Ser do Benfica não se explica, sente-se. É mais que uma paixão, maior que um amor, é um estado de espírito.
Páginas
terça-feira, maio 31, 2011
20% de Sálvio
A questão é simples: Há algum impedimento de um clube comprar ao Atlético Madrid apenas os 80% do passe de Sálvio que o clube espanhol detêm? E depois esse clube pode voltar a vender apenas os 80% que tem de Sálvio a outro clube e por aí fora, ficando o Glorioso "agarrado" aos 20% sem qualquer benefício financeiro e desportivo?
segunda-feira, maio 30, 2011
Credibilidade
Pois bem, eis que de repente, o nome do Glorioso volta a encher páginas de jornais por motivos nada abonatórios para quem manda no clube. Comissões escondidas na compra de jogadores, com escutas a envolverem dirigentes do Glorioso sendo o treinador Jorge Jesus um dos principais alvos quer da imprensa, quer, supostamente, da PJ.
Ao contrário de muitos, até ver algo palpável, estou-me a borrifar para o que os jornais dizem, para as buscas da PJ e para tudo o que se anda a dizer e comentar sobre o assunto. Os jornais mentem. E mentem muito. Os jornais não procuram dizer a verdade mas sim servir interesses de alguém. Foi no passado e é agora. Todos aqueles que se mostram, e bem, indignados por estes ataques da imprensa ao clube e seus responsáveis deviam analisar o que pensam e dizem sobre determinada época do clube porque tudo o que pensam e dizem sobre tal resulta dos mesmos jornais, dos mesmos ataques, da mesma estratégia que agora se vê mas multiplicada por 100.
Considero inaceitável que um treinador ou dirigente do Glorioso receba comissões pela venda ou compra de um jogador. Não conheço a legislação mas tal situação até nos estatutos do clube devia estar. Se alguma vez tal se verificar os responsáveis devem ser imediatamente demitidos e punidos por lesarem o clube. Não tenho qualquer problema que a PJ investigue o clube, até agradeço. Ao contrário do que se passa noutros lados, no Benfica os benfiquistas exigem que tudo seja honesto e transparente. Mas vou esperar pelos factos como sempre fiz em situações idênticas. Palavras de jornais para mim têm credibilidade zero. Tanto hoje, como ontem.
quinta-feira, maio 26, 2011
Pê Jota
No futebol o que não faltam são contratações estranhas, dinheiros "por debaixo da mesa", etc. Sempre defendi a máxima de quem não deve, não teme. Por isso, enquanto benfiquista, espero que investiguem tudo.
Não deixa de ser curioso isto acontecer dias depois de um certo corrupto andar a ser igualmente apertado pelas autoridades por "luvas". Espero que não seja mera coincidência, espero que seja mesmo uma investigação profunda e total ao futebol português.
segunda-feira, maio 23, 2011
Plantel para a nova época
Assim, olhando para os jogadores que temos e para aqueles que já contratamos permitam-me dar uma de FM e apontar um plantel equilibrado para a próxima época:
Guarda redes: Com a recente contratação de Artur Moraes fica claro que alguem vai sair do SLB. Aponto para que seja Júlio César o eleito para abandonar o clube ficando a dúvida sobre o que fazer com Roberto. O espanhol tem qualidades fantásticas mas também tem debilidades que durante um ano não foram corrigidas. Por mim fazia mais uma pré época e dava-lhe mais uma oportunidades para corrigir as suas debilidades. Seja como for Artur, Moreira e Roberto (ou Oblak caso o espanhol saía) são suficientes para a época do Glorioso.
Artur, Moreira, Roberto. (3)
Defesa: É um sector que precisa de ser retocado essencialmente para colmatar a saída de David Luiz e de dar alternativas às laterais. Com a contratação de Wass e a manutenção de Maxi temos a lateral direita preenchida; Carole e Coentrão na esquerda igualmente; no centro da defesa temos o intocável Luisão, Jardel e fazia regressar Miguel Vítor que era um jogador que gostava imenso que lhe desse oportunidade de fazer dupla com Luisão. Faltando um central era bom que se apostasse em alguem experiente e de qualidade sendo que um dos nomes que se fala, Garay, seria uma hípotese bem interessante. Evidente que se Coentrão sair é necessário ir ao mercado buscar outro jogador (Ansaldi?).
Maxi, Wass, Luisão, Jardel, M.Vítor, Garay p.ex., Coentrão, Carole (8)
Meio campo: Penso que é um sector onde temos boas alternativas. Manter Javi, Airton e Amorim, recebemos Matic e Nuno Coelho que provarão na pré época se conseguem lugar no plantel, Carlos Martins, Aimar, Bruno César e fazia, claramente, regressar David Simão. Contratava um jogador capaz de fechar o meio campo e ao mesmo tempo ser capaz de sair com a bola jogável (o tal Danilo? Witsel?)
Javi, Airton, Matic, Amorim, Martins, Aimar, Bruno César, David Simão, Danilo p.ex. (9)
Alas: Se investirmos forte num jogador para o meio campo será difícil manter Sálvio. A vantagem de ficar com o argentino é que já mostrou ser um bom jogador e porque já sabemos o que contar, não precisará de tempo de adaptação, já conhece os jogadores e o ambiente. Penso que será uma das dores de cabeça dos nossos responsáveis. Gaitan mantêm-se e Nolito tudo indica que será jogador do Benfica.
Sálvio, Gaitan, Nolito (3)
Avançados: Não direi não à venda de Cardozo por valores a rondar os 18/20 milhões mas para tal o Benfica tem que acertar na mouche na sua substituição, não pode falhar. Fala-se em muitos nomes, uns não conheço outros levantam-me algumas dúvidas como Lisandro que não sei se terá pedalada na Luz sem a amarelinha do norte. Trezeguet seria interessante tal como um falado regresso de Miccoli. Mori, Garcia ou Damião não conheço pelo que só me resta acreditar que se Cardozo sair os responsáveis do SLB serão capazes de o substituir. Regresso de Nelson Oliveira e de Rodrigo pelo menos para a pré época.
Saviola, Cardozo (ou substituto), Jara, Nelson Oliveira, Rodrigo (5)
Temos neste momento um plantel com 28 jogadores o que é capaz de ser muito. Não sei se Jesus quer manter um plantel assim tão extenso pelo que acredito que no meio campo é provável que alguem saía sendo Airton, Matic e Martins fortes possibilidades. Do meio campo para a frente há matéria prima para diversas tácticas e modelos de jogo.
Este plantel obriga a que o SLB consiga emprestar alguns jogadores como Roderick e Kardec que têm potencial mas ainda têm que crescer. Peixoto e Weldon que considero que foram bastante úteis vêm o seu espaço muito reduzido e devido à idade o empréstimo será muito difícil pelo que a dispensa será o caminho indicado. Nuno Gomes deverá acabar a carreira.
Tão importante como a constituição deste plantel será o treino e apuro da condição física da equipa, uma boa gestão de esforço da equipa e rotação adequada dos jogadores de modo a que os menos utilizados tenham competição suficiente nas pernas para que no momento em que forem chamados "a sério" sejam capazes de cumprir a sua missão sem que a equipa se ressinta. Para mim o que é fundamental na próxima época é que o SL Benfica não falhe nas suas contratações, que os jogadores contratados sejam realmente bons, que vinguem no clube, que mostrem, rapidamente, as suas qualidades para que não cresçam zunzuns entre os adeptos sempre ávidos de elogiarem os jogadores contratados pelos adversários e criticarem sem nexo quem enverga o manto sagrado. Que Wass, Nolito, Matic, Artur e os que ainda vierem sejam realmente bons e que tenham "cabedal" para envergar a mais sagrada das camisolas.
domingo, maio 22, 2011
Um Olho à Benfica #49
Um grande guarda-redes!
Sendo assim, devo aproveitar a oportunidade para dar mais algumas informações aos adeptos do Benfica que pretendam saber mais sobre um jogador que preferiu o nosso clube.
Quando Artur Moraes começou a jogar a titular no Braga, substituindo Filipe, eu entrevistei o Doni, que foi companheiro do novo reforço do Benfica. Primeiro no Cruzeiro, onde foi suplente de Artur Moraes e depois na Roma, onde foi titular.
Acho que é oportuno recordar as declarações que pude escutar do Doni, um guarda-redes de classe internacional e que conhece bem as qualidades de Artur Moraes.
Ninguém conhece melhor Artur Moraes que outro guarda-redes, por sinal, seu antigo companheiro no Cruzeiro e mais recentemente na Roma. O internacional brasileiro Doni aceitou fazer um retrato mais fiel de Artur Moraes, o guarda-redes que Fernando Couto convenceu a vir para Braga. «Trata-se de um grande guarda-redes e um companheiro incrível. Já fui suplente do Artur, quando fomos campeões no Cruzeiro, em 2003, onde ele foi um dos jogadores mais importantes da equipa. Fez uma época notável, distinguiu-se, na altura, como um dos melhores do Brasil e eu não tive grandes oportunidades, porque ele esteve insuperável. Tem grandes qualidades, é muito sereno, muito profissional e distingue-se pela forma como defende a sua baliza. Como é alto, consegue intimidar os avançados e, como nós dizemos, ocupa muita baliza, não sobra muito espaço por onde os avançados consigam meter a bola. É um grande guarda-redes e me surpreendeu que tenha saído de Itália, porque a Roma queria renovar contrato com ele e eu sabia que outros clubes estavam interessados no Artur», declarou Doni. Enquanto no Cruzeiro, Artur Moraes foi o titular, na Roma a situação alterou-se, com Doni a assegurar a titularidade. «A minha titularidade na Roma e depois na selecção do Brasil deve-se, muito, ao Artur Moraes. Quando você é titular de um clube e tem um suplente como o Artur, você não pode relaxar. Porque o Artur, na verdade, não é um suplente, é um titular, é um jogador que está sempre disponível para jogar e nunca se deixa abater pelo facto de não estar jogando. Ele sabe que tem muita qualidade e por isso mantèm-se sempre muito focado, sabendo que a sua hora chega sempre, mais tarde ou mais cedo. Foi assim que conseguiu fazer grandes jogos na Roma, mesmo sabendo que eu era o titular. Mas nunca me senti verdadeiramente o titular da baliza, porque sentia sempre a sombra do Artur a pairar», adiantou Doni.
«O Artur Moraes é um craque na baliza. Eu sei do que estou falando, fui suplente e titular nas equipas em que estivemos juntos e sei reconhecer a qualidade de um guarda-redes. É um jogador habituado a grandes ambientes, mesmo na Europa, jogou na Liga Europa e na Champions, foi campeão no Brasil. Então, vai ter medo do quê? Estou torcendo pelo seu sucesso», confirmou Doni.
Entretanto, nem de propósito. Hoje mesmo, o jornal O JOGO, publica declarações de outro antigo companheiro de Artur Moraes, no Cruzeiro. Trata-de Cris, defesa central do Lyon. Vale a pena lê-las:
Artur está confirmado como reforço do Benfica para os próximos quatro anos e se as exibições realizadas com a camisola do Braga deixaram tudo e todos impressionados, Cris, central do Lyon e antigo colega do guarda-redes no Cruzeiro - onde ambos partilharam o balneário com... Luisão -, acredita que o clube da Luz "acertou na contratação". "O Artur voa como ninguém. Lembro-me de que já na altura em que jogávamos juntos no Cruzeiro, uma das grandes qualidades dele era a forma como saía da baliza para ganhar a bola aos avançados", afirma a O JOGO, reforçando: "Não tinha medo. Era fortíssimo nas bolas aéreas e passava muita confiança aos defesas."
Agora, vou cumprir a minha promessa. Não voltarei a escrever, neste blogue, sobre Artur Moraes.
sábado, maio 21, 2011
Artur, o novo guardião da Luz
Isto agora não é o Braguinha, agora chegaste ao maior clube do mundo. A responsabilidade é enorme mas, se conquistares os melhores adeptos do mundo, o retorno que terás será inesquecível.
Bem vindo e boa sorte!
quinta-feira, maio 19, 2011
As opções de Jesus
Chegou ao Benfica com um discurso ambicioso e sedento de vitórias. É isso que eu quero num treinador do Benfica, que não tenha medo de propor metas altas, que não tenha medo de sonhar, que não tenha medo de dizer que vai ganhar. Tem é, naturalmente, demonstrar em campo a força dessas palavras. E Jesus assim fez. A primeira época foi quase um sonho, pegou num conjunto fantástico de jogadores e transformou numa máquina de jogar futebol, potenciou jogadores estagnados e encantou o mundo do futebol. O trabalho comprovou as palavras.
Após a conquista do título deixou-se levar pela euforia e não teve a contenção e humildade necessária de saber ganhar e concentrar-se no trabalho para a revalidação do título. Foi visto em companhias menos boas e ao ser aliciado por um chorudo contrato a norte encostou Vieira à parede que cedeu e renovou-lhe o contrato para valores milionários. Mas pior que esta “chantagem” foi a questão dos prémios, ele recebeu o seu devido prémio enquanto que os jogadores não receberam. O líder tem que dar o exemplo e Jesus não deu e perdeu, como se viu claramente nas primeiras jornadas, a confiança dos jogadores.
Para agudizar toda a situação Jesus ao longo da época teve opções tácticas estranhíssimas e que, até hoje, não consigo encontrar uma explicação lógica:
- O Benfica começa a pré-época sem vários jogadores devido ao Mundial que fez a equipa ressentir-se um pouco mas, passados alguns treinos e jogos, o treinador encontra a táctica correcta e as boas exibições regressam acompanhadas por vitórias gordas e empolgantes. Jesus quando questionado pelos jornalistas sobre a táctica que estava a utilizar tem a famosa tirada “não é um 433 mas também não vos digo o que é”. O SL Benfica prepara-se para iniciar a época em alta.
- Chega a Supertaça, um jogo que podia definir toda uma época, e Jesus abdica da táctica que tão boa conta deu na pré-época para utilizar a táctica do ano passado que estava órfã de Di Maria e de Ramires. O resultado foi catastrófico com a perda da Supertaça e a injecção de moral dada ao adversário directo. Porquê?
- Começa o campeonato e Jesus continua a abdicar da táctica da pré época e insiste em jogar da mesma forma do ano anterior mas sem jogadores necessários para essa táctica. Igualmente chocante era ver a apatia do treinador no banco sem qualquer ligação aos jogadores no relvado. Pareciam estar de costas voltadas. Teimosia irritante de desprezar a táctica que deu melhores resultados. Porquê?
- A visita ao Dragão era fundamental para equilibrar as contas do campeonato e relançar a equipa no rumo certo rumo à revalidação do título. Jesus comete um hara kiri quando altera totalmente a disposição táctica da equipa em função de um jogador banal do adversário. Um treinador que se gabava de ter criado melhor lateral esquerdo do mundo e que tinha um dos melhores centrais do mundo, resolve abdicar de ambos colocando-os em posições onde não são tão bons, deixando de lado toda a sua ambição e fazendo passar para a equipa um medo sem qualquer sentido. O resultado foi uma goleada das antigas, uma humilhação pesadíssima que seria totalmente evitável se o Benfica mantivesse a sua estrutura normal. Mas pior que tudo foram as declarações após jogo em que Jesus dá rasgados elogios ao patético jogador que o fez mudar tudo ignorando completamente os seus erros e a defesa dos seus jogadores. Porquê?
- Pelo meio jogava-se a Champions e a equipa mostrou-se demasiado frágil mesmo perante adversários acessíveis à nossa qualidade. Tacticamente Jesus não percebeu como se joga na Europa, como o meio campo tem que ser mais rigoroso, mais fechado e onde os erros se pagam caro. Uma prestação pobre para quem tanto prometeu. Porquê?
- Com o decorrer do campeonato e o surgimento de Sálvio o Benfica consegue vencer sucessivamente e permite que os benfiquistas sonhem com títulos. Mas Jesus não promove uma rotação do plantel que permita dar intensidade de jogo aos habituais suplentes e poupar os mais utilizados nos jogos resolvidos cedo, situação que pagámos bem caro na recta final da época. Porquê?
- Recebemos o clube corrupto num jogo em que tínhamos que vencer pela nossa honra e Jesus volta a surpreender colocando Airton a lateral direito quando tinha Luis Filipe disponível. Não foi pelo Airton que perdemos mas impediu que a equipa tivesse dinâmica na ala direita porque Airton é lento e sem rotinas para aquela posição. O jogo não corria de feição e a ter que ganhar Jesus faz uma substituição aos 85 minutos de jogo. O que se pensa obter quando se coloca um jogador a 5 minutos do fim? Porquê?
- Incapazes de impedir a festa dos corruptos no nosso santuário voltamos a recebê-los para a Taça de Portugal com uma vantagem de 2-0 conseguida no antro da corrupção. Após 45 minutos de jogo perfeitamente tranquilo era evidente que a equipa corrupta iria atacar com tudo na segunda parte, Jesus não o terá percebido e deixou a equipa sem mexidas até ser tarde demais. A natural ofensiva azul resultou no maior vexame que enquanto benfiquista sofri na vida e Jesus, mais uma vez, resolve fazer a última substituição aos 88 minutos. 88 minutos. Nem sei se o jogador chegou a tocar na bola. Porquê?
- Restava a Liga Europa. A equipa foi poupada durante várias jornadas do campeonato mas no relvado esse descanso não se reflectia em intensidade de jogo. Os jogadores rebentavam bem antes dos 90 minutos e eram incapazes de gerir resultados. Fomos eliminados por um Braga mesmo tendo vantagem a meio da eliminatória. Sem força física e anímica com uma final europeia à vista. Porquê?
- Acabamos o campeonato com 31 golos sofridos. Uma série longuíssima (deixei de contar aos 18) de jogos sempre a sofrer golos. Equipa de rastos. Opções muito estranhas nos jogos com os corruptos. Uma táctica com bons resultados que foi afastada. Um discurso completamente diferente do utilizado no ano passado. Elogios aos adversários e sem defender os nossos jogadores. Porquê?
Jorge Jesus percebe de futebol, não tenho dúvidas sobre isso. E é por não ter dúvidas sobre isso que não consigo encontrar uma justificação lógica para as suas opções, começo a pensar noutras razões e fico incomodado. A diferença de uma época para a outra foi tão acentuada que não faz sentido. O benfiquismo que me corre nas veias não me deixa ir mais longe nas minhas palavras.
terça-feira, maio 17, 2011
A herança de Cosme Damião
O objectivo era arranjar uma relação entre os anos na presidência e os títulos conquistados. Tirem as vossas conclusões:
Vasco Rosa Ribeiro - 3 anos = 1 campeonato
Manuel da Conceição Afonso - 5 anos = 2 campeonatos
Augusto da Fonseca Junior - 5 anos = 2 campeonatos + 3 taças de Portugal
António Afonso da Costa e Sousa - 2 anos = 1 campeonato
Mário Lampreia de Gusmão Madeira - 3 anos = 1 campeonato + 2 taças de Portugal
Joaquim Ferreira Bogalho - 4 anos = 1 campeonato + 3 taças de Portugal
Maurício Vieira de Brito - 4 anos = 3 campeonatos + 2 taças de Portugal + 1 TCE
António Carlos Cabral Fezas Vital - 2 anos = 1 campeonato + 1 TCE (+ 1 final perdida)
Adolfo Vieira de Brito - 3 anos = 2 campeonatos + 1 taça de Portugal (+ 2 finais TCE)
António Catarino Duarte - 1 ano = 1 campeonato (+ 1 final TCE)
José Ferreira Queimado - 4 anos = 1 campeonato + 1 Taça de Portugal
Duarte António Borges Coutinho - 7 anos = 6 campeonatos + 3 Taças de Portugal
Fernando Martins - 6 anos = 3 campeonatos + 4 taças Portugal (+ 1 final UEFA)
João Santos - 5 anos = 3 campeonatos + 1 taça Portugal (+ 2 finais TCE)
Jorge de Brito - 2 anos = 1 Taça de Portugal
Manuel Damásio - 3 anos = 1 campeonato + 1 taça Portugal
João Vale e Azevedo - 3 anos = ZERO
Manuel Vilarinho - 3 anos = ZERO (as piores classificações da história do Benfica)
Luis Filipe Vieira - 8 anos = 2 campeonatos + 1 taça Portugal
O actual presidente é, dos que ganharam títulos aquele que tem mais anos na presidência.
E para aqueles que adoram Vieira e pensam que ele é o nosso Pinto da Costa, convém lembrar que o presidente do Porto nos primeiros 8 anos de mandato conquistou 4 campeonatos e 2 taças de Portugal, mais uma final da Taça das Taças, mais 1 TCE!!!
A habitual falta de coerência
Os verdes andam atrás da meia equipa do Braga, treinador admite que vai sair antes de defrontar a sua futura equipa estando um importante (para eles) terceiro lugar em disputa, contratam-se defesas centrais, uma novela que se alimenta diariamente durante semanas e os mesmos palhaços nem uma palavra dizem.
Enfim...palhaços!
segunda-feira, maio 16, 2011
domingo, maio 15, 2011
Um Olho à Benfica #48
«É uma grande contratação»
A contratação de André Almeida, pelo Benfica, pode ter surpreendido pela rapidez e pelo inesperado, mas não apanhou desprevenido o treinador João Carlos Pereira, actualmente a treinar o Ermis Aradippou, no Chipre. Na época passada, o treinador português foi o responsável pelo rápido aparecimento de André Almeida na equipa principal do Belenenses, onde começou a dar nas vistas e a jogar regularmente. O antigo treinador do Belenenses apostou em alguns dos jovens da formação do clube e a sementeira de João Carlos Pereira começa, agora, a dar os seus frutos. Sobre a transferência do jogador para o Benfica, o treinador aplaude. A decisão do Benfica e a escolha do jogador: «É uma grande contratação que o Benfica faz. Trata-se de um jovem, ainda, com muito para aprender, mas com o potencial para se transformar num jogador de top. Para o Benfica não é uma aposta muito arriscada, porque, de facto, é um jogador muito talentoso, competitivo e de muita qualidade táctica. Para o jogador, a escolha é muito boa, porque se trata do Benfica, um clube que tem um treinador que está a potenciar bastante os seus jogadores e acredito, fará o mesmo com o André Almeida. Apesar da sua juventude, está preparado para o desafio de jogar num clube como o Benfica, porque tem uma cabeça boa, é muito positivo e não se deixa influenciar por factores de ordem externa. Além do mais é uma excelente notícia para o futebol português, porque é o regresso de um clube como o Benfica ao mercado nacional e à contratação de um jovem com grande potencial», declarou João Carlos Pereira, ao site oficial da Desportimedia.
Além da sua qualidade, André é também um jogador de grande polivalência. A época passada, foi utilizado como médio-interior, mas mais recentemente, na selecção sub-21, André Almeida é uma opção indiscutível como lateral direito. O seu antigo treinador confirma essa capacidade de jogar nas duas posições: «Pode fazer, sem dificuldade as duas posições. É um jogador multi-funcional, muito dotado tacticamente e pode ser um lateral de grande qualidade. Na época passada, experimentei-o, várias vezes, como lateral direito, porque vejo nele qualidades muito interessantes para se afirmar nessa posição. É um jogador sereno, que aprende depressa e será, sem dúvida, uma grande contratação para o Benfica», terminou João Carlos Pereira.
O treinador do Ermis também destacou a qualidade do internacional sub-21 português, em declarações à Antena 1.
Ouvir as declarações aqui.
SL Benfica - U.Leiria: 3-3
Terá sido um jogo de despedida para alguns, espero que não o tenha sido para uns quantos, entre eles Aimar e Coentrão. Veremos o que os próximos dias nos trazem.
Esta época será tudo menos para esquecer, tem que ser uma época que servirá de exemplo para todas as outras. Ou aprendemos desta vez ou nunca mais iremos aprender. Admito que as minhas esperanças, neste momento, são muito poucas num futuro risonho, não me parece que quem comete os mesmos erros durante 10 anos que em 2/3 meses aprenda tudo. Mas mais não posso fazer do que apoiar e defender o meu rico Sport Lisboa e Benfica o melhor que puder.
Mãos ao trabalho. Força Benfica!
sexta-feira, maio 13, 2011
Blogger em baixo
quinta-feira, maio 12, 2011
Já devia ter renovado!!!
quarta-feira, maio 11, 2011
Um Olho à Benfica #47
Um novo reforço, uma grande vitória
Nos próximos dias o Benfica deve fechar a contratação de um jogador que confirmará a declaração do presidente do clube, quando prometeu que as contratações seriam mais rigorosas. Uma contratação que terá um significado especial para mim, porque se trata de um jogador de grande classe, que resolverá um problema ao Benfica e ao treinador e porque se trata de um amigo.
Pessoalmente, empenhei-me em influenciar o jogador a tomar esta decisão. Não foi fácil, porque teve uma proposta absolutamente louca da Turquia e outros convites importantes, da Inglaterra e…Portugal. Durante semanas discutimos o que seria melhor para a sua carreira até chegarmos ao ponto deste jogador ser confrontado com uma proposta do Benfica. Posso garantir que não demorou quatro minutos a aceitar, nem três segundos. O jogador já estava identificado com a história do clube e sobretudo com a cultura do clube e a importância de ser jogador do Benfica.
A contratação ainda não está fechada e no futebol, como sabem, as coisas mudam com facilidade. Porém, desta vez, tenho de elogiar a intervenção do presidente do Benfica, porque a decisão de o contratar é sua. Durante várias semanas, o treinador Jorge Jesus foi sendo sensibilizado para a sua contratação, mas foi Luís Filipe Vieira que arrepiou caminho. O presidente do clube está pessoalmente empenhado nesta contratação e se depender dele, acredito que ela não falhará.
Será também uma vitória anímica do Benfica sobre alguns dos seus adversários em Portugal. Uma contratação que representa o prestígio que o clube ainda mantém e que ainda é suficiente para atrair jogadores deste nível, apesar do assédio importante de outros clubes.
Perante isto, espero desmontar a ideia de que persigo algo que nunca esteve na minha cabeça. Não é a primeira vez que presto um serviço ao Benfica e não será a última. Nunca procurei um tacho no clube, o que espero são vitórias. A minha oposição ao presidente do clube não é pessoal, é crítica. E não me impede de torcer pelo Benfica e de prestar um serviço ao clube. Como sempre disse não confundo benfiquismo com vieirismo. E se tiver de o elogiar, elogio. Se tiver de o criticar, critico. Desde o dia 25 de Abril de 1974, vivo num país livre e democrático.
terça-feira, maio 10, 2011
ENTREVISTA À BENFICA TV
segunda-feira, maio 09, 2011
Vieira à Benfica TV
Digam de vossa justiça na caixa de comentários.
Hóquei conquista Taça CERS
domingo, maio 08, 2011
Rio Ave - SL Benfica:1-2
Vitória tranquila do SL Benfica em Vila do Conde com o já habitual golo sofrido que, desta vez, surgiu a escassos minutos do fim o que impediu males maiores. Dois golos de Cardozo e pode ser que se despeça da Luz com o golo 100 ao serviço do Glorioso. Gostava que sim. De resto Coentrão não sabe jogar a brincar, bons pormenores de Gaitan, Carole sempre em crescimento. Enfim...só falta mais um jogo para esta época acabar e o meu desejo é que nunca mais se repita algo como o que se passou este ano, nunca mais!
Amanhã temos entrevista de Vieira à Benfica TV. Gostava que lhe fizessem algumas perguntas que a malta dos blogs faz...
quinta-feira, maio 05, 2011
Braga - SL Benfica: 1-0
É inqualificável que a equipa, que anda a ser poupada no campeonato, se apresente em condições físicas tão deploráveis. Alguem tem que ser responsável por isso e concerteza que não sou eu. É absurdo que não exista alma numa equipa que está numas meias finais da Liga Europa e que perca, sistemáticamente, todos os lances disputados com o adversário. É humilhante que os atrasados mentais dos comentadores da SIC consigam perceber o erro táctico da equipa e tu demores mais de 50 minutos a corrigi-lo. É de uma incompetência brutal utilizar um 11 como este que apresentaste em Braga quando o Benfica não tem conseguido jogar futebol para esta equipa, jogar com Cardozo e um Saviola completamente em baixo de forma, quando não se consegue criar jogo no meio que permita alimentar esta dupla. Tinhas, como milhares de treinadores de bancada disseram ao longo da semana, que povoar o meio campo, dar músculo à equipa, tiravas o Saviola e punhas o Airton ao lado do Javi. Defender de forma consistente, segurar o meio campo, e aproveitar a velocidade de Gaitan e Fábio porque quem tinha que abrir o jogo era o Braga. Mas não, colocaste um 11 como se fossemos o rolo compressor do ano passado apesar de não o sermos há meia época practicamente. E o que dizer de fazeres a segunda substituição aos 80 minutos? E a terceira (o Menezes caralho???) aos 85 minutos? Depois de teres posto o Weldon contra os corruptos ao minuto 88 voltas a repetir a gracinha? O Sílvio leva amarelo aos dois minutos e ninguem vai para cima dela para forçar um segundo amarelo? Não há pressão alguma da equipa? O Braga marcou aos 19 minutos pá, e a equipa não teve qualquer capacidade de reacção. Ninguém mostrou alma nem crença. Tu no banco estavas a dormir e assim ficaste durante os primeiros 45 minutos sem qualquer reacção, sem qualquer acção que fizesse a equipa acordar.
Fui um dos mais acérrimos defensores da tua contratação caro Jorge, fiquei muito contente quando vieste para o Glorioso e mostraste ambição. Chegaste e triunfaste fruto do teu trabalho e de um conjunto excepcional de jogadores. Mas depois aquele abraço ao cabrão do corrupto e a posterior exigência de aumento de ordenado está-me atravessado na garganta até hoje....e aquela táctica no Dragão...foda-se Jorge, não consigo deixar de somar dois mais dois....
Claro que não és o único culpado. Há mais, acima de ti estará o principal culpado mas para esse peditório já dei, Luis Filipe Vieira está-se a cagar para o Glorioso, sempre esteve e sempre estará pelo que quem o apoia e o defende que responda pelos seus actos (ou ausência deles enquanto anda no Brasil a receber medalhas sabe-se lá porquê...). Abaixo de ti também há culpa,porque como é possível jogadores que são campeões, que recebem milhares de euros por mês, que nada lhes falta, não conseguirem correr e lutar para conquistarem um troféu europeu? Como é possível este grupo de jogadores, que tem qualidade fantástica (não vou entrar no fado benfiquista de achar que os nossos não prestam para nada), não conseguir ter atitude digna do manto sagrado que enverga? Como é possível chegar-se a este ponto? De depois de uma época tão boa destruir tudo desta forma tão brutal? E o que me lixa é que já não é a primeira vez que acontece mas há sempre que ache que a culpa nunca é do homem que anda por lá há 10 anos, responsável pelos piores resultados desportivos da história do clube, responsável pelo passivo absurdo que temos cuja falácia de termos uma situação financeira estável cai por terra quando vendemos a preço de saldo David Luiz a meio da época depois de termos vendido Ramires e Di Maria e termos tido um encaixe de não sei quantos milhões em mais um empréstimo obrigacionista. E agora anda por Madrid a mendigar que comprem o nosso Coentrão. Deve ser por ser um dos poucos que luta até ao fim e estava de cheio de raiva com o rumo do jogo...
A raiva que também estou a sentir está a impedir que a tristeza que assola a minha alma benfiquista tome conta de mim e faça rolar lágrimas. Não consigo aceitar como tudo isto a partir de determinado momento da época se tornou previsível. Mais uma vez uma oportunidade europeia desperdiçada de uma forma que envergonha os nossos fundadores e glórias que elevaram bem alto o nome do Sport Lisboa e Benfica. E ver esses nomes sagrados misturados com esta gente que nada de bom quer e trás para o Glorioso provoca uma dor na alma.
Há um ano estavamos a apoteose no Marquês de Pombal...como é possível 12 meses depois estarmos no mais negro período da história desportiva deste enorme clube? Entregamos o título aos corruptos na nossa casa, desperdiçamos também na nossa casa uma vantagem de 2 golos no caminho para o Jamor, fomos goleados no antro da corrupção, perdemos a Supertaça numa fase em que estavamos em alta e eles em baixa e, agora, para concluir este pesadelo, somos derrotados por um Braga após estarmos em vantagem na eliminatória. Tudo com o cunho de opções tácticas catastróficas, uma equipa de rastos quer física quer emocionalmente e uma ausência total de liderança de quem tem a responsabilidade deunir as tropas e defender o clube.
Quando é que se dirá basta a isto? Quando?
quarta-feira, maio 04, 2011
Jantares...
terça-feira, maio 03, 2011
Corruptos amadores
Ui...Será que aqueles que foram tão rápidos a exigir castigo pesado para uma trica insignificante de Jesus no relvado no jogo contra o Nacional vão exigir medidas duras contra o Braguinha? Ou será que, como é seu apanágio, vão olhar para o lado e falar da apanha do mexilhão? Cambada de palhaços!!!
PS: Alguem me recorde do motivo da descida de divisão do Boavista sff...
domingo, maio 01, 2011
Olhanense - SL Benfica: 1-1
Gaitan a ganhar ritmo de jogo após a paragem, Carole a mostrar novos bons pormenores, Jara a voltar a marcar e um jogo a um ritmo lento mas com o Benfica a dominar completamente com a segunda linha desta vez a dar boa conta do recado. Um bom treino para o treinador ver. Infelizmente, menos no fim do jogo, sofremos mais um golo igual a tantos outros que temos sofrido esta época onde, mais uma vez, Roberto mostra a sua total fragilidade neste tipo de lances. Com aquele tamanho todo é, repito, inaceitável. Mais um empate nesta fase de total descompressão da época em termos de campeonato...
Nem nesta fase nos deixam em paz. O patético árbitro consegue expulsar Jardel em dois lances em que tenho dúvidas que sejam faltas sequer quanto mais lances para amarelo...o segundo então é a demonstração total de como tem sido esta época em que um certo jogador joga vólei dentro da sua área e nada é assinalado enquanto que jogadores do Glorioso vêm jogadores adversários a atirarem-se para o chão à sua frente e levam amarelo por isso. Depois as habituais faltas à entrada da nossa área para o chuveirinho do Olhanense que, infelizmente, teve sucesso. Mesmo a cair do pano...enfim...
Um jogo que estava perfeitamente tranquilo e acaba por me irritar imenso devido à expulsão vergonhosa de Jardel e por este golo de caca mesmo à beira do apito final. Irrita-me!!!