Páginas

domingo, março 31, 2013

SL Benfica - Rio Ave: 6-1

Mais um passo rumo ao 33.

Pelo facto de na hora do jogo ser chip leader (not) no Estoril não pude ir ao Estádio da Luz ver o regresso do rolo compressor benfiquista que esmagou um honrado Rio Ave que tentou mas não teve possibilidades de travar este Benfica que quer ser campeão. Com um jogo europeu na quinta feira e depois de uma longa pausa por causa daquela coisa das selecções não se podia pedir melhor do que chegar ao intervalo com 3-0 no marcador e ter 45 minutos de puro controlo de jogo e gestão de esforço.

Tentei ir acompanhando o jogo pela televisão mas a atenção dividia-se o que me impede de tecer grandes comentários. Fica a sensação de excelente exibição quer colectiva quer individual, com Lima, claro, a destacar-se com o seu hattrick mas toda a equipa esteve bem. Pontos negativos da noite foram a lesão de Sálvio que se espera que não seja grave e o segundo amarelo a Melgarejo aos 89 minutos de jogo e consequente expulsão que o impedirá de jogar em Olhão. Jesus tirou Sálvio por motivos de lesão colocando Ola John no seu lugar, Cardozo e Aimar entraram aos 75 e 83 minutos, respectivamente. Com o jogo feito, Aimar podia ter entrado mais cedo mas, acredito, que o treinador irá fazer a gestão para o jogo com o Newcastle.

Três expulsões é sempre de lamentar. Ao não ver o jogo com a atenção devida não posso comentar a coerência das decisões do árbitro mas a falta sobre Enzo que dá o segundo amarelo a um dos expulsos do Rio Ave é evidente tal como o derrube a Maxi que seguia num perigoso contra-ataque. Melga trava um ataque perigoso e por isso o amarelo. Se mais lances merecem análise digam na caixa de comentários.

Seis golos numa noite de festa e seis jornadas que faltam para ser campeão nacional. Tudo em aberto mas cada vez mais perto do tão desejado e ambicionado prémio. Manter esta concentração, esta atitude e esta qualidade e o sonho pode tornar-se realidade.

Venham de lá os ingleses.
CARREGA BENFICA


sexta-feira, março 29, 2013

Regresso, Reforços e Greve


Finalmente o regresso dos jogos do Enorme e para a recta final, sem descanso, da época onde se vai jogar o tudo ou nada nos três troféus que o Glorioso pode conquistar esta época. Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal. Se nesta última as coisas estão bem encaminhadas para encontrarmos no Jamor o Vitória de Guimarães nas outras duas, mais importantes, ainda está tudo em jogo. A vantagem no campeonato é muito positiva e permite encarar com algum optimismo o resto do campeonato mas não podemos, como no passado, quebrar e permitir que o rival corrupto recupere terreno.O calendário não é fácil nem difícil, é o que é, e o Benfica tem equipa para vencer qualquer adversário em qualquer campo, em Portugal. Na Liga Europa vamos defrontar o adversário preferido de Jorge Jesus, uma equipa inglesa, longe de ser de topo. Temos todas as condições de seguir em frente. Assim a equipa e treinador o queiram. Luta, garra, humildade é o que se exige. Começa com a recepção ao Rio Ave onde se espera a continuidade das vitórias e uma casa cheia na Luz a empurrar os nossos bravos rumo ao 33.

É difícil ficar alheio às notícias, factos, opiniões e imagens que circulam por aí sobre os dois jogadores apontados como reforços do SL Benfica para a próxima época. Sulejmani e, principalmente, Djuricic, estão a encantar os benfiquistas com exibições de deixar água na boca para o que pode ser feito por eles quando envergarem o Manto Sagrado. Mas, ainda não houve confirmação oficial, ainda não foram apresentados na Luz e, como tal, tenho sempre receio de aprofundar o tema. 

Mais uma vez é o jogo com o Sport Lisboa e Benfica que dá coragem aos jogadores de uma equipa com sérios problemas para avançarem com uma greve. Se é verdade que é só quando jogam connosco que têm tempo de antena relevante também é verdade que é só quando jogam connosco, em casa, que podem realizar uma boa receita que permita resolver alguns dos problemas a curto prazo. É isto o futebol nacional. Todos os anos temos estas conversas, estes casos, estes problemas. Nada muda. Nada. E acaba sempre por ser o SL Benfica a ver o nome envolvido nas guerras e problemas dos outros.

segunda-feira, março 25, 2013

Qual o verdadeiro Jorge Jesus?


Quando acabar esta temporada Jorge Jesus terá completado quatro anos como treinador do  Glorioso, algo que não me recordo de ver em outro ocupante de tal honroso cargo. E quando esses quatro anos acabarem, a dúvida sobre o que é ou o que vale Jorge Jesus como treinador será enorme. E tudo por culpa dele.

É impossível fugir ao tema da renovação de contrato com Jorge Jesus. Todos falam e todos comentam o assunto. Se dependesse da vontade da maioria Vieira já teria mesmo renovado por mais alguns bons anos com o "Catedrático" mas, infelizmente, na minha opinião, a maioria dessas opiniões sobre a necessidade da renovação centram-se em argumentos errados: ou mais ninguém é capaz de fazer o que Jesus fez no SLB; ou vai para um rival; ou porque nos deu muito dinheiro a ganhar e practica um futebol espectacular. Resumidamente são estes três os principais argumentos de quem defende a manutenção de Jorge Jesus como treinador do SLB. Nenhum deles foca aquilo que devia ser fundamental para um treinador se manter em funções ao serviço do Maior Clube do Mundo: Vencer. Jorge Jesus chegou e venceu, com um futebol muito agradável provou que a história do "é preciso tempo" é um mito quando existe qualidade. O problema veio depois, com duas épocas demasiado más para se esquecer, com demasiados erros que se possam ignorar numa avaliação. O tal futebol espectáculo oscilava entre o 80 em que arrasava as equipas menores e o 8 em que era incapaz de vencer adversários com um pouco mais de qualidade. Oportunidades históricas de títulos foram desperdiçadas por erros que víamos cometer jogo após jogo, jornada após jornada, eliminatória após eliminatória. E, igualmente impossível de esquecer, o tal encontro com Pinto da Costa que obrigou Vieira a abrir os cordões à bolsa e tornar Jorge Jesus no mais bem pago treinador em Portugal e da história do SL Benfica.

E eis que chegamos a esta época que tem tudo para ser histórica: Líderes do campeonato com 4 pontos de avanço, a meio caminho do Jamor para uma final da Taça de Portugal contra o Vitória de Guimarães ou o Belenenses e uma campanha muito interessante na Liga Europa que faz acreditar na possibilidade de Amsterdão ser uma realidade. Tudo isto acompanhado por exibições muito sóbrias da equipa, que demonstra saber controlar os tempos do jogo, que quando em vantagem controla e gere o tempo e esforço e não vai em correrias doidas à procura de uma goleada desnecessária (e muitas acabam por acontecer fruto da excelente qualidade do plantel). Jorge Jesus conseguiu adaptar o plantel às carência com que se viu confrontado no início da época e tem adaptado a táctica da equipa ao valor do adversário, optando por introduzir mais um jogador no meio abdicando da dupla de atacantes. Jogadores a despontar com enorme qualidade, gestão e rotação acertada do plantel tornando a equipa forte nas competições que dispôe. Ainda não ganhou nada é verdade, até, infelizmente, já perdeu a Taça da Liga mas, se esta fosse a primeira época de Jorge Jesus, não haveria qualquer dúvida sobre a opinião a ter sobre o treinador.

Mas é a quarta época. Uma época que pode ser de luxo como de depressão, igual às duas anteriores e é impossível não olhar para o passado quando se pondera o futuro. Os erros serviram de lição? As teimosias deixaram de influenciar as tácticas? Não há treinadores perfeitos, todos cometem erros, mesmo esta época, apesar de até ao momento, o saldo ser positivo Jorge Jesus tem cometido erros que quando olhamos para as épocas passadas tornam-se erros preocupantes mas, verdade seja dita, notamos claras melhorias. Muito do que tenho criticado Jorge Jesus de não fazer, esta época ele tem feito e os resultados, positivos, estão à vista. Mas ainda não vencemos nada. E isso é o fundamental para analisar o trabalho do treinador do Sport Lisboa e Benfica. E para "ajudar" admito que tenho uma enorme falta de confiança em relação a Jorge Jesus e isso complica muito qualquer análise sobre o seu futuro e é, talvez, a principal razão para, neste momento, não ser capaz de defender a sua renovação. Não me esqueço do tal encontro com Pinto da Costa, da novela dos prémios, da táctica no Dragão e nos sistemáticos elogios à quadrilha corrupta. Tudo isto aliado à deprimente prestação desportiva das duas épocas anteriores impede-me de defender a sua renovação. 

Por isso a minha dúvida: Qual é o verdadeiro Jorge Jesus? Este que aprendeu com os erros e percebeu qual o caminho a seguir para elevar as possibilidades de sucesso ou o outro com opções tácticas estranhas que custaram muitos pontos e que agora à beira do final do contrato resolve mudar um pouco para garantir a renovação?

Que a época acabe e que os tão desejados títulos conquistados ajudem a decidir sobre o futuro do treinador tendo sempre a certeza que aconteça o que acontecer o Glorioso Sport Lisboa e Benfica continua.

sexta-feira, março 22, 2013

quarta-feira, março 20, 2013

Mais um à porto


Na caixa de comentários um adepto do clube corrupto falou qualquer coisa sobre penaltys nesta jornada. Deve ter sido a isto que se estava a referir. Mais um penalty à porto no nosso campeonato. Mas, este ano, nem assim. Por isso toca a tirar o Proença da jarra...

Foto retirada do Blog O Antitripa

terça-feira, março 19, 2013

Dia do Pai

O "Pai" de todos nós. Obrigado.

domingo, março 17, 2013

V. Guimarães - SL Benfica: 0-4

Quatro pontos de avanço, sete jornadas para o final. Será altura para começar a "acarditar"?

Uma jornada que antevi poder ser decisiva. É certo que só no final se saberá mas esta vantagem de quatro pontos que o SL Benfica arranca no final desta jornada tem tudo para ser decisiva na atribuição do título. Estamos fortes e com um treinador mais concentrado, mais pés na terra, como tem sido Jesus esta época é muito provável que não tenhamos perda de pontos relevantes até ao final do campeonato. Assim o espero.

Para este jogo admito que não gostei muito de ver o habitual 442 de Jesus com dois avançados e apenas dois homens no meio. Gaitan foi muitas vezes para o meio e Enzo e Matic estiveram fortíssimos na marcação e o Vitória não conseguiu ter jogo e aproveitar o maior povoamento no meio campo. A equipa respondeu muito bem à possibilidade de ficar com quatro pontos de avanço, entrou com tudo e cheio de vontade de vencer. O desgaste de Bordéus nem se viu como tenho dito várias vezes. Parabéns a Rui Vitória por ter feito do Vitória uma boa equipa que se mantiver este nível de jogo concerteza que fará uma boa classificação e muito provavelmente chegará ao Jamor. Mas o Benfica foi muito forte, fortíssimo.

Boas exibições individuais mas acima de tudo boa exibição do colectivo e isso é que faz ganhar confiança. As individualidades sempre estiveram presentes mas quando o colectivo funciona este Benfica é uma grande equipa. Acredito que ainda podemos ser mais fortes mas agora o momento é de saborear esta grande vitória e preciosa vantagem.

Paulo Baptista é daqueles árbitros que me fazem tremer e fico sem saber bem o que dizer quando o vejo a apitar bem um jogo do Benfica tal a novidade da situação. O penalty é bem assinalado apesra de saber que irá gerar conversa como qualquer penalty assinalado a favor do Glorioso. O amarelo é justíssimo porque Lima já não estava em direcção da baliza. O segundo amarelo e respectiva expulsão também foi bem ajuizado, há um toque na bola, sem dúvida, mas a mesma continua jogável a Melgarejo que só não prossegue a jogada porque é derrubado. Falta e amarelo. Indiscutível. Terceiro golo, Sálvio está em fora de jogo. Um fora de jogo no limite como aquele mal assinalado na primeira parte a Lima que ficava isolado na cara do guardião Vitoriano. Só faltou um amarelo a Soudani por simulação de queda dentro da área.

O ano passado tivemos 5 pontos de avanço e deixámos que escapassem por erros próprios que abriram porta a ataques fortíssimos da arbitragem. Este ano parece que os erros próprios estão mais contidos o que irá obrigar a que o sistema seja mais mexido no ataque. Temos que estar atentos, nunca baixar a guarda e manter sempre a humildade e concentração.

O campeonato vai parar e a equipa pode recuperar os seus indices físicos. Luisão pode recuperar da lesão, Matic e Enzo podem descansar e Aimar e Martins podem ganhar condição física.

Jogo a jogo. Rumo ao Marquês!!!
Carrega Benfica!!!

sexta-feira, março 15, 2013

Newcastle United, esmiuçado por Rui Malheiro

Alan Pardew começou a época com o 4x4x2 clássico como sistema preferencial.

XI Base: Krul – Simpson, Williamson, Coloccini, Santon – Ben Arfa, Cabaye, Tioté, Jonas Gtz. – Ba, Cissé.
em janeiro, com a venda de Ba ao Chelsea (8.5M de encaixe), viragem total para jogadores top do mercado francês.
chegaram: Debuchy (lat dir), Yanga-Mbiwa (central/lat dir), Haidara (lat esq), Sissoko (mcentro/of), Gouffran (av/ext). 21,2 milhões de euros investidos em aquisições em janeiro. boas notícias para o Benfica: Debuchy e Gouffran não podem jogar na Liga Europa.

A remodelação profunda no plantel levou Pardew a mudar o seu sistema preferencial para o 4x2x3x1.

XI Base: Krul – Debuchy, Taylor, Coloccini, Santon – Cabaye, Tioté – Jonas Gtz, Sissoko, Gouffran – Cissé.

Problemas recentes: lesões graves de Coloccini e Ben Arfa, q dificilmente voltarão a jogar esta época. + duas boas notícias para o Benfica.

Em dúvida para o jogo contra o Benfica: Krul, guarda-redes nuclear, cuja recuperação aponta para o início de Abril.

No jogo de ontem, Cabaye, unidade nuclear do meio-campo, saiu lesionado. a gravidade da lesão ainda é desconhecida.

Desilusão na Premier League, já se conseguiu colocar longe da zona de descida (9 pontos de vantagem sobre o 18º). longe da zona europeia, a aposta é, claramente, na Liga Europa. 12 jogos: 5 vitórias, 6 empates, 1 derrota.

Na fase de grupos, onde se cruzou com o Marítimo, a opção passou por dar minutos a alguns jogadores menos utilizados.

Na fase a eliminar, frente a Metalist e Anzhi, 2 vitórias (ambas por 1-0) e 2 empates (ambos por 0-0). 4 jogos, 2 GM, 0 GS. -resultadismo

Aposta no XI mais forte, debilitado pelas lesões e ausências, a promoverem algumas variantes dentro do 4x2x3x1: 4x3x2x1 ou 4x5x1.


Face à ausência de Krul, Rob Elliot, terceiro guarda-redes, parece ter ganho a corrida ao veterano Steve Harper. boa aposta, até aqui.

O sector defensivo mais habitual tem sido: Simpson – Taylor – Yanga-Mbiwa – Haidara. Santon é alternativa para a direita ou para a esquerda.

No meio-campo, Tioté e Cabaye, como dupla de médios centro, são a opção mais regular, assumindo Sissoko o papel de médio ofensivo. Com as lesões e ausências nas alas, Anita tem reforçado o meio-campo defensivo, abre as variantes 4x5x1/4x3x2x1, deslocando Sissoko para uma das alas.
Marveaux e Jonas Gutiérrez são as opções principais para os flancos, mesmo que o argentino, na LE, venha a ser mais suplente utilizado.
No ataque, Papiss Demba Cissé é titular indiscutível. Shola Ameobi, melhor marcador da equipa na Liga Europa, é a alternativa.
Numa situação de desvantagem no marcador, poderão ser utilizados em conjunto, saindo um dos médios: 4x4x2 clássico.

as más notícias são a intensidade/agressividade, o bom aproveitamento de bolas paradas, a perspicácia do Cissé em zona de finalização. Os bons passes de ruptura do Cabaye e do Sissoko. e uma equipa cínica e resultadista, que, mesmo assim, não tem medo de procurar a baliza nos últimos 25-30 metros.

Mais uma visita a Inglaterra


Tinha pedido um pouco de sorte no sorteio para os quartos de final da Liga Europa e não me posso queixar do resultado. O meu desejo era ou o Basileia ou o Newcastle e calhou a equipa inglesa no caminho do SL Benfica.

Não nos damos mal com ingleses e o Newcastle está longe de ser um papão. É daquelas equipas que Jorge Jesus gosta por isso não há desculpas para não encarar esta eliminatória com ambição de seguir em frente.  

quinta-feira, março 14, 2013

Bordéus - SL Benfica: 2-3

Em frente, rumo a Amsterdão, como se deseja, contra tudo e contra todos.

Mais uma demonstração da qualidade do plantel do Benfica ao poder mexer da forma que mexeu no onze base, principalmente, na defesa onde temos uma dupla de centrais completamente inesperada e inexperiente nestas andanças e mesmo assim estar sempre por cima do jogo, com o controlo total da eliminatória.

Jesus desta vez esteve bem ao não enfraquecer o meio campo perante a defesa que colocou em campo. Enzo e Matic apoiados por Gaitan e com Sálvio e Ola John nas alas davam o conforto que os defesas precisavam. E assim o Bordéus nunca teve hipóteses de conseguir discutir a eliminatória e apesar dos comentadores acharem que os franceses estavam por cima no jogo era notório, para quem entende um pouco do assunto, que o Benfica estava perto do golo, muito mais perto que o adversário. O golo surgiu numa bola parada através de um jogador que há muito o merecia, o grande Jardel. Se a eliminatória estava bem encaminhada a partir daqui ficou totalmente na nossa mão. Para ser mauzinho Jorge Jesus mete Cardozo em campo para fazer pouco do esforço dos franceses para cada vez que conseguiam marcar golo lá aparecia Tacuara a voltar a meter o Glorioso na frente do marcador. Só um reparo a Jesus que demorou a fazer as duas últimas substituições quando tinha já o jogo na mão e podia ter dado mais descanso a quem sai e mais jogo a quem entra.

É lógico que nem tudo foi perfeito, houve alguns erros que contra uma equipa de top podiam sair caros mas a rotação do plantel é isso mesmo, é aproveitar adversários, teoricamente, mais acessíveis para colocar jogadores com menos ritmo. Nenhuma equipa do mundo tem um 11 suplente ao nível do 11 titular. Nenhuma. E para as nossas ambições, o nosso plantel é um luxo a nível interno.

Os 6 mil benfiquistas foram respeitados. A honra do Sport Lisboa e Benfica foi respeitada. E a ambição do maior de Portugal continua intacta no desejo de ter uma época de sonho que os benfiquistas (alguns) muito querem.

Vitória justíssima da, obviamente, melhor equipa e seguem-se os quartos de final onde, com um pouco de sorte, fugimos a Chelsea, Tottenham e Lazio. Não que tenha medo destes adversários mas preferia um mais acessível para Jesus poder continuar a fazer esta rotação do plantel sem grande pressão e, se tudo corresse bem, nas meias, então, apostar todas as fichas.

Minha preferência: Basileia ou Newcastle.

Um desejo: passar uns dias em Amsterdão lá para Maio.

Carrega Benfica!!!!

Pede-se respeito


Por quem proporciona este apoio fabuloso bem longe da Catedral. Por isso, caro Jorge Jesus, favor não inventar muito e respeitar, igualmente, a história do Sport Lisboa e Benfica e lutar para vencer toda e qualquer competição.

Carrega Benfica.

terça-feira, março 12, 2013

Decisiva?


Com jogos europeus no meio da semana, a próxima jornada pode assumir contornos decisivos para o resto do campeonato. Quer o Glorioso quer o seu perseguidor têm deslocações com algum grau de dificuldade. É provável que ambos vençam os seus jogos uma vez que Marítimo e Vitória estão longe dos tempos em que eram equipas temidas nos seus estádios mas, com o acumular de jogos e o desgaste físico e psicológico consequente, pode acontecer um percalço e um deles perder pontos.

Qualquer deslize pode ser fatal nesta fase do campeonato. Que sejam os azuis a escorregar.

domingo, março 10, 2013

SL Benfica - Gil Vicente: 5-0

Líderes, mais uma jornada.

Havia expectativa em saber como a equipa ía reagir aos assobios de quinta feira e eis que a resposta foi a melhor possível, uma goleada a um desamparado Gil Vicente que nem teve tempo para fazer frente ao SL Benfica. Curiosamente não foi um jogo intenso, com um ritmo muito elevado, nada disso. Simplesmente, desta vez, os jogadores estiveram certeiros no momento dos remates e, defensivamente, não permitiram que o Gil tivesse sequer uma réstia de esperança em incomodar o SLB.

Este é o lado bom da táctica de Jesus, quando corre bem dá goleada. E sem muito desgaste. Três zero bem cedo na primeira parte permitiu passar a gerir o esforço pensando nos próximos embates mas sempre a procurar a baliza do adversário sentido-se que a equipa quis responder aos assobios. Não foi uma exibição de encher o olho mas foi uma exibição de atitude e convicção e isso é muito bom.

Gostei de Jardel, mais uma vez, uma exibição que fez esquecer quem ele foi substituir. Grande temporada do nosso central. Lima menos bem do que o costume mas a marcar...lembra-me alguém. Melga, finalmente a fazer o gosto ao pé com um belo golo e, claro, o regresso de Matic a dar logo outra qualidade ao meio campo. Minutos para Aimar e Martins que serão fundamentais nesta fase final.

Duarte Gomes na Luz é sinal de confusão. Desta vez até estava tudo a correr bem quando resolve ignorar aquilo que no estádio me pareceu ser óbvia penalidade. Irei aguardar pelas imagens da TV. De resto foi do melhorzito que lhe vi fazer.

Agora Bordéus com o pensamento em Guimarães. Sempre a somar. Somos Benfica, é para ganhar. TUDO.

Carrega BENFICA!!!!

quinta-feira, março 07, 2013

SL Benfica - Bordéus: 1-0

Quase que era feita a vontade de muitos de o Benfica se centrar apenas no campeonato nacional mas o adversário vindo de França foi demasiado fraco para satisfazer tal desejo.

São jogos como os de hoje que fundamentam todas as minhas reservas em relação a Jorge Jesus, A falta de vontade de vencer, de esmagar um adversário que apresenta debilidades quer técnicas quer morais, de arrumar uma eliminatória já na primeira mão, é algo que tem sido característico neste Benfica. São oportunidades destas que moldam a cultura vencedora de um clube e mais uma vez o Benfica desperdiça. Não se trata de ter obrigação de ganhar, de golear, mas sim da obrigação de o querer e lutar por isso. E hoje o Benfica não teve. Muitos falam que Jesus trouxe o melhor Benfica dos últimos 20 anos, que nunca viram o Benfica jogar tão bem. Mas onde anda esse Benfica? Hoje não foi, na jornada passada também não, na anterior idem, contra o Bayer nem por isso. O ano passado tivemos fogachos, no ano anterior também...onde anda esse Benfica arrasador que se fala?

Claro que Jesus não tem culpa de tudo, os jogadores hoje pareciam que equipavam às riscas. Tanto passe falhado, um jogador corria para a direita e o colega passava a bola para a esquerda. Arrepiante. Pouca garra, pouca atitude. Inaceitável. Foi por isso que foram assobiados, pela falta de atitude, pela falta de vontade em vencer. Mas Jesus, Roderick? A sério? Outra vez? Roderick e Martins no meio campo? Um puto que nem no Corunha jogou é titular do SLB num jogos dos oitavos de final da Liga Europa com apenas Martins como apoio? Francamente...e o que é feito do Urreta? Jesus é isto, é de fetiches. Do nada aposta nos jogadores como a seguir eles desaparecem...sem qualquer nexo.

Não me apetece falar de individualidades porque foi tudo mau demais. Apenas sei que tivemos oportunidade de resolver a eliminatória e ir a França mais descansados já a pensar na deslocação a Guimarães. Provavelmente irei ouvir defender que devemos jogar com as reservas em França porque o que importa é o campeonato. E é isto ao que o Benfica chegou, uns oitavos de final de uma competição europeia serem uma maçada. Adiante.

Estamos em vantagem na competição. Alguns adversários complicados estão em vias de ser eliminados. Nova oportunidade de sucesso europeu nos é acenada mas a vontade parece não ser muita. Não percebo, sinceramente não percebo.

Para mim é sempre para ganhar, tudo. Sempre.

PS1: Falam mal dos petardos mas depois assobiam a equipa? Faz sentido...
PS2: E que reacção foi aquela dos jogadores no final do jogo a quererem que os restantes colegas fossem para o balneário sem se despedirem dos adeptos? Amuaram com os assobios?
PS3: Interessante postura de Jesus nas conferências a passar a roupa ao pelo aos benfiquistas e especialmente aos No Name.

quarta-feira, março 06, 2013

Soltas #120

- Finalmente líderes isolados. É tão bom ver o Benfica no seu lugar devido. Mas, dois pontos é quase nada pelo que concentração e humildade são fundamentais para não perder esta vantagem que pode ser preciosa na recta final do campeonato.

- Continua a discussão sobre prioridades nos objectivos do Glorioso para esta época. Acho incrível que as pessoas realmente pensem que a permanência na Liga Europa pode pôr em causa o campeonato. O acréscimo de moral que uma possibilidade real de conquistar um troféu europeu dá à equipa é muito superior ao possível desgaste físico dos jogos "extra". E com o plantel que o SLB tem não há que ter qualquer receio em apostar nas duas frentes.

- Já se falavam em surdina e hoje os jornais avançaram com a notícia que Vieira propôs renovação de contrato com Jesus. A minha opinião sobre o tema é conhecida e mantêm-se mas gostei de ver que o Benfica pondera reduzir o salário ao actual treinador e aumentar os prémios por objectivos. Parece que copiaram um recente comentário meu sobre o assunto.

- Foi anunciado pelo SLB o desejo de fazer novo empréstimo obrigacionista. Lembro-me de há uns bons anos atrás todos os "notáveis" benfiquistas indignados e escandalizados com a ideia de um ex-Presidente realizar um empréstimo obrigacionista de 10 ou 15 milhões de euros. Agora fala-se em 80 milhões, já depois de se ter feito um de 40 milhões, e está tudo tranquilo.

- Nicklas Bendtner, internacional dinamarquês, foi punido com seis meses de suspensão pela Federação Dinamarquesa por ter sido apanhado a conduzir sob o efeito do alcool. A justificação é simples: o jogador tem de ser um exemplo para os mais novos. Que diferença para a nossa Federação onde um jogador cospe no árbitro e é convocado sem qualquer problema.

- Escândalo mundial. Nani foi expulso contra o Real Madrid e veio o mundo inteiro a terreiro defender o Barcelona!!!! Como se a expulsão exagerada do internacional português fosse anular todos os benefícios que o Barça tem tido ao longo dos anos. Esta fobia pró Barça é algo incompreensível. Eles jogam à brava, são, de longe, a melhor equipa do Mundo e provavelmente de sempre, não precisam desta defesa parva em relação às arbitragens.

- Sara Moreira ganhou uma medalha de ouro nos Europeus de Atletismo. Não demoraram as "bocas" sobre a pouca importância que é dado ao desporto nacional para além do futebol. Gostava de saber se aqueles que se insurgiram todos indignados pelo pouco relevo dado ao excelente feito da atleta sabiam sequer quem era a Sara Moreira e até mesmo se sabiam que estava a decorrer uma competição deste nível.

- Benfica TV em alta. Depois da compra dos direitos da Premier League, o esperado anúncio de que o canal vai passar a ser Premium, ou seja, vai passar a ser pago. Resta saber em que moldes, preço e se vai passar a ser disponibilizado na Zon. Penso que será o rumo a seguir de modo a aumentar bastante a rede de possíveis clientes. Ou então a Meo/PT segura a exclusividade do canal com uma oferta tentadora.

- Os No Name Boys fizeram 21 anos de existência. Nenhuma outra claque em Portugal passou pelos problemas e atribulações que a claque benfiquista passou e, 21 anos depois, ver aquele grupo de rapazes sem nome com esta força, esta alegria, esta paixão sem fim pelo Sport Lisboa e Benfica é a demonstração cabal que somos, realmente, os melhores adeptos do mundo. Lembro-me como se fosse hoje a minha primeira ida para os No Name Boys. Taça de Portugal, Benfica-FC Porto, vitória por 2-0 com um golo de penalty de William. Estreia apadrinhada pelo Rodrigo "Kadafi" que teve de ir buscar o Sérginho no meio dos malucos na celebração do golo de penalty. E vocês, lembram-se do primeiro jogo no meio dos NN?

terça-feira, março 05, 2013

Isto é Benfica



É isto mesmo. Fabulosa ideia. Como pequenas coisas podem representar tanto. É publicidade sim senhor mas é excelente.

domingo, março 03, 2013

Beira Mar - SL Benfica: 0-1

Excelente jogo de futebol esta noite em Aveiro que permitiu ao SL Benfica ficar, finalmente, isolado na liderança da Liga.

Não sei se foi um acaso ou se foi mão do novo treinador do Beira Mar, Costinha, mas este jogo demonstrou, na perfeição, que quando as peças de uma equipa são tacticamente bem colocadas e os jogadores cumprem o que lhes é pedido a diferença de qualidade entre equipas esbate-se bastante. Hoje o Beira Mar soube aproveitar muito bem as debilidades deste sistema táctico do SLB e terá sido a equipa que melhor réplica nos deu esta época no campeonato nacional e tudo fez para nos tirar a vitória que nos dá a liderança isolada. É daqueles jogos cujos três pontos valem muito mais do que a exibição. Há que reconhecer e perceber isso para corrigir nos próximos jogos. Jesus demorou um pouco a perceber e só com a entrada de Martins, tirando Cardozo, é que o Benfica conseguiu bater-se de igual para igual com o Beira Mar no meio campo e aí sim, a superior qualidade dos nossos jogadores teve oportunidade de matar o jogo mas a bola não entrou. E nestas situações há sempre o perigo de sofrermos um golo que o Beira Mar merecia por tudo o que fez. Felizmente tal não aconteceu e o Benfica sai do Estádio Municipal de Aveiro, repleto de benfiquistas, líder isolado numa caminhada que espera-se que só termine no Marquês de Pombal.

Cardozo pá, não podes falhar aquilo. Não podes. Tu fazes tudo bem, percebes a jogada do Gaitan, avanças para receber a bola que estás a pedir, o argentino faz a assistência e tu falhas?? Não pode ser. Matavas o jogo ali e tudo era tranquilo até ao final. Bolas. Tirando isso jogaste muito bem. O teu companheiro de ataque foi esforçado como sempre mas desta vez as coisas não saíram como desejado. A menor qualidade exibicional da nossa equipa tem todo o mérito do adversário e não demérito individual dos nossos jogadores. Foram esforçados, lutaram mas estavam presos na teia do meio campo dos aveirenses e deixaram os "rodriguinhos" de lado e tiveram um forte espírito de entre-ajuda. Podia ter sido mais fácil mas podia ter sido muito mais difícil.


A imagem é clara e não permite qualquer discussão. Hugo salta de braços abertos, a bola passa-lhe por cima, Cardozo cabeceia para golo e a bola é travada pelo braço do central do Beira Mar. Até a expulsão seria aceitável visto que a bola ía para a baliza mas aceito o amarelo. O único reparo é ter sido assinalado pelo fiscal de linha e não pelo árbitro principal. Faltas aqui, faltas ali, umas bem assinaladas, outras não. Nada de relevante. Um lance na área do Beira Mar antes do penalty assinalado não me parece falta, o cotovelo do jogador está junto ao corpo e um outro na área do Benfica em que Luisão corta a bola com a perna sem tocar no braço. Bem ajuízados os dois lances.

Temos uma vantagem pontual que num cenário extremo nos pode permitir empatar no Dragão para sermos campeões. É segurá-la vencendo todos os jogos. Todos. Jesus percebe de uma vez por todas que o segredo está no meio, irra!!!!!

Jogo a jogo.
Carrega BENFICA!!!