Páginas

terça-feira, janeiro 31, 2012

Fecho de mercado

Tem sido norma que em Janeiro os benfiquistas vivam momentos de incerteza fruto das constantes notícias do entra e sai de jogadores do seu plantel principal. Felizmente, este ano, tal não aconteceu. Foi uma janela de transferências muito tranquila para os lados da Luz e mesmo as notícias de interesse de clubes ingleses e franceses em Gaitan e Javi Garcia não incomodaram a nação benfiquista. Ninguém bateu as cláusulas portanto os jogadores estarão até ao fim na conquista do título. Após 30 dias de tranquilidade eis que chegam as últimas 48 horas e surgem as grandes novidades:

Ruben Amorim renova pelo SL Benfica e é emprestado por ano e meio ao Braga. Tal como a maioria dos benfiquistas também fiquei espantado. Não era o desfecho que estava à espera para o caso Amorim. Não pela saída que senti ser inevitável mas pela renovação e posterior empréstimo a um clube que tanto nos tem ofendido. A nação benfiquista reclama explicações e acho que tem toda a a razão para tal. Há aqui algo que não faz sentido e a teoria que é uma aproximação ao Braga para os trazer para o lado do Bem não me convence muito. E renovar? Pode ser um voto de confiança no jogador e nas suas capacidades mas emprestá-lo por ano e meio choca com essa renovação. Regressa à beira do fim do contrato? Não me parece. Desportivamente perdemos um excelente jogador. Como todos sabem sempre defendi as qualidades de Amorim e acho que muita falta nos irá fazer mas também sei que ele criou esta novela e dificilmente seria possível a sua manutenção no plantel.



Após notícias que o davam como certo no Porto, foi preciso surgirem notícias sobre o interesse do SL Benfica para que os submissos de Alvalade viessem gritar para a praça pública direitos sobre o jogador. Sempre e sempre com o vermelho na cabeça. O SL Benfica contratou Djaló a custo zero e desta vez acredito mesmo que o custo zero seja mesmo um valor muito reduzido. Na situação em que o jogador se encontrava não me parece que possa pedir muito dinheiro por assinar nem um ordenado elevado. Financeiramente não me parece que o SLB tenha muito a perder. Desportivamente vamos ver o que o futuro nos dará. Djaló tem 25 anos, já não é um puto para se estar sempre a falar em potencial. Tem velocidade e qualidade técnica. Falta saber jogar à bola. Jesus acredita que pode fazer dele um grande jogador. Espero que sim e que o demonstre rapidamente. Tal como com Carlos Martins, não tenho grandes expectativas com Djaló mas, tal como Carlos Martins, a partir do momento em que enverga o Manto Sagrado é um dos nossos e terá o meu total apoio. Espero que tenha a entrega que Martins teve e desejo-lhe o sucesso que Simão teve.

O facto de esta janela de transferências não ter sido um sobressalto para as hostes benfiquistas implica, igualmente, que os problemas da equipa continuam lá por resolver, nomeadamente as laterais defensivas. André Almeida regressou para ser fazer o papel de Amorim e ser alternativa a Maxi podendo, igualmente, fazer uma perninha no meio campo mas, infelizmente, a sua qualidade não ainda não convenceu. Na lateral esquerda continuamos, curiosamente, com o espanhol Capdevila mas duvido que esta segunda metade da época traga alterações à forma como Jorge Jesus tem tratado a situação Emerson/Capdevila.

Tinhamos um excelente plantel e continuamos a ter mas ao perder um excelente polivalente como Ruben Amorim e receber um jogador que é, admitamos, uma incógnita ficamos um pouco mais fracos. Excepto se...Enzo Perez "regressar" com a cabeça arrumada e vontade de triunfar no Sport Lisboa e Benfica. Uma coisa é certa, o Sport Lisboa e Benfica mantêm todas as condições de continuar a fazer uma excelente época e chegar ao fim e festejar o seu 33º título de Campeão Nacional.

Desculpem!?!??!

Emprestar jogadores a quem nos cospe em cima?!?? E a seguir? Renovamos com o Enzo Perez por mais 3 temporadas e emprestamos ao Porto por 2 e meia?!?

domingo, janeiro 29, 2012

Como é que isto é possível???



Espero que a Direcção do Sport Lisboa e Benfica faça alguma coisa e exija um pedido de desculpas público. Já vi muita coisa podre no nosso futebol mas isto é escandaloso. Este "jornalista" tem que ser despedido. Imediatamente.

Sobre o "embalo"...

O lance passou-me despercebido no jogo mas a muitos benfiquistas não. Aqui está o motivo para que o lance que acabou com a bola dentro da baliza do Artur tenha sido interrompido bem antes do jogador chutar. Pé em riste. (foto retirada do blog Eterno Benfica)

Já agora, aqui fica outro excelente exemplo do "embalo" tão típico em Portugal:

Feirense - SL Benfica: 1-2

A ferros!!

Vitória muito difícil e suada do Sport Lisboa e Benfica em Santa Maria da Feira mas, totalmente justa. O Feirense deu tudo em campo e obrigou o Glorioso não só a vestir o fato de macaco como a dar o litro e lutar até ao fim para manter a saga de vitórias e segurar a liderança na Liga. O Benfica entrou mal no jogo sendo incapaz de pressionar o adversário que não se fez rogado e jogou taco a taco, sem medos e procurando a nossa baliza. É sempre um mistério para mim perceber como é que equipas que se batem desta forma e estão na posição em que estão na tabela classificativa. Jogassem sempre assim e tínhamos uma das mais fortes ligas da europa. A vitória acaba por ser justa porque não só tivemos mais oportunidades de golo como algumas foram claríssimas. Só Rodrigo falhou uma goleada sozinho ao permitir que por 4 vezes o guardião adversário lhe negasse o golo, juntemos mais duas de Gaitan e teria sido uma vitória muito mais tranquila do que a que foi. Justiça seja dita, o Feirense não merecia perder por tantos.

Jesus tirou Nolito do 11 mas manteve a dupla atacante Cardozo-Rodrigo a ser servida por Aimar. A equipa teve atitude, esforçou-se mas as coisas não saiam bem. Há noites assim. Voltamos a sofrer um golo numa bola parada demonstrando mais uma vez que o problema está para lá de quem é o guardião da nossa baliza. Os campeões fazem de jogos destes onde a estrelinha da sorte aparece e num autogolo chegamos ao empate e pouco depois Cardozo converte um penalty dando os três pontos à equipa e contabilizando o seu 199 golo na carreira.

Não houve nenhuma exibição individual que mereça um destaque. Talvez Rodrigo devido aos lances que teve em que foi estranhamente perdulário. Artur um pouco intranquilo. Aimar pareceu-me bem enquanto esteve em campo com relevo para aquele passe fabuloso para Rodrigo quase marcar. Gaitan tem que fazer mais quando tem a bola nos pés. Nolito deu o nervo habitual à equipa quando entrou. Mas as bolas paradas têm que ser revistas e muito trabalhadas. Somos vulneráveis a defender e pouco acutilantes a atacar principalmente quando temos muitos lances de bola parada a favor.

Claro que vai haver conversa durante a semana. Um fora de jogo mal assinalado acabou com a bola dentro da baliza de Artur. Não interessa que o árbitro tenha apitado muito antes (já vi jogadores levarem amarelo por muito menos) da bola entrar na baliza, isso só serve caso seja para atacar o Glorioso. Não está fora de jogo da mesma forma que Cardozo não estava num outro lance mal assinalado pelo fiscal de linha. Há quem fale num penalty a nosso favor por assinalar mas não me recordo do lance. O penalty sobre Rodrigo que Cardozo converteu não tem discussão de tão evidente que foi. E amarelo ao Javi porquê?

Ainda não sei porque razão a Liga não permitiu que o jogo fosse em Aveiro e gostava muito de saber. Da mesma forma que gostava de saber que obras teve o estádio do Feirense para que, findas as mesmas, tenha sido possível acontecer o que aconteceu com os adeptos benfiquistas que a festejarem um golo cairam no relvado porque a protecção (???) cedeu de tal maneira que parecia cartão. Espero que ninguém se tenha aleijado gravemente.

Cumprimos a nossa missão e espero que tenhamos aprendido a lição de que não podemos nos desleixar seja contra que adversário for. Contra nós todos jogam como se fosse o encontro mais importante das suas vidas (o que é uma grande verdade) mas isso só eleva ainda mais as nossas vitórias e mais valor dará à conquista do título. É isto que nos torna tão grandes.

CARREGA BENFICA!!!

sexta-feira, janeiro 27, 2012

O CAMPO DA FEIRA

Assisto, com pasmo, à sportinguização de alguns adeptos do Benfica, deixando-se tentar pelo choradinho, considerando uma afronta ao nosso clube a decisão da Liga de não permitir que o jogo com o Feirense se realize em Aveiro, tornando essa decisão num avental de lamentações que não são próprias de um adepto do Benfica. Historicamente este clube construiu-se com vitórias e não com queixinhas.

Pessoalmente não considero relevante que o jogo se realize em Aveiro ou numa caixa de fósforos. Ninguém pára o Benfica e isso é que interessa. Tem razão o Jorge Jesus, quando afirma que o Benfica tem de ganhar, nem que seja no pelado. O Benfica é a melhor equipa portuguesa e o seu valor e competência não estão dependentes de meia dúzia de metros a menos, em comprimento e largura, do campo onde se vai realizar o jogo.

Tenho aliás a minha teoria, que espero que o Benfica confirme no jogo. Se aquilo que espera o Benfica é o campo pequeno então os nossos jogadores vão cansar-se menos. O resto é folclore. O Feirense tem um estádio, bonito, acolhedor, tem uma equipa que merece admiração e a melhor forma de respeitar tudo isto é o Benfica apresentar o seu futebol ciclónico e arrasador. E ganhar bem.

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Apoiar por Fora!!!

Apoio incondicionalmente o movimento que surgiu após o comunicado dos Diabos Vermelhos sobre não se deslocarem ao estádio do Feirense em protesto pelos elevados preços pedidos pelo clube de Santa Maria da Feira. O movimento mais não é do que juntar muitos benfiquistas à porta do estádio, não entrar e fazer a festa toda cá fora. Há anos que defendo algo assim, em que os benfiquistas deixam estes sanguessugas de mãos a abanar mas demonstram uma paxião enorme pelo Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

Adorava que fosse um estupendo sucesso!!!! CARREGA BENFIQUISTAS!!!!

terça-feira, janeiro 24, 2012

Soltas #108

- Pablo Aimar é um senhor dentro e fora dos relvados. As declarações que fez após o jogo com o Gil Vicente deviam fazer os dirigentes do SL Benfica renovar imediatamente com ele e pedir desculpas pela demora. É uma lufada de ar fresco ver alguém tão genial ser tão humilde.

- Cardozo continua a fazer mexer as redes adversárias mas Rodrigo começa a encantar. O puto brasileiro/espanhol teve um crescimento qualitativo em pouco tempo e a manter este ritmo rapidamente será "alvo" de um dos gigantes europeus. Como li algures, que seja a venda mais cara da história do futebol português. Rodrigo é e será um jogador muito mais espectacular que Tacuara e é por isso que o paraguaio não tem propostas milionárias para o clube mas isso só é bom para o Glorioso porque se vai mantendo por cá e a marcar golos atrás de golos.

- Está-se a passar Janeiro e não se vislumbram mexidas de vulto no plantel principal do SL Benfica. O problema da lateral esquerda não parece que irá ser resolvido e com a questão Amorim ainda pendente parece que aposta irá recair no repescado André Almeida. Parece-me curto. Sinceramente não me parece que seja preciso mais do que resolver a questão das laterais.

- Infelizmente, como se previu no início, David Simão só fez número no plantel e agora foi, naturalmente, emprestado. A escolha recaíu na Académica. Espero que o empréstimo seja aproveitado por ele para continuar o seu crescimento como jogador. Estranho foi o empréstimo do guarda redes Coppeti ao União de Leiria onde já temos emprestado o guarda redes Oblak.

- Se para o plantel principal esta janela de transferências está a ser tranquila, já para o que se espera que seja a futura equipa B não param de sair notícias de aquisições e interesses em jogadores. Parece-me exagerado o interesse em jovens estrangeiros até porque os nossos juniores já têm vários nos seus planteis. Em 70 jogadores na nossa folha salarial não se consegue criar um plantel para a equipa B?

- Com a nova presidência da Liga começou a sar falado um acordo colectivo no que diz respeito aos direitos televisivos. Não sei como poderá o Glorioso lutar contra isto. Caso os direitos sejam negociados em conjunto gostava que a distribuição dos dinheiros levasse em conta a classificação final no campeonato. Podia ser que dessa forma os "pequenos" procurassem mais a vitória aumentando a competitividade da Liga...

- Mourinho enfrenta grande contestação em Espanha apesar de estar isolado em primeiro lugar com 5 pts de avanço. Mas os 73% de posse de bola do Barça em Madrid e a incapacidade total de o Real sair com a bola jogável perante os eternos rivais da Catalunha deixaram marca muito forte. Até o melhor do Mundo tem limites e parece que a besta negra chamada Barcelona é adversário demasiado forte para Special One.

- Nélson Évora lesionou-se e tudo indica que irá falhar os Jogos Olímpicos. Imagino a "dor" que é para um atleta perder tão importante competição sabendo que só daqui a 4 anos terá outra oportunidade e em 4 anos muita coisa pode acontecer. Força campeão.

- Ontem vi um pouco do Sporting-Olhanense e tive o "azar" de em 10 minutos ver o Carriço fazer quatro faltas, qualquer uma digna de amarelo. Duas delas então foram seguidas. O árbitro ignorou por completo a punição disciplinar. Isto no mesmo campeonato onde Cardozo é expulso por bater na relva (comportamento que Hulk repetiu e não foi sancionado) e saltar por cima do guarda redes para não pisá-lo. Mais do que tudo incomoda-me que ninguém no SLB mencione estas situações.

- Os estragos no Estádio da Luz são bem mais graves do que se pensava à primeira vista. O relatório do LNEC refere inúmeras reparações que podem ascender a 500 mil euros de custo. Se a isto somarmos a perda de receitas que o Benfica terá por ter aquela zona vedada ao público a factura a cobrar ao Sporting será bem elevada. Espero que sejamos infléxiveis nisto e que não se permite uma demora das autoridades a resolver esta questão.

- Acho incrível que, depois de tudo o que aconteceu, vários clubes manifestem vontade em adquirir Carlos Tevez. Sem dúvida que é um jogador fantástico mas depois de um comportamento profissionalmente revoltante, sendo um jogador pago a peso de ouro, como é possível alguem pensar na sua contratação???

- Fim de semana negro para as modalidades...excepto para o volei que continua imparável.

domingo, janeiro 22, 2012

SL Benfica - Gil Vicente: 3-1

Uma vitória difícil mas justa, sem penaltys manhosos, fruto de trabalho, esforço e empenho de uma equipa que pretende ser campeã!

Se na jornada passada o facto de estar a perder não me assustou minimamente, hoje o empate em cima do intervalo deixou-me incomodado por sentir que a equipa não estava a conseguir encontrar soluções para abrir o ferrolho defensivo que a equipa de Barcelo trouxe ao Estádio da Luz e ainda mais incomodado fiquei quando no reatamento os primeiros minutos foram de aflição junto da nossa área criando um nervosismo desconfortável que nada ajuda às pretensões da equipa. Felizmente entrou Aimar e tudo se resolveu em 2 minutos. Três pontos conquistados e mantida a liderança isolada. Jesus fez o que prometeu e deu a titularidade a Gaitan remetendo Bruno César para o banco. As dúvidas sobre as lesões de Cardozo, Rodrigo e Aimar foram dissipadas com os avançados no 11 titular e o mágico no banco. De resto a equipa normal e habitual mantendo Nolito a merecida titularidade. A primeira parte foi passada toda no meio campo do Gil Vicente com o Benfica demasiado lento para conseguir abrir espaços na fechadíssima defesa de Barcelos. Apesar da posse avassaladora o Benfica não conseguia criar perigo e, curiosamente, até foi o Gil que dispôs da melhor oportunidade. Mas na cobrança de um livre lá apareceu o suspeito do costume a fazer mexer as redes e pensava-se que estava feito o mais difícil e que os restantes golos surgiriam com naturalidade. Puro engano porque o Gil Vicente não mudou uma virgula à sua táctica e manteve-se sempre fechado lá atrás espreitando o contra ataque quando podia. E numa dessas raras vezes consegue um canto e no ressalto do canto marca um golo. Terá sido a segunda vez que chegou à nossa baliza e marcou.

Com o passar dos minutos da segunda parte temia-se o pior uma vez que a equipa não conseguia criar lances de golo e o Gil começava a entrar no irritante anti jogo que leva as bancadas ao desesperto. Jesus vai ao banco e primeiro mete Aimar para o lugar de Gaitan e depois arrisca tudo tirando Javi Garcia e colocando Bruno César. O jogo mudou totalmente e o SLB passou a conseguir rasgar a defesa Gilista. Mas foi num golpe de sorte que as redes abanaram novamente com um pontapé de Rodrigo a bater num adversário e a enganar o guardião do Gil. Logo a seguir Aimar faz o terceiro e segura a vitória. Também merecemos a sorte.

Nolito está num momento de forma fantástico tal como Rodrigo que respira confiança. Ambos pegam na bola e arrancam para cima do adversário sem dó nem piedade. Mas quem se dá ao luxo de ter Pablo Aimar no banco para entrar fresquinho para 30 minutos finais fabulosos arrisca-se a arrancar vitórias destas. Javi foi o sacrificado para o treinador por toda a carne no assador mas o espanhol fez uma exibição de luxo. Artur com algumas falhas desnecessárias...lances daquelas não são para arriscara, é despachar e pronto.

Desconfio de árbitros incompetentes quando a incompetência é sempre para o mesmo lado. Como é que um corte no chão de Witsel com a bola a sair afastada da baliza é considerado atraso? A forma como não se deixa jogar futebol, como se aplica a lei da vantagem quando ela não existe, o lance que dá o amarelo ao Rodrigo...muito mau mesmo.

Vencemos e era o que se pretendia. Nem sempre será possível aliar à vitória uma exibição de luxo mas hoje demonstrámos crença e vontade de vencer. As coisas não estavam a sair bem mas nenhum jogador baixou os braços ou desistiu de lutar. Parabéns a todos e ao público que esteve sempre do lado dos bravos!

CARREGA BENFICA!!!

quarta-feira, janeiro 18, 2012

SL Benfica - Santa Clara: 2-0

Por favor, acabem com a porcaria dos cantos curtos de uma vez por todas!!!! É absurdo a quantidade de cantos que nem sequer chegam a entrar na área adversária...Irra!!!!

Repararam na exibição de Capdevilla após a entrada de Nolito???

Quem vê futebol aos anos que nós vimos já sabe o que esperar quando contra um adversário de outro escalão o 11 inicial do SL Benfica sofre muitas mudanças, uma exibição muito frouxa, sem intensidade e com inúmeros passes errados. É estranho porque pensamos que aqueles que jogam pouco vão dar o litro para aproveitarem a oportunidade mas a verdade é que raramente o jogo tem intensidade. A primeira parte foi muito fraca e foi preciso Jorge Jesus recorrer aos pesos pesados na segunda parte para dar a volta a um jogo que estava perro. Primeiro Witsel e depois Nolito e Rodrigo e a equipa mudou completamente. Não foi preciso esperar muito, bastou a primeira arrancada do inevitável Nolito para que Nélson Oliveira marcasse o seu primeiro golo ao serviço do Glorioso, o golo 300 da era Jorge Jesus. Como estão cheios de moral Nolito e Rodrigo, a bola sorri nos pés destes dois. O segundo golo surgiu com naturalidade e outros podiam ter-se seguido.

É difícil analisar os jogadores com uma primeira parte tão fraca. Não desgostei de Matic mas acbo por compreender a sua saída para a entrada de Witsel. Saviola tem que dar mais do que deu e nem falo de Gaitan que é quase ofensivo o pouco que deu à equipa enquanto esteve em campo. Sou um enorme apreciador de Míguel Vítor, a tranquilidade com que joga, com que enverga o Manto Sagrado é fantástica.

Mal se deu pelo árbitro o que é sempre positivo. Como é que um jogador que tem amarelo refila ao ser expulso por acumulação após chutar a bola com o pé descalço??? Inacreditável...

Estamos em primeiro do grupo e vamos disputar a liderança na próxima jornada na Luz contra o Marítimo. Devíamos ter marcado mais um ou outro golo esta noite para consolidarmos a nossa posição como um dos melhores primeiros. Resta uma boa vitória sobre a equipa madeirense para rumarmos ao tetra.

CARREGA BENFICA!

terça-feira, janeiro 17, 2012

O regresso das Equipas B

Tudo está a prontos para que as equipas B regressem em força ao nosso futebol mas ou regressam com nova mentalidade ou mais vale ficarem onde estão.

Todos as vantagens enunciadas sobre as equipas B são verdade se for essa a postura dos clubes em relação a elas. Se uma equipa B for, realmente, uma ferramenta de competição para a preparação dos jogadores mais novos com vista a integrarem o plantem principal então é claramente uma boa opção. Mas, se for encarada como antigamente, em que os Amorins e Enzos seriam para lá enfiados como castigo o regresso estará condenado ao fracasso...novamente. Nem sequer para ganhar ritmo competitivo os jogadores da equipa A devem jogar pela equipa B. A equipa B tem que ser totalmente autónoma para ganhar um espírito de grupo próprio (mantendo, obviamente, as decisões tácticas definidas pelo treinador principal).

Que moral tem um jogador em jogar numa equipa B quando vê que os castigados da equipa A vão treinar a seu lado? Que moral tem um jogador em jogar numa equipa B se não existir real possibilidade de ingressar na equipa A?

Para o SL Benfica só faz sentido apostar numa equipa B se ela passar a ser a principal fonte de jogadores para o plantel principal. É lógico que continuemos no mercado à procura de jogadores do nível de Witsel ou Garay mas para um patamar de qualidade mais baixo a equipa B tem que servir para preencher lacunas no plantel, para lapidar certos "diamantes" que existam na formação e potenciar jovens estrangeiros contratados. A equipa B só fará sentido se for para rentabilizar e os jogadores sentirem isso para se empenharem cada vez mais.

sábado, janeiro 14, 2012

SL Benfica - V.Setúbal: 4-1

Mais uma excelente vitória na caminhada para a conquista do 33º título de campeão nacional e a chegada ao final da primeira volta líderes isolados.

Com as ausências de metade da espinha dorsal da equipa, Aimar, Javi e Garay, os seus substitutos disseram, mais uma vez presente, ao treinador e estiveram à altura das exigências demonstrando, cabalmente, a força do plantel do Sport Lisboa e Benfica. E o jogo tinha tudo para ter corrido mal quando cedo o Setúbal, sem saber muito bem como, se viu em vantagem no marcador com um golo a tabelar em Luisão e a enganar Artur. Os golos dos adversários assustam-me consoante a fase do jogo em que são marcados. Um golo tão cedo não me assusta. Tudo depende do tempo que o Benfica demorar a dar a volta. Para o meu companheiro de bancada disse que se não marcássemos até aos 25 minutos começava a ficar preocupado. Nolito empata antes dos 25. Dei mais 10 minutos para marcarmos mais um e Cardozo fez-me a vontade. Ainda disse que marcavamos mais um antes do intervalo e lá está, o inevitável Cardozo fez-me a vontade. Por isso, apesar do bom jogo que o Setúbal fez na Luz (porque fez, nunca procurou o anti-jogo e tentou sempre sair com a bola jogável e em qualidade) nunca estive preocupado com o resultado deste jogo. A confiança era muita e a equipa não me decepcionou.

Na segunda parte apenas Matic marcou mas outros podiam ter marcado uma vez que o caudal ofensivo do Benfica não diminuiu e a equipa manteve sempre um ritmo elevado de jogo. Witsel, Maxi, Rodrigo e Cardozo tiveram nos pés mais oportunidades de golo que, infelizmente, não entraram. Mas o resultado estava feito, a vitória conquistada e a liderança intacta!!! A equipa esteve muito bem com Witsel a pegar na batuta de Aimar e a rubricar uma extraordinária exibição liderando a equipa em todos os momentos do jogo. Rodrigo com outra exibição monumental a que lhe terá faltado golos para ser, talvez, o melhor em campo. Nolito cheio de garra e de novo com golo importante. Cardozo, pois claro, o safado que agora até em corrida e aguentar a pressão dos defesas marca golo. O que dirão os detractores agora? Que devia ter fintado os 11 jogadores do Setúbal...enfim, a caminho dos 120 golos com a camisola do SL Benfica. Que mais querem? Matic mais uma vez a deixar boa imagem. Maxi a voltar a ser o super Maxi. Jardel seguro. Emerson tranquilo. E Artur a mostrar que tem estrelinha a protegê-lo...

É tão fácil expulsar um jogador do SL Benfica...Quando é que alguém dá um murro na mesa para esta pouca vergonha acabar??? Uma arbitragem que estava a ser bastante positiva principalmente pela coerência com que o árbitro estava a aplicar o critério da não amostragem de amarelos acaba manchada por uma expulsão injusta e totalmente desnecessária. Como o jogo estava a decorrer não havia necessidade de expulsar um jogador numa situação daquelas e, pior, quando não há motivo para tal. Não houve simulação de Cardozo. Houve queda, apenas isso. Enfim...os nossos são expulsos por qualquer coisinha os outros placam, agridem, insultam, refilam e nada...o costume. Mas, mesmo assim, somos nós quem está à frente.

Segue-se a Taça da Liga. É para ganhar e bem. Manter a dinâmica de vitória e fortalecer o grupo para o próximo jogo no campeonato que será novamente na Catedral onde espero que estejam mais que os meros 55.600 que estiveram esta noite. Quero mais, muito mais!!!!!

CARREGA BENFICA!!!

segunda-feira, janeiro 09, 2012

O Poder da Olivedesportos

No fim de semana em que o Glorioso Sport Lisboa e Benfica fica isolado na liderança do campeonato nacional há algo que nos obriga a desviar as atenções de tal feito: António Oliveira, portista confesso, ex-seleccionador nacional e irmão do patrão da Olivedesportos, dá uma entrevista que, apesar de não dizer nada que não se saiba, por vir de quem vem tem que ser analisada e muito bem esmiuçada.

É bonito ouvir António Oliveira dizer que o SL Benfica tem mais dimensão internacional que Porto e Sporting juntos mas isso são "peanuts" comparado com o real sumo da sua entrevista. Em resumo, António Oliveira disse, com todas as palavras, que a Olivedesportos é quem manda no futebol português, que é a Olivedesportos que decide quem ganha a presidência da Liga e da FPF, que os sorteios da Taça de Portugal são uma farsa (parece que falou mesmo em bolas frias e bolas quentes) e deixou nas entrelinhas que Olivedesportos muito ajudou o Porto. Já se passaram uns dias e ninguem com autoridade neste país veio a terreiro dizer seja o que for. Pior, o nosso Presidente, Luis Filipe Vieira, nada disse sobre o assunto. E tem que dizer. Tem que dizer porque o SL Benfica não só é o principal lesado por tudo o que António Oliveira disse como também ainda se senta à mesa nas negociações com a Olivedesportos e senta o Joaquim Oliveira no sagrado camarote presidencial do Estádio da Luz.

Desde que comecei nas lides da internet a debater o Sport Lisboa e Benfica que apontei como cabeça do sistema do futebol português a Olivedesportos e os seus interesses obscuros que conseguem manter os clubes na sua mão, completamente submissos, enquanto que vai ajudando o Porto (e de quando em vez, o Sporting) a conquistar títulos atrás de títulos. Os clubes falidos venderam os direitos televisivos a Joaquim Oliveira que depois os revendeu, num negocio que ninguem consegue explicar, à RTP por valores pornograficamente superiores, ganhando milhões e enriquecendo brutalmente. Tanto dinheiro permitiu à Olivedesportos meter no bolso a maioria dos orgãos de comunicação social e dessa forma controlar todo o tipo de notícia e comentários. Dominando o mundo do futebol e a imprensa foi fácil transformar jogadores banais em grandes estrelas que depois seriam vendidas por milhões. Os árbitros garantiam a protecção necessária para que o "menino" fintasse à vontade (qualquer perda de bola era assinalada falta e faltas mais duras davam logo expulsão provocando medo nos defesas em irem à bola, assim, o "artista" passava à vontade) e os comentadores rasgavam-se em elogios, ignorando os passes errados e decisões infelizes. Quanto mais os anos passavam mais os tentáculos da Olivedesportos penetravam no futebol nacional, mais fortes ficavam e cada vez mais bem protegidos a ataques exteriores. Aprenderam muito bem a lição após o ataque, quase fatal, que sofreram em meados do ano 2000.


Prometi a mim mesmo que já não me cansaria com esta discussão, que evitaria voltar a tocar no assunto mas, estas declarações de António Oliveira são demasiado importantes para não voltar a falar do tema. Este sistema hoje existe porque os benfiquistas assim o permitiram, porque preferiram acreditar nas patranhas com que a Olivedesportos inundou a imprensa sobre o homem, o único homem que realmente lutou e fez algo de concrecto para acabar com o polvo do futebol português: Vale e Azevedo. O ex-presidente do SL Benfica "rasgou" os contratos com a Olivedesportos e a partir desse momento foi alvo de uma campanha difamatória absurdamente gigante que minou todo o seu trabalho em prol do clube. Relembro que não só Vale e Azevedo mandou a Olivedesportos à fava (hoje penso que 90% dos benfiquistas quer o mesmo) como venceu, concludentemente, em tribunal a acção que a Olivedesportos interpôs para anular o "rasgão" de contrato. Relembro igualmente que nessa altura a União de Leiria também rescindiu com a Olivedesportos. E outros se seguiríam e seria o fim anunciado da Olivedesportos. E isso era tão óbvio que a dita usou todas as armas que tinha para derrubar Vale e Azevedo. Ao ponto de não conseguir ajudar o seu clube protegido que ficou três anos sem vencer o campeonato, situação única, penso, no reinado de Pinto da Costa. E que só voltou a vencer porque alguém lhes "ofereceu" Mourinho...


Posso falar de n situações mas fico-me por uma que mostra claramente como tudo se desenrolava naquele tempo: O Benfica compra Marchena ao Sevilha, o clube espanhol na pré época vai estagiar ao Algarve. Os jornalistas portugueses inundam o Presidente do Sevilha com perguntas sobre a falta de pagamento do Benfica por causa do central espanhol. O Presidente do Sevilha diz que o Benfica está a cumprir o acordado, que pagou a primeira tranche e que a próxima é só dali a uns meses, mas os jornalistas continuam a perguntar "mas não falta um pagamento?", "não vai denunciar a falha do SLB", etc etc..e o pobre homem a dizer que estava tudo ok. Que mensagem passou no dia seguinte nos jornais? Que o Benfica estava em incumprimento com o Sevilha... Isto foi sempre assim no mandato de Vale e Azevedo. A causa está aí, nas palavras de António Oliveira, um homem claramente por dentro dos podres do futebol português. Não tenho ilusões, sei que estas palavras trazem uma agenda escondida, mas não deixam de denunciar uma verdade que todos sabemos existir mas que as autoridades se recusam a enfrentar.

Neste momento não é fácil destruir este monstro que soube aprender com o ataque de Vale e Azevedo e blindou, legalmente, os seus contratos. Mas o Benfica pode e deve deixar de pactuar com isto, pode e deve deixar de ter laços com tal empresa, pode e deve dizer que é livre.

Um Olho à Benfica #53

Que jogador do "caraças"!

Eu sei que o Cardozo é um dos jogadores menos consensuais da história do Benfica. Mas, juntando aos seus golos, esta desavença histórica que o avançado paraguaio provoca entre os adeptos do nosso clube, é tão divertida como insane. Divertida, porque promete durar até que o desengonçado avançado do Benfica chegue, pelo menos, aos trezentos golos com o Manto Sagrado e insane, porque há coisas que não devia ser permitido a um benfiquista criticar. Proponho para uma próxima alteração estatutária do clube que se redija e aprove um artigo que iniba, proíba mesmo, a crítica pública ou em surdina ao maior abono de família de que há memória nos últimos vinte anos no ataque do nosso clube.

Se o Cardozo não é consensual entre os benfiquistas, como o poderia ser entre os adeptos do futebol e até entre os media desportivos nacionais. Eu sei que o Cardozo não será nunca como o holandês voador do Sporting que já foi colocado no radar do Manchester United quase tantas vezes como o Beto chegou a ser apontado como reforço do Real Madrid. Também não desconheço que o Cardozo não é como o Hulk, que todas as semanas é vendido por cem milhões de farrapos, sendo que o habitual leilão é entre os sheiks das Arábias e o russo do petróleo, mas mesmo assim, eu prefiro o Cardozo.

Não é uma gazela, não é um jogador-passerelle, mas a forma custosa como corre é também a melhor homenagem que Cardozo faz a si próprio, à sua perseverança e à maneira como ridiculariza os seus críticos. Um dos melhores avançados da história do Benfica, cuja embirração de muitos adeptos já nem é para levar a mal, é mesmo para tornar ainda mais festivo cada golo que marca.

Um dos seus críticos é meu vizinho e sempre que passa por mim, zurze mais um pouco no melhor avançado da Liga. Esta manhã, quando me cruzei com ele, disse-lhe o que era costume ouvir na minha terra, quando um jogador suplanta as expectativas..."O Cardozo é bom como o caraças".

domingo, janeiro 08, 2012

União Leiria - SL Benfica: 0-4

Líderes isolados!

Os atrasados mentais do costume criaram teorias lindas devido ao suposto interesse do SL Benfica em jogadores do União para dessa forma fragilizar o adversário desta noite. Como se fosse preciso o Glorioso, a melhor equipa nacional, precisar de jogadas de bastidores para vencer o 15º classificado da Liga. Mas, fica o registo, que o alvo do suposto interesse do SL Benfica foi, apenas, o melhor jogador da União e o que mais perigo nos causou.

O Benfica sabia que a vitória lhe daria a liderança isolada e foi com uma equipa de ataque que se fez a este jogo na Marinha Grande repleta, como costume, de benfiquistas nas bancadas. Não entrámos muito bem permitindo jogo ao Leira que podia ter feito estrago mas por vezes o futebol tem destas coisas e sem sermos superiores em campo Bruno César faz um belíssimo golo que abriu o caminho para uma folgada vitória. O Leiria tentou, deu luta e mais uma vez se pergunta: a jogar assim como é que estão na posição que estão? Não dá para perceber. No início da segunda parte aparece Cardozo que, primeiro não consegue acertar na recarga para depois fuzilar para o segundo golo e a natural tranquilidade da conquista dos três pontos. A partir daqui foi gerir o jogo e a equipa com mais dois golos a surgirem com naturalidade pelos pés de Rodrigo. Uma vitória bem conseguida mostrando claramente que somos o mais sério candidato ao título por sermos, factualmente, a melhor equipa nacional. E sem Aimar e Gaitan!

Tivesse Rodrigo a pontaria afinada na primeira parte como teve na segunda e Cardozo tinha no seu currículo mais duas assistências. Não teve sorte aí mas deixou a sua marca em mais um Cardozaço lá para o fundo das redes. Sem Aimar foi Witsel o maestro e esteve bem. Emerson uns furos bem acima dos últimos jogos. Nolito e César a jogarem muito bem. Garcia implacável e a dupla de centrais impecável em todos os 90 minutos. Artur fez uma defesa aos 87 minutos... Com o jogo a correr de feição como estava gostava que Jesus tivesse dado minutos a David Simão mas optou por Matic que deverá substituir Javi na próxima jornada.

Não me lembro de um livre directo assinalado a favor do Glorioso em cima da área do adversário. Uma equipa com o caudal ofensivo como a nossa e não dispôe de lances destes. Estranho...ou então são as arbitragens que temos. Pelo menos dois lances onde houve clara falta e que o árbitro não quis assinalar. Javi é um alvo e por isso tem que ter cuidado. Num lance em que disputa a bola com um adversário em que ambos levantam o pé, é o espanhol que acaba por acertar no adversário. Podia perfeitamente ter sido ao contrário. Um lance normal em futebol. Mas os comentadores quiseram logo criar um caso...

Temos duas jornadas na Luz agora de seguida. Oportunidade de ouro para cimentar a liderança. Estamos no lugar que é nosso por direito. Agora é manter!

CARREGA BENFICA!!!

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Túnel

Gostava de saber se na SIC perguntaram ao corrupto mor alguma coisa sobre a confissão de Sapunaru sobre as agressões no túnel na Luz?

Gostava de saber porque é que pouco relevo se deu a tais afirmações?

Gostava de saber o que opinam agora alguns cromos verdes sobre o assunto tão lestos que foram, mais uma vez, a ficar do lado dos corruptos?

A verdade pode demorar mas acaba sempre por vir ao de cima. É claro que as imagens não deixavam qualquer dúvida a quem tem um mínimo de dignidade e sentido de moral (sim, 98% dos adeptos corruptos estão fora deste grupo) mas agora quando um dos intervinientes não só assume a conduta errada como admite que os adeptos corruptos ficaram deliciados com tal comportamento. Tão iguais aos outros pré-históricos que tiveram orgasmos com meia dúzia de cadeiras a arder. Verde e azul é cada vez mais igual...

terça-feira, janeiro 03, 2012

V.Guimarães - SL Benfica: 1-4

Depois das férias natalícias o regresso à competição na estreia do menor troféu da época mas que é para ganhar.

E começamos bem com uma boa vitória, num terreno sempre complicado apesar de defensivamente não termos estado tão bem como é exigido ao SL Benfica com demasiados espaços e oportunidades de golo permitidas ao adversário. Luisão regressou mas, principalmente na defesa de lances de bola parada, a defesa esteve frágil. Felizmente o ataque esteve muito bem e compensou o menor acerto da defesa. Chegámos cedo ao golo e podíamos também rapidamente ter aumentado a vantagem mas tal não aconteceu e num dos tais lances de bola parada logo no início da segunda parte o Vitória chegou ao empate. Mas estava Cardozo em campo e o resto foi natural. E o que é o resto com Cardozo em campo? Golos é claro. Evidente que o facto de o Vitória ter ficado reduzido a 10 teve influência mas com Cardozo em campo todo o futebol do Glorioso foi diferente. Podemos pedir oportunidades a outros jogadores menos utilizados mas depois, entra Cardozo, e a diferença é abissal.

Esta vitória folgada é muito importante para manter a moral em alta mas, acima de tudo, para garantir a liderança no grupo uma vez que, parece-me, que o vencedor do nosso grupo irá defrontar o vencedor do grupo dos corruptos e, se formos um dos melhores primeiros, jogaremos em casa as meias finais. Agora resta vencer os dois jogos em casa e aproveitar o jogo seguinte, com o Santa Clara, com o devido respeito, para cimentar o número de golos marcados e segurar o tal melhor primeiro classificado.

Aimar é um artista e nem sequer concebo a conversa de Vieira em que o nosso melhor jogador tem que baixar o ordenado para renovar. Cardozo entrou e fez o que todos vimos. Jogou, fez jogar, marcou, deu a marcar. Nélson Oliveira teima em mostrar serviço nas oportunidades que tem enquanto que Rodrigo não deixa escapar nada. Jesus parece ter toda a razão para apostar mais num do que no outro. Emerson fez um jogo muito mau e pela primeira vez senti que a sua exibição influenciou negativamente a equipa pois por mais que uma vez Aimar escolheu jogadas mais dificeis do que colocar a bola num Emerson isolado. Nolito com uma alma muito boa a mostrar que tem de ser, claramente, titular nesta fase. Witsel é fabuloso. Porquê? Num jogo onde não joga nada, marca um golo. Os grandes jogadores são assim.

Bruno Paixão. Só rir os comentários dos histéricos da SIC. O homem erra ao assinalar um canto contra nós, há penalty claro sobre Nolito e é assinalado erradamente fora de jogo a Nélson Oliveira (acho que era ele) que se isolava na cara do guarda redes do Vitória. Erros claros e óbvios. Mas os comentadores da SIC queriam um penalty de Maxi em que o contacto (que é permitido em futebol) acontece fora da área; Queriam uma expulsão de Javi que apenas procurou passar pelo braço do jogador do Vitória que o estava a impedir de passar onde apenas eles viram uma cotovelada; Queriam um penalty de Garay onde é ele que está a ser agarrado e passa-se fora da área. Enfim. Expulsão de Pedro Mendes acertada e dúvidas no golo anulado a Cardozo.

Agora é pensar no Leira numa jornada que pode ser muito importante para o campeonato. Lagartos, façam algo de jeito.

CARREGA BENFICA, rumo à quarta!!!

PS: Ricardinho de volta ao SLB. Há alguns blogs lagartos que deve estar com uma azia...LOL..as coisas que aqueles pobres coitados acreditam..