blog

segunda-feira, setembro 14, 2009

Um Olho à Benfica #19

O TSUNAMI BENFIQUISTA

Grande, grande ambiente no estádio. Cheguei a faltar meia-hora para inicio do jogo, fui com convite, por isso não passei pelo inferno de revistas e filas intermináveis. A onda vermelha é assim, esmagadora e convicta. Todos sabem como ela é, imparável e sem igual. Muitos esquecem, mas não existe contorno possível. Ela está aí e não existe capacidade humana para travar o tsunami benfiquista.Sobre o jogo o que mais encanta é a ideia de facilidade que sobra das vitórias do Benfica. Ao contrário do que tendencialmente é escrito e dito pelos comentadores, nem tudo é fácil nos jogos do Benfica.

A aparência de facilidade vem do futebol liso de Ramires, das chamadas ao jogo de Aimar, das varridelas de Garcia, de dois centrais que são duas apólices contra quase todos os riscos, de um Di Maria reinventado e de um Cardozo anti-corpo na plástica anunciada da equipa, mas que certos adeptos teimam em não compreender.

O mais completo avançado da Liga Sagres é paraguaio e foi contratado para marcar golos e não marcar passo. Nâo é um jogador que viva para a nota artística, é um predador que se alimenta de golos. Os que marca e os que ajuda a marcar com o arrastamento do seu corpo para cima dos defesas. Quem não compreende Cardozo dificilmente compreenderá este Benfica, que vive para os golos, para o espectáculo, para o desafio constante do adversário e de si próprio. Um Benfica ameaçador só é possível com Cardozo, de outro modo, o Benfica parecerá sempre uma equipa que ameaça mas não cumpre.

Deixo para o fim, Saviola. Estou rendido. Um dia, num comentário televisivo, disse de "El Conejo": «Num combate de boxe, Saviola não seria sequer um peso pluma". Mantenho o que disse, mas agora devo acrescentar. Essa pluma argentina que voa no ataque do Benfica é empurrada por uma brisa de talento que encontra na Liga Sagres a liberdade tola e assumida de uma pequena gazela. Não sei de quem foi a iniciativa de o contratar. Se foi Vieira, foi das melhores coisas que fez pelo Benfica em oito anos de mandato. Se foi Rui Costa, é apenas uma questão de partilha de imaginário. Um dez que deslizava em campo, como o fazia Rui Costa, também pode deslizar com esta graciosidade pela politica de contratações do Benfica.

Em Leiria, a onda continua. E assim se vê a força do SLB.

44 comentários:

o Esquemático disse...

eu fiquei estupefacto com este Benfica. o Jorge Jesus daqui a uns anos será um dos melhores treinadores do mundo.
O QUIM este muito bem. Fez importantes defesas.
O Rubem AMORIM está muito bem a lateral direito. Eu nao o tirava.
O DAVID LUIZ e o LUISAO fazem uma dupla mto forte.
O CÉSAR PEIXOTO fez uma exibiçao razoável apesar de ter cometido 1 ou outro disparate. Mas prefiro ainda o Schaffer.
O JAVI GARCIA é um talento nato tal como o RAMIRES.
O DI MARIA e o AIMAR espalham magia pura. o SAVIOLA é um desiquilibrador de primeira categoria tal como o COENTRAO.
e o CARDOZO (que nao anda na melhor das formas) continua a ser um matador.

foi uma vitória importante num reduto dificil frente a uma equipa com condiçoes de ficar nos dez primeiros lugares.

A Arbitragem foi positiva. o lance do cardozo é duvidoso mas parece ser legal, mas caso nao o fosse, a decisao do árbitro nao seria mto errada, pois em dúvida deve-se beneficiar quem ataca.

ps: NAO FOMOS NÓS QUE JÁ MARCAMOS GOLOS EM FORA DE JOGO DE 5 METROS.

João Bizarro disse...

Ambiente fantástico (não me canso de repetir).
Gostei dos aplausos ao Fellipe Bastos (e o Adu se tivesse jogado também os receberia).

Saviola esteve imparável, Aimar está em grande forma. E até já digo que se o Maradona quer ir ao Mundial tem de convocar o trio maravilha do Benfica.
Cardozo é Cardozo, não há volta a dar. Não joga para o "bonito". Joga para os golos. É para isso que lá está. Marcou 1, poderia ter marcado outro.
Ramires é grande jogador, provou-o mais uma vez, Javi está ao nível dos grandes nº 6 do Benfica, David Luis esteve imperial e desta vez até eu tiro o chapéu ao Quim. Que o Quim esteja assim em todos os jogos, é o que eu peço!

Jornalista isento disse...

Porto 4-1 Leixoes > "FC Porto goleia"

Belenenses 0-4 Benfica > "Benfica arrasa em belem"

"Saviola marca golo à maradona"

LOL

os inventores do viagra este ano vão à falência

Luís A. disse...

Ramires é neste momento o melhor jogador do Benfica! Que classe, garra e velocidade, seja a atacar seja a defender. Nota muito positiva para Saviola, Javi e sim para Cardozo. O desgaste das viagens é sempre notorio, mas que o homem esta la na hora de matar, isso está. Mas volto a repetir, a grande contratação deste SLB 09/10 chama-se RAMIRES!

!nsurrecto disse...

Lá estaremos em Leiria...

estrangeiro disse...

Eu considero a conversa sobre quem dos jogadores foi melhor ou pior um pouco inútil.

Gosto todos mas mais do que eles gosto da equipa. Esta equipa até pode falhar os seus objectivos, mas é uma equipa á Benfica.
Em comparação com o ano passado, joga 3x mais quando tem a bola e 5x SEM bola.

A. Agostinho disse...

E eu que pensava que o que faltava era organização e 1000 teorias e outras tantas práticas que apenas o veiga era capaz de implementar e que o SLB estava destinado a ser algo de adiado e que toda a gente era burra por não apoiar o seu amigo.

Agora só falta vir com a sui generis honestidade intelectual do: "o Benfica está assim devido ao JJ e apesar de tudo o resto..."

Anónimo disse...

Se Luís Filipe tivesse sido incumbido de marcar as três penalidades a nosso favor em vez do paraguaio, por esta altura o nosso mal amado defesa direito teria o mesmo número de golos que Cardozo. O importante não são os quatro golos marcados mas sim os que deveria ter marcado e não marcou. Mas cada um é livre de ser convencido da forma como lhe dá mais jeito.

E não me venham com o desgaste das viagens. O Álvaro Pereira fez tantos ou mais Km que Cardozo, jogou 90 minutos pelo Uruguai - ao contrário de Cardozo que não levantou o cu do banco - e foi só o melhor em campo no último Sábado.

José Marinho disse...

Meu caro A.Agostinho, faça como qualquer benfiquista de bom senso e aproveite para se divertir com as vitórias do Benfica. Sabe, eu não mudo de opinião com a mesma facilidade com que troco de roupa. Sobre Veiga todos sabem o que penso e a sua utilidade nota-se mais quando o Benfica perde do que quando o Benfica ganha. Porque, quando o Benfica ganha, até eu sou capaz de gerir o clube. O problema é quando faltam vitórias e tudo vai por água abaixo. Vamos, portanto rezar para que as coisas se mantenham e que Jesus continue o seu milagre.
Eu sempre pensei assim e continuo a pensar. Desiluda-se, portanto, se acha que mudei de ideias. Porém, há uma coisa que me impressiona em certos benfiquistas, é este permanente ajuste de contas com outros benfiquistas que ousaram pensar diferente do regime vigente. Meu caro, não gosto mais de Veiga ou de qualquer outro putativo dirigente do nosso clube do que gosto do Benfica. O que gosto mesmo é de ver o Benfica ganhar. Compreende a diferença, sem que as vitórias do Benfica signifiquem para si uma oportunidade para ajustar contas comigo ou com outros benfiquistas que não gostam da actual direcção. Não gosto e estou no meu direito. E as razões para não gostar são tantas que não consigo encaixá-las todas numa pequena caixa de comentários. Mas não sou menos benfiquista por isso nem me sinto menos eufórico que o meu caro por não gostar.
E sobre honestidade intelectual, o que seria realmente honesto seria comentar o assunto do post, de exaltação de um Benfica goleador, em vez de tergiversar sobre contas antigas. O senhor, por exemplo? Já se percebeu que não gosta de José Veiga. Certo. Festejou o campeonato que o Benfica ganhou com Trapattoni e que toda a gente no clube reconhece e reconheceu que foi ganho com uma intervenção muito positiva do antigo director-desportivo? Eu acho que festejou. Mesmo não gostando de José Veiga, sentiu-se menos benfiquista do que os outros, dimunuido no seu benfiquismo? Não creio. Talvez assim perceba melhor o que pensam e sentem os benfiquistas que não gostando do actual presidente, não deixam de gostar do Benfica. É assim tão dificil perceber isto?

Planeta Encarnado disse...

O Benfica do JJ deixa-me com um grande feeling:

http://planetaencarnado.blogspot.com/2009/09/sobre-o-campeonato-deste-ano-i-gotta.html

Anónimo disse...

Cá para mim a comunicação social deu-vos a volta à cabeça com o Cardozo. Vejam o que se passa com a pontuação dada pela "Bola" ao paraguaio. Nada menos que 6, com a justificação de que marcou mais um golo. Igual pontuação teve o Javi Garcia que marcou igualmente um golo mas teve o mérito de jogar para a equipa, coisa que Cardozo não sabe fazer.

Rui Oliveira disse...

"Ao contrário do que tendencialmente é escrito e dito pelos comentadores, nem tudo é fácil nos jogos do Benfica".

Caro José Marinho, tem toda a razão, é só assistir aos jogos do Glorioso na sport tv para ouvir tanto disparate seguido, este ano as linhas que aparecem a assinalar o fora de jogo mudam ao sabor do vento.

Mas se forem a comentar jogos dos outros até parece que vale tudo. E atenção ninguem fala dos dois jogos em que o braga foi beneficiado.

João Bizarro disse...

"Se Luís Filipe tivesse sido incumbido de marcar as três penalidades a nosso favor em vez do paraguaio, por esta altura o nosso mal amado defesa direito teria o mesmo número de golos que Cardozo."

Contas fantásticas. A FPF devia contratar este anónimo para fazer as contas do apuramento.
Nós por cá já sabemos que os bons são o Liedson e o Fálcáu!

The Cab Man disse...

É por causa destas tretas dos avançados móveis e das fintinhas que o futebol português não vai ao sítio. Tivesse o futebol português um tosco (que de tosco não tem nada) como o Cardozo, já tínhamos o passaporte pó mundial.

Enquanto houverem balizas no futebol, existe sempre espaço para o Cardozo. Já agora, ontem perdemos o jogo: transiçõezinhas bem efectuadas do Benfica = 0, transiçõezinhas bem efectuadas dos pastéis = 89 mais uma fintinha com o rabiosque seguida dum cabritinho à zé do pipo.

Dexter disse...

Ja comecei a pensar se as equipas que jogam contra nos o fazem com vendas nos olhos, tal a descricao que os jornais fazem dos nossos adversarios.

Isto depois dos jogos.

Fabuloso, fico à espera entao de ver o clube da corrupcao e a lagartada a dar 8 na pá ao setubal e 4 em belem.
Ou nesses jogos ja tiram as vendas ?

Pedro disse...

O problema não está naquilo que os jornais escrevem, o problema é alguem ler e dar importância a isso. Os jornais tb davam rasgados elogios ao Bluff ou agora ao Hulk qd não fazem nada de relevante.

Portanto ignorem os q os jornais dizem ou escrevem e foquem-se naquilo q vêm jogo a jogo.

Hoje estamos em alta, usar isso para fundamentar ataques vingativos não faz qqr sentido. Até pq antes de agora temos 8 anos. Acho q entrar por aí é trazer lutas q já tiveram o seu espaço e tempo. Agora é rumarmos lado a lado, pelo Benfica, até ao sucesso final.

Os números de Cardozo falam por si e em duas épocas catastróficas em termos de resultados desportivos.

Helder disse...

Muito bem caro José Marinho. Esta onda encarnada tem que continuar. Espero que na Quinta feira o Benfica resolva o jogo cedo para conseguir poupar alguns jogadores para domingo. É que o jogo em Leiria vai ser bastante dificil.

Caro José Marinho: Foi você que comentou ontem o jogo Monaco - PSG?

LC disse...

José Marinho, lá vamos nós entrar no diz que disse...

"Porém, há uma coisa que me impressiona em certos benfiquistas, é este permanente ajuste de contas com outros benfiquistas que ousaram pensar diferente do regime vigente."

Qual é a diferença disto para aqueles que estão à espera dos maus resultados para sairem da capoeira?

Continue com os seus posts à e pró BENFICA e deixe-se lá de teorias maléficas ou de santos milagreiros...

todos sabemos que quando se está na mó de cima tudo é mais fácil, difícil é por-se na mó de cima que foi o que esta direcção fez.

LC disse...

E também foi bom ir ler o post sobre o Saviola, como mudam as opiniões...

CARREGA BENFICA

LC disse...

E para os madrileños que têm a peidola cheia de "€" mas que não percebem um cú de bola pelos verdadeiramente hilariantes comenrtários na "Marca", que mandem mais Saviolas e mais Javi Garcias que nós gostamos...

Quando virem o Javi na selecção vão pediir ao Flor€ntino para trocar com o Gago, mas agora só por 50Milhões.

dezazucr disse...

Saviola e Aimar... dos meus jogadores favoritos de todos os que vi jogar, ao lado de Gullits, Bergkamps, Baggios, Rui Costas e afins.

Nunca imaginei vê-los no meu Benfica. Deliciado quando chegaram, mais deliciado agora por ver o seu valor a ser reconhecido. Quem sabe não esquece, e mais, quem já provou o néctar do sucesso, nunca o quer largar, se tem uma oportunidade de o voltar a ter, tenta agarrá-la com unhas e dentes. Pró ano venha o Robben :P

dezazucr disse...

Saviola tem tido um papel importantíssimo, sendo que em Setúbal só faltou marcar, tal a qualidade do seu jogo.
Ah, e cheira-me que na Uefa será ele o melhor marcador, até ver já marcou em todos os jogos. No entanto será difícil que no campeonato rivalize com Cardozo nos golos.
No campeonato será difícil, porque com metade das equipas deste campeonato, por exemplo a jogada que fez, era ceifado a meio. E provavelmente nem a amarelo dava direito - talvez um reprimenda com o abrir dos braços a dizer "prá próxima..."

A. Agostinho disse...

«Sobre Veiga todos sabem o que penso e a sua utilidade nota-se mais quando o Benfica perde do que quando o Benfica ganha. Porque, quando o Benfica ganha, até eu sou capaz de gerir o clube. O problema é quando faltam vitórias e tudo vai por água abaixo.»

Não. As vitórias nem sempre apareceram e nada foi por água abaixo a não ser as apocalípticas teses de que precisávamos de um messias chamado veiga.
Sobre a honestidade intelectual, discuto este post nesta perspectiva porque o senhor, mais uma vez e de forma cobarde, torna a lançar a ideia de que não há uma sintonia entre Rui Costa e Luís Filipe Vieira. Tese por si defendida aquando das eleições, numa altura em que garantia que o Benfica só seria viável com uma “estrutura” orientada pelo seu amigo. Teses que se provam erradas.
Quanto ao título do Benfica conseguido com Trapattoni, festejei-o com a legitimidade de ser benfiquista, tal como o senhor festejará o título que este ano conquistaremos. Mas festejei-o sem ter passado o defeso a garantir que os que estavam a trabalhar eram incompetentes e que o não conseguiriam fazer.
Quando vencermos (este ano ou no próximo), festejarei da mesma forma e lembrá-lo-ei de tudo o que por aqui escreveu. Particularmente a tese de que sem o seu amigo veiga o Benfica era um clube adiado e de que os benfiquistas que não acreditavam nessa mesma tese estariam a condenar o clube.
Quase para terminar: «E sobre honestidade intelectual, o que seria realmente honesto seria comentar o assunto do post, de exaltação de um Benfica goleador, em vez de tergiversar sobre contas antigas»
Repito: insistir na estafada e caluniosa tese que referi anteriormente e que o senhor retoma («Não sei de quem foi a iniciativa de o contratar…») é, na sua lógica, tergiversar sobre coisas antigas e, como nada tem a ver com «a exaltação de um Benfica goleador», uma falta de honestidade intelectual. Mais uma vinda de si.
E para terminar: permita-me, na minha opinião, a utilidade de veiga nota-se mais quando os amigos estão a recibos verdes.

Luís A. disse...

Benfiquistas, a hora é de união em torno da onda vermelha que varre e esmaga os nossos adversários. Concentremos as nossas energias num apoio e união incondicional. Ataques só contra corruptos&submissos. Espero que os profetas andem contentes:)

CARREGA CHELSEA!

bailarino disse...

Para mim a chave deste Benfica são o Javi e o Ramires. São eles que dão consistência ao meio campo.
Mas vamos aguardar pelos próximas 2 jornadas que aí vêm. Há um Braga-Porto e principalmente um Porto-Sporting onde 1 ou mesmo os 2 dos nossos adversários directos vão perder pontos. E temos de aproveitar para disparar.
Lembrem-se do que aconteceu no ano passado. Por esta altura a conversa era a mesma (com a agravante que o porto andava a perder pontos), éramos os maiores, grande equipa, grande treinador e depois foi o que se viu. Não disparámos na classificação quando pudémos e na 2ª volta caiu-nos tudo em cima (por culpa nossa e dos do costume).
Por isso vamos lá com calma, vamos ganhar ao Leiria e ao Leixões e depois fazemos contas. Temos vários jogos teoricamente mais fáceis antes de irmos a alvalade e recebermos o porto. E é importante manter a boa onda e ganhar distâncias para esses dois. Para evitarmos as surpresas que vão existir na 2ª volta (jogadores a meterem a mão à bola na área, gks que não se mexem e passado 3 meses mudam de clube, penaltys esquisitos, etc, etc).
Este ano vai ser muito complicado.

Pedro disse...

Agostinho, independentemente do sucesso q o SLB alcançar este ano (espero q seja TOTAL) o Sistema não morre de um dia para o outro. Apesar do provável sucesso é importante q o Benfica tenha alguem que conheça muito bem o Sistema, como ele se mexe, etc. Se esse alguem é o Veiga ou o Joaquim ou o Manel é-me irrelevante. É preciso é ter lá alguem que saiba como e onde as coisas se movem. Não para usufruir delas, não quero nada disso, mas para fazer saber aos outros q sabemos dos jantares, das visitas, das conversas. Dos lugares, dos modos e dos meios.

José Marinho disse...

Meu caro Agostinho, continua a tergiversar e pior, desta vez, deu-se ao direito de difamar. O que eu escrevi está escrito e se tivesse tido a oportunidade de reler muito do que está escrito, ter-se-ia poupado a esse relambório propagandista de que eu teria defendido uma coisa do género "ou eu ou o caos". Não o fiz e várias ocasiões escrevi que o meu interesse era que o Benfica ganhasse. Na minha opinião - está escrito - ficaria mais perto de o conseguir com Veiga do que sem Veiga. Não sei o que o meu caro conhece sobre o manto diáfano que cobre as partes mais impúdicas do nosso futebol, mas o que eu conheço é mais do suficiente para fundamentar a minha opinião. E no limite a minha opinião deve ser, no mínimo, tão tolerada quanto a sua.
E também lhe deve ter escapado - talvez por conveniência - a parte em que escrevi que apoiaria o actual presidente do clube se ele conseguisse em futuro mandato relançar desportivamente o clube, em especial o futebol. Note bem, isto foi escrito nessa altura sulfurosa de pré-eleições e não me parece que tenha alguma coisa de calunioso. Claro que isto não é gostar do actual presidente - insisto que não gosto - mas é gostar do Benfica. Estas partes o meu caro não deve ter lido, mas se quiser consultar o arquivo deste blogue, vai confirmar.
Não seria nunca um apoio pessoal, mas não me choca fazê-lo institucionalmente, se ele concretizar a sua promessa de que este será o mandato desportivo. E não há mudança de opinião, porque como lhe digo, uma coisa é trocar de camisa outra coisa é mudar de opinião. E sobre o presidente do Benfica, em muitas coisas, não mudo de opinião, pelo contrário, quase todos os dias reforço a que tenho desde há alguns anos. Isso não me impede de desejar que tenha sucesso e que traga esse sucesso ao nosso clube.

José Marinho disse...

Sobre honestidade intelectual ou a falta dela. Eu digo-lhe o que penso sobre honestidade intelectual. É insinuar que as vitórias do Benfica possam causar desconforto em benfiquistas de uma vida inteira. Está lá, no seu primeiro comentário. O meu caro, para escrever assim sem cometer o risco de fantasiar sobre pessoas que não conhece, devia ter sido mais cuidadoso e seguramente intelectualmente mais honesto.
Quando faz insinuações sobre os amigos do José Veiga e sobre os recibos verdes, coloca-se numa posição indefensável. Porque não vejo qual seja o problema dos recibos, a não ser que sejam verdes e em segundo porque há recibos verdes muito bem remunerados. Dou-lhe um exemplo. Há duas semanas atrás estive em Estocolmo – veja lá, os recibos verdes também viajam, sabia? – em negócios e passei um recibo verde que nunca um recibo de ordenado me deu tanta satisfação. De resto, porque sinto em si uma preocupação autêntica, devo dizer-lhe que, além de recibo verde, também tenho remuneração fixa de uma empresa da qual sou sócio-executivo. É verdade que sou consultor de comunicação e passo recibo verde, sou comentador na Sporttv e passo recibo verde – por opção própria deixei os quadros da empresa – e sou escritor e passo recibo verde. Satisfeito?
Sobre Rui Costa e o presidente e aquilo que considera calunioso. Meu caro, calúnia, para mim, é quando colocámos publicamente uma questão quando antecipadamente sabemos que não é real ou no mínimo não sabemos comprovar a existência desse facto. Não é assim. O que eu escrevo é sustentado no meu conhecimento. Não me alongo mais, porque se pretendesse escrever sobre a relação entre director-desportivo e presidente do Benfica, fazia-o. E tinha pano para mangas. Portanto, desonestidade intelectual, sobre este assunto, é perorar sobre as intenções de alguém sem minimamente conhecer o grau de conhecimento que essa pessoa possa ter sobre um determinado assunto. Em vez de espadeirar contra mim, poupe as suas energias e vire-se contra quem não consegue resolver esse problema. Não fui que o causei e não sou eu que o alimento. Eu só quero ver o Benfica ganhar e até por isso entendo que não devo alongar-me mais sobre este assunto.

jose disse...

E quem e o arbitro para o Leiria - SLB? Quem e quem e?

Jorge "Houdini" Sousa, o homen que fax desaparecer pontos ao Benfica que uma coisa estupida.

Miguel Ferreira disse...

Gostei de ler, mas não concordo consigo na parte relativa ao Cardozo, estou na classe dos que não compreendem o futebol do benfica na sua opinião, com todo o respeito pareceu me um bocadinho arrogante...

Limito me a pensar, em toda a minha ignorância, o que seria do ataque benfiquista se todos os que jogadores tivessem técnica para fazer jogar... O Cardozo está muitos furos abaixo do resto, e apesar de ter 4 golos, 1 é de penalty e os outros 2 "esta até eu fazia" como diria o Nuno Gomes no anuncio, portanto não valorizo os 4 golos de sobre maneira...

João Bizarro disse...

É o que eu digo, se se chamasse Jardel e os metesse com o cu ou com as partes baixas já era o maior. Se se chamasse Givanildo e corresse mais rápido que o Rochemback era uma máquina...

Enfim...

Luís A. disse...

"É o que eu digo, se se chamasse Jardel e os metesse com o cu ou com as partes baixas já era o maior. Se se chamasse Givanildo e corresse mais rápido que o Rochemback era uma máquina... "

Nem mais! O maior defeito do homem alto é marcar golos atrás de golos. E estamos a falar de um cepo que é só o melhor marcador do campeonato com 4 golos em 4 jogos! Fonix!

Diogo C. disse...

Luís Fernandes, da forma como fala até parece que o Cardozo só fez ainda estes 4 golos desde que chegou ao SLB... tudo o resto para trás não conta...chama-se a isso memória curta!
Eu valorizo o Cardozo por tudo o que fez desde que chegou e não o desvalorizo por tudo o que não fez nesta época. Seria incoerente da minha parte fazer isso, e acima de tudo, injusto.
No fim, faz-se o balanço.

DC

José Marinho disse...

Meu caro Luis Fernandes, não é arrogância é apenas a minha opinião, aceitanto igualmente a sua. Não consigo compreender como é que adeptos do Benfica, que esperaram anos, longos anos, por um avançado que nos desse golos e agora que temos esse avançado, é desengonçado, não é gracioso e é tosco. Além de que não é tosco, pois continua a confundir-se em demasia técnica com circo. Mas tem todo o direito a não gostar de Cardozo, porém, se não o convence os quatro golos marcados em quatro jornadas, talvez o convença 17 golos na época passada, 20 na primeira época e a enxurrada de golos assinalados a Cardozo em toda a pré-época. E relembro que na pré-época, Cardozo só marcou um golo de penaltie. Ou então, foram todos golos que até o meu caro marcaria, só para citar o Nuno Gomes no famoso anúncio publicitário. Sabe, um sábio e experiente treinador, uma lenda para os benfiquistas, um dia disse de Jardel: «Não é grande jogador, só sabe marcar golos». Hoje, arrepende-se, de cada vez que se fala do assunto.

Diogo C. disse...

Mas cuidado com as comparações...
Jardel era o Jardel.
Cardozo, para mim, ainda não está ao nível de um Jardel.

Poderá atingir esse nível, mas creio que ainda não está nesse patamar, pelo menos, não o vejo assim.

DC

José Vieira disse...

"Quem não compreende Cardozo dificilmente compreenderá este Benfica".
Frase lapidar, caro José Marinho, não obstante...

Quando soube que JJ era o próximo treinador do glorioso e conhecida a sua matriz táctica, antecipei que Cardozo iria ser vendido pois não conseguia "encaixá-lo" na equipa.
Porém, logo JJ se encarregou de dizer que o paraguaio era peça essencial no seu modelo de jogo...
Intrigado, esperei pelos jogos de pré-época e esta, no que respeita ao "dossier" Cardozo, foi o que se sabe, golos atrás de golos.
Ainda com algumas reservas esperei pelo início dos jogos oficiais.
Hoje é para mim pacífico que "Tacuara" faz todo o sentido...neste Benfica ou, se preferir, por compreender este Benfica começo a compreender Cardozo.
O que não compreendo (nunca comprenderei) é esta constante animosidade a quem ousa incompreender Cardozo e (pior dos sacrilégios) desejar outra "nota artística" na equipa.
Descontextualizando Cardozo da equipa do Benfica, não consigo ficar indiferente a algumas das suas limitações.
Como já referi num post anterior, Cardozo é alvo de constantes críticas no paraguai quando joga pela sua selecção, o que me leva (legitimamente) a perguntar se também 6 milhões de paraguaios (entre os 10 ou 20 benfiquistas) não conseguem "ver a luz"...
Se, tal como eu, teve oportunidade de ver o paraguai/argentina (e a actuação dos seus dois avançados móveis) por certo compreenderá o porquê de Cardozo ter ficado no banco.

Anónimo disse...

Nao apreciar a forma de Cardozo jogar é uma coisa. Dizer que nao tem técnica é outra, e chama-se ignorancia.

Quem nao tem técnica é um gajo como o Beto, por exemplo. O Cardozo, com a que tem, punha esta malta toda sentada no chao.

O Paraguaio já marcou vários golos que dizem muito sobre isto.

Vejam o golo contra o Celtic e as duas bolas ao poste, livres directos, a jogada que deu o golo ao Saviola contra o Poltava.

Tem técnica, e muita.

jose disse...

O problema e que em Portugal, confunde-se tecnica com abilidade.

E tecnica o Cardozo tem, e muita

Agora, nao esperem e que ele marque golos como o do Saviola.

E se 5 golos em 5 jogos oficiais e mau, ta bem ta.

André Leal disse...

Caro José Marinho, um conselho, se é que me permite:

Deixe de perder tanto tempo a responder aos que o vêm aqui provocar. É lógico que a opinião deles conta e pode ser expressa mas acaba por resvalar sempre no mesmo. E assim acaba por reduzir as conversas amigáveis e mais produtivas.

Resumindo: para falar consigo é quase preciso acusá-lo de qualquer coisa.

Bem sei que sente necessidade de defender a sua palavra e a sua honra, mas é só uma sugestão.

Cumprimentos

José Marinho disse...

Caro André Leal: Vou aceitar o seu conselho. Um abraço.

Pedradanocharco disse...

Realmente José Marinho eu gabo-lhe a paciência ;)

Helder disse...

Caro José Marinho você tem paciência não de um santo mas sim de muitos santos......

Anónimo disse...

"para falar consigo é preciso acusá-lo de qualquer coisa".

Concordo. É este o registo que o José Marinho nos tem oferecido. É pena.

dead or alive! disse...

As vezes os golos faceis, como o golo do cardozo frente ao belenenses, so sao possiveis se tiver no lugar certo para marcar o golo facil.