Páginas

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Katsouranis castigado

Katsouranis foi suspenso por um jogo por críticas a Pedro Henriques sendo assim uma baixa para Quique Flores para a recepção ao Rio Ave.

Depois de ter sido castigado por causa de um "pirete" a um colega, agora é castigado por críticas (quais foram mesmo??) a um ladrão que nos roubou à descarada em pleno Estádio da Luz.

É a puta da sem vergonha...

Direitos de TV

Luis Filipe Vieira, saíu do seu retiro, entre viagens a África, para dizer que no Benfica quem manda é o Benfica e, por isso, a Benfica TV vai transmitir os jogos realizados nos pavilhões do Benfica. Vieira informa, nessas declarações, que o clube não recebe nada das entidades que actualmente transmitem os jogos das amadoras. Esta "novidade" é assombrosa. É inadmissível que isto aconteça e gostava de saber à quanto tempo esta situação se verifica. É um ultraje.

Só tenho pena que Vieira só tenha acordado para este problema agora. E que não tenha tido a coragem suficiente para manter a luta feita no passado, que até vencemos, que teria transformado totalmente o futebol nacional, teria derrotado muitos dos podres que estragam o futebol em Portugal.

terça-feira, janeiro 27, 2009

Silêncio

Três dias depois do acontecimento reina o silêncio sobre o assunto ...tal como se esperava.

São patéticos.

domingo, janeiro 25, 2009

Contas feitas

O Benfica acaba a primeira volta com 30 pontos ao fim de 15 jornadas. São 15 pontos perdidos. Muito se discutiu, durante este período, as tácticas de Quique, as substituições, quais os melhores guarda redes, os avançados, etc. A verdade é que, mais uma vez, o Benfica tem sido ROUBADO de forma clara e inequívoca pelos árbitros e isso custou-nos muitos pontos que, havendo justiça, nos colocariam isolados no primeiro lugar e, provavelmente, permitiriam uma segunda volta tranquila. E tranquilidade nas nossas hostes significa o desespero nas hostes rivais, nunca esquecer esse pormenor.

Vamos então às contas:

Rio Ave - SL Benfica (0-0): Penalty evidente sobre Aimar. O lance passa-se a poucos metros do árbitro. O lance é óbvio à primeira vista, nas repetições torna-se absurdo constatar que o árbitro, com o lance mesmo à sua frente, não assinala falta tão evidente. (video) -2 pontos.

Leixões - SL Benfica (1-1): Penalty a favor do Benfica por um jogador o Leixões cortar um cruzamento com o braço dentro da área. Novamente temos o árbitro em cima da jogada, com excelente visibilidade. Depois temos um golo limpinho de Yebda que não se percebe porque foi anulado. As imagens são claras demais para sequer existir discussão. Um roubo descarado. (video) -2 pontos

SL Benfica - Setúbal (2-2): Golo anulado ao Benfica quando o resultado estava em 2-1 a nosso favor. O árbitro manda seguir a jogada e só a interrompe quando a bola entra. É inexplicável. Mesmo aceitando o fora de jogo, ao anular a lei da vantagem o árbitro tinha que mostrar amarelo ao jogador do Setúbal que seria o segundo e consequente expulsão. Foi numa fase do jogo em que o Benfica estava a dominar completamente o adversário que nem conseguia passar o meio campo. Com 3-1 ou com mais um jogador a vitória não fugiria ao Glorioso. (video) -2 pontos.

SL Benfica - Nacional (0-0):Golo anulado ao Benfica de forma tão escandalosa que só pode ter sido premeditada. No lance em causa há falta sobre Miguel Vítor dentro da área que, no chão, vê a bola ressaltar em si ficando disponível para Cardozo que a coloca dentro da baliza. O árbitro justifica-se dizendo que não importa se há intencionalidade, basta haver contacto. Estas justificações só pioram o escandâlo que foi este golo anulado porque o lance começa com um jogador do Nacional que desvia com o braço, dentro da área, uma bola cabeceada por Nuno Gomes. Um lance que rivaliza com o vergonhoso e famoso penalty de Jardel na Luz. (video) -2 pontos.

Belenenses - SL Benfica (0-0): Numa arbitragem muito má de Elmano Santos, onde a dualidade de critérios foi gritante ficaram por marcar uma série de faltas sobre Suazo, sendo que uma delas é tão óbvia que só não é assinalada por má fé e que obrigaria o árbitro a expulsar o jogador azul. Miguel Vítor é expulso por acumulação de amarelos quando o primeiro resulta de um lance onde nem sequer há falta e, para acabar, um nítido penalty sobre Yebda por óbvio agarrão dentro da área. (video) -2 pontos.

Fomos beneficiados uma única vez, no golo de David Luiz em claro fora de jogo contra o Braga, no mesmo jogo em que logo aos 15 minutos, Suazo é empurrado dentro da área do Braga sem a devida sanção. Mas aceitando que fomos beneficiados nesse jogo são +2 pontos.

Fazendo as contas temos (10-2=8) menos oito pontos do que deveríamos ter se o futebol em Portugal fosse justo e honesto. Teríamos 38 pontos, a uma distância confortável do segundo lugar. E estas contas são feitas sem contar com os benefícios directos que os rivais tiveram ao longo destas 15 jornadas, como por exemplo o penalty não sancionado de Bruno Alves contra o Marítimo no Dragão por cortar com o braço um cruzamento de Manu dentro da área a poucos minutos do fim do jogo (-1 ponto) ou ainda o jogo recente em Braga em que marcam o primeiro golo em fora de jogo nítido e são levados ao colo ao longo do jogo com 3 penaltys claros por assinalar contra eles (-3 pontos). Assim, sem ir à procura de mais jogos, os corruptos teriam -4 pontos do que têm o que faria com que a diferença para o Benfica fosse de -11 pontos. Caríssimos, leram bem, menos 11 pontos. Os submissos sem procurar muito encontra-se a vitória também em Braga onde ficou um claro penalty de Postiga por assinalar. (-2 pontos). Ou seja no final da primeira jornada o Benfica seria practicamente campeão, Quique seria o maior, os jogadores estariam em alta, o Estádio sempre cheio em festa, as discussões sobre a qualidade deste ou daquele seriam residuais e sem o nervoso patente quando se perde pontos.

E nesta análise nem entram lances como o pontapé que Suazo levou em Guimarães ou o penalty sobre Yebda que Duarte Gomes não quis ver no derby de Lisboa ou o fora de jogo assinalado a Di Maria em Guimarães...tudo lances demasiado estranhos para serem levados de animo leve.

Tudo o que está aqui são factos suportados por imagens que não deixam qualquer margem para dúvidas. Factos que se reportam a erros que prejudicaram o Sport Lisboa e Benfica em vitórias e pontos. As contas são fáceis de fazer, as evidências são óbvias de constatar.

Não podemos continuar a ser anjinhos!

NOJO!!!



Há clubes condenados por corrupção, há presidentes condenados e que ainda se vão sentar no banco dos réus novamente, há árbitros condenados, há árbitros investigados, há processos abertos, há escutas, há provas. Há tudo isto e mesmo assim eles têm o desplante de fazer uma arbitragem destas? É esfregar na cara de todos nós, que pugnamos pela verdade desportiva, que eles fazem o que querem e quando querem. Quando Paulo Costa foi nomeado para este jogo muitos disseram logo que isto ía acontecer. Era demasiado óbvio, Paulo Costa é daqueles que não falha e não se importa que a factura fique por pagar, ele cumpre o serviço na mesma. O ser de forma tão descarada, tão à vista de todos é que me surpreende. Surpreende-me e assusta-me pois significa que o polvo não tem medo nenhum, está tranquilo e está a contra-atacar forte e feito. Rui Costa eu avisei-te, eu disse-te que isto aqui funciona assim. Continuem anjinhos, continuem calados, continuem a assistir a isto impávidos e serenos. Podes contratar os melhores jogadores do mundo que serão inuteis na luta contra este polvo corrupto. Por mim, digo já, é não ir ao Dragão. Quero lá saber das sanções e afins. É não ir ao Dragão, é deixar a Taça da Liga, é pedir a todos os benfiquistas que não vão a mais estádio enhum que não seja o Estádio da Luz, é pedir a todos os benfiquistas que não comprem jornais.

E agora o que grupo estrunfe vai dizer? Os Rogérios e os Alves vão dizer? A indignação que tomou conta de tanta gente há uma ou duas semanas atrás será que se vai repetir ou vão assobiar para o lado porque são os amiguinhos que estão envolvidos?

NOJO!!! Este futebol português mete NOJO!!!

sábado, janeiro 24, 2009

Belenenses - SL Benfica: 0-0

Numa jornada que podia ser boa para as nossas hostes resolvemos entregar de bandeja o primeiro lugar aos rivais. E tudo porque somos anjinhos.

Somos anjinhos nas abordagens aos jogos, somos anjinhos na forma como encaramos as pressões nos jornais, somos anjinhos em relação às arbitragens. O silêncio é o pior que se pode fazer neste campeonato sujo e corrupto, se vamos ser roubados então que o sejamos com muito barulho e estardalhaço. Comer e calar é ser anjinho neste mundo cão. Digam o que disserem, aquela falta sobre Suazo é um ESCANDALO não ter sido assinalada, o Elmano viu, eu vi, qualquer um naquele estádio viu o gajo do Belem a saltar para cima do Suazo. Elmano não quis marcar, teve medo de marcar, depois de toda a campanha anti-Benfica que se viu estas semanas, Elmano teve medo de apitar a favor do Benfica. Mas não teve qualquer problema em apitar contra o Benfica, isso é fácil, não levanta problemas e ainda ganha qualquer coisa com isso. Somos anjinhos. Há muitos anos que somos anjinhos e assim nunca derrotaremos este Sistema corrupto e sujo que manda no nosso futebol. Não quero que usemos as tácticas deles mas não podemos ser anjinhos, já chega de ser roubado e dar a outra face.

Num relvado empapado, contra uma equipa treinada por Jaime Pacheco como é que não utilizamos os nossos pesos pesados? Quique defende-se dizendo que jogadores rápidos eram a melhor opção contra a defesa do Belenenses, tudo bem. Aceito sem problemas porque na primeira parte até estivemos muito bem. Quique não tem culpa que os seus jogadores falhem golos feitos, mas, com o decorrer do jogo, com o desgaste físico dos jogadores e com o piorar das condições do terreno acho absurdo que a primeira opção do treinador seja colocar a bailarina do Nuno Gomes e não o nosso melhor marcador, com 1.94m, forte fisicamente e detentor de um poderoso remate que seria perigosíssimo quer nas bolas paradas quer naqueles remates repentinos que ele tem e que com o estado do terreno seriam uma excelente arma para o nosso ataque. Se Cardozo não joga num jogo destes é porque não conta, e se não conta o Benfica tem que fazer algo e os responsáveis assumirem as consequências disso. Para o bem e para o mal. Com o relvado empapado, pesadão, Quique coloca Nuno Gomes e não o Cardozo? Isto é grave...
Na primeira parte estivemos bem, rápidos a lançar a velocidade de Suazo, pressionantes sobre a bola, rigorosos a defender. Eu gostei da primeira parte mas senti que com os falhanços que tivemos que dificilmente iríamos marcar na segunda parte. É sina. Na segunda parte o jogo ficou mais feio, mais duro, mais confuso a meio campo. Quique coloca em campo Nuno Gomes, Reyes e Martins procurando dar velocidade ao jogo atacante do Benfica e até teve sucesso mas depois ficou a faltar força física capaz de dar seguimento à velocidade. Suazo desapareceu com a saída de Aimar e, para mim, fez por merecer ir para o banco. Aquele mergulho após passar pelo guarda redes é inaceitável, ou se atira logo para o chão ou vai à procura do golo, depois de passar pelo guarda redes tem que ir à procura do golo. Esteve péssimo neste lance que podia ter sido decisivo no desfecho da partida. É verdade que é massacrado pelos defesas mas ali tinha que fazer melhor. Com a expulsão de Vítor o Belem naturalmente cresceu e teve oportunidades de marcar que felizmente não aconteceu. O jogo acabou com o Benfica em cima do Belenenses mas sempre com muito coração e pouca cabeça.

Num jogo em que se pedia um meio campo lutador Yebda esteve incansável nessa luta. Lutou por ele e por todos os colegas, foi bravo. Foi dono e senhor do meio campo. Foi acompanhado na raça por Maxi que nunca vira a cara à luta, nunca desiste dos lances. Um profissional 5 estrelas que está a encher o campo e a dignificar como poucos o manto sagrado. Miguel Vítor até à expulsão e Luisão com muito boas exibições também. Aimar tem toques de génio mas por vezes parece que falta força, o golo que falha é um belo exemplo ao fintar de forma soberba o adversário e depois faz um remate sem qualuer nexo, sentido e força. Mas a equipa sentiu muito a sua saída na transição ofensiva, principalmente, no último passe. Aimar está a crescer e o Benfica precisa disso. Não era um jogo para Di Maria, um jogador muito macio para um campo destes.

Sobre o árbitro pouco mais há a dizer do que já foi dito. A falta sobre Suazo é um escândalo não ter sido assinalada, foi evidente a um km de distância. Elmano Santos tinha medo de apitar a favor do Benfica, Suazo era carregado e nada, David Luiz puxado três vezes seguidas e nada, Vítor antes do segundo amarelo sofre falta nítida e nada, o amarelo ao Katsouranis acontece porque o grego faz uma falta de raiva após três faltas consecutivas sobre jogadores do Benfica por assinalar. Fala-se num penalty sobre Yebda, no estádio não reparei mas se até o Coroado admite...Continuem anjinhos, continuem.

O apoio nas bancadas, numa noite chuvosa, foi brutal. É pena a equipa não querer corresponder em campo à onda que as bancadas querem erguer. Aproximam-se jogos decisivos, jornadas onde muitos pontos serão perdidos, tinhamos que estar no topo, tranquilos, a colocar pressão nos adversários. Infelizmente, mais uma vez, pusemo-nos a jeito. Pusemo-nos a jeito ao falhar golos feitos, pusemo-nos a jeito ao fazer substituições erradas, pusemo-nos a jeito ao não utilizar os melhores jogadores. Agora é esperar que os outros tropeçem. Acho que vai ser díficil...

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Amadoras

- Os campeões nacionais de Andebol começaram a época da melhor maneira ao conquistarem a Taça da Liga perante os rivais de alvalade. Já não está Donner mas o espírito vencedor mantêm-se.

- Em Hoquei em Patins, o Benfica venceu ontem o clube corrupto num jogo a contar para o campeonato nacional. Numa modalidade onde a corrupção ainda é maior do que no futebol e que cada vez atrais menos público, os nossos bravos vão fazendo os possíveis.

- A super campeã Vanessa Fernandes renovou contrato com o Benfica por mais 5 anos. Uma excelente notícia para toda a família benfiquista. Vanessa é das nossas e assim deve continuar para sempre.

- Impressionante a carreira da equipa de Basket do Glorioso. Somos por vitórias TODOS os jogos realizados para o campeonato nacional. Está imparável. Será o renascer do Basket do Benfica depois dos saudosos tempos de Carlos Lisboa e amigos com pavilhões a abarrotar?

- Sábado temos mais um derby de futsal na Luz. É sempre um jogo emocionante, cheio de garra e golos. Festa nas bancadas é o que também não deverá faltar. Estamos em terceiro por isso não há mais margem para erros!

terça-feira, janeiro 20, 2009

Bendita BenficaTV



Após a visualização deste video desafio todos aqueles que aqui vêm (que eu sei que são alguns) e que andam pela blogoesfera a dizer que o golo foi mal anulado que o expliquem, bem explicadinho, na caixa de comentários.

Esta é uma das grandes razões porque o canal de TV do Benfica foi tão boicotado...

Katsouranis e lagartices

- Katsouranis está a regressar à espantosa forma do ano em que chegou ao Benfica e nos encantou com uma qualidade soberba de futebol. A sua contratação foi a melhor coisa que o reinado de Fernando Santos deu ao Glorioso e o grego rapidamente alcançou o estatuto de titular indiscutível e, a par de Lucho, o melhor centro campista a jogar nos relvados nacionais. Nem tudo têm sido rosas no caminho de Katsouranis na Luz. É um jogador que facilmente se deixa afectar por situações extra futebol e essas situações resumem-se a uma: solidão. A família está na Grécia e Katsouranis sente muito a distância e as longas viagens para matar saudades. A saída de Karagounis aumentou a sensação de isolamento e Katsouranis teve momentos de clara desconcentração e mau futebol. Os constantes rumores sobre a sua saída não podem ser tomados de animo leve pois Katsouranis quer, de facto, regressar para perto da sua família. Esta subida de rendimento mostra que o Benfica tem que tentar resolver este problema pois não será fácil encontrar outro médio da qualidade do grego e ao preço que ele custou. Renovar contrato e, como o S.L.B. propôs, alugar um avião para fazer, semanalmente, a viagem Lisboa-Atenas seria bem pensado. Ser campeão para termos a champions como aliciante também seria interessante.

- Os lagartos são engraçados. É verdade, não estou a reinar. São mesmo engraçados. Reparem na escandaleira que eles estão a fazer na blogoesfera (e não só) sobre o Benfica-Braga. Eles nem sequer ligam a mínima ao facto de terem sido muito mais beneficiados do que nós contra o mesmo Braga, como foi o Glorioso a ser beneficiado de um lance não se calam. Eles ao longo destes anos disseram alguma coisa sobre o Apito Dourado? Nada. Eles disseram alguma coisa sobre as escutas? Nada. Eles disseram alguma coisa sobre o amigo deles receber árbitros em casa? Nada. Eles disseram alguma coisa quando foram roubados em casa contra o Nacional que permitiu que os amigos deles fossem à Champions e eles não? Nada. Disseram alguma coisa quando o Benfica foi roubado contra o Nacional e o Setúbal? Nada. Estes pobres coitados vivem apenas e só com o Glorioso na mente. As campanhas eleitorais para a poltrona do avozinho baseiam-se em saber quem diz mais mal do Benfica. São engraçados.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Já não chega???

Quantas mais serão precisas para quem manda no futebol português fazer alguma coisa??!? É uma vergonha. A legenda da foto é "deliciosa". Palhaços.

Foto retirada do Blog Sou de Um Clube Lutador.

sábado, janeiro 17, 2009

SL Benfica - Belenenses: 1-0

No regresso do futebol às tardes de sábado o Benfica conseguiu, com uma exibição bem razoável, obter o pleno de vitórias na fase de grupos da Taça da Liga e dessa forma garantir um dos melhores primeiros lugares que permite jogar as meias finais da competição em casa.

Quique Flores tinha prometido mexidas e cumpriu, David Luiz na esquerda, Miguel Vítor regressou ao meio para fazer dupla com Luisão, Maxi na direita, Kats e Yebda no meio, Di Maria na esquerda, Ruben na direita e o ataque entregue a Aimar e a Cardozo. E o Benfica foi, claramente, melhor que o adversário mas, mais importante, foi também melhor do que Benficas anteriores. E a causa para isso é bem simples: o Benfica voltou a pressionar forte e alto a equipa adversária. Podemos falhar passes, podemos desperdiçar golos, mas quando pressionamos desta forma temos muito mais posse de bola, conseguimos suster o adversário e ganhamos confiança e controle de jogo.

Foi isso que aconteceu esta noite com Aimar cada vez mais a procurar pautar o jogo atacante do Benfica, Cardozo mais mexido e interventivo que o costume, Di Maria com a moral em alta a pressionar e correr atrás da bola e Kats a ser dono e senhor do meio campo. Ruben não sabe jogar mal e David Luiz a mostrar que em breve será um dos melhores defesas do mundo. O Belenenses mostrou raça e que tem bons jogadores capazes de dar a volta a esta má fase que o clube atravessa e que o próximo jogo no Restelo, para o campeonato, será muito dificil.

A cair o intervalo o Benfica obteve o golo da vitória numa boa jogada colecativa da equipa onde Katsouranis voltou a facturar após ter iniciado a jogada numa arrancada pelo centro do terreno e dando o destino certo ao bom cruzamento de Di Maria. Golo e intervalo. Justo e merecido, quer para a equipa quer para o jogador em causa. Na segunda parte Quique, naturalmente, faz substituições, tira Cardozo e coloca Suazo, tira Di Maria e coloca Reyes e tira Yebda e coloca Carlos Martins. Só tive pena que Cardozo tivesse saído tão cedo, merecia mais minutos. Gostei da equipa na sua globalidade e não houve nenhuma exibição que se possa designar de negativa mas tenho que falar do guarda redes. Sou um defensor de Moretto como toda a blogoesfera o sabe mas hoje não o posso defender. Consigo ultrapassar sem problemas a bola que não agarrou a remate fora da área, não gosto mas não me choca, agora o lance no final do encontro já não tem perdão. Antes demais aquilo é falta. Moretto salta na vertical dentro da pequena área, qualquer toque de um adversário é falta e TODOS os árbitros do mundo as assinalam. Não interessa se é faltinha ou faltona, salta na vertical e é tocado pelo adversário é falta. Ponto final. Mas Moretto tinha obrigação de ter feito muito melhor que aquilo que fez, muito melhor. Um guarda redes, seja ele qual for, tem que resolver aquele lance, depois logo se vê da questão da falta, um guarda redes da altura e compleição física de Moretto tem que resolver totalmente o lance. Falhou e muito. Esta noite não o posso defender.

Bruno Paixão teve uma arbitragem correcta. Analisou bem o lance no final do jogo e o erro mais grave da partida não foi culpa sua mas sim do assistente que inexplicavelmente assinala fora de jogo a Suazo que está em jogo por metros e que ficava isolado na cara do guarda redes do Belenenses. De resto foram bem assinalados dois foras de jogo que acabaram com a bola dentro da baliza do Benfica e talvez Bruno Paixão tivesse motivos para admoestar com cartões um ou outro jogador de cada equipa mas aceita-se pois o jogo foi muito tranquilo e sem quezílias.

Benfica foi um justo vencedor do jogo e do grupo e agora resta saber quem iremos receber na Catedral para rumarmos à final no Algarve. Pressinto um clássico na Luz...

quarta-feira, janeiro 14, 2009

SL Benfica - Olhanense: 4-1

Se as exibições do Penafiel e do Olhanense no Estádio da Luz esta época forem uma amostra real do futebol practicado nos escalões inferiores então o futebol português está no bom caminho.

Que bela imagem os pupilos e Jorge Costa deixaram hoje no Estádio da Luz saindo vergados por números que não mereciam. Jogaram muito bem, foram bravos e foram leais. Dificultaram muito o jogo ao Benfica e não apenas por culpa do Glorioso mas também porque jogaram mesmo muito bem. Quique Flores mexeu, como se previa, na equipa e Fellipe Bastos teve oportunidade de jogar a meio campo, as outras escolhas de Quique foram jogadores que têm sido opções para o 11 titular, minutos a Reyes e Carlos Martins depois das lesões, a Cardozo e a Nuno Gomes, pouco utilizados nos últimos jogos. A defesa foi nova mas composta por jogadores com muitos minutos. Moretto na baliza.

E esperava-se que a presença de Maradona incentiva-se os jogadores do Benfica a jogarem melhor mas não foi isso que aconteceu. Por culpa própria, com passes errados e pouca pressão sobre a bola e por culpa dos homens do Algarve que quiseram dizer presente nesta noite e aliaram uma atitude excelente a pormenores técnico-tácticos muito interessantes. E numa falha defensiva do Benfica surge um remate fora da área que Moretto defende mal e na recarga surge o primeiro golo da partida. Era o prémio justo para o Olhanense pelo belo jogo que estava a fazer. Diga-se que até então o Benfica tinha tido boas oportunidades de golo principalmente uma de Katsouranis na cara do guarda redes adversário. Mas no futebol quem não marca sofre e foi isso que aconteceu. A reacção do Benfica foi interessante e com alguma naturalidade se verifica a reviravolta no marcador, primeiro por Nuno Gomes e depois por Jorge Ribeiro. O jogo estava aberto, ataques constantes de ambas as equipas e assim se chega ao intervalo.

Maradona esperava pela entrada de Di Maria mas a mesma só aconteceu aos 63 minutos logo depois de Sidnei de cabeça ter aumentado a vantagem e practicamente acabado com o jogo. O míudo argentino entrou com vontade de mostrar serviço ao seleccionador argentino e tratou de o conseguir com um golaço onde aplicou todo o seu virtuosismo técnico. Que seja para manter este crescendo exibicional que se tem verificado nos últimos jogos.

A nível individual gostei mais uma vez de Miguel Vítor agora no papel de lateral direito e de Cardozo. Tacuara terá estado bem em todas as acções que teve durante o jogo. Tabelinhas, arrancadas pela linha, assistências, cruzamentos, leitura de jogo. Brilhante jogo à atenção de Quique. Moretto cometeu um erro numa defesa que parecia relativamente fácil, demorou uns minutos a recuperar a tranquilidade mas depois voltou a ser seguro e decidido na saída dos postes. Nuno Gomes ágil e inteligente e Reyes a procurar a frescura ideal, pegando sempre na bola e sendo o jogador do Benfica que mais procurou romper com os momentos de apatia que a equipa foi vivendo ao longo dos 90 minutos. Queria ter visto mais de Fellipe Bastos que pareceu demasiado nervoso e Carlos Martins, num jogo destes, devia ter sido mais "dono da bola" do que foi.

Não foi um bom jogo do Benfica temos que admitir mas o Olhanense também tem "culpas" nisso. Houve momentos de bom futebol, bons pormenores técnicos entre os jogadores, boas jogadas, boas tabelinhas, mostrando que esta equipa tem de facto um enorme potencial de jogo. Já é hora de o pôr em práctica.

Vencer por 4-1 é sempre positivo mesmo numa competição menor. Há jogadores que teimam em não aparecer mas outros mostram a Quique que são mais valias óbvias para a equipa.

Adenda: Só agora é que reparei que não falei no árbitro. Fosse sempre assim...

Soltas #76

- Maradona, Eusébio (pelo menos a sua estátua) e Rui Costa juntos no mesmo estádio de futebol. Só podia ser no Estádio da Luz, para ver o Glorioso jogar.

- Léo rescindiu com o Benfica. Agora não há teorias nem suposições, é um facto consumado. Léo já não é jogador do Benfica. Ouvindo as declarações dos intervinientes não há espaço para grandes cenários conspiratórios. Eu tenho pena, muita pena, que o melhor lateral esquerdo em Portugal, profissional a 200%, abandone o clube. Desejo-lhe toda a sorte do mundo e que os problemas de saúde que apoquentam a sua família sejam resolvidos. Obrigado Léo.

- Makukula foi emprestado ao West Bromwich Albion de Inglaterra por 700 mil euros com opção de compra por 4 milhões. É a melhor opção para jogador e clube. Desejo-lhe boa sorte nesta sua nova etapa. Bastarão alguns golos para ficar por lá e o Benfica recuperar o dinheiro investido.

- Logo joga-se a segunda jornada desta fase da Taça da Liga. Quique irá proceder a algumas, naturais, alterações. O jogo é para ganhar, solidificar o espírito vencedor e, de preferência, jogar bem. Até porque Maradona está a ver...

- Balboa vê, cada vez mais, o seu espaço reduzido no Benfica. As últimas declarações de Quique não abonam muito a favor do jogador. Só espero que não se cometa, novamente, os erros do passado. O jogador foi contratado e infelizmente não está a corresponder, mas não podemos esquecer que é apenas o primeiro ano, há jogadores que precisam de mais tempo de adaptação que outros. Pode não ser opção para agora mas descartá-lo também não será a melhor solução.

- Alguns anos atrás um ex-presidente quis avançar com um empréstimo obrigacionista. Caíu o carmo e a trindade. Esta Direcção vai avançar com o segundo no espaço de 5/6 anos. Não sei se é bom ou mau, não sei quais as intenções nem objectivos do mesmo. Não faço juizos sobre o assunto, quer por falta de informação dos responsáveis do clube quer por algum alheamento da minha parte. Já tive demasiadas lutas sobre as finanças do Benfica ao longo destes últimos 15 anos.

- Em pleno mercado de Inverno e nada se ouve/lê sobre contratações do Glorioso...

terça-feira, janeiro 13, 2009

Memória curta

Aqueles que tanto se insurgiram contra o golo em fora de jogo de David Luiz onde estavam quando o Braga marcou o golo da vitória, já nos descontos, sobre o Benfica na posição que a imagem retrata tão bem? Não foi assim há tanto tempo...
Grande Antitripa sempre atento...

segunda-feira, janeiro 12, 2009

domingo, janeiro 11, 2009

SL Benfica - Braga : 1-0

E à 14ª jornada o Benfica é beneficiado ao marcar um golo em posição de fora de jogo. E a choraminguice começou logo de imediato...Típico.

Quique Flores utilizou a mesma equipa que venceu em Guimarães a meio da semana para esta recepção ao Braga, uma equipa que joga bem e com bons jogadores. E os bracarenses começaram melhor que o Benfica aproveitando alguma desorientação nossa para se chegarem à nossa baliza. Com o avançar dos minutos o Benfica foi tomando conta do jogo com Katsouranis e Aimar a terem papel fundamental na distribuição de jogo a meio campo, Di Maria muito irrequieto ía dando trabalho à defesa bracarense e as rápidas investidas de Suazo criavam perigo. Foi o hondurenho que tem o primeiro lance de golo ao fazer um belo remate que Eduardo defende bem para canto. É verdade que o Benfica não jogava bonito (nem o Braga diga-se de passagem) mas os jogadores lutavam como um jogador o Glorioso deve lutar. E sem jogar bem íamos conseguindo empurrar o Braga para trás e tendo jogadas rápidas que levavam perigo à baliza de Eduardo. À beira do fim da primeira parte, Aimar cobra um livre para a área e David Luizfaz o primeiro golo do Glorioso drante uma primeira parte, este ano no Estádio da Luz. O eguiço foi quebrado, finalmente.

Na segunda parte a toada manteve-se, Benfica a dominar e o Braga a procurar responder em contra ataques, mas ambas as equipas jogavam mais com o coração do que com a cabeça. Até que num contra ataque excelente de Suazo a defesa do Braga é "rasgada", a bola chega a Di Maria que parte os rins ao defesa bracarense e acaba derrubado dentro da área. Para espanto geral o árbitro assinala penalty. "Está para cair um santo do altar" pensei logo eu, para de seguida me lembrar que Cardozo estava no banco. Infelizmente Suazo mostrou o quanto vale ter um jogador como Tacuara que não falha estes lances. Uma oportunidade soberana de resolver o jogo e sofrimento até ao fim. Entraram Reyes, Martins e Nuno Gomes para os lugares de Di Maria, Aimar e Suazo. Substituições normais, aceitáveis. Outras podiam ter sido feitas como tirar Yebda mas aceitam-se as opções de Quique. Carlos Martins acabou por dar um dinamismo à equipa que permitiu ao Benfica voltar a comandar as opções após um período onde foi notória quebra física da equipa. As arrancadas de Reyes mostraram que o espanhol está recuperado das lesões e que poderemos contar com ele para os próximos jogos a 100%.

Muito boas exibições de Vítor e David Luiz. Aimar e Katsouranis enquanto aguentaram estiveram muito bem, Di Maria voltou a ter exibição positiva e Suazo muito batalhador. Não gostei de Yebda que teve muitas opções erradas e passes incrivelmente falhados. Moreira compensou o frango na Trofa com uma defesa que nos garantiu os 3 pontos à beira do fim.

E falemos então da arbitragem. Ainda não vi as imagens mas parece ser pacífico que o golo é fora de jogo. É pena. Ao contrário dos corruptos e dos amigos dos corruptos, eu não gosto de ganhar assim. Preferia ter empatado o jogo do que vencer com um golo ilegal mesmo que o saldo ainda nos seja escandalosamente desfavorável. Bem antes disto tudo parece que também há um penalty claro sobre Suazo que ninguem extra-Benfica tem a coragem de referir. É o costume. O penalty sobre Di Maria é dúbio. Já vo penaltys bem piores serem assinalados, o argentino finta e no estádio parece existir contacto. Havendo contacto o árbitro tem a legitimidade de assinalar falta pois não há forma de julgar a intensidade. O espanto foi ele ter assinalado... Aimar fartou-se de levar porrada, muitas sem serem punidas e acaba por levar o amarelo. Os jogadores têm que perceber que não equipam às riscas e como tal não podem falar com os árbitros. Se equipassem às riscas até peitadas lhes podiam dar que eles lhes pediam desculpas...

Vencemos com um erro do árbitro. Não gosto e não me sinto bem com isso. Mas se o penalty sobre Suazo fosse assinalado talvez nada disso se tivesse passado. Amanhá lá virá o árbitro deste jogo pedir desculpas etc e tal.

Parece que a equipa corrupta não foi além de um empate em casa contra o ex-último classificado o que permite que voltemos a ser líderes isolados. Agora é não desperdiçar esta segunda oportunidade.

sábado, janeiro 10, 2009

Miguel Vitor renova

Em vésperas de mais um importante jogo do Benfica para o campeonato nacional sai a boa notícia que o clube renovou contrato com o jovem central Miguel Vítor até 2013.

É um justo prémio e reconhecimento pela evolução do jovem oriundo das nossas camadas de formação, um sinal para os outros que, apesar de tudo, os responsáveis máximos estão atentos e quem se esforçar e dedicar-se ao manto sagrado pode ter a sua oportunidade. Miguel Vítor quando a teve agarrou-a com todas as forças e mostrou em campo uma atitude e qualidade quem só quem tem o sangue vermelho a passar nas veias pode ter.

Parabens Miguel! Força Benfica!

quarta-feira, janeiro 07, 2009

V.Guimarães - SL Benfica: 0-2

Acho que devíamos arranjar maneira de podermos jogar mais vezes contra os vitós. É que é sempre apelidado de jogo complicado, os gajos esfolam-se todos contra nós e acabamos sempre por triunfar com relativa facilidade...Jogos destes dão sempre jeito.

Onde esteve escondido este Benfica de 442 clássico este tempo todo? Quique Flores voltou a mexer na equipa e desta vez aplicou ao 442 clássico a formula simples de colocar dois centro campistas no centro e dois alas nas alas com Aimar a apoiar Suazo no ataque. Ora com isto o Benfica começou o jogo de forma muito interessante e acutilante e, ao contrário de outras alturas, chegou cedo ao golo. E um golo tem o maravilhoso condão de tornar tudo mais fácil. Desta vez, ao estar em vantagem, o Glorioso nunca perdeu o sentido de jogo e manteve a tranquilidade necessária para controlar todas as operações, segurar a bola quando era preciso e sair em perigosos contra ataques. Sentia-se confiança e tranquilidade nos jogadores e isso significava bom jogo do Benfica. Este 442, com estes jogadores, funciona muito bem contra equipas que procuram assumir o jogo.

A meio da primeira parte Balboa é substituido. Se não está lesionado prevejo que tenha sido o seu fim no Benfica. O ala espanhol até esteve activo e empenhado enquanto esteve na direita mas pouco antes de ser substituido mudou-se para o lado esquerdo e lá apagou-se com dois ou três lances muito mal decididos que resultaram em perdas de bola desnecessárias. Pouco tempo depois saíu para entrar Ruben Amorim. Aguardemos por mais pormenores pois nada foi perguntado a Quique no flash interview sobre o assunto. Com Ruben a equipa retraíu-se um pouco mas ganhou ainda mais consistência a meio campo. As compensações eram perfeitas e o Guimarães não conseguia desenvolver o seu jogo. Com isto o Benfica ía sempre explorado a velocidade dos seus avançados.

Na segunda parte mais do mesmo. A meio da mesma nota-se um recuo excessivo dos jogadores do Benfica para perto da sua baliza, sofrendo alguma pressão do Vitória a meio campo mas com a nossa defesa a conseguir resolver sempre os problemas. Entram Jorge Ribeiro e Carlos Martins para os lugares dos esgotados Di Maria e Aimar e o Benfica volta a subir no terreno e após alguns ataques Carlos Martins arruma o jogo num belo golo. Mais importante do que a vitória foi aquilo que pedi na antevisão do jogo: a vontade da equipa em vencer, a vontade da equipa em corrigir a derrota na Trofa. Sem termos feito uma exibição de gala é justo dizer que não há nada a apontar hoje aos jogadores do Benfica nem ao seu treinador.

E falando nos jogadores houve exibições estupendas: Katsouranis e Miguel Vítor encheram o campo. Ambos impecáveis nos cortes e nas dobras aos colegas, sempre voluntariosos a atacar a bola e ágeis em colocá-la em jogo. Gostei hoje de Di Maria, após as críticas que lhe fiz pelo jogo em Trofa, esta noite o puto argentino esteve muito bem, a apoiar o defesa, recuperando bolas, saindo com ela jogável, com sacrificio e garra. Apenas falhou, na minha opnião, na errada decisão de rematar fora da área quando tinha Yebda isolado dentro da área. E claro, tenho que falar nele, Moretto. Mais uma exibição seguríssima e facilmente perceptível da sua enorme qualidade. É verdade que teve aquele apontameno perfeitamente evitável mas só um guarda redes cheio de confiança é que faz aquilo. Seguro e decidido nas saídas a cruzamentos, apesar do atrasado mental do comentador da SIC não se cansar de dizer que estava batido num lance que Miguel Vítor corta de cabeça mesmo com as imagens a mostrare Moretto atrás do central benfiquista perfeitamente enquadrado com a bola e pronto a socá-la para longe. Não falhou uma única saída dos postes mesmo até à zona de penalty. Aimar vai-se soltando cada vez mais e aquele passe para Di Maria isolado foi uma delícia.

Olegário quase que ía complicando o que parecia fácil, aos 10 segundos de jogo ignora uma cotovelada a Yebda, depois o seu assistante assinala um dos mais disparatados foras de jogo que vi a Di Maria quando 3 defesas do Vitória o punham em jogo totalmente isolado em frente a Nílson, não vê um soco de Roberto a Amorim e por fim não vê um penalty de Maxi Pereira na segunda parte. Pelo meio algumas entradas duras sobre Suazo que, mais uma vez, ficaram por punir.

Gostei do Benfica de hoje. Ainda não foi perfeito, mas gostei de ver a equipa a tentar ter sempre a bola controlada, sair em segurança, rápida sobre o adversário que tem a bola. Pecou apenas pelo recuo na segunda parte que pode ser perigoso contra equipas mais fortes. Falta Reyes e mais Aimar a esta equipa e que Kats e Yebda (e substitutos) mantenham a dinâmica a meio campo que mostraram durante a primeira parte durante os 90 minutos de jogo.

É uma vitória importante pelo que traz à equipa após os últimos resultados negativos e que, espero, traga continuação para o próximo jogo da Liga, já domingo contra o Braga no Estádio da Luz.

Nova oportunidade

Sou da opnião que após um mau resultado quanto mais rápido voltarmos a jogar, melhor.
Hoje à noite vamos a Guimarães jogar para a Taça da Liga. Quero vencer como em qualquer jogo que o Benfica faça mas, mais que isso, quero que a equipa mostre que quer ultrapassar este mau momento e que mostre que é capaz de justificar em campo o extraordinário apoio que tem tido nas bancadas. Mais do que vencer, quero que a equipa conquiste os adeptos. É uma nova oportunidade para mostrarem de que material são feitos. É uma nova oportunidade para mostrar que podemos acreditar em vós!

FORÇA BENFICA.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Raspanete

Hoje os jornais fazem capa com o raspanete que Presidente e Director Desportivo deram ao plantel após a derrota na Trofa. Penso que fizeram aquilo que qualquer adepto queria ter feito mas, pessoalmente, fico sempre incomodado com estas situações. Claro que a imprensa aproveita logo para criar novelas e caos.

Os jogadores precisam de sentir o peso da responsabilidade de envergarem o Manto Sagrado, de serem profissionais do Sport Lisboa e Benfica, do maior clube de Portugal e de um dos maiores do Mundo. Tem que sentir que são directamente responsáveis pelos sentimentos de milhões de apaixonados adeptos que, invariavelmente, fazem enormes sacrificios apenas para os ver jogar de águia ao peito em qualquer estádio do mundo. E é bom que os responsáveis do clube façam os jogadores sentir isso. Não só aos jogadores mas a todos que trabalham em prol do clube, sejam treinadores ou dirigentes. Todos.

Mas é preciso ter autoridade para dar raspanetes e um presidente que bastas vezes está longe da equipa, ausente de jogos, pouco presente, dificilmente terá autoridade para dar raspanetes ou, de outra forma, de ser respeitado pelos jogadores.

Uma palavra final de apreço para os magníficos adeptos que o Benfica tem que, mais uma vez, mostraram que são mesmo o melhor que o clube tem. Um apoio impressionante, do principio ao fim, mesmo om a exibição paupérrima realizada e resultado deprimente. Nunca se calaram e nunca baixaram os braços. Durante 90 minutos deram tudo que podiam aos jogadores. No final, fora do Estádio, mostraram a sua indignação. A mensagem foi clara, lá dentro estamos convosco e damos tudo por vós, cá fora pedimos explicações. Assim é que é!!!

domingo, janeiro 04, 2009

Trofense - SL Benfica: 2-0

E eis que se acaba o estado de graça de Quique e do Benfica, acaba-se a invencibilidade e a liderança. Acaba-se tudo e regressa-se novamente ao ponto zero, ao ponto de começar de novo, de voltar a construir.

Hoje, perante o último classificado, tivemos um Benfica cheio de equívocos. Eu aceito jogos menos conseguidos, exibições menos conseguidas, alguns falhanços, são situações normais no futebol. O que me recuso a aceitar são equívocos constantemente repetidos. Teimosia e burrice são características que não aceito num treinador de futebol do Benfica e este parágrafo estava já na minha cabeça a meio da primeira parte, ainda antes do primeiro golo do Trofense. Esta equipa do Benfica vive afogada em equívocos tácticos, equívocos no 11, equívocos na disposição do 11, equívocos no banco. E no final da 13ª jornada são demasiados equívocos para se olhar para o lado e dizer que está tudo bem. Não está. O primeiro lugar mantinha vivas as esperanças e a crença de que as coisas iriam melhorar com o regresso de alguns jogadores, com a decisão do treinador em esquemas tácticos, etc. Mas os últimos jogos do Benfica mostravam exactamente o mesmos equívocos do principio do campeonato e isso é inaceitável.

Este esquema táctico não funciona, já todos percebemos isso. Quique não altera. Um treinador tem que ser capaz de perceber a mediocridade de jogadores como Carlos Martins e Moreira, Quique não o percebe. Um treinador tem que perceber, ao fim de 13 jornadas, como funciona o campeonato nacional, Quique dá mostras de ainda não ter percebido. Para isto não precisamos de gastar 150.000 euros por mês. Arranjamos muito mais barato por cá. Sim fui um defensor de Quique, mas tudo tem um limite. É verdade que não utilizamos a táctica do "Luisão pontapé para a frente", que procuramos sair com a bola jogável, mas a verdade é que não conseguimos. E a verdade é que a equipa, líder e invicta, vai ao terreno do último classificado e é incapaz de fazer pressão a meio campo e sair de forma construtiva nas transições ofensivas. É rídiculo ver um jogador como Carlos Martins quando se tem um desaproveitado Aimar uns metros mais à frente preso entre os centrais adversários, é rídiculo ir defrontar o último classificado e deixar Cardozo no banco, é rídiculo ser sempre o Ruben Amorim o primeiro a sair, é rídiculo manter-se Binya em campo após um amarelo quando até os patéticos comentadores percebiam que era um enorme risco que se estava a correr. Quique não alterou nada neste jogo nem nos últimos. E isso é grave. E nem falo dos guarda redes, já estou cansado dessa "luta", mas um treinador que continua sem perceber que o único guarda redes de qualidade que tem é um que fala com sotaque e é mais alto que os outros mostra, claramente, que não percebe muito do assunto. Mais um remate á baliza e mais um golo sofrido...patético. E o que dizer de Di Maria? Para mim a tolerância para com o argentino também acabou.

Perdemos a liderança e, acreditem, agora vai ser só descer. No próximo jogo no Estádio da Luz aos 15 minutos, se não estivermos a vencer, vão começar os assobios. Vai ser uma semana de duras críticas que irá ser aproveitada pelos rivais para ainda nos deitarem mais abaixo. O pior é que nos pomos a jeito para isso. Estou farto de o dizer que o Benfica para vencer tem que lutar muito mais que os outros para vencer. Jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos tem que perceber isso, tem que ter consciência dessa realidade. Quando o Benfica entra para defrontar o último classificado e faz a exibição pálida e sem garra que fez é porque essa mensagem, claramente, não está presente dentro do balneário. E, dessa forma, não vamos a lado nenhum...

Sobre a arbitragem ... o Benfica, a jogar desta forma, sem alma, pôe-se a jeito a certas coisas. A expulsão de Binya mostra como é fácil de expulsar um jogador do Benfica. O fora de jogo no lance do primeiro golo mostra como é fácil deixar seguir uma jogada de perigo contra o Benfica. Tal como o golo anulado a Cardozo na jornada passada mostra como é fácil prejudicar o Glorioso. Tudo isto acontece porque o Benfica deixa, porque nos pomos a jeito para que isso aconteça.

Para alguns, provavelmente, não fará sentido esta minha crítica tão corrosiva para um treinador que tanto defendi. Defendi e voltaria a defender na altura que o fiz, mas tudo tem um limite. Esse limite é a manutenção sistemática de erros óbvios para qualquer um. Esta equipa técnica do Benfica é paga a peso de ouro, tem elementos mundialmente reconhecidos, exijo que aprenda com os erros, que resolva problemas. Se mostra ser incapaz de o fazer então a solução é apenas e só uma. Mantenho a opnião que temos uma grande equipa e grandes jogadores, mantenho a opnião que é perfeitamente possível tirar muito mais destes jogadores e desta equipa, tenho sérias dúvidas que seja Quique capaz de o fazer. Com muita pena minha. Muita mesmo.

sábado, janeiro 03, 2009

Melhores e Piores de 2008

Desilusão de 2008:

1. A péssima gestão do "caso-Léo"! Como foi possível depois de uma renovação que tardava em sair chegar-se a este ponto? Desde o treinador que incrivelmente preferiu o Jorge Ribeiro, passando pela direcção até ao próprio jogador todos estiveram mal e perde-se assim um dos jogadores mais importantes dos últimos tempos e o melhor lateral esquerdo que tivemos em largos anos.

2. A péssima prestação da equipa na Taça UEFA. Depois de fazermos o mais dificil que foi eliminar o Nápoles e passar à fase de grupos, ainda por cima calhando num grupo perfeitamente acessível onde na pior das hipoteses ficariamos em 3º, foi horrível o que a equipa fez em campo a fazer lembrar tempos que pensavamos que já tinham ido.

A surpresa:


Talvez não se desse nada por ele mas com a lesão de David Luiz ganhou o lugar e até se revelou goleador. É um jogador jovem com grande margem de progressão. Juntamente com Miguel Vitor e David Luiz asseguram o futuro da zona central da nossa defesa.

Melhor Jogador:

Digam o que disserem uma coisa têm que admitir: há quantos anos não tinhamos um avançado que marcasse tantos golos? Pode ser um jogadore pesadão, que vira a cara à luta mas se apanha uma bola a jeito (principalmente com o pé esquerdo) é um perigo.

Vai recomeçar a luta e que seja com um Benfica ainda melhor e que tenha aprendido com os erros que já cometeu para acelerar definitivamente rumo ao título.


Têm agora voçês a palavra. Quem foram os melhores e os piores para voçês?

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Fama #4

Mais uma vez o Jornal de Notícias nos honra com a sua atenção e o tema Di Maria debatido neste blog recentemente foi citado nas suas páginas.

Agradecimentos ao comentador John Billy que nos fez chegar este scan.