Páginas

terça-feira, fevereiro 28, 2012

108 anos

A 28 de Fevereiro de 1904 nascia aquele que se viria a tornar no maior clube do Mundo, o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

108 anos de luta, de suor, de empenho, de dedicação, de glória, de amor. Acima de tudo 108 anos de amor.

Parabéns a todos os benfiquistas. Parabéns Benfica.

VIVA O BENFICA!

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Papinha toda feita!!!



Excelente trabalho do Blog Chama Gloriosa.
Mais uma vez os benfiquistas fazem a papinha toda à Direcção do SLB. Até quando a mesma irá ficar calada perante esta roubalheira, jornada após jornada?

domingo, fevereiro 26, 2012

Mas ainda há dúvidas???



Parece que há quem afirme que isto não é penalty...

Imagem retirada do Blog Redpass.

Académica - SL Benfica: 0-0

É inaceitável que o SL Benfica, em vésperas de receber o segundo classificado na Luz, perca os 5 pontos de vantagem que tinha sobre ele. É inqualificável que uma equipa com tanta qualidade, claramente superior à concorrência interna revele uma tão grande fraqueza psicológica que lhe impede de responder à altura após uma adversidade.

A paciência esgotou-se. Repetir os mesmos erros, jogo após jogo, com resultados negativos é ou pura incompetência ou então é defender interesses alheios ao SLB, quiçá acordados aquando um famoso cumprimento no final da primeira época. Não há meio termo, ou estamos perante um dos mais incompetentes treinadores da história recente do Glorioso ou estamos perante alguém que falha de propósito para servir interesses que não os nossos. Sim, porque já vimos isto o ano passado e estamos a rever novamente este ano. É que as falhas, os erros, as opções tácticas espatafúrdias acontecem sempre nos momentos chave da época, nas fases do tudo ou nada, nos jogos a doer e onde tudo se decide. Jesus inventa e a equipa perde. Foi assim o ano passado e está a ser assim este ano. E não me venham com a conversa das arbitragens. Repito o que já disse em tempos, sou um dos que mais denuncia as arbitragens manhosas que o SLB é alvo, sou acusado, na blogoesfera de só falar em arbitragens, mas quando o Sport Lisboa e Benfica, nas pessoas dos seus responsáveis, nada diz perante os roubos, sistemáticos, que é alvo não serei eu, agora, depois de tamanhos erros próprios que usarei a arbitragem para justificar esta hecatombe. Quando o Xistra é nomeado para o jogo de Guimarães e ninguém no SLB diz seja o que for, quando são 2:20 da manhã, faço uma ronda pelos jornais on-line, e não vejo qualquer comentário dos responsáveis sobre a arbitragem do jogo desta noite, então, meus caros, apesar de a ir comentar mais abaixo, não será ela a desculpa para isto.

Quando vi o onze inicial pensei que Jesus tinha aprendido a lição de Guimarães mas foi engano meu, a táctica foi igual apenas mudaram os jogadores. Entrou Witsel e saíu Rodrigo e eu pensei que, finalmente, íamos jogar com um meio campo reforçado mas, Jesus, no alto da sua sapiência, resolveu mostrar toda a sua nota artística e mete Aimar no lugar do puto espanhol. Ou seja, continua com um meio campo pouco povoado e coloca Aimar ao lado de Cardozo desperdiçando assim o nosso jogador numa posição onde, claramente, rende pouco. Se era assim que queria jogar mais valia colocar Saviola no lugar de Pablito. Mas não, Jesus pensa sempre mais à frente que o comum dos mortais e quis mostrar o Quique Flores que existe dentro dele. E o resultado foi o que se viu. Fosse a Académica tão aguerrida como foi o Vitória e o tratamento teria sido igual. Assim, é verdade que conseguimos ter mais bola, mas pouco ou nada de útil conseguimos fazer com ela. Quando Aimar, na segunda parte, desce no terreno, começa a pegar na bola no meio campo e a transportar o jogo do SLB passámos a ser muito mais perigosos e vai daí, Jesus faz aquilo que já vimos tantos treinadores fazerem quando jogam no Dragão tirando o melhor jogador da sua equipa. Aimar é substituído por Djaló e o jogo do Benfica acaba totalmente. Não está em causa a entrada de Djaló que poderia dar profundidade e velocidade ao flanco mas nunca pela saída de Aimar que estava a ser o maestro que a equipa estava a precisar. Era Aimar que estava a pegar no jogo e a servir os companheiros, era Aimar que estava a lançar Nolito e Nelson Oliveira. Se calhar, como estava a cheirar a golo, Jesus achou por bem tirar Pablo Aimar. Fantástico. Isto não é normal. Uma, duas, três, dez vezes??? Até quando? Já sei que os "yes-man" de Vieira vão encher os blogs a pedir apoio, que temos de apoiar. Apoio??? Sexta feira estarei lá a apoiar os bravos que envergarem o Manto Sagrado, mas não me peçam para apoiar a incompetência ou apoiar quem procura prejudicar o SL Benfica!!!! Querem defender este estado de coisas? Então façam valer o dinheiro que recebem e comentem as opções tácticas, comentem as substituições, comentem o silêncio perante as arbitragens, comentem a fragilidade psicológica da equipa. Comentem, sejam homens e comentem. Não cheguem aqui e digam que somos maus benfiquistas e que temos de apoiar...

Como é que é possível que após a derrota em Guimarães esta equipa não entre em campo a comer a relva, a "rasgar" forte e feio, para arrasar o adversário e deixar uma mensagem clara para todos? Para demonstrar que somos os líderes, que somos os melhores e que sexta feira levam uma cabazada??? Nada disso se vê, tal como no ano passado, após a primeira adversidade veio tudo por aí abaixo, a equipa sem moral, sem crença, sem garra. Incapaz de acreditar que é capaz de vencer as adversidades. E é isto que me assusta e é por isto, por sentir esta fraqueza emocional, que acho que deitámos a toalha ao chão. Perdemos em Guimarães e a conversa foi que ainda somos líderes, temos a mesma confiança, não estamos afectados, blá blá blá...no relvado nada se vê deste discurso, bem pelo contrário. E agora, como vai ser na sexta feira? Ao invês de recebermos os corruptos com 5 pontos de avanço com fortes possibilidades de os deixar a 8, vamos recebê-los em igualdade pontual (alguém acredita que o Feirense não será goleado?) em risco de os ver sair da Luz isolados no primeiro lugar. Claro que a culpa é minha e de outros que como eu apontam os erros claros de Jesus. Claro que sim.

Hoje assistimos a uma arbitragem escandalosa, daquelas que o SL Benfica é bastas vezes alvo mas como tem vindo a vencer os próprios benfiquistas convencem-se que é possível sempre dar a volta. Os benfiquistas esquecem-se, não sei porquê, que os nossos jogadores não são super homens e por vezes não jogam tão bem como a qualidade que têm faz prever e nesses momentos estas arbitragens dizem presente e fazem mossa. Hoje foi um desses dias. Quando logo no início do jogo Cardozo é esmagado entre o guarda redes e dois defesas da Briosa e este tal de Hugo Miguel assinala falta ao nosso avançado estava mostrado que tipo de arbitragem íamos ter. Foi uma roubalheira descomunal. Todos os lances divididos foram considerados falta contra nós. Aimar isola-se com Cardozo ao lado para receber a bola e o fiscal de linha assinalar fora de jogo que as imagens mostram ser inexistente. Não há a menor dúvida que o defesa da Briosa corta a bola com o braço dentro da área, as imagens são claras. Até se podia aceitar a não marcação uma vez que o lance foi muito rápido mas o tal Hugo Miguel já não teve qualquer dúvida em assinalar falta a Cardozo por dominar uma bola com o braço e falta a Bruno César por cortar um lance com o braço. Curiosamente só não considerou falta um corte com o braço de um jogador da bola dentro da sua área. Curioso...ou talvez não. Mas o que não se pode deixar passar (mas infelizmente os responsáveis do Glorioso o vão fazer) é o penalty não assinalado sobre Pablo Aimar na segunda parte transformado em falta atacante. Como???? Aimar ganha posição, está à frente do defesa, que falta é que o ladrão do árbitro pode ter visto??? A pancada na perna de Aimar é tão óbvia, tão notória, tão visível que só um ladrão é que a pode ter transformado em falta atacante. Ao menos não assinalava nada. Falta atacante?? Bandido. E era somente um lance que podia resolver um jogo menos bom do Glorioso, um lance que nos poderia dar os três pontos apesar de todos os erros de Jesus. Mas, se o SL Benfica acha por bem nada dizer destes casos, de nada serve o Mágico SLB os apontar como causa da perda de pontos.

Espero que os "yes-man" de Vieira lá para Maio venham invadir aqui o blog a insultar-me por não ter acreditado no sucesso da equipa. Será com enorme alegria que reconhecerei o meu erro. O que eu mais quero é ver o Glorioso campeão mas, já vi demasiadas vezes este filme. A cerca de 25 minutos do fim do jogo enviei uma sms ao Bizarro a dizer "já fomos" e não estava apenas a referir-me ao jogo desta noite. Espero estar totalmente errado. Como desejo estar errado. Mas temo uma repetição da época passada...os indicadores estão lá todos.

Sexta feira lá estarei. E na terça, independentemente do resultado de sexta, também lá estarei. Apoiar a equipa? Sempre até morrer. Mas não contem comigo para ser um "yes-man"...

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Entrevista a Marinho Neves

O blog Cabelo do Aimar publicou uma excelente entrevista que fez ao ex-jornalista Marinho Neves.

O Mágico SLB não podia deixar de a publicitar junto dos seus leitores deixando aqui um pequeno excerto:

"CdA: É do foro público que o Marinho trabalhou para o Sporting contra o “sistema”. Quem foi a primeira pessoa a iniciar essa luta contra o “sistema” no futebol Português?

MN: Quando Dias da Cunha foi eleito presidente do Sporting, depressa se apercebeu da falcatrua que era o nosso futebol. Não sabia para que lado se havia de virar. Fui então contactado pelo seu assessor, Carlos Severino, para ver que disponibilidade tinha para trabalhar directamente com o presidente com a função de o alertar dos perigos que o clube corria. Inicialmente não me mostrei muito interessado, mas por outro lado pensei que poderia lutar por dentro e combater a corrupção, até porque a Polícia Judiciária já me tinha como consultor e não me pagava nada. Aceitei, mediante um bom vencimento e com a condição, por mim proposta, de que se não gostassem do meu trabalho despedia-me sem qualquer tipo de indemnização. Fiquei por lá seis anos, mas no meu segundo ano fomos campeões nacionais, principalmente porque o Sporting sabia com 15 dias de antecedência as armadilhas que lhes estavam a preparar. Um exemplo: 15 dias antes avisei o presidente que no jogo X que antecipava um jogo com o Porto, o árbitro da partida seria fulano e que Beto e Rui Jorge iriam ser espicaçados por esse árbitro durante o encontro para este encontrar motivos para os expulsar. No dia do jogo confirmou-se a minha informação. Num outro caso, num jogo decisivo para a conquista do campeonato, frente ao Boavista, soube que o árbitro da partida tinha ido almoçar com Valentim Loureiro, que era presidente da Liga. Avisei o presidente e todos ficaram em pânico. Não sabiam o que fazer porque não havia provas. Disse-lhes que a única coisa a fazer era Manolo Vidal, antes do jogo, quando fosse entregar as fichas aos árbitros, deveria dizer: "Então o almoço de terça-feira foi bom?" Mais nada. Quando o árbitro ouviu aquela pergunta associou de imediato a intenção do delegado ao jogo e ficou em pânico, contou-me depois Manolo Vidal. Durante esse jogo o árbitro até beneficiou o Sporting e fomos campeões. O árbitro não sabia que provas tínhamos e como era internacional, não colocou a sua carreira em risco. Mas a conquista do campeonato desencadeou uma série de invejas dentro do próprio clube e quando dei por ela estava a lutar contra gente que estava a ser paga pelo clube, mas que queria que este perdesse para conquistarem o poder e poderem fazer os seus negócios. Cheguei mesmo ao ponto de saber que os meus relatórios semanais eram entregues, por gente do Sporting, aos nosso principais inimigos, Porto e Boavista. Não sou nem nunca fui sportinguista e nunca escondi isso. Era apenas o meu trabalho.

CdA: As acções do Sporting nessa luta contra o “sistema” tinham qual objectivo? E as do Benfica? Os lutos pela arbitragem, levar DVD’s ao ministro ou qualquer outro tipo de protesto surtem mesmo algum efeito? Amedrontam o “sistema”?

MN: A primeira coisa que fiz, foi convencer Dias da Cunha de que devia fazer uma aliança com o Benfica se queriam conquistar o poder. Sempre disse que o inimigo do Sporting não era o Benfica, mas o Porto e o Boavista da altura. Consegui. Dias da Cunha fez uma aliança com Luís Filipe Vieira e foi à televisão dizer que as cabeças do sistema eram Pinto da Costa e Valentim Loureiro. Forneci documentos que provavam isso mesmo. O Porto e o Boavista começaram a sentir-se ameaçados e começaram a minar o Sporting por dentro utilizando alguns elementos que hoje continuam no clube. Dias da Cunha não aguentou a pressão e demitiu-se. Pedi a demissão com ele.

CdA: E crê que Benfica e Sporting alguma vez vão lutar em igualdade de circunstâncias com o Porto nos bastidores do futebol nacional? Essa união entre os dois clubes poderia purificar o nosso futebol ou acha que cada qual, à vez, preferem aproveitar o que podem do velho “sistema” que se encontra ainda, residualmente, instalado para próprio benefício?

MN: Para se ganhar e encontrar defesas para os mais diversos ataques, é necessário ter poder. Disse isso muitas vezes a Dias da Cunha. Primeiro tinham de conquistar poder na AF de Lisboa, como fizeram os Dragões na sua cidade. Depois encontrar aliados nas Associações mais poderosas para se chegar ao poder na FPF, mais propriamente na disciplina e arbitragem. Não para fazer o mesmo, mas para fiscalizar e enfraquecer o poder de manobra do seu mais directo opositor. É necessário que os árbitros sintam que estão sob vigilância permanente. Houve casos em que grandes árbitros eram promovidos e mostravam qualidade, mas se não se adaptavam ao sistema, eram despromovidos. Muitos queriam ser honestos, mas o sistema não lhes permitia tal atitude. Os mais vigaristas eram sempre os primeiros a ser promovidos. Para travar tudo isto era necessário ter poder e Benfica e Sporting não tinham um único dirigente na FPF ou na Liga para fiscalizarem a situação ou impor a sua vontade. Vejam o exemplo desta época: O Porto está zangado com o Sporting e Benfica e a época deles tem sido um desastre, imaginem o que seria se Sporting e Benfica fossem aliados. Tem sido assim ao longos dos 20 anos e os clubes de Lisboa não aprendem. Pinto da Costa é um mestre na acção de dividir para reinar."

Entrevista completa AQUI.

Parabéns a toda a equipa do Cabelo do Aimar. Excelente trabalho.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Mandem-no de volta!!!

Vamos buscá-lo a Madrid, tratamos da papelada toda. Não precisam de fazer nada...

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

V.Guimarães - SL Benfica: 1-0

E eis que a primeira derrota do SL Benfica no campeonato acontece no pior momento possível...o primeiro de três passos que nos levariam ao título foi, afinal, um grande tropeção.

São pormenores como os de hoje que me fazem ter sérias dúvidas em Jorge Jesus. Muitos elogiam o futebol do Glorioso mas Jesus não foi o único a pôr a equipa a jogar bom futebol e a ser campeão. Outros antes dele também têm o seu nome na história do SLB mas poucos se podem gabar de ter à disposição tão vasto plantel em termos qualitativos e a ter tamanha disponibilidade financeira para aquisição de grandes jogadores. Quando vi o 11 inicial para o jogo de hoje tive um arrepio na espinha, mais uma vez contra uma boa equipa, num terreno muito difícil e contra um árbitro chamado Carlos Xistra, Jorge Jesus prefere apostar numa dupla avançada e não reforçar o meio campo. Um erro, na minha opinião, como tenho dito bastas vezes. É claro para todos que o Benfica sofre muitos golos, mesmo contra equipas mais fracas temos sofrido golos, portanto, quando jogamos com esta táctica estamos muito mais dependentes da capacidade de concretização porque o meio campo é mais soft, menos pressionante e, normalmente, perde a luta pela posse da bola porque o adversário tem mais elementos. Assim, é fundamental que a equipa marque nas oportunidades que tem. Só que infelizmente falhar golos faz parte do futebol e hoje o SLB falhou muitas mas também falhou defensivamente e sofreu um golo numa bola parada. Falando em bolas paradas é absolutamente inaceitável que uma equipa com os jogadores tecnicistas que o Benfica tem, tenha um aproveitamento medíocre das mesmas. Os livres cruzados para a área vão para as mãos do guarda redes e os cantos morrem todos no primeiro defesa ao primeiro poste. Livres directos para a bomba de Cardozo são desperdiçados em lances que não se percebem...

Esta táctica funciona na Luz contra equipas fracas porque o nosso caudal ofensivo é brutal e tantas vezes lá vamos que é natural que a nossa equipa marque muitos golos. Mas contra equipas mais fortes, sempre que jogamos desta forma, revelamos enorme fragilidade no meio campo, perdemos capacidade de pressão sobre a bola e sentimos muita dificuldade em pegar no jogo. O Vitória pressionou muito os nossos jogadores logo à saída da área, com mais um elemento no meio campo, haveria mais linhas de passe, mais elementos para pegar na bola e sair a jogar evitando o jogo directo para Cardozo que torna tudo muito mais difícil. Ao fim de três anos não entendo esta teimosia de Jesus. Têm-nos custado muitos pontos.

É claro, dirão os acérrimos defensores de Jesus, que se aquelas bolas iniciais entram o jogo seria diferente. Claro que sim, sem dúvida. Acredito que se marcássemos primeiro a vitória seria nossa e provavelmente por números largos porque, lá está, com uma equipa bem rápida e tecnicamente evoluída a aproveitar os espaços do adversário somos, sem dúvida, letais. Mas no início do jogo temos que pensar qual a melhor forma de ganhar o jogo e penso que é preferível pensar em ganhar o jogo a meio campo e controlar claramente o adversário e atacar com inteligência do que procurar um vendaval ofensivo que não consegue existir porque não conseguimos colocar a bola no chão. E, estarmos a perder, com duas substituições por fazer, vai fazê-las metendo um jogador de cada vez a 5 minutos do fim. Não percebo. Sinceramente, não percebo.

É que, não nos esqueçamos, Gaitan é fabuloso com a bola nos pés mas é menos um quando se trata de defender (em total contraponto com Nolito, por exemplo, e basta ver aquele lance em que perde a bola, levanta o braço a reclamar falta mas levanta-se de imediato para ir à luta). Aimar hoje não conseguiu meter uma bola e Cardozo foi uma nulidade. Nolito tentou mas falhou o que não costuma falhar. Rodrigo não esteve nos seus dias e por mim devia ter estado no banco, dando o lugar a um Bruno César por exemplo e entrando na segunda parte caso necessário.

E desta vez não podemos apontar o dedo a Xistra. Sim, há um lance sobre Rodrigo que parece ser penalty mas é um lance que não me choca. Não me parece que tenha sido uma Xistralhada como costume, acredito que não tenha visto. Não lhe vi aquela tendência de empurrar o Benfica para baixo como é seu costume. Um Xistra habitual tinha expulso Maxi, por exemplo e, provavelmente, não anulado o golo em fora de jogo do Vitória... Não será aqui o meu cavalo de batalha.

Continuamos líderes mas perdemos margem de manobra, uma derrota e podemos ser ultrapassados. Uma das coisas que eu temia era perder pontos antes de recebermos o clube corrupto. Infelizmente perdemos o que aumenta, ainda mais, a importância dos próximos dois jogos. Espero que a equipa dê um pontapé neste meu receio e que reconquiste os 5 pontos de diferença.

PS: As palavras de Jesus na conferência de imprensa vão totalmente de encontro a tudo o que acima disse. Porque é que isso não foi acautelado no 11 titular com uma táctica que fornecesse à equipa maior coesão no meio campo, mais linhas de passe, mais homens na luta naquela zona do terreno, mais capacidade de construção de jogo?

sábado, fevereiro 18, 2012

Vencer Xistra!!!!

Se o SL Benfica vencer os próximos três jogos para o campeonato nacional garantirá a festa no Marquês para celebrar a conquista do 33º título. O inimigo sabe disso e procura adiar essa festa com todas as armas ao seu dispôr e ataca já com uma das suas mais fortes: O jogo do Glorioso em Guimarães contra o Vitória local será apitado pelo inenarrável Carlos Xistra, mais um daqueles que tem um currículo impressionante contra o SLB.

A última vez que estivemos em Guimarães ganhámos por 4-1. Gostava de repetir o resultado mas a última vez que fomos lá para o campeonato fomos brindados por uma roubalheira do árbitro que ainda hoje dá pesadelos aos benfiquistas. Para sermos campeões não podemos ceder, temos que ser mais fortes logo desde o primeiro minuto. A melhor forma de fugir aos ataques de Xistra será não dar a mínima hipótese para ele interferir. Não refilar nunca e marcar golos, cedo, muitos. Arrumar logo a questão. É um pedido injusto? É. Claro que é e é bom que os benfiquistas percebam isso. Os nossos jogadores não são super homens. É verdade que com o Manto Sagrado envergado parecem capazes de vencer qualquer obstáculo mas não podemos esquecer que são jogadores humanos, fabulosos é certo mas humanos.

Com Xistra a apitar este será, porventura, o jogo mais importante da época. Se vencermos Xistra em Guimarães temos tudo para sermos campeões!!

FORÇA BENFICA!!!

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Hábitos carniceiros

As palavras do carniceiro Bruno Alves são perfeitamente compreensíveis. Ele, em Portugal, fez tantas iguais ou piores que os árbitros ignoraram, que é natural que ele pense que aquilo é futebol, que pense que aquilo não é um acto de brutalidade gratuita só ao nível de meia dúzia de mentecaptos que, infelizmente, andam pelos relvados beneficiando de uma estranha impunidade oferecida pelos árbitros.

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Zenit - SL Benfica: 3-2

É inacreditável que os senhor da UEFA permitam que um jogo da sua principal competição de clubes decorra num relvado destes. Uma vergonha.

Como é que o Benfica sofre três golos deste Zenit? Principalmente como é que o Benfica não consegue segurar um empate conseguido aos 86 minutos? Como é que no minuto seguinte sofremos novo golo que resulta, novamente, de sucessivos erros? Imperdoável e que nos pode custar muito caro porque este Zenit virá com todo o cattenacio do seu treinador para a Luz, segurar a vantagem e explorar o contra ataque e, infelizmente, o SL Benfica anda a sofrer muitos golos em muitos jogos. Jesus decidiu dar a titularidade a Cardozo e a Rodrigo colocando Aimar e Nolito no banco. Não seria a táctica que eu escolhia, preferia mais um homem no meio campo em detrimento de Tacuara. A equipa não começou mal mas também mostrou que não se sentia confiante com as condições quer do relvado quer da temperatura. A bola teimava em não rolar de pé para pé e os russos eram muito mais fortes no choque e na disputa da bola. E claro, tinham o sanguinário tronco alves do seu lado que tratou, na primeira vez que aparece em jogo, em lesionar a nossa estrela em ascensão (claramente premeditado digam o que disserem). Rodrigo não aguentou a porrada que levou e teve que sair para entrar Aimar. No entretanto o SL Benfica marca por Maxi em recarga a um livre de Cardozo mas a reposta do Zenit foi brutal com muita garra e velocidade e rapidamente chegou ao empate. Na segunda parte os russos entraram muito bem e pressionantes desde o primeiro minuto e sentia-se que o Benfica não estava a conseguir ripostar e numa falha defensiva voltam a marcar e a ganhar vantagem na eliminatória. Os russos não pararam e continuaram a carregar e o Benfica já com Nolito em campo consegue aproveitar os espaços e à beira do fim Cardozo consegue marcar após falhanço incrível de Gaitan. E a 3 minutos do fim tudo parecia bem encaminhado para uma segunda mão tranquila na Luz quando surge o terceiro golo do Zenit numa falha incrível de Maxi que alivia a bola para os pés do jogador russo.

Sinceramente deu-me a sensação que os nossos jogadores tiveram medo do frio, do choque, de uma qualquer lesão que pudesse acontecer por causa do estado do terreno e das baixas temperaturas. Ou então, se calhar mais real, simplesmente não nos habituamos à baixa temperatura. Houve jogadores claramente fora de jogo como Emerson e Gaitan que estiveram francamente mal. Matic procurou fazer o seu papel mas não teve discernimento no momento de colocar a bola jogável nos companheiros. Perdemos Aimar para a segunda mão que levou amarelo num lance patético e que muita falta nos vai fazer. Esperemos que Rodrigo não tenha uma lesão grave.

Ver Bruno Alves a levar um amarelo no primeiro lance que faz no jogo diz-nos logo que o árbitro não é português mas já vi expulsões por lances menos perigosos. Um ou outro lance mal ajuizado mas nada de relevante a apontar à arbitragem.

Na Luz temos que recuperar a desvantagem na eliminatória. Tenho a convicção que se este jogo fosse num relvado decente e a temperaturas amistosas teríamos vencido porque somos claramente superiores a estes russos. Mas não deixo de me questionar como é que estando o campeonato parado como é que esta equipa do Zénit apresenta esta pedalada toda?

Perder pela margem mínima marcando dois golos no terreno do adversário é um resultado perfeitamente possível de dar a volta na recepção ao Zénit no Estádio da Luz mas podíamos ter conseguido algo mais. E não vai ser fácil, nada fácil.

CARREGA BENFICA!!!

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

São Petersburgo



Deviamos ter pedido ao Sporting para treinar em Alvalade para nos ambientarmos aos -16

domingo, fevereiro 12, 2012

SL Benfica - Nacional: 4-1

Inquestionável!

Mais uma vitória do Glorioso alicerçada em mais uma fabulosa exibição que proporcionou futebol de elevadíssima nota artística que culminou em 4 golos marcados mas que poderiam ter sido muitos mais. Foi avassalador o futebol do SL Benfica do princípio ao fim com sucessivas ofensivas à baliza do adversário, pressionando alto não dando espaço nem tempo para que o Nacional conseguisse ligar o seu jogo. O Benfica a jogar a toda a largura do campo, quer pela direita quer pela esquerda com os avançados sempre em movimentações, um autêntico carrossel impulsionado, ou se quiserem, levado ao colo por mais de 53 mil benfiquistas deliciados com tamanho festival.

Jesus surpreendeu todos quando foi anunciado o 11 titular. Não havia um nome que claramente substituísse Maxi Pereira, quem seria o lateral direito da equipa? Iríamos jogar com três defesas? Afinal a aposta de Jesus foi Witsel para a lateral direita e Matic no meio a fazer da Javi. Ambos cumpriram o seu papel. Foi estranho ver Witsel sem a cabeleira à Warrick e ainda mais na lateral direita mas quem joga tanto à bola, joga em qualquer posição.

Estava a ver o jogo e a pensar em como este jogo, para quem percebe um pouco de futebol, demonstrou como Cardozo é fantástico. Cada vez que recebia uma bola levava pancada por trás do defesa. Foram uma 5/6 jogadas que acabaram com ele no chão. Só por uma vez o árbitro assinalou falta. Um jogador que leva a pancada que ele leva, que sofre faltas atrás de faltas que os árbitros ignoram e marca o que ele marca, tem que ser muito bom mesmo. Queria ver outros a levar a porradinha que Tacuara leva para ver se marcariam tantos golos. Rodrigo é diferente. É um jogador com um potencial tremendo e se tiver juízo (e por juízo entenda-se mais um ano na Luz, pelo menos, para se solidificar como jogador e sair para um grande já como avançado de créditos firmados) será um dos melhores avançados dos próximos dez anos. As arrancadas, a qualidade de execução, a confiança, a técnica, faz-me lembrar o Fenómeno. Gaitan voltou à magia que encanta quem ama este desporto, que pormenores deliciosos. Gaitan é isto, enerva pela calanzice, encanta pela qualidade técnica. Garay fez um enorme jogão tal como Nolito que trabalhou imenso sem bola. Aimar é Aimar, um gajo repete-se mas é mesmo assim. Faz tudo bem. A equipa esteve muito bem, colectivamente foi practicamente perfeita permitindo dessa forma que as individualidades dessem as pinceladas que elevaram a qualidade do futebol apresentado à família benfiquista.

O monte de esterco azul que foi incumbido de tentar prejudicar o Glorioso teve azar. Muito azar. E nem dos penaltys dele precisamos. É uma vergonha que este super dragãozito ainda apite jogos do SLB. Uma vergonha que diz tudo do que são as arbitragens por estas terras lusas. O penalty é uma vergonha que já estamos habituados, é sempre assim. Estes merdas não hesitam quando têm oportunidade de roubar o SLB. O gajo do Nacional cai na área e ele marca logo falta. A facilidade com que se marca penalty contra nós é assustadora. Mas, para mim, isso nem foi o pior mas sim toda a forma como ele arbitrou decidindo sempre contra o Glorioso. Há um lance em que Matic está no meio de dois jogadores do Nacional a disputar a bola e o gajo consegue ver, no meio de vários pontapés, falta do Matic. Todos os lances divididos foram consideradados faltas contra nós, foras que o fiscal de linha não assinalasse o gajo assinalava contra nós. Todos. Sempre. Incha, palhaço. Deves ter ficado cá com um melão...tipo final da Taça da Liga. Tentaste mas não conseguiste.

Foi uma vitória importantíssima porque nos mantêm na liderança com a distância de 5 pontos do segundo classificado, porque demonstra claramente que somos a equipa mais forte e porque dá a moral e tranquilidade necessária para os próximos e fundamentais desafios que se aproximam. E o primeiro é já na quarta nas terras geladas da Rússia para a Champions. Estou confiante.

CARREGA BENFICA!!!!

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Obrigado Pablo!!!!

Pablo Aimar renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica por mais uma época. Uma das notícias mais esperadas pela família benfiquista chegou e finalmente podemos descansar. Pablo Aimar, o astro argentino, um dos melhores jogadores da actualidade, um jogador que representa tudo o que deve ser um jogador que enverga o Manto Sagrado, vai ficar mais um ano connosco. Por mim teriam sido dois, mas um já é excelente. Para o ano voltamos a esta conversa, por agora:

- Obrigado Pablo!

Os critérios de Proença

O vídeo não é novo e um post sobre Proença também não. Mas depois do que se viu ontem é importante voltar a isto para se perceber os critérios de Proença.

É assustador o que o homem não vê mesmo à sua frente e comparar com o que só ele vê. Que critérios este homem tem para além do óbvio: prejudicar o SL Benfica. Comparem os lances em que ele não assinala faltas a nosso favor e comparem com os que ele assinala. E agora revejam os lances que levaram a agremiação de Alvalade à final do Jamor..



Não erram de propósito? Right...desafio qualquer um a arranjar um video semelhante para um outro clube qualquer. E, infelizmente, não é o único árbitro a quem podemos criar videos destes. Ainda temos os Lucílios, os Olegários, os Henriques, os Gomes, etc...

PS: Renovar com a Olivedesportos é manter esta situação.

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Ainda a Olivedesportos

Não vi a entrevista de ontem de Luis Felipe Vieira à RTP mas pelo que pude ler na imprensa e nos blogs benfiquistas parece que está eminente o acordo com a Olivedesportos para a venda dos direitos televisivos.

Não me espanta pois segue a lógica que os últimos tempos têm trazido a público numa clara manobra de preparação dos benfiquistas para essa realidade. Sou da opinião que Vieira nunca quis realmente sair da Olivedesportos porque nunca deixou passar a mensagem da "grande" amizade que o une a Joquim Oliveira. Não percebo porque raio ele tem que estar sistemáticamente a referir essa amizade. Mas, adiante. Temos que encarar a realidade e ela é que o SL Benfica vai renovar contrato com a Olivedesportos por valores a rondar os 25 milhões de euros ano. Há quem dê pulos de contente (principalmente os portistas) e há quem, como eu, sinta asco por tudo isto. Só peço que Vieira seja Homem com H grande e renove apenas pelos anos que faltam do seu mandato. Para que quem venha a seguir tenha margem de manobra para tomar outras opções se essa for a vontade dos benfiquistas.

PS: Não percebi a questão Enzo Perez. Afinal foi emprestado?

domingo, fevereiro 05, 2012

SL Benfica - Marítimo: 3-0

Benfica e Marítimo proporcionaram, esta noite, um belíssimo jogo de futebol sempre jogado taco a taco por ambas as equipas onde a mais valia individual dos jogadores encarnados fizeram toda a diferença.

A Taça pode ter um valor relativo mas é assim que eu quero que o SL Benfica jogue todos os jogos em que participa, com atitude e levando a sério toda e qualquer competição. Se lá estamos é para ganhar. Se o troféu é nosso então temos que o defender. Jesus fez algumas alterações, naturais, mas desta vez não exagerou e o SL Benfica esteve com practicamente o seu 11 mais forte e é assim que dá para ver as exibições dos menos utilizados como Nélson Oliveira e Jardel, por exemplo. E a nota é bastante positiva. Nélson esteve muito bem e com uma confiança que o levou a exagerar certos lances individuais quando podia (e devia) ter passado a bola a um colega melhor posicionado mas, este jogo, deu para ver todo o potencial dele mostrando força, velocidade, sentido de baliza, explosão. Temos jogador.

O jogo podia ter ido para o intervalo empatado devido à excelente réplica que o Marítimo deu mas também podia ter ido já resolvido fruto da quantidade de lances de golo que o Benfica desperdiçou. Foi um zero apenas mas a segunda parte trouxe um Benfica ainda mais forte, mais incisivo que foi letal quando se viu em vantagem numérica. Foram três mas podia ter sido, perfeitamente, muito mais.

Djaló estrea-se com a sagrada camisola e a primeira vez que toca na bola passa para o Pablo Aimar. Imagino o que não terá passado na cabeça dele principalmente ao se lembrar dos toscos a quem andou anos a passar a bola. Rodrigo é uma máquina e mais não é preciso dizer. Nolito excelente e quis que o recorde de Eusébio continue a ser de Eusébio. Aimar é Aimar. Saviola hoje muito bem em jogo e esperemos que continue pois será importante para o resto da época. Capdevila também esteve bem. Eduardo na única vez que foi chamado a intervir esteve fantástico, aquela saída é brutal.

A expulsão parece-me claramente exagerada. Havia muito mais razão para expulsar o jogador que levou amarelo por dar uma pantufada em Javi Garcia num lance que Soares Dias interrompe impedindo um perigoso ataque do Benfica do que neste lance da expulsão. Há toque com o cotovelo mas igual a tantos outros, não houve maldade nem intensão.

Agora seguem-se as meias finais com a recepção ao clube corrupto. É para vencer e mais nada.
CARREGA BENFICA!!!!!

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Eusébio, a verdade desportiva!

"Eusébio manifesta a sua alegria pela marcação do golo do Beira-Mar frente ao Benfica. Ele que tantos golos marcou pelo Benfica, alegra-se por marcar contra o seu antigo clube."

Foto retirada do Blog Benfiquistas Desde Pequeninos.


Assunto encerrado.