Páginas

sábado, maio 31, 2008

Soltas #62...De tugas e não só!!!

1. Falando primeiro dos Tugas, continua confirmado que o Scolari só é treinador para o murro na mesa, pra rezar à Nossa Sra de Caracaggio e para dar motivação. Como treinador continuo a achar que não vale a ponta dum corno. Que fique pela Selecção ou que vá afundar o Chelsea.

2. Para aqueles que criticaram a chamada de jogadores como o Petit espero que tenha visto a 2ª parte.

3. Vaidoso sei que o Miguel Veloso é. Que o Pai era melhor que ele cheguei agora à conclusão.

4. Fala-se agora agora para o Benfica de um nº 10 argentino, Diego Buonanotte. Por aquilo que conheço deste jogador seria uma boa contratação, ainda por cima parece que tem vindo a evoluir de forma estrondosa (para nº10 marcou 8 golos nos últimos 12 jogos...)

5. Gosto do Quique. Posso me vir a enganar mas pelo discurso trata-se de um técnico que me agrada. E depois o que mais me vem à memória nele é aquela eliminatória Chelsea-Valencia em que o Special One viu o caso mal parado...

6. Cris Ro está prestes a tornar-se o próximo "melhor jogador do mundo" sem cérebro...

quinta-feira, maio 29, 2008

Reforços: Yebda e Djebbour

Já foram anunciadas pela imprensa, e mais ou menos confirmados pelo Quique, as contratações de dois jogadores: o Yebda e o Djebbour.

O Yebda estaria em fim de contrato e por isso terá sido uma contratação daquelas a que se convencionou chamar de "custo zero". Tudo o que sei a seu respeito é que é um centro campista com pulmão, que tem 24 anos, que foi formado nas escolas do Auxerre e que foi campeão do mundo de sub-17, pela França.

O Djebbour é um avançado argelino que jogava na Grécia, no Panionios, onde parece que marcou alguns golos (17, segundo a minha fonte). Também tem 24 anos e terá custado qualquer coisa como 3.5 milhões de euros.

Alguém sabe mais alguma coisa sobre estes rapazes? Como encaram estas contratações?

UPDATE: Ficam aqui alguns golos do Rafik Djebbour, para aguçar o apetite.

quarta-feira, maio 28, 2008

Eriksson no México

Só para encerrar este capítulo: felizmente que o sueco não veio.

Uma das minhas dúvidas era saber qual o grau de motivação do treinador sueco para abraçar um desafio como o Sport Lisboa e Benfica. Ao optar por ser seleccionador do México, Eriksson, está a dizer que quer é sopas e descanso, um trabalho tranquilo, sem muita pressão. No Benfica precisamos de outra filosofia que não esta.

terça-feira, maio 27, 2008

Soltas #61

- Após resolvida a questão do treinador as atenções dos benfiquistas (e dos jornalistas) viram-se para as entradas e saídas de jogadores. Nomes são lançados para a praça pública diariamente e em cada benfiquista existe um treinador que vai fazendo dispensas e contratações.

- Dos nomes falados gostava de ver regressar Ricardo Rocha. Sempre gostei dele e foi com pena que o vi sair, teve azar em Inglaterra com lesões aborrecidas e isso poderá ajudar ao seu regresso. Caneira e Martins não fazem falta alguma pelo custo que é claramente exagerado face à pouca qualidade que apresentam. Albelda será outro disparate pois é um jogador caríssimo para os nossos cofres e o Benfica só deve pagar um ordenado desses a jogadores da craveira de um Simão, Miccoli ou Karagounis. Jogadores de eleição que me parece não ser o caso de Albelda.

- Quique esteve junto de Camacho e como é óbvio falaram do Benfica. Acredito que Camacho lhe tenha dito coisas boas sobre o clube, sobre a familia benfiquista mas também acredito que lhe tenha alertado para determinadas situações. Pode ser bom para o novo treinador ter os pés bem assentes no chão. Espero que não venha hipnotizado pelo Maxi Pereira...

- Fala-se com insistência em Diamantino fazer parte da equipa técnica de Quique Flores. É algo que me agrada mas tudo depende da postura do treinador principal. Se Quique for humilde o suficiente para encarar Diamantino como seu adjunto e não apenas uma velha glória que o Benfica impôs podem estar criadas condições para um bom trabalho. Um treinador que chega a um país diferente tem que ser humilde o suficiente para reconhecer que precisa de ter a seu lado alguem que conheça a realidade nacional e os pergaminhos do clube.

- Vanessa Fernandes continua imparável. Vitórias atrás de vitórias. Não sei se ela é benfiquista de coração mas agrada-me muito que esteja ligada ao clube mas porque é que nestas grandes competições acho que nunca lhe vi o simbolo do glorioso no equipamento? É proibido?

- Mourinho após receber um Ferrari de prenda do russo do Chelsea apresta-se para assinar pelo Inter de Milão como era esperado à muito. Se não fizer do Inter campeão europeu será apenas mais um que por lá andou, o desafio não é nada de transcendente para tão grande ego mas os valores envolvidos convencem qualquer um. Fica para a próxima Zé...

- Cristiano Ronaldo é o centro das atenções. Tirando a japonesa doida pelo Paulo Ferreira (???) tudo o resto gira à volta de Ronaldo. Vi à pouco na TV um jornalista perguntar a uma empregada do hotel que vai hospedar a Selecção Nacional na suiça o que ela iria dizer ao Ronaldo quando o visse. Patético...

- 80 mil euros por dia? Porra!!

sábado, maio 24, 2008

Quique Flores, o homem que se segue.


Finalmente acabou a novela, o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica, acaba de ser apresentado por Vieira e Rui Costa.
O espanhol Quique Flores, 43 anos, será o treinador do clube para as próximas duas temporadas.
Acabaram-se as suspeitas, acabaram-se as suposições, as teorias e os desmentidos. Temos treinador. Deverá ser acompanhado por um homem da sua confiança como é habitual nestas situações e deverá ter um adjunto ligado ao clube e realidade nacional. Terá um contrato semelhante ao de Camacho em termos financeiros.

É um treinador jovem, ambicioso, estudioso do fenomeno futebol. Desejo-lhe toda a sorte do mundo, que a ligação ao maior clube do mundo ultrapasse os dois anos de contrato o que seria muito bom sinal. Que sinta o significa representar o Sport Lisboa e Benfica e como Rui Costa disse, que se sinta em casa. Bem vindo Quique.

Que o Benfica e os benfiquistas lhe dêm todo o apoio possível e tolerância suficiente para implementar o seu trabalho e as suas ideias.

quinta-feira, maio 22, 2008

Nuno Gomes

Agora que estamos numa fase da vida do clube onde as novidades que queremos teimam em chegar, uma fase de muitos nomes e muitas novelas é uma boa oportunidade para falar de um dos temas mais debatidos na vida do clube: Nuno Gomes.

Eu tenho um relação amór-ódio com o avançado do Benfica. Acima de tudo prende-se com o elevado custo que ele representa em termos financeiros para o clube. Sinto que Nuno Gomes não vale nem nunca valeu a exorbitância que o Benfica lhe pagava mensalmente. Segundo consta parece que o jogador renovou com o Benfica para valores bem inferiores ao que auferia. Óptimo. A (não) ajudar esta situação tinhamos o facto de Nuno Gomes ser constantemente titular da equipa impedido a afirmação de outros jogadores ou mesmo de uma aposta forte, como foi feita esta época, num avançado. Estes factores, dinheiro e titularidade, faziam-me desesperar quando constatava que o rendimento dele era paupérrimo para um clube coms as aspirações do Glorioso. Muitos defendem o Nuno Gomes como sendo o jogador do Benfica com mais golos marcados, etc. Isso para mim pouco vale visto que terá falhado de forma escandalosa talvez o dobro desses golos.
Por outro lado é um dos jogadores que mais quero que marque golos. Quando ele marca um golo eu fico genuinamente feliz por ele. Não consigo explicar. Consigo ter-lhe uma raiva imensa mas ao mesmo tempo vibro muito com os seus golos. A explicação é, talvez, o facto de saber que ele gosta do clube como poucos, sempre se mostrou profissional, nunca fugiu às perguntas, sempre deu a cara. Na época do Koeman, talvez a sua melhor época, fiquei triste por ele ter perdido a merecida oportunidade de ser o melhor marcador do campeonato (à conta de uma entrada bárbara que o árbitro tropa decidiu ignorar como costume no Restelo).
Nuno Gomes desperta tanta paixão como ódio. É, sem sombra de dúvida, um bom jogador, inteligente a procurar espaços, joga bem com os colegas, tem técnica suficiente para saber tratar bem a bola e, inclusivê, tem um bom remate. Mas tem medo de arriscar, tem medo de rematar quando está bem colocado, muitas prefere opta por um passe para um colega menos bem posicionado, perdeu toda a capacidade de choque na luta com os adversários. E é nesta balança entre prós e contras que o Nuno vai envergando o manto sagrado. Gosto do Nuno como pessoa mas como jogador tenho que lhe exigir muito mais. É vitima do seu estatuto dentro do clube e da fraca relação custo/rendimento. Com um ordenado inferior e passagens pelo banco quando não está bem a pressão dos adeptos sobre ele será bem menor e, acredito, que ele próprio possa voltar a ganhar confiança e ainda nos dar alegrias.

segunda-feira, maio 19, 2008

Entrevista a Rui Costa

Muito boa a entrevista que Rui Costa, Director Desportivo do Sport Lisboa e Benfica, deu ao Jornal Expresso.

Aconselho todos a ler AQUI

Soltas #60

- Depois de Eriksson agora é a vez de os jornais darem Quique Flores como descartado ao mesmo tempo que surge o novo nome, Laudrup ex-Getafe, como forte possibilidade. Até estar escolhido um nome os jornais irão estar constantemente a lançar nomes para a praça pública. Como o Rui Costa disse na sua primeira conferência de imprensa "em algum nome irão acertar".

- Entre o Céu e o Inferno existem ainda algumas possibilidades interessantes. Se ainda continuo a acreditar no Céu acho que seria um disparate completo optarmos pelo Inferno após 3 épocas de completo disparate na opção técnica escolhida para treinador do Sport Lisboa e Benfica. Com os campeonatos a acabarem acredito que até ao final da próxima semana o treinador estará escolhido.

- A época nacional acabou. Os sinceros parabéns a Paulo Bento que tem conseguido resultados espantosos para a realidade do seu clube, um orçamento muito inferior ao dos principais rivais, uma equipa claramente mais fraca, jovens inexperientes e consegue duas Taças seguidas e o principal objectivo do clube que é o segundo lugar e à frente do Glorioso.

- E de repente Adu volta aos relvados. Agora que a época acabou parece que Adu já voltou a ter as condições fisicas necesárias para jogar 74 minutos seguidos. E até marca golos. E depois não querem que eu não acredite na teoria do tal contrato por objectivos que o Benfica teria que pagar mais caso Adu fizesse determinado numero de jogos...

- O Presidente do Sport Lisboa e Benfica viu o seu nome envolvido numa vergonhosa e chocante cena de violência. O silêncio do clube leva-me a acreditar na veracidade da notícia e com polícia e videos de vigilância ao barulho as dúvidas começam a ser cada vez menores. É uma vergonha.

- Mais uma vez se prova que sem ajudas dos árbitros os corruptos não ganham a ninguem. Apesar de Olarápio mais uma vez ter feito de guarda redes andrade a sua força não foi suficiente para empurrar os corruptos para a frente. E dado que do outro lado estava outra equipa pela qual Olarápio tem especial carinho houve uma tentativa de equilibrar as coisas. Assim todas as debilidades do clube corrupto vieram ao de cima e, com toda a naturalidade, perderam.

- De uma coisa tenho a certeza absoluta, se fosse o Benfica o adversário dos corruptos nunca o João Paulo teria sido expulso e aquele lance sobre Lisandro teria sido penalty com direito a expulsão do defesa benfiquista. Disso não tenho qualquer dúvida. Cheira a pânico nas hostes corruptas.

- Depois do sucesso do Andebol pode ser que o Futsal nos volte a dar alegrias. É pouco mas sempre é qualquer coisa.

sexta-feira, maio 16, 2008

Obrigado mestre Donner!

Parabens Campeões. 18 anos depois, num ano de imensas dificuldades, algumas delas criadas por próprios dirigentes do clube, uma equipa de campeões consegue conquistar o tão desejado trofeu. Não sou um apreciador da modalidade mas é impossível não ficar contagiado por tão grande manifestação de profissionalismo, dedicação, vontade de vencer e espírito benfiquista. Parabens Campeões. E que alguem ganhe vergonha na cara e peça a demissão muito rapidamente. Donner é para ficar, ponto final.

Alguem sabe onde se pode ver resumos do jogo?

quinta-feira, maio 15, 2008

Oficialmente apresentado

Nunca concordei tanto com Vieira como ontem com os elogios que fez a Rui Costa. É exactamente aquilo que ele disse que eu penso do Rui e desejo que assim se mantenha durante muitos anos sinal que teve no Benfica um papel de acordo com o seu potencial.

Rui Costa foi apresentado oficialmente e rapidamente começou a mostrar trabalho. Um discurso correcto e objectivo, não dando hipóteses aos jornalistas para divagarem. Rui sabe estar, sabe falar e, como eu já sabia, não tem medo dos microfones. Está à vontade nos assuntos mais melindrosos. Foi uma boa estreia.

Léo renovou por dois anos. Eriksson é passado pela demora na decisão. Rodriguez é para ficar mas também depende das cedências do jogador. Ruben Amorim confirmado. Jorge Ribeiro ainda não. Em breve o treinador com o perfil desejado por Rui Costa será anunciado. Gostei.

Vieira disse que Rui Costa será o comandante do barco. Espero que sim. E espero que Vieira não saía do porto de embarque.

quarta-feira, maio 14, 2008

Abraçar o futuro!!!

Ontem a comunicação social dava como garantido que o treinador do Benfica seria o sueco Eriksson, descreviam os pormenores do contrato, duração, valores, nomeavam adjuntos. Era tudo confirmadíssimo apesar de o treinador revelar sempre muito cuidado quando abordado pelos jornalistas. No lado do Benfica até comunicados à CMVM foram feitos a revelar a negociação. Hoje tudo mudou e os mesmos jornais dizem que o treinador sueco não treinará o Benfica e que outros nomes já estão em cima da mesa.

Uma fantochada completa é o que se pode dizer desta nova novela que Vieira mais uma vez realiza à revelia do sentimento Benfiquista. Todo o aparato na ida a Manchester deixou muito boa gente de pé atrás e, dado o passado do realizador, com toda a razão. Estranho é ver Rui Costa como interviniente nesta película de muita baixa qualidade. É fácil apresentar uma proposta a um treinador quando se sabe que não se vai levar avante o negócio e desse modo conseguir "acalmar" as hostes benfiquistas acenando com um nome forte do futebol internacional. Nunca saberemos qual é a verdade nisto tudo mas infelizmente, com Vieira, pensamos sempre no pior. Custa muito ver Rui Costa nestes papeis e o pedido que fiz no post anterior volto a repeti-lo: Rui não te deixes cegar.

Mas a hipótese Eriksson levantou um interessante debate junto da familia benfiquista. O sueco é um treinador pelo qual todos têm carinho e ninguem pôe em causa a sua postura correcta, curriculo impressionante e importância internacional mas, ao longo destes dias, fui ouvindo várias opniões e foi crescendo em mim a ideia que seria uma má opção a vinda de Eriksson para o Benfica. E seria uma má opção pelo simples facto que é hora do Benfica deixar de viver do passado, deixar de viver de saudosismos e abraçar o futuro. É hora do Benfica apostar na modernidade, absorver o futebol do século XXI e isso começa com um treinador novo, com novas ideias, com aptidões técnico-tácticas actuais, conhecedor do futebol moderno. Ter uma equipa técnica composta por um treinador que por cá passou duas vezes à imenso tempo, uma ex-glória do clube afastado dos grandes palcos à imensos anos, pode ter muito valor sentimental mas acredito que deixará o Benfica preso ao passado deixando fugir mais uma vez a oportunidade de dar o passo que urgentemente precisa.

Uma equipa técnica nova, ambiciosa, adaptada ao futebol moderno, com conhecimentos actuais de treinos, utilizadora das novas ferramentas de trabalho, com ligações ao passado glorioso do clube, que entenda a realidade nacional. É disto que o Benfica precisa.

terça-feira, maio 13, 2008

Director Desportivo Rui Costa

Depois de ter pendurado as chuteiras, Rui Costa assume, amanhã, uma nova e importante função ao serviço do Sport Lisboa e Benfica: Director Desportivo.

Ontem em conversa alguem questionou-me sobre as qualidades de Rui Costa para exercer a função dando como exemplo a pergunta: O que Rui Costa percebe de Gestão?

Sinceramente não sei o que Rui Costa percebe de Gestão. Mas acho que um Director Desportivo não tem que perceber de Gestão para cumprir satisfatoriamente os requesitos de tal cargo. Para os números e negócios existem outras pessoas dentro da SAD perfeitamente capazes de tratar desses assuntos libertando o Director Desportivo para aquilo que realmente importa: o futebol.

E penso que é pacifico reconhecer que o Rui Costa percebe de futebol. E conhece o mundo do futebol. E é aqui que entram as qualidades do Rui que permitem encarar com alguma confiança este sua nova função. Rui Costa é uma figura de topo no futebol mundial, privou de perto com alguns dos melhores jogadores do mundo e conheceu condições de trabalho, modos de trabalho em grandes clubes e conhece a pressão de trabalhar para vencer. Rui Costa é respeitado, é educado, sabe falar, tem conhecimentos pessoais um pouco por todo o mundo, facilmente chega à conversa com muitas pessoas com influência no mundo do futebol. Para o cargo em si são qualidades muito úteis e, no meu entender, fundamentais. Rui Costa junta a isso uma enorme paixão pelo clube e vontade de realizar um bom trabalho.

Alguns poderão dizer que Rui Costa não tem experiência no cargo. É verdade. Mas isso não significa que não irá fazer um bom trabalho, tem muita experiência no mundo do futebol. Sem começar nunca terá experiência.

Ao Rui só peço que não se deixe cegar. Se sentir que lhe estão a dificultar o trabalho, se sentir que lhe estão a puxar o tapete, se sentir que não estão a cumprir com o que lhe prometeram para assumir o cargo, que o reconheça e não faça parte de um projecto que não seja seu.

As maiores felicidades são o que desejo a Rui Costa nesta sua nova e aliciante aventura.

domingo, maio 11, 2008

SL Benfica - V.Setubal : 3-0

Ultima jornada de um campeonato para esquecer e pouco há a falar sobre o jogo. Ganhámos 3-0 com golo de Katsouranis, um cardozaço de Tacuara e um último golo de raiva de Nuno Gomes.

Nesta fase é irrelevante falar do jogo, do onze escolhido, das opções tácticas, das substituições. Nada disso acrescenta algo ao Benfica nesta fase. O campeonato acabou e só temos que agradecer por isso pois durante uns tempo não iremos sofrer mais.

Mas este é um post histórico. É um post que retrata o jogo do Sport Lisboa e Benfica que representou o último jogo da carreira do jogador que mais admirei e mais prazer me deu ver nos relvados, Rui Costa, o eterno maestro. Ser profissional de futebol, jogar nos melhores clubes do mundo, conquistar os mais desejados trofeus e acabar a carreira, no Estádio da Luz, perante mais de 50 mil pessoas, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica era o meu sonho, era o sonho da maioria que aqui vem, era o sonho de todos os benfiquistas. Rui Costa é um desses benfiquistas eteve o previlégio de o concretizar. Por isso, este jogo, para além de ter sido o jogo do Benfica foi também o jogo do Rui Costa. O jogo que cada minuto que passava representava um minuto mais perto do fim menos desejado, do fim de uma gloriosa carreira. Assim procurei desfrutar de todos os momentos em que o Rui tocava na bola e, felizmente, tive o previlégio de ver momentos de pura fantasia, momentos que transformaram o humilde Rui num dos melhores jogadores do Mundo. A classe com que segurava a bola, a facilidade com que se desembaraçava dos adversários, a precisão dos passes para os colegas, a visão de jogo na forma como mudava de flanco com um simples passe, a compreensível procura do golo de despedida. Hoje tivemos Rui Costa como ele é. Um maravilhoso jogador de futebol que ama o maior clube do mundo como qualquer um de nós. E a família benfiquista retribuiu esse amor. Foi lindo de se ver, foi emocionante de se cantar. Como o próprio Rui disse o enorme orgulho disfarça a tristeza de pendurar as botas, e o orgulho que tenho em ser benfiquista disfarça a tristeza de mais uma época miserável. Foi pena porque se alguem merecia acabar a carreira a erguer um trofeu era o Rui. Esperemos que erga muitos como Director Desportivo.

Num fim de tarde de domingo onde nada mais que um quarto lugar nos esperava o Estádio da Luz quase encheu. E quase encheu por algo que ninguem consegue explicar, alguns conseguem sentir e uns quantos morrem de inveja, o Estádio da Luz quase encheu porque somos Benfica. Somos únicos, somos enormes, somos Benfica. Rui Costa mereceu todas as palmas e nós todos merecemos as suas. Tu agradeceste Rui mas quem tem que agradecer somos nós, temos que te agradecer a magia que nos permitiu sonhar, temos que agradecer o futebol que nos maravilhou, temos que agradecer a empatia que nos contagia. Obrigado Rui por estes dois anos, obrigado Rui por teres vindo para o Benfica a tempo de mostrares o porque de seres um dos melhores jogadores de todos os tempos, obrigado Rui pelos momentos de futebol mágico que tive o previlégio de poder assistir. Obrigado Rui, por tudo.

Sou benfiquista, com muito orgulho, com muito amor!

Não sei se há invejas nos balneário, se não se falam, se estão zangados mas uma coisa eu exigo aos profissionais de futebol do Sport Lisboa e Benfica e essa coisa é, simplesmente, RESPEITO. Acabar o último jogo da época, após uma campanha fraquíssima para os pergaminhos gloriosos do clube e perante 54 mil benfiquistas sairem de imediato para os balneários sem um agradecimento, sem qualquer sinal de respeito para com aqueles que sofrem tanto por este clube é revoltante. Há excepções pois claro...e provavelmente essas excepções não estarão lá para o ano. Outros bem podem sair também. No meu Benfica não há lugar para jogadores que não respeitam os adeptos.

PS1: Sinceros parabéns ao Vitória e ao Cajuda. Vir da segunda divisão, fazer um campeonato deste nível e conquistar o terceiro lugar com acesso à pré da Champions é fantástico. Gosto da forma como as gentes de Guimarães estão com o seu clube sendo um exemplo que alguns clubes ditos grandes deveriam aprender.

PS2: Buzinar e festejar a conquista de um segundo lugar? Enfim...

OBRIGADO RUI, FORÇA BENFICA!

sexta-feira, maio 09, 2008

CORRUPTOS!

O carimbo de corruptos já ninguem lhes tira por muita converseta que tentem dar em frente das camaras da TV. Nem sequer vão combater essa acusação, ficam com o cadastro. Depois do título de réu, agora têm mais outro, o de corruptos. Dois títulos que se podem orgulhar de serem os únicos que os têm! E alguma andrade se mostra incomodado com este arrastar do nome do clube pela lama? Não. Anos e anos de porcaria causa habituação. Sabem que sem esta corrupção seriam um mero clubeco de bairro.

Apito Final ou Palhaçada Total?

Não dá para entender as entidades que regem o futebol nacional. Andámos anos e anos a ouvir que nada podiam fazer sem as decisões da Justiça Civil e de repente, de um momento para outro, decidem aplicar castigos aos intervinientes no Processo Apito Dourado. Que eu saiba a justiça civil ainda não julgou e condenou ninguem, o que prova que só não agiram mais cedo porque não quiseram.

E quando agem ,castigam todos de forma dura menos o principal corrupto. O árbitro apanha seis anos de suspensão, o Boavista desce de divisão, o corrupto apanha (?) dois anos de suspensão que tem um efeito patético e o clube apanha (??) um castigo de redução de 6 pontos. É a vergonha total. Vergonha total porque se reconhece que o nosso futebol é podre de à 25 anos esta parte e mesmo assim não há coragem para castigar coerentemente.

O que é que o Boavista fez de mais grave que o Porto? Se castigam tão severamente Augusto Duarte é porque admitem que ele foi corrompido e fazem umas festinhas ao corruptor???

É inacreditável. Ficam com o carimbo de corruptos que todos já sabiam mas escapam incólumes. É uma vergonha.

quinta-feira, maio 08, 2008

Soltas #59

- Domingo será o último jogo da carreira de um magnífico jogador. Aos poucos os jogadores que aprendemos a apreciar ao longo da nossa juventude vão pendurando as suas chuteiras. Não digo que o fuetbol fica mais pobre pois novas estrelas vão surgindo mas deixar de ver Rui Costa a espalhar magia no relvado será duro.

- Vieira e Rui Costa foram a Manchester encontrar-se com Eriksson. Não deixa de ser curioso que uma camâra da SIC estava em frente ao Hotel escolhido e que tenha filmado sem problemas a chegada e partida dos intervinientes. Coincidência? Claro que não. Interessará a quem esta divulgação?

- O campeonato acaba domingo. Finalmente dirá a maioria dos benfiquistas. Foi uma época de pesadelo onde só um milagre nos dará mais do que um mísero quarto lugar. Muitas dúvidas se levantam sobre o plantel e estrutura para a próxima época. Esperamos todos nós que a partir de segunda feira essas dúvidas comecem a ser esclarecidas rapidamente.

- O que se diria se antes de receber o Benfica, o Estrela não treinasse durante a semana como forma de protesto pela falta de pagamento dos ordenados? E o que se diria se quando o Benfica foi ao Besse fosse falado que o Boavista jogaria com os juniores? Já sabemos o que a casa gasta nesta nossa ligazita da treta....

- Parece que o atraso de 5 minutos no início do jogo Estrela-Benfica está a incomodar muita gente. O facto do Belenenses-Guimarães ter tido um atraso superior é irrelevante, foi por causa das redes, dizem eles. Num país onde se recebem árbitros em casa, onde dirigentes são apanhados em escutas, onde há réus em matéria de corrupção desportiva, são os 5 minutos de atraso de um jogo do Glorioso que incomodam muita gente...

- É impressão minha ou o leque de opções pretendidas de Mourinho começa a diminuir? Fala-se que Barcelona já escolheu Guardiola, custa-me a acreditar que o Real Madrid troque de treinador novamente após ser campeão, do Milão não se houve nada, Moratti continua a dar total confiança a Manccini (o que se fosse em Portugal era sinal de "adeus") que pode ainda fazer a dobradinha, sobra apenas a Juventus. Pelo menos Mourinho já tem experiência em treinar clubes corruptos...

- Ainda não me tinha pronunciado sobre o fundo de 60 milhões. Passando ao lado das intenções e afins, num plano teórico usaria esses 60 milhões para comprar três, e somente três, jogadores de categoria inatacável e pagar-lhes os ordenados. Gastar 60 milhões em 5/6 jogadores é um disparate total. 3 jogadores de topo. Os restantes acertos de plantel seriam feitos com o encaixe das possíveis saídas.

quarta-feira, maio 07, 2008

Opção Scolari



Luis Filipe Scolari é um desejo antigo de Vieira e o sargentão também tem um apreço especial pelo Glorioso. O dinheiro não seria o principal entrave apesar das ofertas milionárias que se diz que clubes ingleses dão pelo seleccionador nacional porque Scolari está bem em Portugal, os filhos estão bem em Portugal e o ordenado que por cá ganha é bastante chorudo. Acredito que neste momento seja uma das principais opções para treinador do Benfica, sendo dos poucos treinadores de renome internacional interessado em treinar o Glorioso sem este estar na Champions.

Scolari tem um curriculo que fala por si, é um verdadeiro líder de balneário, defende os seus jogadores, está habituado a vencer, conhece a nossa realidade e não "engole" sapos. Acho que tem algumas limitações tácticas mas compensa com o que acrescenta à equipa. O principal senão desta opção será o facto de só poder pegar na equipa após o Euro 2008 o que tambem, acredito, irá atrasar o seu anuncio como técnico principal do Benfica. Resta também saber em que ponto estão as relações entre Scolari e Rui Costa visto terem que ter muita proximidade no trabalho no Benfica.

Não seria a minha primeira opção, claramente, mas seria uma boa opção.

terça-feira, maio 06, 2008

Amuados?

Era só o que faltava os jogadores do Sport Lisboa e Benfica estarem amuados e zangados com as manifestações de desagrado que têm tido atravês dos adeptos benfiquistas. É preciso ter muita lata para jogarem como têm jogado nos últimos jogos, com os brilhantes resultados à vista de todos, e ainda virem para a praça pública mostrarem-se chateados por ser apupados...

É a total falta de respeito por quem lhes paga os milionários ordenados, por quem sofre e vibra pelo clube enquanto eles demonstram um total alheamento da responsabilidade que é envergar o manto sagrado.

Falham golos escandalosos e refilam com os adeptos? Não mostram nada em campo e perguntam porque não jogam mais? Arrastam-se em campo e perguntam porque são substituidos? Envergonham milhões de fieis adeptos e questionam o porque dos assobios? Vão todos dar banho ao cão pá.

E no meio disto tudo onde está o "chefe"? Onde está o líder? Onde está o responsável máximo? Onde está o Presidente a proteger o treinador e a impôr disciplina no balneário? E ainda falta um jogo...vai ser bonito vai...

domingo, maio 04, 2008

E. Amadora - SL Benfica: 0-0

Só falta um jogo para este martírio acabar.

É penoso ver aqueles 11 que envergam o manto sagrado arrastarem-se em campo, sem chama, sem vontade, sem categoria. Engraçado ler opniões sobre a qualidade de Faquirá e depois vemos uma equipa com jogadores banais, que não recebem ordenado à meses, jogar muito melhor, mas mesmo muito melhor, que os molionários jogadores do Benfica cujo ordenado de muitos deles chegava para pagar os salários em atraso do seu adversário desta noite. É deprimente ver a total ausência de futebol colectivo do Benfica e depois ver que jogadores muito mais fracos interpretam na perfeição aquilo que deve ser um jogo colectivo, um jogo de equipa. Quando um treinador sabe o que faz o resultado mostra-se no relvado. E o jogo desta noite mostrou que o Benfica andou uma época inteira sem treinador e os jogadores completamente perdidos em campo. Faquirá irá ter um futuro risonho disso não tenho dúvidas.

E mais deprimente fico quando vejo que um jogador como Maxi Pereira ser titularíssimo deste Benfica quando nem no banco do Estrela se sentava. É, garantidamente, um dos piores jogadores do Benfica, de sempre, e custou qualquer coisa como 3.5 milhões de euros. É inqualificável. É inqualificável que se tenha gasto 31 milhões de euros para se chegar à última jornada do campeonato num espantoso 4º lugar e o responsável máximo por este fracasso sacudir a água do capote. Como é que após uma época miserável como esta onde se investiu na equipa como nunca se tinha feito e se obtêm o resultado que está à vista de todo alguem pensa sequer em dar mais uma oportunidade ao responsável por este estado de coisas?

Petit diz que o Benfica entrou nervoso. Acho que está tudo dito. Uma equipa paga a peso de ouro entra nervosa no campo de um Estrela da Amadora, onde a maioria dos espectadores eram benfiquistas, contra um adversário que nada tinha em jogo, com sérios problemas de ordenados em atraso o que está a fazer numa competição destas? É gozar com a cara dos adeptos. A ajudar a festa os nossos centrais resolvem falhar um golo cada de uma forma escandalosa. O falhanço de Luisão é qualquer coisa de assombroso capaz de rivalizar com alguns de Nuno Gomes. Assim é impossível vencer. E realmente assustador foi ver que o Estrela nem precisou de ser raçudo, de ser duro, de fazr anti-jogo. Nada. O Estrela fez o seu jogo e o Benfica foi incapaz de lutar por um resultado favorável. Nem o facto de o resultado no Restelo nos favorecer para ascendermos ao terceiro lugar foi motivo de brio para estes jogadores.

Tenho perfeita consciência que estes jogadores, alguns, valem muito mais do que mostraram esta época mas tenho uma vontade terrível de correr com quase todos. É inaceitável que jogadores do Sport Lisboa e Benfica tenham uma época tão miserável.

Não consigo perceber, e é um tema repetitivo, o porquê da ausência de Adu que teria dado muito jeito neste jogo, Di Maria entrou muito bem mas a equipa não acompanhou o jovem argentino que trouxe garra e velocidade. Como é possível que Maxi seja titular e Di Maria fique no banco. Mantorras entrou e parecia querer mudar qualquer coisa mas foi um total fiasco com opções completamente espatafurdias, Assis entrou a tempo de falhar um remate que tinha obrigatoriamente de ser melhor. Do 11 inicial a defesa esteve bem a defender, de resto um zero absoluto. Meio campo sem ideias, ataque sem bola, equipa sem capacidade de pressão, sem garra, sem velocidade. Incapaz de fazer rolar a bola pelo chão em transição ofensiva em contraponto com a fluidez de jogo do Estrela.

Podemos e devemos nos queixar dos árbitros quando existem razões para isso. Esta época tivemos muitos jogos onde fomos claramente prejudicados e muitos deles de forma a influenciar o resultado final. Mas quando a equipa joga da forma como joga, quando os "treinadores" que passaram pelo Benfica este ano foram incapazes de transmitir o básico à equipa, quando os jogadores mostram ser um frete estarem ali em campo envergando o manto sagrado não temos muito espaço de manobra para refilar da classificação final. Merecemos o quarto lugar é essa a grande e dura verdade.

Na próxima jornada, a última, finalmente, vamos receber o V.Setúbal. Temo uma repetição do jogo de hoje e a equipa merecia que as bancadas tivessem vazias, a equipa e o responsável máximo por esta desgraçada época. Não fosse o último jogo do maestro Rui Costa e fazia a minha parte nesse "castigo". O maestro não o merece e por isso irei deslocar-me ao Estádio da Luz. E gostaria que os benfiquistas dessem uma extraordinária mostra de benfiquismo a certos individuos que estão no clube. O Benfica é nosso. E o Rui é um dos nossos.

sexta-feira, maio 02, 2008

A ver

"Sou profissional, posso jogar mais dois/três anos, mas numa equipa boa, que jogue para mim, que acredite em mim. Só falta isso para voltar à tona."

Não sei se já fiz um post sobre isto no passado mas fica aqui a proposta: 25 mil euros mês mais 10 mil euros por cada golo marcado.

Opção José Peseiro



Um dos nomes mais falados nos corredores da Luz para próximo treinador do Sport Lisboa e Benfica havendo, inclusivê, quem garanta a existência de um pré acordo entre o clube e treinador, é o de José Peseiro.

Admito, é um nome que me causa arrepios. Não tenho a menor dúvida que Peseiro percebe de futebol, não tenho a menor dúvida que Peseiro sabe de tácticas e de treinos mas também não tenho a menor dúvida que Peseiro não tem pulso para tomar conta de um balneário. Todos nós nos lembramos dos casos de indisciplina que aconteceram no outro lado da segunda circular. E, ao contrário da opnião vigente, não acho que o futebol dos verdes na altura fosse tão "espectacular" como se apregoava. Se Peseiro fosse integrado numa estrutura forte, com um Director Desportivo forte e autoritário, com adjuntos capazes de impôr o respeito, talvez, repito talvez, Peseiro tivesse espaço para fazer um bom trabalho. Mas o Benfica não tem essa estrutura e não sabemos como será a futura estrutura por isso espero que o nome José Peseiro não faça parte da equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica na próxima época.