Páginas

sábado, fevereiro 28, 2009

Feliz Aniversário

1 9 0 4, ano da fundação, nasceu o clube do meu coração, qual é o seu nome? Eu vou gritar: Sport Lisboa e Benfica.

105 anos de Gloriosa história, de triunfos, de paixão. De amor. Viva o Benfica. Parabéns a toda a família benfiquista.

SL Benfica - Leixões:2-1

Justíssima é a palavra que melhor define a vitória do Glorioso esta noite.

Finalmente conseguimos vencer a difícil equipa do Leixões e um jogo apitado pelo lagartão Lucílio Baptista. Mas não escapamos ao habitual sofrimento de fim do jogo desta vez resultante de mazelas físicas que resolveram atacar forte e feio os nossos jogadores. Mas prevaleceu o espírito de união da equipa e os três pontos ficaram na Luz.

Quique Flores finalmente acedeu aos pedidos dos benfiquistas e colocou Ruben Amorim e Katsouranis como dupla de meio campo e, com naturalidade, tudo funcionou muito bem com o português e o grego a dominarem por completo todas as acções no meio do terreno, quer a defender quer a atacar a bola era apenas e só do Benfica. Toda a equipa esteve muitíssimo bem na primeira parte. Uma belíssima exibição com Di Maria e Reyes muito activos nas alas e com Aimar a pautar o jogo e a mostrar que, em condições físicas boas é, de longe, o melhor jogador em Portugal. Cardozo na frente completava o leque de peças atacantes que Quique pôs em jogo sendo Miguel Vítor no centro da defesa a única novidade na retaguarda da equipa. E como já disse, o Benfica entrou mesmo muito bem em jogo e foi com naturalidade que chegou ao golo num rápido lançamento lateral de David Luiz que mete a bola na velocidade de Reyes que assiste Cardozo para um golo fácil que não aconteceu por puro egoísmo de um defesa do Leixões que quis tirar o protagonismo a Tacuara. Tá mal. E desta vez o Benfica não cedeu espaço e continuou em cima dos rapazes de Matosinhos que pouco mais eram que inofensivos para Moreira.

E do nada acontece a lesão de Ruben Amorim que estava a jogar muito bem. É de uma cruel injustiça um jogador que finalmente está na sua posição natural, a jogar muito bem, ter que sair por lesão. Entra Carlos Martins e temos a paródia da noite com um imediato amarelo ao jogador do Benfica.

Na segunda parte o Benfica quebrou um pouco mas conseguia manter o Leixões controlado e longe da nossa baliza. Mas Di Maria e Reyes iam desaparecendo aos poucos obrigando Quique a mexer na equipa colocando Nuno Gomes pelo espanhol. Pouco depois nova infelicidade e Balboa tem oportunidade de entrar para o lugar de um lesionado Di Maria. Num belo rasgo individual de Cardozo, o paraguaio assiste Nuno Gomes para o segundo golo do Glorioso e, pensaram todos, a tranquilidade da vitória. Nada mais errado. Este ano não temos direito a um jogo tranquilo na Luz. Com as substituições esgotadas Carlos Martins lesiona-se e o Benfica passa a jogar com 10 jogadores em campo mas isso não significou jogar em inferioridade numérica porque ao sair Carlos Martins entraram em jogo mais de 31.000 almas benfiquistas que juntamente com os 10 bravos em campo lutaram com todas as forças para levar de vencida uma fantástica equipa do Leixões que merece estar no lugar que está. A vitória é um prémio merecido para todos.

O Lagarto Lucílio é um animal, um asco de árbitro. Mete nojo. Colocar um apito num qualquer Eduardo Barroso ou Dias Ferreira seria igual a uma arbitragem de um jogo do Benfica do Lagarto Lucílio. O cartão amarelo ao Carlos Martins é uma aberração que devia dar prisão. É inaceitável, é uma vergonha e, infelizmente, não é caso único. E só acontece ao Benfica. Alguns anos atrás aconteceu a Tiago que após ordem do 4º árbitro entra em campo e leva amarelo. É um ultraje. Se o quarto árbitro manda Carlos Martins entrar como é que aquele animal lhe mostra o amarelo sem consultar o colega? E o que dizer dos amarelos? Aimar é placado numa jogada de rápido contra ataque e nada, Di Maria leva uma entrada duríssima por trás e nada depois Miguel Vítor sopra nas costas de um jogador do Leixões e foi logo amarelo. Lagarto Lucílio e basta. É verdade que 3 minutos de descontos é pouco mas 2 minutos na primeira parte também me pareceu exagerado...se é por aí que José Mota quer pegar estou curioso para ver como se comportará na próxima jornada.

Não percebi o motivo de tanta irritação do treinador do Leixões. O Benfica foi sempre superior, o Leixões só apertou quando Carlos Martins saíu e, mesmo assim, pouco perigo causou a Moreira. Marcou um golo numa jogada que nem sequer percebi bem como ocorreu e pouco mais fez para mudar o rumo do jogo. Se o Benfica tem mantido 11 jogadores de campo acredito que teria sido uma confortável vitória do Benfica como tinha vaticinado anteriormente.

Gostei da equipa toda, Luisão fez um fantástico 200º jogo pelo Glorioso, Di Maria esteve muito bem, Cardozo lutador, Amorim e Katsouranis quase 5 estrelas, Miguel Vítor eficaz, David Luiz recomposto, Maxi seguro mas Pablo Aimar merece o prémio de melhor em campo. Que soberba exibição, que garra, que categoria, que qualidade. Só pecou no lance em que hesitou entre rematar ou passar a Nuno Gomes que foi o suficiente para permitir a intervenção do defesa adversário. É um luxo ter um jogador desta categoria na nossa equipa, a camisola 10 do maestro está muito bem entregue a El Mago. Balboa entrou numa fase que podia ser boa para ele mas com a saída de Carlos Martins perdeu essa oportunidade. Sinto que falta-lhe raça no ataque à bola. Palavra final para Nuno Gomes que marcou um golo à ponta de lança, atacou a bola. Se fizesse sempre isso, se atacasse mais vezes a bola, marcaria muitos mais golos.

Vencemos como era exigido. Agora é desfrutarmos do que cair do jogo entre amigos. Vamos sempre lucrar.

Fomos enormes esta noite, jogadores e público. Assim é que deve ser sempre.

PS: Meia dúzia de lugares ao lado e duas ou três filas acima e vinha eu com as barras de ouro para casa...

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Benfica Vencer Vencer

Depois de um mau jogo desejo sempre que o próximo venha o mais rápido possível. Vamos receber no Estádio da Luz, esta noite, um Leixões que ainda não conseguimos derrotar desde que regressou à primeira divisão, vamos lutar contra um árbitro que é uma anormalidade estatística para o Benfica (apenas cerca de 37% de vitórias em jogos apitados por este "senhor") mas não há outra possibilidade que não seja colocar em campo toda a nossa qualidade e lutar, até ao fim, contra tudo e todos, pela conquista dos 3 pontos. Vencendo hoje colocamos pressão nos dois amigos que se vão encontrar amanhã.

Força Benfica!!

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Soltas #78

- O pós derby não tem sido fácil para as hostes benfiquistas. O carrossel emotivo é uma constante e após mais uma descida abrupta regressam as dúvidas, as críticas, as exigências. As vozes mais sensatas pedem tranquilidade e confiança no grupo de trabalho mas, verdade seja dita, não é fácil.

- Mais do que 3 pontos perdidos, sinto que mais uma vez entregamos o ouro ao bandido. Literalmente. Este ano tem sido um dos anos mais vergonhosos em termos de arbitragem que me lembro. Após as acusações e provas contra os corruptos, observar a forma como os árbitros levam os corruptos ao colo é assustador. Ver o Benfica a facilitar nos momentos chave é desesperante.

- Sexta feira temos jogo na Luz (porquê na sexta?) e oportunidade para sarar algumas das feridas. Sem dúvida que a vitória é o mais importante mas, neste momento, os benfiquistas precisam de algo mais do que vencer, precisam de acreditar. E só com essa crença é que se pode pedir estabilidade e confiança.

- As discussões sobre o 11 e o esquema táctico voltaram a assumir-se como principal tema de conversa. Cardozo prepara-se para regressar à titularidade e existe possibilidade de Amorim fazer dupla com Katsouranis por impedimento de Yebda. Sei que Quique não vai alterar nada de substancial mas gostava de ver um 433 com Amorim e Kats no meio atrás de Aimar com Cardozo fixo na frente e Reyes e Suazo/Di Maria libertos nas alas.

- As renovações de Luisão e Nuno Gomes voltaram a estar na mesa. Luisão é um líder no balneário e por isso não me importo que renove. A sua saída também não me choca pois temos boas alternativas. Nuno Gomes pode ser um elemento interessante no plantel mas apenas e só por um ordenado condizente com a sua rentabilidade.

- A campanha da nossa equipa de basket continua soberba. Em futsal as coisas não estão tão bem e em Hóquei e no Volei verifica-se uma recuperação.

- Se temos que levar com o maior bluff do futebol nacional não vejo qualquer problema em naturalizar e convocar o melhor avançado em solo nacional dos últimos 8/9 anos.

- Ronaldo com um grande exibição quase que ía levando a melhor sobre Mourinho. Grande jogo em perspectiva para Manchester.

- Excelente notícia: Fernando Seara abandonou o Dia Seguinte. Péssima notícia: vai para a TVI...

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Rescaldo do derby

Não vencer um derby (sim porque o Benfica nunca perde, às vezes é que não ganha) é chato. São apenas três pontos que estão em disputa mas não vencer é chato porque temos que aturar o histerismo lagarto durante o resto da época.

No derby de sábado o Benfica esteve muito mal e, por isso, perdeu três pontos que vão fazer muita mossa nas contas do campeonato, e isso é que é preocupante. Quando o Benfica não vence desta forma é-me relativamente fácil ultrapassar a dor da não vitória, tal como foi relativamente fácil ultrapassar o descalabro na Grécia, culpa própria, erros próprios. Isso é futebol, umas vezes vencemos outras não. O que realmente me deixa desgostoso é sentir que mais uma vez perdemos o comboio do título. Vencer em Alvalade significava colocar os verdes bem longe e com uma pressão enorme para triunfarem no Dragão, ao mesmo tempo que pressionavamos os corruptos que ao mínimo deslize seriam ultrapassados. Agora, com 4 pontos de diferença, tudo fica mais complicado. Os benfiquistas optimistas dizem-me que 4 pontos não são nada, que na próxima jornada podemos recuperar, que temos que apoiar, somos o Benfica, etc. É verdade, somos o Benfica e continuarei sempre a apoiar o Benfica mas, ao contrário destes consócios, não me iludo, conheço muito bem o futebol nacional. O Benfica teria que fazer um campeonato imaculado até ao final e esperar que os corruptos perdessem 4 pontos e sei perfeitamente que não vão deixar isso acontecer. Tínhamos que ter vencido este derby, tínhamos que colocar enorme pressão para o jogo de amigos da próxima jornada e colher os frutos que daí viessem. Não conseguimos. E agora vamos pagar caro.

Eu sei que o Benfica nunca se levantará se não sair do ciclo suicída do entra e sai de treinadores, das revoluções no plantel. Enquanto não estabilizarmos, acreditem, que o Benfica nunca passará disto, de ser uma presa fácil para os corruptos. Mas olho para Quique Flores, que admiro como pessoa pela sua postura, e não vejo evolução clara na equipa. E estamos a falar de uma equipa que dispôe de um dos melhores preparadores físicos do mundo e de jogadores de top mundial. É obrigatório que o Benfica apresente melhor futebol do que aquilo que tem mostrado até agora. Não compreendo as opções de Quique, não compreendi a questão Léo, não compreendo a não titularidade de Cardozo, não compreendo o adiantamento de Aimar, não compreendo a insistência no 442. Tudo estaria certo se os resultados fossem dando razão ao treinador mas não é isso que está a acontecer. É verdade que fomos roubados em 10 pontos. Numa competição honesta estavamos isoladíssimos em primeiro lugar perfeitamente descansados a olhar para baixo. Nunca me irei calar nessa questão, nunca deixarei de denunciar os roubos que fomos alvo, mas não posso, com isso, ignorar os erros próprios. E não vencemos o derby por culpa própria.

No rescaldo do derby há a apontar uma lamentável agressão ao nosso roupeiro por parte de adeptos sportinguistas. Espero que o Benfica não faça nenhum cavalo de batalha por causa disto. O clube não tem culpa. A haver castigo devia ter sido quando elementos da juve leo invadiram o relvado armados de paus para agredirem os jogadores do Benfica. Aí sim devia ter existido castigo severo, agora, apesar de lamentável, não posso apontar culpas ao Sporting.

Quem também passou um mau bocado em Alvalade foi este nosso companheiro benfiquista.

sábado, fevereiro 21, 2009

Sporting - SL Benfica: 3-2

Ao fim de 25 anos um penalty a nosso favor em Alvalade mas, infelizmente, não foi o suficiente para evitar uma derrota justa na casa dos lagartos.

Uma derrota que irá afastar o Benfica da corrida do título. Tendo em conta o que se tem visto de arbitragens uma vantagem de 4 pontos é suficiente para os corruptos levarem mais um caneco para casa. Para lutar contra esta podridão toda temos que ser muito fortes, muito coesos, muito lutadores. Hoje não fomos, hoje o Benfica jogou mal, principalmente na segunda parte.

Quique Flores resolveu tirar Cardozo do 11 dando a titularidade a Suazo. A táctica era clara, apostar na velocidade de Suazo e Reyes servidos por Aimar. É fácil falar depois mas a verdade é que Cardozo vinha rubricando belas exibições e merecia ter sido titular. Por outro lado e em sua defesa, Quique Flores não estava á espera de um jogo tão desastroso de David Luiz que numa paragem cerebral inqualificável não despachou uma bola fácil ficando assim à mercê de Liedson que nunca desiste de uma bola. O lance do canto é daqueles que me tira do sério, falhanço de David Luiz, um corte de Luisão quando a bola ía para as mãos de Moreira e depois Liedson sozinho a fazer um golão. Nem queria acreditar. Felizmente o Benfica não quebrou e manteve a postura em campo procurando ter mais a bola e sair com ela jogável rapidamente. Sempre que isso era conseguido o Benfica chegava à área adversária e na única arrancada de jeito de Suazo, Polga comete falta e, surpresa das surpresas, Olarápio assinala. Reyes não falha e o empate permite ao Benfica colocar justiça no marcador e voltar a comandar o jogo. Pelo meio um falhanço incrivel de Yebda. Chega o intervalo e tudo mudou.

Uma segunda parte para esquecer do Glorioso que foi totalmente dominado pelo Sporting, fomos incapaz de responder à pressão dos verdes, fomos incapazes de sair com a bola jogável. Aimar procurava recuar no terreno para pegar no jogo mas depois, à sua frente, ninguem era capaz de dar seguimento aos lances. Erros defensivos permitiram ao Sporting ficar na frente do marcador e, admita-se, de forma totalmente justa. Quando um Rochemback consegue controlar o meio campo está tudo dito sobre a exibição do Benfica. O terceiro golo foi uma bela jogada de Pereirinha mas não engulo a forma como a bola entra na baliza, o cabeceamento não é forte nem em cima da baliza, Moreira tinha que fazer mais.

Em desespero Quique mexe na equipa colocando Di Maria por Yebda para abrir o corredor direito, o puto entra bem no jogo mas a equipa não estava para o ajudar, de seguida entra Cardozo por Suazo e pouco depois Nuno Gomes por Amorim. Se o avançado português voltou a ser uma nulidade já Tacuara mostrou, mais uma vez, que é o melhor avançado do Benfica. Marcou mais um golo pleno de oportunidade e a pergunta que fica no ar é porque raio não foi titular? Infelizmente o golo chegou tarde demais e o Benfica não teve tempo de ir à procura do empate que, diga-se, seria totalmente injusto.

Desta vez a palestra de Quique ao intervalo não teve os resultados habituais, fizemos uma seguna parte péssima e, apesar do mérito do Sporting, há também muito demérito do Benfica. Não posso aceitar que um Pedro Silva seque um jogador como o Reyes, não posso aceitar que Grimi tenha tido pouco trabalho, não posso aceitar que Rochemback domine no meio campo. Quando assim é, é impossivel esperar algo de positivo da equipa do Benfica.

Olarápio mostrou que é um péssimo árbitro. Erros grosseiros para ambos os lados dando, ao menos, alguma justiça nesse aspecto. O jogo começa com uma agressão de Rochemback a Aimar que passou sem falta sequer, depois Aimar tem uma entrada dura para amarelo tmabém sem sanção, pouco depois Aimar é puxado e depois empurrado dentro da área e nada para, ainda na primeira, parte Maxi Pereira desviar um remate dentro da área com o braço. Perante esta salganhada ficaram uns quantos amarelos por mostrar sendo que Rochemback não deveria ter acabado o jogo pela quantidade de faltas duras que fez durante a partida.

Não resta mais nada a não ser levantar a cabeça e lutar até ao fim com a dignidade que o Glorioso nome do Sport Lisboa e Benfica exige mas, admito, não tenho qualquer réstia de esperança num final feliz neste campeonato. A vitória no jogo de hoje era imprescindível para colher frutos na proxima jornada e manter os corruptos à distância de um ponto. Assim, não somos fortes o suficiente para lutar contra os adversários e contra as ajudas que os corruptos têm tido. Acabou.

Gostei de Aimar, da sua disponibilidade física, da vontade e liderança em campo, da forma como procurou pegar no jogo. Um 10 é isso que tem de fazer. Num jogo demasiado triste acabo esta crônica com essa nota positiva.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Até quando?

...Isto vai continuar?

E ainda assim temos de mamar com as incoerências do relatório do último CRAC-Benfica. Dizia o mesmo que dava o beneficio da duvida ao árbitro no mergulho do Malandro lopez porque nenhum jogador do Benfica protestou. Já a escorregadela do Lucho é penalty nítido (o observador devia estar numa bancada especial) até porque 14 jogadores do CRAC protestaram e o Lucho rebolou-se pelo chão qual joão moutinho depois de mais um sopro de um adversário!

De notar que o "nosso" El Mano que não viu pantufadas ao Suazo já pode"ver", a semana passada sopros pelas costas e encavalitamentos...

Seja como for amanhã, com crenças ou sem crenças é mesmo para ganhar.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Agressões azuis

Adoro a blogoesfera. Eles podem controlar as televisões e os jornais, mas a internet e a blogoesfera é muito mais dificil. Aqui fica mais um excelente resumo do que têm sido estes últimos 30 anos do futebol tuga. Uns terão oportunidade de se recordar de alguns lances outros irão vê-los pela primeira vez. Este video só peca por escasso.



Mais uma vez S.L.B. em grande.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Clássico vs Losango

Sábado à noite joga-se mais um derby da cidade de Lisboa. Quem por cá mora sabe que durante esta semana sente-se algo no ar, aqueles lagartos escondidos mostram o rabo e começam a atazanar-nos a cabeça. Sabemos que se não vencermos o jogo iremos "levar" com eles durante dias e dias. Já não são os nossos rivais, os nossos inimigos mas, por causa da proximidade, são aqueles que nos melgam exaustivamente. Por isso O jogo do campeoanto continua a ser derby Enorme e o clube de alvalade. O Glorioso chega a Alvalade em segundo lugar, a um ponto do primeiro e a três do adversário. Na próxima jornada irá realizar-se mais um encontro de amigos onde um deles(ou os dois) irá perder pontos. Uma vitória no sábado colocará o Benfica numa posição previligiada para colher as agruras da próxima jornada. Será o afastar, quase, definitivamente os verdes e pressioná-los para conseguirem pontos a norte para não cairem ainda mais na tabela, até porque Braga e Leixões estão aí para as curvas.

Quique Flores não deverá surpreender e deverá manter a aposta no seu 442 clássico com Amorim na ala direita. Paulo Bento também é pouco dado a grandes mexidas e deverá manter o seu losango com Liedson e outro na frente de combate. O Benfica, individualmente, é superior, nos três sectores do campo (defesa, meio campo, avançada) também é superior. Resta saber se o irá demonstrar em campo no sábado. Quique tem estudado muito bem a lição no confronto com os grandes e tem conseguido suster as principais armas dos adversários. Liedson é sempre um perigo á solta mas a nossa defesa já deu mostras de conseguir suster avançados possantes e rápidos como o Alliaceae Puta* e o Hulk. Se Aimar conseguir pegar no jogo como gosta e servir Reyes e Suazo, acredito que ficamos perto da vitória.

Nas bancadas apoio ao Glorioso não irá faltar.

*editado por J. Bizarro

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Escolha

"A Comissão de Arbitragem da Liga anuncia hoje o árbitro que vai dirigir o dérbi de sábado, devendo a escolha recair num internacional que poderá ser Lucílio Baptista, Olegário Benquerença ou, até, Carlos Xistra. "

Fantástico o leque de hipóteses que vamos ter que levar para apitar o derby de sábado: Lagarto Lucílio, Olarápio e Carlos "vermelho ao Miccoli" Xistra. Só falta estar lá o Duarte Gomes para o ramalhete estar completo...pode ser que seja o quarto árbitro..

domingo, fevereiro 15, 2009

SL Benfica - Paços Ferreira : 3-2

Uma vitória sofrida mas honesta.

Perante um Paços de Ferreira completamente fechado na sua defesa, recorrendo a um odioso anti-jogo, rapidamente se percebeu que iria ser uma noite daquelas no Estádio da Luz. Uma noite onde a paciência teria que imperar ao mesmo tempo que o espírito de sacrifício dos jogadores teria que ser até ao apito final do árbitro. E assim foi. Os nossos jogadores mais uma vez deram tudo em campo, lutaram com todas as forças contra um adversário que apenas e só procurou destruir jogo. E mais uma vez, com muito sofrimento, conseguimos triunfar e conquistar os três pontos. Ao contrário de outros nós não temos penaltys oferecidos (nem queremos) nem golos irregulares (nem queremos), tudo o que conquistamos é fruto do empenho dos nossos jogadores e astúcia da nossa equipa técnica. É por isso que somos enormes, é por isso que somos gloriosos, é por isso que somos o Sport Lisboa e Benfica.

Quique Flores resguardou Yebda por causa dos amarelos e colocou David Luiz na direita substituindo o castigado Maxi Pereira dando a lateral esquerda ao regressado Jorge Ribeiro. Martins e Katsouranis do meio com Amorim e Reyes nas alas a apoiar Aimar e Cardozo. E o jogo foi todo do Glorioso porque o Paços, simplesmente não quis jogar futebol. Um anti jogo vergonhoso que continua a ser tolerado pelos nossos árbitros. Perante isto o Benfica sentia dificuldades em encontrar espaços e ía caindo na armadilha do fora de jogo. Nestas situações é fundamental que se marque nas oportunidades que tem e o Benfica numa claríssima oportunidade falha por duas vezes, uma com Luisão a cabecear ao poste e na recarga Aimar não consegue marcar golo. Nas bolas paradas o Benfica ía tentando mas sempre sem sucesso.

Chega o intervalo e, após uma primeira parte tristonha poucos esperariam que a segunda parte fosse cheia de emoções. Com o Paços remetido à sua defesa Quique Flores decidiu abrir as alas e colocou Di Maria por Martins levando Ruben Amorim para o centro do terreno. Uma substituição dois em um porque a equipa ganhou um ala e um médio consistente. A rapidez de Di Maria rapidamente começou a fazer estragos e obrigou a defesa do Paços a abrir mais porque o Benfica passou a utilizar com frequência as duas alas. E numa das investidas, beneficiando de um erro do guarda redes adversário, Cardozo volta aos golos e coloca o Benfica em vantagem. O mais dificil estava feito. Ao contrário de outras vezes o Benfica não abrandou e rapidamente chegou ao 2-0 com um belo golo de Ruben Amorim após boa jogada de Aimar, Cardozo e Reyes. Pensava-se que finalmente o Benfica ía ter um fim de jogo tranquilo mas o Paços resolve dizer presente e do nada marca um golo. Pouco depois Di Maria abre o livro e marca um belíssimo golo. Jogo resolvido pensaram os benfiquistas mas não temos essa sorte, o Paços noutra investida chega ao 3-2 colocando o coração de todos aos saltos no minutos finais. Após uma bola ao poste o jogo acaba com os benfiquistas a respirarem de alívio mas com três pontos ganhos justamente.

Di Maria entrou bem no jogo, rápido e com pormenores técnicos deliciosos. É por isto que irrita a todos ver tanto potencial ser desperdiçado por ter pouca inteligência na resolução de certas jogadas. Muitos falarão do golaço mas para mim o pormenor que me encheu as medidas foi a recepção de primeira a um chutão de Luisão. Simplesmente brilhante. David Luiz a mostrar que joga bem em qualquer posição, Reyes muito activo, Sidnei e Luisão bem. Martins um pouco apagado e Katsouranis um pouco alheado do jogo. Cardozo lutador e Aimar muito marcado. Não gostei de Jorge Ribeiro na defesa mas foi muito importante no ataque.

Quique Flores mexeu bem, só acho que Cardozo deveria ter ficado até ao fim porque o seu poder físico é importante na luta dentro da área nos minutos finais.

O árbitro não esteve mal mas foi conivente com o anti jogo do Paços. Não percebi o cartão amarelo a Reyes porque não deu o segundo amarelo a um jogador do Paços por também ter chutado a bola depois do apito. Os principais erros são dos seus fiscais principalmente o fora de jogo inexistente assinalado a Aimar que rematou para defesa do guarda redes do Paços cuja bola sobrou para Nuno Gomes.

Próximo jogo é em Alvalade. Se vencermos os próximos dois jogos terão que trabalhar muito para nos tirarem o título. A equipa está com um nível físico muito bom, os jogadores a crescerem a cada jogo, união e empenho. Não é fácil lutar contra os adversários e as arbitragens manhosas como, mais uma vez, se viu a norte mas iremos vender cara a derrota. A jogar assim terão que fazê-lo à descarada como o estão a fazer neste momento.

Vamos a eles!
Força Benfica!!!!

sábado, fevereiro 14, 2009

VERGONHOSO

Pequeninos, mesquinhos, tacanhos... Isto define aquele clube que anda de há 30 anos para cá a festejar títulos conquistados com baixaria!!!

Isto, entre outras coisas (como o facto de mais uma vez termos sido roubados) aconteceu na ultima ida do Benfica ao estádio desse clube:

1. A bandeira do Benfica não estava hasteada.
2. O speaker histérico gritava por mais que uma vez: "Quem não salta é lampiõ"!
3. O símbolo do Benfica, no placard electrónico estava minimizado em relação ao deles
4. Vários adeptos que esperavam para entrar ouviram uma conversa entre policias que diziam: "Deixa-os estar aí, que aí não se ouvem"!
5. Depois do fim do jogo, já só com os adeptos do Benfica fechados nas bancadas, os jogadores entraram para uma corrida de descompressão. Foram recebidos por esses adeptos com uma salva de palmas pela vitória (sim, porque ganhamos - que infelizmente só valeu um ponto devido ao que se sabe). Aquando essa salva de palmas a música que estava a tocar foi colocada no máximo para que os aplausos não se ouvissem.

Fora estas coisas vergonhosas que se vão passando no nosso futebol com o assobio para o lado de quem está no poder pede-se à nossa equipa que amanhã repita a exibição do Dragão e ganhe, nem que seja contra 14.

Eis a classificação* real que mostra como se transforma um 5º classificado em lider isolado:

Benfica - 44 / 34 (-10)
2º Braga - 35 / 29 (-6)
3º Leixões - 31
4º Sporting - 31 / 31 (0)
5º Porto – 31 / 35 (+4)

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Curiosidades...

Em 20 anos de competição, em jogos contra o clube corrupto, o Benfica teve 27 expulsões:

Veloso 87-88, Pacheco 88-89, Isaías 91-92, Rui Bento 91-92, Yuran 92-93, Mozer 92-93, Abel Xavier 94-95, Hélder 94-95, Dimas 94-95, Vítor Paneira 94-95, João Pinto 94-95, Nelo 94-95, Ricardo Gomes 95-96, Tahar 96-97, João Pinto 97-98, João Pinto 98-99, Escalona 99-00, Rojas 99-00, Diogo Luis 00-01, Eder 02-03, Ricardo Rocha 02-03, Miguel 02-03, Ricardo Rocha 03-04, Nuno Gomes 04-05, Léo 05-06, Binya 07-08, Katsouranis 08-09.

Em 33 anos de competição o Benfica só teve dois penaltys a favor no covil dos corruptos: 75/76 e 96/97. Saliente-se que em 96/97 os corruptos estavam a ganhar por 2-0 e já eram “campeões”.

O último penalty assinalado a favor do Glorioso no antro verde remonta à época de 83/84. Nos 25 anos seguintes um deserto autêntico de grandes penalidades a favor do Benfica no campo do rival.

Roubos nas Antas

E porque eu não me canso de denunciar a podridão que reina no nosso futebol há 30 anos deixo aqui mais dois videos (vénia ao S.L.B.) onde estão ilustrados vários exemplos do que têm sido as arbitragens desde que certo flautulento chegou ao nosso futebol e a razão pela qual em 33 anos de competição só tivemos dois (???) penaltys a favor no covil dos gatunos.





Será que alguem ainda conseguirá defender a não existência de intencionalidade em prejudicar o Glorioso e beneficiar os corruptos?

Respeito pelos adeptos

Admito que não seja caso único mas há muito tempo que não me lembrava de ver um clube defender os seus adeptos como o Sport Lisboa e Benfica ontem procurou defender ao questionar a atitude das autoridades policiais e de segurança para com os adeptos benfiquistas que se deslocaram ao Estádio do Dragão.

João Gabriel esteve muito bem quando disse que a PSP do Porto não está ao serviço de um clube local. É inconcebível que adeptos que pagam bem caro o seu bilhete, que se deslocam centenas de kilometros para assistir a um jogo de futebol do seu clube se vejam impedidos de assistir a uma boa parte do mesmo porque uns senhores julgam ser superiores aos outros e embuídos de um poder que lhes é dado para proteger usam-no para intimidar. Sei que não é apenas aos adeptos benfiquistas que isto acontece, outras cores também já sentiram na pele estes problemas, entrarem no estádio com o jogo a decorrer a largos minutos. E mais grave é quando os adeptos estavam prontos a tempo e horas para tudo decorrer normalmente. E já nem falo dos caminhos estranhos que muitas vezes a polícia do norte levava os adeptos do Benfica, coisa que ficou resolvida quando a PSP Lisboa começou a acompanhar os adeptos de Lisboa ao Porto. Adiante.

domingo, fevereiro 08, 2009

Porto - SL Benfica: 1-1

Bandidos!! Mais uma vez o crime compensa, mais uma vez o crime fica impune.

É sempre a mesma coisa, todos os anos acontece o mesmo, todos os anos a sermos roubados à descarada e todos os anos a sermos anjinhos sem tomar medidas duras e reais contra esta podridão que reina no futebol tuga. Sinceramente quando o ladrão assinala aquele penalty só pedia que a equipa abandonasse o terreno. Aquilo é um roubo. Mesmo nas trombas do gatuno. Um animal que tem o curriculo contra o Benfica como o vídeo no post abaixo deixa claro, um animal que não marca aquelas faltas evidentes e assassinas consegue sempre inventar estas faltas contra nós. Depois do mergulho de Silva agora temos o mergulho de Lisandro. E o mesmo gatuno a apitar.

É uma vergonha. Mais uma vez se comprova que os corruptos sem as ajudas dos árbitros nada valem. São zero. Quais Hulks, quais Cebolas, quais quê! Não valem nada. Um banho de bola. Sem Proença intervir teriam sido derrotados sem apelo nem agravo. Fomos claramente superiores, os últimos 15 minutos da primeira parte então foi um bailinho total, toque de bola excelente, controle do jogo, oportunidades que culminaram no belo golo de Yebda. Só deu Benfica. E do lado deles só deu Proença. As primeiras 3 faltas que assinala contra o Benfica não existiram, 3 cortes de bola limpos. Depois Aimar é atropelado num contra ataque do Glorioso e o ladrão nada assinala. Mas nem assim o ladrão conseguia suster o melhor futebol do Benfica, as faltinhas a meio campo não eram suficientes para travar os guerreiros da Luz. Foi mesmo preciso inventar um penalty vergonhoso para impedir a derrota dos corruptos. É uma vergonha. Uma vergonha. Estou farto desta merda toda. De que vale andarmos aqui a discutir seja o que for quando um gatuno rouba-nos desta forma descarada e nada acontece.

Espero uma dura resposta da Direcção do Benfica a este episódio número 658 da podridão do futebol nacional. Isto não pode ficar impune. Não pode. Já chega desta ladroagem!!

Os nossos guerreiros foram bravos, não perderam a cabeça nos minutos iniciais onde a pressão dos corruptos seria mais forte, não perderam a cabeça com as invenções do gatuno, aos poucos foram pegando no jogo, com Aimar a pegar na batuta e fazer girar a bola. Reyes com um pouco mais de confiança tinha apostado mais vezes no 1x1 e teria feito mossa da grossa na patética defesa corrupta, Suazo rápido, Amorim perfeito, os centrais fortes e imperiais. Quando Katsouranis e Yebda acertaram ritmo o jogo passou a ser nosso. Não faltou nada aos nossos bravos, foram melhores, marcaram um grande golo, defenderam o que havia para defender. Só faltou uma arbitragem honesta para conquistarmos o primeiro lugar e seguirmos numa marcha triunfal até ao título. Não nos deixaram. Tão simples como isso. Não nos deixaram.

Os bravos da bancada calaram a pocilga que mais uma vez só se excitava quando cantavam SLB. Mostra bem o que um clube vale quando cantam com mais paixão contra um clube do que a favor do deles. Mas, compreende-se, custa cantar a favor de um clube tão corrupto, tão podre, tão sujo. Grandes herois da bancada. Grandes herois no relvado. Um gatuno do apito.

PS: Animal da TSF a dizer que Proença é honesto...Que, por ser benfiquista e ter assinalado aquele penalty, é honesto. É o cúmulo. Um gatuno que só prejudicou o Benfica em todas os jogos que apitou do Glorioso... Não dá mais. Merda para isto tudo.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Soltas #77

- Domingo há clássico no Dragão. O Campeonato entra numa fase decisiva, nas próximas quatro jornadas joga-se muito das aspirações reais ao ceptro máximo do futebol português. Se alguma equipa ganhar vantagem nestas jornadas pode arrancar para a conquista do título. Que seja o Glorioso.

- Pedro Proença vai apitar o clássico. Não me agrada nada. Não faltam provas reais de que este árbitro tem o condão de prejudicar, ostensivamente, o Glorioso. Não me esqueço do espatafurdio penalty sobre Silva( ex-sporting) que assinalou na Luz nem os quatro penaltys sobre benfiquistas que ignorou em Penafiel na jornada anterior ao Benfica-Sporting de 2004/05. Mas as alternativas ainda eram piores.

- João Gabriel está imparável. Depois de Malheiro voltamos a ter alguem que diz o que é preciso dizer afastando presidentes e treinadores destas questões. Assim é que tem de ser. É engraçado constatar que os alvos sentem-se mais incomodados com as verdades ditas por Gabriel do que com as acusações de corrupção e todos os casos estranhos ocorridos em Portugal nos últimos largos anos. Submissão a isso obriga...

- Volta a carga sobre Katsouranis. Antes do clássico. Nada original. Ora são propostas milionárias a norte, ora são propostas da Grécia, ora são desejos do jogador em ir para competições mais fortes. Admito que seja difícil manter o jogador e que seja um alvo fácil para estas "novelas". Que saía do Benfica campeão é o que lhe desejo.

- Aceitam-se apostas sobre qual será a frente de ataque que Quique Flores irá colocar em campo no domingo à noite. Eu aposto em Aimar e Suazo com Reyes, Katsouranis, Martins e Amorim nas costas. Eu arriscava num 433 com Katsouranis e Amorim nas costas de Aimar com Reyes e Suazo descaídos para as alas no apoio a Cardozo. Mas seriam mexidas demais na estratégia habitual da equipa para tão importante jogo...

- A convocatória de Queiroz para o amigável que se segue é patética. Não me incomoda nada que não estejam lá jogadores do Benfica mas parece-me rídiculo nesta fase, com a Selecção em posição incomoda, ainda se estar com tanta experiência.

- Lá por fora Liverpool teima em não vencer o Everton esta temporada; Juventus elimina o Nápoles da Taça de Itália numa chuva de penaltys falhados; Arshavin finalmente em Inglaterra e no Arsenal, mais motivos para ver com atenção a excitante Premier League; Quaresma despachado por Mourinho para o Chelsea de Scolari.

- O super campeão Michael Phelps foi apanhado a fumar um charrito e já sofre as consequências: Foi-lhe retirado os apoios financeiros pela Federação Americana de Natação. Estes gajos não aprendem que estão sempre debaixo das objectivas. Fumar droga em público é muito estúpido.

- Parece que Vieira vai ao Dragão. Ena.

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

SL Benfica - V.Guimarães : 2-1

Mais um jogo contra os vitós mais uma vitória, e desta vez com direito a brinde e onde todas as faltas que os jogadores do Benfica faziam eram "obstrução" para o comentador da SIC...

Aquela que terá sido a meia final mais atrapalhada da história do futebol português acabou por ser um jogo agradável de se seguir com as duas equipas a jogarem o jogo pelo jogo, e aí há que dar os parabéns ao Vitória porque é das poucas equipas em Portugal que procura sempre jogar aberto.

Quique Flores não utilizou as reservas, deu a titularidade a Reyes e a Quim, usou quatro centrais para os quatro lugares na defesa, Kastouranis e Martins no meio com Amorim novamente na direita ficando o ataque encarregue a Aimar e Cardozo. E o Benfica começou mal o jogo não conseguindo fazer a ligação ao ataque, perdendo muitas bolas e abusando do chutão como forma de ataque. Foi com o recuo de Aimar que o Benfica começou a crescer no jogo e a tomar conta das operações. Aimar aparecia solto e agradavelmente fresco criando linhas de passe e sofrendo faltas atrás de faltas. O Benfica carregava e as oportunidades iam surgindo com Cardozo novamente em muito bom plano. Infelizmente a bola não entrava e o empate perdurou até ao intervalo. Na segunda parte o Benfica voltou a demorar a entrar no jogo e Quique resolve mexer na equipa. Para espanto tira Cardozo e coloca Di Maria. Na primeira vez que toca na bola o argentino ganha um canto que Carlos Martins cobra para a cabeça de um azarado Gregory que a mete dentro da própria baliza. Pouco depois numa bela abertura de Katsouranis, Aimar finalmente faz o gosto ao pé e marca o segundo da noite. De seguida o Benfica recupera uma bola e Di Maria prefere a jogada individual invês de a colocar num colega mais bem posicionado e o 3-0 é desperdiçado. Ao não matar o jogo o Benfica acaba por sofrer um golo e colocar alguma intensidade emocional nos minutos finais. Ainda houve tempo para um susto de Carlitos e de um chapéu ligeiramente alto de Reyes.

Vitória justa da melhor equipa, da que teve melhores oportunidades e a primeira final para Quique Flores. Palavra de apreço para nova xcelente exibição de Miguel Vítor, já não engana ninguem, é mesmo craque. Uma exibição segura de David Luiz, Luisão um pouco nervoso, Sidnei voluntarioso. O meio campo com Katsouranis e Carlos Martins ganha qualidade de toque de bola mas é demasiado macio. Amorim muito bem. Aimar em notório crescendo e Cardozo muito bem e o azar há-de acabar um dia, mas aquele remate de raiva era dispensável. Reyes preso de movimentos o que condiciona o seu estilo de jogo. Di Maria entrou demasiado fução, Maxi seguro e Yebda para refrescar o meio campo. Individualmente não há grandes apontamentos negativos mas continua a faltar qualquer coisa como equipa. É bastante positivo sentir Aimar a crescer mas não tenho confiança na capacidade de luta do meio campo. Falta ali qualquer coisa.

O árbitro Artur Soares Dias em dia de fortes emoções fez uma boa exibição não chocando ninguem com o amarelo a Meireles por derrube a Aimar quando este se isolava. É verdade que se isolava mas ainda não tinha o domínio de bola. Nenhum dos cartões chocava, aceito perfeitamente o amarelo.

Já que lá estamos, agora é para trazer o caneco para o nosso vasto museu.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Empréstimo de Zoro

O Sport Lisboa e Benfica nos últimos momentos do mercado de transferências emprestou o jogador Marc Zoro ao Vitória de Setúbal até ao final da época.

Incomoda-me um pouco esta situação de emprestar um jogador a um clube que claramente não é nosso "amigo", bem pelo contrário, sendo um dos clubes subservientes a norte. Isto é factual. Todos o sabem. Marc Zoro era um elemento "a mais" para Quique Flores que nunca contou com ele o que permite encarar com naturalidade a necessidade do clube encontrar solução para ele. Até porque é um dos jogadores mais caros do plantel à conta da história do "custo zero". E, sendo assim tão caro, é obviamente incomportável para os cofres de um clube quase falido cabendo ao Benfica suportar o vencimento do mesmo. Chegando a este ponto, ao facto do Benfica não ter conseguido livrar-se da despesa mensal com o jogador porquê é que o mesmo não foi emprestado a um clube inglês nas mesmas condições? Quase que aposto que se dissessem a um clube inglês que suportariam metade do ordenado do jogador que esse clube aceitaria o empréstimo. Quem diz Inglaterra, diz Espanha ou Itália ou mesmo Grécia. Se estamos dispostos a suportar o ordenado do jogador fazia todo o sentido emprestá-lo a um clube que o pudesse comprar no final do empréstimo e não a um clube que se dobra a norte e pouco ou nada resolve a questão da permanência do jogador no Benfica.

Assim não vamos lá...

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Falta de Comparência

O Sport Lisboa e Benfica vai anunciar, durante o dia de hoje, se irá jogar a meia final da Taça da Liga na próxima quarta feira.

Se fosse eu a mandar não haveria qualquer dúvida: O Benfica não jogaria esta meia final e anunciava já a não participação na prova na próxima época.

É hora do Benfica fazer valer a sua força, é hora do Benfica lutar com as armas que tem já que a justiça e outros clubes se estão a "marimbar" para tudo isto. Como eu adorava que perante os roubos de que seremos alvo no próximo domingo os jogadores fossem entregar as camisolas ao sector vermelho e abandonassem o relvado.

Uns são porta voz dos corruptos, outros pedem ao público para agradecer ao corrupto pela ajuda financeira (??)...PQP a todos.

domingo, fevereiro 01, 2009

SL Benfica - Rio Ave: 1-0

Três palavras para descrever o jogo desta noite : MAN - TO - RRAS. Fantástico regresso do angolano mais adorado da massa benfiquista.

Não é a primeira vez que o digo, Mantorras é o avançado do Benfica que menos oportunidades precisa para marcar um golo e bastou um minuto em campo para fazer mais do que o Nuno Gomes o tempo todo que lá esteve ao ganhar logo uma bola na disputa aérea com um adversário. Chamem-lhe coxo, chamem-lhe trapalhão, chamem-lhe o que quiserem, o homem marca!

Achei absurdo a quantidade de impropérios que ouvi durante o jogo de alguns consócios benfiquistas à exibição da equipa. Será qu é assim tão díficil perceber que com o relvado naquele estado seria impossível pedir muio mais? Uma equipa técnica como o Benfica num relvado onde a bola teima em não rolar irá sempre sofrer muito para assentar o jogo. É um jogo de combate, de pontapé forte e alto, de empurrar a bola lá para a frente. Uma equipa que procura vencer tem sempre muito mais dificuldade num terreno destes do que uma equipa que apenas procura destruir. Pedia-se ao Benfica empenho, luta, humildade, brio. E isso a equipa teve em doses industriais. Nunca fugiu da luta, nunca deixou de procurar controlar e atacar, sempre pressionante sobre o adversário. Fisica e tacticamente a equipa esteve excelente, tecnicamente fez o que conseguiu. Quique apostou, desta vez, na força física de Cardozo e deverá ter percebido a falta que Tacuara fez no Restelo. Num relvado destes é força que precisamos e não de donzelas que têm medo de meter o pé.

Sabendo que tinhamos dois jogadores importantes tapados por amarelos foi notório a preocupação em não fazer faltas desnecessárias e, nesse aspecto, Luisão e Maxi estiveram excelentes, ganhando muitos lances, indo sempre à luta, mas sem cometer faltas evitando assim o amarelo que os colocaria fora do Dragão. Toda a defesa esteve bem. Sidnei regressou em grande e David Luiz foi enorme com preciosas ajudas atacantes. Amorim igual a si próprio e Carlos Martins a fazer um dos melhores jogos de manto sagrado vestido. Nem sempre o passe saía bem mas a luta e o trabalho que fez durante o jogo foram fundamentais para a vitória desta noite. Di Maria esteve bem. Não era jogo para grandes malabarismos mas sim de luta e o argentino não fugiu dessa luta, lutou, ajudou a defender, sacrificou-se em prol da equipa. Aquele falhanço é que não se pode aceitar, vai ter que o pagar no próximo jogo. Cardozo fez um jogão. Quem disser o contrário não percebe nada de futebol. Nada. O homem ganhou quase todos os lances aéreos, correu, lutou, fez assistências, lançou ataques e nas duas oportunidades que teve enviou duas bolas ao poste, merecia o golo. Mantorras entrou e marcou. Reyes lutou e Binya foi um tanque no meio campo nos minutos que jogou. Moreira a segurar a vitória nos minutos finais mas demasiado lento e pouco feliz nas reposições de jogo.

Deixo para o fim as exibições que não gostei: Yebda e Nuno Gomes. Yebda terá sido o jogador que pior se adaptou ao relvado. Será injusto criticar demasiado um jogador com um relvado destes mas foi impressionante a quantidade de passes que a água "cortou" a Yebda. Muito lutador, não tem medo de por o pé mas depois os passes estragavam tudo. Nuno Gomes foi igual a si próprio o que num relvado neste estado chega para definir a sua exibição como muito fraca. Incapaz de ganhar uma única bola a um adversário, pouco ou nada esteve em jogo execepto para voltar a falhar uma oportunidade de golo.

Num jogo destes pede-se duas coisas à equipa: que lute e não falhe. Temi o pior quando Di Maria falha aquela recarga. Depois foi o guarda redes a defender o livre de Carlos Martins. Na segunda parte já estava a ver a bola lá dentro quando Tacuara a atira ao poste...finalmente Mantorras não falhou e deu-nos três pontos preciosos. Quique mexeu bem na equipa, Nuno Gomes era um jogadora menos, Di Maria estava estoirado e Binya foi precioso para segurar o meio campo. Juro que não percebo as críticas à equipa no jogo desta noite.

Quando nos calhou na rifa o árbitro com nome de maestro e que dois jogadores estavam em risco para o Dragão caso levassem amarelo temi o pior mas, felizmente, não teve hipóteses de cumprir as ordens que concerteza trazia. Mas, mesmo assim, ignorou as dezenas de faltas que Cardozo sofreu ao mesmo tempo que não hesitou em assinalar falta a todos os lances que o paraguaio ganhava em disputa com os defesas do Rio Ave. Mas não deve ser suficiente para a fruta desta semana...

Vencemos um jogo muito difícil. Dois jogos seguidos onde os jogadores tiveram que dar tudo o que tinham. É importante recuperar bem para o próximo jogo. Se mantivermos este espírito de sacríficio, esta capacidade de luta e de união, o resto, a categoria dos nossos jogadores, virá, com toda a naturalidade, ao de cima.

PS1: Nunca vi o relvado da Luz tão encharcado. A drenagem deve ter tido algum problema. A rever pelos responsáveis do assunto.

PS2: Ainda não é vermelho mas, finalmente, as meninas dos pompons não veste de verde...