blog

quarta-feira, outubro 09, 2013

Influência Arbitral

Recentemente a blogoesfera foi premiada com a aparição de um novo blog de seu nome Influência Arbitral onde são analisadas com um pormenor fabuloso as decisões arbitrais com influência directa nos resultados dos clubes.

Quando os benfiquistas falam em árbitros que odeiam, os nomes que vêm à cabeça são sempre Pedro Proença, Jorge Sousa, Olegário e Xistra. Qualquer benfiquista fica logo de pé atrás quando sabe que um destes vai apitar o jogo do Glorioso.

Tomei a liberdade de fazer um quadro resumo do impacto da percentagem de pontos ganhos por SL Benfica, Porto, Braga e Sporting com determinados árbitros nos últimos 5 anos (150 jogos no total):

Nos últimos 5 anos o Benfica tem 76,4% de pontos ganhos em relação ao total de pontos em disputa. A realidade demonstra que os benfiquistas têm razão quando se queixam daqueles árbitros acima citados.  Com Pedro Proença o Benfica apenas conquistou 39% dos pontos em disputa, com Jorge Sousa 54%, com Xistra 58% e com o Olegário uns fabulosos 28%. Com 76,4% de pontos ganhos no plano global é estranho que com certos árbitros a % de pontos conquistados pelo SLB seja inferior a 40%. 
Obviamente que a quantidade de jogos que cada árbitro apita de cada clube tem relevância e poderia ter alguma ponderação nesta análise mas, por exemplo, Pedro Proença tem 11 jogos do SLB apitados, Jorge Sousa tem 13, Olegário tem 6 e Xistra tem 8. 
Bruno Esteve aparece como o árbitro com quem o Benfica tem 100% dos pontos conquistados. Por curiosidade fui ver quais os jogos em questão (a informação casa/fora não estava disponível):

SL Benfica - Rio Ave: 2-1
SL Benfica - Rio Ave: 1-0
SL Benfica - Nacional: 3-0
SL Benfica - Paços Ferreira: 1-0
SL Benfica - Paços Ferreira: 4-1
SL Benfica - Paços Ferreira: 2-0

Outra curiosidade interessante diz respeito ao Sporting. Sempre que o Bruno Paixão é nomeado para um jogo deles assistimos sempre a um enorme e habitual choradinho. Em todas as conversas que tenho com sportinguistas todos se queixam de Bruno Paixão. Nunca constatei motivos para tantos lamentos. A realidade diz que é com Bruno Paixão que o Sporting conseguiu a maior percentagem de pontos conquistados nestes últimos 5 anos (9 jogos apitados por Paixão), bem acima da sua percentagem global. Percebe-se bem, igualmente, o porquê dos portistas não gostarem do Bruno Paixão, é, provavelmente, o único árbitro que não estará no bolso de Pinto da Costa. Curiosamente só apitou 3 jogos dos azuis nestes 5 anos. 

Aconselho todos a consultarem este extraordinário Blog que tem informação factual que indica bem a influência que os árbitros têm na classificação final dos clubes. 

Os meus sinceros parabéns ao autor e um muito obrigado.


17 comentários:

Anónimo disse...

Só é pena este tipo de blogs penderem sempre obrigatoriamente para um lado. E como não podia deixar de ser, face ao tipo de pessoas que se queixam das arbitragens nos últimos anos, a preferência clubística do autor é facilmente identificável.

Ao fim de 30 segundos de leitura, percebe-se que são omitidos vários erros de arbitragem, dos quais deixo alguns exemplos:

- No FC Porto - Gil Vicente, Varela sofre penalti e o árbitro transforma o penalti em simulação e mostra amarelo ao Varela.
- No Paços-FCP, 10 minutos antes do golo do Jackson, Lucho é empurrado dentro da área e é impedido de rematar.
- No Estoril-FCP o segundo golo do estoril é em claro fora de jogo, ao contrário do que dizem os benfiquistas.
- No benfica-paços o primeiro golo nasce de um corte com o braço por parte do Siqueira.

Portanto, não passa de mais uma ferramente para juntar à grande máquina de propaganda onde se incluem todos os jornais de lisboa, tvi, sic e mais alguns meios de comunicação.

E depois, para cúmulo dos cúmulos, o benfica emite comunicados a queixar-se da imparcialidade dos jornais.

Quando quiserem uma análise criteriosa sobre casos de arbitragem, procurem juntar elementos de todos os clubes que analisam. Isso sim teria algum valor.

Já agora, não deixa de ser engraçado falarem do bruno paixão, o árbitro que numa noite em campo maior garantiu uma carreira na elite da arbitragem, sem nunca ter percebido um corno de futebol.

Valderrama disse...

Conclusão muito rápida: com o melhor árbitro do mundo o benfica ganha 39% dos jogos.

Aliás, quanto maior for a classificação do árbitro, menos pontos ganha o benfica.

Bruno Paixão, sem surpresas, é aquele que mais pontos rouba ao fcp. Basta ver que nos últimos 107 jogos de campeonato, o fcp perdeu um. Quem foi o árbitro?

Pedro disse...

Anónimo, convêm que saibas ler antes de qqr coisa. A noite em Campo Maior, a única em que Jardel não teve via verde dentro da área. Curioso.

Valderrama, é exactamente isso. E assim se percebe como se chega a numero um do mundo. Perfeito ser um adepto do clube corrupto a admitir isso.

Frank disse...

Existe um outro factor adicional de ponderação aqui não referido: que tipo de jogos se tratam. Concretizando, nos jogos entre os 4 grandes (admitamos o conceito para economia de palavras) uma percentagem de 50 % dos pontos conquistados não é má. Só assim se explica que com Proença o Porto se "fique" pelos 72%. Porque se descontares esses jogos, verás que com Proença o Porto tem um "aproveitamento" perto dos 100%. Já no que diz respeito ao Benfica é quase impossível ganhar com Proença e na realidade penso que não ganha há anos. Em matéria de jogos "grandes", ganhamos APENAS UMA VEZ e ao mais pequeno deles, o Braga, na Luz. De resto temos 4 empates e 4 derrotas (3 contra o Porto e 1 contra o Sporting)! Nesses mesmos jogos temos 4 expulsões e 4 penalties contra. Mas apenas uma expulsão a favor e nenhum penalty. Eu já escrevi sobre este assunto há muito tempo e já percebi que não vale a pena. Só nos chateamos e os batoteiros desta vida ainda se riem por cima.

Benfiquista no Norte disse...


Que é assim, já eu sei há uns 25 anos. Quem vive nos arredores do Porto conhece as histórias e demandas dessa trupe que gere o FCP.

Agora o que realmente estranho é como isso não se transforma no catalisador, no motor que puxa pela motivação da equipa e dos dirigentes do SLB.

Às vezes penso como gostaria Mourinho de ter um inimigo destes para unir com uma enorme força toda uma massa humana de milhões de pessoas contra o status quo e os principais adversários em campo.

Em vez disso, vejo as nossas equipas a entrarem apáticas em campo, derrotadas à partida, à espera para se porem a jeito do "erro" do árbitro e uma mole de dirigentes, ex-dirigentes, jogadores e ex-jogadores a puxarem cada um a brasa à sua sardinha em cada intervenção publica que fazem.

De tal modo que já me convenci que de facto os árbitros não são a base do nosso insucesso. Longe disso.

Nuno Dias disse...

Quando alguém tem a coragem de vir dizer que o segundo golo do Estoril é fora de jogo nem vale a pena discutir.

Relativamente ao blog, já conhecia e considero que tem informação bastante relevante.

Anónimo disse...

Nuno Dias lá por veres o mangala a tentar um corte e depois desaparecer completamente, já consegues provar que ele estava exatamente entre a linha de fundo e o jogador do estoril, que estava a 20 centimetros dela.
Desculpa desiludir-te mas felizmente em portugal nem toda a gente come palha.

eagle01 disse...

Os adeptos do FCP têm uma memória selectiva e só contabilizam os lances que lhes dá jeito... O FCP empatou 0-0 em Barcelos e há um enalty para cada lado, sendo que o Tribunal do JOGO não é unanime sobre a sua marcação.

No ultimo jogo com o Estoril seria estúpido sim, não considerar a expulsão perdoada ao Otamendi aos 11 mn.

O árbitro foi o mesmo que há 2 anos, no FCP3 - Gil Vicente 1, marcou 1 penalty contra o FCP com 5 mn, mas esqueceu de expulsar o .. Otamendi que rasteirou por trás com o avançado na cara do guarda redes. Portanto é um truque habitual nesse árbitro...

É engraçado ver adeptos do FCP tentarem arranjar um fora de jogo no Estoril, os mesmos que não acharam nada de mais o fora de jogo de 3 metros que deu o golo do Belenenses ao Benfica.

Ou os golos do Hulk na Luz para a Taça, quase 2 metros em fora de jogo (quando fazem o 0-2 e empatam a eliminatória), ou o de Otamendi quase 2 metros em fora de jogo, há 2 anos, arbitrado por Proença.. as percentagens não enganam e são fáceis de explicar...

Este trabalho tem um erro. O Benfica tem 100% com Bruno Esteves mas em TODOS os jogos que arbitrou o Benfica são vários os casos de penaltys por assinalar a favor do Benfica, e ao inverso pelo contrário assinala rápido. E contudo ganhamos, com mais ou menos facilidade.. mas isso não dura sempre... Nesse jogo Paços 0 - Benfica 1, está errado. Foi Paços 1 - Benfica 2 e mais 1 penalty gamado sobre Bruno César e outro (mais dificil de ver) sobre Nélson Oliveira.

De qualquer modo este quadro é uma bofetada nos entendidos sobre tácticas e 11s base...

Jorge Borges disse...

Pedro Proença e Olegário detêm talvez as decisões mais escandalosas do futebol luso dos últimos anos. E o que é que acontece? são nomeados para a fase da apuramento para mundial, o que só prova que devemos torcer o nariz aos "erros" deles. Se fora de portas têm actuações a maioria das vezes meritórias e têm erros escabrosos cá dentro algo se passa. Mas ao mesmo tempo não podemos esperar nada porque as idas ao estrangeiro fazem-se em função da classificações internas. O "merito" pelo "bom trabalho" é recompensado nas classificações dos árbitros.
O tempo das viagens (erro da agência, leia-se) e dos quinhentinhos já passou. A coisa hoje é mais refinada.

Já o disse noutros sítios e reafirmo, o Pedro proença é o maior "erro de casting" dos últimos anos. É um árbitro mau, diria mesmo muito mau. No entanto, os portistas apenas e só os portistas defendn-no com unhas e garras, mesmo sendo ele um "mouro" fervoroso. Porque será?

Acrescento ainda que Bruno Paixão (de quem o Porto tem amplas razões de queixa, e sobre quem nãos e cala) é tão mau árbitro como o Pedro Proença.
Se houvesse bom senso na arbitragem, devido aos antecedemtes, por exemplo, o Duarte Gomes nunca deveria apitar o Sporting.
Já agora, o Olegário nunca deveria apitar. Ponto!

Pedro disse...

É pá...desde o 2-2 na Luz (ano do Jardel) que os lagartos têm uma dívida eterna com o Duarte Gomes.
:)

Influência Arbitral disse...

É com muito agrado que constatamos que a informação estatística recolhida destas últimas épocas foi devidamente apreciada.

Realmente esses dados recolhidos deveriam merecer inúmeros comentários dos verdadeiros adeptos de futebol.

Todos nós, adeptos, reconhecemos que as decisões arbitrais são muito importantes no desempenho das equipas e é nosso dever contribuir para que não exista uma tendência arbitral clara, ajudando que a arbitragem seja um elemento neutro no jogo, como sempre deve ser.

Anónimo disse...

http://www.ojogo.pt/Modalidades/Basquetebol/interior.aspx?content_id=3474479

Pensava que os maus eram só os do norte. Gentinha de merda. Mas aposto que desta vez a culpa foi do marçal

Pedro disse...

O Marçal levou uns apertos?
Boa...que sirva de lição a outros badamecos que andam naquele clube corrupto. Percebam que enquanto lá estão não precisam de ser animais até pq, como se prova, nem sempre ficam lá o resto da carreira e nem ficam com a "protecção" vitalícia.



Anónimo disse...

Pedro esse teu último comentário mostra bem o teu caracter e a mentalidade pequenina da generalidade dos benfiquistas.
Passam a vida armados em moralistas e santinhos, mas um jogador de basquet é agredido por um adepto e dizes "boa"?

De facto existem adeptos de merda no porto, com os quais nunca me identifiquei. Mas tu, e muitos como tu, identificam-se e apoiam estas atitudes. Como eu disse... gentinha de merda.

Pedro disse...

Mostra-me os teus comentários indignados com as atitudes do Marçal nos jogos contra o SLB e continuarás a ter tempo de antena.

Não perco o sono por causa de uma sopa.

Nuno Dias disse...

Anónimo,
Antes de mais, desculpa a resposta tardia.

Segundo, tal como eu não posso precisar, tu também não podes dizer que foi um "claro fora de jogo", pelas razões que tu próprio apresentas (provavelmente no meu comentário depreciativo faltou a palavra "claro"), ou se calhar, se não aparece no ecrã, é porque não conta? É uma regra nova?

Em relação aos hábitos alimentares... tu comes o que quiseres.

JF disse...

A tua credibilidade acabou no momento em que dizes que o golo do Arouca é em fora de jogo claro, quando nem dá para ver nas imagens a posição do mangala! Lol