Páginas

quinta-feira, agosto 27, 2009

Um Olho à Benfica #17

O Golo-Rei

Este é o meu ensaio sobre a cegueira. E deste projecto ensaístico resulta a defesa de Cardozo. Este ensaio, digo já, dedico-o ao anónimo - há uma estranha e curiosa relação entre anonimato e cegueira, porque dividem o mesmo quarto às escuras - que me acusou de padecer do tipo de cegueira que se recusa a ver. Claro, a propósito de Cardozo.

Meu caro anónimo, sobre o atacante paraguaio, tenho de lhe dizer que o conceito de cegueira é muito relativo. Existe, de facto, uma cegueira que resulta de uma visão desfocada da realidade. Como diz, pior cego é aquele que não quer ver, porque detrás dessa opção está uma teimosia, por vezes, ou incompreensão noutras.

Francamente, neste caso do Cardozo, não sei se será incompreensão ou teimosia, mas não deixo de notar que certos adeptos do Benfica talvez tenham visto vezes demais prodígios como o Pringle, o Lima, o André, o Karadas, o Delibasic e outras espécies de atacantes que povoaram as nossas equipas de um talento tão diminuto que ainda hoje parece impossível que tenham sido jogadores do Benfica. Mas tinham, estes e muitos outros, uma característica que faltava a Cardozo e isso devo reconhecer: não marcavam golos.

Se calhar é daí que vem a minha cegueira. De repente o Benfica contrata um ponta-de-lança que tem o péssimo hábito de marcar golos e altera por completo a relação de estima recíproca com alguns adeptos, tão habituados à visão conformista de ter atacantes na equipa ou que jogavam imperialmente de costas para a baliza, ou que eram muito fortes no jogo aéreo ou ainda que eram muito rápidos. Só não eram bons a marcar golos, mas os adeptos do Benfica, nos últimos anos foram induzidos numa aprendizagem de que vale a pena contentar-se com pouco.

É isso mesmo, o Cardozo não presta, é lento, é pouco gracioso, só tem pé esquerdo (anatomicamente impossível para a prática do futebol), tem péssimo jogo de cabeça e, no entanto, marca golos. É isto que faz confusão a alguns adeptos. E os encaminha para um certo tipo de cegueira.

39 comentários:

  1. Epá, no jogo com o Marítimo tive que atura a segunda parte toda com um adepto a malhar no Cardozo, só alarvidades. Mais pasmado fiquei quando soltou: "Epá, mete mais é o Nuno Gomes!"

    ResponderEliminar
  2. Epah, espero que não interpretem mal as minhas palavras, mas isto já é quase "sadomasoquismo"! 8|

    Só me ocorre dizer, que concordo com praticamente tudo o que foi dito neste post. Mas não serei capaz de dizer bem do CARDOZO (em referência a determinada(s) partida(s)) se esta(s) forem jogadas lastimavelmente.

    E como é óbvio, um ou 2 jogos não fazem um Jogador. Assim como sem se ter ganho nada, não se pode chegar a "melhor do mundo"...

    ResponderEliminar
  3. Sabem como contactar o speaker do estádio da luz; é que tive uma ideia:

    O homem podia por a musica do Titanic a tocar antes do jogo Benfica - Setúbal

    :)

    amcslb

    ResponderEliminar
  4. Apesar de tudo, não concordo que coloque o nome do Lima com oPringle, Delibasic e Karadas...

    ResponderEliminar
  5. Bom.Vajamos: Óscar Cardozo é o nosso avancado! Assim não o considerou Quique que o baniu durante quase meia época. Jesus édiferente. Insiste. E vai ter resultados: vai ter um grande goleador em cardoso: Nós, osa deptos, somos o sal do futebol. Stressamos e isso +e bom: Oxalá cCardozo continue a ser opcão de JJ. Faz muito e,como tal, falha algumas vezes. Cegos ou não,o que nós queremos é golos. venham eles de ondevierem.

    Benfica forever!!!

    ResponderEliminar
  6. perdoem a ignorância...mas quem é/foi o Lima.

    ResponderEliminar
  7. O Lima foi o co-responsável, junto com o Vata, pela passagem à final da Taça dos Campeões em 89/90. Marcou em Marselha na derrota por 1-2. Além disso não me lembro de mais nada...

    ResponderEliminar
  8. H. és bastante jovem. Isso é bom. Olha, o Lima foi um ponta de lança contaratado ao Grémio que como ponto alto da sua passagem na Luz tem 2 golos fora num jogo da Taça dos Campeões Europeus frente ao Dniepr, e um muitíssimo mais importante golo no então Inferno de Marselha. Ajudou e muito a que fossemos à final em 1990. Esse foi o Lima. Ah! E um golo fundamental na Amadora num jogo que estava bem encalacrado.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  9. Off-topic:
    Pedro, vi que no post anterior comentaste sobre a UFC, e vi que já começas a conhecer o Brock! Eu avisei aqui que o homem não ia tardar a limpar aquilo, é um freak da natureza...

    ResponderEliminar
  10. Olha aí o Lima...
    http://vedetaoumarreta.blogspot.com/2007/03/n49-adesvaldo-o-sonhador.html

    ResponderEliminar
  11. O Lima também marcou, entre outros, o golo da vitória do Benfica em Dniepr, na mesma época. E sim, meu caro T, tem razão, exagerei ao colocar o Lima no mesmo saco de outros inaptos atacantes que a quem lhes saiu o Euromilhões de ter jogado no Benfica. Tem toda a razão, mas sempre que me lembro daquele penteado arrepio-me todo. E quando, uma certa noite, vi o Lima, com uma camisa muito florida e aquele penteado à mãe Simpson, em directo, no Domingo Desportivo da RTP1 - ainda não havia as privadas -confesso que me caiu tudo ao chão. Mas o talento dele, concordo consigo, era inquestionável.

    ResponderEliminar
  12. De facto o penteado do Lima era um must :)

    ResponderEliminar
  13. lol

    Acho que o do Abel Xavier não é menos ridiculo...

    ResponderEliminar
  14. Tenho evitado comentar por aqui não me vá sair algo que não quero dizer tais são as alarvidades que vou lendo!

    O Benfica tem um tipo de adeptos muito característico: se um jogador faz um grande jogo e marca 3 golos é logo apelidado de "o maior". Vale 100 milhões (coisa actual devido a um herói da Marvel) e mesmo assim não deve sair.
    Se esse mesmo jogador no jogo a seguir faz um mau jogo é logo apelidado de tosco e deve ser vendido a custo 0, uma vez que ninguém dá nada por ele.

    Como diz o Marinho, estamos pouco habituados a ter um avançado que marca golos. Se o temos este tem de dar 2 piruetas, fazer 3 fintas e entrar com a bola dentro da baliza para ser bom...

    Resumindo: NÃO HÁ PACHORRA!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Mas em Dnipro não ganhámos 3-0? Ele marcou o 3º golo, é assim?

    ResponderEliminar
  16. André, se não estou em erro ele marcou 2 nesse jogo.

    ResponderEliminar
  17. Sim porque com o Nuno Gomes(ou como eu gosto de chamar a Nuna Gomes), o Benfica vai finalmente chegar a algum lado. AHAHAHA
    O Cardozo é um matador, quem dera a selecção nacional ter um jogador assim. Faz lembrar outros 2 jogadores que de técnica nada tinham no entanto marcavam golos, estou obviamente a falar do Jardel e do Peter Crouch

    ResponderEliminar
  18. Acho que o resultado em Dniepr foi mesmo 1-0, golo do Lima. E na Luz já tinha sido 1-0, golo de Magnusson, de grande-penalidade. O sueco era outro que tal, que também não prestava, mas tinha essa horrível mania de marcar golos. Numa época foram 32 para o campeonato.

    ResponderEliminar
  19. Concordo totalmente contigo João Bizarro.

    DC

    ResponderEliminar
  20. O Stromberg e o Magnunson eram altos louros e toscos. O Thern e o Schwarz, idem...

    Só se começou a mudar de opinião em relação aos jogadores suecos a partir do Pringle. Esse sim, grande craque.

    ResponderEliminar
  21. Marinho, o Benfica ganhou em Dnipro por 3-0 e 1-0 em casa.

    ResponderEliminar
  22. O Benfica ganhou lá 3-0, Lima marcou o 1º e o 2º, Ricardo Gomes o 3º. Cá ganhámos 1-0, Magnusson.

    ResponderEliminar
  23. Mai nada José Marinho:) Mais um bom post!!

    Mesmo que tivessemos o Drogba, o Etoo ou o Benzama, estes iam ser criticados ne mesma por alguns adeptos "cegos"

    Carrega Cardozo!!

    ResponderEliminar
  24. Ainda me lembro desse golo do Ricardo. Que grande golo. Quanto ao Lima, concordo com o Marinho, era um cu de chumbo. Naquela altura qualquer avançado que jogasse no glorioso arriscava-se a marcar uns golitos.
    Esta conversa acerca do Cardozo é estéril. Apesar de ter entendido a opção do Quique no início da temporada, sabemos que foi errada. Não sei se viram na terça-feira o cineasta no trio de ataque, a cascar mais uma vez no Quique. Ele avançou com um onze tipo da época passada se fosse JJ o treinador e de facto, fui obrigado a concordar com ele. Ora vejam:
    Quim; Maxi, Luisão, David Luiz e Leo; Ruben Amorim, Katsouranis, Aimar e Reyes;
    Suazo e Cardozo

    Na realidade, Quique tinha matéria prima para ter feito muito mais mas as coisas no início até correram bem, o pior foi na trofa e nos jogos em diante com excepção do jogo no Porto onde a equipa merecia ter saído à frente do campeonato não fosse o burro do Proença...

    ResponderEliminar
  25. José Marinho, no METEOR o Lima meteu 2 lá para dentro em 5 minutos e o Ricardo Gomes selou a contagem, cá foi mesmo o Mats logo nos primeiros minutos.

    O Lima era um gordo mas que em 3m2 ninguém lhe tirava a bola, técnicamente era talvez um génio mas faltava-lhe o resto... mas longe de ser um mau jogador como os outros que o José Marinho mencionou, pode é colar-lhe ainda o Clóvis... hehehe

    ResponderEliminar
  26. Clovis é daqueles jogadores que não pode ser apelidado de coxo: o homem jogou 15 minutos com a camisola do Glorioso e marcou um golo.

    Deve ser o jogador da história do Glorioso com melhor relação tempo/golo.
    :)

    ResponderEliminar
  27. “O Cardozo é um matador, quem dera a selecção nacional ter um jogador assim. Faz lembrar outros 2 jogadores que de técnica nada tinham no entanto marcavam golos, estou obviamente a falar do Jardel e do Peter Crouch”.



    “Mário Jardel sempre foi um jogador diferente. Será que era porque começou por ser guarda redes e depois foi um «animal de área»? Será que era porque tinha uma cara de menino, de inocente, mas no fim de contas era um «matador»? Ou será apenas porque marcou uma era no Futebol português?

    Jardel cumpriu 6 épocas no futebol português e foi 5 vezes o melhor marcador. E só não foi 6 porque em 2002/03 não era o Jardel que cá estava... talvez fosse o Mário. O Mário resolveu brincar com a vida. Dizem que cedeu aos vícios. E a partir daí perdeu uma carreira. O Mário nunca mais foi Jardel.

    Voltando ao Jardel, dizia Carlos Tê, que «voava sobre os centrais». «SuperMário» levitava no ar, e marcava golos a um ritmo alucinante. O brasileiro, em campo, era garante de golo de qualquer forma: de cabeça, com o pé direito, com o pé esquerdo, de coxa, de «bicicleta» ou de «letra».

    Desde os tempos no Grémio, com Luiz Felipe Scolari, até ao Sporting de Boloni, os sistemas tácticos eram construídos com o objectivo de o servir. Resultava.

    Paulo Nunes, Drulovic, Capucho, João Vieira Pinto jogavam de olhos fechados com o natural de Fortaleza.

    Na Liga portuguesa contabilizou 183 golos em 174 jogos, conseguindo uma média de 1,05 golos/jogo. Quantos se podem orgulhar de tal?
    Entre a saída do FC Porto e o regresso a Portugal via Sporting, Jardel jogou na Turquia. A veia goleadora manteve-se? 22 golos em 24 jogos falam por si...” (recolhido do “zero a zero”)



    Cardozo já vai um pouco tarde para se aproximar da eficácia de Jardel. Duvido que alguma vez consiga ganhar um título individual.

    Esta é de facto uma discussão estéril. Felicidades para o Cardozo que é o mesmo que dizer Felicidades Benfica.

    ResponderEliminar
  28. “há uma estranha e curiosa relação entre anonimato e cegueira, porque dividem o mesmo quarto às escuras”

    É uma bonita frase, soa bem, mas não percebi o significado.

    ResponderEliminar
  29. Caro José Marinho:
    É com muito agrado que leio os seus posts, que primam geralmente pela clareza e rigor.
    O que não posso concordar é com esta sua obsessão pela defesa do Cardozo.
    Antes do início do campeonato antecipei que o nosso Tacuara poderia até ser mais decisivo do que o Hulk pela simples razão que as equipinhas da liga jogam sempre fechadas, o que beneficiava o seu estilo de jogo.
    Infelizmente, só acertei na primeira premissa...pois as duas jornadas mostraram-nos um Cardozo demasiado perdulário.
    Não quero com isto dizer que o Cardozo é mau jogador (longe disso!!), apenas que é um avançado com algumas lacunas, as quais (permita-me a provocação) até serão tão graves como as que detectou no Shaffer...
    É mentira que se trata de um jogador sem velocidade, com pouca mobilidade e sem grande técnica?
    Repito, não quero pôr em causa a valia do jogador mas também não queiram fazer dele o que não é.
    Mesmo sujeitando-me à censura geral, preferia que o nosso glorioso jogasse com dois avançados móveis, como o Saviola e o...Suazo.
    Ainda num dos últimos jogos do Paraguai toda a imprensa (e não apenas a desportiva) desancou o homem pela fraca exibição. Por que é que terão que ser os 6 milhões de paraguaios a estar errados e não os (quase) 6 milhões de benfiquistas?!
    Não obstante...Força Tacuara!!

    ResponderEliminar
  30. Estava à espera,já sei,estou sentado,mas esperava uma palavra sobre o tal,famoso,o super director desportivo, José Veiga.

    Que tal vai o peditório ?

    ResponderEliminar
  31. Sabe, caro anónimo, eu quando envio uma palavrinha que seja ou a quem seja gosto de saber a quem a envio. Assim, enviá-la a um anónimo fica mais dificil, nunca sabemos onde vai parar.
    Faça o seguinte, já que pelos vistos tem tempo a perder com estas provocações, também é capaz de arranjar um tempinho para abrir um blogue e dê-lhe o nome de Mágico José Veiga, porque este aqui chama-se Mágico SLB. Talvez assim perceba porque é que insisto em escrever sobre o Benfica.
    Mas se o preocupa tanto o José Veiga, meu caro, talvez o satisfaça saber que vamos ter muito tempo pela frente para falar dele. Neste e noutros peditórios futuros. E se calhar, às tantas, o meu caro ainda vai ser um dos pedintes. É só esperar.
    Um abraço e não se levante, pode criar raízes.

    ResponderEliminar
  32. "talvez o satisfaça saber que vamos ter muito tempo pela frente para falar dele"

    Estou ansioso, cá fico à espera e se não for sentado irá ser nouta posição que me der jeito.

    "E se calhar, às tantas, o meu caro ainda vai ser um dos pedintes. É só esperar".

    Isso pagava para ver. Já agora veremos quem irá chegar primeiro a pedinte.

    Por fim se precisar de alguma ajuda não tenha problemas em pedir, porque anda aqui neste blogue muita gente que o pode fazer.

    Ainda falta muito graveto ?

    ResponderEliminar
  33. eu conto 40 golos!

    e um 1/4 de penalty!
    golos de PL deve ter um´s 25
    mais um´s 5 de livre
    e mais 10 de penalty!

    em mais de 80 jogos
    e 50/60 jogos completos!

    estes sao os nº do cardozo!

    por isso é q a mta gente q axa q por 11M€ o cardozo devia jogar mais!
    fazer jogar mais!
    e marcar mais!

    eu avalio os pontas de lança sem contar se eles marcam bem ou mal os penaltys, por isso cerca de 10 dos 40 golos do cardozo para mim nao contam para avaliação dakilo q é o bom PL

    assim como tb nunca vou axar q um bom GR é um GR q defenda penaltys!

    mas o cardozo esta mto melhor
    pq quando fez os 1º jogos era difícil de acreditar q estava ali um jogador de 1M€
    agr ja anda lá pelos 5M€

    ja agr fazer um post para a defender a sua opinião sem pegar na critica q se faz o cardozo e ridículo

    estou msm a ver se fosse você a fazer a ekipa do Benfica
    qualquer 11 em q os jogadores fossem melhores q estes ja era bom!


    equipa marinho:.

    GR- um muchacho melhor q o Bossio
    DC- um moleque melhor Edcarlos
    DD- um gajo melhor q o Sousa
    DE- um cara melhor q o Critiano
    MD- um tipo melhor q o fernando aguiar
    MC- um gentleman melhor q o Michael THomas
    MO- um menino do rio melhor q o roger
    EE- mais um cara melhor q manduca
    ED- outro tipo melhor q o carlitos
    PL- e mais um melhor q o grande Pepa

    é q a mais gente do q a q voçe fala
    é q o Benfica tem mais de 100 anos de vida!

    ResponderEliminar
  34. Diogo Candeias30/08/2009, 22:45:00

    Acho injusto estarem sempre a provocar JM! Como se tem visto ele percebe muito de bola.

    Qualquer dia sai um post sobre o Luís Filipe e outro sobre o Quim...

    ResponderEliminar
  35. Obrigado pela sua compreensão Diogo Candeias, mas o meu conhecimento de futebol será muito limitado comparado com o que presumo seja o seu. Então se o meu caro tiver tanta astúcia para descobrir talentos como tem para a ironia, decerto que nada lhe escapará. Tente o scouting no Benfica e pode ser que o nosso clube deixe de contratar Luis Filipes e passe a contratar só Patrics.

    ResponderEliminar
  36. Diogo Candeias31/08/2009, 09:15:00

    Caro José Marinho, não se tratou de ironia alguma! Acho que começa a ter sentimentos semelhantes aos de uma vitima de perseguição! E tal como li noutros comentários, continua a fazer leituras distorcidas do que as pessoas escrevem... Não houve pinga de ironia no meu último comentário, gostava que isso ficasse esclarecido...

    ResponderEliminar
  37. Diogo Candeias31/08/2009, 09:41:00

    Já agora quanto ao facto do Patric sair e o L.Filipe ficar, pode ser simplesmente porque o segundo não tinha tanta margem de colocação. Nem falo na qualidade, mas por ter um vencimento mais elevado, o que dificultava o empréstimo. Seria mais um a ficar e a treinar à parte...

    Relativa/ ao Patric, sinceramente não faço ideia se é bom ou mau, tal como Shaffer... Sei que já foi internacional no Brasil e sei que no SLB nunca houve mta paciência para esperar... Obviamente, este jogador (21 anos) precisaria de tempo de adaptação e de formação. Pelo menos metade do período que o Luís Filipe e outros já tiveram.

    Penso honestamente que a opção L. Filipe só se colocou a dada altura, por uma questão de dificuldade de emprestimo do LF e já agora, baseada na esperança que após recuperação o Maxi não se lesione. Até porque à frente do Luis Filipe penso que o JJ ainda conta 1º com Amorim.

    ResponderEliminar
  38. Meu caro Diogo, a dispensa do Luis Filipe foi uma medida de gestão desportiva. A reintegração de Luis Filipe foi uma decisão do treinador. Aliás, o Luis Filipe está convocado pelo terceiro jogo consecutivo, também acha que é por dificuldades de convocar outro jogador? Meu caro, já agora, o Luis Filipe tinha três convites de clubes da Liga Sagres e o seu ordenado não é muito diferente do de Patric. É superior mas não inviabilizaria o seu empréstimo a um clube da Liga Sagres. Era até, de todos os jogadores que estavam a treinar separadamente, o caso mais fácil de resolver. O jogador foi reintegrado porque JJ não confia em Patric e, pelo contrário e por muito que isso possa desgostar alguns adeptos, confia em Luis Filipe.
    E sobre este assunto, acho que é melhor declará-lo encerrado, porque não adianta, é como diz, sem ironia, claro, não vale a pena perder tempo com os meus limitados conhecimentos de futebol.

    ResponderEliminar
  39. Diogo Candeias31/08/2009, 10:40:00

    Encerraremos com todo o respeito, certamente. Se é o próprio a admiti-lo... Agradeço de qq forma o debate.

    ResponderEliminar

O Sport Lisboa e Benfica é o maior, o melhor dos melhores, não é grande, é ENORME, é Glorioso. Quem por cá passar tem que ter isso bem percebido e, dentro desse espírito comentar livremente, cumprindo as básicas regras de educação.