Ser do Benfica não se explica, sente-se. É mais que uma paixão, maior que um amor, é um estado de espírito.
Páginas
terça-feira, outubro 31, 2006
Lesionou-se O Adolescente! *
Mais importante do que a injustiça do resultado, mais gritante do que a constatação de que o fcp tem, de facto, uma equipa muito fraquinha, assente na inspiração de 2 ou 3 jogadores, mais incontornável do que o reafirmar da importância da presença de um grande guarda-redes no resultado final, foi a lesão de Anderson!
O que fica deste clássico para a posteridade, o que os nossos descendentes lerão nos livros de história, quando procurarem saber mais sobre este jogo será "foi o jogo da lesão de Anderson, às mãos de um grego vil".
Anderson lesionou-se e às mãos de um grego vil... Deus tenha piedade das nossas almas!
Já todos sabíamos que Anderson não era um jogador de futebol qualquer. É O Adolescente.
Já sabíamos que não chutava a bola, como os outros, mas fazia magia dentro do relvado, como só ele. Já sabíamos que era incapaz de pecar, incapaz de errar e incapaz de ter sequer um pensamento menos puro e que lhe estavam vedadas todas as imperfeições que a todos nós nos afligem!
Anderson não sua! Anderson não cheira mal dos pés! O seu hálito matinal tem o perfume de um campo florido! Os seus excrementos são cilindros perfeitos e inspiradores! A sua flatulência é uma sinfonia de odores campestres, encantadora para o olfacto!
Anderson não fala, canta melodias ternas, não se cansa porque não se esforça, não dorme porque não se cansa, não falha, porque não erra, nem erra porque não tenta! A sua aura é branca e pura, as suas feições delicadas e perfeitas, como de uma ninfa, e o seu corpo escultural como o de um herói homérico.
É uma benção estar perto dele e vê-lo correr, andar, ou respirar. É um milagre ir fechado num elevador com O Adolescente, após um repasto mais pesado de feijão.
Anderson lesionou-se às mãos de um grego vil, Deus tenha piedade das nossas almas!
E quem fez mal a esta criatura divina, largada nos nossos relvados para nos salvar da danação eterna, foi, nada mais nada menos, do que um grego! Era de esperar! É conhecida a perfídia helénica! É conhecido o seu ódio por tudo o que é belo! É conhecida a sua sanha prosecutória a todos os artistas, todos os poetas, todos os talentos!
E este não era um grego qualquer, mas sim um príncipe das trevas, um campeão da perfídia! Um demónio negro, expressamente contratado nas profundezas mais escuras do inferno, com o único objectivo de dar cabo do canastro do nosso príncipe da luz, no dragão, no fim de semana que passou!
E foi este grego, negro, sujo e fétido, que fez um corte limpo, no sentido em que jogou primeiro a bola, mas imundo no sentido em que ousou tocar n'O Adolescente, conspurcando a sua perna perfeita, com o veneno que havia de ferir de morte o talento, durante 2 ou 3 meses. E foi na sequência desse corte, premeditado, planeado e conspirado em inúmeras reuniões com outros demónios, gregos e não só - que também os há - que o anjo caiu!
E com ele morreu o espectáculo e o futebol mundial deixa de ter qualquer interesse, durante 2 ou 3 meses! Morreu a poesia, a pureza e a magia! As trevas triunfaram e reinam sobre todo o futebol, durante 2 ou 3 meses!
Já não poderemos assistir às fintas d'O Adolescente, ao seu esbugalhar de olhos terno, às suas elegantes simulações, ou aos acrobáticos mergulhos para o chão, durante 2 ou 3 meses.
Pior do que tudo, não poderemos cheirar o doce aroma dos seus peidos e já não vale a pena andar de elevador, durante 2 ou 3 meses!
Morra o grego, morra! Morram todos os gregos, inimigos da beleza! Lapide-se o grego em praça pública, durante 2 ou 3 meses! Espete-se a sua cabeça feia num pau comprido, em pleno Terreiro do Paço, para que o mundo veja, e queime-se o seu corpo fétido e venenoso na mais quente das fornalhas!
Cancelem-se todas as competições do planeta, enquanto o príncipe da luz recupera e mudem-se as regras do jogo para impedir que qualquer jogador se aproxime, quando O Adolescente corre com a bola!
É o mínimo que se pode fazer, durante 2 ou 3 meses...
* publicado em simultâneo no blog http://peranabarba.blogspot.com
segunda-feira, outubro 30, 2006
Um clube ENORME, um clube DIFERENTE
Benfica | ||
Repúdio pela posição do FC Porto | ||
O Benfica reagiu em comunicado às acusações por parte do FC Porto sobre a lesão contraída pelo brasileiro Anderson no clássico de sábado passado, colocando em causa a conduta de Katsouranis. | ||
E apresenta ainda mais seis pontos, dados como a sua posição sobre o incidente, assim como sobre a reacção do clube «azul-e-branco»: 1) Só quem está de má fé admite que exista a intencionalidade por parte de Katsouranis em lesionar o seu colega de profissão; 2) A generalidade dos comentadores e da imprensa também é da opinião que Katsouranis limitou-se a disputar a bola; 3) Anderson, após ter sido assistido, regressou ao relvado, e mais tarde, participou na celebração da vitória da sua equipa; 4) A Benfica SAD sublinha o comportamento exemplar de Katsouranis quer como atleta, quer como homem, e jamais irá admitir que o mesmo seja posto em causa; 5) Por duas vezes no referido comunicado são feitas alusões que podem ser interpretadas como de carácter xenófobo: “...atingido por um grego...” e “... agressor da mesma nacionalidade...” A Benfica SAD não tolera qualquer acto de descriminação relativamente aos profissionais de futebol, muito menos vindo de uma entidade que se pretende responsável; 6) A Benfica SAD não pactua com comportamentos violentos dentro e fora das quatro linhas, defendendo sempre a verdade desportiva e a sã competitividade; 7) A Benfica SAD deseja uma rápida recuperação ao jovem atleta do FC Porto. |
Pequenos, reles, tacanhos, ordinários...PORCOS
"O jogador que mais podia desequilibrar foi intencionalmente atingido com violência por um grego (Katsouranis), confirmando a teoria de quem vê estes casos como manobras planeadas", refere o texto não assinado publicado no "site" dos dragões.
"há um ano foi Lisandro López, derrubado aos 21 minutos" e sublinham que o "cenário de coincidência sai reforçado com nova constatação".
"O árbitro era o mesmo (Lucílio Baptista, de Setúbal) e a opção de não sancionar o lance e o agressor (Karagounis), da mesma nacionalidade e adquirido na respectiva época, foi decalcado..."
"Anderson foi vítima da violência de uma equipa que, a ter em conta a folha disciplinar, não é propriamente bem comportada".
O FC Porto espera que estas situações sejam "banidas do futebol" e anuncia que, caso não haja resposta célere e adequada dos "órgãos competentes", o clube passará a "apostar em atletas robustos, capazes de resistir à violência e dançar ao som da mesma música".
Depois de uma valente gargalhada, principalmente pelo ultimo paragrafo, passo a comentar:
Sem comentários!!!
PS. o azul bebé é propositado.
domingo, outubro 29, 2006
Porto - SL Benfica : 3-2
Esta derrota irá demorar imenso tempo a ser digerida. Recuperar de uma desvantagem de 2-0 para um empate de 2-2 e dominar por completo o jogo, criando lances que poderiam culminar com o golo da vitória e depois, nos descontos de tempo, sofrer um golo nascido num lançamento lateral. Inaceitável.
É inaceitável que o Benfica tenha perdido este jogo desta forma. Num lançamento lateral? A um minuto do fim? Porra...mas são amadores ou quê? Um lançamento lateral para a área tem sempre um primeiro toque para a molhada na pequena área. Os jogadores do Benfica tinham a obrigação de estar atentos a isso e arrumar logo ali, no primeiro toque, a questão. Faltavam segundos para acabar o jogo e foram macios, burros...e pagaram bem caro. Muito caro mesmo. Inaceitável. Incompreensível. Não há forma de conseguir aceitar esta derrota.
Entramos muito bem no jogo, o pressing inicial esperado dos andrades não e verificou, desde cedo demonstrámos que facilmente chegávamos à área de Helton e, pimba, ressalto e golo. Como habitualmente a equipa vai ao chão e demora a levantar, imaginei a goleada e pouco depois o segundo golo. Por muito que digam que o remate é idenfensável, não o é. Quaresma usa e abusa deste lance, Quim tinha a obrigação de saber isso, de prever o arco da bola. Vejam a repetição e observem o total desnorte de Quim....francamente estou farto. Por muito menos Moretto foi queimado e trucidado pelos benfiquistas e é, de longe, superior a Quim. O benfica precisa de guarda redes que ganhem jogos e não que façam defesas "normais". Precisamos de guarda redes que defendam aquele lance idefensával, como Helton defendeu o remate de Kikin. O mexicano teve a oportunidade que tanto pediu e provou que está muito abaixo de Mantorras. Aquele falhanço não se admite a um ponta de lança que reclama oportunidades.
Na segunda parte a equipa surgiu mais equilibrada e com a entrada de Nuno Assis pegou no jogo, só deu Benfica e foi com naturalidade que o primeiro golo surgiu. E depressa se percebeu que era possivel dar a volta, os andrades demonstravam quão fracos são, Mantorras que tambem entrou muito bem no jogo dava dinamismo e alegria ao ataque, criando muitos espaços para os colegas e Nuno Gomes volta a fazer o gosto ao pé no Dragão.
Estavamos empatados, na mó de cima, a controlar completamente o jogo, trocando bem a bola, não perdendo oportunidade de atacar e criar perigo para a baliza dos andrades. Tudo parecia indicar que ou empatavamos ou, num pressing final, até conseguiríamos a vitória. Mas eis que, já no tempo de descontos a equipa tem uma paragem. Invês de manter a bola no meio campo portista recua até obrigar Quim a despachar a bola como habitualmente para os pés dos tripeiros, ataque e bola fora. O resto é inaceitável. Inaceitável.
Entregar 3 pontos de bandeja ao rival directo depois de uma fantástica recuperação é fazer hara-kiri nas pretensões para a conquista do título. Assim vai ser muito dificil. Depois da recuperação não podiamos errar desta forma. Erramos e pagamos muito caro com isso...como é costume no Benfica.
Fernando Santos mais uma vez alter a táctica da equipa, joga num 4-4-2 clássico colocando Paulo Jorge na direita. Não acho que tenha sido a melhor opção pois Paulo Jorge tinha acabado de recuperar de uma lesão e Nuno Assis vinha jogando muito bem. A primeira parte provou isso e com a entrada de Nuno Assis e Mantorras a equipa do Benfica mudou para melhor. O angolano prova, jogo após jogo, que é melhor opção que Kikin e faz perguntar como é que se gasta 6 milhões de euros em 2 jogadores que são, manifestamente, inferiores a Mantorras?
O lagartão Lucilio Baptista não esteve mal o que já é algo extremente positivo mas o lance de ataque do segundo golo dos andrades resulta numa recuperação de bola faltosa sobre Petit.
Vitórias morais não enchem o papo a ninguem, o que fica para a história sõ os 3 pontos queos andrades conquistaram.
Inaceitável...
sexta-feira, outubro 27, 2006
Contra os corruptos...marcar, marcar
O dia começa bem com a noticia que Luis Filipe Vieira vai assistir ao jogo no Estádio. Faz muito bem. Não aceito que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica não acompanhe a equipa seja onde for, excepto se as razões de saúde não o permitirem. Agora, caro Luis Filipe, aconselho-o a fazer-se acompanhar por alguns matulões para o protegerem pois aquela gentalha não sabe portar-se nos minimos civicos exigidos. E não vá ter problemas quando festejar os golos do Glorioso...
Vamos à pocilga sem Miccoli mas com o orgulho de defendermos o Manto Sagrado e vontade de vencer, dentro das regras, no relvado, quem costuma "ganhar" da forma suja e sabuja que bem conhecemos (ok..uns ainda não conhecem). Fernando Santos atribui maior favoritismo aos andrades porque eles jogam em casa. Este é um excelente exemplo de como a opnião formada que temos sobre um treinador influencia a forma como encaramos esta frase: quem gosta de Santos dirá que é uma forma de tirar pressão aos jogadores, quem não gosta dirá que Santos mais uma vez demonstra medo.
Uma coisa é certa, temos equipa mais que suficiente para ganhar na pocilga ou em qualquer campo nacional, somos superiores qualitativamente. Mas se há coisa que a história nos ensinou é que na pocilga não basta ser melhor, é preciso conseguir vencer os andrades e os comedores de fruta que habitualmente prestam vassalagem aos donos da pocilga. Este ano, repete-se o comedor do ano passado, o lagartão Lucilio Baptista. Aposto que o jogo acaba com 10 para cada lado no minimo, e que ao Benfica serão sonegados dois penaltys. O gajo não gosta dos andrades, mas como bom lagarto que é, prefere claramente os porcos aos Gloriosos.
Por isso a equipa terá que ser muito forte psicologicamente, não pode entrar no jogo quer dos andrades quer do lagartão, jogar o seu jogo e ter atitude e garra, olhar para o que vestido e sentir que tem que dar tudo em prole daquele sagrado emblema. Os jornais apostam na titularidade de Kikin para se manter o 4-4-2, tendo o mexicano uma enorme oportunidade para mostrar o seu valor. Gosto da ideia de manter unidades de ataque mas não ponho de parte a possibilidade de Santos colocar mais uma unidade no meio campo, Karyaka, dando mais consistência àquela zona do terreno. Amanhã veremos.
Os acontecimentos do passado jogo têm que funcionar como mola motivacional extraordinária para defrontar os corruptos-mor. Dentro do balneário, quero acreditar, que muito se falou das injustiças que o nosso honrado grupo de trabalho é alvo.E essas injustiças serão transformadas em força suplementar para vencer este jogo. Não estaremos na pocilga para vos apoiar mas estaremos convosco sempre, acreditamos em vocês, unidos, contra os corruptos, marcar marcar.
PS1: Pode não parecer mas hoje o Benfica vai a eleições. É uma sensação estranha...apenas um candidatos. Não gosto...nem da situação nem do candidato.
PS2: Alípio Mantos abandona o Futsal do Benfica alegando motivos pessoais. É uma grande perda para o Glorioso perder um pessoa deste calibre. Resta ser campeão para dedicar o titulo a este grande Senhor.
quinta-feira, outubro 26, 2006
Benficómetro
O treinador do Benfica disse que o jovem adepto não lhe dava lições de benfiquismo e que não teria em idade os anos que Fernando Santos tem de benfiquista. Certíssimo...
Mas uma coisa sou capaz de garantir: esse adepto NUNCA treinou o clube dos andrades nem o clube dos queques de Cascais...
Não sei, afinal, se essas tais lições de benfiquismo não terão razão de ser....
quarta-feira, outubro 25, 2006
"táctica dos emplastros"
Não sou apreciador da figura enquanto comentador desportivo, acho-o incapaz de defender o Benfica de forma eficaz e concisa. Acho-o um "banana" e por isso nem aos seus escritos ligo. Mas, atravéz do Queridos Jornalistas Desportivos, li o seu ultimo texto n'A Bola e merece o meu aplauso. Na mouche ...
" Como acontece frequentemente sempre que o Benfica vai a eleições, começou já a onda de reparos e comentários dos mais variados. Como desta vez, por razões que agora não importa analisar, se apresenta ao acto eleitoral apenas uma lista candidata, logo houve quem se lançasse em deambulações eloquentes sobre o tema da democracia no clube da Luz.
Confesso que não pude conter uma gargalhada ao ler e ouvir o que se tem dito. Se há clube em Portugal que ao longo dos anos tem proporcionado pugnas eleitorais acesas e abertas, dando verdadeiras lições de democracia interna, esse clube é o Benfica, como toda a gente sabe, vê, ouve e lê. Ao contrário de outros, aliás, que fazem dos seus actos eleitorais um longo, permanente e bocejante referendo a líderes que se perpetuam. Enquanto o Benfica tem verdadeiras eleições, outros limitam-se a ter plebiscitos disfarçados e envergonhados.
Outro fenómeno hilariante é o facto de não serem sócios ou adeptos do Glorioso a questionar o facto de, nestas eleições concretas, apenas uma lista se ter apresentado a concurso. Os remoques vêm de elementos do segundo maior clube português, o chamado anti-Sport Lisboa e Benfica, ciosos de difundir qualquer opinião sobre qualquer tema que não lhes diga directamente respeito. Percebe-se! Afinal, o tempo de antena que o Benfica ocupa na comunicação social, pela importância fundamental que ocupa na sociedade portuguesa, constitui oportunidade para muito boa gente ter tema, chegar-se à frente e obter um protagonismo imediato, ainda que episódico. É a chamada táctica dos emplastros... "
terça-feira, outubro 24, 2006
Silêncio ???
Sou favorável, e já o defendi, ao uso do famoso blackout de forma a proteger o plantel mas, neste caso, acho que é fazer o jogo do inimigo deixar de falar no assunto. Se o Benfica opta pelo silêncio então é que o Apito Dourado morre. Como esta jornada provou apenas o Benfica faz barulho relativo ao Apito Dourado, apenas o Benfica toca na ferida. Por isso, se nos calamos, o corrupto ganha a sua guerra.
Será que o "silêncio" de Luis Filipe Vieira não terá a haver com outra questão? Será que lhe é conveniente o silêncio agora que foi aprovado em Assembleia Geral, por meros 40 associados, um passivo superior ao do ano passado (125.714.682 contra 151.860.213 ) e onde as dividas de curto prazo aumentaram de 58 milhões para cerca de 101 milhões? Não será o silêncio conveniente para evitar certas perguntas?
domingo, outubro 22, 2006
SL Benfica - Estrela da Amadora : 3-1
Hoje assistiu-se no Estádio da Luz à repetição já gasta da vergonha que é o nosso futebol. Jornada após jornada estes abutres cometem as maiores atrocidades à verdade desportiva e passam impunes. Até quando? Até quando iremos assistir a esta pouca vergonha nos nossos relvados? Muita fruta deve ter sido consumida por Xistra e seus pares nesta semana que passou....
Aos 7 minutos um golo limpo anulado por fora de jogo, penalty sobre Nuno Gomes por assinalar, penalty sobre Miccoli por assinalar, diversos foras de jogo mal tirados sendo o mais escandaloso o que deu o primeiro amarelo a Miccoli que, juntamente com Nuno Gomes, se isolava perante o guarda redes do Estrela. Uma das maiores mentiras que os avençados do Sistema repetem até à exaustão é que errar é humano. É mentira. O que se viu hoje não foram erros. Foi uma clara intencionalidade de prejudicar o Benfica. Sem qualquer pudor. Está visto que o Apito Dourado morreu, o corrupto começou a falar é porque sabe que vai ficar impune, mais uma vez(como foi bonito ver os amigos sentadinhos um ao lado do outro...com cara de caso...apesar da fruta o Benfica ganhou. O corrupto estava cá com umas trombas...).
Quando vejo uma roubalheira destas custa-me tecer criticas à equipa mas não posso deixar de dizer o que me vai na alma. Sinto-me desiludido com a atitude da equipa, amorfa, sem alegria, sem força...mais uma vez, após um excelente inicio de jogo, sofremos um golo e a equipa esmoreceu totalmente. Os passes não saiam, ninguem pegava no jogo, o treinador em panico no banco...não consigo compreender. Só a inequivoca qualidade dos jogadores do Benfica permitiu ganhar este jogo. Não tenho a menor dúvida disso. Foi por jogadores como Miccoli, Simão, Léo, Katsoranis, Nuno Assis que o Benfica conseguiu dar a volta e não por causa da táctica ou por causa de alterações executadas pelo treinador. É inadmissivel que a ganhar e com mais um jogador aquela aventesma que temos no banco não tenha tirado o Miccoli, e colocado, por exemplo Mantorras, que é rápido e dá uma alegria contagiante à equipa, sabendo que o italiano já tinha um amarelo. Não faz sentido. Tem jogadores no banco e não poupa os titulares sabendo que vai ter um dificil confronto para a semana.
Sinceramente custa ver tanto talento desperdiçado por um treinador mediocre. É que é mesmo mediocre.
A vitória do Benfica não merece contestação mas é exigido a este grupo muito mais do que apresentou hoje durante 90 e tal minutos. Vem aí a visita à pocilga, temos claramente equipa para vencer, mesmo contra a fruta, mas não temos tido a atitude, a garra e a crença para isso. Infelizmente não acredito que uma semana mude essa situação, pelo menos com este treinador.
Este seria um jogo que qualquer líder a sério usaria para moralizar e espicaçar o grupo de trabalho, esta vitória, após tamanha roubalheira, seria ideal para motivar ainda mais os jogadores e pô-los com vontade de esmagar qualquer adversário....será que esses líderes existem no Benfica?
Sai mais uma puta e uma viagem ao Brasil
Quem tem olhos (e não foi pago) viu muto bem.
sábado, outubro 21, 2006
Jornada interessante
Isto porque a surpresa Naval 1º de Maio recebe o Braga no seu estádio, e se vencer até pode passar Porto ou Sporting.
Estes também vão medir forças no wc e veremos quem faz a mija mais certeira.
Quanto ao nosso Benfica está-se a tornar numa equipa esquizofrénica, uma espécie de Dr. Jeckyl e Mr. Hyde. Por isso não sei que versão vamos ter amanhã.
quinta-feira, outubro 19, 2006
Soltas #7
- O Chelsea de Mourinho ganhou mais uma vez ao Barcelona. Quando o árbitro não inventa o Barça tem poucas hipóteses contra os ingleses. Hilário estreou-se em bom plano e o bluff voltou a exibir-se ao seu nível. Drogba a fazer uma época memorável.
- Lyon continua imparável. Uma super equipa sem super vedetas. Os tugas que aprendam...
- Impressionante o dominio do Bayern até ao golo e bela resposta dos lagartos à desvantagem no marcador. Um penalty para cada lado por assinalar e Liedson devia ter sido expulso por agressão. Por muitos efeitos que a bola leve é sempre dificil aceitar um golo àquela distância...
- É impressão minha ou o Rui Águas até dá um bom comentador desportivo?
- Benfica-Estrela às 19:45 e Sporting-Porto às 20:30 de domingo... Mas está tudo doido????
terça-feira, outubro 17, 2006
Que venha a Taça UEFA
Mas a explicação é simples: O Benfica é uma equipa frágil. Não em termos qualitativos, mas sim, em termos psicológicos.
O Benfica sofre um golo e o jogo acaba. Aconteceu com o Manchester United, aconteceu com o Desportivo das Aves e voltou a acontecer agora com o Celtic.
Eu bem avisei que os 2 pontos desperdiçados em Copenhaga nos iriam fazer muita falta, aqui têm a prova. Ou será que ainda consideram que foi um bom resultado empatar contra os mais fracos do grupo? Claro que não..foi sim um deitar fora 2 pontos preciosos.
Enfim. Resta a Taça UEFA que, sinceramente, está mais à medida deste Benfica, deste frágil Benfica em termos psicológicos.
Quando o Benfica tem medo de uma equipa como esta do Celtic, que nos é manifestamente inferior, não está a fazer nada na Champions, temos que o reconhecer. E a prova é que nos 15 minutos em que não tivemos medo pura e simplesmente os controlamos e "massacramos" na fase final da segunda parte. Porquê ter medo? Não consigo perceber ...não faz sentido. Sempre que se joga para empatar perde-se, bolas, é futebol. Quando o Katsoranis falha o golo de cabeça disse, tal como em Paços de Ferreira: Já fomos. Não custa nada. Não sou adivinho, pura e simplesmente já vejo disto há muito tempo.
Ainda à pouco se discutia a tolerância para com Fernando Santos...a perder e demora uma eternidade a fazer substituições. Não sei o que lhes disse ao intervalo mas resultou numa segunda parte miserável contrastando com a excelência que foram os ultimos 15 minutos da primeira. Não faz sentido.
Mais uma vez a equipa foi a imagem do treinador:medrosa, apática e frágil. Muito frágil.
É muito precupante ver como a equipa se vai abaixo quando sofre um golo. Assim é dificil ter sucesso. Mas quando se acha que um empate perante o mais fraco opositor do grupo é um bom resultado estamos derrotados à partida.
Neste momento não tenho esperança na qualificação para a fase seguinte. Não acredito que 6 pontos sejam suficientes para passar e não acredito em conquistar pontos em Old Trafford por isso, e talvez seja o melhor, resta-nos a Taça UEFA, competição que o Benfica teria a obrigação de se apresentar como candidato a vencer, digo teria, pois quem acha que empatar em Copenhaga é um bom resultado dificilmente poderá ganhar algo.
É pena. Os benfiquistas que calaram o "inferno" escocês não mereciam sair vergados a um 3-0. Não mereciam mesmo, foram enormes, demonstraram o que é o Benfica. Os palermas dos comentadores bem puxaram pelo "inferno" escocês mas só se ouvia "Benfica, Benfica"...enfim...se aquilo é inferno vou ali e já venho. Para quem já calou Old Trafford e, principalmente, para quem calou Anfield Road estes escoceses, como todo o respeito pelo eterno You'll Never Walk Alone, são pera doce. Mas, infelizmente, isso não dá pontos.
Quando é demonstrado em campo que somos claramente superiores ao adversário e perdemos por 3-0 que mais se pode dizer?
segunda-feira, outubro 16, 2006
De besta a bestial
"O treinador e os jogadores do Benfica deixaram ontem o centro de estágio do Seixal sob aplausos. Os adeptos que se concentraram junto ao portão principal fizeram questão de agradecer a vitória em Leiria, antes do embate com o Celtic, amanhã, para a Liga dos Campeões."
É e será sempre assim. Dê o futebol as voltas que der que serão sempre os resultados a ditarem as leis.
Só espero que no treino de quarta feira os aplausos continuem...
sábado, outubro 14, 2006
União Leiria - SL Benfica : 0-4
Tranquilo
Finalmente, num jogo onde a vitória era importantíssima, o Benfica conquista os 3 pontos de forma tranquila.
Um palco historicamente dificil para o Benfica, antes de um importante jogo para a Liga dos Campeões, um jogo que o Benfica tinha que ganhar, quer pelos 3 pontos obviamente, quer pela pressão que irá colocar aos adversários directos na próxima jornada aproveitando a perda de pontos que irá resultar do encontro de amigos.
Um Leiria-Benfica sem António Costa e o Benfica goleia. Coincidências?? hehehe
Um belo inicio de jogo do Benfica, controlando todos os aspectos do jogo, com Petit e Katsoranis finalmente a funcionarem bem, o facto de Petit jogar mais recuado terá tido influência e o grego a mostrar, se ainda havia dúvidas, que é mesmo bom jogador. Nuno Assis a jogar descaído para a direita mas, naturalmente, a cair muitas vezes para o meio onde é a sua posição natural e a conseguir fazer muitas vezes a ligação aos elementos mais avançados. As alas foram bem exploradas, principalmente a ala esquerda com Léo e Simão em muito bom plano.
Penso que é assim que o Benfica terá que jogar com os 3 elementos mais avançados em total constante mobilidade onde a velocidade e categoria de cada um vem ao de cima.
Os golos adivinhavam-se e, após um falhanço quase escandaloso, o bombardeiro italiano Miccoli faz um golo de génio. 98% dos jogadores remataria à baliza, Miccoli "simplesmente" faz um genial chapéu ao guarda redes abrindo assim caminho para a vitória.
A equipa esteve muito bem mas tenho que realçar a exibição de dois jogadores : Nuno Gomes e Ricardo Rocha. Após as injustas criticas que sofreram após o jogo da Selecção mereciam esta belíssima exibição com Rocha muito seguro e eficaz e Nuno Gomes a demonstrar a sua mais valia coroada com o golo 100 ao serviço do Glorioso.
Em muito bom plano esteve também Luisão, o verdadeiro patrão da equipa.
Menos bem estiveram Petit e Nelson principalmente o lateral que sentiu muitas dificuldades defensivas mas voltou a efectuar uma magnifica assistência para o belo golo de Nuno Gomes.
A partir do 0-4 o jogo acabou para mal daqueles que como eu queriam ver mais de Kikin Fonseca mas, a equipa estava em contenção de esforço e procurou simplesmente trocar a bola entre si não criando oportunidades atacantes para que o mexicano fosse posto à prova.
O árbitro esteve bem e isso reflete-se, por muito que doa a alguns, no resultado. E esteve muito bem na análise que fez aos lances polémicos na área do Leria e foram dois bons exemplos do que se deve e não se deve assinalar como falta: no primeiro lance o jogador o Leiria tem o braço colado ao corpo e tenta desviar-se da bola fazendo que o toque não seja faltoso; já o lance do penalty é bem assinalado pois aqui o jogador do Leiria tem o braço afastado do corpo impedindo a bola de seguir o seu curso normal. Falta bem assinalada. Dois exemplos bem claros e bem analisados pelo árbitro. Aprendam de uma vez por todas.
3 pontos muito importantes para o Benfica que dão moral para o jogo na Escócia mas, acima de tudo, dão alento para a próxima jornada onde poderemos aproveitar a escorregadela de um (ou dos dois) amigos.
sexta-feira, outubro 13, 2006
Cerejas e Participações
Leonor Pinhão n'A Bola.
Grande Leonor. E mais não é preciso dizer...incha porco.
"A Comissão Disciplinar da Liga vai receber nos próximos dias participações de vários clubes/SAD, todas com um mesmo objectivo: fazer com que o órgão agora presidido por Ricardo Costa instaure processos de inquérito sobre o teor de escutas telefónicas vindas a público tendo Luís Filipe Vieira e José Veiga como intervenientes, ambos com o ex-presidente da Liga, Valentim Loureiro.
......
Embora não tenham redundado na constituição de Filipe Vieira e José Veiga em arguidos no caso "Apito Dourado", as escutas reveladas pelo "Público" no mês passado estão no epicentro das participações
......
Estas duas escutas são o alvo da participação de alguns clubes. "
In O Jogo.
Gostava de saber, antes de mais, quais são esses clubes. Assim se perceberia o porquê de estas declarações serem motivo de participação e outras bem mais graves não interessarem a esses clubes. Mas quem não deve não teme. Venham de lá essas participações. Não deixa de ser ridiculo as escutas de Luis Filipe Vieira serem alvo de participações quando para o mesmo assunto o Presidente do Belenenses ter admitido ter feito o mesmo tal como outros clubes o reconheceram. É mais uma prova que o Benfica está a mexer na ferida não se calando como Apito Dourado. É só tiros nos pés que esta gentalha dá na ansia de atacar o Benfica.
quinta-feira, outubro 12, 2006
BURROS!!!!
O jogo de ontem da equipa luso-brasileira mostrou, claramente, toda a debilidade táctica de Scolari. O "sargentão" é um líder incontestável de balneário, um hábil motivador de jogadores, mas tacticamente é muito fraco. Ontem, mais uma vez o demonstrou, e com a ajuda dos jogadores que realizaram uma desastrosa exibição o resultado está à vista de todos.
Mas não é isso que me faz escrever estas linhas, é sim a burrice dos comentadores da RTP, sinceramente aqueles gajos não percebem nada de futebol. Portugal sofre dois golos em dois erros defensivos e aos 18 minutos está a perder por 2-0. Os comentadores exigem que Scolari mexa na equipa. E não se calaram com isso. Mas mexer aos 18 minutos de jogo COMO?? Scolari não tinha mais pontas de lança na equipa e tinha Cristiano Ronaldo tocado. Scolari tinha que esperar para saber se o Ronaldo recuperava ou não. Tinha que esperar até ao intervalo para mexer na equipa, tinha que ver se aquela equipa conseguia responder em campo à desvantagem. Infelizmente não conseguiu e Scolari mexeu ao intervalo. E para meu espanto mexeu bem ao tirar o cepo Costinha (que nódoa).
Mas pior que isso foi ver mais uma exibição paupérrima do Bluf e os comentadores a desculparem-no, "devia ter alguem ao lado" diziam eles, "com dois é mais fácil do que com um", repetiam até à exaustão...mas o gajo não é o mágico, o melhor do mundo e arredores? Que raio de "vedeta" é esta que tem MEDO de pegar no jogo numa altura daquelas? Bluf bluf bluf e sempre protegido pela imprensa....
Para acabar, após vários comentários depreciativos durante o jogo, só faltou baterem no Nuno Gomes por ter marcado o golo de honra. Parece que o golo do Nuno tinha sido uma ofensa para aqueles gajos...que ousadia ele marcar no fim, malvado. Enfim...
PS: Karagounis lesionou-se. Mais uma lesão muscular. A ultima coisa que precisavamos era que o grego, motor do Benfica nos ultimos jogos, se lesiona-se...a sorte também não quer nada connosco.....
quarta-feira, outubro 11, 2006
Cóco Ró Có Có
O corrupto cacarejou ao seu pasquim de propaganda. E tal como é habitual tinha que falar no Benfica. Até que se vê que a Santa Aliança está em perfeita sintonia, a referência de ambos é e será sempre o Sport Lisboa e Benfica, não há entrevista, conferência, inauguração de minis pocilgas que os dragartos não falem no sagrado nome do Benfica. Está sempre no pensamento deles.
Mas o corrupto desta vez revelou sinais profundos de elevado estado de senilidade...alguem que é alvo de escutas claramente incriminatórias do acto de corrupção e que lutou para que elas não fossem tidas em conta em tribunal e depois, numa entrevista, fala nelas para pseudo atacar o Benfica só pode estar senil. Completamente senil. E a maior prova da senilidade foi que ao puxar o assunto das escutas nessa tentativa de ataque, não foi capaz de apontar uma que seja, que ponha em causa o Benfica. Ora se o o corrupto não consegue encontrar algo nas escutas para atacar o seu ódio de morte é sinal que nós benfiquistas podemos estar descansados sobre o assunto.
E depois a total alucinação, fruto de excesso de viagra talvez, dizer que o Caso Mateus tem mão do Benfica...Hilariante.
Claro que tudo isto serviu para uma coisa simplesmente: abafar o calamitoso estado das contas do clubeco regional. A caminho da falência, o corrupto a caminho da prisão e o futebol a respirar melhor. Não falta muito....
segunda-feira, outubro 09, 2006
O bicho
Felizmente!
O bicho foi o capitão do clube-bordel durante muitos anos.
Como jogador, o bicho, jogava na defesa e era especial. Era médio menos. Lento, duro de rins e duro para além dos rins compensava, no entanto, com outros atributos: o agarrar pelo pescoço do avançado rápido que se isolava, com total impunidade ; as entradas de carrinho a pés juntos, com total impunidade ; as cotoveladas profilácticas e sem bola, com total impunidade ; os insultos ordinários e na cara a árbitros, fiscais de linha, 4ºs árbitros, adversários e até espectadores, se fosse preciso, em frente às câmaras e com total impunidade... enfim, a principal característica do bicho era mesmo esta: a total e completa impunidade com que as suas múltiplas violações das regras eram encaradas pelos árbitros e instâncias disciplinares do futebol!
A situação chegou a um rídiculo tal, que lembro-me de ouvir na televisão um comentador inadvertidamente objectivo classificar, com um orgulho incontido, um estrangulamento pelo pescoço a um avançado rápido, que se ficou a contorcer no chão, quase a sufocar - e que passou, adivinharam, com total impunidade - como uma "jogada típica de Jorge Costa"... era tão comum ver o bicho a esganar os avançados mais ousados, com total impunidade, que se tinha tornado na sua imagem de marca, a ponto de ser uma "jogada" aplaudida pelos "jornalistas" que habitam o nosso futebol!
Era, por isso, extremamente enervante ver o bicho a "jogar"! A cada entrada de carrinho maldosa, a cada gravata sufocante, a cada cena triste de insultos na cara do árbitro, apetecia ir a correr para o campo, de bengala em punho, e dar um ensaio de porrada no bicho, para ele aprender! Aprender a jogar! Aprender a respeitar os adversários! Aprender a respeitar o público! Aprender que o crime não compensa! Aprender que o futebol é um desporto e, como tal, deve ser jogado com lealdade!
Foi por isso que quando George Weah, vencedor do prémio fair play da FIFA, embaixador da UNICEF e reconhecido filantropo, lhe espetou uma merecidíssima cabeçada na tromba, num gesto técnico irrepriensível e de execução sublime, em resposta a uma pisadela maldosa do bicho, aplicada corajosamente, enquanto o liberiano jazia estendido no chão (e que lhe partiu alguns dedos), aplaudi comovido e orgulhoso! Foi dos melhores momentos da minha vida de adepto de futebol! Foi ver o criminoso finalmente a pagar pelos seus crimes... e à cabeçada, como mandam as leis! Foi castigar o rufião da escola com uma dose do seu próprio veneno! Foi como se um bocadinho da cabeça do Weah fosse a minha cabeça... a nossa cabeça colectiva e também nós, todos nós, amantes do desporto rei, tivessemos contribuído para fazer alguma justiça, partindo-lhe aquela tromba feia! Nunca esquecerei a conferência de imprensa em que o bicho apareceu de braço dado com a madame do bordel, a choramingar, de cara ensanguentada, o nariz partido, com aquele ar de menino choramingas que está habituado a malhar nos mais fracos, mas não a que malhem nele. Até gravei em VHS, para rever em família, nas ocasiões solenes!
O bicho é a cara, no campo, do porto de Pinto da Costa: batoteiro, maldoso, mal educado... e impune!
Felizmente para o futebol, infelizmente para o futebol português, o bicho não gozava das mesmas benesses fora de Portugal e, por isso, passou sempre ao lado de uma carreira internacional. O melhor que conseguiu foi jogar um ano no Charlton, um clube inglês que luta para não descer. Compare-se com o outro central formado no porto na mesma altura, o Fernando Couto, que teve uma carreira invejável e tirem-se as conclusões que explicam o facto do bicho nunca ter passado deste futebolzinho, onde gozava desta espécie de imunidade diplomática. É mais díficil jogar-se à bola, quando as regras são iguais para todos, não é?
Em suma, o bicho não deixa saudades! Era mau! Era corrupto! Era batoteiro! Não é pena que saia! Já sai tarde! Espero que a sua retirada seja o prenúncio do fim de uma era negra, de corrupção e resultados forjados, que o futebol português tem atravessado! Espero que prenuncie a retirada da máfia, das putas, dos proxenetas, dos telefonemas e dos vigaristas, para que o futebol possa ser, também em Portugal, o maior espectáculo do mundo!
A seguir ao bicho, que se retire o papa!
Indisciplina??
A Comunicação Social não perde oportunidade para criar uma novela que possa prejudicar o Benfica. É o habitual e já nem ligo sequer. Mas o que me incomoda, apesar de acontecer frequentemente, é ver os benfiquistas deixarem-se ir na onda e assimilarem a novela como se fosse uma verdade irrefutável.
Muito se tem falado e criticado os jogadores do Benfica pela indisciplina revelada nos jogos (???) e tudo porque o Benfica teve 4 expulsões nos poucos jogos que leva nesta edição da Liga BWin...Tem tanto valor esta "estatística" como a que diz que o clube dos andrades foi o que mais titulos "conquistou" na decada de 90. Todos nós sabemos a forma como foram conquistados por isso têm o valor reduzido que têm. O mesmo se passa para a questão das expulsões e consequente "indisciplina".
Foram 4 jogadores expulsos : Nuno Gomes, Manu, Petit e Léo.
Nuno Gomes foi expulso em sequência de dois amarelos normais num jogo de futebol sendo o primeiro deles porque foi envolvido numa trica com um boavisteiro que apesar de ter sido o causador do sururu escapou incólume ao castigo disciplinar; Manu foi expulso por uma falta que não cometeu; Petit foi expulso por ofender o árbitro após a expulsão de Manu; Léo foi expulso por bater palmas a uma decisão do árbitro.
Tirando a expulsão do Petit qual das outras foram por indisciplina? E com arbitragens HONESTAS destes 4 jogadores expulsos apenas Nuno Gomes o seria por acumulação de amarelos. Chamar a isto indisciplina é um claro exagero que a comunicação social tenta sempre aproveitar. Cabe aos benfiquistas não irem na onda...mas infelizmente parece não ser esse o caso.
sexta-feira, outubro 06, 2006
Para desanuviar...
Acho hilariante a parte do "Na margem", "na fronteira".... hahahahahaha
quarta-feira, outubro 04, 2006
Explique lá outra vez???
Será que ninguem no departamento médico sabe analisar uma ecografia? Será que só o ecografista é que tem acesso aos dados e mais ninguem os analisa?
Eu quando tiro uma Radiografia o Radiologista faz o seu relatório mas depois o médico também a analisa....
terça-feira, outubro 03, 2006
Bonito...
Rui Costa agrava lesão e deve parar entre três a quatro semanas | ||
Rui Costa agravou a lesão na coxa direita durante o jogo realizado no último domingo contra o Desportivo das Aves. O médio foi sujeito a exame no final desse encontro no qual lhe foi detectado um problema físico que o vai afastar dos relvados durante algumas semanas. | ||
Até à realização dessa ecografia todos os exames a que o jogador se sujeitou o diagnóstico apontou sempre para a existência de um edema. De acordo com aquela Rádio, depois da partida com o Desportivo das Aves, Rui Costa foi sujeito a uma nova ecografia numa outra Clínica e o diagnóstico acusou então uma lesão muscular na coxa direita. Rui Costa deverá ficar inactivo entre três a quatro semanas. |
Soltas #6
Não é só a classe impar, não é só a qualidade mágica do seu futebol, é o homem, a postura, a integridade que fazem de Rui Costa um SENHOR dentro e fora do campo. Não há outro, é incomparável com qualquer outro. É benfiquista.
- Parece que as tentativas de falta pegaram de estaca. Carlos Fernandes, lateral do Braga, leva amarelo por uma "falta" inexistente. Para não se ficar a rir, Luis Filipe o outro lateral, é também amarelado por uma falta que não comete.
- Lucilio Baptista no seu melhor, após expulsar Léo por bater palmas, não expulsa Pepe que o insulta de forma perceptivel a qualquer anti-benfiquista por mais primário que seja. Apenas amarelo. E para ajudar ao ramalhete não mostra amarelo ao Quaresma quando este pontapeia a bola para longe mesmo à sua frente após apitar uma falta.
- Será que iremos ouvir o Girafa ou Paulo Bento sobre o lance entre Polga e Ivanildo? Eu aposto claramente no não.
- Aproximam-se as eleições no Glorioso e Luis Filipe Vieira mantêm-se como unico candidato. Não são boas noticias para a nação benfiquista. Se por um lado é bom ver os habituais abutres metidos dentro da sua toca é contra natura umas eleições no Benfica com apenas um candidato. Há algumas personagens no Benfica que se têm remetido ao silêncio nos últimos anos coisa que antes não o faziam. Nesta altura, invês de se ouvir sempre palhaços como Damásio e amigos, era bom sabermos o que essas pessoas pensam do que se tem feito ao longo destes ultimos anos. Até para perceber se não falam porque não querem ou se por não poderem....
domingo, outubro 01, 2006
SL Benfica - Desp.Aves : 4-1
Um jogo que parecia fácil ia-se tornando muito dificil após um daqueles golos que acontecem quando menos se espera. Um valente frango como já não se usa. E a equipa foi-se, claramente, abaixo. É uma preocupação sentir que a equipa não está forte psicologicamente, e que vai-se abaixo com facilidade à primeira contrariedade e isso tem custos graves. Desta vez o Aves não é o Manchester e o Benfica com uma segunda parte de bom nível conseguiu dar a volta. Mas aqueles minutos até ao intervalo após o empate foram constrangedores....
O Benfica iniciou, mais uma vez, o jogo com uma atitude bastante pressionante conquistando sempre a bola ao adversário e a procurar, rapidamente, a baliza. Foi com naturalidade que chegou ao golo num bom lance de Paulo Jorge, um jogador que já merecia tamanho prémio. De realçar no golo o "falhanço" do guarda redes do Aves, mas um falhanço que acontece porque Nuno Gomes procura disputar a bola. Uma das grandes criticas que faço a Nuno Gomes é pelo facto de ele, nos cruzamentos, não ir à procura da bola e ficar à espera do erro do guarda redes. Desta vez não ficou, procurou a bola e com isso atrapalhou o guarda redes que deu uma sapatada insuficiente para tirar a bola da zona de perigo, surgiu Paulo Jorge que com mestria inaugurou o marcador.
O Benfica não tirou o pé do acelerador e podia ter aumentado a vantagem mas num lance infeliz de Quim, num remate inofensivo, sofre o empate e animicamente cai totalmente. O futebol do Benfica passou a ser lento, receoso, com os jogadores a não quererem a bola. Foi um jogo arrastado até ao intervalo.
Depois entrou o Maestro e tudo mudou. Até a estrelinha da sorte com um golo logo cedo para ajudar a acalmar as hostes. Com 2-1 tudo se tornou mais fácil, o Benfica voltou a acreditar em si e a controlar totalmente o jogo e os restantes golos aconteceram com toda a naturalidade. Um penalty claríssimo convertido por Simão Sabrosa e uma falta sobre Kikin magistralmente convertida por Karagounis que há muito também merecia este prémio.
A equipa ganha outra dinâmica quando Nelson joga. Ricardo Rocha transmite maior segurança ao lado de Luisão e com apenas um trinco a bola flui melhor na transição defesa/ataque. Depois com Rui Costa em campo tudo se torna mais fácil mas é urgente que os responsáveis trabalhem arduamente a questão anímica da equipa. Uma equipa como a do Benfica não pode quebrar daquela forma perante as contrariedades. Tem que ser mais forte, mais unida.
Novamente após uma boa vitória do Benfica o campeonato para. Não é bom para as rotinas que se pretendem para a equipa mas por outro lado ajuda a aumentar os niveis fisicos dos jogadores que ainda não estão a 100%. Fernando Santos terá que trabalhar bem nestas semanas pois a seguir iremos a Leiria defrontar a filial dos Andrades que este ano estão ser levados ao colo de uma forma impressionante e não auguro nade de bom para essa jornada. E a seguir viajamos à Escócia. Acabaram-se as oportunidades. Agora é a doer para todos. Falhar agora é dizer adeus ao que falta da época. Aproximam-se os derbys e é importantíssimo ganhar para pressionar os rivais.
Acusação de Racismo
MENTIRA!!!!
Para além dos habituais assobios o unico jogador "acarinhado" com os conhecidos "u u us" foi esse grande negão chamado Wayne Rooney. Não faço a minima ideia de como se pode provar ou defender de uma acusação destas mas, sinceramente, no jogo contra o Manchester United só me lembro destes cânticos passíveis de conotação racista (que não o são como é óbvio) dirigidos ao Rooney portanto claramente sem conotação por parte dos benfiquistas.
Um clube que tem como referência quase sagrada um jogador negro e onde o jogador mais acarinhado do actual plantel é também negro não faz qualquer sentido esta acusação dos ingleses. Qualquer apupo dirigido ao adversário não é nada mais do que isso: um apupo dirigido ao adversário. Sem qualquer conotação politica ou sexual ou religiosa.