Páginas

quarta-feira, maio 30, 2012

Saviola, Kardec, Sálvio


Vai ganhando força a possibilidade de Saviola deixar o SL Benfica. Sendo objectivos, Saviola é um dos jogadores mais bem pagos do clube e tem tido muito pouca utilização e não me parece que na próxima época seja diferente. E como defendo que o Benfica não pode desperdiçar tão bom ordenado num suplente penso que a saída será a melhor solução para ambos. Nunca se percebeu muito bem a renovação por mais um ano com o jogador não sendo ele opção recorrente do treinador. Terá sido mesmo para adoçar Pablo Aimar?

 Kardec é uma das caras da estranha capacidade de negociação que o SL Benfica tem. Emprestamos jogadores a clubes em condições favoráveis e depois nunca conseguimos bons negócios quando estamos interessados em jogadores desses clubes. Kardec tem sido peça importante no clube brasileiro, tem jogado bem e marcado golos. Como costume nestas coisas já mostrou pouco interesse em regressar ao SLB desrespeitando o clube com o qual tem contrato. Típico de jogador burro como tantos que por aí há. Que fazer? Uma coisa é certa, se o Santos o quer que pague e bem por ele. Cedências por quem nos espremeu tanto num passado recente? Nem pensar.


 Por último Sálvio. Parece que a BenficaTV anunciou a contratação do argentino do Atlético Madrid pelo Benfica num contrato de 5 anos. Os valores que se têm falado rondam os 8 milhões de euros. Eu serei um dos poucos benfiquistas que não ficou encantado com Sálvio e antes que comecem a atirar pedras não estou a dizer que ele não presta, nada disso. Sálvio é um bom jogador, um ala rápido com técnica e faro de golo. Simplesmente não acho que seja jogador para 15 milhões como era pedido na altura. É um jogador objectivo que foi (e será) importantíssimo no nosso campeonato rasgando aquelas equipas mais fechadas. Pelo preço indicado continua a ser caro mas é um jogador que já conhece o clube, o campeonato e tem empatia com os adeptos. Aguardemos pela confirmação oficial.

Ainda a confusão do Basket

A blogoesfera benfiquista, mais uma vez, diz presente e está a dar relevo a um comentário que um "anónimo" deixou no blog Geração Benfica. O Mágico SLB alia-se à luta e deixa aqui o dito comentário que julgamos muito pertinente:


"Venho só dizer uma coisa....faço parte do corpo de intervenção que esteve no Dragão Caixa no jogo em questão, vou deixar aqui detalhes do que realmente se passou, se quiserem fazer isto publico estão à vontade, irão ter a confirmação disto tudo dentro de dias, no nosso relatório.Posto isto:
-O jogo foi por si bastante quentinho, por algumas vezes tivemos de intervir junto de adeptos por arremessos de objectos perigosos para a integridade de todos os atletas, uma vez que em movimento dificilmente acertas no alvo pretendido,os jogadores do banco foram os mais protegidos, mas também os mais massacrados;
-No término da partida, os festejos dos jogadores do Benfica, foram contidos, havendo aquela situação entre o atleta Nuno Marçal e o treinador Carlos lisboa;
-Após este incidente os adeptos começaram arremessar todo tipo de objectos para dentro campo, de seguida o atleta Nuno Marçal dirigiu-se à claque SD nos seguintes modos:
"Vocês vão deixar que eles festejem??Façam qualquer coisa, partam-nos todos..."
Ainda com os ânimos mais exaltados, tivemos de recorrer à força fisica e colocar em sentido alguns espectadores;
-Após carga policial, muitos de eles resolveram ir buscar paralelos, sim leram bem, paralelos ,para agredir o nosso corpo, como estávamos junto de outro publico, essas pedras caíram junto do mesmo abrindo cabeças de mulheres e ferindo até crianças; depois o Sr. Presidente da instituição vem dizer que fomos nós que batemos em crianças e em mulheres, quando são eles próprios a agredir as próprias mulheres e filhos;
-Para terminar, o jogador Rolando, defesa da equipa de futebol, estando presente no pavilhão ao terminar o encontro, foi abordado por um grupo de adeptos, dando-lhe um excerto de porrada desde a saída do pavilhão,até à sua viatura
Poderão em breve confirmar isto tudo, mas disto ninguém feio falar o presidente e a sad desta instituição..."


É evidente que se pode questionar a veracidade destas palavras mas, conhecendo o passado daquela "instituição", não há ninguém que não acredite que isto é um relato fiel do que aconteceu, até porque é suportado pelas imagens que passaram sobre a violência naquele pavilhão. É importante que o Sport Lisboa e Benfica que, nos dias de hoje, anda atento aos blogs, pegue nesta onda e não deixe cair o relatório policial em esquecimento e se lá estiver descrito o que este "anónimo" relatou é agir até às últimas consequências. Exigir castigo pesado para o clube e para o Marçal. Sem perdão. 

terça-feira, maio 29, 2012

Escolher árbitros


Os lagartos, definitivamente, são uns azarados do caraças. Agarram-se a certas argumentações para defenderem certas posições e acabam por dar enormes tiros nos pés. Fartaram-se de gozar com o Benfica quando ficamos fora das competições europeias e, afinal, em meados da década de 70, eles também ficaram; quiseram coagir/armadilhar um fiscal de linha e foram apanhados em flagrante. Agora agarram-se à célebre escuta de Vieira onde este "escolhe" o Ferreira para se defenderem da questão dos dois mil euros. "Áh e tal mas vocês escolhem árbitros por telefone" é o que os pobres coitados argumentam ignorando que tal era práctica corrente dos clubes que estavam nas meias finais da Taça de Portugal e a escolha era feita em acordo com esses mesmos dois clubes. Mas os gajos teimam com esse pecado do SL Benfica.


E eis que, sacana da internet, acabamos por descobrir que afinal, os verdes até para o campeonato nacional já escolheram árbitros. Nesta entrevista a António Garrido, um ex-árbitro, ele afirma que foi escolhido pelas direcções do Sporting e Porto para apitar um clássico decisivo para o título nacional. Ops...


Éticamente até pode ser reprovável mas é muito mais justo e transparente a escolha de um árbitro pelos dois clubes em causa. É o que aconteceu neste caso, é o que aconteceu na tal escuta a Vieira. O patético é os pobres coitados usarem isto como argumento contra o SL Benfica...será que agora se calam?


Agradecimentos ao comentador LDP que nos fez chegar esta pérola!

segunda-feira, maio 28, 2012

Segunda volta


Itália, país da Máfia, já vai na segunda volta no combate à corrupção e adulteração da verdade desportiva. Ninguém temeu os tentáculos mafiosos dos clubes corruptos. Tal como cá, os clubes com equipamento às riscas optam por manobras mafiosas para conquistarem o sucesso desportivo mas, ao contrário de cá, lá são punidos e bem punidos. 
Itália, país da Máfia, mas amador no que diz respeito a depositar dinheiro nas contas dos árbitros e a recebê-los em casa...

quinta-feira, maio 24, 2012

Finalmente, caraças!!!!!!

Luis Filipe Vieira, Presidente do Sport Lisboa e Benfica :


"“A minha primeira palavra não pode deixar de ser de orgulho, de admiração, de agradecimento a todos vós pela vitória, mas sobretudo pelo exemplo que nos deixaram.
Deram a todo o país uma demonstração clara de tudo quanto ao longo de anos temos vindo a denunciar.
A vossa vitória de ontem não foi apenas a vitória desportiva, não representou apenas o 23.º título a nível do basquetebol, foi uma vitória da verdade, da coragem, foi a vitória de quem soube sofrer as consequências de ir ganhar a uma casa que não tem dignidade nas derrotas!
Parabéns Carlos por seres o treinador e o homem que és!
Parabéns à equipa, porque ontem deram uma enorme demonstração do que é o Benfica!
O que ontem se passou no Dragão é uma vergonha para o Desporto, para o país, uma vergonha para as instituições desportivas!
Só não é uma vergonha para quem não tem, nem nunca teve vergonha na cara!
O que alguns fizeram ontem, mas também na véspera do jogo, foi demasiado grave para ficar impune.
E ainda têm a lata de falar de apagões? Quando a sua história foi marcada por fruta, corrupção e compadrio?
Têm a lata de falar de verdade desportiva quando o seu sucesso foi construído com base na maior mentira do desporto português?
O sistema ainda não acabou. O sistema de hoje continua construído na intimidação, na violência, nos favores.
As nossas razões podem não chegar à UEFA, como não chegaram as “escutas da fruta”, como não chegaram para a justiça portuguesa as “escutas do café com leite”!
Mas nós não vamos parar enquanto não limparmos o desporto português.
Burros não são os que acreditam na mudança.
Burros são os que acreditam que isto nunca vai mudar!
Burros são os que acreditam que a impunidade vai durar para sempre!
Mas será que alguns dirigentes deste país só gostam da actuação da Polícia quando esta os avisa que tem de fugir para não serem presos?
Na vida como nos livros:
Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia!
Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa!
Um fugitivo da justiça não o deixa de ser apenas porque alguns juízes decidiram assobiar para o lado!
Posso garantir-vos que vamos continuar a denunciar e a combater o sistema, o tempo que for necessário, seja no Basquetebol, no Futebol, no Andebol ou no Hóquei!
Alguns muros já caíram, mas não vou descansar enquanto houver árbitros, delegados e dirigentes que tenham medo, que se sintam condicionados por ameaças e represálias.
Não vou descansar enquanto algumas Federações continuarem a ter medo de agir com liberdade. Só espero que o sistema não venha agora a atacar no Hóquei, porque não tenham dúvidas de que vamos estar muito atentos!
Para o Carlos Lisboa e toda a equipa, o meu muito obrigado pela maneira como vestiram a camisola. Pela forma como lutaram durante o jogo e pela forma como souberam sofrer depois do jogo.
O vosso exemplo orgulha o Clube, orgulha os benfiquistas e orgulha todos aqueles que gostam de ganhar limpo!”"

Mais vale tarde do que nunca. Espero que seja para continuar e não uma mera estratégia eleitoral. Não podemos deixar esta situação "morrer" numa qualquer gaveta, temos que exigir  acção da autoridades, quer desportivas, quer judiciais. Não nos podemos calar e denunciar, sempre, todas estas manobras. Amanhã voltar a falar do assunto, no dia seguinte outra vez, etc etc. E agir, não se ficar só pelas palavras. AGIR!!!!

Olá, John

Para descanso de muitos o jovem promissor do Twente acaba de assinar contrato com o Sport Lisboa e Benfica por 5 temporadas. Apesar das tentativas de terceiros (os do costume) em desviar o jogador, o Benfica, desta vez, teve sempre tudo sob controle. Negociação e confirmação do acordo no tempo que me parece ajustado.


Os elogios ao jogador são muitos. Espero que confirme tudo o que de bom dizem dele. Quem quiser pode ver aqui um vídeo com jogadas dele. Ola John sejas bem vindo ao Maior Clube do Mundo. Boa sorte.

Brincar aos jornais

Ontem diziam que a contratação tinha sido abortada, hoje é assim:
Com diferença de meras 24 horas os dois jornais fazem primeira página com notícias totalmente opostas. Não li o conteúdo, não sei se tiveram a humildade de reconhecer o erro mas isto é brincar aos jornais. Como é que alguém os pode levar a sério?

quarta-feira, maio 23, 2012

Campeões em Basket

Finalmente uma equipa do Sport Lisboa e Benfica quebra o medo e vence no terreno hostil dos corruptos azuis. Não uma mas duas vezes. A primeira permitia fazer a festa na Luz mas, não conseguindo esse objectivo, foi ao Dragão Caixa dominar, vencer e tornar-se campeão nacional com todo o mérito.
Vi o jogo via net com transmissão no Porto Canal numa manobra manhosa típica dos corruptos azuis em que impediram a Sporttv de transmitir o jogo. Os comentadores obviamente andrades facciosos mas o mais "giro" foi no final, com os nossos jogadores a festejarem, os mecos do Porto Canal nem uma imagem da nossa equipa deram. Preferiram filmar os cabeçudos. Opções. 
O jogo teve condições para ser um passeio com o SLB a ter 11 pontos de avanço mas, como tantas vezes já vimos acontecer, quebrou e permitiu que o clube corrupto ficasse a um mero cesto de diferença. Felizmente para nós que eles também estavam nervosos e falharam nos momentos cruciais. 53-56 foi o resultado final.
Parabéns Carlos Lisboa, parabéns Campeões!

Ola John, Derlis, Caballero

Exemplo perfeito do que é a comunicação social desportiva em Portugal. O mesmo assunto com notícias totalmente opostas. Em quem devemos acreditar? Desde há muito que defendo que não devemos acreditar em nada até ser oficial e hoje, os três jornais desportivos, com estas notícias, explicam bem o porquê. Como é possível um dirigente do Twente confirmar que não há acordo para a contratação do jogador e o dito estar em Lisboa para assinar contrato? Alguém vai errar em cheio. E será que depois pedirão desculpas aos leitores? 
Se olharmos para outras notícias:
Aqui temos algo ligeiramente diferente porque já são palavras dos próprios jogadores (não ser seria escabroso e não quero ir por aí!!!) que falam como facto consumado o irem para o Glorioso. Ainda não há confirmação oficial (acho) mas já permite uma análise mais séria. Dois avançados novinhos com enorme potencial (?). Serão necessários? Faz parte daquela estratégia de contratar 6/7 jogadores novos para encontrar um novo "David Luiz"? Faz sentido esta estratégia? Estamos a prejudicar, novamente, a nossa formação? Estamos a desperdiçar verbas que podiam ser canalizadas para contratações fortes para o plantel principal? São jogadores de clara mais valia?
São demasiadas perguntas que resultam de uma muito dúbia linha de direcção do nosso futebol.

segunda-feira, maio 21, 2012

O mito do bom futebol de Jesus



Quando se fala de Jorge Jesus é incontornável que venha à baila o “melhor futebol do Benfica desde Ericsson”. Mas, será mesmo assim? Será mesmo verdade que o Benfica, sob o comando de Jorge Jesus, tenha praticado um futebol de tanta qualidade?
O primeiro ano de Jorge Jesus foi um ano muito bom, um futebol empolgante que culminou num saboroso título de campeão nacional. O futebol da equipa era alucinante, um autêntico rolo compressor que goleava adversários atrás de adversários e foi esse vendaval ofensivo que ficou na retina dos benfiquistas que dá crédito a Jesus nos dias de hoje. Mas será que vendaval ofensivo é sinónimo do melhor Benfica de sempre? Parece-me exagerado. A equipa sempre apresentou lacunas defensivas graves que nos custaram pontos e, principalmente, eliminações e derrotas em jogos chave ao ponto de apenas conseguirmos ser campeões na última jornada do campeonato. O melhor futebol de uma equipa não pode cingir-se ao facto de golearmos adversários teoricamente mais fracos, também tem que demonstrar capacidade defensiva, bloquear as investidas dos adversários, saber ultrapassar adversários fortes, etc. E o Benfica de Jorge Jesus sempre mostrou fragilidades neste campo. Se a coisa corre bem goleámos, se corre mal perdemos pontos. E será que o vendaval ofensivo, o tal futebol fantástico que encantou todos e que muitos defendem como o melhor de sempre, deve-se a Jorge Jesus ou ao contexto que encontrou no Benfica? Uma super equipa onde tinha um Di Maria endiabrado, um Cardozo goleador, um Saviola em cheio, um Aimar magistral e, principalmente um Ramires que é um todo terreno assombroso com uma qualidade excelente. “Á e tal mas foi Jesus que fez os jogadores render mais” defendem muitos. Não me parece que Di Maria e Ramires tenham baixado de rendimento nos anos seguintes, já o Benfica…

Vamos assumir que, de facto, em 2009/10 o Benfica jogou muito á bola. Vá, digamos mesmo que foi o melhor futebol de sempre do Glorioso. E os anos seguintes? Depois desse futebol tivemos duas épocas desastrosas. Também praticámos esse futebol fabuloso? Acho que nem o maior defensor de Jesus o dirá. Em três anos Jorge Jesus deu ao SLB um ano de futebol fantástico. Ou seja 33%. Nesta óptica também Fernando Santos deu ao Benfica um futebol fantástico durante parte do seu período como treinador do SLB quando o seu losango, com Simão a 10, dava espectáculo ou ainda Koeman que num período da época pôs o Benfica a jogar à brava que coincidiu com a vitória sem espinhas por 2-0 no Dragão. Não me parece que esses treinadores tenham deixado saudades no Benfica por terem posto o Benfica a jogar à brava em 33% do tempo em que treinaram a equipa.
O SL Benfica nos últimos anos foi uma equipa de ataque fulminante e sistemático mas que apresentava lacunas defensivas que ficam à mostra de todos quando se olha para os golos sofridos. Lacunas essas que nos jogos a doer vinham ao de cima e nem o vendaval ofensivo conseguiu ultrapassar. É difícil apelidar o futebol do Glorioso como o melhor de sempre quando se aponta tantas lacunas, tanta fragilidade. O Barcelona é considerada a melhor equipa de todos os tempos porque é a melhor em todos os momentos do jogo, porque ataca bem mas porque, mais importante, defende de tal maneira bem que asfixia por completo o adversário impedindo que saía para o ataque. O Benfica ataca muito e bem mas expõe-se bastante e sofre muitos golos dessa forma, golos esses que muitas vezes impediram a equipa de ter sucesso.

33% de bom futebol é, na minha opinião, claramente insuficiente para os objectivos de clube vencedor que o Sport Lisboa e Benfica é e que quer continuar a ser.

sexta-feira, maio 18, 2012

Sabes mais que um miudo de 10 anos? R:Não


Mais este flic flac à retaguarda desse contorcionista que é o Luis Fialho.

Já teve a resposta que merece, pois deve pensar que são todos burros no universo benfiquista

Zunzuns

Não tenho paciência e pouco ligo à silly season das pseudo transferências com que os jornais enchem as primeiras páginas todos os dias mas, na blogoesfera, a coisa tem piada (por enquanto) porque todos garantem ter boas fontes na informação.
Assim, de repente, temos:


- Simão Sabrosa, Manuel Fernandes, Paulo Machado, Eliseu, Rui Faria acompanhado por Mozer, tentativa de empréstimo de Fábio Coentrão, venda de Gaitan com Anderson cedido definitivamente... Alguém ouviu/leu mais algum rumor?

quinta-feira, maio 17, 2012

Hugo Vieira por 4 anos


Era dado como certo no Sporting e vem parar à Luz por quatro anos vindo do Gil Vicente. Hugo Vieira, jovem de 23 anos, é a mais recente contratação do SL Benfica para a época de 2012/13. Não sei se terá muitas hipóteses no plantel do Sport Lisboa e Benfica mas, acima de tudo, espero que esta seja uma contratação já validada por quem for o treinador do Benfica para a próxima época. Seja Jesus ou outro qualquer.
Que Hugo Vieira seja muito feliz no Sport Lisboa e Benfica. Bem vindo ao maior clube do Mundo.

quarta-feira, maio 16, 2012

Porque nem tudo foi mau

Em mais uma época desastrosa houve coisas que não foram assim tão más. 

Presença na Champions – Apesar de achar que podíamos ter passado o Chelsea e que houve excesso de respeito (e medo) de um treinador que até tinha escolhido este adversário, julgo que a participação não pode ser considerada negativa.

Taça da Liga - Um troféu que teima em não ser aceite pelos outros (porque nunca o ganharam) o que faz muitos benfiquistas irem na cantiga. A verdade é que é mais difícil que a Taça de Portugal. Das 4 vezes que ganhamos tivemos de ganhar ao porto 2 vezes e ao Sporting outras 2. A vitória nesta taça devia dar entrada na Liga Europa.

Artur – Temos finalmente um guarda-redes que dá pontos e vitórias. Apesar dos muitos golos sofridos foi um dos nossos melhores jogadores. 

 Garay – Finalmente Luisão tem um companheiro à altura. Falta preencher a lateral esquerda para a defesa ficar a 100%. A melhor dupla a jogar em Portugal é nossa. 

 Matic – Muitos não gostam dele mas mostrou-se muito útil, a maior parte das vezes numa posição que nem a aquela em que se sente mais à vontade (posição 6). 

 Bruno César – Um dos que mais se evidenciou ao longo da temporada. Parecia mais um gordo pesadão à imagem de um qualquer Felipe Menezes, mas não. O chuta-chuta tem bons pés, principalmente o esquerdo e foi dos que nunca se entregou. E acabou a época em alta. 

 Nolito – Uma das vítimas dos desvarios do treinador. Este quase sempre em bom plano com golos e passes decisivos. O treinador preferiu muitas vezes outras opções, ele lá deve saber porquê. 

 Witsel – Uma das melhores contratações para esta temporada. O belga tem magia nos pés. E faz várias posições. Espero que não seja o novo Ramires e só fique 1 ano. 

 Rodrigo e Nelson Oliveira – Espero que não aconteça nenhuma calamidade e que continuem entre nós. São o futuro do Benfica. Queiram os que dirigem o clube que o Benfica tenha futuro. 

 Cardozo – Mais uma bola de prata. Mas sobre Cardozo remeto para esta explicação do Sérgio, na Tertulia Benfiquista. Explica por 2+2 e para os que são muito burros. 

 Se juntarmos a estes Maxi, Javi Garcia, Aimar, Gaitan faz-nos pensar: “Como foi possível termos 5 pontos de avanço e perdermos isto??!” 
 Mas para responder a isto temos (será que temos mesmo?) o treinador e o presidente.

Possível alternativa

O Mágico SLB teve acesso a informação confidencial que permite acreditar que vai surgir uma alternativa a Vieira nas próximas eleições. Não podemos revelar o nome mas podemos dizer algumas coisas sobre a pessoa em causa:
- É alguém ligado ao negócio da construção civil e há rumores que está ligado a negócios pouco lícitos do ramo da recauchutagem;
- Foi presidente de um clube de futebol de dimensão reduzida mas que fez vários negócios com Pinto da Costa;
- É amigo do presidente do Porto e bastas vezes foi visto no camarote VIP do estádio do Dragão a festejar, efusivamente, golos e vitórias do clube azul;
- É sócio do Porto e do Sporting;
- Diz que é benfiquista;
- A primeira promessa que fez é que quando for Presidente do SLB irá pagar 5 milhões de euros por 50% do passe de um jogador do clube que é actualmente Presidente.


Parece que cumpre os critérios para ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica. E vocês, acham que é uma alternativa credível?

segunda-feira, maio 14, 2012

O poder do Polvo


As notícias de hoje abrem a possibilidade de a nomeação de Proença para a final da Champions ser "cancelada" mas isso não anula o significado de Pedro Proença ter sido a primeira escolha para apitar a final da mais importante competição de clubes da UEFA. Nem o portista mais fanático e faccioso considera que Pedro Proença seja um dos 5 melhores árbitros europeus logo, qualquer adepto de futebol se questiona do porquê desta nomeação? 
A resposta está naquilo que a foto representa. Pedro Proença foi visto a sair do Estádio do Dragão nas vésperas de apitar o SL Benfica-FCPorto, jogo decisivo do campeonato nacional. O fotógrafo que o apanhou e tirou fotos acabou numa cama de hospital. Proença fez a arbitragem que todos sabemos na Luz e acabou por ser o elemento mais saudado na consagração do corrupto campeão. O prémio foi agora tornado público. Pinto da Costa mostra, a todos, que manda nisto tudo e já não há qualquer pudor em o esconder. E num mundo de corruptos como é a UEFA (basta olhar para as tramoias á volta das decisões onde se disputam os campeonatos europeus e tantas e tantas arbitragens em jogos decisivos da Champions e a recusa, sistemática, em utilizar a tecnologia para ajudar à verdade desportiva) é natural que um dos maiores corruptos tenha livre acesso aos corredores de poder da UEFA. Repito o que disse acima, quem é Pedro Proença, no mundo da arbitragem europeu, para ser nomeado para a final da Champions? Isto é um claro exemplo para todos os outros árbitros, "estejam do nosso lado e vão longe". A teia que Pinto da Costa construiu já não vive só de fruta, de violência e de chantagem. Vive destes "prémios". É uma forma de Pinto da Costa continuar a mandar nisto tudo, de ter o beija mão destes vendidos todos. Dinheiro, como se vê no caso de Pereira Cristovão, qualquer um pode oferecer, já apitar finais da Champions e Europeus só está ao alcance do chefão.
Como pode o Sport Lisboa e Benfica lutar contra isto?
Utilizar as mesmas armas: O Sport Lisboa e Benfica é um gigante quando comparado com o Porto. Se fosse utilizar as mesmas armas, a mesma corrupção, o mesmo tráfico de influências tinha tudo para em 5/10 anos destruir o clube azul. O nosso "exército" é muito superior e facilmente espalhado por todo o lado, geramos muito mais dinheiro o que significaria muito mais para distribuir o que traria para o nosso lado todos as sanguessugas do futebol. Pinto da Costa tem um sistema em acção com trinta anos mas ao fim de 10 já estava a ter resultados prácticos. Com a nossa grandeza, em igual período, seríamos imbatíveis. Mas não está no nosso ADN. Ser benfiquista é ser justo, honrado, verdadeiro. Ganhar pelo esforço, pelo trabalho, pela humildade. Esta é, igualmente, uma das razões porque não conseguimos sequer lutar esta batalha, somos honestos. Quando um árbitro que tanto nos prejudica é agredido num centro comercial a reacção é de repúdio quando podia perfeitamente ser de contentamento. Usar as mesmas armas não é nem nunca será opção para o Sport Lisboa e Benfica.
Sermos perfeitos: É uma opção impossível mas podemos e devemos ambicionar estar o mais perto possível da perfeição e isso consegue-se cometendo cada vez menos erros. Principalmente erros facilmente evitáveis tais como enfraquecer o plantel no mercado de Inverno, comprar jogadores por atacado ano após ano, ostracizar jogadores por birra do treinador, fazer uma gestão desequilibrada do plantel, não cometer suicídios tácticos antes e durante um jogo, etc. Sendo o mais forte possível dentro do relvado permite que seja mais fácil concentrar-nos na luta pela verdade desportiva nos bastidores do futebol nacional. Se não dermos o flanco como tem acontecido bastas vezes é mais difícil nos derrubar e mais fácil canalizar as nossas forças para atacar os corruptos. É esta a única opção possível para um clube como o Sport Lisboa e Benfica. Mas para isso é preciso ter aos comandos do clube alguém que perceba de futebol jogado e que perceba do futebol de bastidores, que tenha vontade e benfiquismo suficiente para travar a luta necessária. Não é possível enfrentar este polvo que tudo controla enquanto dermos sucessivos tiros nos pés. Isso faz com que Vitór Pereiras e Villas Boas sejam campeões com relativa facilidade. Não basta dotar o plantel dos melhores jogadores e das melhores opções, é preciso saber o que fazer com tão boa matéria prima, é preciso defendê-los, sempre, dos ataques jornada após jornada, é preciso ensinar certas nuances do nosso futebol, é preciso assumir e explicar que há óbvias dualidades de critérios, etc.
Parem e pensem no que representa a nomeação de Pedro Proença para a final da Champions. Revejam o campeonato todo e percebam o quão descarada foi a roubalheira este ano e olhem, igualmente, para dentro do Glorioso e percebam o que não se fez e o que se fez de mal para chegarmos a este fim. Se no Benfica se conseguir ter a necessária capacidade de perceber os erros cometidos estará dado o primeiro passo rumo ao sucesso.


Os benfiquistas têm que perceber, de uma vez por todas, o que querem para o clube e se o caminho actual é o indicado para levar o clube às conquistas desejadas.



domingo, maio 13, 2012

Tacuara pois claro!!!



É isso mesmo Óscar, és o número um. És o maior. O melhor marcador estrangeiro da história do Sport Lisboa e Benfica. Duas vezes o melhor marcador do campeonato nacional coisa que o Glorioso já não via há muito. Mais de 25 golos época desde que chegou. Levas pancada como mais nenhum avançado em Portugal leva mas continuas a marcar golos atrás de golos. A qualquer adversário, em qualquer estádio, de qualquer maneira. Espero que fiques e continues a marcar golos com o Manto Sagrado. O benfiquista é tramado, andou anos a suspirar por um goleador, por alguém que metesse a bola dentro da baliza, agora que o tem quer correr com ele. Não dá para perceber. Tacuara, caga neles! És o maior. Ponto final. Factos são factos.


PARABÉNS!

sábado, maio 12, 2012

V. Setúbal - SL Benfica: 1-3

E com esta vitória do SL Benfica acaba, finalmente, a época.


Pouco mais há a dizer desta época que já não se tenha dito anteriormente. Um rotundo fracasso. O mais forte plantel do Sport Lisboa e Benfica acaba, novamente, em segundo lugar, a ver outros a festejar o título, afastados da fetsa do futebol no Jamor e agarrado, que nem lapa, à ideia que vender jogadores por boas maquias é que é.


Queremos que Cardozo seja o melhor marcador e para isso nada melhor que dar férias ao nosso melhor jogador Pablo Aimar e mete-se Witsel onde rende muito, na lateral direita...o Benfica 2011/12 foi isto, um chorrilho de disparates tácticos, de gestão incompreensível do plantel em que jogadores são numa jornada a primeira opção e na outra vão para a bancada. Adapta jogadores a posições que rendem pouco quando tem opções para o lugar no banco ou na bancada, etc etc... Valeu que Cardozo não desistiu e em cima do final do jogo meteu uma bomboca lá dentro ficando em vantagem perante Lima que terá de marcar em Alvalade. Tacuara merece o prémio de melhor marcador porque é, de longe, o melhor avançado do campeonato e o melhor avançado que passou pelo SL Benfica nestes largos anos e que muita falta irá fazer quando sair. E merece o prémio porque na luta louca para marcar um golo teve a frieza e jogo colectivo de assistir, magistralmente, Bruno César para o primeiro golo do SLB. Muitos teriam procurado o golo, aliás, como se viu com os putos Almeida e Martins a tentarem-no fazer quando tinham Cardozo mais bem colocado. São estes pequenos pormenores que poucos dão valor a Cardozo...bolas...se nem as paletes de golos que Tacuara marca eles dão valor iam dar valor a estas coisas. Cardozo, és grande. Esperemos que venças este troféu!


Acabou. E não deixa saudades. Para alguns tudo estará bem e concerteza que estarão contentes com o excelente trabalho de Vieira e Jesus e Carraça. Eu quero um Benfica vencedor e está mais que visto que com estes personagens nunca o teremos. 


Uma época que acaba com Vítor Pereira campeão depois de estar a 5 pontos de desvantagem do SL Benfica...é preciso dizer mais alguma coisa? 


Sou do Benfica e isso me envaidece.

sexta-feira, maio 11, 2012

Alguém explica?


Alguém pode explicar porque é que, estando Cardozo e Lima empatados na liderança da tabela dos melhores marcadores, o último jogo do campeonato das respectivas equipas não é disputado á mesma hora?  Mas isto faz algum sentido? Se a resposta for a questão das audiências relembro que o Porto-Sporting foi à mesma hora que o jogo do Glorioso e não me parece que um Sporting-Braga, sem nada em jogo, seja de superior interesse. 
carraça assumiu como objectivo da equipa dar o título de melhor marcador a Tacuara, colocam este horário para a jornada 30 e do Benfica nada. Importante mesmo é não vender bilhetes na Luz para o jogo no Bonfim!!!!!

quarta-feira, maio 09, 2012

Milagre Financeiro?




Gostava muito de ouvir/ler uma discussão educada entre entendidos na matéria... A questão do Estádio é algo que já falo há algum tempo.

Soltas #112

- Sábado termina o suplício 2011/12 com a visita do SL Benfica ao Bonfim. Como prémio a Direcção despede-se com a medida fabulosa de não vender bilhetes para o jogo no Estádio da Luz como normalmente acontece. Pode ser que assim os malandros não estejam nas bancadas do Bonfim...é isto o Benfica de Vieira.


- Seguem-se meses de sofrimento com as enchentes de notícias sobre interesses em jogadores, vendas astronómicas, empréstimos, etc. A primeira confirmação parece ser Ola John do Twente. Comentários? E ainda temos a questão pendente da permanência ou não de Jorge Jesus.


- Um jantar no Gambrinus está a dar muito que falar. É-me irrelevante que Seara tenha estado presente. Já os possiveis boatos dos motivos do almoço já me incomodam um pouco. Direitos televisivos? Torneio em Angola que o SLB recusou participar porque Vieira fez birra? Ligações de Eduardo dos Santos ao porto? 


- Vieira tinha prometido, há uns meses atrás, que, até ao fim daquele mês, o SL Benfica daria a resposta sobre a renovação do contrato com a Olivedesportos. Quantos mais meses teremos que esperar? Tinha dado tanto jeito termos sido campeões não é Vieira?


- O empresário de Gaitan diz que o jogador não joga por opção do treinador. Não tenho dúvidas que assim será e não vejo que venha mal ao mundo nisso caso se confirme que o jogador já está vendido ao United. Não temos nada em jogo já pelo que não vejo problema em resguardar Gaitan.


- Acabam de ser campeões mas estão mortinhos para deixar o clube. Curioso não?


- Paulo Bento renova com a selecção nacional. Há quem garanta que Peseiro vai para o porto, outros dizem que é Jardim quem se sentará na cadeira do gravatas enquanto que alguns dizem que está apalavrado com Vieira que convidou André Villas Boas e Scolari mas que tem medo de deixar sair Jesus porque irá para os azuis que manterão Vitór Pereira. E ainda há Domingos ou já terá sido esquecido?


- Jara marca um golo ao Real Madrid e diz que só regressa para jogar. É a jurisprudência de Enzo Perez a fucionar.


- Não sei o que dizer do Voley e dos juniores. Em Futsal cumprimos a obrigação de vencer a Taça de Portugal e ainda há uma esperança em Hóquei. Telma lá vai dando porrada a todas que lhe aparecem pela frente.


- ""Cristóvão és chanta e aldrabão"" . Chanta? Liguagem de visconde é muito à frente...


- Vamos lá fazer de Cardozo o melhor marcador do campeonato nacional, ok? 

segunda-feira, maio 07, 2012

Ataque às arbitragens ou

manobra eleitoral?
Não me incomoda absolutamente nada que isto seja uma entrevista encomendada. Incomoda-me sim que só o façam para descartar culpas e não para defender o Sport Lisboa e Benfica. Porque se fosse para defender os interesses do clube tinham feito estas declarações no decorrer da competição enquanto ainda se pode alterar alguma coisa. Acho absolutamente inacreditável que agora se diga que os árbitros, nas reuniões técnicas, ameaçam responsáveis do Benfica. E deixaram uma época inteira passar para denunciar essa situação? Já o Carraça tinha dito que depois de Coimbra estavam à espera de uma avalanche de roubos por parte dos árbitros. E nada se fez? Nada se alertou? Nada de pressionou? Os corruptos, levados ao colo desde a primeira jornada, foram goleados em Barcelos e aumentaram ainda mais a pressão sobre os árbitros. Fizeram um regabofe com pseudo faltas que o Benfica fazia na cobrança de livres com o resultado que se viu, por exemplo, em Alvalade em que o árbitro assinalou sabe-se lá o porquê por diversas vezes faltas contra nós. No Benfica sabe-se que se vai ser prejudicado mas está tudo bem porque para certas alminhas, é no fim que se deve falar. Claro, quando já está tudo decidido, quando já nada pode ser feito ,aí sim é que vamos denunciar. Muito inteligente sim senhor...

Basta "ouvir" Rui Gomes da Silva para se perceber que os blogs são cada vez mais uma voz activa na vida do SL Benfica e estas declarações sobre arbitragens apenas mais não são do que pegar no que a blogoesfera reclama e usar em benefício próprio para descartar responsabilidades e olhar para as eleições que estão à porta. 

Convêm evitar que o autocarro se espete no muro e não esperar que o muro se desvie. 

domingo, maio 06, 2012

SL Benfica - União Leiria: 1-0

As épocas passam, os fracassos acumulam-se mas não me consigo habituar à dor de me despedir do Estádio da Luz até à próxima temporada com esta carga de tristeza e frustração. 

É este o grande legado de Vieira no Sport Lisboa e Benfica. Hoje tivemos aquilo que Vieira deixa no Glorioso, a sua marca. Um Benfica amorfo, derrotado, sem motivação, sem garra mas, acima de tudo, um Benfica dividido. Um Benfica onde os benfiquistas estão uns contra os outros, um Benfica onde benfiquistas insultam outros benfiquistas. E os mesmos que insultam benfiquistas assobiam a equipa, assobiam jogadores que envergam o Manto Sagrado e estes que assobiam são os mesmos que depois saiem 10 minutos mais cedo porque o que interessa é fugir ao transito mas se alguém se manifesta contra os responsáveis por este estado de coisas estes mesmo benfiquistas, que assobiam jogadores e saiem mais cedo, tratam de assobiar benfiquistas. Pelos vistos, para estes que assobiam jogadores e saiem mais cedo, Vieira e Jesus estão acima de tudo, intocáveis. Parabéns caros benfiquistas que assobiam jogadores e saiem mais cedo, têm o Benfica que defendem. Espero que tenham estado sintonizados na TSF e/ou à Sporttv a acompanhar os festejos do clube corrupto porque, no fundo, é aquilo que estão a defender. Mais uma vez parabéns.

31 mil espectadores estiveram presentes para se despedirem do Estádio da Luz. Pelos vistos as 25 mil borlas e a chamada das casas do SLB não tiveram o efeito desejado. Será que, ao menos, desta vez o grande líder esteve presente? Pelo menos a malta perguntou por ele... E o futebol português é isto, retratado em toda esta situação do Leiria onde um palhaço de Presidente (curioso não é?) que não paga ordenados tem a lata de apontar o dedo aos jogadores que rescindiram contrato por incumprimento salarial do União. E lá apareceram uns pobres coitados no relvado da Luz, vários com vínculo profissional ao SL Benfica e que deram uma lição de profissionalismo fabuloso. Vieira pode matar muita coisa no Benfica mas ainda vamos tendo estes exemplos que nos distanciam claramente de outros clubes. Cardozo queria marcar, tentou marcar mas encontrou um fantástico Oblak que apesar de ser jogador do SL Benfica honrou a camisola que está a vestir e fez uma exibição excelente. Fosse de outro clube e hoje Cardozo teria saído da Luz com alguns golitos. 

Nas bancadas gritou-se "exigência", Jesus responde com " comigo fomos sempre à Champions". E é isto o Benfica de Vieira. É isto que os benfiquistas do assobio querem. Ainda bem que estão contentes. Não vos vi a ir festejar para o Marquês...estranho não é? Com tudo perdido até Toni já vem refilar contra as arbitragens...Quando ainda podia valer de alguma coisa estavam todos calados. Excelente táctica. Um rotundo sucesso.
Último jogo no Estádio da Luz, o jogo acaba e os jogadores recolhem ao balneário. Último jogo no Estádio da Luz. Quem é benfiquista percebe o que quero dizer...

Em Setúbal será o fim desta época humilhante. Mais uma no reinado de Vieira. Lá não deverão estar os do assobio à equipa e saídas 10 minutos antes do jogo acabar. Deverão lá estar os do costume, que estão em todo o lado. Estará lá Vieira?

E tu Rui Costa, onde andas?


PS: Polga comete grandes penalidades contra Benfica, Académica e Porto. Qual é assinalado? 


sexta-feira, maio 04, 2012

60 por cento

Ontem, António Carraça, deu uma entrevista à Benfica TV. Sei que é funcionário do Sport Lisboa e Benfica, sei que costuma se sentar no banco mas, admito, não sei que função exerce. Mas, adiante. É alguém importante dentro da "estrutura".

Não vi a entrevista e apenas tenho lido excertos da dita nos jornais e blogs e, do meio de tudo aquilo, há umas bicadas às arbitragens, tal como Jesus tinha dado no dia anterior, mas que não só sabem a pouco como, principalmente, chegam muito tarde. Mas houve algo que realmente me incomodou e que revela aquilo que é o SL Benfica actual: António Carraça assumiu que o clube tinha 5 objectivos para esta época - Campeonato Nacional, Taça de Portugal, 1/4 de final da Champions, Taça da Liga e apuramento para a Champions 2012/13. 
António Carraça, um dos homens fortes do futebol do SLB, diz, pomposamente, que o clube atingiu 60% dos objectivos traçados. E o Benfica é assim reduzido a meras questões matemáticas. Queríamos 5, tivemos 3, 60%, nada mau. Isto é absolutamente inacreditável. Como se a perda de um campeonato valesse tanto como a conquista de uma Taça da Liga e/ou segundo lugar que dá direito à Champions da época seguinte.

Isto é absurdamente humilhante. Mas é isto que Vieira transformou o Glorioso. Um Sport Lisboa e Benfica que se contenta com 60%, que se contenta com "grandes" vendas, que se contenta com Taças da Liga, que se contenta com "obra feita" há 10 anos, que se vai contentar com um Museu. É isto. Somos o Benfica dos 60 por cento...

PS: Entretanto a União de Leiria desistiu da Liga e, como tal, não deverá haver jogo amanhã na Luz. Menos um jogo para Cardozo poder lutar pela título de melhor marcador...

quarta-feira, maio 02, 2012

Palavras de Jesus

Três blogs publicaram, em simultâneo, declarações que garantem ser de Jorge Jesus. A fonte, segundo consta, é um familiar do ainda treinador do Sport Lisboa e Benfica.


As declarações são as seguintes a bold:


Diz que errou, sabe onde errou. Que o jogo na Rússia e em Londres rebentaram a equipa. Que preparou a equipa sempre para a meia-final/final europeia, que se deixou levar pelo entusiasmo.

Gostava muito de lhe perguntar onde é que ele acha que errou. Tenho mesmo muita curiosidade em saber a resposta dele a essa pergunta porque muito da opinião que tenho, actualmente, dele, resulta das respostas que eu dou a essa pergunta. Faz-me confusão ele reconhecer que o jogo na Rússia rebentou a equipa mas nada fez para a refrescar em Guimarães onde, relembro, fez alinhar Rodrigo que estava, como sabemos, em défice físico por causa da porrada que o caceteiro lhe deu. E a conversa do entusiasmo...já não tinha aprendido isso no ano anterior?

Não quer sair do Benfica. Que as notícias do acordo com os corruptos são encomendadas para ajudar ao clima que existe.

Não quer sair do Benfica mas não mostrou isso quando respondeu, secamente, a um jornalista que lhe perguntou se ficava no SL Benfica com um "tenho mais um ano de contracto". Adorava que ele tivesse utilizado o termo "corruptos" ☺

Que desde que ele chegou, o Benfica fez de receitas 160 milhões (fora bilheteira) só em vendas de jogadores e prémios nas competições europeias (só este ano mais de 20 milhões).
Que antes dele chegar, estávamos atrasados em relação aos corruptos em 20 anos. Hoje, estamos atrasados 4 anos.
Mas que a estrutura, essa continua a mesma, continua atrasada 20 anos. Palavras dele.
Diz que é inacreditável como é que o Benfica, sendo o maior Clube, não tem influência em lado nenhum (e não estava a falar de corrupção obviamente). 


O Benfica fez 160 milhões porque os jogadores eram muito bons. Ponto final. Admito que teve influência ao "fazer" Fábio Coentrão um lateral esquerdo de eleição mas, como já disse antes, também o Chalana nos deu o melhor lateral direito do Mundo. Nunca ninguém antes dele teve a disponibilidade financeira para contratar como ele teve nem teve a matéria prima ao dispôr como ele teve. E reconhecer que estamos 4 anos atrasados face a um Porto de Vítor Pereira é dose. Sobre a estrutura concordo com ele em absoluto. Nada a dizer.

Que Vieira está a ser muito pressionado internamente para o despedir, mas que ele não quer sair. E que para o ano é campeão. E na Champions é só passar o grupo e gerir. Que não comete o mesmo erro.
Diz que no sábado vai haver grande pressão na bancada, que a claque vai insultá-lo a ele e ao Presidente (isto já sabemos).


Para o ano somos campeões? Ena. Não o fomos com este porto miserável e vamos ser para o ano? E a Champions é para gerir depois da fase de grupos? Tinha a sensação que essa lição já devia ter sido aprendida na época passada. Espero, sinceramente, que o erro que diz que sabe que cometeu não seja só este da gestão da Champions... A claque, por sinal, até tem insultado Vieira, no estádio, pelo menos, Jesus tem passado ao lado dessa contestação.

Jesus não sabe se fica. Diz que a vontade dele é ficar, mas que o Presidente está a ser pressionado e que pode ceder, uma vez que as eleições estão para breve e vai querer salvar a pele

Esse é o Vieira que conhecemos, o Vieira que só pensa em salvar a pele, em sacudir a água do capote, em desaparecer quando as coisas não estão a correr bem.

Os blogs em causa merecem toda a minha consideração por isso, se eles garantem a veracidade das palavras, eu acredito neles. Sabe a pouco, a muito pouco, este desabafo de Jorge Jesus. Gostava que ele respondesse a algumas perguntas que tenho. Principalmente a questão dos erros.


terça-feira, maio 01, 2012

Dito pelo não dito

Vamos lá ver se percebi:


Manuel Sérgio, uma espécie de psicólogo que o SL Benfica contratou a pedido de Jorge Jesus, diz numa entrevista que "Jesus já deve ter outro clube" e que não se admira que ele vá para o Porto uma vez que "é profissional e está sempre preparado para sair". Ou seja esta frase é dita por um assalariado do nosso clube sobre o que ainda é treinador do Sport Lisboa e Benfica.


Arrependido, Manuel Sérgio desmente que disse tais palavras e o clube emite de imediato um comunicado a suportar o desmentido do "psicólogo". O zerozero, site que publicou a tal entrevista, publica o aúdio da mesma onde Manuel Sérgio diz, efectivamente, as tais afirmações sobre Jesus. O site do clube retira o comunicado.


Estamos a brincar ao futebol? Mas o que é isto? Amadorismo? Incompetência? Propositado? Agradeço que os defensores do indefensável se cheguem à frente...dava jeito perceber tudo isto.