blog

quinta-feira, novembro 02, 2006

Eles são fantásticos

Antes de falar do jogo de ontem tenho que deixar umas palavras sobre os adeptos do Celtic. Participar em competições como a Liga dos Campeões dá-nos a oportunidade de conhecer e conviver com adeptos de outros clubes, e nós, benfiquistas, tivemos o privilégio de nestes dois anos, conviver com os melhores adeptos do mundo: primeiro os fabulosos adeptos do Liverpool e este ano com o fantásticos adeptos do Celtic. Sinceramente em nada deve ser alheio ofacto do hino de ambos os clubes ser o mítico You'll Never Walk Alone. Os escoceses do Celtic são algo fora do normal. O espírito que eles têm é único no mundo. Receber estes adeptos é uma lufada de ar fresco para quem está obrigado a receber a porcaria que abunda em Portugal. Estes adeptos do Celtic são a prova que é possível existirem adeptos de verde e branco civilizados, apaixonados pelo seu clube, sendo movidos por amor e não por ódio. Pode ser que um dia que em Portugal deixe se serem apenas os benfiquistas a encherem de paixão as bancadas desses estádios e que os habituais e já gastos anti benfiquistas se tornem verdadeiros adeptos dos seus clubes. Os escoceses foram fantásticos. Nas roulotes antes do jogo o convivio era algo que será dificil transcrever para texto. Uma festa. Quantos abraços e cumprimentos eu dei a escoceses do nada, sem qualquer razão aparente a não ser pura alegria de estar ali, para um jogo de futebol, a confraternizar com os adeptos adversários. Canticos nossos, canticos deles, festa, cerveja, muita cerveja e nenhum problema. O Celtic ganhou mais um adepto.

Sobre o jogo propriamente dito o Benfica conseguiu uma vitória fácil.
O futebol tem destas coisas, muitas vezes ataca-se muito, remata-se muito, grandes oportunidades de golo e não se consegue marcar um golo, ontem, em dois golpes de sorte o Benfica chega ao 2-0 e assegura a vitória tão desejada na Liga dos Campeões.
Mais uma vez acho que o Benfica tácticamente é uma confusão, não consigo perceber o porquê de Simão fazer de 10 e Nuno Assis estar encostado à linha esquerda, não faria mais sentido ser o contrário? Não rende mais o Simão na esquerda e Assis no centro? Eu acho que sim.
O Benfica começou cedo a procurar o golo mas sentia dificuldades na troca de bola a meio campo sendo Nelson a alternativa ao fugir várias vezes pela direita, numa dessas fugidas centrou para o primeiro golo marcado pelo capitão escocês na própria baliza. O mais dificil estava feito e o jogo demonstrava que era perfeitamente possivel aumentar a vantagem. Uma das criticas que faço à equipa é o facto de por vezes, sentir-se que a equipa tinha medo de acreditar que era de facto fácil chegar á baliza do Celtic e marcar mais golos. O 2-0 surgiu num lançamento de Quim, que mais uma vez abusou de tais lançamentos sem proveito algum excepto este mesmo lance do segundo golo. O jogador escocês não consegue cortar a bola ficando à mercê de Nuno Gomes que tal como um Drogba a para de peito e coloca dentro da baliza. A vitória estava alcançada restava a dúvida de por quantos golos ela seria.
Estranhamente, ou talvez não, os ultimos 15 minutos da primeira parte foram horriveis com o Benfica a não conseguir sair com a bola jogável valendo a inépcia dos escoceses em practicar bom futebol.
A segunda parte trouxe, de novo, um Benfica mais seguro, mais controlador mas que revelava as mesmas dificuldades em trocar a bola a meio campo. Com o tempo e com os espaços que o Celtic dava ao atacar os lances de contra ataque surgiam uns atrás dos outros e as oportunidades de golo desperdiçadas increvelmente. Entrou Karyaka e numa jogada fantástica de futebol marca o terceiro golo igualando a pesada derrota de à 15 dias. Mais uma vez o russo entra e marca. Começa a ser talismã.
Num jogo perfeitamente controlado não se admite que o Benfica sofre o susto que sofreu, novamente, num lançamento lateral. A equipa precisa de estabilizar emocionalmente para evitar estas situações. Até ao fim uma oportunidade desperdiçada de Nuno Gomes e um pequeno susto com uma lesão de Simão felizmente sem repercussões.

Fernando Santos voltou a usar a tactica do losango colocando Simão a 10. Não gosto e acho que se desperdiça o nosso melhor jogador principalmente porque Nuno Assis rende muito bem no centro do terreno. Não consigo perceber esta ideia de Santos. Até porque com Rui Costa disponivel Simão irá para a esquerda novamente...Desta vez fez as 3 substituições nas quais apenas se pedia a entrada mais cedo de Mantorras.

Petit em clara baixa de forma em contrapartida com a notória subida de forma de Nelson, a caminho das exibições do ano passado.

Entretanto o Manchester United perdeu em Copenhaga o que até nos pode ajudar porque obriga o clube inglês a ganhar em Glasgow caso queira evitar surpresas de última hora. Evidente que isto só é bom para nós caso façamos a nossa função de ganhar em casa ao FC Copenhaga. Acontecendo isto os dinamarqueses receberão os escoceses na última jornada e têm em disputa o acesso à Uefa e por isso lutarão pela vitória contra os escoceses. Vamos ver o que dá a próxima jornada.

7 comentários:

João Bizarro disse...

Fantásticos os adeptos do Celtic. Ainda por cima com uma homenagem ao Feher.
Quanto ao jogo, foi uma vitória relativamente fácil o que só prova que podiamos ter mais pontos e gerir os 2 jogos que faltam. Assim temos que ir à procura dos pontos perdidos.

Nesta jornada gostei da "chumbadela" que o Chelsea deu ao Barça.
Depois do empate e com 3 min ainda pra jogar o treinador do Chelsea fez o que qualquer bom treinador faria: com uma substituição para fazer não exitou e entrou logo esse jogador que faltava.
Nas Antas (ou dragalho, ou o ca... que aquilo se chama) viu-se o que fez o nosso treinador nos 3 min de descontos e com um jogador ainda pra entrar...

Anónimo disse...

Grande Benfica, parece que a equipa a cada jogo que passa está mais confiante e as exibições cada vez são melhores, apenas estão a faltar alguns pormenores, e embora já veja Fernando Santos com outros olhos continuo a criticá-lo por eles:
- porque não fez uma 3ª substituição para queimar tempo no estádio dos corruptos?
- porque não dá oportunidades a Manu?
- para quando Diego em vez do Beto?
- porque ficou ontem acomodado aos 2-0 quando podia ter procurado ganhar por 4-0, pelo menos, para ficarmos com melhor goal-average?
- quando mete Petit no banco por uns tempos para refrescar as ideias?
- quando mete Mantorras a jogar mais tempo?
- quando é que dá mais oportunidades a Kikin e faz descansar um pouco o Nuno Gomes? (o Nuno joga sempre e quase sempre 90 minutos contra o Beira-Mar fazia bem descansar um pouco...)

Na minha opinião são pequenos pormenores destes que ainda estão a falhar ao treinador e que podem fazer toda a diferença para o sucesso desta época.

SAUDAÇÕES VERMELHAS!!!

T-Rex disse...

Um hino ao futebol, esta noite europeia.

Um abraço.

antitripa disse...

Estou contigo, soberbos. De lamentar a facada a um deles no bairro alto...

Pedro disse...

Esse incidente nada teve a ver com bola, penso eu.
Tal como outro q um amigo meu presenciou na Baixa. Os escoceses já bem bebidos metiam-se, na brincadeira, com toda a gente. E meteram-se com um gajo q estava lá a trabalhar a fazer um buraco. O gajo não gostou da brincadeira e foi atrás deles com a picareta em punho...e os escoceses fugiam e riam...
:)

Anónimo disse...

Bom post. Só discordo com o Petit. Jogou bem, pá!

RT disse...

Grande post, sim senhor. Já começava a pensar que eu era o único a não concordar com o losango e com o Simão ao meio e o Nuno Assis à esquerda...