Páginas

quarta-feira, junho 15, 2011

O adeus de Nuno Gomes

Finalmente, dirão alguns. A minha opinião sobre o assunto divide-se em duas perspectivas: desportivamente é perfeitamente natural este desfecho, Nuno Gomes nunca foi consensual, o seu rendimento deixou sempre muito a desejar e, acima de tudo, nesta altura o treinador não conta com ele. Em dois anos de Jorge Jesus o jogador Nuno Gomes nunca foi uma opção válida, seja certo ou errado, para o treinador e, por isso, faz todo o sentido que a longa ligação entre jogador e clube tenha o seu término; O problema é que o adeus dá-se numa altura em que se sente falta de ligação entre plantel e o emblema na sagrada camisola, e Nuno Gomes é um dos pilares do balneário, alguem que lá está à tempo suficiente para sentir o peso da camisola, de passar mensagem para quem chega. Aceito perfeitamente que, desportivamente, Nuno Gomes não consiga dar o que a equipa precisa (ou o treinador deseja) mas considero que a sua presença no balneário, no relvado, nos treinos, ainda seria muito importante para o clube.

A real dimensão deste adeus (que um dia teria que acontecer) estará sempre dependente do que acontecer na próxima época, se as bolas entrarem e as vitórias aparecerem ninguem se vai lembrar de Nuno Gomes e da sua ausência, se as bolas baterem na trave e a época que terminou der mostras de se repetir então o saudosismo e a falta de referências que Nuno Gomes eventualmente seria irá dar motivos de forte contestação.

A partir deste momento Nuno Gomes é livre para decidir o seu futuro como melhor entender. Se quiser continuar a jogar futebol e encontrar clube, em Portugal ou no estrangeiro, só lhe desejo as maiores felicidades e toda a sorte do mundo, excepto se alguma vez defrontar o Sport Lisboa e Benfica. Pelo anos que envergou o Manto Sagrado, Nuno Gomes será sempre uma referência do clube e terá o seu devido lugar na gloriosa história do Benfica.

Adeus Nuno, obrigado por tudo!

72 comentários:

  1. Basicamnte, concordo com tudo. As coisas podiam ter sido tratadas de outra forma, mas o desfecho é natural. Espero que um dia regresse.

    ResponderEliminar
  2. Num uma conferencia de imprensa!

    Nem a utilização do jogo de apresentação aos sócios, para ums despedida mais que justa, junto dos seus...

    Ainda no domingo, assisti á despedida do Palermo do Boca, e á maneira digna, como se devem tratar e respeitar os simbolos de um Clube...

    E depois ainda queremos que um qualquer Coentrão nos respeite...

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião já vai tarde...
    Se não quis ficar (cargo directivo) o problema é dele...
    Não sei se sabem mas na LUZ nunca marcou nenhum golo ao FCP.
    Inacreditavél em 12 anos de BENFICA.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que foi escrito.
    Penso no entanto que seria mais util dentro do Benfica num estrutra directiva próximo dos jogadores que a jogar mas é uma opção dele, à que respeitar.

    Até Já capitão.

    ResponderEliminar
  5. Não vou sentir saudades. Já vai com dois anos de atraso.
    É raro dizer isso: obrigado Vieira.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, onde é que o Benfica esteve mal? O homem tem 35 anos, acabou contrato (um dos mais dispendiosos do plantel), jogava no máximo 15 min por jogo... Para ter Nuno Gomes no banco, prefiro bem mais ter um Jara, um Nolito, ou qualquer outro que seja opção válida.

    Acho que caridade, já chega o que se passou com o MAntorras.

    Ele vai voltar, de certeza. E agora que vá para as Arábias fazer o ultimo grande contrato da sua vida, que o PRESTIGIO que ele conquistou ao jogar no GLORIOSO assim o permite.
    O que o Nuno Gomes deu ao Benfica, o Benfica deu-lhe 10 vezes mais.

    ResponderEliminar
  7. Se vamos ter no plantel Jaras, Kardecs, Weldons, etc, etc então a saida do Nuno faz todo o sentido!!!

    ResponderEliminar
  8. John Wakefield15/06/2011, 13:35:00

    Obrigado por tudo, Nuno...

    ResponderEliminar
  9. tem proposta do zéport

    ResponderEliminar
  10. É uma vergonha o que fizeram com o nosso capitão..

    ResponderEliminar
  11. Mais uma palhaçada à la Benfica desta gentalha.

    Com mais uma época para fazer não era de lhe proporcionar o final de carreira entre nós?

    Siga pra bingo.

    Ah e aposto como o mister bazófias nem chega ao Natal.

    ResponderEliminar
  12. Somos uma espécie de palhaços, sempre prontos a animar a malta...

    independentemente do modo como o Nuno sai...

    é o Evangelista a botar faladura, é o Manuel José, é um cadáver ambulante da FPF, foda-se, o COSTINHA pá, até essa merda de osga vem falar do Nuno Gomes e do Benfica....

    serei só eu que vejo uma CS, de dentes afiadíssimos, tipo hienas esfomeadas, à espera de qq coisinha que diga respeito ao nosso clube, para ir logo a correr ter com malta que se sabe, irá dar porrada atrás de porrada no nosso clube?

    mas que caralho têm estes gajos de opinar sobre nosso clube? mas que caralho tem a cessação da relação profissinal de um atleta de nosso clube ter de ser motivo de entrevista a malta que nada tem a ver com nosso clube?

    tenho cá para mim que este ano, em termos de CS, isto vai ser bonito vai...os direitos de TV valem muito dinheiro, essa é que é essa....

    ResponderEliminar
  13. Cá para mim, se o Maniche em final de carreira foi para o Sporting... e como eles já estão fartos de saleiros...

    ResponderEliminar
  14. Obrigado por tudo Nuno Gomes! Espero que quando voltares ao Benfica não seja com o Vieira como Presidente.....

    ResponderEliminar
  15. Ja se sabia da data em que o seu contrato terminava desde o dia em que Nuno Gomes e a direccao o assinaram.
    Houve tempo mais que suficiente para este processo ter sido tratado com outra grandeza, que o capitao e os pergaminhos do clube mereciam.
    No final, soube-se atraves de um comunicado no site do proprio Nuno Gomes.
    No Benfica exige-se outra postura no tratamento das suas gentes - independentemente das decisoes tecnicas.

    Com as ausencias na copa America, vejam os nomes dos profissionais que estarao no dia 22 no Seixal e admirem-se de novas contratacoes verem neste Benfica apenas uma ponte aerea para a Europa.

    Somos para os jogadores sul-americanos o que a ilha de Lampedusa e para os africanos que tentam entrar na Europa ilegalmente.

    ResponderEliminar
  16. A dimensão da saída de Nuno Gomes do Benfica, prende-se mais com o seu simbolismo do que com rendimento. Não tenho memória curta e devo recordar que muitos do que agora criticam Jesus pelo seu total apagamento desportivo, eram os mesmos que incentivavam o jogador a sair do clube. Do ponto de vista desportivo, não há nada a lamentar, a não ser que se trata de uma opção técnica de Jesus que deve ser tolerada e respeitada. Na próxima época, o treinador do Benfica será julgado pelas suas decisões. A de excluir Nuno Gomes do plantel e a de manter, por exemplo, Weldon. Se perder, Jesus será crucificado. Se ganhar, como de costume neste clube, será idolatrado.
    Também a decisão da SAD, do ponto de vista de gestão desportiva é inatacável, embora não consensual. Se o treinador não conta com o jogador, o que faria Nuno Gomes no plantel, a não ser ocupar uma vaga na lista que o clube enviará para a UEFA e para a Liga? Mais uma vez, a decisão é de Jesus e o Benfica aceitou ratificá-la. Tem todo o direito a fazê-lo e parece-me uma decisão lógica. Como acontece com o treinador, também o presidente do Benfica se submeterá ao escrutínio dos adeptos e sócios. Se ganhar, Luis Filipe Vieira retocará a sua imagem junto dos sócios, se perder, inevitavelmente este será um dos temas mais dificeis para o presidente do Benfica e provavelmente, será legítimo perguntar a Vieira porque impôs a presença de Mantorras em sucessivos planteis do Benfica e não quis fazer o mesmo em relação a Nuno Gomes.
    Gostaria que Nuno Gomes tivesse tido a oportunidade de se despedir dos adeptos, mas também não esqueço que ainda hoje espero que essa oportunidade seja dada a outros grandes exemplos de benfiquismo. Quais? CHALANA, HUMBERTO COELHO, TONI, JOÃO ALVES, DIAMANTINO, NENÉ, BENTO, e tantos outros que aprendi a admirar. Nenhum destes jogadores teve uma saída digna do clube. O fenómeno não é de agora, é de quase sempre. Recordo a forma como Chalana foi tratado pela direcção de João Santos, a forma indigna como Eriksson terminou a carreira de João Alves no Benfica, o modo como Diamantino foi tratado no último ano do seu contrato, tendo sabido da sua dispensa, no avião que transportava a equipa do Benfica de Moçambique para Lisboa. Nada disto me choca especialmente, porque a história do Benfica está cheia destas ingratidões.
    Em relação a um hipotético regresso de Nuno Gomes ao Benfica, desconfio que não seja possível depois do jogador escolher o seu próximo desafio profissional. Veremos.

    ResponderEliminar
  17. Ginha,

    Deve ser porque Palermo também teve um comportamento digno e não quis forçar jogar mais um ano, não?

    José Marinho,

    Mantorras e Nuno Gomes não se comparam...
    Mantorras, ganhando menos que o Nuno, deu literalmente tudo pelo Benfica, inclusive a sua saúde. O Departamento médico do clube fez o que fez com ele. E, como não tenho memória curta, eu pergunto: "quantas pré-épocas fez o Nuno durante estes 12 anos"?
    Ainda se lembram do Nuno deslocar-se aos EUA para se tratar, sem autorização do clube, porque "não estava bem"? Isso foi permitido ao Mantorras?

    O Nuno sempre se "lesionava" nos finais das épocas e quase nunca fazia as pré-épocas...a quem mais foi permitido tais valeidades?

    O Benfica tentou retribuir ao Mantorras aquilo que este deu ao clube...
    E acho que o Nuno também devia pensar em retribuir ao clube aquilo que este lhe deu!

    ResponderEliminar
  18. não me admirava nada se o jorge jesus fosse despedido se perder duas jornadas consecutivas logo no inicio do campeonato

    ResponderEliminar
  19. Nuno Gomes:

    - 41 golos nos ultimos 5 anos. Luisão marcou 26.
    - Nas ultimas 3 épocas antes de chegar JJ á luz, Nuno "Golos" marcou 20 golos em 73 jogos na Liga. 238 min para marcar um golo.
    - Farias, o suplente que fazia o mesmo papel do nosso "simbolo" no FCP, marcou 34 golos em 3 épocas. 84 min por golo.
    - Fica na história do Benfica como o unico avançado que jogou 12 anos com o Manto Sagrado ao peito, e nunca marcou um golo ao FCP na Luz.
    - Em 12 anos foi 2 duas vezes campeão. A sua contribuição foi decisiva para esses feitos. 7 golos em 2004 e 3 em 2010.

    É obra.

    Jogador mediano, que alguns querem endeusar. Já lá esteve foi tempo a mais.

    Adeus, obrigado e até sempre.

    ResponderEliminar
  20. È inacreditávél como os Benfiquistas (alguns), são ingratos e injustos, na época passada li e toda a gente pedia uma maior utilização do Nuno Gomes, e, que o Jorge Jesus não percebia nada...mas o que mudou na cabeça das pessoas até aqui? Então agora já não presta para nada?! Custa-me ver por exemplo, o David Luíz, que a meio da época mostrou o seu benfiquismo e amor ao clube e se transferiu para o Chelsea! Que grande David Luiz benfiquista estarás para sempre no nosso coração!

    Grande Nuno és e serás sempre o maior!!

    ResponderEliminar
  21. concordo com o Rearviewmirror esteve tempo a mais, foi um jogador que foi uma promessa mas nunca evoluiu o esperado e já há muito tempo que estava estagnado, nem consigo contar as vezes que o vi falhar com a baliza aberta nos ultimo anos, ainda bem que se foi embora.

    ResponderEliminar
  22. O acso do Mantorras foi diferente, foi caridade porque foi o Benfica que fodeu o homem. Com o Nuno é diferente, eu acho que a ficar era no staff, não quis que se foda. Era dos jogadores que mais recebia no plantel e menos fazia. O ano passado saiu-lhe a coisa bem e marcou uns golitos com pouco tempo de jogo, mas andou aí muitos anos a marcar 5 e 6 golos por época e a jogar regularmente. Concordo com o Rearviewmirror, o que Nuno deu ao Benfica deu o Benfica ao Nuno dez vez mais ou quinze vezes mais. Não faz lá falta nenhuma.

    ResponderEliminar
  23. Cada um tem o que merece e grande parte dos adeptos do Benfica têm a SAD que merecem.
    Depois falam de Mística, Manto Sagrado, Chama Imensa, Raça, Sentir a camisola e outras baboseiras.

    Enfim: será que o Sr. Luis Filipe Vieira também se despediu do Nuno Gomes por SMS?
    Se sim, espero que quando o questionarem demore menos que os 5 minutos que demorou ontem a encontrar o surreal SMS para suposta motivação da equipa.

    O Benfica morreu e só os mais velhos, como eu, têm noção disso.

    ResponderEliminar
  24. É pá... esse argumento do "nunca marcou ao FCP" é ridículo. O Pauleta também só marcou 2 ou 3 golos em fase finais de mundiais e europeus, e foi a não sei quantos! E é o melhor marcador de sempre da Selecção... tendo ultrapassado o Eusébio. E na volta, em fases finais, até o Nuno Gomes terá mais golos do que ele.
    A grande questão no caso do Nuno Gomes, tem muito pouco de desportivo. Mas tem muito mais de "Benfica". Jogando muito ou pouco, o gajo foi sempre um bom elemento de balneário, e agora que estamos a entrar numa temporada que quase de certeza vai entrar para a história por ser o ano em que o Benfica teve menos atletas nacionais, ter alguém no balneário que saiba (transmitir) o que é o Benfica, seria algo muito importante. Não é esse o entendimento do Presidente e do Treinador... ok... a história os julgará.

    ResponderEliminar
  25. Águia Preocupada15/06/2011, 23:34:00

    Os benfiquistas por vezes gostam de se auto flagelarem! Antes foi uma choramingueira porque queriam que o Rui Costa jogasse mais um ano! Ah! e tal, ainda estás bem, joga lá mais um ano! Agora é o Nuno que já devia ter saído há muito!
    Entendo e aceito que a idade já não é consentânea com a exigência de vitória que deveria nortear o nosso clube! Mas como benfiquista exijo correcção e elegância na forma como se resolvem as questões!
    Mas entendo ainda que se alguém tem legitimidade para terminar a carreira no Benfica, esse alguém é Nuno Gomes, pois fez carreira no Clube. E o Benfica deve ser um clube para se fazer carreira e não para se terminar carreira como aconteceu com Rui Costa!
    Estes dois pesos e duas medidas, custa-me a engolir!

    ResponderEliminar
  26. O clube (e os adeptos) tem o que merece. Nem mais, nem menos.

    ResponderEliminar
  27. 35 anos! Não sei qtos mil € por mês,praticamente 2 épocas sem jogar, centenas de golos feitos falhados, 12 anos a fugir do confronto físico a jogar à bola... Onde é que o SLB falhou?!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ...Ainda lhe propôs 1 cargo nas estruturas...

    Há pessoas que nos andam a confundir com a STA CASA DA MISERICÓRDIA, mas esses ganham mtos € com os totolotos e totobolas...

    ...E há otários que ainda vão na conversa de débeis mentais como evangelistas e Manueis Josés... Mas quem é esse otário de merda desse Evangelista!!! Quando o assunto é SLB, todos querem aparecer às nossas custas, gente parasita de merda!

    Se o Nuno Gomes quisesse jogar até aos 50 a aquecer o banco tinhamos que o gramar... Sta paciência que este clube tem de ter para otarios. Tratamos mal o NG?!... Daqui a pco tinhamos de lhe dar contrato vitalício para ele e respectivos filhos e netos!

    Só no SLB é que estas questões fazem sentido ser discutidas. O normal em qq empresa é os ciclos terminarem e as pessoas sairem. O ciclo do NG terminou pelo menos há 2 anos. O do Mantorras há muitos mais, ainda assim, o SLB devia pagar-lhes as respectivas reformas, na opinião de certos «iluminados»...

    Por mim este voltava às origens e ía jogar para o PORTO, se ainda assim, não se readaptasse à invicta e se é assin tão valioso, o sporting parece-me uma bela solução!

    Mas o próprio não tinha já dito no início da época passada que seria a última época?!!!!!!!

    ...E o Benfica é que falhou!... lol

    ResponderEliminar
  28. O Nuno é um bom jogador, mas ia ficar sem jogar outra época, e a ganhar dinheiro. O problema é chamar-se Nuno Gomes. Se a SAD renovasse com outro jogador qualquer para ficar um ano a aquecer o banco, aqui d'el Rei que são uns incompetentes e desbaratam o dinheiro dos sócios.

    Como bem diz o José Marinho, do ponto de vista económico e desportivo a decisão é inatacável. Se me vai custar não ver o Nuno na Luz? Claro que vai. Se me vai custar ver o Nuno nos lagartos? Claro que sim. Assim como me custa ver o meu vizinho a andar com a Renault 4L que eu conduzia quando tinha 20 anos. Não é que o carro que eu tenho agora seja pior e gostasse de ter a 4L outra vez: é que a 4L recorda-me bons tempos, em que me servia perfeitamente. Hoje não serve, mas eu tenho saudades dos bons tempos que passámos juntos.

    Posto isto, obviamente que o Nuno não é um carro, e pelos anos que teve de casa merecia ter sido tratado de outra forma, pelo menos informado com mais antecedência e informado de qual o "cargo" que iria ter.

    ResponderEliminar
  29. O Nuno Gomes já à algum tempo que não era um dos mais bem pagos do clube, penso que neste momento ganhava qqr coisa como 50 mil euros mês o que me parece perfeitamente aceitável.

    Não marcou ao fcp na Luz mas marcou vários no Dragão...muitos não podem dizer o mesmo. Acho q é um argumento irrelevante.

    Mais o que discutir se é bem ou mal dispensado o que me incomoda é a forma como tudo se passou. Nuno Gomes merecia um tratamento melhor e acho que o SLB deve tratar melhor quem tem tanto tempo de clube. Jogadores q ficam mais de 6/7 anos num clube merecem um tratamento diferenciado, para melhor. Independentemente de haver problemas internos ou não, a despedida devia ter sido outra.

    ResponderEliminar
  30. Gostava que alguma pessoa que desconhecesse totalmente o Benfica e o futebol português lesse o que se tem escrito nos blogues acerca do Nuno Gomes.
    De certeza que pensaria que esse atleta fosse algum Messi ou Cristiano Ronaldo.
    Pensaria que o Benfica tivesse vencido títulos após títulos com a sua contribuição.
    Encontraria no Youtube golos do avançado em jogos decisivos.
    Mas na realidade:
    Em DOZE ANOS:
    Melhor marcador do campeonato português: ZERO.
    Melhor marcador do Benfica: ZERO.
    Títulos: 2 campeonatos, 1 supertaça, 3 taças da liga e 1 taça de Portugal.
    E desses títulos, o Nuno Gomes deu o seu contributo em quantos?
    Quantos 3º, 4º e 6º lugares tem o Nuno Gomes no seu palmarés?

    É impressionante como um jogador tão medíocre consegue vender tão bem a sua imagem.

    ResponderEliminar
  31. O que é impressionante é haver adeptos tão mediocres e que se auto-intitulam como os melhores adeptos do Mundo!

    Fodasse que não á paciência!!! Mas ainda não perceberam que a maioria das pessoas, o que contesta é a maneira como se tratou deste caso? Acham que 12 anos, não merecia mais que umas miseras 6 frases em forma de comunicado?

    E depois queixam se que o Benfica anda a perder os seus Valores...

    Na volta, ainda vão exigir uma despedida digna, com direito a aplausos de pé, a um qualquer Coentrão que ande mortinho para se pirar daqui...

    ResponderEliminar
  32. "Melhor marcador do Benfica: ZERO."
    Estou basicamente de acordo com o que dizes (desportivamente), mas tenho quase a certeza que o Nuno foi o melhor marcador do Benfica duas ou três vezes.

    ResponderEliminar
  33. John...

    TUDO DITO!!!

    E não é à toa que a comunicação social avençada está a seus pés...

    Nunca trataram o Rui Costa dessa forma e, pior, tentaram sempre denegrir o Rui Costa!

    Eu pergunto, quando foi que, nestes 12 anos o Nungo Gomes defendeu o Benfica?

    ResponderEliminar
  34. O NG na realidade merecia muito mais... Era estenderem a passadeira vermelha no sentido da saida há pelo menos 2 anos atrás. Mas andaram a sustentar o menino e a familia estes 12 anos, ficou mal habituado...

    Se o próprio disse que este ano era o FIM da carreira e mudou há ultima da hora de opinião, porque é que o SLB é que falhou?

    É preciso explicar o conceito da palavra «FIM» ou os «Evangelistas» conseguem procurar no dicionário(?)

    Sinceramente há pessoas que gostam de ver o filme ao contrário!

    ResponderEliminar
  35. Então e era suposto fazer o quê?
    Renovar-lhe o contracto só por que sim?
    Organizar-lhe um jogo de despedida para no dia seguinte assinar com um Sporting ou um Braga?

    O mais lógico era ter aproveitado o jogo com o Leiria para se fazer a despedida dele. Tal não foi feito. Mas a culpa é só do Benfica? Também não é dele? Estava a contar ficar mais uma época depois de passar 2 anos sem calçar?

    Mas pronto, o Benfica morreu e já nem vale a pena participar no próximo campeonato.

    ResponderEliminar
  36. "mas tenho quase a certeza que o Nuno foi o melhor marcador do Benfica duas ou três vezes."

    Só se foi na fase pré Fiorentina.
    E se o foi, não foi mais de uma vez.

    ResponderEliminar
  37. Ginha,

    A "maneira" pode ser imputada a ambas as partes, não achas? Tentar fazer do Nuno um mártir não fica nada bem!

    Você acredita que outro clube daria ao Nuno o que o Benfica lhe deu e permitiu? Eu acho que não!

    O Coentrão mostrou o seu "benfiquismo" dentro do campo. Em 2 épocas jogou mais do que o Nuno em 12...

    Mas nós, os "melhores adeptos do mundo" não nos interessa a qualidade do jogador mas sim o seu "benfiquismo"...

    ResponderEliminar
  38. "Mas nós, os "melhores adeptos do mundo" não nos interessa a qualidade do jogador mas sim o seu "benfiquismo"..."

    Não vejo onde é que isso esteja em causa aqui. Ninguem está a defender a qualidade do Nuno Gomes (excepto aqueles que, com muita razão, comparam a sua qualidade com outros menos utilizados do plantel). O q eu critico e sinto q a maioria critica, é a forma como este adeus foi realizado. E aí sim o "benfiquismo" tem q falar alto. O Benfiquismo tem que dignificar quem passou 12 anos com a camisola do Glorioso. O Benfiquismo tem que dignificar o Luisão quando este sair do Glorioso pois já leva 7/8 anos de SL Benfica. E eu não quero que o meu clube trate estes jogadores, sejam eles os melhores do Mundo ou meros "bidons" com pernas, como um outro jogador qualquer. E a forma correcta de se ter feito isto era no final da temporada, já com tudo esclarecido, fazer uma simples conferência, todos juntos, a dizer obrigado e desejar boa sorte para o futuro.

    Eu não estou a entrar na discussão de o NG sair do SLB ser bom ou mau. O que me interessa comentar com este post é a forma como o SLB actual persiste em deixar cair o "benfiquismo".

    ResponderEliminar
  39. John Billy, vê isto:

    http://planetabenfica.bloguedesporto.com/45000/Melhores-marcadores-historia-Benfica-Epoca-a-Epoca/

    Se estiver correcto, foram 4 vezes. E uma delas pós-Fiorentina. Mais, essa época acabou mais cedo por lesão.

    ResponderEliminar
  40. Fuck floribela. Nunca jogou nada. Alem de falhar golos em barda, não me esqueço das figuras tristes que fez , num infame anuncio em que pulava como uma menina a gritar pelo Quaresma. Adios!

    ResponderEliminar
  41. O Nuno Gomes só não foi o melhor marcador do campeonato pq na época em q estava preste a consegui-lo, a algumas jornadas do fim, no Restelo, o Rolando atropela-o dentro da área, numa falta claríssima q o atirou para o estaleiro várias semanas e q o palhaço do Pedro Henriques, como costume, ignorou o escandaloso penalty q foi.

    ResponderEliminar
  42. "Um dia fomos jogar a Coimbra e era como uma final para nós. Estávamos a lutar com o Benfica e fomos campeões só na última jornada.(...)Chovia torrencialmente e fiz um jogo do outro mundo. No último segundo fiz um sprint, cheguei à bola antes do Kikas, da Académica, e dei um mergulho, MAS UM MERGULHO MESMO A SÉRIO.E o árbitro, que estava no meio-campo, marcou penálti. O Kikas nem me tocou (...). O FC Porto fez o 2-1 e acabou o jogo."

    Paulo Futre, in revista "Tabu".

    Estão vocês preocupados com o Nuno quem?

    ResponderEliminar
  43. Dirigentes que deixam muito a desejar.
    Treinador que deixa muito a desejar.
    Adeptos que deixam muito a desejar.

    Nao admira que cada vez mais, como Instituicao, deixemos muito a desejar.


    Temos o Benfica que merecemos, nem mais, nem menos.

    ResponderEliminar
  44. Shankly, exagerei nas críticas ao Nuno Gomes. Afinal foi 4 vezes o melhor marcador do Benfica.
    Essa lista também deu para perceber que houve dois Nuno Gomes:
    O pré Fiorentina, capaz de marcar 34 golos numa época!! e o pós Fiorentina que, a mim pelo menos, não deixa saudades.

    ResponderEliminar
  45. Já escrevi o que penso sobre a saída do Nuno Gomes. Agora vou escrever sobre o que escreveram neste blogue sobre o Nuno Gomes. É desolador verificar ao ponto a que o Benfica chegou. Os comentários desonrosos que aqui foram feitos em relação a Nuno Gomes demonstram que ou chegámos ao ponto mais baixo da gratidão clubística ou então, escapa ao entendimento geral que o Nuno Gomes, nas últimas épocas foi dos jogadores que mais aceitou baixar os seus vencimentos para jogar no Benfica. Não chegou a assinar um papel em branco, mas quase. E quando alguém pergunta, "mas o que fez Nuno Gomes pelo Benfica?", eu francamente, o primeiro impulso é o de não responder, porque o simples facto da pergunta existir, já é um insulto ao nosso ex-capitão. E chego à parte que queria. Se pode ser sempre discutível o seu rendimento, há uma coisa em que, actualmente, Nuno Gomes é insubstituível é na forma como soube exercer a função de capitão. Num clube onde a estrutura profissional do Benfica parece à deriva, Nuno Gomes foi sempre, internamente, uma espécie de pára-choques que resolvia, com a sua magistratura de infuência, problemas que deviam ser resolvidos pelo clube e pela sua estrutura. Repito, como capitão, Nuno Gomes é insubstituível. Não há ninguém no plantel que lhe seja comparável, não há ninguém que tenha angariado tanto respeito como Nuno Gomes. Sem um estilo de liderança fracturante, Nuno Gomes era o dono do balneário. Era uma espécie de Raúl do Real Madrid, mas com uma influência benigna no clube, ao contrário do que acontecia com o espanhol, cuja influência no Real Madrid ultrapassava a do treinador. E por isso é que José Mourinho não se opôs à saída de Raúl. Não confundámos Raúl com Nuno Gomes. A mesma importância nos seus clubes, lideranças completamente diferentes. Como sabem, conheço pessoalmente José Mourinho. Escrevi com ele, um livro sobre os seus três anos em Inglaterra. Sei como exerce a sua liderança nos clubes. Proponho-vos um exercício: imaginemos que Mourinho era apresentado hoje como treinador do Benfica. Conhecendo como conheço a sua forma de liderar e de como se abastece de exemplos positivos de liderança entre os seus jogadores, aposto em como uma das primeiras medidas de Mourinho seria renovar o contrato de Nuno Gomes. E aqui faço a única crítica a Jorge Jesus. Com esta atitude de rejeitar a renovação de contrato de Nuno Gomes aceitou expor-se mais do que devia e deu um sinal de que não vai passar por nenhuma mudança comportamental. Ao não perceber que num ano em que não pode perder, em que vai mudar metade do plantel, em que terá de retocar a sua imagem junto dos jogadores que permanecem, prescindir do único jogador que o podia ajudar nesta empreitada, é um risco que o treinador do Benfica não calculou. Com a sua experiência devia saber que os campeonatos não se ganham apenas em campo, começam a ganhar-se fora dele. E nos pequenos pormenores, como este. Embora, mantenho o que escrevi inicialmente, a sua decisão, tecnicamente, é inatacável. Mas Jesus esqueceu-se de um pormenor que os grandes treinadores da actualidade tendencialmente dominam. Mais do que mestres da táctica, os treinadores são gestores de emoções. E sem Nuno Gomes por perto, será dificil a Jesus implementar uma eficaz gestão emocional do plantel. Porque nada se resolve aos gritos.

    ResponderEliminar
  46. e o José Marinho disse tudo...e mais umas pequenas grandes coisas que não só "justificam" erros de época passada mas que igualmente projetam mais do mesmo (ou pior) para o próximo ano....acho que nunca renovei o Red Pass com tanto desânimo!

    ResponderEliminar
  47. "... acho que nunca renovei o Red Pass com tanto desânimo".

    Ora ainda bem. Com as expectativas tão em baixo talvez tenhamos este ano a antítese do ano passado, em que as euforias e as expectativas disparatadas, de tão elevadas, ajudaram a estragar a época.

    O José Marinho poderá ter alguma razão no que diz. Por outros lado, tudo depende mais da personalidade do treinador do que propriamente da presença ou não do NG junto dos jogadores. No fim de contas não estamos a lidar com miúdos mas com homens, com adultos já com família e filhos.

    Penso que o Mourinho não quereria ter o NG junto dos jogadores. Porquê? Porque não precisa!

    ResponderEliminar
  48. Manuel: O Mourinho não precisa??? Se há coisa que o Mourinho tem conseguido sempre, em todos os clubes por onde passou, foi ter os jogadores mais carismáticos da equipa do seu lado. Os donos do balneário. Droga, Terry e Lampard no Chelsea, Materazzi e Zanetti no Inter, Ronaldo e Casillas no Real. Aliás, o discurso do Mourinho - "aqui a estrela sou eu", só começou a ser posto em pratica já com o bolso cheio de títulos. Não foi logo ao primeiro campeonato e 2ª taça da Liga. Líderes deste tipo, com a mania que sabem tudo, que ganham tudo, que mandam em tudo, normalmente só se safam na playstation.

    ResponderEliminar
  49. Quando chegou ao fcp a primeira coisa q Mourinho fez foi recuperar Jorge Costa...

    Jesus ou começa logo a ganhar ou terá a tarefa muito, mas mesmo muito, complicada.

    ResponderEliminar
  50. Acho que a não renovação de Nuno Gomes é um erro, mas teremos de aceitar todas as opiniões.
    Jesus não o quer. Prefere outro jogador ao Nuno no plantel (veremos quem será). Sabendo que há jogadores que querem sair porque não gostam de estar no banco.
    O Benfica convidou Nuno Gomes para um cargo na estrutura do futebol, também é aceitável.
    Nuno Gomes não aceita porque quer continuar a fazer o que mais gosta e sente-se com capacidade para tal. Temos de aceitar e respeitar.

    O que se critica é a má gestão deste processo.
    Primeiro, a Direcção deveria estar preparada para esta condicionante e não esteve. Deixou "correr" a tinta pela comunicação social.
    Depois, deveria ter sensibilizado o Jesus, que a não inclusão do Nuno no plantel, poderá ter consequências negativas numa época de "pequena revolução" do plantel.
    depois, o Jesus deveria ser mais inteligente e ter essa perspicácia.

    É evidente que já percebi, que para Jesus, os lideres do balneário chamam-se Luisão e Aimar.
    Um como voz de líder e outro como líder de campo no posicionamento táctico, velocidade de jogo, marcações de bolas paradas, etc.
    Aceito e respeito esta imposição de Jesus, mas não aceito esta falta de sensibilidade e respeito de todos, na gestão do processo.

    Falando um pouco de Nuno Gomes, como jogador, tenho a dizer que o Nuno é e será sempre, um dos melhores avançados portugueses que apareceram.
    Tinha uma maneira muito diferente de todos os outros, por isso é que era útil.
    É o melhor avançado para jogar numa selecção como a nossa, pois não é tosco, sabe vir atrás, sabe tabelar e desmarcar.
    Era fortissímo nas diagonais quando ainda tinha velocidade, mas com a idade foi perdendo a velocidade e essa caracteristica, ganhando outras como a sua colocação entre espaços, daí o seu aproveitamento que vimos esta época. Porque é um avançado mais inteligente e experiente que os outros.
    Quando o Nuno joga ou jogava com bons jogadores, era importante e decisivo. Vejam o exemplo dos Europeus e Mundiais, que remeteu o Pauleta e outros para o Banco de suplentes.
    No Benfica, quando jogava com João Pinto por exemplo, jogava, fazia jogar e facturava.
    Gostava de o ter visto jogar mais vezes, neste dois últimos anos, com esta equipa (Aimar, Di Maria, Cardozo, Saviola, Ramires, Salvio, Gaitan, Martins, Coentrão, Maxi, Amorim...) pois acho que teria sido muito mais útil e teria feito muitos golos.

    ResponderEliminar
  51. caro Manuel, não é nada bom estar tão desanimado..faz mal à saúde!

    queiramos ou não, a bola anima a malta e eu não sou exceção e o modo como estamos a poucos dias do início dos trabalhos não me leva a pensar em coisinhas boas...especialmente porque me faz pensar que nadinha vai mudar face ao passado recente.

    isso das expectativas altas e desmesuradas eu percebo que pretendes dizer mas não sou gajo de ideias malucas de pré-época, tenho pézinhos assentes no chão e perfeita noção da dimensão desportiva de nosso clube.

    ResponderEliminar
  52. O Porto com Bruno Alves, Raul Meireles e Nuno ficou em 3º.
    Despachou os três, contratou um treinador com 33 anos e venceu o campeonato sem derrotas, uma taça, uma supertaça e ainda a liga Europa.
    Quem são as referências do Porto? O Helton? O Rolando? O Hulk? O Facão?

    ResponderEliminar
  53. John, é pá, não tragas esses gajos para exemplo...será que ganhavam e estavas a ter essa conversa se não tivessemos visto uma época de tanta roubalheira?!?!? As comparações com o clube corrupto estarão sempre enviezadas...

    Mas, seja como for, os gajos têm uma estrutura super sólida onde o Pinto da Costa é a referência máxima para não falar de outros metodos de por os jogadores na linha q duvido q os aceitasses se fossem utilizados na Luz. No SLB essa estrutura não existe, o nosso presidente está longe de ser essa referência e o treinador parece não conseguir ser o elo de união entre todos. Daí precisares q existam essas referências no balneário. Acredito q Luisão e Aimar consigam transmitir a mensagem de profissionalismo mas é preciso algo mais, é preciso uma ligação ao clube. Coisa q lá em cima, é verdade, conseguem. Qqr badameco chega lá acima e um mês depois já fala com ódio ao SLB e esfarrapa-se todo em campo por esse objectivo. Nós não queremos q os nossos tenham ódio a ninguem mas queremos q se esfarrapem em campo pelo manto sagrado. Q sintam q representar esta camisola é mesmo muito importante.

    ResponderEliminar
  54. John, as referencias do Porto são: Jorge Sousa, Elmano Santos, Duarte Gomes e Pedro Proença

    ResponderEliminar
  55. John, até tens razão, mas somos diferentes que os Corruptos.
    O que não admito como Benfiquista, é a falta de respeito e de gratidão por quem merece.
    O José Marinho, já comentou aqui, as falhas no passado com grandes nomes e benfiquistas, estava na altura de sermos diferentes com quem merece.
    O Nuno foi sempre um jogador honesto, dedicado e fiel ao Benfica.
    Como jogador, nunca gerou conflitos e foi sempre profissional.
    Honrou a camisola e a braçadeira.
    Merecia uma despedida digna.
    Merecia uma conferência lado a lado com o Benfica.

    ResponderEliminar
  56. Não se trata de defender Nuno Gomes e de o querer por a jogar, simplesmente trata-se de dar uma maior importância a quem esteve tanto tempo ligado ao clube.

    Quando Moreira sair do SLB, apesar de pouco ter jogador, merece uma atenção especial. São muitos anos. Luisão idêm, etc etc etc.

    ResponderEliminar
  57. John, de facto o Porto fez isso tudo, e ganhou. E nem vou agora discutir se as comparações com eles serão, ou não, sempre enviesadas. Só que:

    - O treinador do Porto, não perdeu a pré-temporada a andar por aí a auto-proclamar-se Catedrático do Futebol, Mestre da Táctica e outras coisas mais, (ou a melhorar contratos à custa de ofertas dos rivais)...
    - O Porto, clube, mesmo dispensando 2 dos jogadores mais influentes que tinha no seu plantel, soube colmatar as lacunas que o plantel anterior apresentava.
    - A equipa técnica do Porto, soube fazer a rotação do seu plantel ao longo da época, para evitar o mais possível que os seus jogadores principais "estoirassem" na fase decisiva, e mantiveram sempre a equipa com índices competitivos bastante altos.
    - E por fim, a estrutura do Porto, soube mostrar aos jogadores que lá estão - muitos deles estrangeiros - como é que se tratam os adversários, como é que se motivam os homens para a "guerra" com os principais adversários.

    Para além disto, têm o "outro" trabalho de casa preparado há anos...

    ResponderEliminar
  58. Nuno Gomes foi, na época passada, o único substituto credivel ao Cardozo(Weldon foi ostracizado, o ex-capitão também. O Kardec não serviu, nem serve).Concordo com aquilo que J. Marinho escreveu sobre a importância do N.Gomes no balneário.
    A outra questão tem que ver com o plantel.
    Quem vai substituir o Cardozo, no caso deste sair? Quem vai ser a alternativa credível ao ponta de lança titular? Até agora, o clube só contratou "Kardecs".
    O Benfica acautelou o 1º jogo da pré-eliminatória da LC,por causa da Copa América?
    Quais vão ser os titulares, na defesa, nessa partida?
    Ou será que o "banho" levado na supertaça do ano passado não serviu de exemplo? Pelos vistos...
    Para já, está a repetir-se a mesma novela da época passada.
    Em 2010, "substitui-se " o Quim pelo trapezista espanhol. Este ano, saiu o Nuno Gomes e o dom Sebastião sul-americano deve vir para a semana...
    Para o lugar do actual g.r. do Braga, devia ter vindo um melhor que ele. No caso do Nuno Gomes, deveria passar-se o mesmo.
    A.P.

    ResponderEliminar
  59. "John, é pá, não tragas esses gajos para exemplo...será que ganhavam e estavas a ter essa conversa se não tivessemos visto uma época de tanta roubalheira?!?!? "

    Claro que ganhavam, Pedro. Podiam não o ter feito com tanta vantagem, mas ganhavam tudo porque jogavam infinitamente melhor e com uma ambição que lhes permitiu, p.ex., ganhar em Coimbra, com um relvado impraticável. Por comparação, esse era um jogo que o Benfica deste ano nunca ganharia porque envolvia querer, ambição, dignidade e persistência, quatro coisas que a nossa equipa este ano praticamente não teve. Agora tens toda a razão quando dizes que as comparações com o fcp vão estar sempre enviezadas, é normal dada a rivalidade e o contrário também aconteceria.

    O Pedro Vagos tem toda a razão em falar da equipa técnica do Porto que tinha o Pedro Emanuel e, por isso, havia quanto mais não fosse lá um que aguentava o barco. Mas se calhar não era preciso porque a estrutura que está por de trás - goste-se mais ou menos de determinadas coisas - é competente, presente e vigilante, mas isso para o Vieira são defeitos a mais.

    Como diz o José Marinho, estamos a contratar um camião de jogadores -nem vou discutir a qualidade- que precisam de ser integrados. Vou dar o exemplo da desastrosa época de 2007/2008 em que igualmente foram contratados dezenas de jogadores. Perdemos o Simão, que se pode equiparar hoje ao Coentrão, e o Miccoli, que se compara ao Salvio. Resultado: um desastre. Foi mau de mais e mesmo assim tinhamos o Rui Costa e o Nuno Gomes para aguentar o balneário, agora nem isso.

    João Costa

    ResponderEliminar
  60. já estou farto de ver comentário das pessoas que criticam os benfiquistas que têm a opinião que o nuno gomes já devia ter saído há mais tempo, eu sou um desses.
    Para mim é que é bastante desolador ver certos benfiquistas elevarem jogadores medianos(alguns nem isso) a vacas sagradas, mas isto não é primeira vez, foi com o Roger, foi com o Katsouranis, foi com o Geovanni etc.
    Estou farto de cepos, 6 milhoes pelo sidnei, 2,5 pelo kardec, 8,5 pelo roberto, 4 pelo balboa
    mas acima de tudo estou de ver benfiquistas a defender esta politica de transferencias

    ResponderEliminar
  61. "mas ganhavam tudo porque jogavam infinitamente melhor"

    Discordo totalmente desta afirmação. Devido à recta final dos corruptos já ninguem se lembra mas durante grande parte da época eles não jogaram NADA. Nada mesmo. E conseguiam vencer pq o árbitro inventava um penalty, perdoava penaltys contra, mandava repetir penaltys, validava golos ilegais etc. Venciam por um golito sempre sempre sempre duvidoso. Enquanto isso o Glorioso ia vencendo e empolgando, quase ao nível da época anterior, até q chegados a Braga aconteceu o q sabemos e o campeonato acabou aí. Tudo o q se passou depois disso é irrelevante para comparar seja o q for. As duas equipas estavam em estados mentais totalmente opostos. Na fase em q eles não jogavam NADA se tivessemos tido arbitragens honestas eles tinham perdido muitos pontos e, não tenho dúvidas, a própria liderança do campeonato. Queria ver se nesse contexto eles seriam assim tão bons. Analisar a época deles sem ter isso em conta é um erro q os benfiquistas cometem sempre com claro prejuízo para a nossa equipa pois fazem comparações e críticas totalmente injustas.

    ResponderEliminar
  62. "mais nenhum clube no mundo ganhou tanto na venda de jogadores"

    Este JJ é mesmo um cromo.

    ResponderEliminar
  63. Pedro, isso não é verdade, quanto a mim claro. A parte da época em que eles venceram jogando mal e nós vencemos jogando bem foi entre finais de Dezembro e o mês de Janeiro. Eles começaram muito bem, ganharam-nos sem apelo nem agravo na Supertaça e meses mais tarde estavam a dar-nos cinco, no meio de outras vitórias muito convincentes para o campeonato. Isto para além de averbarem vitórias importantes na Europa, enquanto nós eramos humilhados na Champions num grupo facílimo.

    Mério a quem o tem. Os dirigentes -alguns deles- podem ser do piorio, mas lá que eles têm uma grande equipa, um belíssimo treinador e um bom futebol, têm. Mereceram tudo o que conseguiram. Claro que é só a minha opinião, mas acho que ver os benfiquistas começar por admitir isto e concentrarem-se em resolver as suas questões internas, montando uma equipa e uma estrutura realista é o primeiro passo para o sucesso.

    João Costa

    ResponderEliminar
  64. Nunca darei mérito a corruptos. Nunca.

    Manuel, será q já se pode falar do futsal?

    ResponderEliminar
  65. Pedro, JJ nem apura o Benfica para a Champions e é logo corrido.

    Vamos lá a ver se o Vieira não vai passar férias com o Peseiro.

    ResponderEliminar
  66. "Vamos lá a ver se o Vieira não vai passar férias com o Peseiro."

    Medo!! Muito Medo!!!

    ResponderEliminar
  67. Pedro, não costumo responder a perguntas estúpidas, dado a razão óbvia e lógica da minha relutância em criticar treinadores e jogadores ANTES do fim de uma competição. Expliquei isso ao meu Lab e ele concordou logo. :-))

    E que tal falarem com algum conhecimento de causa? Agora uma pequena estatística, com a devida vénia ao Gandaia:

    Modalidades:

    2004-2005- 2 ligas e 2 taças de portugal (Futsal e Voleibol)

    2005-2006- 1 taça de portugal e 1 supertaça (Futsal e Voleibol)

    2006-2007- 1 Liga,2 taças de portugal,1 taça da liga e 1 supertaça (Andebol,Futsal e Voleibol)

    2007-2008- 2 Ligas (Andebol e Futsal)

    2008-2009- 2 Ligas,1 taça de portugal,1 taça da liga e 1 supertaça (Andebol,Basquetebol e Futsal)

    2009-2010- 1 Liga, 1 competição europeia, 1 taça de portugal e 1 supertaça (Basquetebol, Futsal e Hóquei)

    2010-2011- 2 taças de portugal, 1 competição europeia, 1 taça da liga e 3 supertaças (Andebol, Basquetebol, Hóquei e Voleibol).

    Títulos:

    2004-2005- 4
    2005-2006- 2
    2006-2007- 5
    2007-2008- 2
    2008-2009- 5
    2009-2010- 4
    2010-2011- 7

    Em 2 anos conquistámos tanto como entre 2004 e 2007 e nos últimos 3 anos conquistámos mais (16) do que nos 4 anos entre 2004-2008 (13). Chamo a isso, RECUPERAÇÃO. Apesar de 2010/11 ter sido um "annus horribilis".

    É certo que nenhum deles, esta época foi o de campeão nacional, mas no basquetebol, voleibol e futsal chegámos à final do campeonato. No Hóquei acabámos com os mesmos pontos do 1º (apesar da batota flagrante e escandalosa que nos teria dado o campeonato). Apenas no andebol ficámos longe do 1º lugar.

    O Benfica não joga sozinho, mas actualmente as suas modalidades lutam, com reais hipóteses de vencer, todos os títulos nacionais e em alguns casos por títulos internacionais."

    ResponderEliminar
  68. O teu Lab é q te entende...

    Como é habitual nada dizes..siga.

    ResponderEliminar
  69. O Saviola está de saída???

    ResponderEliminar
  70. John Wakefield19/06/2011, 23:57:00

    Vou começar pelas modalidades que mais nos deram alegrias:

    1- ANDEBOL

    - 1 supertaça
    - 1 taça de portugal
    - final da taça challenge

    Resultado:
    - equipa portuguesa que mais títulos ganhou no andebol (SLB 2, fcp 1)

    2- HÓQUEI

    - 1 supertaça
    - 1 taça CERS

    Resultado:
    - equipa portuguesa que mais títulos ganhou no hóquei.

    3- Voleibol

    - 1 taça de Portugal

    Resultado
    Empate em títulos com o Fonte Bastardo

    4- Futebol

    - 1 taça da liga

    Resultado
    fcp (4 titulos) SLB (1 titulo)

    5- Basket

    - 0

    Resultado
    fcp (1 titulo) e Cab Madeira (1 titulo)

    6- Futsal

    - 0

    Resultado
    scp (3 titulos)

    Conclusão - Apenas 2 modalidades, em 6 possíveis, tiveram um desempenho positivo. Os títulos são importantes mas para o investimento em questão, que decerto foi elevado, trata-se dum fracasso pois as expectativas eram elevadas. Não ganhamos sequer um campeonato... Mesmo com fases regulares tremendas no voleibol e no futsal. Foi 1 ano triste!

    ResponderEliminar
  71. o Manuel só pode ser o vieira

    ResponderEliminar
  72. "O Saviola está de saída???"

    Vasco, esse até nem me preocupa... muito.
    Agora, se o Aimar sair como se fala por aí, para a Turquia, podem crer que teremos um regresso ao passado.
    Sem Coentrão e Aimar, perdemos tudo o que tinhamos melhor que os outros.

    ResponderEliminar

O Sport Lisboa e Benfica é o maior, o melhor dos melhores, não é grande, é ENORME, é Glorioso. Quem por cá passar tem que ter isso bem percebido e, dentro desse espírito comentar livremente, cumprindo as básicas regras de educação.