Páginas

terça-feira, abril 29, 2008

Opção Eriksson


Com a notícia que Eriksson irá deixar o cargo de treinador do Manchester City os jornais cá da praça rapidamente colocaram-no na rota do Sport Lisboa e Benfica. As notícias destes pasquins valem o que valem mas é um tema que interessa a todos os benfiquistas e um nome bem conhecido de todos.
Sven Goran Eriksson nas duas vezes que esteve na Luz teve resultados positivos, é um senhor de futebol mundial, conhece e gosta do clube e percebe muito de futebol. Muitos benfiquistas suspiram pelo seu regresso e concerteza que ficam agradados com estas notícias. Eu não sei. Acho que Eriksson esteve tempo demais na Selecção Inglesa com resultados pouco satisfatórios e, agora, esta sua passagem pelo City, apesar de ter começado muito bem, está a acabar num patamar muito mediano. Temo que esteja desadaptado ao futebol moderno e ao futebol de clubes.
Será um receio infundado? Não sei. É um nome que por si só dará garantias de respeito no balneário disso tenho a certeza. Mas e o resto? Estará, actualmente, à altura do desafio Benfica?

Estupidez extrema

A facilidade com que se cria um blog permite a que qualquer um possa ter um cantinho seu na net. Há um palhaço muito particular que tem como razão de viver o ódio cego ao Benfica e é useiro em criar novelas obscuras sempre com o Benfica como interveniente principal. A última é que está em curso uma campanha para levar o Benfica ao segundo lugar do campeonato. Sim meus amigos vocês leram bem, o anormal em causa diz que está uma campanha em curso para levar o Benfica ao segundo lugar.

A campanha está tão bem orquestrada que se permite que o lagarto Lucílio roube dois penaltys ao Benfica e invente um para o Sporting e que a duas jornadas do fim o Glorioso esteja em quarto lugar dependente do que Sporting e Vitória possam fazer nas últimas jornadas. Digam lá que não é uma campanha muito bem feita?

Chega ao ponto de dizer que o castigo ao Belenenses pela questão Meyong é obra do Benfica para se prevenir da provável vitória do clube do Restelo na Luz e assim o Benfica segurar, pelo menos, o quarto lugar. Chegou a este ponto.

A crença com que ele diz estes disparates é simplesmente hilariante.

domingo, abril 27, 2008

SL Benfica - Belenenses : 2-0

Finalmente uma vitória e logo por goleada. Sim meus amigos, nos dias que correm, o Benfica ganhar por 2-0 é, para mim, uma goleada.

Os mais de 33 mil benfiquistas que se deslocaram ao Estádio da Luz assistiram a um bom jogo de futebol, disputado por duas equipas que procuraram a vitória num jogo aberto com oportunidades para ambas as equipas. O Benfica entrou bem, com ritmo elevado onde a presença de Nuno Assis muito contribuiu para isso. Assis dá qualidade técnica e transporte de bola à equipa e é uma pena que tenha sido tão pouco aproveitado esta época. Ele e Adu foram um grande desperdício esta época. A presença de Katsouranis também teve muita influência no jogo positivo que a equipa fez, o grego jogou muito bem. Não tem a dinâmica de Binya, não tem a raça de Petit mas tem uma qualidade posicional que lhe permite estar sempre no sítio certo. Quem vem subindo de qualidade exibicional é Edcarlos que rubricou mais um belo jogo e fez uma boa dupla com Luisão que esta noite fez o gostinho ao pé.

A equipa hoje funcionou como tal, os jogadores tiveram atitude e, apesar de, por vezes, as jogadas serem interrompidas por passes errados ou perdas de bola disparatadas a equipa jogou bem. O facto do Belenenses não se fechar na sua defesa também permitiu que o jogo do Benfica fosse fluido, com boas mudanças de flanco com Assis e Rodriguez sempre muito em jogo. Apesar de réplica do Belém o Benfica foi um justo vencedor. Muitas vezes critico mas hoje elogio, Quim segurou a vitória com um par de boas defesas, e mais uma vez o velhote Rui Costa faz os 90 minutos em bom nível, para época de fim de carreira não está na mal. Merecia sair com um troféu na mão.

É incompreensível a atitude dos benfiquistas para com Cardozo. Um jovem sul americano que joga pela primeira vez na Europa, sem férias, com muitas viagens para jogar pela sua Selecção, chega e marca mais de 20 golos na sua primeira época e mesmo assim não chega para convencer os benfiquistas. Foi vergonhoso que muitos ficaram chateados por o segundo golo ter sido um cardozaço. É que muitos refilaram ter sido Nuno Gomes a sair e não Cardozo, e logo de seguida Tacuara enfia a bomboca na baliza...tiveram que levar comigos pois claro!!!!

Num jogo perfeitamente tranquilo e sem casos de relevo nada fazia esperar um sururu que culmina numa chapada de Hugo Alcântara a Katsouranis mesmo nas barbas do árbitro, expulsão mais que justa. Nada a dizer do árbitro. Já do fiscal de linha que acompanhou o ataque do Belém na primeira tenho dois reparos a fazer: um corte limpo de Léo transformado em falta perigosa e um lance de claro fora de jogo que culminou numa jogada muito perigosa que felizmente Quim defendeu....

Conquistámos os três pontos e agora resta esperar se ganhamos mais qualquer coisa noutro campo. Um fim de época digno é a única coisa a que os benfiquistas podem aspirar. E desejar que Rui Costa não se lesione para que possa ter uma despedida condigna na sua casa, no Estádio da Luz, na última jornada do campeonato, despedindo-se de uma carreira brilhante.

quinta-feira, abril 24, 2008

Alternativas

Muitos que apoiam a continuidade de Luis Filipe Vieira apontam como principal entrave a eleições antecipadas a falta de alternativa credível a Vieira, desprezando nomes como Jaime Antunes e Guerra Madaleno considerando-os incapazes de comandar os destinos do Sport Lisboa e Benfica. São uns paraquedistas quando comparados com Vieira e o seu trabalho e credibilidade.

Acho isto completamente desprovido de sentido. Que credibilidade tinha Luis Filipe Vieira antes de chegar ao Benfica? Que provas dadas tinha dado para merecer ser Presidente da maior instituição do país?

Uma pergunta muito simples: Se há 8 anos atrás vos dissessem que o então Presidente do Alverca seria candidato às eleições do Benfica o que vocês diriam? Aposto que diriam o mesmo que dizem hoje de um Guerra Madaleno...E, porém, hoje defendem Vieira e o seu trabalho.

No Benfica sempre existiram alternativas e elas irão continuar a existir. fazer passar a mensagem que mais ninguem para além de Vieira pode pegar no Benfica é, simplesmente, ridículo. A fasquia está longe de estar assim tão elevada como vocês pensam....

PS: Dava-me um especial gozo se Vieira ignorasse por completo o castigo da Liga. O que podiam fazer?

terça-feira, abril 22, 2008

Soltas #58

- Não sou especialista em Direito por isso alguem me pode explicar se dar informações à Liga transforma as mesmas em segredo de justiça? Mais uma vez Luis Filipe Vieira fala, fala mas não diz absolutamente nada. Ou melhor, até diz....diz que "ninguem morre se não formos à champions".

- Não me lembro se deixei escrito algures na blogoesfera mas sei que comentei com amigos, era uma questão de dias até que Vale e Azevedo voltasse às primeiras páginas depois do descalabro que foi o jogo contra a Briosa . A táctica é sempre a mesma...

- Como é possível que alguem como Manuel Damásio, responsável máximo pelo estado deplorável a que o Benfica chegou, um homem que destruiu uma equipa campeã, que andou de braço dado com o corrupto mor, que deixou o clube de rastos totalmente amarrado pelos tentáculos do polvo, ainda tenha a lata de vir dar bitaites sobre a situação do clube? E ainda por cima com a distinta lata de opinar sobre mudanças no formato da SAD do Benfica quje ele próprio criticou quando foi proposto por Vale e Azevedo. É a pouca vergonha que reina no universo benfiquista....

- Falando em pouca vergonha...como é possível Jorge Ribeiro, depois das atitudes bem recentes que teve, ser contratado pelo Benfica? Como a Leonor Pinhão diz, o Benfica não se dá ao respeito. Ruben Amorim também foi contratado. Menos mau. Gostava de perceber porque é que certas alminhas insinuam não sei o que por esta contratação e nada dizem sobre os andrades terem contratado o Rolando ao mesmo clube? É o dizer mal por dizer...

- A resignação benfiquista à derrota no Dragão é impressionante. Nem no tempo de Artur Jorge assistiu-se a algo deste calibre. Estamos a 24 pontos do líder, temos menos de 50% de vitórias, o pior registo de sempre do Benfica desde que existe campeonato nacional. Depois da pior classificação de sempre Vieira prepara-se para dar outro fantástico recorde ao clube...mas está tudo bem porque ele deu credibilidade ao Benfica...

- Incomoda-me bastante ver Chalana a ser atacado por benfiquistas. Chalana é um benfiquista dos sete costados, não vira a cara à luta e, ao contrário de muitos, dá a cara em defesa do grupo. Desde que assumiu a missão de treinador do Glorioso nunca proferiu uma palavra negativa para o grupo de trabalho, adeptos ou quem quer que fosse do clube. Sempre um discurso positivo. Tem as suas limitações que eram conhecidas por todos. Atirar à cara do pequeno genial essas limitações quando as coisas correm mal é profundamente ingrato.

- Não percebi nada do que aconteceu no Andebol. Mais um treinador que tem sucesso no Benfica e o prémio é ir embora. Não percebo. Alguem explique.

- Questão Adu. Começam a ser demasiadas opniões idênticas sobre o motivo pelo qual o jovem americano não tem jogado pelo Benfica. Custa-me a acreditar que Adu não jogue por questões financeiras porque é demasiado estupido até para Vieira. Quer dizer contrata-se um jogador e depois, porque ele é realmente bom, não se pôe a jogar??? Isto é tão estúpido que não pode ser verdade. Mas o que é verdade é que ele não tem jogado e tem feito muita falta.

- "Avram Grant longe da Luz" - É a gozação total. Que raio de noticia é esta?!?! E porque parar aí? Amanhã podem pôr "Benfica nega Wenger" ou "Fergunson preenche os requesitos de Vieira" ou ainda "Cappelo nunca esteve nos planos do Benfica". O céu é o limite caros jornalistas...

domingo, abril 20, 2008

FC Porto - SL Benfica: 2-0

Podia ter sido pior esta nossa passagem pelo Dragão tal a diferença de atitude e moral das duas equipas.

Por largos momentos pensei que o 1-0 iria manter-se até ao fim o que me permitiu ter aquela esperança típica de benfiquista em que num lance de sorte, numa bola perdida, conseguíssimos empatar o jogo. Mas tal não aconteceu e bastou aos andrades acelerar um pouco que o segundo golo facilmente apareceu outra vez por Lisandro Lopez.

Foi essa diferença de atitude que permitiu ao Porto mandar sempre no jogo e ser um justo vencedor. É raro isso acontecer mas aconteceu, a patética arbitragem de Bruno Paixão não teve influência no resultado, a vitória dos andrades resultou de uma atitude cheia de garra, de vontade de vencer coisa que não existiu do nosso lado. Quando fomos para o intervalo quis sonhar com uma conversa de balneário que puxasse o brio dos jogadores ao de cima, que nos fizesse ter uma segunda parte digna do emblema que está naquela camisola. Infelizmente nada disso aconteceu e fomos aquilo que temos sido esta época, uma equipa apática, sem alegria, sem vontade. Completamente à mercê de um adversário que bastava correr mais um pouco e chegav aà nossa baliza com perigo.

Que positivo há a tirar deste jogo? A garra de Rodriguez que voltou a ser um oásis de raça no deserto de apatia da equipa do Benfica, a frescura fisica de Binya no meio campo e, claro, o sorriso que me dá sentir a alegria dos andrades sempre que cantam ofensas ao Glorioso. Nenhum cantico pró-porto conseguiu contagiar o público como os habituais canticos anti-SLB. Também gostei de sentir a raiva de Léo e a tristeza de Rui Costa de não conseguirem que as coisas corram bem. Mas não chega. Quero muito mais daqueles que envergam aquela camisola gloriosa, muito mais mesmo. Quero ver um Di Maria a conseguir dar seguimento à fantástica qualidade técnica que tem, quero ver um Nuno Gomes lutar até à exaustão contra os defesas adversários, quero ver um Nélson a deixar de fazer disparates e voltar a aprender a centrar, quero ver um Luisão ciente da responsabilidade que tem, quero ver um Quim a fazer defesas impossíveis, quero ver um Katsouranis a voltar a ter alegria em jogar, quero ver um Maxi a conseguir jogar futebol. Quero ver na cara dos jogadores o mesmo que eu sinto ao ver o Benfica neste estado.

Como disse acima a arbitragem de Bruno Paixão não teve influência no resultado mas nem por isso deixou de ser uma exibição patética. Foi uma arbitragem á Bruno Paixão, quando vi o Binya a querer marcar o lançamento lateral já sabia que o árbitro ía anular o lance, era demasiado óbvio, tal como era óbvio que iria ser expulso. Não me lembro de nenhum "roubo" de bola do Benfica que não tivesse sido considerado falta. Enfim...tipíco de Bruno Paixão. Achei interessante o facto de as duas faltas assinaladas ao Benfica por mão de Di Maria e Léo não terem tido qualquer controvérsia por parte dos comentadores quando que as mesmas faltas são assinaladas a favor do Benfica é sempre motivo de grande debate e discussão. As faltas foram bem assinaladas.

Não há muito mas a dizer sobre um jogo destes. A derrota era esperada pela larga maioria dos adeptos benfiquistas e isso diz tudo da moral com que se encarou este jogo. Faltam três jogos para acabar este sofrimento. Não tenho qualquer ilusão na ida à champions, tenho sérias dúvidas que a equipa vença um jogo até ao final do campeonato por isso, vou-me encostar, e esperar que os jogadores me mostrem que estou enganado.

Não vi uma única imagem de Luis Filipe Vieira no Estádio. Alguem viu? Se sim, menos mal. 150 resistentes estiveram presentes, terão recebido algum agradecimento por parte daqueles que envergam o manto sagrado? Se sim, óptimo. Se não é apenas mais uma para juntar à lista....

Antes de acabar quero fazer referência a uma outra coisa: o péssimo aproveitamento do plantel do Benfica. Mais uma vez se desperdiça valores que temos no plantel que poderiam ter dado soluções e frescura física à equipa nesta fase final, jogadores como Nuno Assis e Adu tinham que ter tido mais minutos. Não faz sentido um jogador com 36 anos em final de carreira fazer constantemente 90 minutos durante uma época inteira dando uma valente chapada em qeum dizia que estava velho e roto, tinhamos qualidade para se ter feito uma melhor rotatividade. Mais uma vez não o foi feito sendo que desta vez muitas dúvidas se levantam sobre os porquês.

Enfim...uma época para esquecer onde urge revelar quem será o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica para se começar a arrumar a casa .

sexta-feira, abril 18, 2008

Eleições antecipadas: Sim ou não?

Sempre que um clube de futebol apresenta um momento tão conturbado como o Sport Lisboa e Benfica apresenta actualmente a contestação sobe de tom e o cenário de eleições antecipadas inevitavelmente é posto em cima da mesa para discussão. Uma grande parte dos benfiquistas pede eleições antecipadas enquanto que outros, cada vez menos é certo, querem que a Direcção cumpra o seu mandato. Qual é a melhor solução para o Benfica?

O cenário das eleições antecipadas tem um fortíssimo argumento do seu lado: tranquilidade. Neste momento Vieira não tem margem de manobra, a pressão para a próxima época será imensa e ao primeiro erro, ao primeiro falhanço a contestação assumirá proporções gigantescas. Vieira encontra-se na mesma posição que Fernando Santos estava quando acabou a época passada, era perfeitamente previsível que ao primeiro falhanço acontecesse o que aconteceu ao engenheiro. Com eleições antecipadas Vieira, caso se candidata-se novamente, iria por à prova a confiança que os benfiquistas têm em si e no seu projecto e, caso saísse vencedor, teria novamente restabelecida a base de apoio para poder comandar os destinos do Glorioso. Caso perdesse era porque os benfiquistas assim o queriam e tinham decidido que tinha chegado ao fim o ciclo Vieira e era hora de termos novas caras e novos projectos no Benfica. Qualquer uma das hipóteses traria, numa primeira e importante fase, tranquilidade ao clube e massa associativa.

Mas eleições antecipadas iria obrigar que o planeamento da próxima época começasse tarde e isso poderia ter custos desportivos muito elevados. Facilmente se percebe que uma coisa é negociar como Presidente outra coisa é negociar como candidato. E é aqui que a porca torce o rabo. Se por um lado desejo o fim do ciclo Vieira rapidamente por outro não quero desperdiçar mais uma pré-época com consequências graves para o futuro desportivo do clube. Pode-se argumentar que é preferível abdicar da próxima época para criar estruturas sólidas para as épocas seguintes. É um argumento aceitável.

A primeira resposta à pergunta do post tem que ser dada por Vieira imediatamente. Ou seja Vieira, como Presidente do Sport Lisboa e Benfica, tem que explicar, sem rodeios, o que pretende para o futuro do Benfica, quais os planos, qual a estrutura directiva e desportiva para a próxima época, qual o treinador, quais os objectivos. É preciso pôr preto no branco quais os planos que Vieira tem para os benfiquistas decidirem se vale a pena ou não dar mais uma hipótese ao actual presidente. Os benfiquistas precisam de saber que está tudo a ser feito para que os mesmos erros não se repetirão mas precisam de saber nomes, precisam de saber quem irá ocupar os papeis principais na próxima época desportiva do clube. Discurso vazio e demagogo já se esgotou à muito, agora queremos nomes, queremos acção, queremos mudanças reais e visíveis.

Eleições antecipadas: Sim ou não? Depende de Luis Filipe Vieira.

quarta-feira, abril 16, 2008

Sporting - Benfica: 5-3

Incompreensível. Simplesmente incompreensível...

Depois de uma primeira parte fantástica onde controlámos o jogo e fomos claramente superiores tendo chegado cedo a uma vantagem confortável de 2 golos como é que se explica o que aconteceu na segunda parte? Como é que se explica que o Benfica tenha entrado nervoso na segunda parte perdendo bolas atrás de bolas e a não conseguir jogar pelo chão?

O que terá acontecido ao intervalo?

É deplorável...os benfiquistas que disseram presente em Alvalade não mereciam uma coisa destas. É triste demais o que aconteceu hoje. Depois de se estar a ganhar, depois de se fazer uma exibição categórica na primeira parte as primas-donas que hoje envergaram o manto sagrado acharam que já estava no papo? Não consigo compreender, não aceito aquela postura da equipa na segunda parte. Será que o prémio que o Vieira prometeu só valia para a primeira parte?!?!?

E porque raio saíu Di Maria que estava a partir a defesa toda do Sporting? Que substituição foi aquela que a equipa ficou às aranhas sem saber como se colocar em campo?

É muito triste ver o Benfica neste estado, é uma repetição dos piores tempos de Artur Jorge. Já chega, já chega desta palhaçada, já chega desta mediocridade. Não consigo aceitar isto...Prefiro a humilhação de levar 3 ou 4 secos do que um resultado destes. Estar a ganhar 2-0 e acabar por perder o jogo não é digno de um clube como o Sport Lisboa e Benfica. Hoje o Benfica foi enxovalhado e não foi pelo adversário. Desperdiçar desta forma a unica oportunidade que nos restava de ter uma alegria esta época...depois de estar a ganhar tranquilamente por 0-2? Não posso aceitar e não estou a conseguir digerir tal situação...Hoje vai ser uma noite de muito mau dormir...

Inacreditável como apesar do descalabro ainda conseguimos empatar o jogo a 3 bolas para depois, num disparate pegado de alguem que faz um miserável passe a meio campo para os pés de um verde qualquer e depois ninguem sai ao Djaló....Não dá para compreender este Benfica, não dá para compreender o que se passou na segunda parte.

Jorge Sousa foi igual a si proprio, não viu um penalty sobre Di Maria, não viu um penalty sobre Luisão, não viu uma falta de Tonel sobre Nuno Gomes em cima da linha da área mas conseguiu descortinar e mostrar uma série de amarelos aos jogadores do Benfica em faltinhas, algumas inexistentes, a meio campo. Tudo normal neste boi do apito.

Uma época para esquecer e ainda não acabou. O aperto que tenho no coração faz-me querer dizer muita coisa mais mas é melhor ficar por aqui...

A frase do ano #1

Manuel Sousa: «Gondomar jogava à Porto»

Nota da minha parte: Quem diz a verdade não merece castigo!

Jogar uma época

Ainda não estou refeito do descalabro de sexta feira e hoje à noite irei ver o Benfica jogar outra vez, com a agravante de ser um jogo decisivo, um jogo do mata-mata, onde se jogará a salvação de uma época que está a ser demasiado má mesmo para o mais negativista dos benfiquistas.

Não sei o que esperar do Benfica no jogo de logo à noite: O Benfica arrasador do Bessa ou o Benfica enxovalhado de sexta feira? Esta esquizofrenia do Glorioso impede que os níveis de confiança sejam os normais para estes embates, para estas decisões. Sim é verdade que somos melhores, temos melhores jogadores, melhor equipa, estarão para cima de 10 mil indefectíveis em Alvalade, é tudo verdade mas nem que fosse contra o Carcavelinhos, a ansiedade e nervosismo estão a consumir-me. A razão é simples: quero vencer o jogo, ir ao Jamor e conquistar a Taça de Portugal.

Espero que os jogadores logo entrem carregadinhos de brio profissional, cheios de vontade de corrigir o que se passou na sexta feira, quero que os jogadores sintam a vontade imperial de disfarçar uma manha negra no historial do Benfica com uma boa vitória que leve o clube à conquista da 25ª Taça de Portugal. Honrar o manto sagrado e vencer. Não há outra alternativa.

domingo, abril 13, 2008

Dar a cara!

"Com o carro rodeado pelos adeptos, o camisola 10 das águias manteve a calma e deu a cara pelo grupo de trabalho, numa altura em que se pede concentração máxima para o jogo da Taça de Portugal. A verdade é que, depois desta conversa, o grupo de adeptos acabou por desmobilizar."

Enquanto uns chamam a polícia, situação que não é original nos mandatos desta Direcção, há sempre um, o do costume, que pára para escutar e conversar com os benfiquistas. Não é surpresa nenhuma. Ele é como eles, ele é como um de nós. Ao contrário de outros que falam e têm um passado muito sombrio no que a benfiquismo diz respeito, Rui Costa tem a folha limpa. Estes dois anos foram sofríveis em termos de resultados, foram sofríveis em termos de exibições, foram sofríveis em termos de mobilização mas estes dois anos tiveram Rui Costa, estes dois anos tiveram alguém no relvado que sente tanto o clube como qualquer um que está na bancada.

Há coisas mais importantes do que conquistar troféus e Rui Costa simboliza na perfeição essas coisas. Que outros ganhem vergonha na cara e pensem nisso antes de chamarem mais uma vez a policia.

sexta-feira, abril 11, 2008

SL Benfica - Académica: 0-3

Acho que nunca me custou tanto escrever um título de um post...Foi um pesadelo, um terrível pesadelo que aconteceu esta noite no Estádio da Luz. Não encontro explicação para o que se viu (ou não viu) no relvado da Luz.

Depois de uma exibição fantástica no Bessa não estava à espera de um descalabro destes. Sinceramente não estava. Pensava que tinhamos uma janela de oportunidade, com as duas últimas exibições, para nos encontrarmos e ter um final de época digno. Receber a Académica na Luz parecia ser um jogo propício para dar continuidade ao que se tinha feito no Bessa e partir com moral para o jogo da Taça de Portugal. Mas logo aos 2/3 minutos as aspirações ficaram reduzidas a pó. Erros inaceitáveis para este nível competitivo que foram muito bem aproveitados pelo adversário que acaba com um jejum de 54 anos (!!!!!!!) sem vencer no nosso Estádio. É uma derrta muito pesada para a história do Sport Lisboa e Benfica e calha na pior altura possível...

Não concordei com o 11 de Chalana, eu teria posto Binya no lugar de Petit e Nuno Assis como interior direito mas acho que não foi por aí que perdemos o jogo. Aliás, acho que não jogámos mal para levar três secos, cometemos erros e pagámos caro por eles mas não sinto que a equipa tenha feito uma exibição miserável como o resultado pode transparecer. Já vi jogos muito piores e nos quais vencemos folgadamente. Hoje, como Chalana disse, foi uma noite má. Muito má. Acho que a equipa apresentou rotinas de jogo, mudanças de flanco, boa circulação de bola, oportunidades de golo mas não acertámos na baliza e falhámos em lances na defesa que não podemos falhar, e a Briosa não falhou. Foi esa a história do jogo e pouco mais há a dizer. Foi uma noite péssima, uma noite humilhante e que abriu a porta para um final de época catastrófico.

A derrota é humilhante mas as suas consequências é que são preocupantes. A começar pelo facto de irmos, com toda a certeza, acabar a jornada no quarto lugar e ficarmos dependentes de terceiros para ir à Champions, quando ainda temos que ir ao Dragão e, principalmente, o que uma não ida à Champions irá influenciar nas escolha do novo treinador. E isso é que me causa enorme tristeza, porque muito do que estava planeado dependeria da ida à Champions. Um nome sonante só será possível com a ida à Champions, sem isso receio que iremos buscar novamente refugo verde à Grécia....medo!

Fossem todas as arbitragens assim e nunca ninguem falaria delas, é verdade que não houve nenhum lance complicado de analisar ressalvando apenas a curiosidade de saber qual a percentagem de acerto do fiscal de linha que acompanhou o ataque da Académica na primeira parte e depois o ataque do Benfica na segunda.

Que mais dizer sobre um jogo destes? Acima de tudo que se assuma resonsabilidades, que quem de direito deixe de passar a batata para outros e assuma todas as suas culpas neste estado de coisas. Resta-nos lutar pela Taça de Portugal pois o que resta do campeonato irá ser muito penoso. Champions? Dificil, muito difícil...

quinta-feira, abril 10, 2008

Adu na bancada

Prometi que não iría criticar o Chalana acontecesse o que acontecesse neste seu período como treinador do Benfica. Não o vou fazer. Apenas gostava de conseguir perceber porque é que Freddy Adu deixou de fazer parte dos convocados do Sport Lisboa e Benfica, principalmente quando acaba de vir de uma série de jogos pela sua selecção em muito bom nível.

Alguem que saiba qualquer coisa que nos permita entender a opção de Chalana chegue-se à frente se faz favor.

quarta-feira, abril 09, 2008

"Futebol para intelectuais"

"Um clube cujo presidente é acusado de corrupção activa sagrou-se campeão frente a uma equipa cujos jogadores têm os salários em atraso. Viva o futebol português!

Há países em que o futebol se resume aos pontapés que se dão na bola. Uma tristeza. Aquela frase com que as mulheres costumam definir o nosso passatempo preferido, para amesquinhar o jogo e quem gosta de o ver, não se aplica ao futebol português: «Isso são 11 homens a correr atrás de uma bola.» Nada mais falso. Além dos jogadores a correr atrás da bola, parece que há juízes a correr atrás de um bilhete grátis, advogados a correr atrás de uma brecha na lei, juristas em geral a correr atrás de uma prescrição. É preciso saber muito de leis para compreender o futebol português. A mim, que sou um pobre ignorante, faltam-me muitos conhecimentos para o entender.

Primeiro, faltam-me noções de direito. No código penal português, como é lógico, a tentativa de corrupção tem uma pena maior do que a coacção. Na justiça desportiva, coacção dá descida de divisão e tentativa de corrupção implica perda de seis pontos. Só um jurista muito sofisticado pode compreender o espírito destas leis. No futebol português, uma equipa acusada de ter um jogador inscrito irregularmente, como o Belenenses, arrisca perder seis pontos. Uma equipa acusada de corromper dois árbitros, como o Porto, arrisca perder os mesmos seis pontos. Um erro burocrático tem a mesma pena que um crime. É possível que um homicídio, no âmbito de um jogo de futebol, em Portugal, valha ao assassino uma admoestação verbal. No máximo, um cartão amarelo.

Depois, faltam-me conhecimentos de português. O presidente da Liga de clubes, Hermínio Loureiro, cuja eleição foi apoiada por Pinto da Costa há mais de um ano, prometeu celeridade a lidar com este caso baseado nas escutas que se conhecem, também, há mais de um ano. Celeridade, notem bem. Eu pensava que celeridade queria dizer rapidez. Afinal, significa 14 meses.

Finalmente, faltam-me conhecimentos de xadrez. O futebol português ficou de tal modo sofisticado que parece o jogo dos reis. Reparem: o Benfica joga hoje com os axadrezados sem saber se um ou mais dos antigos dirigentes do Boavista vão, ou não, passar algum tempo no xadrez. Há notícia de árbitros que vão a casa de dirigentes buscar um cheque que, não sendo cheque-mate, pode ser suficiente para matar um jogo. Não sei se hei-de recomendar ao Chalana a táctica do 4-4-2 ou a do gambito do rei.

P.S.: No Paços de Ferreira-Guimarães, o Paços teve um golo mal anulado e um penalty não assinalado. Na minha opinião, o jogo mais interessante da época vai ser o Guimarães-Porto. Será curioso descobrir qual das duas equipas será mais beneficiada."

Ricardo Araújo Pereira, na sua crônica no Jornal A Bola.

terça-feira, abril 08, 2008

É verdade???

Estão a dizer-me e já li em vários sitios da blogoesfera que nos festejos do tri foram vistos muitos adeptos do Sporting devidamente identificados em plena celebração com os seus amigos andrades.

É verdade?

segunda-feira, abril 07, 2008

It's alive...

O Badocha está vivo. O Badocha finalmente fez-se ouvir. Foi para falar do Apito Dourado? Foi para falar dos casos de corrupção no futebol português? Foi para falar das arbitragens escandalosas? Foi para falar da inoperância da justiça desportiva? Nada disso.

O Badocha abriu a boca para ................. criticar Luis Filipe Vieira!!!!

«Acho é que deve ser pedida a intervenção do bom senso, do cuidado e da competência dos dirigentes do futebol. Acho que os dirigentes desportivos têm um esforço para fazer para bem do futebol. Todos tem de ter maior cuidado possível sobre aquilo que dizem, pensam e fazem»

Claro que sim meu gordinho. Os dirigentes têm que ter cuidado com o dizem mas não quando apelidam outros de "vermes" e incentivam à violência e a divisões norte-sul, isso sim é positivo e não precisa de qualquer esforço de bom senso. Tal como os jantares de árbitros em casa de dirigentes. Isso não tem qualquer problema. Agora alguem queixar-se de uma arbitragem obscena é que não pode ser, pelo menos se esse dirigente for de um clube que equipa de vermelho e tem Estádio na capotal do país e uma águia como simbolo....

domingo, abril 06, 2008

Boavista - SL Benfica: 0-0

Esta foi mais uma noite, na nossa Gloriosa história, que podemos ostentar todo o orgulho no simbolo que defendemos e amamos. Hoje os jogadores foram bravos, hoje os benfiquistas estiveram fantásticos, hoje o Benfica foi Benfica.

Numa altura em que, mais uma vez, o crime vai compensando, o nosso pequeno genial não cala a revolta e faz ele muito bem, por muita urticária que isso provoque aos jornalistas, só é pena que o faça isolado, que os altos membros da Direcção do Benfica não lhe dêm a devida cobertura. Mas Chalana é Benfica e Benfica é não se calar, é lutar contra tudo e contra todos. A nossa história é feita com muitas batalhas dessas e em todas, mais cedo ou mais tarde, acabámos vitoriosos. E esta também iremos vencer.

Nas caixas de comentários deste blog por diversas vezes se disse que não seria preciso muito tempo para Chalana pôr a equipa a jogar à bola e o pequeno genial cumpriu na integra essa expecativa. Tivemos um cheirinho no jogo com o Paços mas hoje, com o mesmo 11 inicial, o Benfica rubricou uma magnifica exibição voltando a apresentar-se no célebre losango. Desde o primeiro minuto que fomos superiores, que fomos pressionantes, que criámos perigo e mais uma vez o Boavista, sem saber como, conseguiu não sofrer golos. É incrivel a sorte que os axadrezados têm quando jogam connosco, os guarda redes defendem tudo, quando não defendem é a barra ou os colegas que tiram a bola da linha de golo, é impressionante. A segunda parte do Glorioso então foi algo que já não via à muito e pensava ser impossivel ver esta época. Depois de tudo o que esta equipa sofreu, depois de se ver a palhaçada que se vê nos outros campos, ver aqueles 11 magníficos a jogarem daquela forma é fantástico. Isto é Benfica.

Dois erros nossos na finalização que nos sairam caro: a recarga de Rodriguez e o remate de Di Maria são lances que não se podem falhar, Cardozo tentou marcar e dar a marcar sem sucesso, Nuno Gomes idem, Rui Costa também. Foi uma avalanche ofensiva e, acima de tudo, uma avalanche ofensiva de qualidade. Ajogar assim os Lucílios deste futebol terão que se esforçar ao máximo para nos tirarem o segundo lugar.

Gostei de equipa e gostei muito de algumas exibições individuais dos jogadores do Benfica. Gostei muito de Cardozo, acho que fez um jogão com pormenores técnicos fantásticos e assistências brilhantes, Rodriguez está, finalmente, a mostrar o porquê da alcunha juntanto à habitual raça e velocidade uma técnica acima da média, Rui Costa imperial como sempre, Petit num belíssimo jogo que espero que seja sinal de regresso à melhor forma e Nuno Gomes num jogo muito bem conseguido em que esteve pertíssimo de marcar um merecido golo. A defesa não esteve mal com Nélson e Léo sempre muito activos no acompanhamento do ataque, os centrais estiveram bem e Edcarlos, apesar do lance do penalty, está a jogar cada vez melhor. Aliás penso mesmo que o lance do penalty foi o único erro da equipa em que numa perda de bola, Nélson deixa-se ultrapassar e Edcarlos atropela o adversário. A equipa toda falhou neste lance mas Quim conseguiu resolver.

Uma arbitragem do Lagartão Lucílio não dá mais que isto. Quatro penaltys num jogo e só um ser assinalado é prova de que estamos a falar de um dos piores árbitros nacionais o que a juntar-se a um anti-benfiquismo notório deste bicho temos uma arbitragem que tudo fez para impedir o Benfica de chegar à vitória. Quando o árbitro se deu conta do jogão que o Benfica estava a faezr na segunda parte e viu que o golo estava iminente tudo fez para controlar o jogo do Benfica. O penalty do Edcarlos é indiscutivel tal como o que ficou por assinalar por mão de Nélson, um lance igualzinho ao que reclamámos na jornada passada contra o Paços, vamos ver o que os anti-benfiquistas agora têm a dizer sobre o lance. Na segunda parte há dois penaltys claríssimo a nosso favor que o Lagartão Lucílio não quis assinalar. Revejam as imagens do penalty sobre Petit e logo de seguida sobre Léo e vejam o angulo de visão perfeito que o boi tinha sobre o lance. Empurrão ao Petit e entrada à canela sobre Léo, tudo no mesmo lance e sem qualquer dúvida, o boi mandou seguir. Depois numa cabeçada de Edcarlos o jogador do Boavista desvia a bola com o braço, demasiado ostensivo para não ser visto pelo árbitro. Mais uma vez não marcou porque não quis. Redimiu-se na justíssima expulsão do jogador do Boavista por entrada duríssima sobre o Maestro. Foi este boi que na jornada passada conseguiu ver um penalty nos últimos segundos de jogo e agora não viu dois claríssimos aos olhos de todos. E entratanto o "benfiquista" Proença perdoa um penalty ao Guimarães e o Braga vê um golo anulado sem ninguem perceber porquê. É contra isto que temos que lutar e é contra isto que o pequeno genial reclama. És dos nossos Chalana, és dos nossos.

Este jogão do Benfica, uma exibição cheia de dignidade, cheia de brio e de vontade de vencer, uma exibição francamente positiva merece que na sexta feira o Estádio da Luz tenha uma assistência à Benfica para que os jogadores sintam que o Inferno da Luz está com eles nesta recta final deste campeonato da treta. Vamos todos juntos lutar contra esta máfia instalada, vamos mostrar a estes corruptos que juntos somos imparáveis, vamos mostrar a Vieira que ou tem mãos para este barco ou tem que dar lugar a outro, vamos mostrar a Rui Costa e a Petit que defenderam a nossa honra no túnel no Bessa que não estão sozinhos, vamos mostrar aos milhares de benfiquistas que não se calaram um minuto no Bessa que também temos aquela fibra e paixão pelo clube.

Amanhã vou de peito cheio para o trabalho, e vocês?

FORÇA BENFICA!!!

Lucilio, 0 - Benfica, 0

UMA VERGONHA.
UMA PALHAÇADA!

Tenho orgulho nesta equipa do Benfica.
Grande exibição.

sexta-feira, abril 04, 2008

A praga dos ordenados em atraso

É impressionante que ano após ano se chegue a esta altura (muitas vezes bem mais cedo até) e os casos de ordenados em atraso a equipas inteiras se acumulem uns atrás dos outros. É assustador a total indiferença que as autoridades desportivas, e não só, demonstram para este flagelo que teima em não desaparecer do nosso futebol.

Acima de tudo está em causa a dignidade dos jogadores que têm o direito, como qualquer trabalhador, de receberem o devido ordenado pelo seu trabalho, têm contas para pagar e bocas para alimentar como qualquer um de nós. Mas, desportivamente falando, jogadores nesta frágil posição ficam sempre mais desprotegidos para o avanço dos abutres que minam o mundo do futebol. É uma dura realidade mas todos sabemos que existe.

As autoridades têm que resolver esta praga de uma vez por todas, os clubes têm que ser responsabilizados por estas faltas, obrigados a cumprir as suas obrigações. Os clubes têm que oferecer aos jogadores os contratos que podem realmente pagar. As mentalidades têm que mudar de uma vez por todas.

quinta-feira, abril 03, 2008

Renovar com Nélson

O Benfica iniciou o processo de renovação de contrato com Nélson com vista a segurar o jogador após as sucessivas investidas de clubes estrangeiros. Curioso constatar que na imprensa desportiva há opniões para todos os gostos, um jornal diz que a proposta agrada a Nélson, outro diz que não agrada. O costume. Nisto de renovações de jogadores é sempre complicado porque nunca sabemos o montante que o jogador pede mas sabemos que Nélson é um dos mais "mal" pagos e que quando o clube contrata um Luis Filipe com um ordenado superior ao dobro do que Nélson ganha perde muita margem de manobra nas negociações. Eu gostava que o Nélson da primeira época renovasse com o Benfica, o Nélson da época passada não me importo de ver partir por uma boa maquia. Mas, de uma coisa tenho a certeza, qualquer um dos "Nelsons" merece um melhor salário que o Luis Filipe.

quarta-feira, abril 02, 2008

Canal Benfica

Aos poucos, aquilo que se prepara para ser um estrondoso sucesso comercial da Marca Benfica e uma revolução total no panorama televisivo nacional, vai ganhando forma e avançando a passos largos para a conclusão. Foi nomeado o responsável pelo canal, Ricardo Palacin.

Espero muito deste projecto do Benfica que a ser bem feito, bem projectado, bem trabalhado, tem tudo para ser um estrondoso sucesso e um filão de receitas incomparável a nivel nacional. Mas para isso é importante que o Benfica detenha todos os direitos de transmissão do jogos e isso, infelizmente, só será possivel em 2012/13 se não me engano. Também tenho receio que se estiquem na mensalidade a pedir aos aderentes não estivessemos nós em Portugal onde os responsáveis pelos novos projectos acham que os portugueses ganham rios de dinheiro. Se tudo isto for ponderado com cabeça tenho a certeza que os benfiquistas irão aderir em massa. O polvo tudo tem feito para impedir este projecto do Benfica porque sabe bem o que isso representa no mercado do audiovisual mas sabe que é uma questão de tempo para ser concluído.

terça-feira, abril 01, 2008

Soltas #57

- Acabou o prazo para fazer valer a opção de compra de Rodriguez, qual será a escolha do Benfica? Como li questionado num outro blog: Rodriguez faz falta mas 7 milhões é muito dinheiro. Que fazer?

- Rui Costa está numa posição muito complicada. É inevitável que esteja já a preparar a próxima época mas também é inevitável que o negue perante os microfones de modo a não ferir susceptibilidades. O sua enorme vontade de servir o Benfica colocou-o nesta posição incomoda à qual o Presidente ajudou. E tanto eu queria que ele deixasse a gravata pendurada mais uma época.

- O Presidente diz que só no final da época será anunciado o nome do treinador escolhido. É um pau de dois bicos porque continua a alimentar a polémica e a incerteza em relação ao futuro ao mesmo tempo que permite ao nome escolhido, porque quero acreditar que nesta fase já esteja practicamente tudo acertado, trabalhar tranquilamente na sombra. Por outro lado, supondo que estamos perante um nome sonante, acredito que os jogadores fizessem tudo no que falta desta época para mostrar ao novo treinador que podem contar com eles.

- Por falar em declarações do Presidente, que tal fazermos uma petição para obrigar o homem a estar calado? É impressionante a quantidade de baboseiras que o homem diz quando não fala do Apito Dourado. Ser campeão foi mau, vamos ganhar muitos anos...enfim...Vieira no seu melhor.

- Mas o prémio da declaração mais estupida de todas vai para o sebento Rui Santos que diz que a culpa do penalty inventado contra o Benfica no jogo de domingo foi do próprio Nelson "por estar demasiado perto do jogador do Paços". Nem alguns andrades que por aqui andam conseguiam uma pérola destas. Onde já se viu um defesa estar perto de um avançado adversário...Não há noção do ridículo.

- De repente a culpa é reconhecida por todos e o debate centra-se na medida de punição. Porquê seis pontos e não cinco ou sete? Hilariante. E entretanto os amigos da rotunda vêm a despromoção no horizonte...vai ser giro vê-los a acusarem-se uns aos outros para se safarem das punições. Já agora porque é que coacção sobre árbitros é mais grave do que corrupção activa?

- Cristiano Ronaldo continua imparável. A assistência para o quarto golo do Manchester United neste fim de semana é sublime. O golo de calcanhar é daquelas coisas que acontecem quando tudo nos corre bem.

- Quem encontrar a águia Vitória faça o favor de informar os serviços do clube.