Páginas

quarta-feira, julho 01, 2009

Um Olho à Benfica #13

As nossas claques

Estive no pavilhão, vibrei com os golos, confirmei que ninguém pára o Benfica e que o futsal é hoje a modalidade rainha do Benfica. Por ter estado no pavilhão, não me julgo mais benfiquista que outros que não estiveram. Acho até que a simples alegação de que ter estado no sítio certo, ontem à noite, à hora certa, pretende ser uma exibição de autoridade moral sobre os outros, não é uma prova de benfiquismo, é, pelo contrário, o sinal de um maniqueísmo que, infelizmente, divide actualmente o Benfica e os benfiquistas.

Parece que anda tudo, por estes dias, num estranho e compulsivo concurso de benfiquismo, deixando perceber, pelo caminho, uma falta de respeito pelos outros, que, francamente me aborrece. A mim não me interessa que o Bruno Carvalho, ou o Veiga, ou o APV, ou outros benfiquistas não estivessem no pavilhão. Isso não faz deles menos benfiquistas do que eu, apenas porque eu estive no pavilhão e eles não.

Este é o actual estado de balcanização do clube. E que, infelizmente, não vai parar. Pelo que me vou apercebendo, tristemente, é que o actual e latente estado de guerra civil no clube, ainda está no seu início. A direcção, porque é autoritária e autocrática, comportando-se como dona do clube e dos benfiquistas, e alguma oposição que dificilmente perceberá que o Benfica não é um instrumento de vingança sobre ninguém.

A minha tentação é a de fugir deste espectáculo todo. Refugiar-me nos blogues, no estádio e nos pavilhões. É o Benfica que me interessa. Eu gosto de ver o Benfica jogar no campo, não me interessa tanto o Benfica que se joga nos tribunais, com providências apresentadas como se fossem “Saviolas” jurídicos que reforçam, não o Benfica, mas um impulso macabro de auto-satisfação acima da satisfação colectiva dos benfiquistas.

Por isso, nesta altura, tanto se me dá Vieira, como Quaresma ou Carvalho. Todos eles são culpados deste ambiente enjoativo. Um porque recorreu à pirataria estatutária e mexeu, por interesse pessoal, na normalidade eleitoral do clube, os outros, porque recorrem à pirataria jurídica, que pode prejudicar o clube, mesmo não prejudicando os seus interesses.
E no meio, estão os adeptos, porque quem toda esta gente vai demonstrado uma total falta de respeito. O que interessa é o seu voto, não é o seu benfiquismo.

Foi nisso que pensei, ontem à noite, no pavilhão. E senti inveja de quase todos. Inveja do seu desconhecimento, inveja do seu benfiquismo puro que ignora os meandros de um outro Benfica subterrâneo, onde o poder é, mais do que um sonho colectivo, uma luta sem quartel que vai continuar a dividir os benfiquistas.

E por isso, foi, de facto, um grande espectáculo no pavilhão e aquele ambiente fez-me recuar uns anos, até ao ponto em que num dos antigos pavilhões do Benfica cheirava bem, cheirava a Lisboa, com a fabulosa equipa de basquetebol a arrastar atrás de si, milhares de benfiquistas. Em algumas ocasiões, cheguei a ir do Porto a Lisboa para ver esses palpitantes jogos e ver um pavilhão completamente cheio, como o de ontem.

A vitória soube muito bem, a chegada dos jogadores do futebol profissional, sobretudo Saviola, foi uma boa medida, a presença de Jorge Jesus, a confirmação do seu actual compromisso com o clube, o hino de Luís Piçarra, como sempre, deixa-me com pele de galinha. Mas acima de tudo gostava de deixar o meu reconhecimento às claques. Esta época, estive em vários jogos das modalidades, em especial o decisivo Benfica-Sporting, em andebol , e já tinha ficado com a mesma sensação. Ontem confirmei. Adoro o seu espectáculo.

Façam o que for preciso, legalizem-nas, envolvam-nas, apoiem-nas, mas não acabem com elas. Um espectáculo dentro de outro espectáculo. Impressionante o seu apoio. Dizem-me que tem gente pouco interessante? Meus caros, gente duvidosa e pouco interessante é fácil de encontrar, dentro e fora das claques, dentro e fora do Benfica. Existe em todo o lado. O que é difícil é dar o apoio ao Benfica que elas dão. Do primeiro ao último segundo. Claro que as claques também devem ajudar, elas próprias devem separar o trigo do joio. Mas se querem saber, não olho para as claques como o joio do Benfica, enquanto o trigo floresce em todo o restante espectro dos adeptos do clube.

Isso não é correcto e não é verdadeiro. Eu sei que esta não é uma posição politicamente correcta, mas gosto do colorido das claques, gosto da sua irreverência, gosto da sua paixão. Não gosto dos seus excessos. Mas, pesando uma coisa e a outra, as claques são fundamentais para o clube. E para as nossas equipas. E para os nossos jogadores. Ontem, o seu espectáculo foi, mais uma vez, demonstrativo. Toda a gente vai a reboque dos seus cânticos, dos seus tambores e das suas palmas. A cada incitamento, tudo começa e tudo acaba nas claques.

Desde que eliminem os seus excessos, desde que deixem os petardos à porta, desde que sejam ordeiros e desde que sejam respeitadores, os adeptos das claques são cruciais e são Benfica. E sobretudo, a garantia de que as nossas equipas e o nosso clube podem sempre contar com eles.

56 comentários:

  1. Excelente José, excelente! Como elemento de uma das claques do Benfica, mas principalmente como amante incondicional e adepto do Sport Lisboa e Benfica, este post fez-me virem as lágrimas aos olhos. É verdade que nas claques há gente má, como em qualquer outro lado. É verdade que nas claques existem ilegalidades, como em qualquer outro lado. O que as pessoas se esquecem é que as claques amam o Benfica e apoiam o Benfica como mais ninguem. É pena as pessoas e sobretudo a comunicação social só vejam o lado negativo das coisas. O espectáculo que as claques deram ontem no pavilhão da Luz não será certamente referenciado nos "media". Contudo, se amanhã aparecer uma notícia sobre droga nas claques, essa notícia abrirá certamente os telejornais. Como se a droga não existisse em todo o lado.. Podemos viver no Estoril ou em Chelas que temos praticamente à porta de nossa casa um local ou alguém que a venda.. Até os políticos hipocritas que todos os dias combatem as drogas na Assembleia da Republica, as consomem de vez em quando.. Enojo-me quando leio e oiço comentários de pessoas que dizem que as claques só fazem mal a um clube e que deviam ser todas exterminadas. Estes comentários revelam desconhecimento. Desconhecimento que, nas claques, como em qualquer outro lugar da sociedade existem: médicos e ladroes, advogados e traficantes, polícias e desempregados etc etc Não concordo com os actos de violência que se dão nas claques, mas é preciso frisar que a maior parte das pessoas que está numa claque, está lá para APOIAR o seu clube, e não para gerar distúrbios. E essas pessoas não deverão ser julgadas ou metidas no mesmo saco dos outros!

    Cumprimentos

    DB

    ResponderEliminar
  2. Apesar de, no momento em que foi divulgada a antecipação das eleições, achar que foi uma opção errada... começo a pensar que o melhor é que este "ambiente enjoativo" termine sexta-feira, a terminar em Outubro.

    Zundapp

    ResponderEliminar
  3. Ah... sobre as claques:

    O que se passou em Alcochete devia, na minha opinião, ser tratado com vista sob duas perspectivas:
    1.º - Por que motivo quando jogamos com rivais directos, as nossas claques entram sempre 20, 30 minutos depois do espectáculo, para o qual pagaram bilhete, ter começado? (eu sei a resposta, mas é mesmo para reflectirem!)

    2.º - Dizem alguns "mas em Alcochete não havia condições..." Meus amigos, o jogo é em casa do adversário e, por isso, eles jogam onde lhes apetece. Se teve condições regulamentares para jogar a época toda, tb tinha para o último jogo. Para mim, condições são: duas balizas, marcações de campo, relvado e uma bola. Nem que fosse num campo de batatas, o comportamento de quem vai assistir a jogo de futebol é só isso mesmo. Gritar, apoioar e ver...

    NOTA: Este ano na luz ouvi as claques chamarem filhos da p... ao redes adversário nos pontapés de baliza. Benfiquistas, isso é lá em cima no curral. Nós temos que nos pautar por outro comportamento. Se ontem na festa da luz, eu ouvisse entoar cânticos ao inimigo (como eles fazem nem que seja nas vitórias no bilhar) simplesmente desligava a televisão. Não somos pelos benfica, como o benfica é tão grande, não sobre espaço nem tempo para pensar nos outros...

    ZUNDAPP

    ResponderEliminar
  4. "A mim não me interessa que o Bruno Carvalho, ou o Veiga, ou o APV, ou outros benfiquistas não estivessem no pavilhão. Isso não faz deles menos benfiquistas do que eu, apenas porque eu estive no pavilhão e eles não."

    A mim interessa. Interessa-me que não apareçam só quando lhes convém. Apareçam quando estamos bem e mal.
    Se faz deles mais ou menos benfiquistas? Tenho sensação que eles "vivem" todos melhor que eu, mas fizeram muito menos do que eu pelo Benfica. Tanto a nivel de apoio como em ajuda possível (quotas).
    O que não se deve fazer é criticar só por criticar.
    O que não se deve fazer é "bater" sempre e cegamente no mesmo, quando os exemplos que se dá não são melhores.
    Não podemos colocar as vitórias em prol de uns e as derrotas em nos outros.
    A vitória de ontem é um exemplo para todos.
    A vitória de ontem é dos benfiquistas.
    Benfiquistas, não os da conveniência ou os "obrigados".
    É uma vitória de toda uma organização, de uma estrutura, que possibilita os exitos.

    ResponderEliminar
  5. "Meus caros, gente duvidosa e pouco interessante é fácil de encontrar, dentro e fora das claques, dentro e fora do Benfica. Existe em todo o lado. O que é difícil é dar o apoio ao Benfica que elas dão."

    E mais nada!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Hugo, a sua argumentação não pode viver apenas do que é a sua "impressão". Porque se a "impressão" estiver errada e toda a argumentação que acaba por ruir. E meu caro, por exemplo, o Veiga esteve na final da Taça de Portugal, de futsal, realizada em Vagos. Onde é que o meu caro esteve nesse dia? Foi mais ou menos benfiquista que o José Veiga, que eu ou que todos os outros benfiquistas que estiveram no pavilhão? Este é um terreno perigoso, principalmente quando não se dominam todas as coordenadas do jogo. E neste caso, uma das coordenadas, é saber porque motivo é que as pessoas não estiveram. Já agora, o presidente do Benfica chegou ao pavilhão, já na parte final, ainda a tempo de se envolver nos festejos. Meu caro, pergunto-lhe: considera que o presidente do Benfica é apenas meio benfiquista e mesmo assim estou a ser generoso porque ele não viu sequer metade do jogo?

    ResponderEliminar
  7. "...o presidente do Benfica chegou ao pavilhão, já na parte final, ainda a tempo de se envolver nos festejos"

    Entao mas isso é por causa do coração. O Dito nao aguenta a emoção. So aguenta os festejos...deve ser isso.

    ResponderEliminar
  8. Caro José Marinho!

    Um texto ABSOLUTAMENTE NOTÁVEL.

    E não escrevo mais nada!

    ResponderEliminar
  9. Caro José Marinho,

    O benfiquismo não se mede pela presença no pavilhão, mas mede-se pela participação na vida do clube. Ontem, não estive na Luz por ser dia de aniversário da minha mãe e da minha irmã. De outro modo, teria lá estado. Alguns acharão que não era motivo para faltar. Estão no seu direito. Não critico os que não vão por não poderem: residem longe; não arranjaram bilhete; não podem gastar dinheiro nestas coisas; ou muito simplesmente gostam mais de ver na televisão. Mas critico os que nunca participam porque não querem; os que não são associados porque fazem contas e gastariam mais do que indo ver só alguns jogos ao estádio, mas são os primeiros a criticar e insultar quem tenta fazer alguma coisa. Infelizmente, conheço muitos assim. E, quanto a esses, não tenho dúvidas: sou muito mais benfiquista do que eles.

    ResponderEliminar
  10. José Marinho, antes de mais digo que gostei de o ver lá a si e ao Sr. Modalidades (refiro-me obviamente ao pai das Modalidades, Sr. Fernando Tavares).
    Gostei do seu texto, mais tarde comentá-lo-ei mais em profundidade, mas eu, que não sou de todo seguidista do actual presidente, permita-me corrigi-lo. O vieira chegou bem cedo no jogo. E eu sei porque o vi chegar e com um amigo meu que via o jogo comigo dissemos "olha, tem de ficar de pé que não tem lugar". Apenas isso.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  11. Meu caro T, se o viu, está visto e está correctamente corrigido. Peço desculpa pelo meu lapso, porque, de facto, apenas cruzei a minha vista com o senhor Luis Filipe Vieira no final do encontro. Aliás, a referência ao aparecimento do presidente do Benfica não tinha o objectivo de diminuir a sua entrada no pavilhão. Eu acho que essa representação tem tanto valor no início como no fim. Essa minha alegação apenas pretendia rebater o argumento do nosso colega comentador, Hugo, de que seria uma demonstração de superior benfiquismo ter estado ontem no pavilhão. Isso não me parece correcto e francamente não gosto deste maniqueismo vigente no clube e em certos sectores, de que há bons benfiquistas e maus benfiquistas. Reconheço, é talvez uma incapacidade minha, mas não consigo fazer essa distinção.
    Meu caro T, uma vez mais, obrigado pela sua precisão.

    ResponderEliminar
  12. Caro José Marinho,

    Gostei especialmente desta sua frase: "Benfica não é um instrumento de vingança sobre ninguém." Tenho é dúvidas que algumas pessoas que o José Marinho defende tão acerrimamente achem isso. E esse "ninguém" tanto pode ser o presidente do Benfica como um de outro clube.

    Confirmo o que disse o T., por acaso eu estava na fila abaixo da tribuna presidencial e o presidente do Benfica chegou ainda antes de o jogo começar.

    ResponderEliminar
  13. "Este é o actual estado de balcanização do clube. E que, infelizmente, não vai parar. Pelo que me vou apercebendo, tristemente, é que o actual e latente estado de guerra civil no clube, ainda está no seu início. A direcção, porque é autoritária e autocrática, comportando-se como dona do clube e dos benfiquistas, e alguma oposição que dificilmente perceberá que o Benfica não é um instrumento de vingança sobre ninguém."

    Desculpem por me citar a mim próprio, mas depois da conferência de imprensa de Bruno Carvalho, às 19.00h, terão a oportunidade de verificar ao ponto da iminente ingovernabilidade a que o Benfica chegou. E verão, como escrevi, que não há inocentes. O Benfica não merecia e sobretudo não precisava deste espectáculo. Se calhar, ainda vão dizer que a culpa é do Movimento. Mas convém sempre recordar que há dois movimentos responsáveis por tudo isto. O primeiro movimento da direcção, antecipando anti-estatutariamente as eleições e o movimento seguinte, pretendendo anular cautelarmente a realização das eleições a 3 de Julho. Qualquer um dos movimentos não me convence e não me seduz. Espero que Rui Costa e Jesus consigam aguentar o barco, porque o cenário pode ser o de uma direcção a governar o clube por duodécimos ou coisa parecida. Vamos aguardar, mas que tudo isto é uma tristeza é, porque, no fundo, ninguém se preocupa verdadeiramente com o Benfica. E o Benfica devia estar acima disto tudo.

    ResponderEliminar
  14. Meu caro José Marinho, a minha impressão, ou como você a define, é baseada em 36 anos de vida e de benfiquista como sócio.
    Nunca falarei mal do meu Benfica, só para derrubar outros, ou mesmo porque me obrigam.
    Eu dei o exemplo, desses Senhores, porque eles e outros são os primeiros a apontar erros a quem lá está, no entanto, não fazem melhor.
    Quanto a ao Sr. José Veiga, que se fez sócio quando era colaborador do Benfica, como por exemplo acontece aos jogadores, e já porque dos nomes que referi foi o que defendeu, tem de provar e muito que é benfiquista de pequenino. Isto porque pretende fazer parte de uma Estrutura dentro do Benfica.
    Ou acha mesmo, que todos sabem que o Sr. José Veiga é benfiquista?
    Para mim, ser Benfiquista é defender o Benfica contra os que dizem mal do Benfica.
    A critica do «eu não disse», para mim não serve.
    O Futebol profissional, nada ganhou (excepto a Taça da Liga) esta época. Imediatamente apareceram as criticas à Direcção.
    As modalidades e o Futebol de Formação ganharam e não vi ninguém a dar os parabéns à Direcção. O que ouvi e li, foi a dar os méritos a todos menos à Direcção.
    O não devemos, é ser tão "cegos" na critica. Só porque gostamos mais deste do que aquele, independentemente dos nomes.

    ResponderEliminar
  15. Já tinha saudades de alguém, de fora do mundo dos grupos de apoio, ter uma opinião como a do José Marinho.

    É verdade que quando o assunto são as claques, o ser-se politicamente incorrecto cria anti-corpos. Mas depois de um espectáculo como o de ontem no Futsal, os habituais e sempre eternos detractores não têm pontas por onde pegar.

    ResponderEliminar
  16. "O Tribunal Cível deu razão ao requerimento interposto por Bruno Carvalho, considerando que a candidatura de Luís Filipe Vieira não é válida.

    Bruno Carvalho, líder da lista B candidata às eleições do Benfica, entregou a ação segunda-feira em tribunal, com o objetivo de fazer cumprir os estatutos do clube.

    "Tudo farei para que os estatutos sejam cumpridos. Ganhando as eleições, mas também seguindo a via judicial. E já deu entrada em tribunal judicial um procedimento meu. Não se trata de providência cautelar, mas há um grande grau de probabilidade de que seja decidido antes de sexta-feira", afirmou na segunda-feira. "


    Se isto for mesmo verdade...é caso para dizer....isto ardeu de vez

    ResponderEliminar
  17. Caro José Marinho

    Que belo Post! Simplesmente magnifico!! Continua a ser um prazer enorme ler os seus posts e os seus comentários. Obrigado pela sua clareza.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  18. "Vamos aguardar, mas que tudo isto é uma tristeza é, porque, no fundo, ninguém se preocupa verdadeiramente com o Benfica. E o Benfica devia estar acima disto tudo".
    Nem mais José Marinho. O Benfica devia estar acima de interesses pessoais.
    Tiro o chápeu ao movimento Benfica Vencer Vencer pela posição que tomou. O mesmo já não posso dizer em relação a LFV e a Bruno Carvalho.


    PS: Mais uma vénia ao seu post

    ResponderEliminar
  19. Parece que o Liverpool nos roubou o Falcão! Para mim era fazer um contrato por objectivos ao Michael Owen que está sem clube, isso sim!

    DB

    ResponderEliminar
  20. "...tem de provar e muito que é benfiquista de pequenino. Isto porque pretende fazer parte de uma Estrutura dentro do Benfica."

    Engraçado, diria que o socio 17.599 do Futebol Clube Corrupcao nao encaixava muito bem nisso.

    ResponderEliminar
  21. Meu caro Hugo, para lhe responder a isto: "As modalidades e o Futebol de Formação ganharam e não vi ninguém a dar os parabéns à Direcção. O que ouvi e li, foi a dar os méritos a todos menos à Direcção", respondo-lhe com isto: O meu caro também festeja no Marquês os títulos das amadoras e das equipas de formação? Não. E porquê? Porque o Benfica é um clube predominantemente de futebol e por isso surgem as críticas, pois apesar das vitórias nas modalidades e na formação, não existe um único benfiquista que sinta satisfação plena por não ganhar no futebol. As críticas não caem do céu. E meu caro, criticar a direcção não é criticar o Benfica. Por favor, não meta tudo no mesmo saco. Não são a mesma coisa e nunca serão. Nem com Vieira nem com nenhum outro presidente.

    ResponderEliminar
  22. espero que haja novidades e alteraçoes face a estes avanços e desavanços em tribunal...

    este gajo na presidencia, por nao ser possivel mais ninguem concorrer, é de brandar aos ceus....

    meu querido benfica....que vai arder como diz o Dexter..

    saudaçoes benfiquistas

    ResponderEliminar
  23. Bruno Carvalho poderá ser o único candidato a ir a eleições. Temos que agir, e já!

    PS: Eu não gosto do Vieira, mas este Bruno Carvalho e a sua política pro-corruptos dá-me arrepios..

    DB

    ResponderEliminar
  24. Percebo o que quis dizer, meu caro SLB, mas não tenho outro remédio senão o de ficar com as minhas certezas e o meu caro com as suas dúvidas. Não posso fazer mais.

    ResponderEliminar
  25. Agora imaginemos que a meio do jogo tinha aparecido uma claque do belenenses e que de repente começava a atirar pedras a toda a gente, mulheres e crianças incluidos. Será que as nossas claques são assim tão espectaculares? 50 coreografias bonitas não apagam atitude como a de alcochete, cujos autores deveriam ser presos uns bons meses. Mas não, daqui a uns dias estamos nós lado a lado com selvagens.

    Miguel T.

    ResponderEliminar
  26. Sexta-Feira, vamos dar voz aos “burros”


    A acreditar no que se lê e no que se ouve na comunicação social o acto eleitoral marcado para a próxima sexta-feira deverá legitimar Luís Filipe Vieira por mais um mandato, com uma esmagadora maioria de votantes (superior a 90%) a apoiar a lista A.

    No momento em que escrevo não é um dado adquirido que as eleições se realizem no dia 3 nem tão pouco se vão a escrutínio as duas listas.

    Comentadores deste blog, com larga aceitação e credibilidade, perante a hipótese de um resultado eleitoral próximo daquele que se antevê, catalogaram o universo dos sócios benfiquistas como sendo basicamente “burro” por dar uma vitória esmagadora a Luís Filipe Vieira.

    Certo é que são estes "burros" que pagam quotas, compram cativos e enchem os estádios. Não conheço forma mais bonita de os recompensar que não passe por lhe darmos a possibilidade de escolherem quem lhes dá mais garantias.

    Deixem os milhares de “burros” participarem no acto eleitoral, não lhes imponham contra a sua vontade os pontas de lança de Pinto da Costa e outros oportunistas que os “burros” tão bem conhecem.


    Um sócio que gosta de “burros”

    ResponderEliminar
  27. Miguel T. Mas não foi isso que colocou aí que se passou em alcochete.

    ResponderEliminar
  28. Não passarás, Bruno! Não queremos este “ponta de lança” contratado por Pinto da Costa à frente do Benfica.

    ResponderEliminar
  29. Preferia ver o Benfica nos distritais que ver este palh… à frente do Benfica

    ResponderEliminar
  30. http://www.petitiononline.com/24021904/petition.html

    ResponderEliminar
  31. O gozo que isto me dá.

    - O orelhudo andrade e os vieristas fizeram tudo para irem em lista única às eleições, como já tinham feito no passado. Foram batido na seu pseudo chico espertice por alguém mais espero. BC-1 Orelhas-0 (e no próprio terreno do orelhas)

    Abriram a caixa de Pandora com as vossas acções; agora não venham para cá chorar.

    ResponderEliminar
  32. Já agora vejam bem a conversa dos vieristas:

    "Preferia ver o Benfica nos distritais que ver este palh… à frente do Benfica"

    Ou seja preferem ver o clube destruído, que o Rei-Sol fora do poder.

    O outro (mesmo)? vieirista diz:
    "Não passarás, Bruno! Não queremos este “ponta de lança” contratado por Pinto da Costa à frente do Benfica."

    Mas é o BC que é sócio dos porcos? Mas é o BC que tem por amigo o Pinto da Costa? Ah pois, esse é o outro gajo, que é amigo do PC e dragão de prata. Infiltrados do Porto? Quem é que os trouxe para o Benfica? Quem é que trouxe Veiga, Santolas, Jorge Gomes " a minha religião é o FCP", Rudolfo Moura?

    Pista: Não foi o BC...

    ResponderEliminar
  33. Miguel T. fale do que sabe e nao do que PENSA que sabe.

    Sao coisas completamente distintas. Para a proxima, desloque-se a alcochete e vai ver como as coisas realmente aconteceram, muito antes das imagens televisivas focarem a aproximaçao da claque benfiquista às bancadas.

    PS: o Benfica que solicite as imagens de videovigilancia da academia de alcochete , das camaras junto à entrada da academia. Penso que o Sr Miguel T depois de ver essas imagens se iria retratar.

    PMS

    ResponderEliminar
  34. Muita pena tenho que o Clube tenha chegado a este estado, mas uma coisa me dá uma alegria imensa, é que ainda há alguem neste pais(eco) que consegue castigar o verdadeiro "chico esperto"

    ResponderEliminar
  35. GR1904,

    Nós que lá andámos/andamos, sabemos como é, só sendo interessado/atento é que se pode ter um verdadeiro fundamento.

    Quanto ao JM, deu a opinião de quem vê com interesse/atenção o "movimento".

    Ia escrever mais um parágrafo mas prefiro não fazer para não estragar o comentário.

    Abraço G.

    ResponderEliminar
  36. "O meu caro também festeja no Marquês os títulos das amadoras e das equipas de formação?"

    Caro José, no marquês não festejo, mas festejo em qualquer lado por onde passo.

    GR1904, lembras-te aquele dia de Futsal com festejos na 24?

    "Ninguém pára o Benfica, ...." até a luz se apagou.

    hehehe

    ResponderEliminar
  37. 1-O que aconteceu em Alcochete ainda não foi devidamente escrito. Pergunto:
    Se os maus da fita fossem as claques do SLB será que o spotingmerda já não tinha vindo a publico mostrar as imagens das camaras de vigilância?????????

    2-Nunca votei no Vieira mas perante este cenário não tenho alternativa.

    PESSANHA

    ResponderEliminar
  38. Bruno Carvalho é a loira do Futebol Clube do Porto

    ResponderEliminar
  39. Muito bom Olho à Benfica.
    Muito embora não concorde nada com os excessos que as nossas claque às vezes cometem admito que são fundamentais no apoio às nossas equipas.

    O que me preocupa neste momento é a palhaçada em torno das eleições!

    Uma palhaçada que começou no dia em que o presidente, que já se julga dono do clube, resolve antecipar essas mesmas eleições!
    Quem perde é o Benfica... mais uma vez.

    ResponderEliminar
  40. Dar voz aos “burros”


    A acreditar no que se lê e no que se ouve na comunicação social o acto eleitoral marcado para a próxima sexta-feira deverá legitimar Luís Filipe Vieira por mais um mandato, com uma esmagadora maioria de votantes (superior a 90%) a apoiar a lista A.

    No momento em que escrevo não é um dado adquirido que as eleições se realizem no dia 3 nem tão pouco se vão a escrutínio as duas listas.

    Comentadores deste blog, com larga aceitação e credibilidade, perante a hipótese de um resultado eleitoral próximo daquele que se antevê, catalogaram o universo dos sócios benfiquistas como sendo basicamente “burro” por dar uma vitória esmagadora a Luís Filipe Vieira.

    Certo é que são estes "burros" que pagam quotas, compram cativos e enchem os estádios. Não conheço forma mais bonita de os recompensar que não passe por lhe darmos a possibilidade de escolherem quem lhes dá mais garantias.

    Deixem os milhares de “burros” participarem no acto eleitoral, não lhes imponham contra a sua vontade os pontas de lança de Pinto da Costa e outros oportunistas que os “burros” tão bem conhecem.


    Um sócio que gosta de “burros”

    ResponderEliminar
  41. "Se os maus da fita fossem as claques do SLB será que o spotingmerda já não tinha vindo a publico mostrar as imagens das camaras de vigilância?"

    As imagens dos verdes nunca ficam disponíveis, lembras-te da camisola do Rui Jorge?

    ResponderEliminar
  42. "não lhes imponham contra a sua vontade os pontas de lança de Pinto da Costa e outros oportunistas que os “burros” tão bem conhecem."

    Olhando para o trabalho de LFV não percebo porque o Pinto da Costa quer substituir o ponta-de-lança!

    ResponderEliminar
  43. Não é essa a opinião dos “burros” (os que pagam as quotas, renovam os cativos e enchem os estádios).

    ResponderEliminar
  44. … ou será que alguém tem dúvidas que mais de 90% dos sócios apoiam Luís Filipe Vieira?

    ResponderEliminar
  45. "… ou será que alguém tem dúvidas que mais de 90% dos sócios apoiam Luís Filipe Vieira? "

    Se contarem os votos como no Irão e no Iraque acredito que os tenha.

    ResponderEliminar
  46. Tens toda a razão João.

    ResponderEliminar
  47. Eu não apoio nem o Vieira nem o Carvalho. Sexta-feira vou gastar mais de 10 euros em transportes e vou gastar tempo precioso para ir à Luz votar em BRANCO. Porque quem ganhar tem que entender que muitos sócios desconfiam da situação actual do clube e do rumo para que este se encaminha. Espero que como eu hajam muitos sócios.

    ResponderEliminar
  48. Independentemente da nossa vontade, e até, da maioria das intenções de voto, o que é certo é que se o clube cumprir a ordem judicial (como se espera de qualquer pessoa de bem), o mais provável é o Napoleãozinho vir a ser presidente do clube...
    Bom, pelo menos, já se comprometeu a convocar eleições no espaço de 6 meses - o que me dá a tranquilidade de saber que isto vai ser um pesadelo de "apenas" 6 meses.
    Quanto a LFV e à sua "xico-espertice" ao antecipar as eleições da forma que o fez... quanto a mim, teve o que merecia (caso isto tudo de venha a confirmar)... quis jogar "sujo" e apanhou um adversário mais esperto do que ele. Puseste-te a jeito Vieira... agora aguenta!

    ResponderEliminar
  49. La estarei amanha a hora de almoço a votar...........em branco.

    ResponderEliminar
  50. "Engraçado, diria que o socio 17.599 do Futebol Clube Corrupcao nao encaixava muito bem nisso"

    Dexter, tu como sócio/adepto do Glorioso sabes o número de sócio do anterior Presidente do Benfica (LFV)?

    José Marinho, eu para festejar titulos ou vitórias, não preciso de ir para o Marquês.
    Normalmente, junto-me com Benfiquistas e depois festejamos, foi o que fiz com o titulo do Futsal.

    "pois apesar das vitórias nas modalidades e na formação, não existe um único benfiquista que sinta satisfação plena por não ganhar no futebol. As críticas não caem do céu."

    Pois não caem, mas não quer dizer que não deveremos sublinhar o trabalho que foi e está a ser efectuado. Se isso não é relevante e ponderado, por aqueles que analisam as coisas mais friamente como o José Marinho, como será para o simples adepto que vive das contradições e do que "cospem" os jornais. Todos os dias, assistimos a desinformação sobre o Benfica.

    Quanto à critica ao Benfica, estou de acordo com o que disse, desde que seja de uma forma correcta e nunca colocar os assuntos de uma forma leviana, que permita que a discussão chegue aos insultos, porque o que se pretende, é discutir o Benfica e confrontar opiniões. É claro que aqui, o LFV, tem também a sua grande responsabilidade, pois sempre que surgem vozes contraditórias, ele responde de uma forma grosseira, que faz perder a razão em muitos casos.
    O Benfica não é, nem nunca será, como os Partidos Politicos. O Benfica é maior que Portugal.

    ResponderEliminar
  51. Isto ainda vai é acabar com multas e detenções.

    Por um lado estou contente pela chico-espertice de vieira ter dado origem a um tiro pela culatra. Pode ser que assim todos os espertalhões, desta sociedade-de-espertalhões, comecem a perceber que as suas jogadas e esquemas podem dar origem a um resultado muito amargo.

    Por outro lado, ver o androide do bruno car(v)alho como presidente do Enorme faz-me tremer. Tem pinta de ser muito pior que o Vale.

    Atenção benfiquistas, a unica solução para esta grande barafunda é o adiamento das eleições. Se Vieira for a eleições e ganhar como é previsivel, corre o serio risco de ser deposto a posteriori pelas entidades judiciais, tornado-se o sr. car(v)alho (o 2º candidato mais votado) o presidente do SLB (e ainda irão rolar cabeças por desrespeito ao tribunal).

    Sendo assim: a unica solução é o adiamento das eleições

    ResponderEliminar
  52. Se tinha duvidas perdi-ás todas. Perante este cenário e a loucura de um assalto ao SLB, Sexta-Feira a solução só pode ser LUIS Filipe Vieira.
    A diferença de votos só têm que agradecer ao MVV e ao BC.

    ResponderEliminar
  53. "(...)inveja do seu benfiquismo puro que ignora os meandros de um outro Benfica subterrâneo, onde o poder é, mais do que um sonho colectivo, uma luta sem quartel que vai continuar a dividir os benfiquistas.(...)"

    Caro José Marinho, deixe-me antes de mais, dar-lhe os parabéns por aceder a partilhar algumas informações sobre certas coisas que se vão passando no nosso Benfica, com todos os que estão do lado de cá do ecrã e dizer-lhe que partilho de muitas das ideias, dúvidas e inquietações que tem apresentado nos seus posts.

    Contudo, não posso deixar de comentar a afirmação que cito no início deste texto, porque ela tem algo em comum com um outro comentário seu relativamente às relações entre o Benfica e as redacções de alguns jornais.

    Infelizmente e apesar de ter verificado os seus outros posts, não consegui encontrar esse texto para o colocar aqui, mas se a memória não me falha, o Sr. José Marinho refere (nesse outro comentário) que se os benfiquistas tivessem conhecimento dessas relações, haveria uma revolução no clube (creio não serem exactamente estas as palavras, mas a ideia geral passará por aqui).

    Falando por mim, digo desde já que gostava bastante de conhecer tanto as relações pouco claras entre clube e comunicação social, como os meandros desse Benfica subterrâneo, para poder perceber de facto o que se passa no clube e o mal que lhe vem sendo feito. Se quem tem esses conhecimentos, começasse a passar essa informação para os benfiquistas talvez houvesse algumas hipóteses de as coisas poderem mudar para melhor.

    Ao contrário, se nunca se concretizam e explicam este tipo de afirmações, acaba por dar-se armas de arremesso ao populismo, ao insulto fácil e ao discurso batido (mas aparentemente eficaz) dos ciclos. Assim, quem manda pode sempre afirmar que a oposição fala, mas nunca concretiza, porque não há nada para concretizar. Veja o caso do Octávio Machado, que já é mais conhecido pelo Sr. "sei mas não digo". Creio que para serem credíveis (e eu acredito que sejam) as afirmações devem ser concretizadas, independentemente de quem possam atingir.

    Peço desculpa pelo longo comentário e por favor não o leve a mal. O objectivo é apenas e só apresentar-lhe a minha visão sobre as consequências que algumas afirmações mal explicadas podem ter.

    Cumprimentos e continuação de boa escrita.

    ResponderEliminar
  54. "Dexter, tu como sócio/adepto do Glorioso sabes o número de sócio do anterior Presidente do Benfica (LFV)?"

    Sei. É o nº 5.199.
    E que conclusoes é que tiras daí ?

    As mesmas de:

    “O Benfica será mais forte que o Real Madrid” - 2003

    “Se o Benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro demito-me” - 2005

    “O terceiro lugar esta época é normal, anormal foi o título o ano passado” - 2006

    “Em 2011 o Benfica será um colosso europeu” - 2006

    “Temos o melhor plantel dos últimos 10 anos” - 2007

    “Se eu fosse o treinador só queria dormir, porque quando acordasse não sabia qual a equipa que ia pôr a jogar, com tanta qualidade” - 2007

    E claro... a mais recente bomba:

    “Vamos investir no futebol e ganhar não apenas 1 título, mas 2 ou 3 seguidos. E, no final, vamos ser todos muito felizes”

    ResponderEliminar
  55. Belo pst José Marinho!!!Nem sempre é fácil encontrar alguém de fora que pelo menos nos tente entender...

    Sobre Alcochete e para alguns...não falem do que não sabem!!!Ou será que tinhamos que ser anjinhos e gozados como eles queriam e tentaram...

    E agora...alguém tem conhecimento de quem pagou o aluguer do avião onde o porco Bruno Carvalho apresentou a candidatura???Sim porque esse senhor tem acumulado dividas atrás de dividas na sua vida pessoal e profissional...
    Uma pista...é gordo que nem um texugo, tem ar de porco e mafioso, é careca e faz parte da SAD corrupta...

    E não, não sou vieirista...E para vos provar que não sou vieirista também vos digo que desconfio que seja LFV a estar por trás da oferta de 250 mil euros que segundo consta se ofereceu a BC para se calar após as eleições...Veremos o que vai acontecer...

    ResponderEliminar

O Sport Lisboa e Benfica é o maior, o melhor dos melhores, não é grande, é ENORME, é Glorioso. Quem por cá passar tem que ter isso bem percebido e, dentro desse espírito comentar livremente, cumprindo as básicas regras de educação.