Páginas

quinta-feira, setembro 17, 2009

SL Benfica - BATE Borisov: 2-0

Na estreia da fase de grupos da Liga Europa o Benfica recebeu e venceu a equipa da Bielorrussia sem qualquer problema.

Jorge Jesus decidiu mexer na equipa dando oportunidades aos estreantes Filipe Menezes e Júlio César, fazer regressar à titularidade o Maxi "Zidane da Luz" Pereira e colocar Nuno Gomes ao lado de Cardozo poupando Saviola. Luisão, David Luiz, Ramires e Garcia foram os pilares da equipa mantendo assim Jesus uma estrtura sólida e habituada a jogar em conjunto. Foi notório que o Benfica abrandou quando comparado com outros jogos e que nos minutos iniciais foi sentida a falta de Aimar. Mas mesmo assim a intensidade de jogo do Glorioso foi suficiente para empurrar o BATE para a sua defesa e controlar totalmente o jogo. Aos poucos Menezes foi-se soltando e mostrando pormenores bem interessantes com isso o futebol do Benfica ganhou fluidez e as oportunidades de golo começaram a surgir. Cardozo falha uma escandalosa mas no seguimento da jogada Nuno Gomes inaugura o marcador. Pouco depois Cardozo acerta na baliza e dá a vantagem justa ao Benfica no marcador.

Na segunda parte eram esperados mais golos que só não surgiram por manifesto azar com Coentrão, Cardozo, Nuno Gomes e Ramires a terem oportunidade de fazerem o gosto ao pé (e cabeça). O jogo estava controlado apesra de alguns contra ataques do BATE que eram sistemáticamente resolvidos por mais uma soberba exibição dos nossos centrais. Vou-me repetir mas não quero saber: David Luiz é um fenómeno. Impressionante a capacidade física, a qualidade técnica, a intensidade de jogo, a facilidade em sair a jogar, os remates, os cortes. A manter este ritmo será, muito rapidamente, um dos melhores centrais de sempre. Neste momento não vejo ninguem ao seu nível nem com o seu potencial. Impressionante. Que o Dunga não se lembre dele...

Uma vitória justíssima, tranquila, que permitiu rodar o plantel mostrando que o Benfica tem soluções em quantidade e qualidade, mantendo a bitola exibicional em alta, mantendo a intensidade de jogo em alta, apesar da redução de ritmo ao longo dos 90 minutos o que se tem e se deve aceitar visto a época ser longa e domingo haver já mais outro jogo importante, mas importa ter a noção que mesmo abrandando de ritmo o Benfica foi sempre pressionante e esteve sempre em cima do adversário à procura do golo.

A estreia da equipa de arbitragem com novo formato podia ter sido melhor, o árbitro principal deixou passar algumas entradas bem duras sem a devida punição disciplinar. Há um lance na segunda parte dentro da área do BATE que levantou algumas dúvidas mas, de resto, uma exibição razoável.

Entrar a ganhar é sempre bom. Ganhar tranquilamente ainda melhor. Em noite de homenagem aos saudosos companheiros que morreram no regresso de Split ( Sempre Presentes) o Benfica mostrou que a onda de vitórias é para continuar.

27 comentários:

  1. presidente da junta17/09/2009, 23:45:00

    Obviamente que não é por um jogo que vou dizer que Júlio César deveria ser já titular do Benfica- mas muito sinceramente dúvido muito que hoje, com quim ou moereira, tivessemos acabado com zero golos sufridos- Júlio César, 23 anos 1.91(ALELUIA UM GK ALTO), tem condições para ser um grande gk e hoje fez 2 ou 3 grandes defesas.

    Só espero que alguns iluminados não comecem com o "bota-a-baixo" quando tiver o seu primeiro deslize...

    meneses teve uma estreia positiva, alguns bons movimentos técnicos. 21 anos...um garoto..

    Saviola e Javi foram boas contratações mas quem me enche as medidas é o Grande RAMIRES...22 anos...joga muito à bola...e hoje só não marca porque não diz a cardozo para deixar a bola passar...o homem tem quantos pulmões? joga simples, com inteligência e tem golo...BRUTAL!

    vitória imprescindível para começar com o pé direito.

    Domingo, em Leiria, vamos ter que gramar com o jorge sousa...um "go get it" do capo corrupto...que esta nomeação consporcada sirva de estímulo para corrermos o triplo do clube treinado por um lag reles...

    é para Vencer!

    ResponderEliminar
  2. Nada de relevante a comentar sobre a prestação de Cardozo no jogo de hoje. Cumpriu o seu papel sem reparos, um pouco abaixo do que fez Nuno Gomes, mas ainda assim com nota positiva.

    Ramires (de novo) e Nuno Gomes foram os melhores. A continuar assim Ramires não passa o Carnaval no Benfica. De quanto é mesmo a cláusula de rescisão do “queniano”? É para mim o jogador mais valioso do Benfica, logo seguido de David Luiz, Javi Garcia e Dí Maria.

    Boa prestação de Júlio César, quanto ao Filipe Meneses vamos esperar que se adapte ao futebol europeu.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de falar do Júlio César. Costuma-se dizer q um gr de um grande tem q ser um gr preparado para intervir poucas vezes e qd o faz ser grande. Pois Júlio César foi grande. Fez duas belíssimas defesas em momentos do jogo em q estava à imenso tempo sem fazer nada. Gostei.

    Presidente,penso q Moretto era mais alto
    :)

    ResponderEliminar
  4. Objectivamente não me convenceu esta história dos seis árbitros. No início do jogo houve uma falta nítida dentro da área do BATE com o Cardozo a ser ostensivamente agarrado. O árbitro de baliza deveria ter visto a irregularidade.

    ResponderEliminar
  5. maxi "zidane da luz"???!!!!
    li bem?

    ResponderEliminar
  6. O que eu mais gosto nos blogues são os Luizes Campos e os Joséses Peseiros!

    Desculpem o desabafo mas há aqui malta que davam uns grandes paineleiros!

    Quanto ao jogo, como já tinha dito não gostei da forma como o Nuno Gomes se fez ao lance do 1º golo! Maria Amélia autêntica. O Cardozo é mais do mesmo. Só marca de penalty e de baliza aberta (essa até eu "diz o Oceano no anuncio"). Para lém de nem saber parar uma bola! Enfim... uma tristeza...

    ResponderEliminar
  7. nem mais! aqueles centrais estão um show!!!


    venha o próximo

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos, o que mais gostei de ver, (pelas imagens da TV e por breves instantes), foi que, quando o àrbitro da partida deu o jogo por terminado, houve um jogador dos nossos (talvez o Rúben, mas nao tenho a certeza) que se dirigiu de imediato para o túnel, e o JJ foi a trás dele aos berros para que viesse agradecer ao público! (Isto sim é Benfica!!!) E o gajo veio! Na ultima imagem da transmissao, vê-se um jogador a sair do túnel novamente para o relvado....

    ResponderEliminar
  9. Eu terei visto um jogo diferente da maioria das pessoas? Vocês não sentiram um arrepio no corpo umas poucas vezes na segunda parte e nesse lance da grande defesa do Júlio César na primeira? A defesa esteve assim tão imperial como querem fazer crer? Não me parece. Não querendo obviamente despoletar novamente a questão dos centrais, até porque me parece que nem foi por eles que se deram essas falhas hoje, quer-me parecer que aconteceram essas ditas falhas mais do que era suposto. Acredito que tenha a ver com a natural falta de ritmo do Maxi e com a opção contra-natura que é o Peixoto a defesa, coisa que ele não é (na minha opinião não é jogador para o Benfica em posição nenhuma, mas ok). Mas lá que foram uns 2 ou 3 erros graves, foram. Por sorte não deram em golo. Grande exibição individual dos centrais. Colectivamente a defesa deixou um pouco a desejar, visto que o trabalho não foi assim tanto e o pouco que houve não foi bem resolvido.

    PS: excelente análise do Júlio César que fazes no comentário, Pedro. Na mouche.

    ResponderEliminar
  10. Bem, se o JJ queria fazer o dobro, na UEFA já fez o triplo do ano passado.

    :D

    ResponderEliminar
  11. Senhor Pedro está aqui apostado que quando jogarmos contra o scp o D.Luiz vai ter pesadelos com o Liedson, oxalá que não mas pronto. allez sidnei

    vasco, BENFICA

    ResponderEliminar
  12. Venha o freguês que se segue. Em casa mandamos nós. Mesmo num jogo de contenção criámos oportunidades a torto e a direito. Tinha saudades disto.

    A SIC é inenarrável. De cada vez que o Rui Santos botava faladura tinha vontade de pontapear o local por onde saía o som, vá lá que me lembrava que o televisor tinha sido caro. O homem passou metade do jogo a falar do Aimar e dos seus problemas físicos. Irra...

    Quando for grande já sei o quero ser: o árbitro da baliza do adversário do Benfica. Não é preciso correr nem esforçar-se e é um local fantástico para ver o jogo.

    ResponderEliminar
  13. Realmente o David Luiz tem tido umas prestações impressionantes. Além de ser um pilar defensivo, consegue sair para o ataque com uma facilidade impressionante.
    Muito bom os regressos do Maxi e do Nuno Gomes.
    Em relação ao Júlio César só darei a minha apreciação num jogo onde for posto a prova com cruzamentos e bolas altas.
    Só um aspecto negativo: O que fez o Shaffer para sair da equipa? E o que faz o César Peixoto para ser titular? Espero não haver afilhados no Benfica.

    ResponderEliminar
  14. Maxi "Zidane da Luz" Pereira meu caro anónimo. Não tenhas qqr dúvida. Começa a reparar na forma como ele recebe e domina a bola e depois falamos.

    David Luiz vai ter pesadelos com Liedson? Tudo bem. Desde q os lagartos tenham pesadelos com os restantes 10 jogadores do Glorioso!!!

    Bruno não somos infaliveis, é natural q por vezes o adversário tb consiga criar perigo mas a verdade é q nestes ultimos 3 jogos esse perigo tem sido residual e quase sempre fruto de lances de contra ataque em q a nossa equipa já está numa fase de descompressão por estar com um resultado confortável. Ontem o BATE mostrou q não é uma equipa de coxos (o ano passado empatou em Turim) mas o Benfica teve sempre o jogo controlado.

    ResponderEliminar
  15. César Peixoto - nao oferece garantias. de vez em quando, é cada disparate.

    Julio César - esteve bem (Moreira cá para mim sai do Benfica este ano a custo zero - oxalá que nao)

    Felipe Menezes - tem técnica mas precisa de se ambientar.

    Fizemos o suficiente para ganhar, mas se o treinador do BATE fosse Jesualdov Ferreirovsky iriamos ouvi-lo a dizer que dominou a segunda parte, só por ter sido melhor nos ultimos 15 minutos. LOL.

    agora a sério, os ultimos 15 minutos foram maus, foram á Quique. lol mas de resto estivemos bem melhor que o BATE

    ResponderEliminar
  16. Eu cá estou com o João Bizarro...
    Não sei como é que em ZERO oportunidades de golo criadas marcamos DUAS sendo que uma delas de baliza completamente aberta e sem qualquer pressão ao Cardozo. ;)
    Ramires para mim voltou a ser o melhor em campo e o Garcia (já não me lembro que é que destacou esta característica) tem um sentido tactico/posicional irrepreensível!
    Apenas acho um desperdício chegar com a bola dominada à entrada da área do adversário e tentar o remate à baliza já a ganhar dois a zero, quando há colegas mais bem colocados para finalizar.
    Venha o Leiria!

    Zita

    ResponderEliminar
  17. Um gajo acorda, vai para o trabalho. A seguir, liga o pc, perde uns minutos a ver o que se passa no mundo e aproveita, inevitavelmente, para dar uma olhadela a uns blogs do Benfica.

    E aí depara-se com alguns comentários que, sinceramente...

    O David Luiz, de todos os defesas centrais do Benfica é aquele que, pelas suas caraceristicas, irá ter menos pesadelos com o Liedson. Pela simples razão que é o central com mais mobilidade, garra e duro de rins.

    Já o Cardozo, se apenas marca de baliza aberta é porque, muito provavelmente, cria desiquilibrios sem bola às defesas adversárias que o permitem ter essa benesse. Quando temos um avançado que, apesar de ser algo lento, marca golos em série e de forma sistemática, quero lá saber se é de baliza aberta ou de bola parada. São golos e é com golos que se ganham jogos. Vejam as estatísticas do jogador e atinem.

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida Pedro,

    Maxi "Zidane da Luz" Pereira e

    "Abebe Bikila" Ramires.

    ResponderEliminar
  19. O peixoto é um furo a lateral esquerdo. É o Luis Filipe mas do outro lado. Nestes jogos em casa onde o adversário não faz muitas cócegas, passa bem. Em jogos a doer (como o próximo em Leiria) e contra extremos rápidos vai ser um problema. Não percebo que mal fez o Shaffer para já estar queimado. Muito menos por um jogador que defende pior que ele (que era o grande problema dele).
    Enfim, espero estar enganado. Ou que o JJ deixe de insistir no peixoto

    ABraços

    ResponderEliminar
  20. Bom jogo, boa vitória e, mais importante do que isso, 3 pontos amealhados.
    Não estou preocupado com a aparente contagem decrescente da equipa (8,4,2...), em Leiria não me importo nada de "golear" como em Guimarães.
    Um clube que tem jogadores como Luisão, D. Luiz, J. Garcia, Ramires e Di Maria arrisca-se a ser campeão e/ou a ficar milionário.
    Preocupa-me o desgaste de Garcia (sim Pedro, continuo a considerar precipitada a saída de Yebda), tranquiliza-me o bom regresso de Maxi (esteve mais de um mês parado?!) e a boa prestação de N. Gomes.

    ResponderEliminar
  21. Os Benfiquistas, por definição, nunca estão satisfeitos.

    Eu lembro-me de ver aqui escrito que o Maxi tinha "limitações técnicas" que o impediam de dominar uma bola, ou correr com ela controlada. Felizmente parece que essa ideia já foi posta de parte.

    Lembro-me de ver aqui escrito que o Cardozo era um cepo. Felizmente, 2 épocas e cinquenta e tal golos depois, parece que essa ideia já foi posta de parte.

    Este ano, era o Saviola que estava acabado aos 27 anos e o Javi Garcia que não prestava porque num fórum qualquer uns adeptos do Real ficaram contentes por ele se ir embora. Felizmente parece que essa ideia já foi posta de parte.

    O Aimar, que na minha opinião é dos mais talentosos jogadores que eu já vi jogar, também já estava acabado e não prestava para o Benfica. Felizmente parece que essa ideia já foi posta de parte.

    A implicação da moda agora, numa altura em que o Benfica tem aliado as boas exibições aos bons resultados, parece ser o César Peixoto. Não tenho dúvidas que daqui a uns tempo essa ideia já terá sido posta de parte...

    ResponderEliminar
  22. José a questão é q o treinador pouco contava com o Yebda daí a sua dispensa.

    Claro q pode vir a fazer falta, espero q não. Acredito que Ruben possa cumprir a missão nas vezes q for preciso poupar Garcia...

    ResponderEliminar
  23. Sim, realmente a implicancia com o Cardozo tem toda a razao de ser (para alguns). Onde ja se viu dominar um passe daqueles assim com o pe todo no ar, e depois marcar golo?

    Ode e que ja se viu um gajo tosco, em 6 jogos oficiais esta epoca marcar 6 golos?

    E mau, manda-se ja embora catano

    Onde e que ja se viu o Maxi partir rins a defesas e depois centrar daquela maneira para a maria amelia marcar?

    Tou com o J Bizarro nesta onda.

    Realmente, mesmo que tivesemos Messi, Eto, e afins deveriam todos ser uns pastorinhos, porque nao marcam golos de trivela ou assim.

    (Isto e modo ironico, para os mais sensiveis...)

    ResponderEliminar
  24. O mais ridiculo do comentario do joao bizarro é que a "maria amelia" fez tudo bem, desde o posicionamento, recepçao da bola no peito, olhar para a posição do guarda-redes e mandar a bola colocada para o fundo da baliza. Não sei como é que se pode criticar o Nuno Gomes neste lance, é irrepreensivel, Joao Bizarro!!

    ResponderEliminar
  25. Caro benf, acho que não estamos sintonizados na mesma onda.

    Lê novamente, depois lê o comentário da Aguiazita e depois o do anónimo das 17:10!

    ResponderEliminar
  26. Já agora, alguém me sabe dizer qual o problema do Adu? É que nem no banco do Belenenses o gajo consegue um lugar. Na altura em que o contratámos julguei ser uma grande aquisição, não percebo tanto problema em afirmar-se (eu sei que ainda é novo, mas mesmo assim).

    ResponderEliminar
  27. os ultimos 10 jogos do Benfica apitados pelo sr árbitro de amanha:

    Leixões 1-1 Benfica
    Benfica 1-1 Setúbal
    Benfica 0-1 FC Porto
    Benfica 1-1 Braga
    Sporting 5-3 Benfica
    Benfica 3-0 Setúbal
    Benfica 1-1 FC Porto
    Trofense 2-0 Benfica
    Benfica 0-1 Vitória Guimarães
    Nacional 3-1 Benfica

    ResponderEliminar

O Sport Lisboa e Benfica é o maior, o melhor dos melhores, não é grande, é ENORME, é Glorioso. Quem por cá passar tem que ter isso bem percebido e, dentro desse espírito comentar livremente, cumprindo as básicas regras de educação.