Finalmente um jogo do Benfica. Podemos dizer mal, podemos ficar danados, mas tanto tempo sem jogos do Glorioso é uma tortura. Já tínhamos jogado contra o Estoril mas, infelizmente, não pude ver com a atenção que vi este primeiro jogo do Benfica no Torneio do Guadiana.
E, apesar de ter sido um típico jogo de pré-época, apesar da derrota (3-2), gostei de ver o Benfica. Sim, não fizemos nenhuma exibição magistral mas eu não peço isso neste tipo de jogos. Em jogos onde a equipa tem poucos treinos, onde metade da equipa é composta por jogadores suplentes ou a dispensar, eu não sou muito exigente, gosto de dar atenção individual aos jogadores e a pequenos pormenores. O Benfica apresentou duas equipas em cada parte jogando num 442 na primeira e num 4231 na segunda. É evidente que ainda temos muito trabalho pela frente e muitos erros por corrigir mas isso é algo perfeitamente normal nesta fase da época e conforme os "graúdos" forem tendo mais treinos vamos cimentando a equipa tipo que Quique irá implementar esta época.
O meu principal objectivo era analisar os novos jogadores:
Yebda- Gostei do jovem francês. Muito possante fisicamente mas nada tosco. Bem pelo contrário, mostrou boa retenção de bola e capacidade de sair com ela jogável. Muito pressionante o que lhe permitiu vários roubos de bola.
Carlos Martins- Descaído para o lado direito não esteve mal. Decidiu quase sempre bem apesar de algumas vezes executar mal. Com a melhoria de forma e maior entrosamento, se manter este nível, pode ser bastante útil. Desnecessário aquelas quezílias que na Liga Sagres poderão custar caro...
Urretavizcaya- Marcou um golo e isso fica sempre bem. De resto, por culpa também do jogo da equipa, pouco esteve em jogo. Fica para a próxima oportunidade.
Nelson Oliveira- Tal como Urreta, o míudo de 16 anos teve pouco em jogo mas mostrou-se pela entrega e empenho. Se com 16 anos tem este porte físico o que será aos 20 com um adequado acompanhamento técnico?
Balboa- Gostei do jovem extremo e sinto que irá ser de extrema utilidade em certos jogos na Liga Sagres. Muito rápido, vai à linha com facilidade e cruza com perícia. A rever positivamente.
Ruben Amorim- Muito fraco. O mais fraco dos novos. Pareceu tímido em campo. Acredito que com treinos e jogos irá crescer e mostrar o jogador que conhecemos.
Pablo Aimar- Ainda longe da melhor forma física mas quando toca na bola esta canta. Dois ou três toques e duas grandes oportunidades de golo. Os grandes jogadores são assim. Será inequivocamente uma mais valia.
Fellype Bastos- O jogador que eu mais queria ver não me decepcionou. Não deu para ficar maravilhado mas deu para ficar empolgado com este jovem brasileiro. Sempre no sítio certo, sempre bem a decidir, bom controle de bola, boa visão de jogo com e sem bola. Gostei muito.
Jorge Ribeiro- Pouco tempo em jogo mas o pouco que fez, fê-lo bem.
Penso que não me esqueci de nenhum dos novos. Dos outros apenas relevo para dois patinhos feitos dos benfiquistas que eu, por sinal, muito aprecio: Nuno Assis e Binya. Quique Flores vai ter dores de cabeça para saber quem dispensar naquele meio campo. Nuno Assis com uma exibição de belíssimo nível, quer em termos de entrega, quer em termos de jogo jogado, sempre com a bola nos pés e a decidir bem e executar bem e Binya a entrar muitíssimo bem no jogo, tomando conta do meio campo, indo à luta e ser o primeiro elemento na transição ofensiva sem qualquer problema mostraram ao treinador que são jogadores a ter em conta. Não vão poder jogar todos mas não será pelo centro do terreno que o Benfica terá problemas esta época.
Gostei também de algo extra-relvado. A atenção que o preparador físico estava a dar aos jogadores de fora, à forma como estava a dar-lhes exercícios e sempre a corrigi-los. A questão das fitas para controlar o ritmo cardíaco. Cheira a profissionalismo e isso agrada-me. Domingo haverá outro jogo, mais 90 minutos para observar novamente as novas caras e ir percebendo quem irá ficar e quem irá sair. Não me apetece falar muito dos que estiveram mal, mas Sepsi, principalmente, poderá ter complicado a sua estadia no Glorioso.
PS1: Os novos equipamentos são horríveis. O preto fica mal com o branco dos calções e riscas brancas da camisola, e depois aquele azul no centro estraga o resto. Nota muito negativa para os senhores da Adidas...quem é que olha para aquilo e decide que é bonito para ser o equipamento oficial do Glorioso?
PS2: David Luiz de novo lesionado? Espero que não seja grave mas, bolas, já chateia!