Páginas

domingo, agosto 30, 2015

SL Benfica - Moreirense: 3-2

Difícil, muito difícil.

Num outro contexto os benfiquistas estariam a dizer que são vitórias destas que fazem campeões, que ganhar quando não se joga bem é fundamental para estabilizar o grupo de trabalho, etc etc. Mas o contexto actual não permite essas ilações mas sim o receio que nem sempre iremos conseguir dar a volta como, por exemplo, aconteceu na jornada passada. O Benfica não está a conseguir jogar bem sob pressão e após sofrer o golo tudo passou a ser em esforço, em stress, em desespero. Mas, mesmo assim, falhanços incríveis dos jogadores impediram a equipa de chegar ao empate cedo no jogo e com isso mudar o paradigma mental da equipa.

Até sofrermos o golo acho que estávamos no bom caminho. A equipa procurava chegar á área adversária trocando a bola entre si, procurando as tabelas, mas sentia muitas dificuldades na zona de finalização. Quando usava os flancos como alternativa ainda era pior porque os cruzamentos roçavam o patético. Não era um grande jogo que o Benfica estava a fazer mas não consigo dizer que era um mau jogo. Na segunda vez que o Moreirense chega à área do Benfica marca golo e aí sim tudo se complica. Para o bem e para o mal Rui Vitória não espera que as coisas mudem por ajuda astrológica e mexe na equipa procurando resolver os problemas que a equipa apresentava. Ao intervalo coloca Gonçalo Guedes e Talisca tirando Pizzi e Victor Andrade. E aqui uma palavra para os recursos que Rui Vitória tem ao dispôr. Quando o treinador tem que recorrer a um jovem de 18/19 anos, que "ontem" estava na equipa B para fazer o Benfica mudar o resultado, temos, para ser justos, que ter isso em conta quando analisamos o trabalho desse treinador. Neste momento estamos a fazer figas para que Gonçalo, Andrade, Bilal e outros sejam craques imediatos para a equipa dar o salto qualitativo que precisa dar e isso é completamente diferente de ter craques de vários milhões de euros que entram logo no 11 com qualidade assegurada. Sei que não gostam de "ouvir" mas não deixarei que esta realidade seja abafada. Talisca foi mais do mesmo mas Guedes conseguiu dar algo à equipa mas os golos não entravam. Mitroglou por duas vezes cheira o golo mas sem sucesso. Vitória aposta tudo novamente com a entrada de Jimenez tirando Eliseu e "acerta" em cheio porque pouco depois Jimenez fuzila a baliza adversária e empata o jogo. Só que Eliseu não devia ter saído mas sim Semedo que estava totalmente de rastos. Logo a seguir Samaris coloca o Benfica em vantagem no marcador e os 43 mil na Luz finalmente puderam sorrir. Só que a vida de benfiquista não está fácil e numa jogada atabalhoada o Moreirense volta a empatar o jogo e o céu preparava-se para cair em cima do Estádio da Luz. Mas o bi campeão não desiste e Jonas acerta, finalmente, nas redes adversárias dando ao SLB os três preciosos pontos em disputa.

A alegria momentânea não pode impedir uma análise objectiva. As coisas estão feias e teimam em mostrar evolução positiva. Os jogadores estão a falhar demasiado e o colectivo táctico parece não conseguir ajudar. Júlio César pouco ou nada teve que fazer e sofreu dois golos. Lisandro com uma excelente exibição fica ligado ao primeiro golo sofrido ao aliviar muito mal uma bola. Pizzi irreconhecível. Samaris trapalhão. Mitro e Jonas perdulários. Nada ajuda.

A juntar a tudo isto uma arbitragem horrível. O segundo golo do Moreirense resulta de posição irregular de Cardozo, penalty claro sobre Mitroglou e uma tolerância absurda para o anti jogo dos jogadores do Moreirense. Como é que se pára o jogo para dar assistência a um jogador que está a "morrer" em campo, pede a entrada do carro maca e depois deixa o jogador sair pelo seu pé??? Enfim...

Agora teremos uma paragem e o fecho do mercado de transferências. Já não acredito em nenhuma surpresa  (e como precisamos de uma...ou duas) pelo que será com este plantel que iremos atacar o tri. Será com putos da B e não com estrelas de milhões. Que os putos sejam tudo aquilo que alguns acreditam que eles são. O Benfica precisa disso.

sexta-feira, agosto 28, 2015

Calendário Fase de Grupos


Começar em casa com a equipa, teoricamente, mais acessível pode ser o factor para um bom arranque até porque logo a seguir vamos visitar o terreno dos adversários  teoricamente, mais complicados. Acabamos na Luz contra o Atlético de Madrid. Ganhar todos os jogos em casa, vencer no Cazaquistão, tentar vencer em Instambul e não perder em Madrid. 

quinta-feira, agosto 27, 2015

Sorteio Fase Grupos da Champions 2015/16


As bolas ditaram uma ida a Madrid, ao inferno de Istambul e ao longínquo Cazaquistão. A luta pelo primeiro lugar tem que ser uma realidade. Atlético parte como favorito mas o SL Benfica segue logo a seguir. O ambiente na Turquia é sempre infernal mas não marca golos. O Astana terá a honra de se estrear na Champions no grupo do maior clube do mundo. Sem medos.

Grupo A: Os tubarões PSG e Real não devem dar hipóteses.
Grupo B: Grupo interessante com ligeiro favoritismo do United mas alemães, russos e holandeses terão uma palavra a dizer,
Grupo D: Será desta que o City vinga na Europa? Para começar terá que medir forças com o finalista vencido da última edição e com o vencedor da Liga Europa. Os alemães serão, talvez, os outsiders.
Grupo E: Barcelona super favorito com Roma e Bayer a lutar pelo segundo lugar.
Grupo F: Bayern e Arsenal na linha da frente com gregos e croatas a espreitarem o terceiro lugar.
Grupo G: Mourinho favorito na visita ao Dragão com o FC Porto seguro no segundo lugar.
Grupo H: Um aparente equilíbrio entre russos, espanhois e franceses com belgas a tentarem a sorte. 

Rumo a San Siro. Carrega Benfica!!!! 

quarta-feira, agosto 26, 2015

Coentrão no AS Mónaco FC


Fábio Coentrão terá chegado a acordo com o Mónaco para jogar no clube, por empréstimo do Real Madrid acabando assim com o sonho de milhares de benfiquistas que ansiavam por voltar a vê-lo a envergar o Manto Sagrado.

Seria um reforço fabuloso para o Sport Lisboa e Benfica mas, desde cedo, se sabia que seria algo de muito difícil concretização. Fábio Coentrão ganha 4 milhões de euros líquidos no Real e o máximo que o Benfica consegue pagar são 1.5 milhões. Teria que Coentrão baixar o salário e o Real pagar uma parte. Ninguém no seu perfeito juízo podia achar que Coentrão abdicava de 2.5 milhões ano. O negócio sempre teve um travão forte por parte do Real porque o clube espanhol preferia vender o jogador do que emprestá-lo. Não conseguindo comprador a opção seria o empréstimo mas sem custos de salário para o clube espanhol. O Mónaco terá aceite essas condições e o jogador, por muito que gostasse de regressar ao Glorioso, não ficou com muita margem de manobra correndo o risco de ficar encostado em Madrid. Assim, mantêm o salário, num clube simpático, com vários portugueses, onde será, acredito, titular indiscutível.

Ao Benfica resta então continuar à procura da solução para a esquerda.

Se fosse má língua dizia que o SL Benfica está a pagar o negócio Garay para o Zénit mas não vou entrar por aí. 

domingo, agosto 23, 2015

Arouca - SL Benfica: 1-0

Péssimo.

Não a exibição mas o resultado. Principalmente quando sabíamos que os rivais directos tinham perdido pontos. Numa fase em que a equipa ainda precisa de estabilidade e tranquilidade, perder já tão cedo e deixar fugir os rivais não é nada bom.

O começo de jogo foi muito mau e a punição foi um golo sofrido. Muitos passes falhados, muita desconcentração e valeu Júlio César para impedir que o resultado fosse ainda mais negativo. Por volta dos 15 minutos o Glorioso pega no jogo, tranquiliza-se e começa a ir para cima do Arouca e começa então o vendaval de oportunidades que ou por azelhice nossa ou mérito do guarda redes adversário nunca resultaram em golo. Foram muitas e boas as oportunidades e quando se falha 4 ou 5 na primeira parte a tendência é não conseguir marcar mesmo. Quando a bola não quer entrar não entra mesmo. Pizzi e Semedo, nas oportunidades que tiveram, tinham que fazer muito melhor.

Na segunda parte foi mais do mesmo com Rui Vitória a arriscar tudo metendo logo ao intervalo Victor Andrade no lugar de Ola John para depois meter a carne toda no assador ao colocar Carcela no lugar de Eliseu e depois Jimenez no lugar de Samaris. Não sou fã deste arriscar, de meter avançados lá para dentro tirando defesas mas reconheço que o Benfica não passou a usar o chuveirinho nem o Arouca conseguiu aproveitar a vulnerabilidade defensiva do SLB por estar tão avançado no terreno. As oportunidades continuaram a existir mas a bola não entrou. E assim foram-se os três pontos.

Rui Vitória voltou a mexer na equipa, não ficou de braços cruzados. Podemos discutir as falhas defensivas, podemos discutir as opções do onze inicial mas Vitória tenta ir à procura  do resultado. Bastava um pouco mais de acerto dos jogadores para a resultado ser diferente. Perder é sempre chato, a noite hoje será longa, mas tenho a noção que jogámos bem e fizemos o suficiente para ganhar. E com tranquilidade.

O árbitro quis ajudar à festa e falhou ao não assinalar um penalty sobre Mitroglou. Falhou igualmente ao não amarelar Roberto por uma falta sobre Eliseu parando um perigoso contra ataque do Benfica. Pouco depois, falta semelhante, deu o amarelo que seria o segundo. No final do jogo a bola entra na baliza do Arouca e o árbitro anula o lance. Sinceramente não vi nada excepto um toque com o braço na bola por parte do jogador do Arouca. Depois dos resultados de sábado uma arbitragem destas era expectável para hoje mas não pode servir de desculpa com tanta oportunidade desperdiçada pelo Glorioso.

Esta vitória seria muito importante para cimentar a tranquilidade do grupo nesta fase inicial da época um pouco conturbada. Infelizmente irá ser uma semana de "saudades" e de bater no treinador do Glorioso. Desta vez não existirão desculpas como no passado onde os jogadores eram apontados como culpados por tanto falharem mas nada que já não esteja habituado e preparado. Que o grupo de trabalho também esteja preparado e que recupere no próximo jogo.


quarta-feira, agosto 19, 2015

Soltas #135

- Como uma vitória faz toda a diferença. Após a depressão instalada na pré época (com alguma razão, admito) a folgada vitória na primeira jornada permitiu dias de descanso à equipa. Essa tranquilidade é necessária e pode ser fundamental para um bom arranque de campeonato. O futebol é assim, desde que a bola entre tudo está bem.

- Mas nem tudo está bem. Temos que ser objectivos na análise. A equipa ainda está "presa" de movimentos e todos temos alguma desconfiança sobre o valor do plantel. E medo, muito medo, da possível saída de Gaitan.

- Bilal Ould-Chikh vai usar o manto sagrado número 8 o que confirma a sua inclusão no plantel principal. Os elogios que dão a este miúdo deixam água na boca. Que seja capaz de confirmar todo esse potencial. O plantel bem precisa.

- O empresário de Coentrão diz que o jogador só sai do Real Madrid para vir para o SL Benfica. Parece que a ida para Itália está posta de lado mas o Real continua pouco interessado em o emprestar ao Glorioso. Consequências do negócio Garay? Coentrão ganha 4 milhões de euros por ano. Está disposto a reduzir o seu salário mas não ao nível que o Benfica pode suportar o que significa que o Real terá que pagar parte do ordenado do jogador. É este o impasse. Seria um reforço de luxo.

- Markovic é carta fora do baralho para Brendan Rogers, treinador do Liverpool, mas, lá está, tem um ordenado incomportável para o Glorioso. Quer regressar ao Benfica mas não quer, naturalmente, abdicar do contrato chorudo que tem. É esta a realidade com que o Benfica luta quando se fala na contratação/empréstimos de craques vindos de clubes deste nível.

- Depois das sms agora o Benfica ataca processando Jorge Jesus por "rescisão" de contrato. Não é preciso ser especialista em Direito para perceber que o Benfica tem a razão do seu lado, todos sabem que Jorge Jesus e o Sporting trabalharam em conjunto antes de ser anunciada oficialmente a sua relação profissional. Isto não tem qualquer discussão. Se chega para fazer valer os argumentos do Benfica é coisa que já não domino. Só espero que quem está com esta pasta nas mãos saiba o que está a fazer e que tenha argumentos factuais inatacáveis. Esta é daquelas lutas onde só se pode entrar com a certeza de ganhar.

- Engraçada a troca de mimos entre Bruno de Carvalho e João Gabriel. Engraçado também a forma como os adeptos sportinguistas deliram com isto. Tudo expectável. 

- Engraçada também (ou talvez não) a forma como a imprensa nacional mostra a sua revolta perante uma suposta má arbitragem num jogo da pré eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions quando comparada com uma má arbitragem que roubou uma Liga Europa ao SL Benfica. Mas também é expectável.

- Mourinho perdeu com o City depois de empatar em casa na estreia na Premier League. Se há treinador capaz de dar a volta a isto é o Special One como já o provou muitas vezes mas começa a perder o seu encanto. Não pelos maus resultados mas pela forma como reage a eles. A polémica com a bela Eva Carneiro é surreal e demonstrativa da incapacidade que Mourinho está a revelar perante maus resultados. O árbitro manda entrar a equipa médica e Mourinho acha que eles não deviam entrar? Até aceito que a quente, no calor do jogo, a reacção seja aquela mas depois de analisar e perceber toda a situação manter o discurso é simplesmente estúpido.

- O SL Benfica fez a recontagem dos seus sócios e actualmente tem 153 mil sócios pagantes. O número é excelente mas quando comparado com os 280 mil que chegámos a ter torna-se preocupante. Todos sabem que nas recontagens se perde sócios por razões óbvias mas tantos sócios assim deve levar a uma reflexão. A campanha de angariação foi um sucesso mas faltou capacidade para manter a fidelização. Crise, falta de ligação entre clube e sócios, opção pela BTV, seja que motivo for, merece análise e reflexão pela Direcção do SLB.

- Já saiu comunicado sobre a "jaula" do Alvalade XXI?

segunda-feira, agosto 17, 2015

Diz que é penalty



Devem ser as novas regras do amigo Proença. A área do SL Benfica vai para além da linha limite da mesma. Modernices. 


SL Benfica - Estoril: 4-0

O Bi Campeão voltou!

Grande entrada do Campeão na defesa do título e na caminhada rumo ao tri campeonato. Vencer na Luz, perante 53 mil benfiquistas, por 4-0 na primeira jornada só pode ser encarado com alegria e satisfação mas nunca deixar de lado a objectividade. E, objectivamente, o jogo do Glorioso não foi tão famoso como a vantagem no marcador pode dar a entender. Mas antes de grandes análises à forma de jogar do Benfica olhemos para alguns factos:

O 11 campeão perdeu três jogadores, Maxi, Lima e Sálvio (por lesão). Rui Vitória, no onze inaugural do campeonato, para substituir as saídas usou um puto da equipa B, um emprestado e um suplente do ano passado. Para tentar resolver um jogo que estava complicado meteu em campo outro puto da equipa B e ...Talisca. A terceira substituição foi Gonçalo Guedes. Ou seja, convêm ter um pouco de razoabilidade nas críticas ao trabalho do novo treinador. Até ver, doa o que doer aos críticos, a matéria prima colocada ao dispôr de Rui Vitória em nada é comparável ao que foi dado aos seus antecessores. 

Por causa do jogo da Supertaça já se gozava que o SLB de Vitória seria uma equipa de chutão para a frente. Felizmente não se verificou isso. O Benfica procurou sempre progredir com a bola bola no pé. Umas vezes com sucesso outras nem por isso. Alguns erros individuais iam complicado o jogo e, colectivamente, a equipa ainda está um pouco "presa". Tudo natural nesta fase da época. Rui Vitória será julgado pelas suas opções e hoje optou por retirar Talisca do onze, de dar a titularidade a Nelson Semedo, Eliseu e Mitroglou e de colocar Samaris no banco. Venceu, folgadamente. Admito que me surpreendeu a não titularidade de Samaris, acho que foi bastante arriscado até porque Pizzi não teve uma exibição muito certeira. Nas substituições arriscou colocando um miúdo inexperiente nestas andanças para desbloquear o jogo. Venceu com acção directa do miúdo. Mais do que acertar ou falhar na entrada dos jogadores é importante perceber a capacidade de reacção do treinador e o que pretende com as mexidas. Quis, sem dúvida, mexer no jogo, dar mais "genica" e velocidade e, acima de tudo, com tempo de jogo suficiente para as mexidas terem o efeito necessário. Primeiro round ganho sem a menor dúvida.

Júlio César não marca golos mas impede-os com uma facilidade impressionante. Craque. Talvez o nosso melhor jogador seguido de bem de perto pelo Mágico Gaitan e o genial Jonas. Craques bem apoiados pelo patrão Luisão e por um confiante Lisandro. Teremos encontrado a dupla de centrais? O puto Semedo sem medo de ter a bola nos pés e ir para cima dos adversários mas, naturalmente, ainda tem muito que aprender mas tem bons professores ao lado para isso. Eliseu sem comprometer. Fejsa e Pizzi muito fracos, com muitas falhas quer defensivas quer no lançamento dos ataques. Ola John a começar mal mas a acabar bem deixando mais uma vez aquela sensação que, se quiser, pode ser craque. Mitroglou a abrir o marcador e que bom ter sido ele porque senão aquele falhanço incrível podia deixar marca. Vitor Andrade e Talisca a entrarem muito bem no jogo.

A arbitragem foi irritante deixando o Estoril ter um jogo bastante agressivo. Quer SLB quer Estoril queixam-se de um penalty por assinalar mas no Estádio não fiquei com sensação de falta em qualquer um dos lances. O penalty assinalado parece-me bem marcado mas a repetição que vi na TV não foi a melhor. Percebo que se queime tempo aos 85 minutos com um resultado favorável mas aos 10 minutos é simplesmente parvo. Cabe aos responsáveis pelo futebol nacional lutar contra esta praga que infesta os nossos estádios e cabe aos árbitros, por terem poder directo, fazer algo para punir esta "táctica" tão usada no nosso campeonato.

Sair da primeira jornada líderes é muito bom e que assim seja até ao final mas em momento algum se pode estar eufórico ou mesmo optimista. O plantel parece curto para altos voos e custa estar dependente da explosão de putos como Semedo, Andrade, Guedes ou Bilal. Precisamos de certezas, de jogadores que rapidamente mostrem ser mais valias. Hoje disseram-me maravilhas do Jimenez. Que assim seja.

Para começar não está mal. 3 pontos, 4 golos, bis de Jonas, zero sofridos. Carrega BENFICA!!!
  

sexta-feira, agosto 14, 2015

Raul Jimenez oficializado


Raul Jimenez, 24 anos, foi finalmente apresentado como jogador do Sport Lisboa e Benfica. O avançado mexicano deverá fechar o leque de opções de Rui Vitória para o ataque.

Como tantas vezes acontece quando o Benfica de Vieira contrata um jogador, os valores envolvidos na transferência variam conforme as fontes. 3 milhões por 50% do passe, 9 milhões por 50% do passe, compramos a parte de Jorge Mendes, compramos a parte do Atlético de Madrid. Eu acredito que foi 3 milhões por 50% do passe. Os 9 milhões para o rendimento que o jogador apresentou nos últimos tempos é um abuso inexplicável.

Sobre o jogador as opiniões também são várias mas até ver ainda ninguém o apelidou de tosco. Nada mau. Temos que aguardar e torcer para que seja craque.

Jimenez, bem vindo ao Maior. Que sejas muito feliz e tenhas o maior sucesso possível.

quinta-feira, agosto 13, 2015

Telefonemas, sms e afins

Ontem foi lançado para a discussão entre a família benfiquista que vários jogadores do SL Benfica teriam sido alvo de chamadas ou mensagens por parte do treinador do Sporting com vista a perturbar a sua concentração para o jogo da Supertaça. Relembro que já tinha sido notícia contactos entre o catedrático e jogadores do Glorioso para saber como estava a correr a pré época. Desta vez o mestre dos mestres terá sido mais directo na pressão ao avisar, por exemplo, Talisca que ía "estar atento á sua carreira" e para o jovem brasileiro lembrar-se de "quem o trouxe para Portugal". Eliseu e Jonas terão sido outros alvos das questões e/ou avisos do mais maior mestre da arte de treinar.

Quando vi aquela confusão entre Jonas e Jesus senti que o gesto deste último não merecia aquela reacção do melhor jogador do campeonato passado. Senti que teria que haver algo mais e pensei que fosse por causa das declarações públicas na semana que antecedeu o jogo. Afinal havia mesmo algo por detrás, algo grave que os jogadores não gostaram. E uma reacção destas (consta que Eliseu também quis tirar satisfações com o mestre) de jogadores que tiveram sucesso com Jesus mostra que o ambiente entre jogadores e treinador não era o mar de rosas que muitos defendiam ser. Agora que o catedrático está no clube certo para a sua personalidade os benfiquistas vão abrindo os olhos à verdadeira essência do mestre. Apetece-me repetir algo que venho dizendo ao longo destes anos : Pablo Aimar é um senhor!!!!

A questão é que este tipo de acusações têm que ser sustentadas, têm que ser demonstradas para o clube não ficar com o carimbo de mentiroso e de estar a procurar desculpas para a derrota. E sim, não sejam ingénuos, é o clube que fica com o ónus de ter lançado esta notícia cá para fora. Tem que reagir e tem que reagir duramente. aliás, devia tê-lo feito na hora, antes do jogo e mostrado as mensagens e os registos telefónicos. Não o fez mostrando mais uma vez uma impressionante incapacidade de lidar com este tipo de manobras. São anos e anos e anos a sermos sempre comidos. Sempre. 

domingo, agosto 09, 2015

SL Benfica - Sporting: 0-1

De goleada antecipada para uma derrota à conta de uma chouriçada. Podia ser pior.

A partir do momento em que Jorge Jesus troca o Glorioso pelo Sporting a Supertaça ganhou uma importância que, infelizmente, mais uma vez, a Direcção do Benfica não soube entender. Num jogo tudo pode acontecer mas as consequências, dado o contexto, podem criar feridas dificeis de sarar. Basta ver a reacção histérica de milhares de benfiquistas com esta derrota. Depois da saída de JJ para os verdes o Benfica sofreu um rude golpe com a ida de Maxi para o Porto e em momento algum a Direcção soube responder protegendo ao Benfica e a moral dos benfiquistas. E isso vale muito nesta fase. Os reforços só apareceram após uma pré época fraca (mas não tão fraca como se diz) à semelhança do desastre de pré época do ano passado. Só que tínhamos um troféu para disputar contra o velho rival e não um simpático Rio Ave.

Sobre o jogo. Sporting ligeiramente melhor, mais organizado e mais pressionante nos arranques de cada parte acaba por ser um justo vencedor mas a diferença não foi assim tão superior que permita tirar do SLB uma justiça numa possível vitória. Tivemos boas oportunidades de marcar com Jonas a falhar o que não lhe é normal. Acontece. É futebol. Não fomos massacrados como muitos anteviam nem goleados. Jogo bastante dividido com ambas as equipas a ter a sua cota parte de superioridade em relação à outra.

Que ilações tirar? De negativo a falta de jogo colectivo que o SL Benfica apresentou. Das poucas coisas que gostei na pré época foi ver a equipa a procurar jogar, sair com a bola controlada mesmo sob pressão, hoje não se viu nada disso. Uso e abuso do famoso chutão para um Jonas completamente inofensivo neste tipo de jogo e, quanto a mim grave, a insistência na titularidade de Talisca. O jovem brasileiro é uma nulidade a todos os níveis. É complicado ver a equipa, que perde Maxi e Lima e Luisão e Sálvio por lesão e não temos, no primeiro onze oficial, nenhum reforço a jogar de início. É aqui que a estrutura falhou e demonstra que nada aprendeu nestes anos todos. Não ponho em causa a estrutura que está por detrás do trabalho diário da equipa, o apoio a técnicos e jogadores, mas em tudo o resto ainda são meros amadores. Não contem comigo para pedir já a cabeça a Rui Vitória que, relembro, nunca foi a minha escolha. Não vi erros graves no jogo de hoje que não possam ser corrigidos rapidamente (apesar de Talisca começar a dar-me comichão). Quando os vir cá estarei para exigir o que exigi a todos os outros.

De positivo temos, obviamente, Nelson Semedo. Muito bom o puto a mostrar qualidade. É natural que tenha errado mas a forma como não teve medo de ter bola e ir para cima do adversário e de ir ao choque dá muito boas perspectivas. Gostei de Rui Vitória não ficar à espera que os astros lhe resolvam o jogo e rapidamente mexeu na equipa, rapidamente foi à procura de um melhor resultado. Não marcámos mas fomos à procura do golo. Positivo. Acima de tudo achei que há muito por onde melhorar. Há reforços que serão, claramente, mais valias como Carcela, Taarabt, Mitroglou e Jimenez. O regresso de Luisão dará logo outra qualidade à defesa. E, acredito que, a estrutura irá acelerar a chegada de mais reforços. Lateral esquerdo e centro campista é o que continuo a pedir. Se sair Gaitan é necessário que chegue alguém que traga magia à equipa. 

Júlio César imperial. Lisandro e Jardel muito bem. Sílvio, Fejsa e Samaris terão sido os elementos mais fracos com perdas de bola pouco habituais neles. Ola John a estragar a noite aos seus habituais detractores, Gaitan quando tem a bola é um perigo e Jonas muito esforçado mas num jogo que, reconheça-se, não o favorece. Talisca a tal nulidade e Semedo a tal boa surpresa. Pizzi entrou bem mas tem lá um disparate na linha final que me tirou do sério. Mitroglou entrou e ainda não foi desta que deu para sorrir. 

Um golo mal anulado ao Sporting, um golo bem anulado ao Benfica, um penalty por assinalar sobre Gaitan, jogo duríssimo dos verdes sem respectiva punição. É isto o melhor árbitro da época passada. Não me parece que o problema esteja no sorteio ou nomeações.

Agora vai começar o campeonato, partimos como "underdogs" apesar de sermos bi campeões. Vivo bem com isso. Não tenho nem esperanças nem pessimismo, estou expectante para ver que plantel vai o SLB apresentar e o que Rui Vitória irá conseguir fazer. Quanto mais cedo se livrar do passado e seguir o seu caminho melhor será para ele e para o Benfica.

quinta-feira, agosto 06, 2015

Mitrogolo

Mitroglou, avançado, 27 anos, foi oficialmente apresentado como reforço do Sport Lisboa e Benfica para a época 2015/16. Um reforço sonante para o ataque que demonstrava alguma debilidade, situação que ficou mais visível após a saída de Lima.

Empréstimo do Fulham com opção de compra como é habitual nestas situações.

Espero, sinceramente, que seja tão bom como muitos apregoavam quando foi apontado como jogador do Sporting. Se for metade de Óscar Cardozo fico muito satisfeito.

Bem vindo ao maior clube do mundo. Que tenhas o maior sucesso desportivo possível.

segunda-feira, agosto 03, 2015

Eusébio CUP: SL Benfica - Monterrey; 0-3

Quando se faz a pré época defrontando equipas de qualidade as dificuldades são acrescidas, se essas equipas estiverem num patamar físico/forma superior essas dificuldades aumentam exponencialmente. Se a tudo isto juntarmos um contexto climatérico completamente adverso temos a receita para um fracasso total.

Foi isso que tivemos nesta pré época nas Américas que culminou na derrota para a Eusébio CUP disputada, pela primeira vez, fora do Estádio da Luz. Não percebo e dificilmente algum dia perceberei o que levou os responsáveis do SLB a optar por realizar este jogo neste local obrigando a equipa a só estar a trabalhar em Lisboa na terça feira, enfrentando um jet lag considerável com um jogo decisivo já no domingo. Os milhões que orgulhosamente apregoam que ganhámos com esta digressão podem sair muito caros no futuro. Esperemos que não.

A pré época serve para testes, para análises. É agora, a partir deste momento, que Rui Vitória será julgado pelas suas escolhas. É agora, na competição a sério, que se verá se os erros continuarão e se as virtudes surgirão. Sinceramente não vi o cataclismo que muitos benfiquistas choram por essa internet fora. Não vi falta de atitude, não vi falta de qualidade, não vi caos táctico. Vi erros individuais que ocorrem sempre nesta fase e vi, naturalmente, um treinador a perceber o que tem nas mãos e a procurar escolher o melhor caminho. Não sou utópico, vi erros e alguns graves mas, lá está, é agora que se vai ver o que vale Rui Vitória. Da minha parte terá a margem de manobra que todo o treinador novo deve ter quando chega ao clube. Os erros, se acontecerem, serão analisados conforme a sua gravidade. Do que vi não gosto da insistência em Talisca, seja em que posição for, e Gaitan ter feito os 90 minutos neste jogo da Eusébio CUP. Estava de rastos nos minutos finais. Não vejo a necessidade de obrigar o jogador a esse esforço.

Há uns dias atrás escrevi que achava que o SL Benfica precisava de reforço de qualidade nas laterais, no meio campo e um avançado de topo. Disse, igualmente, que o médio centro e o avançado podiam estar no plantel: Cristante e Jonathan Rodriguez respectivamente. Infelizmente o tempo de jogo que Rui Vitória deu a Cristante mostra que o jovem italiano não deverá ser opção relevante e, desse modo, devemos ir ao mercado buscar um médio centro que seja mesmo reforço. Jonathan, pelo seu lado, teve oportunidades suficientes para, infelizmente, pouco mostrar. Sinto que é um jogador capaz de fazer estragos contra um Arouca mas inofensivo contra um rival de superior qualidade. Posso e espero estar enganado mas não vi nada de relevante dele nesta pré época. Curiosamente foi para as laterais que apareceu algo muito interessante: Nelson Semedo mostrou no jogo desta madrugada em poucos minutos que é bem capaz de ser solução de qualidade para a lateral. Talvez o ponto mais positivo desta pré época.

Sobre Rui Vitória, como disse acima, está à procura do seu espaço e a dar sinais de sentir a pressão que é treinar este grande clube. Esperemos que a suporte e consiga, definitivamente, perceber que o melhor caminho é o próprio e não procurar manter vícios do passado para não chocar seja quem for.Para o bem e para o mal.

Não tenho conhecimentos para entrar em discussões técnicas sobre se pré épocas com este nível de dificuldade são melhores ou piores que outras em que se defrontam adversários de terceiras e quartas divisões. Acho que o nível de dificuldade deve ir crescendo com o apuramento da forma física mas também acho que jogos contra amadores de nada servem. Mas, os entendidos, que digam de sua justiça. Critico sim, severamente, o tempo de recuperação que teremos para o jogo da Supertaça. Isso sim é grave.