Páginas

quinta-feira, dezembro 29, 2005

José Fonte já assinou

É jovem (22 anos), tem potencial e era, até há pouco tempo, titular indiscutível da melhor defesa da superliga, tendo inclusivamente recebido rasgados elogios dos mais variados quadrantes, principalmente quando se pensava que o seu destino eram porto, ou sporting que, por sinal, necessitavam mais dos seus serviços. No entanto, o Benfica chegou-se à frente e garantiu a contratação do jogador por quatro épocas e meia. Em nome das boas relações ( principalmente, porque Moretto também parece interessar), até emprestou o Hélio Roque ao Setubal como contrapartida, apesar de não ter de o fazer, porque, em teoria, o não pagamento de salários justificava a rescisão unilateral pedida pelo jogador.

A questão que se coloca agora é: precisamos dele?

E a resposta só pode ser, obviamente, um rotundo "não". Temos 4 centrais de altissima qualidade - do melhor que há nesta superliga - e ainda temos o André Luís emprestado ao Marselha. É caso para dizer que precisamos tanto de mais um central, como o Ronaldinho Gaúcho precisa de mais capacidade de drible.

Então, como justificar esta contratação?

A resposta é simples: relação preço/qualidade. Na gestão de um clube também é preciso ter sentido táctico! Por vezes, as oportunidades surgem e é preciso saber agarrá-las!

O José Fonte tinha rescindido contrato e foi, na pior das hipóteses, muitissimo barato. Ao avançar para a sua contratação e imediato empréstimo, o Benfica assegura um grande potencial futuro a um baixo custo. Se o jogador confirmar as expectativas, então não terá dificuldade em regressar ao plantel e assumir-se como alternativa viável. Caso contrário, o investimento feito na sua contratação é negligenciável e não haverá concerteza dificuldade em colocá-lo noutro clube mais pequeno. Dificilmente o clube fica a perder com esta situação. Para além do mais, há a vantagem acrescida de se impedir que um dos rivais avance para um jogador baratissimo, que lhe poderia ser muito útil.

Realce-se também o facto de este ser mais um produto da academia leonina. E é até um produto fora do comum, pois centrais de qualidade costumam ser formados mais a norte. Esperemos, por isso, que este seja o primeiro, a excepção que confirma a regra, e que tenham partido a forma (e, com um bocado de sorte, voltem à que tinham usado para formar o Beto). :)

Por último não se pode deixar de referir o percurso curioso e extremamente infeliz deste jogador nos últimos dois anos (Salgueiros, Felgueiras e Setubal), que fez com que tenha recebido apenas 6 meses de salário, em vez dos 24 a que tinha direito. Um triste sinal dos tempos, neste futebol português dos estádios e dos grandes eventos...

quarta-feira, dezembro 28, 2005

11 ideal e algumas notas...

No blog 4-4-2 o sempre-vimaranense-e-nada-lagarto Master Kodro colocou o seu 11 ideal para a temporada actual e apelou aos clientes que fizessem o mesmo, na pasta de comentários. Como sempre tive dificuldade em recusar um pedido feito de forma educada, lá coloquei o meu 11 ideal:

GR - Moretto
DD - Nelson
DE - Leo
DC - Luisão
DC - Anderson
MC - Petit
MC - Lucho Gonzalez
MD - Ricardo Quaresma
ME - Simão
AV - Nuno Gomes
AV - Liedson

Claro que este 11 incomodou o supracitado adepto do Guimarães, por ter 7 elementos do Benfica, nenhum do clube da cidade berço e só 1 - mas que resolve - do clube de outra cidade, e isso deixou-me a pensar...

Será que foi o meu Benfiquismo a ditar esta escolha? Será que estou a deixar a minha preferência clubistica toldar o meu lendário e cavaquiano juízo infalível, no que, a acontecer, seria uma tragédia de dimensões bíblicas?

Pensei bastante no assunto e a conclusão a que cheguei foi: claro que não, foda-se! O meu juízo continua tão acutilante e infalível como sempre! A questão é outra e é simples: há 7 jogadores do Benfica no 11 ideal, desta metade de época, porque pura e simplesmente são os melhores jogadores da liga nas respectivas posições!

Alguém contesta que o quarteto Leo, Luisão, Anderson, Nelson é o melhor da superliga? Alguém põe em causa que o Petit é o melhor trinco a jogar em Portugal? Alguém discute que Simão Sabrosa é o melhor extremo esquerdo, ou que este Nuno Gomes, líder da tabela dos goleadores, é o ponta de lança que qualquer clube queria ter?

O problema da minha análise é a qualidade do plantel do Benfica! E isso é que custa muito aceitar, a muito boa gente...

Um ano em grande!!!

O ano de 2005 foi um ano em grande para a família benfiquista, foi um ano que irá ser guardado durante muitos anos, pois foi o ano da quebra do longo e penoso jejum, foi o ano em que voltamos a ser Campeões Nacionais.
O ano foi proveitoso noutras vertentes e modalidades do clube mas, não há a menor dúvida, que nada disso tem a importância que tem a conquista do título.
Num ano em que poucos acreditariam, onde o plantel era limitado em quantidade mas cheio de qualidade, com um treinador que nunca caíu nas graças dos adeptos, surgiu algo que fez equilibrar a balança, o Processo Apito Dourado. O SLB deixou de ser prejudicado? Nem pouco mais ou menos, como este blog sabiamente já demontrou o SLB foi muito prejudicado pelos árbitros (exemplo máximo os 4 penaltys a favor do SLB que ficaram por marcar em Penafiel, jogo anterior à recepção do SCP na Luz), mas , ao contrário de outros anos, conseguiu ganhar muitos jogos contra os árbitros . O Processo Apito Dourado mais não fez do que assustar os árbitros e impedi-los de beneficiar os habituais como faziam antigamente. Este receio fez equilibrar a balança e demonstrou, cabalmente, que muitos títulos conquistados nos últimos anos se deveram exclusivamente aos árbitros que nos prejudicavam e beneficiavam outros.
Ter sido Campeão no ano do Processo Apito Dourado é um orgulho e uma alegria que ninguem nos pode tirar. Doa a quem doer. E meus amigos, todos temos visto como doi a alguns.
Ainda em 2005 conquistámos, finalmente, a Supertaça (outro jejum quebrado) e culminámos a primeira fase da Liga dos Campeões com uma fantástica vitória contra o Manchester United no regresso do mítico Inferno da Luz. No campeonato estamos a 6 pontos do primeiro lugar mas é coisa que não assusta.
2005 é um ano para recordar, um ano de alegria imensa, de alegria que só os benfiquistas sabem viver!
Que venha 2006 pois as expectativas são altas e, ao contrário de outros anos, a "onda" é positiva. Os benfiquistas acreditam .
Feliz 2006 para todos!
Viva o Benfica!

sexta-feira, dezembro 23, 2005

O Sol nas mãos...



Está muito em voga os antibenfiquistas arranjarem fotos de angulos estranhos para justificarem qualquer coisa contra o SLB. Correm nos Blogs, pelo menos, duas fotos do lance do golo do Nuno Gomes no Bonfim. Uma delas até mostra claramente a bola a bater no peito (são tão azelhas...) mas a outra "mostra" a bola em cima do braço.

Ora bem, como não admira, os antibenfiquistas agarram-se a esta foto para tentar comprovar tudo contra o SLB esquencendo-se que uma foto reflecte um determinado angulo e que é preciso ter em atenção a disposição dos elementos na foto.

A foto que coloco aqui é excelente para demonstrar o que quero dizer: Troquem o moçoilo pelo Nuno Gomes e o Sol pela bola, tirando os crónicos antibenfiquistas há mais alguem que ache que a "bola" está nas mãos do "Nuno Gomes"?

I rest my case.....ou é preciso fazer algum desenho mais explícito, tipo para pessoas muito burrinhas?

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Dezembro Gordo

E termina assim o Dezembro Gordo para o Campeão Nacional com 5 vitórias em outros tantos jogos. Depois de um mês de Novembro para esquecer, Dezembro foi perfeito com o SLB a conquistar a vitória nos 4 jogos para a Super Liga e eleminando o Manchester e avançando para os oitavos na Champions. Feliz Natal benfquistas.

Mas não foi fácil, e ontem, mais uma vez, o adversário do SLB remeteu-se totalmente à defesa tendo de ser o SLB a ter as depesas todas do jogo e a ter que suar muito para conquistar os 3 pontos. O estilo de jogo do Vitória de Setúbal sempre foi este, muito defensivo, esperando o erro do adversário, mas sem nunca recorrer ao tipíco anti jogo o que, nos dias de hoje, é de louvar. Quando se constata que o Vitória na segunda parte não construio nenhuma jogada de ataque e as duas vezes que chegou à área do SLB foram fruto de perdas de bola dos jogadores do SLB está tudo dito sobre a justiça do resultado.
O SLB fez uma primeira parte fraca, muito lenta, com os jogadores muito confusos em relação à sua posição em campo; Na segunda parte tudo mudou, o Setubal encostou-se à sua baliza e o SLB foi à procura do golo com maior movimentação dos seus avançados, teve total dominio da partida e excelentes oportunidades de golo.
Já os benfiquistas faziam contas à vida quando Geovanni faz uma excelente assistência e Nuno "golos" Gomes fez um belíssimo golo dando justiça ao resultado. 3 pontos importantíssimos para o Campeão Nacional e vitórias destas costumam dar titulos!!!!
Karagounis tem pormenores de génio, fantástica posse de bola, excelente técnica e visão mas ao mesmo tempo tem pormenores de jogador tuga ao dar sempre mais um toque na bola. Mas é um facto: é um excelente jogador.
O árbitro não esteve mal, quem esteve foi o seu assistente Sérgio Lacroiax anulando duas jogadas de ataque ao SLB em que uma delas Miccoli acaba por introduzir a bola na baliza com um excelente chapeu a Moretto.
Para além do golo a alegria da noite foram as declarações finais de Koeman que deixaram bem claro a possibilidade de Moretto vestir o Manto Sagrado a partir de Janeiro. Tem todo o meu apoio!!!!!

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Razões técnicas e de balneário

Não gosto de Scolari, acho que metade das críticas que lhe fazem são justas e não devia ter abordado esta questão de Baía e João Vieira Pinto da forma que abordou.
Mas detesto hipocrisias, principalmente as hipocrisias de quem tem tempo de antena na TV. Hipocrisia ou memória curta. Eu vou mais para a "memória selectiva" que parece que se estendeu a alguns Blogs de referência da nossa praça.

Se no caso de Baía não tenho conhecimento de problemas no balneário já de João Vieira Pinto é público certos, digamos, rumores sobre o seu comportamento nos clubes por onde passou. Muitas vezes foi dito que JVP minava o balneário do Benfica e posteriormente as mesmas acusações lhe foram feitas no balneário do Sporting. Podemos acreditar ou não acreditar. Mas o que foi público e bastante noticiado, daí a hipocrisia dos escribas e paineleiros e bloguistas da nossa praça, que no Mundial de 2002 na Coreia houve arrufos de balneário entre JVP e alguns dos seus grandes amigos, hoje ex-amigos. Foi público que Rui Costa e JVP se desentenderam devido a problemas internos da Selecção, também foi público as mais recentes zangas com Nuno Gomes que encheram capas de revista. É perfeitamente possível que existam razões de balneário para não convocar JVP. Não esquecendo que a atitude violenta de JVP prejudicou todo o grupo nesse mesmo mundial.

Scolari errou pois não devia ter abordado o assunto mas a hipocrisia de alguns ainda é pior.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Violência Policial

Ontem os robocops voltaram a dar uso idiscriminado aos bastões no Estádio do Bessa, agredindo tudo o que mexia. Daqui envio um abraço de solidariedade aos ultras do Boavista que defenderam os seus consócios das barbaras agressões que foram alvo dos frustrados do costume.
E enganem-se se acham que a "confusão" teve origem na claque do Boavista. Nada disso.
Um simples adepto do Boavista estava a refilar para o relvado e foi interpelado por uns quantos fardados e até estava tudo calmo quando, do nada, os paisanas, que nem Rambos, surgiram a agredir o homem de tal forma que chocou as restantes pessoas que estavam na bancada. Felizmente ainda existem alguns verdadeiros que não deixaram o homem a ser espancado e foram ajudar no que puderam, dando assim permissão para que os robocops descarregassem a sua frustração em cima deles.
Por muito que o tal adepto do Boavista tivesse feito não é possivel que a policia espanque assim alguem, são agentes da autoridade e como tal devem dar-se ao respeito. 5 homens tinham imobilizado o individuo, não era necessário o espancamento público. Uma vergonha. Evitar assaltos ou arrastões é que é dificil, bater nos adeptos é mais fácil...frustrados!!!
É esta a policia vergonhosa que temos!!!!

domingo, dezembro 18, 2005

Anti jogo finalmente vencido...

Finalmente o SLB conseguiu derrotar uma equipa que vem ao Estádio da Luz fazer, nitidamente, anti jogo.
Mas comecemos pelo lance polémico do jogo: o golo de Nuno Gomes.
Ao contrário do que o parvalhão do Manha diz a falta de Cahinho é claríssima, há um toque na perna de Mantorras perfeitamente visvel nas imagens. Depois na cobrança do livre a bola bate num jogador do Nacional dentro da área, ficando a clara sensação de ter sido no braço. Claro que a repetição do lance ficou na gaveta. Depois Luisão salta, ganha a bola que sobra para Nuno Gomes que a mete dentro da baliza. Os do costume irão todos dizer que a falta de Luisão é clara. Eu pergunto porquê? Aposto que 99% dos anti-benfiquistas irão dizer que é falta mas sem saberem a razão. Eu aceitaria que o árbitro tivesse assinalado falta pois o braço do Luisão está onde não devia estar mas, também é verdade que Luisão não impede nem CARREGA o guarda redes do Nacional, é este que salta para cima do Luisão e falha a bola. Quem tiver dúvidas que reveja as imagens e observe que Luisão está de costas para o guarda redes e é este que primeiro choca com o Luisão. Volto a repetir, aceitaria que o árbitro tivesse assinalado falta pois o braço de Luisão está no ar e toca no guarda redes quando este salta para cima dele, da mesma forma que aceito que o árbitr nada tenha assinalado pois Luisão não faz carga sobre o guarda redes. Mas já sei que vai dar pano para mangas este lance pouco importanto aos anti benfiquistas que tenha ficado penalty por assinalar no momento da marcação do livre.
O que também não deixa qualquer dúvida é a falta sobre Luisão de Avalos na primeira parte dentro da área, mais uma vez, as imagens não deixam qualquer dúvida pois Luisão ganha posição e é carregado por Ávalos nas suas costas. Penalty por assinalar.

Sobre o jogo, finalmente o SLB conseguiu ganhar a uma equipa que só fez anti jogo na Luz. Não critico que as equipas joguem à defesa, critico que desde o primeiro minuto façam anti jogo. O SLB até começou bem com 10/15 minutos de excelente nível mas depois o Nacional conseguiu fazer bem as marcações e o SLB viu-se preso na teia montada pelos Nacionalistas. O tempo ía passando e a equipa ficando impaciente. Nestes jogos é preciso ter calma e controle de bola. Jogar despejando a bola para a área adversária nunca é solução e principalmente quando o nosso ponta de lança mede 1.60 metros.
Koeman mexe na equipa e tira Nelson invês de Alcides. Preferiu os centimetros à velocidade . Quanto a mim errou pois o SLB na altura precisava de ganhar e não de segurar a vantagem. Nelson recuava e ía para a posição que mais gosta e que tanto relevo lhe deu esta época. Para mais Alcides já tinha um escusado amarelo. Koeman arriscou e perdeu nesta aposta.
O Nacional mostrou que podia ter ambicionado mais, mas, quem faz tanto anti jogo não merece a sorte e aquela bola à barra foi castigo merecido.
Os jornais e as televisões (a TVI já começou) vão fazer desa vitória um enorme caso. Infelizmente não há ninguem no SLB que pegue o boi pelos cornos e desmascare este gentinha. Falta do Luisão? Até pode ser mas e o penalty imediatamente antes? E o penalty na primeira parte? Quem quiser falar do lance do Luisão ou fala destes dois penaltys ou então mete a viola no saco e vai comprar mais uns rennies.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Liverpool é quem se seque....

O sorteio ditou que o próximo adversário do SLB na Champions será o histórico Liverpool. Tal como com o Manchester também temos contas a ajustar com o Liverpool . Os desejos de muitos, os desejos de "vingança", de matar borregos, foram satisfeitos. Pela parte que me toca, dentro da limitada escolha que tinhamos, era um dos clubes mais apetecíveis. Liverpool ou Arsenal eram as minhas preferências, e não tendo o Liverpool um Thierry Henry acho que é mais acessível do que o Arsenal.
Vai ser dificil não tenho a menor dúvida, poucos nos darão probabilidades de ganhar, mas, sinceramente, não tenho medo.

Gostava imenso de ir ao mítico Anfield Road...vou ter que pensar bem no assunto.

Outros jogos da LC :

Chelsea (ING)-Barcelona (ESP) : Grande jogo, hipótese de desforra do Barça mas aposto no Chelsea. Um grande fica já pelo caminho.
Real Madrid (ESP)-Arsenal (ING) : Até fevereiro muita coisa muda e acredito que até lá o Real entre nos eixos e não dê hipóteses ao Arsenal.
Werder Bremen (ALE)-Juventus (ITA) : Juventus na maior...
Bayern de Munique (ALE)-AC Milan (ITA) : Jogo equilibrado onde os jogos em casa irão ser decisivos. Mas os italianos costumam safar-se sempre...
PSV Eindhoven (HOL)-Lyon (FRA) : Um jogo talvez mais equilibrado do que se julga. Mas o Lyon está muito forte...
Ajax (HOL)-Inter de Milão (ITA) : Se o Inter continuar a "crescer" como tem vindo a acontecer nos últimos jogos passará com mais ou menos facilidade.
Rangers (ESC)-Villarreal (ESP) : Se as estrelas do Villarreal quiserem mostrar o seu estatuto eleminarão facilmente este Rangers.

Benfica-Liverpool

Calhou-nos o campeão europeu em título! Koeman queria o Arsenal, ou o Barcelona, mas saiu-lhe o Liverpool. Tal como no caso do Manchester United, é a reedição de grandes batalhas do passado.

Em termos de probabilidades de passagem, não é o adversário ideal, mas também não é uma missão impossível! Juventus ou Milan teriam sido piores adversários, deste ponto de vista.

Resta saber se Simão Sabrosa joga, ou se já vê o jogo da bancada de Anfield Road...

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Greve dos jogadores do Setubal

Já imagino o que vai nas sarrafeiras mentes anti benfiquistas sobre este aviso de greve dos jogadores do Vitória de Setubal que anunciaram a pretensão de não comparecer no jogo contra o SLB, caso não recebam os ordenados até então.
As sarrafeiras mentes devem estar a imaginar algo como ser o SLB o culpado por não haver ordenados, de o SLB controlar os bancos, de ser o SLB quem impede o Chumbita de assinar os cheques e, pior ainda, o SLB controlar de tal forma a Liga, que previu este fantástico inicio de campeonato do Vitória ao ponto de marcar o jogo Vitória-SLB para a 16ª Jornada, altura essa, que a paciência dos jogadores do Setubal atingia o limite por não receberem os ordenados (também por culpa do SLB).

Enfim...

É vergonhoso que o Chumbita Nunes se sente no banco dos suplentes nos jogos do Setubal. Uma vergonha, uma falta de caracter incrivel. Se aquele acordo que se falou à tempos tivesse ido para a frente e o SLB tivesse feito negócio com o Setubal e assim os ordenados tivessem sido pagos, este jogo daria pano para mangas, o negócio não foi avante mas mesmo assim vai estalar a polémica....o jogo que os jogadores do Setubal querem faltar é contra o Campeão Nacional...a razão é muito simples: é o jogo com mais relevo para eles poderem se manifestar-se, mas, também será o unico jogo capaz de gerar receitas que lhes permitam receber algum.

Uma situação vergonhosa sem a devida actuação das diversas autoridades nacionais...

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Vitória justa

O Campeão Nacional realizou uma boa exibição que justificou, plenamente, a vitória perante o melhor Boavista dos últimos anos. Este Boavista não é uma equipa de caceteiros, joga à bola e tem qualidade, parabéns ao Carlos Brito (apesar de não perceber o porquê do Zé Manel não jogar mais vezes...).

O SLB começou o jogo muito bem, muito pressionante, com muita garra e sempre virado para a baliza adversária. As oportunidades não eram flagrantes mas o caudal ofensivo fazia antever o golo, o Boavista pressionava também no meio campo mas nunca conseguiu causar perigo à defesa do SLB.
O SLB marca muito mal os cantos mas quando os marca bem é quase sempre golo. Mais uma vez Anderson no sítio certo a dar os 3 pontos ao SLB.

Na segunda parte o Boavista veio à procura do empate e com isso abriu mais a sua defesa, permitindo que o SLB tivesse uma mão cheia de ataques perigosos que se perdiam num constante ultimo passe errado, não fosse isso e o Boavista saía da Luz de saco cheio.

Koeman não esteve mal e até compreendo a sua hesitação em fazer substituições, o jogo estava numa fase em que uma substituição podia resultar num ou mais golos a favor do SLB ou, por outro lado, fazer o SLB perder o meio campo e permitir o empate ao Boavista. Não valia a pena correr esse risco mas penso que Koeman podia ter refrescado o ataque mais cedo, obrigando assim o Boavista a manter-se atento cá atráz e não avançar tanto.

Os jogadores do Benfica foram bravos, lutaram até ao fim e ninguem diria que tiveram um desgastante jogo na quarta feira. Com esta atitude e com o regresso dos jogadores lesionados e sem as invenções de Koeman acredito que muitas mais alegrias iremos ter esta época.

E mais uma vez o público este fantástico. E a forma como os adeptos gozaram e abafaram os Panteras Negras foi hilariante.

A palavra final, como sempre, para a arbitragem...por aquilo que se diz dos árbitros este Lucílio também deve ser benfiquista. Que arbitragem vergonhosa, uma claríssima dualidade de critérios nos amarelos, com o beneficio dos Boavisteiros, inumeras faltas claras a favor do SLB que não eram marcadas para logo a seguir inventar faltas a favor do Boavista mas o lance mais emblemático foi a falta sobre Geovanni que ficava isolado perante o guarda redes não ter sido sancionada com vermelho directo. Também me pareceu que houve uma mão na área do Boavista, vou aguardar para ver imagens sobre o lance.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Champions League: rescaldo da fase de grupos

Equipas apuradas para os Oitavos-de-Final:
- Juventus e Bayern (Grupo A)
- Arsenal e Ajax (Grupo B)
- Barcelona e Werder Bremen (Grupo C)
- Villarreal e Benfica (Grupo D)
- AC Milan e PSV (Grupo E)
- Ol. Lyonnais e Real Madrid (Grupo F)
- Liverpool e Chelsea (Grupo G)
- Inter e Rangers (Grupo H)

Equipas que seguem para a Taça UEFA: FC Brugges (Grupo A), Thun (Grupo B), Udinese (Grupo C), Lille (Grupo D), Schalke 04 (Grupo E), Rosenborg (Grupo F), Bétis (Grupo G) e Artmedia (Grupo H).

Equipa eliminadas: Rapid Viena (Grupo A), Sparta Praga (Grupo B), Panathinaikos (Grupo C), Manchester United (Grupo D), Fenerbahçe (Grupo E), Olympiacos (Grupo F), Anderlecht (Grupo G) e FC Porto (Grupo H).

Em termos de equipas apuradas para os oitavos de final, a grande surpresa é, indiscutivelmente, o Benfica! Apesar de todo o seu passado glorioso, nos últimos anos tínha estado afastado do grande palco do futebol europeu e, por isso, partia como um claro outsider. Aliás, se não estou enganado, o Benfica foi a única equipa a conseguir o apuramento para a fase seguinte de todas as que foram colocadas no malfadado pote 4, no sorteio que antecedeu esta fase.

No que diz respeito aos apurados para a UEFA e aos eliminados, as grandes surpresas - para além, claro, da eliminação do Manchester United - vêm do grupo H, com a eliminação do FC Porto, que foi uma das 3 únicas equipas a ser eliminada, das que foram colocadas nos potes 1 e 2 do sorteio, e o apuramento do Rangers para os oitavos de final e do Artmedia para a taça UEFA. Foi, de facto, uma prestação muito fraca do FC Porto, que ainda por cima disputava um grupo muito acessível, mercê do seu bom ranking na UEFA e também de alguma sorte no sorteio.

Em termos de adversário para os oitavos de final, o que menos me agrada é o Lyon, não só porque é uma equipa fortissima (e, na minha opinião, um dos mais sérios candidatos à vitória final), mas também porque tem pouco "nome" na europa. Preferia que nos calhasse um Barcelona, ou uma Juventus, para ter oportunidade de assistir a mais um embate histórico na catedral, entre históricos pesos-pesados do futebol europeu. As expectativas para esta participação já foram excedidas e agora tudo o que vier é bónus. Para além do mais, se não há equipas fáceis na liga dos campeões, nesta fase muito menos e qualquer dos adversários possíveis para o Benfica, é um nome de peso e um favorito à passagem.

Por isso, venha daí um grande nome e apostemos claramente numa noite de inspiração e na "redondez" da bola...


quinta-feira, dezembro 08, 2005

O menino Cristiano...


O menino Cristiano Ronaldo tentou "justificar" este gesto e a cuspidela com os apupos que recebeu do público.
Reparei que está no ar a ideia que os benfiquistas foram hostis para com o Cristiano Ronaldo. Nada mais falso.
Na constituição das equipas o nome dele foi saudado pelos espectadores. Se isto é ambiente hostil...
O que aconteceu é que o ambiente foi hostil ( e muito) para o Manchester United, o ambiente foi hostil para TODOS os jogadores do MU. Cada vez que o MU tinha a posse de bola os assobios eram monstruosos. Não era nada pessoal para com o Cristiano Ronaldo.
Passou a ser quando ele fez por isso, quando ele começou a ser quezilento com os jogadores do SLB, alguns seus colegas de selecção, começou quando ele começou a ser quezilento com o árbitro. Aí sim os benfiquistas começaram a centrar nele mais apupos.
O futebol é assim, sempre foi e sempre será.

Ficaste com azia Cristiano? Paciência...para o ano há mais...

Memorável!!!

Que saudades eu tinha de uma noite europeia assim.
Que ambiente fantástico estava naquela estádio, na Catedral do Futebol, no glorioso Estádio da Luz. Cheio de alegria, de entusiasmo e, claro, muito nervosismo. Mas esse nervosismo era disfarçado com uma enorme força em apoiar aqueles 11 magnificos que deram TUDO o que tinham para levar de vencido o Manchester United.
Esta vitória volta a "aborrecer" uns quantos que muito falam da fraca qualidade do plantel campeão nacional, é "aborrecido" ver o SLB com uma equipa desfalcada de alguns dos seus melhores jogadores, ganhar a um Manchester United na sua máxima força, que vinha em crescendo na Premier League. De facto é muito "aborrecido".

Mais uma vez se comprova que o SLB tem uma fantástica equipa e que Koeman só tem que colocar as pedras nos lugares certos, sem inventar. E dou-lhe os parabens por ter apostado na posição de Geovanni porque resultou em cheio. Muito se falou da exibição dos jogadores do SLB mas não posso deixar de saudar, repetidas vezes, a estrondosa exibição de Luisão. Simplesmente perfeito. E o seu caracter, a sua união com o público benfiquista, fazem dele um líder como vi poucos no Estádio da Luz. Por favor não o deixem sair. O que Luisão tem não há dinheiro que compre.

Foi lindo aquele ambiente, sentia-se o nervosismo no ar cada vez que o Manchester chegava perto da área, principalmente depois daquela incompreensível decisão do árbitro em não marcar falta sobre o Geovanni na primeira parte, mas a cada corte da defesa do SLB seguia-se uma explosão nas bancadas.

Se Fergunson, que tem a experiência que tem em matéria de jogos decisivos e ambientes fantásticos, diz o que diz sobre o ambiente de ontem à noite quem sou eu para dizer seja o que for. Se a isso juntarmos os comentários desse, quiçá também inexperiente, Trappatonni sobre a aegria vivida o ano passado....somos únicos, somos enormes, somos Benfica. Amamos o nosso clube e apenas o nosso clube e isso resulta nestas fantásticas e unicas manifestações de alegria e dedicação.

Domingo à outro jogo importante, a próxima eleminatória na Champions vai ser muito dificil, seja o adversário que for, mas, por agora, vou gozar esta alegria imensa.

FORÇA BENFICA!!!!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Noite mágica, no inferno da Luz!

Fez-se história hoje, na catedral! O Benfica venceu o Manchester United por 2-1, num regresso - e que regresso - às grandes noites europeias!

E à partida ninguém fora da familia benfiquista acreditaria neste resultado. Abismais diferenças orçamentais à parte, o Mancheste United era uma equipa em franco crescimento, que vinha de 3 vitórias consecutivas na Premier League. A onda de lesões que assolou a equipa num passado não muito distante estava completamente ultrapassada e Sir Alex Ferguson tinha todo o plantel à disposição. Os ingleses vinham cheios de cagança, convencidos que vinham cá ganhar,

O Benfica estava no outro extremo: com a indisponibilidade de Simão, Manuel Fernandes, Karagounis, Miccoli e a semi-disponibilidade de Quim, Ronald Koeman via-se obrigado a recorrer à profundidade do plantel, para formar uma equipa competitiva. Felizmente, o que não falta ao Benfica são soluções no plantel - contrariamente ao que se tornou moda dizer - e o holandês pôde voltar a recorrer a Beto, Geovanni, Nuno Assis e Alcides para colmatar as ausências, com bons resuldados.

As coisas estavam pretas, neste jogo de mata-mata, e ia ser verdadeiramente uma luta de David contra Golias. Ainda por cima, ao David faltavam-lhe os melhores calhaus para meter na funda...

Para piorar as coisas, e como se defrontar uma equipa onde pontificam jogadores como Cristiano Ronaldo, Ruud Von Nistelrooy, Wayne Rooney, Ryan Giggs ou Paul Scholes, não fosse já de si uma tarefa suficientemente dificil, ainda por cima agravada por ter de jogar sem alguns jogadores fundamentais, a deusa Fortuna - grande vaca - estava mesmo decidida a complicar ainda mais a vida ao Benfica e, num lance muito consentido, Paul Scholes acabou por fazer o primeiro golo do jogo, logo aos 6 minutos, quando as equipas ainda se estudavam e ninguém justificava a vantagem.

Qualquer pessoa minimamente racional teria perdido a esperança!

Aliás, qualquer pessoa que não fosse completamente demente e doente pelo Benfica teria atirado a toalha ao chão, desligado a televisão e ido afogar as mágoas em imperiais...mas felizmente há muitos malucos por esse país fora - 6 milhões, dizem alguns - e ainda bem que eu sou um deles! Porque o que se passou a seguir foi um prémio merecido para mim e para todos os outros doentes como eu, que repetiram todos os pormenores do jogo com o porto, da indumentária ao local escolhido para ver o jogo, só para dar sorte!

A equipa ouviu as 60 mil vozes que gritavam em seu apoio e o sofrimento de 6 milhões de almas em seu nome, sentiu a força de 100 anos de história e glória desportiva, foi buscar forças que não sabia que possuía, arrancou para um período de grande, grande qualidade e deu a volta ao jogo! Houve magia pagã na catedral do futebol!

Primeiro num grande golo de Geovanni - o "soneca" mal amado que mais uma vez acordou num momento dificil - a concluir de cabeça, em voo de peixe, um grande cruzamento de Nelson, por entre as pernas de um defesa inglês. E depois num remate de ressaca de Beto, pleno de raiva e oportunidade. Um verdadeiro pontapé nos que o têm assobiado, jogo após jogo! O David agigantou-se e encostou o Golias às boxes!

O intervalo chegou com o Manchester United - a "melhor equipa do grupo", segundo o modesto Sir Alex Ferguson - a perder por 2-1...e merecidamente! Começa a tornar-se moda, as melhores equipas ficarem em último nos respectivos grupos, nesta Liga dos Campeões...

Mas, continuando: na segunda parte os ingleses apareceram dispostos a mudar o rumo dos acontecimentos. Já o Benfica, optou por uma toada mais defensiva, procurando os contra ataques rápidos a explorar a velocidade e qualidade de Geovanni, não me canso de o repetir, numa grande noite!

Mas infelizmente para Cristiano Ronaldo e companhia, aqui moram grandes, grandes, grandes, mas mesmo muito grandes defesas! Luisão, Anderson, Alcides e Leo foram autênticas muralhas, contra as quais os ingleses chocaram quase invariavelmente. Com a excepção de um lance, onde Cristiano Ronaldo rematou com perigo ao lado e de um livre por cima da trave, marcado por Wayne Rooney, o Manchester United não rematou à baliza!

E o Benfica também foi lançando o seu veneno, tendo disposto inclusive da melhor oportunidade do jogo, num lance de 3 contra 2, em que João Pereira, que tinha entrado para substituir um esgotado e esforçado Nuno Assis, acabou por optar mal pelo remate, quando poderia ter servido Nuno Gomes.

Mas o resultado já estava gravado em granito e já não seria mais alterado. David derrotou Golias e, citando o Pacman dos Da Weasel em directo após o jogo, fê-lo sem espinhas!

Até ao fim, assistiu-se ao trabalho incansável de Petit e Beto no meio campo, à classe e solidez intransponível da defesa do Benfica - vénia ao Imperador Luisão e aos seus súbditos, que bem a merecem - e a um Manchester a acreditar cada vez menos numa reviravolta.

Ainda entraram Saha e o coreano Park, para os lugares de Giggs e Ronaldo, respectivamente, mas não trouxeram nada de novo, a não ser algum exotismo oriental e a lamentável atitude de Crtistiano Ronaldo a dirigir gestos insultuosos para as bancadas na altura em que foi substituído. Fico à espera que o FC Porto faça queixa às autoridades disciplinares competentes, para que o jogador seja devidamente castigado!

A destacar muito, muito, muito o grande jogo de Geovanni, Luisão, Leo, Anderson e Petit. A destacar muito, muito, o grande jogo de Nuno Gomes, Alcides e Beto. A destacar muito, a boa exibição de Nelson (pelo centro para o golo e pela entrega, apesar de ter estado algo precipitado no passe), de Quim (que teve pouco trabalho) e de Nuno Assis, que trabalhou muito e saiu esgotado, embora nem sempre as coisas lhe tenham corrido bem.

Já Koeman improvisou, inventou, baralhou...e acertou em cheio! Geovanni, ainda para mais a jogar a avançado, foi a surpresa, o joker que jogou, desiquilibrou e resolveu. Alcides é cada vez mais uma opção real para lateral direito e Nuno Gomes voltou a jogar - e bem - nas costas do ponta de lança! Parabéns Ronald que hoje também mereces!

Fez-se história no estádio da Luz, foi uma noite mágica de um clube mágico! Parabéns Benfica...e agora venha o próximo cliente, que este já vai aviado!

terça-feira, dezembro 06, 2005

Benfica vai indemnizar Vale e Azevedo

Segundo a TSF, o supremo tribunal de justiça deu razão ao ex-presidente no recurso que apresentou, referente ao processo em que reclama do clube o pagamento de uma dívida de aproximadamente 7 milhões de euros. O processo regressa agora à primeira instância, que vai decidir se e em que termos o clube terá de indemnizar o ex-presidente.

Esta decisão vem reforçar ainda mais a minha convicção de que todo o processo em torno do ex-presidente é tudo menos transparente e que a imagem pública de JVA está muito longe de corresponder à realidade.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Estranho...ou talvez não...

9ª Jornada
Naval - SLB 1-1
10ª Jornada
Nacional - Naval 2-0
SLB - Rio Ave 2-2
11ª Jornada
Rio Ave - Nacional 0-2
Naval - Setubal 0-3
Braga - SLB 3-2
12ª Jornada
Nacional - Braga 1-0
Setubal - Rio Ave 1-0
P. Ferreira - Naval 3-1
13ª Jornada
Rio Ave - P. Ferreira 2-2
Naval - Académica 0-1
Braga - Setubal 0-1

Os benfiquistas têm a "mania" de dizerem que "contra o SLB todos comem a relva". Não tenho nada contra o facto de os nossos adversários darem tudo contra nós, isso só eleva as nossas vitórias. Só tenho pena que não tenham a mesma postura noutros jogos.
Naval, Rio Ave e Braga desde que pontuaram frente ao SLB nunca mais ganharam um jogo. A Naval depois da lenga lenga de Cajuda somou só derrotas perante adversários mais fracos que o SLB, o Braga o mesmo enquanto que o Rio Ave conseguiu agora um empatezito em casa frente a esse colosso chamado Paços de Ferreira.
Gastam as pilhas todas contra o SLB e depois não têm pernas para os restantes jogos? Não me convencem...

Contra o SLB há sempre algo mais motivador em jogo do que os 3 pontos.

PS: Que eu saiba nenhuma das equipas que defrontou estas 3 acima citadas jogou com o SImão Sabrosa....

domingo, dezembro 04, 2005

De volta à luta?

Uma vitória muito importante do Campeão Nacional no terreno do Marítimo, numa jornada em que o FCP perde pontos.
Uma vitória que "aborrece" aqueles que tão mal falam do plantel do SLB, que foi à Madeira arrancar uma vitória com as baixas que se sabe e com uma exibição, não de encher o olho, mas cheia de esforço e vontade que impediu qualquer tentativa do Marítimo em incomodar o debilitado Quim.
O SLB teve várias oportunidades e o Marítimo nenhuma. Penso que diz tudo da justiça do resultado e da mais valia do plantel do SLB.
Esta vitória também "aborrece" aqueles que tanto defendem o Koeman. É que o cenourinha holandês desta vez não inventou e eis que o SLB voltou às vitórias.
Isto caros leitores é um FACTO. Sempre que Koeman não inventou o SLB ganhou, e maravilha das maravilhas, ganhou em Simão....bolas que lá se foi uma teoria da conspiração..

Koeman não inventou mas, na minha opnião, Mantorras devia ter entrado mais cedo. Karyaka na primeira parte não fez absolutamente nada, não é compreensível que um jogador que já deu mostras de ter qualidade, fazer um jogo tão mau.
Mantorras tem sido alvo de muitas criticas, quanto a mim , injustas. Sempre que entra em jogo, Mantorras cria um ambiente à sua volta que destabiliza os adversários e empolga os colegas e adeptos. É um jogador que ganha muitas faltas e não desiste da luta e por isso deu-nos 3 pontos aproveitando um erro (MILAGRE) do defesa do Marítimo. Também aqui Koeman teve "azar" pois é notório que Koeman não vai à bola com o angolano!!!

A exibição do SLB foi esforçada com muito coração e pouca cabeça, mas, talvez tenha sido a unica solução para levar de vencida a boa equipa do Marítimo.

E não esquecer que quando o SLB não é prejudicado com golos irregulares ou quando não ficam penaltys a nosso favor por assinalar ganhamos! É outro facto que tira o sono a muita gente...