sofre muitos golos, mesmo contra equipas mais fracas temos sofrido golos, portanto, quando jogamos com esta táctica estamos muito mais dependentes da capacidade de concretização porque o meio campo é mais soft, menos pressionante e, normalmente, perde a luta pela posse da bola porque o adversário tem mais elementos. Assim, é fundamental que a equipa marque nas oportunidades que tem. Só que infelizmente falhar golos faz parte do futebol e hoje o SLB falhou muitas mas também falhou defensivamente e sofreu um golo numa bola parada. Falando em bolas paradas é absolutamente inaceitável que uma equipa com os jogadores tecnicistas que o Benfica tem, tenha um aproveitamento medíocre das mesmas. Os livres cruzados para a área vão para as mãos do guarda redes e os cantos morrem todos no primeiro defesa ao primeiro poste. Livres directos para a bomba de Cardozo são desperdiçados em lances que não se percebem...

Esta táctica funciona na Luz contra equipas fracas porque o nosso caudal ofensivo é brutal e tantas vezes lá vamos que é natural que a nossa equipa marque muitos golos. Mas contra equipas mais fortes, sempre que jogamos desta forma, revelamos enorme fragilidade no meio campo, perdemos capacidade de pressão sobre a bola e sentimos muita dificuldade em pegar no jogo. O Vitória pressionou muito os nossos jogadores logo à saída da área, com mais um elemento no meio campo, haveria mais linhas de passe, mais elementos para pegar na bola e sair a jogar evitando o jogo directo para Cardozo que torna tudo muito mais difícil. Ao fim de três anos não entendo esta teimosia de Jesus. Têm-nos custado muitos pontos.

É claro, dirão os acérrimos defensores de Jesus, que se aquelas bolas iniciais entram o jogo seria diferente. Claro que sim, sem dúvida. Acredito que se marcássemos primeiro a vitória seria nossa e provavelmente por números largos porque, lá está, com uma equipa bem rápida e tecnicamente evoluída a aproveitar os espaços do adversário somos, sem dúvida, letais. Mas no início do jogo temos que pensar qual a melhor forma de ganhar o jogo e penso que é preferível pensar em ganhar o jogo a meio campo e controlar claramente o adversário e atacar com inteligência do que procurar um vendaval ofensivo que não consegue existir porque não conseguimos colocar a bola no chão. E, estarmos a perder, com duas substituições por fazer, vai fazê-las metendo um jogador de cada vez a 5 minutos do fim. Não percebo. Sinceramente, não percebo.

É que, não nos esqueçamos, Gaitan é fabuloso com a bola nos pés mas é menos um quando se trata de defender (em total contraponto com Nolito, por exemplo, e basta ver aquele lance em que perde a bola, levanta o braço a reclamar falta mas levanta-se de imediato para ir à luta). Aimar hoje não conseguiu meter uma bola e Cardozo foi uma nulidade. Nolito tentou mas falhou o que não costuma falhar. Rodrigo não esteve nos seus dias e por mim devia ter estado no banco, dando o lugar a um Bruno César por exemplo e entrando na segunda parte caso necessário.

E desta vez não podemos apontar o dedo a Xistra. Sim, há um lance sobre Rodrigo que parece ser penalty mas é um lance que não me choca. Não me parece que tenha sido uma Xistralhada como costume, acredito que não tenha visto. Não lhe vi aquela tendência de empurrar o Benfica para baixo como é seu costume. Um Xistra habitual tinha expulso Maxi, por exemplo e, provavelmente, não anulado o golo em fora de jogo do Vitória... Não será aqui o meu cavalo de batalha.

Continuamos líderes mas perdemos margem de manobra, uma derrota e podemos ser ultrapassados. Uma das coisas que eu temia era perder pontos antes de recebermos o clube corrupto. Infelizmente perdemos o que aumenta, ainda mais, a importância dos próximos dois jogos. Espero que a equipa dê um pontapé neste meu receio e que reconquiste os 5 pontos de diferença.

PS: As palavras de Jesus na conferência de imprensa vão totalmente de encontro a tudo o que acima disse. Porque é que isso não foi acautelado no 11 titular com uma táctica que fornecesse à equipa maior coesão no meio campo, mais linhas de passe, mais homens na luta naquela zona do terreno, mais capacidade de construção de jogo?

23 comentários:

Baresi disse...

Temos 3 derrotas oficiais na época.
Nas 3 MAtic foi titular.

SOU SÓ EU QUE VEJO ISTO??

João Bizarro disse...

2º jogo da fase critica, 2ª derrota. Isto tem sido muito bonito mas vale merda se não ganharmos no final.

Com 10 iamos ganhando jogos, agora com 9 já vai na 2ª derrota seguida

John Wakefield disse...

É bom começar por dizer que o golo do Guimarães nasce dum livre inexistente inventado pelo já "famoso" (em prejudicar o Benfica) fiscal de linha portuense - José Cardinal. Todavia, e apesar desse lance ter tido influência no decurso do jogo, a verdade é que não merecíamos ter ganho o jogo. A equipa jogou sem "chama" e ao contrário dos jogos com o Feirense e Beira Mar (ambos fora), não teve a sorte do seu lado.
Para mantermos boas hipóteses de sermos campeões, teremos que vencer os próximos 2 jogos do campeonato que nos permitirão restituir a vantagem de 5 pontos bem como ganhar confronto directo.

Unknown disse...

Ó João, só para esclarecer... 1 dos que falta é o Emerson e o outro o Gaitan, certo?

Sou gajo para concordar contigo...

O JJ hoje esteve muito mal... Tanto tempo a perder, e as substituições feitas a menos de 10 minutos do fim??? Dahhh....

Anónimo disse...

Pois, de acordo, Pedro.

Pedro disse...

John, preciso de rever melhor o lance mas tenho a sensação que o Maxi faz falta. Aimar só joga na bola é evidente nas imagens, mas parece-me q Maxi bate no jogador do Vitória.

Baresi disse...

Pedro, é mesmo o Emerson e o Matic.

Fica a pergunta, como é que em 12 cantos a favor (mais os 6 ou 7 livres para a área), só conseguimos criar perigo num, e por sinal foi aquele marcado rasteiro para a marca do penalty, como sempre fazemos?
Cardozo estava a ser marcado por um gajo com menos 2 palmos que ele!
O Vitória com 3 gajos altos na equipa conseguiram-nos ganhar TODOS os lances de cabeça dentro da área.

João Bizarro disse...

Pedro Vagos, esses 2 e o Matic tb dá uma ajuda.

SC disse...

Qual é a necessidade do Maxi fazer falta naquele lance??confesso que ao fim destes cinco anos ja me satura um pouco o factoa de ele confundir constantemente entrega com burrice!!
Ja com o Zenit foi o que se viu!
Falamos muito do Emerson,e a verdade é que este é muito limitado mas se fizermos uma avaliação cuidada aos nossos golos sofridos verifimos que defensivamente Maxi é um Emerson!!

De Todos Um

joão carlos disse...

1- A culpa é toda do treinador todos nós já vimos desde o ano passado que não podemos jogar fora contra equipas difíceis como jogamos em casa só apenas este treinador e a sua teimosia é que não vê isso para mais quando ainda por cima não dispomos do Javi Garcia.
2- Com este plantel nunca se pode perder dois jogos seguidos.
3- Por muitos golos que se marquem de bola parada a verdade é que desde o inicio da época que o índice de aproveitamento das bolas paradas tem sido sempre muito baixo que hoje acentuamos.
4- Esta equipa só nos marca golos de bola parada e continua sempre a marcar sem que nos preparemos como deve ser para não os sofrer.


Rearviewmirror e o Maxi, o Garay, o Gaitan, o Emerson e o Rodrigo também foram titulares nesses três jogos, e quem é que querias por no lugar dele? talvez o Saviola não

John Wakefield concordo também acho que não foi falta mas basta o jogador mandar-se para o chão que qualquer um apita.

Antonio Vieira disse...

Isto é o que dá a puta das brincadeiras do embandeirar em arco só porque se tinha 5 pontos de vantagem! Fdx não se aprende nada na Luz, fdx! Deus queira que isto nao dê para o torto, pois se caso percamos na luz com a corrupçao, meus amigos temos o campeonato entregue mais uma vez! Será um escândalo de todo o tamanho se este ano nao formos campeões nacionais! Um gaijo que está a frente da corrupçao que nem percebe nada de futebol, vir a ser campeão, era a maior FRAUDE de sempre da história do futebol mundial! Fdx pra isto pá! Não sei como é possivel perder pontos com equipazinhas da treta do nosso campeonato! Enfim, estou para ver o que isto vai dar! Que tenha servido de aviso... ponham-se a brincar e vemos o campeonato por um canudo..

SLB4EVER disse...

Completamente de acordo!
Permite-me acrescentar que para esta táctica funcionar e entrar em modo demolidor a equipa tem de estar bem fisicamente, parece que o pragmatismo que nos levou a terminar em 1º lugar a fase de grupos na champions e fazer uma primeira volta imaculada deu lugar a uma já conhecida soberba desmedida, filme já visto anteriormente e cujos resultados ainda estão bem presentes.
Depois de jogar na Rússia como se estivesse na luz a jogar contra o Guimarães, joga em Guimarães com a equpa de rastos como se estivesse na luz a jogar contra o Leira!
Tirar o Witsel do 11 inicial neste jogo não lembrou ao menino...
Rodrigo estava nitidamente inferiorizado ñ se percebe a opção, 90 minutos em campo a fazer número e coloca o Nelson Oliveira a dois minutos do fim...
Duas substituições nos últimos cinco minutos, até parecia que estava a ganhar o jogo.
Parabens ao Rui Vitória, treinador sóbrio que soube bem aproveitar os devaneios alheios e que num clima de total instabilidade tem levado a água ao seu moinho.
JJ sem dúvidas que ganhou o bidão neste jogo, é de rir quando diz pré e pós jogo que sabia que o vitória é uma equipa complicada, sobretudo em casa, tá visto que se fosse fácil provavelmente se jogava sem guarda redes.
Com esta derrota deixa de haver margem de manobra, Académica e porko currupto é para ganhar!

Dj Rumbero disse...

Pedro qdo viste o 11 deut um arrepio, eu qdo vi disse logo a quem tinha ao lado "vamos perder" e nao me enganei. Em Guimaraes com aquele batatal depois do desgaste da Russia e com o Xistra em campo aquela besta nao tem outra ideia melhor q jogar sem meio campo!!! Fodasse e q parece de propósito!! E as substituiCoes?? acho q aquele bronco da Amadora fizesse de propósito nao conseguía fazer tanta merda junta no mesmo jogo!!! Pqp!!! Para mim se este ano nao ganha o campeonato a minha paciencia esgotou assim como a paciencia de ver o Emersson em campo, so espero q veja o amarelo em coimbra...

Mário Lopes disse...

Para mim embora concorde com o Bizarro, quanto aos 9 ou eventuais 8, acho que ontem a equipa do Benfica praticamente não jogou no seu todo. Não consigo arranjar 1 jogador que tenha sido razoável!

Não se trata de arranjar 1 ou outro jogador como bode expiatório, porque ontem os 11, mais os que entraram posteriormente, jogaram pessimamente. Não consigo destacar 1 jogador no SLB que se escape a esta mediocridade. Mesmo o Artur que não teve trabalho algum, de início deu uns pontapés na bola para a frente, que porra!...

Não sei se foi reflexo ainda da Rússia, mas se foi, é porque a preparação (física) deste jogo foi muito mal planeada...

Podia-se estar aqui a falar do árbitro e da forma como adora amarelar os nossos. Podíamos falar da falta que não existiu no golo do Guimarães. Podíamos falar mais uma vez do relvado e de como é incompreensível que estivesse em tão más condições, mas tudo isso seriam meras desculpas. Efectivamente o SLB tinha de jogar um bocado mais, só isso. E digo um «bocado» apenas, porque sinceramente a equipa do Guimarães coitada. Achei bonito os elogios que antecederam a partida, porque ganharam 2 jogos consecutivos e estão em 6º, mas sinceramente, o Guimarães é uma equipa banal. O pior, é que ontem o SLB ainda conseguiu ser mais banal!!!

Concordo com a análise do Pedro. Ontem, atendendo a que viemos de 1 jogo na Rússia, atendendo às condições do terreno de Guimarães (não percebo porquê mas aparentemente pesado e com a relva grande) e pela ausência do Javi precisávamos de pulmão e de 1 jogo mais combativo a meio campo. Exigia-se mais um médio em detrimento de Rodrigo ou Cardozo.

E bolas paradas? Dasse, cantos, livres, mas o que foi aquela merda!!! Houve alguma que tivesse passado o 1º ou 2º defesa do Guimarães!!!


O tema, Gaitán, porque o tema Emerson acho que nem tem discussão, dada a óbvia falta de qualidade para ser jogador do SLB. (Ontem nem foi o pior jogo dele - Gaitán). Honestamente o Gaitán pode ser um óptimo "malabarista", fazer passes soberbos e golos extraordinários, dribles, pontapés de bicicleta, o diabo que o carregue... Mas quando não tem influência directa ou indirecta num lance de golo, é uma simples nódoa. Além do mais, esses toques de magia, são demasiados escassos para o que se diz que vale! Perde bolas tolas, entrega jogo ao adversário, e o pior, nunca ou raramente a recupera. Tudo isto porque prefere sempre o vistoso em prol do eficaz.

40M de € é muito acima do que ele vale. Só tenho receio é que nem consigam vendê-lo por metade! Falando de extremos, o Sálvio, era na minha óptica muito mais jogador. Menos artista, mas mais eficaz no passe e finalização, assim como muito mais solidário na hora de defender.

Matic. Está obviamente a léguas do enorme Javi. Acho que não era necessário o espanhol lesionar-se para se perceber isso! Pode ajudar e nem se notar nos jogos em que entra a 10min do fim para dar consistência defensiva e altura, de resto, esqueçamos...

Se quanto a Gaitan até tínhamos solução, apesar desta praticamente não ter jogado, por lesão e mais recentemente por ter sido emprestado, relativamente a Javi ela não existe sequer a 50%. Mas o pior é mesmo ao nível do defesa esquerdo. E por muitos erros menores que o JJ e a direcção possam cometer, sem se notar muito no final, parece-me que este da falta do defesa esquerdo, é sem dúvida (até ao momento) o mais crasso da época 2011/12.

Telmo disse...

É impressionante como em tantos lances de bola parada, não houvesse uma única vez em que a bola fosse para um jogador do Benfica, ou conseguisse ser cabeceada por um jogador do Benfica.

Tudo no jogo de ontem me fez lembrar a equipa desmotivada e de braços caídos da época passada. Uma derrota de merda na Rússia e vão-se abaixo desta maneira????

Pedro disse...

Não acho que a equipa se tenha ido a baixo, que não tenha revelado atitude ou garra. Acho que foi apenas uma questão táctica. Foi um erro táctico que o adversário aproveitou para nos manietar.

joão carlos disse...

Mário Lopes concordo contigo mas a diferença é que o Gaitan custou 8,5 e o Salvio custava 13,5.
Concordando com analise que fazes sobre as características do Gaitan mas não deixo de notar que aquilo que dizes era o que se dizia ipsis verbis do Di Maria.

RockDaLinha disse...

Miserável exibição do Benfica. Uma equipa que quer ser campeã não pode fazer um jogo destes. O único que se safou foi o Luisão. O resto meteu nojo.
Que jogo foi aquele do Nolito?
O Cardozo tocou na bola? Jogou?
O Gaitan só corre com a bola nos pés, o Rodrigo não conseguiu fazer uma jogada, UMA. O Aimar não acertava um passe, o maxi depois da segunda parte miserável, ontem para mim não jogava. Witsel no Banco???? Porque JJ??? Ontem era de meter só o Cardozo ou o Rodrigo, não há que inventar.
O JJ andou a semana toda a falar do jogo, que era difícil e não sei mais o que... ou seja, passou uma imagem aos jogadores, que parece que estes se borraram todos.
O Matic é um calhau com olhos, no golo deveria ter feito muito mais.
Outra coisa que me deixa fodido são os cantos, uma VERGONHA, como é possível que em 12 cantos, 11 não conseguem levantar a bola??!! O treinador não vê isto?????
Sinceramente acho que o Benfica vai tremer, se perdemos contra os corruptos em casa, vamos de vela e bye bye campeonato.

Eu acredito, mas com esta atitude não vamos lá.

Unknown disse...

Desculpem lá, mas não meto o Matic nas contas do "jogar com 10 ou jogar com 9"...
Antes de mais porque não me parece que ele seja assim tão tosco, e já deu mostras disso. No caso concreto de Guimarães, parece-me que o que faltou realmente foi um outro médio... o Witsel ou o Bruno César. E mesmo que essa não fosse a ideia inicial do treinador, a obrigação dele era reforçar o meio-campo, ao ver o estado do relvado, assim que chegou ao estádio. Depois porque, claramente, o Rodrigo passou ao lado do jogo - estaria mesmo em condições??? Era assim tão necessário que alinhasse de inicio? Não me parece.

Quanto ao Gaitan, concordo que com ele a equipa só está completa no ataque. A defender é menos 1.

Emerson... enfim... acho que quando disseram que neste momento o Cesar Peixoto seria provavelmente titular, acabaram com a pouca confiança que o rapaz ainda tinha. Estamos na presença do novo "patinho-feio" da Luz. Que venha depressa o 5º amarelo para o Espanhol CAMPEAO DO MUNDO ter uma oportunidade.

Relativamente às contas do campeonato. Continuamos em 1º e temos os próximos 2 jogos para reforçar essa posição. Eu acredito!

Alguém vai a Coimbra ver o jogo?

Anónimo disse...

Epá eu a pensar que o rodrigo tinha uma lesão gravíssima após a entrada assassina do monstro bruno alves. Afinal tinha um "contusão ligeira" na anca e 5 dias depois já jogou.

O anderson saltou muito no fim do jogo, mas ficou 3 meses de fora.

RockDaLinha disse...

gostava de ir a coimbra, mas ir sozinho sai caro :s

Pedro disse...

O Deco e o Falcao tb ficaram bastante tempo fora...é um hábito no clube corrupto...

Helder disse...

Pedro, o que tu foste falar......não vês que é tudo mentira!!

loooooooooooooool