Finalmente a época 2006-07 oficialmente terminou.
Quando um benfiquista diz que uma época "finalmente" terminou é porque a mesma foi tudo menos positiva. O Sport Lisboa e Benfica quando começa uma época fá-lo com a intenção de ganhar tudo, ganhar todos os títulos e/ou trofeus que disputa. Quando chegamos ao fim da época e nada de novo temos a emoldurar a nossa gloriosa vitrine é porque a época foi um fracasso e urge resolver rapida e eficazmente o que falhou.
A época começou logo mal com uma pré época horrivel, não pelos resultados mas pela forma como a equipa teimava em não encaixar nos mecanismos impostos pelo treinador. No primeiro jogo a sério, contra uns pobres austriacos o Benfica foi incapaz de se impôr no terreno do adversário tendo que os despachar na Luz conseguindo assim a ambicionada entrada para a Liga dos Campeões. Um sorteio feliz com apenas um rival de peso, o futuro campeão inglês Manchester United, dava alento para uma boa campanha europeia. Alento esse que se ía esfumando no campeonato com as primeiras jornadas a serem quase catastróficas para as ambições da equipa com perda de pontos em catadupa. Em casa a equipa ía-se aguentado mas fora era um desastre. O primeiro jogo da Liga dos Campeões mostrou logo ao que íamos quando perante um pobrezinho Copenhaga um empate a zero foi considerado bom resultado. Quer pelo treinador, quer por alguns adeptos. A sintonia da mediocridade estava criada e logo ali se sentiu o que foi vislumbrado no momento da apresentação do treinador: um ano perdido. As derrotas "normais" com o Manchester e a goelada sofrida perante o simpático Celtic em Glasgow empurraram o Benfica para a Taça Uefa. Com a subida de rendimento da equipa, agora entrusada no esquema do losango, com a super forma de Simão e Katsoranis, a esperança de uma conquista europeia ganhou novos contornos. Era a melhor fase da época, o Benfica era arrasador em casa, não dava qualquer hipotese aos adversários e os erros cometidos fora estavam "adormecidos". O Benfica ganhava e jogava muito bem. Foi o melhor futebol que se viu este ano em Portugal. O talento natural dos jogadores veio ao de cima e os benfiquistas puderam sorrir. Mas, ao mesmo tempo, temia-se algo. Era evidente que seria impossivel manter aquele ritmo alucinante até ao fim da época e o treinador teimava em utilizar sempre o mesmo 11 e fazer substituições aos 88 minutos. Atempadamente se avisou para o perigo mas, infelizmente, caiu em saco roto. O Benfica ía ganhando...mas o primeiro sinal veio da Taça de Portugal quando somos eliminados por um secundário Varzim, o primeiro título esfumava-se. Após uns jogos menos conseguidos mas com resultados positivos o Benfica ía avançado na Uefa enquanto que se colava ao líder do campeonato e estavamos a entrar em Abril, o mês de todas as decisões. E o que se previu à vários meses aconteceu: a equipa foi-se abaixo, o cansaço venceu os jogadores e a esperança de uma época gloriosa rapidamente deu lugar à realidade dura de uma época de fracasso. Perdia-se o título, perdia-se a Uefa mas a sintonia da mediocridade mantinha-se, fomos imbatíveis em casa e fizemos mais pontos que anos anteriores defendia o treinador e alguns dos seus defensores. Diferentes perspectivas de Benfica, nada a fazer.
A fraca qualidade dos adversários permite chegar à última jornada com o discurso "matemáticamente possível" mas o milagre não acontece. A época acaba como começou, Benfica em terceiro e sem títulos. A época esperada (e desesperada) no momento da apresentação do treinador, aí as expectativas não sairam goradas....infelizmente.
Acaba uma época começa logo a outra. As dispensas, as vendas, as compras, as promoções ao plantel principal, vão fazer feliz a malta dos jornais e tvs, os benfiquistas irão fazer centenas de exercicios mentais de esquemas tácticos e 11's maravilha com os nomes que serão avançados, irão enervar-se com a novela da saída de alguns dos nossos melhores mas todas estas revoluções não serão capaz de apagar o facto de que o treinador principal do Sport Lisboa e Benfica para a época de 2007-08 será Fernado Santos. E com Fernando Santos ao lemo as expectativas serão, mais uma vez, muito baixas.
Uma coisa é certa, estarei lá, sempre com o Benfica, sempre a apoiar, sempre a torcer e a defender o clube.
VIVA O BENFICA
isso mesmo pedro, esta época já acabou e vamos ter k levar com o FS esta tb!
ResponderEliminarpor isso ñ vale a pena assobiar logo ao 1º resultado menos bom, vamos tentar acreditar que é possivel sermos campeões que o grande RUI merece essa alegria como despedida.
se isso ñ for possivel, não é a cabeça do FS que vou pedir...
A época até foi positiva:
ResponderEliminar" Fernando Santos recusa falar em época negativa do Benfica
«Não conquistar títulos nunca é bom, mas daí a chamar negativa à época vai um grande passo que não dou» "
E é com este espírito de luta que querem atacar a próxima época? No Benfica actual premeia-se a incompetência. E como eu já disse antes, o Vale e Azevedo saiu em 2000. Em 7 anos não se consegue recuperar uma empresa? Não me lixem.
A desculpa do VA já não cola. As firmas "normais" conseguem recuperar-se financeiramente em 2 ou 3 anos (senão fecham), o Benfica demora 7 anos e ainda não está bem? Em 7 anos não houve tempo de acertar uma estratégia para o futebol? Não me lixem. A "desculpa" do VA é mais areia para os olhos.
Excelente comentário Pedro, igualaste todos os meus pontos de vista e, por isso, não posso estar mais de acordo. Acima de tudo somos benfiquistas e devemos apoiar a equipa nos bons e maus momentos. Quando acabar o mandato do LFV cá estamos nós todos para decidir.
ResponderEliminarViva o Benfica!!!
http://whatisthemistique.blogspot.com/
Aí está o resumo perfeito para o que foi a época do Benfica.
ResponderEliminarDe facto todos nós prevíamos que a época ia ser assim com FS.
Todos nós prevíamos que a equipa não se aguentaria e que os jogadores iam acabar a época cansados de tantos jogos sem direito a descansarem.
Todos nós prevíamos que este ano não vali a pena sonhar muito.
Todos nós prevíamos isso tudo menos FS e LFV!!!
E o pior de tudo, todos nós prevemos a repetição do filme na próxima época.
Todos nós menos FS e LFV!!!
Eu gosto do trabalho de LFV mas desconfio que FS foi um erro grave demais.....
Vamos lá então à proxima época.
ResponderEliminarJogadores a manter:
Moreira, Moretto, Pedro Correia, Nelson, Anderson, Luisão, David Luiz, Léo, Miguelito, Petit, Katsouranis, João Coimbra, Manú, Rui Costa, Nuno Assis, Karagounis, Paulo Jorge, Simão, Mantorras, Nuno Gomes.
Jogadores já contratados: Zoro, Fábio Coentrão.
Falta: Miccoli, um PL bom na área e que marque golos, um extremo esq./dir.
Também estou de acordo com tudo o que diz Pedro. Vamos lá todos apoiar o nosso BENFICA e esperar que o F.S. desta vez não bata com a cabeça em algum sítio duro porque me parece que foi o que aconteceu.Teimoso que só visto!...
ResponderEliminarAbraços bem vermelhos