Páginas

domingo, agosto 23, 2015

Arouca - SL Benfica: 1-0

Péssimo.

Não a exibição mas o resultado. Principalmente quando sabíamos que os rivais directos tinham perdido pontos. Numa fase em que a equipa ainda precisa de estabilidade e tranquilidade, perder já tão cedo e deixar fugir os rivais não é nada bom.

O começo de jogo foi muito mau e a punição foi um golo sofrido. Muitos passes falhados, muita desconcentração e valeu Júlio César para impedir que o resultado fosse ainda mais negativo. Por volta dos 15 minutos o Glorioso pega no jogo, tranquiliza-se e começa a ir para cima do Arouca e começa então o vendaval de oportunidades que ou por azelhice nossa ou mérito do guarda redes adversário nunca resultaram em golo. Foram muitas e boas as oportunidades e quando se falha 4 ou 5 na primeira parte a tendência é não conseguir marcar mesmo. Quando a bola não quer entrar não entra mesmo. Pizzi e Semedo, nas oportunidades que tiveram, tinham que fazer muito melhor.

Na segunda parte foi mais do mesmo com Rui Vitória a arriscar tudo metendo logo ao intervalo Victor Andrade no lugar de Ola John para depois meter a carne toda no assador ao colocar Carcela no lugar de Eliseu e depois Jimenez no lugar de Samaris. Não sou fã deste arriscar, de meter avançados lá para dentro tirando defesas mas reconheço que o Benfica não passou a usar o chuveirinho nem o Arouca conseguiu aproveitar a vulnerabilidade defensiva do SLB por estar tão avançado no terreno. As oportunidades continuaram a existir mas a bola não entrou. E assim foram-se os três pontos.

Rui Vitória voltou a mexer na equipa, não ficou de braços cruzados. Podemos discutir as falhas defensivas, podemos discutir as opções do onze inicial mas Vitória tenta ir à procura  do resultado. Bastava um pouco mais de acerto dos jogadores para a resultado ser diferente. Perder é sempre chato, a noite hoje será longa, mas tenho a noção que jogámos bem e fizemos o suficiente para ganhar. E com tranquilidade.

O árbitro quis ajudar à festa e falhou ao não assinalar um penalty sobre Mitroglou. Falhou igualmente ao não amarelar Roberto por uma falta sobre Eliseu parando um perigoso contra ataque do Benfica. Pouco depois, falta semelhante, deu o amarelo que seria o segundo. No final do jogo a bola entra na baliza do Arouca e o árbitro anula o lance. Sinceramente não vi nada excepto um toque com o braço na bola por parte do jogador do Arouca. Depois dos resultados de sábado uma arbitragem destas era expectável para hoje mas não pode servir de desculpa com tanta oportunidade desperdiçada pelo Glorioso.

Esta vitória seria muito importante para cimentar a tranquilidade do grupo nesta fase inicial da época um pouco conturbada. Infelizmente irá ser uma semana de "saudades" e de bater no treinador do Glorioso. Desta vez não existirão desculpas como no passado onde os jogadores eram apontados como culpados por tanto falharem mas nada que já não esteja habituado e preparado. Que o grupo de trabalho também esteja preparado e que recupere no próximo jogo.


21 comentários:

  1. Antonio Vieira23/08/2015, 22:23:00

    Eu já nem sei porque me admiro com estas coisas no Sport Lisboa e Benfica sinceramente! Epa mandem mas é esse RV embora enquanto é tempo. Esse gajo nunca devia ter entrado no Benfica, este jogo só serviu para vermos o que vai ser a época miserável que vamos ter pela frente.. à segunda jornada e já temos 1 derrota com esse colossal AROUCA e já atrás do prejuízo... Mas quem dever estar contente é a "Estrutura" do SLB a tal que ganha os títulos. Porque o que interessa é mandar embora o treinador mais titulado do SLB porque não se podia continuar a pagar 4M€ mas já se pode ir buscar um jogador por 9M€ por metade do passe. Continuem assim que vamos longe.. Se perdemos no antro corrupto na 5 jornada,bem podemos dizer adeus ao TRI..

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro, aguardei que se iniciassem os jogos "a sério" para ter um opinião mais formada. Neste momento arrisco-me a dizer que, infelizmente, o RV é uma grande barraca. As dificuldades que apresentamos quer a nível defensivo quero ofensivo são incompreensíveis. Pode ser que venh a ter de modificar a minha opinião mas, nesta altura, tenho dúvidas que isso venha a acontecer. RV não foi talhado para clube grande quanto mais para o ENORME BENFICA!

    ResponderEliminar
  3. Jimenez não custou 9 milhões. Entrar por aí é só dizer mal por dizer.

    Eu não sou fã de RV e enquanto ele não cortar totalmente com o passado dificilmente terá sucesso no SLB mas hoje fizemos mais do que suficiente para ganhar. Bastava um ou dois dos muitos lances que tivemos na primeira parte entrar que tudo seria diferente.

    ResponderEliminar
  4. "Hoje fizemos o suficiente para ganhar". Felizmente, o Júlio César também fez o suficiente para não levarmos mais dois ou três.

    ResponderEliminar
  5. por aquilo que foi a pré-epoca e por termos perdido a supertaça estavamos proibidos de perder pontos neste jogo, quanto mais a derrota, e com os resultados de ontem mais imperioso era vencer.
    mais uma vez a equipa entra mal, e vão tres jogos oficiais sempre do mesmo, quer no inicio do jogo quer após o intervalo e só com o decorrer do mesmo é que liga a ele, hoje na segunda parte nem isso.

    o rui precepitou-se na primeira substituição a equipa até jogou bem mas falhou na finalização deveria ter esperado para ver como começava a segunda parte depois foi um conjunto de equivocos mais porque tirou jogadores que até nem estavam a jogar mal, deixando outros que passaram ao lado do jogo mas com estatuto, do que por ter desiquilibrado a equipa a verdade é que a equipa ficou sempre pior após cada substituição.

    mas o que eu acho piada é a certos gajos como o do topo que acha que o rui é mau porque perdeu com o arouca como se o outro não tivesse empatado em casa e sofrendo 2 golos desse mesmo arouca ou se não tivesse perdido na primeira jornada duas vezes uma em casa ou não tivesse empatado com um recente primodivisionario depois de estar a ganhar 2-0 isto já não é memoria curta é selectiva.
    já agora o argumento muito utilizado com o outro de que culpa tem o treinador se os jogadores falham golos quase de baliza aberta foi metido na gaveta de certeza.

    ResponderEliminar
  6. " o Júlio César também fez o suficiente para não levarmos mais dois ou três."

    É para isso que ele lá está!!!

    "já agora o argumento muito utilizado com o outro de que culpa tem o treinador se os jogadores falham golos quase de baliza aberta foi metido na gaveta de certeza. "

    Mas é que foi mesmo. :)

    Mas esta derrota complica tudo, tudo mesmo. :(

    ResponderEliminar
  7. Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento
    Ir a linha ---> cruzamento



    Retrocesso gritante! Aquele "erro" do Fernando Santos pode e deve ser repetido agora

    #RuaVitoria



    Nairo

    ResponderEliminar
  8. Jogámos bem?
    Então tenho que comprar uma TV nova....

    A sério em seis semanas perdeu-se o trabalho de seis anos o Benfica a defender hoje é um filme de terror, qual a referência ? Bola ou homem ? Não se sabe, o Júlio César esteve mais em jogo nestes dois jogos que quase a época passada toda, bolas nas costas da defesa é mato, Luisão aos 34 anos vai ter que começar a correr....Samaris e Pizzi lado a lado com um buraco para chegar aos avançados .
    Plano de ataque, chegar a entrada da grande área e cruzar.....

    Rui Vitoria mexeu na equipa sempre para pior tirar Ola Jonh e por um miudo mexido mas sem noção do que era para fazer colectivamente, o que levou a optar sempre por acções individuais.
    Carcela por Eliseu bem só pode ser para rir.....
    E o toque final mais um avançado e chutão para a frente.
    Podíamos ter ganho ? Claro que sim como ganhámos ao Estoril mas os probelmas estão lá.

    E sim acho JJ um dos melhores treinadores no processo defensivo e o melhor em Portugal neste momento.

    Agora o problema não é sua saída mas quem entrou que não têm qualidade nem capacidade para treinar o Benfica.

    ResponderEliminar
  9. "Rui Vitória voltou a mexer na equipa, não ficou de braços cruzados. Podemos discutir as falhas defensivas, podemos discutir as opções do onze inicial mas Vitória tenta ir à procura do resultado. Bastava um pouco mais de acerto dos jogadores para a resultado ser diferente."

    Este argumento é TOP, não consigo contra-argumentar, ou melhor, digo apenas que o Lito Vidigal é o treinador mais sortudo do Mundo, nem sei bem porque é que fez as 3 substituições, estava na cara que o arouca ganharia o jogo fosse como fosse.

    ResponderEliminar
  10. Não sei se o argumento é top mas é um argumento coerente. E posso repeti-lo as vezes que for preciso.
    Prefiro um treinador que seja activo do que um que fique à espera de uma salvação divina. E não, não sou fã de Rui Vitória.

    Não percebi essa do Lito Vidigal.

    rsa, nos seis anos tb tivemos muitos jogos maus e muitas vezes os grs (Oblak e JC principalmente) safaram a equipa. Queríamos um upgrade com a saída de JJ, infelizmente podemos ter falhado. Vamos aguardar mais um pouco e esperar que os rivais continuem tb a perder pontos.


    ResponderEliminar
  11. Gritinhos da Sharapova24/08/2015, 12:26:00


    Bem vistas as coisas, perdemos com o líder do campeonato, são sempre jogos de tripla estes. Normal, portanto.

    Rir para não chorar, que esta época vai ser longa e cheia de tristezas, anos 90 style.

    ResponderEliminar
  12. Pode ser que seja um ano à Trappatoni.
    :)

    ResponderEliminar
  13. Disseste o óbvio, apenas isso. Não disseste é que, mexendo ou não, as asneiras continuam a suceder em catadupa. E preferiste rumar em direção à polémica, aos árbitros, para justificar (o que pomposamente chamaste de vendaval ao jogo ofensivo do slb) a forma atabalhoada e sem nexo (novo recorde de cruzamentos na 1ª liga) com que o teu clube tentou chegar à baliza (sim porque as oportunidades criadas com possibilidade de finalização dentro da área foram imeeeeeeeeennnnnnnsaaas).

    Às vezes temos que dar tempo à própria equipa para que ela possa ser capaz ao longo do jogo de perceber aonde estão as debilidades do adversário ao invés de acentuarmos as nossas (refiro-me à substituição do ola john). Tens o exemplo do estoril, o treinador fez as substituições e foi o que se viu.

    O Lito Vidigal também é treinador, só te quis lembrar isso, a menos que tenhas ficado com a ideia que o slb jogou contra...ninguém

    ResponderEliminar
  14. É treinador e muito interessante. Mas polémica tem razão de ser ou não? Há ou não penalty sobre Mitroglou e o lance anulado no fim é muito estranho?

    Fazer substituições não significa acertar sempre. Nunca disse isso. Apenas disse e mantenho que gosto de um treinador que mexa na equipa à procura de um resultado favorável do que um treinador que fique à espera da intervenção divina para marcar um golo.

    No post até digo que "Não sou fã deste arriscar, de meter avançados lá para dentro tirando defesas".

    ResponderEliminar
  15. Caro Pedro,
    Ao treinador do Benfica não basta ser competente, tem também que o parecer.
    E o que parece é que RV é um tremendo incompetente...não o sendo!
    É por isso para mim inexplicável esta deriva, este experimentalismo levado a cabo pelo treinador do Benfica, que não consegue sequer esboçar um fio de jogo, quanto mais um "onze".
    É inexplicável que façam os trabalhos de pré-época Nuno Santos, Gonçalo Guedes, Carcela, se contrate Bilal Oud-Chikh e a primeira opção vinda do banco em jogos oficiais é... V. Andrade!
    Bem sei que a este treinador não estão nem vão ser dadas as mesmas condições que ao anterior, que a qualidade não abunda mas o Benfica tem que fazer melhor, muito melhor.
    Sabes bem que (mais do que ninguém) gostaria de ver triunfar RV mas este tem que explicar o porquê deste Benfica jogar pior que o "seu" Guimarães.
    É nisto que RV tem que reflectir. Não será preciso grande introspecção para perceber qual a razão "disto" estar a acontecer.
    Paulo Bento, em período conturbado da sua carreira, recordou um dia a dirigentes e adeptos que se tivesse que "morrer", morreria com as suas ideias. Há princípios que são essenciais, na vida e no futebol. Este é um deles.

    ResponderEliminar
  16. Retrocesso brutal. De uma equipa que sabe defender de forma excelente e a criar ataque organizado, para uma desmembrada e na fé que a bola caia redondinha nos pés do avançado após milhentos cruzamentos (sem critério e sem superioridade no momento de finalização).
    As virtudes eram bem superiores ao facto de ser teimoso e lento (será?) nas substituições.

    Caro benfiquista, está a tentar defender o indefensável.

    Já desde o mmento da saída de JJ que defendia que Vitória não tinha capacidade para o Benfica. É benfiquista mas não treinador.

    http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2015/08/substituicoes-lotaria-ou-dar-condicoes.html

    ResponderEliminar
  17. José Vieira, desde o principio que digo isso, RV tem que definir o que quer, tem que deixar de lado o passado e fazer vingar as suas ideias. E ser julgado por isso. Esta indefinição não ajuda nada nem ninguém.

    Arrenka, não sei o que é o indefensável. Se é achar que o SLB fez o suficiente para ganhar o jogo contra o Arouca, então continuarei a defender o indefensável. Se é achar que precisamos de melhorar, então continuarei a defender o indefensável. Se é achar que JJ não tinha qualidade para as exigências do SLB, então continuarei a defender o indefensável.

    Tenho muitos anos disto e não vou por modinhas, vou por facto, pela realidade.

    ResponderEliminar
  18. é engraçado... agora o jj é perfeito. Quem foi que levou baile na champions do Bayer, não conseguiamos nem passar do meio campo com a bola dominada? Quem perdeu contra o Rio Ave e Paços porque desatou a meter avançados (Derlei, Lima, Jonas) e perdemos o jogo? No jogo contra o sborden que ganhamos com um chutão e golo de ressalto do Jardel?

    Concordo que defensivamente estamos a anos luz do que foi o ano passado mas erros individuais acontecem (como acontecia com o Maxi num celebre 2-1 que ganhamos nos descontos).

    Novamente (porque tanto neste jogo como no estoril) os lances de perigo que sofremos foram perdas de bola do Pizzi e do Eliseu. No segundo tempo com o Vitor Andrade a jogar sozinho (e a perder 60% das bolas que iam aos pés) acabou o jogo. Ainda assim poderiamos ter vencido.

    ResponderEliminar
  19. Litmanen podes confirmar isso de Derley, Jonas e Lima terem jogado juntos?

    ResponderEliminar
  20. Encontrei alguns jogos nos últimos 2 anos. Não tive muito para procurar exaustivamente. No Rio Ave Benfica não jogaram os 3 porque houve uma expulsão, mas era mais ou menos comum quando o jogo estava a perder.

    Benfica Paços do ano passado - Lima, Jonas e Derley
    http://www.ogol.com.br/match.php?id=3597300

    Benfica Arouca 2013 - Funes Mori, Rodrigo, Lima
    http://www.ligaportugal.pt/oou/jogo/20132014/primeiraliga/12/4

    Benfica Olympiacos - Lima, Rodrigo e Cardozo
    http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2014/matches/round=2000479/match=2011796/index.html

    ResponderEliminar
  21. Obrigado Lit, é mais um mito que cai do catedrático.

    Os defensores do mestre gozavam com o RV por este meter três avançados em simultâneo. Ops.

    E tb gozaram por fazer substituições logo ao intervalo. Curiosamente na mesma jornada em que o mestre tira o Montero ao intervalo ...
    :)

    ResponderEliminar

O Sport Lisboa e Benfica é o maior, o melhor dos melhores, não é grande, é ENORME, é Glorioso. Quem por cá passar tem que ter isso bem percebido e, dentro desse espírito comentar livremente, cumprindo as básicas regras de educação.