Páginas

quinta-feira, agosto 30, 2007

O sorteio

Guarda redes do ano: Petr Cech
Defesa do ano: Paolo Maldini
Médio do ano: Clarence Seedorf
Avançado do ano: Kaká
Jogador do ano: Kaká


Mantém-se a tradição de termos de dar a carga ao campeão europeu em título, como fizemos ao Liverpool há 2 anos e de apanharmos a equipa menos apetecível do pote 4.

A lagartada vai chorar concerteza pela sua má sorte, como também é tradicional e os corruptos têm a caga do costume nestes sorteios... tanta que ninguém me convence que o Pinto não andou a pagar quengas internacionais à máquina de sortear bolas da UEFA! Eu percebo de computadores! Eu sei que isso é perfeitamente possível!

Comentários? Sugestões? Queixas?

Preferências

Depois de ultrapassada a pré eliminatória da Champions é hora de ver os possíveis adversários e idealizar qual o sorteio mais favorável ao Benfica. A minha preferência é a seguinte:

Pote 1: Quero uma equipa grande, mas ao mesmo tempo que nos dê alguma crença que com muita garra e muita vontade possamos lutar pela vitória. Dos possíveis queria o Real Madrid. Um dos maiores clubes do mundo logo mais mediatismo seria impossível mas é aqui já ao lado o que permite uma invasão a Madrid, é uma equipa em completa transformação e já não é o bicho papão de anos atrás. Sem medos!!!

Pote 3: Dada a impossibilidade de apanhar os lagartos queria o Marselha. Uma equipa forte o suficiente para nos manter em estado de alerta mas perfeitamente acessível e, mais uma vez, permitindo uma invasão vermelha. O Steua também não era mau, visto que nos damos bem com os ares da Roménia.

Pote 4: Dispenso viagens demasiado longas. A opção é pelo Slavia Praga que parece ser o mais fraco ou então o Rangers evitando assim uma deslocação longa e estenuante e será a deslocação que permitirá um maior acompanhamento do exército vermelho.

Parece-me que este ano a Liga dos Campeões está mais equilibrada. Vamos ver dentro do campo como corre.

quarta-feira, agosto 29, 2007

FC Copenhaga - SL Benfica : 0-1

Venham de lá esses milhões.

O jogo começou como se esperava com os dinamarqueses a usarem e abusarem do chuveirinho para a nossa área aproveitando a enorme diferença de altura entre as equipas, e o Benfica sofreu um pouco nesses primeiros 15 minutos. Sofreu também por culpa própria pois não conseguia colocar a bola no chão e procurava afasta-la da nossa área com os chutões para a frente que eram ganhos pelas torres dinamarquesas. Dois ou três sufocos na nossa área e eis que conseguimos uma jogada de perigo que resulta numa falta a nosso favor. Da marcação da falta marcamos o nosso golo numa belíssima jogada de equipa concretizada impecavelmente por Katsoranis. Um dos livres mais bonitos que vi o Benfica marcar. Dedo de Camacho?

Não fizemos uma exibição de encher o olho, seria muito difícil pelas razões que todos sabemos e ao ver o estado daquele relvado percebi que ía ser um jogo de muito coração, de muito pulmão, de muita garra e pouca técnica. E o Benfica mostrou que tinha armas para vencer essa luta e aqui sim nota-se ao longe o dedo de Camacho. A alma de Camacho. Os jogadores lutaram sempre dando tudo em campo pela posse da bola, batendo-se nas alturas com os dinamarqueses apesar da diferença de estatura. Todos. Ninguem se escondeu da luta, nem o miúdo estreante Di Maria que da mesma forma que quis mostrar os seus atributos técnicos não se coibia de recuar e defender. O argentino aguçou o apetite. Quero vê-lo num terreno em boas condições...

Sou frontal nas criticas que faço mas também sei reconhecer e elogiar quando a exibição isso merece e Nuno Gomes fez uma estupenda exibição hoje. Lutou muito e fez de pivot com muita qualidade dando o apoio necessário que Rui Costa precisava. E o maestro, enquanto teve pilhas, encheu o campo. Que categoria. Mas o melhor foi Petit. Um jogão, sozinho dominou todo o meio campo e "apagava" fogos onde quer que eles existissem. Esteve impecável.

E mais uma vez os putos. Alguem sentiu algum receio quando entrou o Romeu? Eu não. O Miguel Vítor esteve muito bem, nem parecia que era o primeiro jogo na Champions. Muito boa exibição. Que não o percam é o que eu peço.
Individualmente acho que a equipa esteve muito bem, colectivamente há muito a melhorar mas nota-se, de uma forma escandalosamente óbvia, melhorias em relação a um passado recente. Mais garra, mais vontade, mais pragmatismo. E com tudo pela frente para melhorar.

Tivemos sorte em algumas fases do jogo. É um facto mas também temos direito. Já jogámos à brava e não conseguimos vencer por claro azar, mas, importa realçar, não fizemos para depender da sorte ou azar, lutamos com todas as nossas forças pelo jogo e pela vitória. Não nos acomodamos como em outros tempos. E isso é bom, muito bom.

A arbitragem foi fraca, muito erros para os dois lados, sendo o principal um lance dentro da nossa área que envolveu Miguel Vítor que agarra a camisola ao avançado dinamarquês mas, o mergulho à Liedson deste acaba por enganar o árbitro. Podia ter complicado o jogo.

O importante foi conseguido. Entrar na Champions era o primeiro objectivo e foi concretizado. A equipa vai melhorando a cada jogo. Não tenho ilusões, há muito trabalho pela frente, mas estamos na Champions!!!!

Vamos com alegria!

Daqui a sensivelmente 2 horas, jogamos o nosso apuramento para a fase seguinte da liga dos campeões. O momento actual da equipa, com muitas lesões e muita gente a chegar não é o melhor, mas eu não vejo motivos para não estar muitíssimo optimista!

E não digo isto assim ao calhas, sem ter razões para isso.... não, digo isto porque afinal de contas este Copenhaga conseguiu a proeza de perder contra o Benfica de Fernando Santos desta época! E, meus amigos, a única equipa a ter conseguido uma proeza semelhante - e estou a excluir os júniores e as equipas não profissionais - foi o sporting! Querem mais motivos do que este?

É que eu acho que isto atesta bem da real valia deste Copenhaga e parece-me que é razão mais do que suficiente para estar optimista!

Ainda por cima parece que o Di Maria vai finalmente estrear-se, o que é logo mais um motivo de felicidade.

É por isso que digo, nas palavras imortais do lendário Jaime "Futebol Primitivo" Pacheco, vamos a eles que nem uns tarzões!

terça-feira, agosto 28, 2007

Faleceu António Puerta

Faleceu o jogador do Sevilha António Puerta, de 22 anos.

Depois de perder a consciência em pleno terreno de jogo, na partida frente ao Getafe, na sequência de uma dupla paragem cardíaca, o jogador deu entrada nos cuidados intensivos em estado muito crítico e nunca mais recuperou a consciência. Faleceu hoje, deixando a mulher grávida do seu primeiro filho.

Deixo as minhas condolências aqueles que lhe eram próximos, em mais um dia muito negro para o futebol, mas principalmente para a sua família e amigos.

O jogo de Guimarães, em que faleceu o "nosso" Miklos Fehér, é algo que nunca vou esquecer mesmo que viva 1000 anos. De alguma forma, esta tragédia reabre essa ferida.

Nunca mais é 31...

Já cansa!!! Que 31 de Agosto chegue rapidamente para ser encerrado o período de transferências e as novelas diárias sobre jogadores desejados pelo Benfica acabar. Já estou pelos cabelos com tudo isto...

Hoje chega-se ao cúmulo de se anunciar a intenção do Benfica dar 15 milhões por um jogador e duplicar-lhe o ordenado que aufere no Real Madrid....haja paciência...

Descobrimos petroleo no Seixal e não dissemos a ninguém?!!??!

Camacho e os reforços

Camacho chegou a meio da semana ao Sport Lisboa e Benfica, apanhou a equipa com a moral de rastos e algumas limitações importantes no plantel devido a lesão. Nem meia dúzia de treinos teve oportunidade de orientar e teve logo jogo no Estádio da Luz. Infelizmente não fomos além de um empate. Por mais ridículo que possa parecer a verdade é que muitas vozes já se levantam com um argumento tão surreal como "Camacho não fez melhor que Santos". Inacreditável. As criticas às primeiras opções de Camacho vieram de todos os sectores do nosso futebol, desde benfiquistas passando pelos orgásmicos comentários dos azuis esverdeados por todo o lado onde pudessem opinar. Bem, vamos lá falar um pouco sobre as opções de Camacho para este jogo. É um facto que para a maioria dos benfiquistas que qualquer substituição, quando o clube não está a ganhar, que não seja a troca de um defesa por um avançado é uma má substituição e também é um facto que os lagartos percebem tanto de futebol como o Bush de geografia internacional e os andrades...bem os andrades são andrades e está tudo dito.

Camacho tinha limitações no eixo da defesa. Não tinhas centrais disponíveis, ou melhor, tinha um junior e um semi recuperado Luisão. Camacho apostou no miúdo invês de arriscar uma recaída num central que tem tido sérios problemas fisicos nos ultimos tempos. Esta opção seria impensável em tempos idos bem recentes com os custos que todos nós nos bem lembramos. Não foi pelo miúdo que não vencemos o jogo, podemos ter ganho um novo jogador e resguardámos aquele que é o patrão da nossa defesa dando-lhe tempo para debelar a lesão. Aqui não só é pacífica a opção de Camacho como claramente ilustrativa da diferença entre El Gordito e a aventesma que lá tinhamos antes. Mas o pior veio depois, com as substituições. Já o disse repetidas vezes que Camacho não é nenhum génio da táctica e que irei ter várias oportunidades de o dizer ao longo da sua (espera-se que longa) estadia no Benfica mas quando o homem tem 4 dias com esta equipa é um pouco prematuro criticar as suas opções. Camacho tira Nuno Gomes para colocar um médio centro, outro miúdo, Romeu Ribeiro. Precisamos de ganhar e Camacho tira um avançado e mete um médio. Mas o que Camacho fez foi dar força ao meio campo que, sublinhe-se, nunca foi superior ao do Vitória e fazer subir Rui Costa para o lugar de Nuno Gomes que estava a jogar mais como 10 do que como avançado dado a distância que mantinha de Cardozo. Podia ter feito outra opções? Pois podia mas a que fez não foi tão "parva" como alguns querem fazer passar. Preferiu fortalecer o meio campo para assim ter mais bola. Depois tirou Coentrão e colocou Luis Filipe e passou Nuno Assis para a esquerda. O erro aqui foi tirar o Coentrão e não o Nuno Assis. A entrada de Luis Filipe é uma entrada lógica para quem chegou a meio da semana e vê em Luis Filipe um dos poucos elementos que faz a posição e que, curiosamente, tinha sido a opção do anterior treinador para a posição. Mais uma vez a opção por Luis Filipe, para ter alguem que faça o corredor direito, é lógica. O que não teve lógica nenhuma foi a substituição do Cardozo pelo Bergessio excepto se o ponta de lança benfiquista já não aguentava mais. Não deu essa impressão no estádio e quando o jogo encaminhava para o chuveirinho final tirar o elemento mais alto da equipa não faz muito sentido. Diz Camacho que queria dar mais mobilidade ao ataque, podia tê-lo feito mantendo o Cardozo à mesma. Sem saber da real condição fisica de Cardozo considero esta substituição muito errada. Mas não faz o minimo sentido ir "cascar" num treinador acabado de chegar, nem sequer faz sentido questionar onde estava aquele Camacho aos berros e a esbracejar que tanta saudades deixou porque o homem chegou agora, antes de ser o Camacho que conhecemos tem que ganhar a confiança dos jogadores, tem que os conhecer e eles conhecerem-no a ele. É lógico.

Chegaram dois novos jogadores ao Benfica. Não os conheço e por isso, quem os conheça, que diga de sua justiça. Como jogam e em que posição? Não serão sul americanos a mais? E parece que não vamos ficar por aqui...o investimento foi anormalmente elevado para esta época, será um fracasso de todo o tamanho não vencer nada este ano...

domingo, agosto 26, 2007

SL Benfica - V.Guimarães : 0-0

Perder 4 pontos com as equipas que subiram de divisão é um belíssimo cartão de visita deste Benfica 2007/08. Eu sei que a equipa há-de atinar e iremos ter boas séries de vitórias e iremos dar luta pelo título até ao fim, mas, quando fizermos as contas finais, estes 4 pontos irão fazer-nos muita falta. Oxalá me engane...

E porque é que o Benfica não ganhou hoje? Tal como Camacho respondeu, não ganhámos hoje porque não marcámos golos. E porque é que não marcámos golos? Porque temos um ponta de lança, pago a peso de ouro, que teima em falhar golos quando tem apenas o guarda redes pela frente. Eu já estou farto. Se fosse uma vez por outra tudo bem, agora a frequência com que Nuno Gomes falha golos fáceis é arrepiante. E quando se está a falar do jogador mais bem pago do plantel alguma coisa está mal, muito mal. Aquele golo até o Mantorras a coxear marcava. É assim que se perdem campeonatos, a falhar golos destes contra equipas que se fecham e vêm à Luz para o empatezito. Este Nuno Gomes não tem lugar no plantel do Benfica, ou reduz significativamente o ordenado ou é hora de dizer adeus. Assim não.

Mas quando um treinador tem empatia total com os adeptos as coisas resultam nisto: empate a zero e o estádio a despedir-se da equipa com um bem audível "benfica, benfica, benfica". Impecável também foi o apoio que os benfiquistas deram ao jovem estreante Miguel Vitor que, diga-se, esteve quase impecável durante todo o jogo. Seguro a defender sem nunca complicar o que era fácil, ousado a sair com a bola jogável. Deu belíssimas indicações a Camacho e talvez seja hora de pensar melhor na ideia de ir buscar mais um central. Positivo também foi ver a coragem de Camacho a meter em campo outro miúdo, Romeu Robeiro e este para substituir Nuno Gomes. Os jovens, com Camacho, têm todas as condições para acreditar que terão as oportunidades que desejam. Mas o santismo ainda está impregnado naquele banco de suplentes porque só assim se justifica as substituições de Camacho. Não pelos jogadores que entraram mas pelo timing das mesmas, estamos empatados porque raio não entraram logo os dois jogadores ao mesmo tempo, evitando assim outra perda de tempo desnecessária? E Camacho se Cardozo aguentou 82 minutos não aguentaria mais 10, logo na altura em que ía começar o chuveirinho para a área do Vitória? É verdade que precisávamos de mais mobilidade no ataque mas tirar o jogador mais alto na recta final do jogo não me pareceu o mais adequado. Mas adiante, só tens ainda 4 dias com estes jogadores portanto tens alguma tolerância...mas quero ouvir os famosos berros no próximo jogo, ok?

Não fomos capazes de fazer frente ao jogo passivo do Vitória, nunca dominámos o meio campo, zona onde não ganhámos um ressalto que fez com que o jogo fosse sempre muito atabalhoado na transição ofensiva. Nuno Assis esteve desastrado e assim não pode ser titular enquanto que Rui Costa procurou levar a equipa para a frente mas as coisas não saíram como é habitual dos seus mágicos pés. Coentrão e Léo entenderam-se bem, gostei de ver Coentrão a ajudar Léo nas tarefas defensivas e continuo a achar que este puto tem tudo para vingar mas precisa de muitas horas de ginásio para aguentar os choques com os defesas adversários. Cardozo lutou, procurou jogo mas este teimava em não lhe chegar nas melhores condições. Podia ter marcado de livre num excelente pontapé e sentiu na pele (ou melhor joelho) o que é ser avançado no Benfica com árbitros portugueses. Vale tudo para parar os nossos avançados, podemos ter 10 avançados que acabam todos no estaleiro e nem sequer falta é assinalada.

Como se previa com lagarto Lucílio o Benfica nunca ganha mas, em abono da verdade, felizmente o boizinho não teve influência no resultado. Tem aquela habitual arbitragem para irritar os benfiquistas, dualidade de critérios em lances iguais sempre com prejuízo do Benfica, deixa passar faltas claras a nosso favor mas, desta vez, nada que possa servir de desculpa para o resultado negativo que o Benfica obteve esta noite.

Volto a dizer, perdemos mais dois pontos porque o nosso avançado não sabe marcar golos fáceis. Houve mais oportunidades falhadas poderão dizer os defensores acérrimos de Nuno Gomes, Coentrão e Luis Filipe falharam, mas nenhum deles tem o chorudo ordenado de Nuno Gomes. A questão é essa e não abdico dela: o Benfica não se pode dar ao luxo de pagar mais de 30 mil cts a um jogador e este ter o rendimento que o Nuno Gomes tem. 30 mil cts a um avançado tem que significar 20 golos, no mínimo, por época.

É bom que os novos jogadores sejam mesmo mais valias apesar de achar que se vai falar demasiado espanhol no balneário. Sinto que esta equipa tem qualidade, falta tranquilidade e confiança. Camacho é o homem indicado para passar essa mensagem mas o tempo vai apertando. Precisamos de vencer senão corremos o risco de ainda esta época mal começou e já estarmos a preparar a próxima...

sexta-feira, agosto 24, 2007

A questão pertinente

No meu posto de trabalho, a ganhar o tostão, recostado na minha cadeira rotativa azul e com o PC à minha frente, cheio de aplicações abertas, com vários documentos importantes para a empresa em construção, há uma pergunta que me assola incessantemente o cérebro:

- O Benfica tem de comprar mais um central?

E se inicialmente a minha resposta era um rotundo sim, porque afinal só há 3 centrais de raiz no plantel, quando mais me debruço sobre o assunto, mais esse sim emagrece e mais rotundo se torna o meu não! Aliás, ao pensar sobre o assunto, de olhos fechados, curvado sobre o teclado e emitindo o doce rugido da meditação profunda, concluí que esta pergunta encerra em si uma das mais perigosas e nefastas falácias que tem sido impingida à família benfiquista nos últimos anos: a suposta falta de qualidade do plantel, que na realidade não passa de um embuste para impedir que se aproveitem os produtos das escolas do Benfica!

Porque a verdade é que o Benfica não tem 3 centrais de raiz, mas sim 4! Para além de Luisão, Zoro e David Luiz, também há Miguel Vítor! E quem é Miguel Vítor? É um produto da formação do SLB! Mas, dizem vocês, tudo bem que é preciso apostar nos jovens, mas o Benfica tem os 3 centrais lesionados e, por isso, precisa de mais um, porque o Miguel Vítor é jovem, inexperiente e não se sabe o que vale. Certo?

Errado!

O Miguel Vítor é o 4º central do plantel! Isso significa que estão 3 à sua frente, na corrida para a titularidade. Ou seja, o seu papel será sempre treinar e aprender com os mais velhos... e estar à altura do que se exige de um jogador do Benfica, caso circunstâncias muito especiais exijam que ele jogue! E se forem procurar ao dicionário a definição de "circunstâncias muito especiais", encontrarão "situação em que os 3 centrais mais experientes do plantel se encontram lesionados, obrigando a que o 4º central seja utilizado".

Isto tudo para dizer que a posição de 4º central é a ideal para lançar um jovem produto das escolas: não há a pressão de ter de jogar sempre de forma consistente, mas há a oportunidade de mostrar valor quando a ocasião surge. E se, quando a ocasião surge, como é o caso, a opção é contratar mais um jogador, então isso é passar uma sentença de óbito ao futuro de um jovem produto das escolas como jogador do Benfica. Foi como 4º central, praticamente sem jogar, que Humberto Coelho se juntou ao plantel do Benfica, com os resultados que se conhecem.

No fundo, o que a dicotomia, contratar mais um central ou utilizar o Miguel Vítor, encerra é assumir-se de uma vez por todas se a aposta nos jovens e na formação é uma estratégia a sério, ou se é apenas mais uma frase feita para se atirar à fronha dos sócios em altura de eleições, para conseguir mais uns votos.

Porque a realidade é esta: não se pode apostar nos jovens e ao mesmo tempo ter jogadores experientes para todas as posições do plantel. É incompatível! Se é para apostar na formação, é preciso haver espaço para que os seus produtos se afirmem e isso só acontece se puderem jogar, mesmo que seja em circunstâncias muito especiais. Vão ver quem é o 4º central do Sporting, que é de facto uma referência no que diz respeito à integração de jovens das escolas na equipa principal, e vejam se dá mais garantias do que o Miguel Vítor.

E atenção, nada sugere que o Miguel Vítor não seja mais do que capaz de dar conta do recado! Ele não é um gajo normal, que trabalha durante o dia e joga à bola com os amigos de vez em quando, como eu ou vocês. É um profissional de futebol, que treina diariamente e não sabe fazer outra coisa na vida a não ser jogar à bola... e a central! E, ainda por cima, é um dos melhores jogadores de uma equipa de júniores que disputou o título do ano passado, ou não teria sido integrado no plantel. Está, por isso mais do que apto a fazer um jogo, ainda por cima em casa e contra uma equipa que acabou de subir.

Como é benfiquistas, apostamos nos nossos putos ou não?

Eu acho que sim, que eles merecem e até somos capazes de ter algumas surpresas bem agradáveis.



Soltas #33

- Amanhã o Benfica recebe o Vitória de Guimarães num Estádio da Luz cheio para aplaudir o regresso de Camacho. Uma vitória será o coroar de uma semana que devolveu a alegria e a esperança aos adeptos benfiquistas.

- Dizem as notícias que Luisão está recuperado e pronto para jogar sábado. Espero não ver repetida a já gasta história de porem a jogar os jogadores sem terem as lesões devidamente curadas. Que por causa de um jogo não se hipoteque os próximos cinco...Gato escaldado...

- O central Anderson assinou pelo Lyon encaixando o Benfica 4 milhões de euros.O brasileiro admitiu que o factor principal por ter optado pelo clube francês foi o facto de o presidente do Lyon lhe ter garantido os cuidados médicos ao filho. Será que em Portugal tais cuidados não existem? Será que a Direcção do SLB nunca ponderou o mesmo? Será que ele nunca quis trazer o filho para Portugal mas não se importa de o levar para França? Um dia gostava de saber a verdadeira história desta saída...

- Quem parece já não vir é o espanhol Borja Oubiña. Sinceramente, sem pôr em causa a qualidade do jogador, dar 10 milhões de euros por alguem relativamente desconhecido e com poucas referências seria demasiado. Pode ser que Camacho tenha descoberto, em casa, um novo tesouro oriundo de Africa...

- Quem teve vontade de chorar fui eu ao ver a primeira página do Record de hoje. Que coisinha mais ridícula. Outro esquerdino? A que propósito?

- Simão Sabrosa teve a sua primeira experiência negativa em Espanha quando a sua mulher, Filipa, foi assaltada em plena tarde Madrid onde lhe levaram o belíssimo Bentley. Felizmente tudo se resolveu a bem, o carro já apareceu e ninguem se feriu. Mas o susto ninguem lhe tira, meia dúzia de dias em Espanha e acontece-lhe isto. Meu rico Portugal...

- Alguem viu o Liverpool-Chelsea do passado fim de semana? Como é que ficou a questão dos 2 amarelos ao Essien sem devido vermelho? Não encontro referência nenhuma ao assunto...

- Mais uma "extraordinária" exibição do bluff pela Selecção...Mas devo ser mesmo eu que tenho azar nos jogos que consigo ver do artista...

- Quem também se deve estar a queixar do azar é o Pepe...em meia dúzia de jogos pelo Real já viu um golo anulado, cometeu um penalty e foi expulso...sem árbitros tugas a coisa fica mais complicada não é ò Pepe?

quarta-feira, agosto 22, 2007

David Luiz para 5 semanas

Para que isto dê alguma luta e isto não seja só chegar e erguer o troféu de campeão nacional, eis que David Luiz resolve aumentar o grau de dificuldade a Camacho e resolve lesionar-se durante 5 semanas. Ou seja, dos 3 centrais de raiz que fazem parte do plantel, um grandioso total de 3 encontra-se lesionado e indisponível!

Para complicar, parece que Anderson - que, como se sabe, queria ir para o Brasil tratar do filho doente - aparentemente reorganizou as suas prioridades e se encontra a negociar a transferência para esse gigante do futebol carioca que é o Olympique Lyonnais, o que faz dele uma carta ainda mais fora do baralho do que aquilo que já era e um pai de qualidade muito duvidosa!

No plantel sobram assim 3 jogadores que podem fazer a posição, Miguel Victor, Sretenovic e Katsouranis, sendo que 1 deles não está inscrito, outro é júnior e o terceiro é um médio defensivo adaptado. Se somarmos a isto o facto do jogo de quarta-feira ser absolutamente decisivo para as nossas aspirações, não podemos deixar de nos impressionar com o génio de Camacho, por conseguir fazer os resultados fabulosos que vai conseguir fazer, apesar de todos estes constrangimentos.

Não posso deixar de soltar um "Ah ganda Camacho" de admiração:
- Ah ganda Camacho!

É mesmo isso

Nunca uma primeira página de um jornal desportivo conseguiu expressar tão bem o sentimento no momento dos benfiquistas. É isso mesmo, o Benfica acordou.
Finalmente!!!!

terça-feira, agosto 21, 2007

Apresentação de Camacho: novidades interessantes!

Camacho foi apresentado hoje oficialmente na sala de imprensa da Catedral. Houve uma pequena sessão de perguntas e respostas, durante as quais ficámos a saber algumas coisas com interesse.

Para começar foi bom voltar ouvir um gajo falar de futebol na sala de imprensa do Estádio da Luz que percebe, de facto, daquilo que está a falar. Acabou-se aquele cinzentismo chato do tempo de Fernando Santos, que fazia a sala de imprensa parecer uma repartição de finanças dos anos 80 onde havia um gajo a fazer o frete de falar com o público! Agora há um gajo que diz o que tem a dizer com clareza e entusiasmo! Um gajo que tem objectivos concretos e ambiciosos e não tem medo de o dizer! Morte ao cliché e ao tédio cinzento, viva a fúria espanhola!

Depois ficámos a saber que Camacho não quer muitos reforços, porque acha que os jogadores que o Benfica tem "são muito bons", pelo que, a haver mexidas, serão poucas e cirúrgicas. Eis uma novidade agradável em relação ao passado recente, em que os falhanços eram sempre culpa dos jogadores, ou da falta deles! Em relação a Rochemback, também foi dito que era um pedido de Fernando Santos - Vieira assumiu-o claramente - e, por isso, deve ser uma carta fora do baralho. Pauleta também não está nos planos... graças a Deus! ;)

Também ficámos a saber que não vai haver nenhum director desportivo, pelo menos para já, porque o Vieira está "à espera de uma determinada pessoa, pela qual vale a pena fazer o sacrifício de esperar mais um ano". Quando interrogado se essa pessoa seria Rui Costa, Vieira fechou-se em copas e não abriu mais o jogo. Eu tenho esperança que seja o Filipão!

Por último, ficou claro que Camacho quer "construir uma grande equipa", quer apurar-se para a fase de grupos da liga dos campeões e quer vencer o campeonato. Está confiante que os jogadores vão gostar dos seus métodos e da sua filosofia, mas avisa que uma equipa grande não se constrói de um dia para o outro.

Agora é trabalhar com afinco... e contratar mais um central e um ou dois médios centro! :)

segunda-feira, agosto 20, 2007

E viva Camacho!!!

Confirma-se o regresso do mais desejado treinador do Benfica dos últimos anos, José António Camacho, El Gordito, regressa a uma casa que bem conhece e a adeptos que tanto o estimam.

Tem sido curioso constatar as reacções dos não-benfiquistas a este folhetim. Já com Rui Costa foi a mesma coisa, muita confusão lhes faz os benfiquistas terem enorme apreço por algumas figuras que honraram o manto sagrado e desejarem muito o seu regresso ao clube. Compreendo que a eles lhes falte estas ligações afectivas nos seus clubes mas isso não é culpa nossa. Muitos deles e, curiosamente, também alguns benfiquistas questionam o sentimento de sebastianismo que este regresso traz colado. Acusam eles de os benfiquistas acharem que Camacho vai ser o salvador de todos os males do clube. Nada mais errado. Existe um sentimento de alegria que facilmente se constata pela blogoesfera, aposto que qualquer benfiquista hoje recebeu uma sms ou telefonema ou email de outro benfiquista a manifestar profunda alegria, quer pela saída de Santos quer pela entrada de Camacho. Mas em parte alguma vi ou li que com Camacho está tudo no papo. Não é esse o sentimento dos benfiquistas, nós não achamos que já somos vencedores, que já somos campeões, nada disso, mas com Camacho temos algo que perdemos no dia em que Fernando Santos foi apresentado como treinador do Sport Lisboa e Benfica, com Camacho temos esperança.

Temos esperança que podemos ganhar, temos esperança em ver a equipa com garra, com atitude, a lutar com todas as forças pela vitória, temos esperança que algo possa sair do banco para mudar o rumo das coisas, temos esperança que alguém defenda os jogadores com toda a intransigência, temos esperança ...e ter esperança é a essência de ser adepto.

Eu gosto de Camacho. Eu gosto muito de Camacho. Não sei se irá triunfar no Benfica mas sei de certeza absoluta que o Benfica que veremos daqui para a frente será totalmente diferente, para melhor, do Benfica de Santos. Camacho não é um treinador perfeito, longe disso, não é um génio da táctica como já o disse diversas vezes mas o mal do Benfica neste momento não é a táctica, é sim a falta de um líder, e Camacho é um líder como poucos. E tem uma extraordinária empatia com os adeptos, empatia essa que lhe permitirá trabalhar com muito mais tranquilidade do que qualquer outro treinador (excepto, quiçá Ericksson e Mourinho) que viesse para o Benfica, e isso será benéfico.

Camacho não será o D. Sebastião benfiquista, mas é aquele que é capaz de trazer esperança aos benfiquistas, e isso, nesta altura é practicamente tudo. E é isso que esta alegria benfiquista significa. Esperança!!!!

Bem vindo Camacho!!!!

Boas novas: Fernando Santos is out!

Segundo a TSF, a CNN e a rádio Voz do Vaticano, Fernando Santos já era. Aleluia!

Apesar da alegria que todos os Benfiquistas devem estar a sentir - e eu já estou a meter o capacete e a vestir as ombreiras para ir carregá-lo em ombros para longe do estádio da luz - esta saída levanta uma questão pertinente, que todos os Benfiquistas já devem ter feito a si próprios mais do que uma vez: porque nos abandonaste, Veiga?

É verdade que não primavas pela elegância e eras a modos que um bocado para o labregão... E ainda tinhas aquele pequeno senão de seres um criminoso prestes a ir dentro... mas tirando isso, eras um director desportivo do caraças! Ou, se calhar, não eras um director desportivo do caraças, mas eras, sem sombra de dúvida, um director desportivo e só isso já era bom!

Contigo havia organização! O Benfica fazia jogos de pré-época durante a pré-época e jogos a sério depois da época começar. Havia treinadores estrangeiros competentes... ou melhor, havia treinador, em vez do Fernando Santos, e não havia quem dissesse mal dos jogadores, sem levar uma ripada tua, ou do teu primo, logo a seguir! Cumpriam-se os contratos e não havia estas inovações de ter de despedir um treinador ao segundo jogo oficial, depois de um empate e uma vitória... se era para despedir o piloto do Ferrari, era antes da corrida começar e ele ter lixado a partida, por ter engatado a marcha atrás em vez da primeira! Agora, com a traseira do carro desfeita, é mais difícil de recuperar! Lembro-me bem que no teu tempo até havia jogo de apresentação aos sócios... que luxo!

E com a tua saída, caro Veiga, tudo isto desapareceu mais depressa do que um rolo de papel higiénico numa casa de banho do Festival do Sudoeste! Começamos sem treinador, despedimos o rapaz que costumava dar as conferências de imprensa ao segundo jogo oficial e nem jogo de apresentação tivemos!

E isto leva-nos à questão importante aqui, meus amigos: se esta pré-época serve para alguma coisa, é para nos ajudar a perceber que precisamos de um director desportivo como uma gazela cercada por um bando de chitas a lamber as beiças precisa de um fórmula 1! O nosso orelhinhas não serve para isso! É bom para pôr o apito dourado a mexer, é bom para vender kits, é bom para chamar nomes ao corrupto mor, até é bom para dizer asneiras de que mais tarde todos nos envergonhamos na televisão e tem um bigode magnífico... mas não é bom para organizar uma equipa de futebol competitiva!

Agora, das duas uma, ou arranjamos um treinador e um director desportivo, ou então optamos por um económico dois-em-um. E o último dois-em-um que por cá passou, o saudoso Camacho, até não se deu nada mal, embora não fosse dos mais económicos. Seja como for, não basta um treinador! É preciso também um líder!

E ainda falta um central, um médio-defensivo ou dois e um avançado!

A notícia mais esperada...

Hoje o jornal A Bola faz manchete com a notícia mais esperada pelos benfiquistas, a saída de Fernando Santos do comando técnico do Sport Lisboa e Benfica. É de facto uma fantástica notícia mas eu não acredito. Só acredito quando for oficial, quando vir em conferência de imprensa, Luis Filipe Vieira com o seu ar de salvador, assumir o despedimento e, espero, assumir o falhanço total da sua escolha pessoal e (deixem-me sonhar) pedir desculpas aos benfiquistas. Portanto não vou entrar em euforias por causa desta notícia, tem tanto valor como os 589 jogadores que todos os anos os jornais colocam no Benfica.

Mas, assumindo como verdadeira, não deixa de ser surreal. Tudo o que se passa no departamento de futebol do Benfica á largos anos esta parte é simplesmente surreal...Após uma época onde tinhamos tudo para fazer história e acabamos por fracassar, de forma vulgar e amadora, em toda a linha houve quem defendesse a permanência do incompetente treinador por causa de uma qualquer ideia bacoca de tranquilidade e melhor conhecimento do treinador em relação ao clube/plantel e o mais parvo de todos os argumentos, o termos feito mais pontos que em anos anteriores... O facto de termos um treinador que cometeu erros atrás de erros, de forma simplesmente incompetente, um descrédito total nos benfiquistas, uma falta incrivel de ligação entre jogadores e treinador que culminou numa época de total fracasso não foi suficiente para se perceber, claramente, que o que aconteceu neste inicio de época iria, sem a menor dúvida, acontecer. Era demasiado previsível. Ou seja, por teimosia de Vieira e de alguns benfiquistas, perdemos uma pré época e, tenho profunda convicção disso, perdemos alguns jogadores importantes por causa da manutenção do treinador. Agora é apagar o fogo e desejar que seja verdade a notícia de A Bola.

Mas a culpa não pode ficar no treinador. Quem o foi buscar tem que assumir as culpas, quem transformou um defeso tranquilo num terramoto de proporções catastróficas nas vésperas do inicio da competição tem que assumir as culpas, quem contrata jogadores por atacado sem conhecimento do treinador tem que assumir as culpas, quem diz que ninguem sai excepto se pagarem as clausulas e depois fica admirado que isso aconteça tem que assumir culpas, quem perde os melhores jogadores e depois contrata miúdos e diz que tem o melhor plantel dos últimos 10 anos tem que assumir as culpas. Vieira tem que assumir as culpas e não aparecer com um novo treinador como se fosse ele, Vieira, o salvador da nação benfiquista e que não teve nada a ver com o fracasso total que foi a escolha de Fernando Santos como treinador principal.

sábado, agosto 18, 2007

Leixões - SL Benfica : 1-1

Diz o povo que o que começa torto tarde ou nunca se endireita. Aposto que a larga maioria da massa adepta do Benfica concorda com tal ditado quando aplicado à prestação do Sport Lisboa e Benfica nesta edição da Liga BWin.

Quando se consegue um golo que nos dá vantagem aos 89 minutos e, sente-se cá dentro que não vamos vencer o que podemos fazer? O que esta sensação nos diz sobre a crença que (não) temos por esta equipa? O Benfica após o golo de Petit é o Benfica de Fernando Santos, é o Benfica sem ideias, sem noção de como segurar a bola, sem crença, sem atitude...

Posso ir pegar nos posts que escrevi a época passada e fazer copy-paste para este post para descrever a exibição do Glorioso neste jogo. Os mesmos erros, as mesmas confusões, os mesmos problemas. Jogadores novos, treinador velho. O que se temia, e era totalmente previsível, aconteceu, o Benfica falhou logo de início. Após um final de época medíocre o espaço de manobra para Fernando Santos simplesmente não existe e, se contra o Copenhaga o treinador foi muito assobiado, imagino agora na recepção ao Guimarães. A "paz" que Nuno Gomes pede nunca será possível, porque a mesma só será alcançável com vitórias e essas, com Santos, irão ser muito complicadas de obter. Para a próxima jornada um dos directos opositores irá perder pontos, provavelmente os dois até, e nós tratamos de lhes facilitar a tarefa perdendo pontos logo no primeiro jogo...

O que dizer do jogo do Benfica? Quando o treinador coloca Luis Filipe a médio direito está tudo dito do que ele percebe de futebol e da confusão que grassa naquela cabeça. Nélson é muito melhor a atacar do que Luis Filipe, Santos escuda-se na ideia que o objectivo era eles trocarem de posição frequentemente, não se viu isso no relvado. Temos agora um ponta de lança de 1.94m e não fazemos centros para ele, a ligação do meio campo ao ataque depende única e exclusivamente da inspiração de Rui Costa, se ele falha, a bola não chega lá à frente. É isto este Benfica. É este o Benfica de Fernando Santos. Foi assim o ano passado, será assim este ano. E, repito, totalmente previsível...

Cardozo é bom de bola, por duas vezes ganhou o lance no ar para servir de bandeja Nuno Gomes, luta pela bola, procura o remate, procura servir os colegas. Não faz sentido não ser mais alimentado pelos colegas, não faz sentido. Ao contrário, Bergessio não me convenceu e, sendo eu muito exigente, dificilmente me convencerá após o que fez hoje. Aquele lance, que felizmente não entrou porque o argentino estava em fora de jogo, foi falhado de uma forma demasiado chocante para quem necessita de mostrar serviço. Coentrão entrou bem e mostra que terá fortes hipóteses de ser titular.

Houve um claríssimo penalty. Começa cedo este ano a pouca vergonha habitual, a uns não marcam penaltys contra, inventam penaltys a favor e a um jogador do Benfica pode-se dar cotoveladas na cara dentro da área que nada é assinalado. É inaceitável que o fiscal de linha não tenha visto aquilo. Se até no angulo da camara original se percebe que há falta quanto mais o fiscal de linha qu estava na linha de visão. Não marcou porque não quis. Simples. Serve de desculpa para o empate? Não mas tinha que ser assinalado.

Árbitragens manhosas, um treinador miserável, uma direcção incompetente, jogadores insatisfeitos e com declarações comprometedoras...avista-se uma época bem complicada para a saúde benfiquista...

3, 2, 1....


Vai começar o campeonato.
Como muitos benfiquistas certamente, não parto muito confiante.
No espaço de duas semanas aconteceram muitas coisas que me deixaram preocupado. Muito preocupado.

Desde logo o treinador é o mesmo. Só o ar dele me perturba. Aquele ar triste, como quem não tem fé nenhuma naquilo que faz. Um treinador que tem o L de loser gravado na testa.

Depois as saídas de Simão e principalmente Manuel Fernandes, numa altura em que o presidente dizia que não saia mais ninguém.

A juntar a isto, os desvarios do presidente.

O plantel que já esteve fechado, voltou a abrir-se e quando não entrava mais ninguém, eis que estão para vir mais 3!!! jogadores.

Dos reforços ainda ninguém viu nada. Cardozo parece bom, Adu tem fama, Coentrão promete, Di Maria veio lesionado, Zoro lesionou-se.
A equipa fez poucos jogos na pré-temporada e aqueles que fez apresentou um futebol muito fraquinho e no único jogo a sério valeu o "velhinho" Rui Costa para disfarçar uma exibição pobre, sem chama, sem garra. Uma exibição à imagem do treinador.

Claro que estamos sempre à espera que o proximo jogo seja o da afirmação e esperamos que seja já hoje com o Leixões.

A bola vai começar a rodar.... mas sem euforias.

sexta-feira, agosto 17, 2007

O dossier

Valongo, algures durante a semana passada.

- Toue? Murcon? Tás aí, cara***?!? Ah... preciso que benhas cá...porquê? Porque quero que metas o logotipo naquela cena, cara***! Bá, cá te espero... onde? Na sede, cara***, onde é que habia de ser? Bá, até já... heil Pinto para ti também. Espera, tenho uma pergunta para ti: quando é para mandar um email para alguém sem que o outro beja, é no cc ou no bcc? Não sabes? Olha, meto nos dois, que se fod*!

Redacção de um jornal desportivo de referência, também na semana passada.

Um jornalista corre esbaforido para o gabinete do chefe de redacção, convenientemente identificado por uma placa a dizer "Chefe de redacção!" colocada na porta. Dirige-se ao chefe de redacção agitado, tentando recuperar o fôlego.
- Ó chefe, tenho aqui uma bomba!
- Bomba? Alarme! - grita o chefe mergulhando para debaixo da secretária.
- Não, chefe, uma bomba sobre o Benfica!
- Sobre o Benfica? - diz, interessado, enquanto espreita debaixo da secretária.
- Sim. Recebi este email. E estendeu a mão, onde segurava um molho de papéis.

From: anonimo_da_PJ@superdragoes.antas.pt
To: agente_silva_da_PJ@superdragoes.antas.pt
CC: fritador_de_rissois@sicnoticias.pt ; lista distribuicao jornais ; lista distribuicao blogs
Subject: Dossier secreto que não pode cair nas mãos da imprensa

Caro agente Silba da PJ, enbio em anexo o dossier que proba como os lampiões são uns filhos da pu** e uns murcões. Este documento não pode cair nas mãos da imprensa. Se eu por acaso enbiásse por engano isto para a imprensa, estava mais tramado do que um cabrom de um lampiom na bancada dos superdragões. Heil Pinto!

Cumprimentos,

Agente Anónimo da PJ


P.S. : Se tiber dúbidas sobre a beracidade deste documento, chamo-lhe a atençom para o logótipo que está no papel e não foi colocado pelo Mocas de Rio Tinto com o photoshop. Heil Pinto!


P.S.2 : Se bocê for jornalista e tibér, por lapso, recebido este email, nem pensar em ler o attachment que contém informaçom bombástica e daquelas que dá direito a progressão na carreira de jornalista sobre a corrupçom dos lampiões no futebol português. Heil Pinto!

- Meu Deus, como é que isto te chegou às mãos? - perguntou o chefe, entusiasmado, enquanto folheava os outros papéis - Isto é fogo!
- Fogo ?!? Fujam todos! - e o jornalista correu para a casa de banho, em pânico.
- Anda cá imbecil - disse o chefe visivelmente irritado - era uma força de expressão, não há fogo nenhum.
- Ah, ok. Então chefe... e publicamos isto? Parece verídico, não parece?
- Publicamos?!? Claro que publicamos! Então o malandro do Vieira é o padrinho da máfia desportiva em Portugal, há mais de 20 anos e este dossier prova-o, sem margem para dúvidas. Quem diria que aquele sonsinho, que há 20 anos nem dirigia clube nenhum, já controlava os destinos do futebol português... e aquela vaca da procuradora metida com ele este tempo todo... mete isto na primeira página! E rápido, porque o fritador de rissóis também estava na lista que por lapso foi posta em cc, em vez de bcc... se não nos despachamos, isto sai no Tempo Extra antes de nós rebentarmos esta bomba! Nem percas tempo a verificar os factos, porque se isto tem o logótipo da PJ, é porque é verídico!

Torre das Antas, esta semana.

Num gabinete amplo e decorado de forma simples, uma figura sinistra encontra-se recostada numa cadeira, em frente a uma enorme secretária estilo moderno. À sua esquerda encontra-se um pequeno altar a Nossa Senhora de Fátima, onde ardem algumas velas. Do lado direito encontra-se outro altar, mas dedicado a uma qualquer deidade difícil de identificar, provavelmente de origem africana ou das caraíbas. Sobre ele repousa uma taça com o que parece ser sangue de galinha, já coagulado, e algumas penas negras. Na parede vê-se um alvo enorme com um símbolo do Benfica estampado em baixo-relevo. Várias facas grandes, de talhante, estão espetadas no alvo. Aparentemente, o individuo dorme e a sua cabeça encontra-se inclinada para trás, como se contemplasse o tecto. Sobre ela, encontra-se um livro aberto, em equilíbrio precário. O ribombar do seu ressonar faz tremer a janela panorâmica nas suas costas, onde se adivinha uma magnífica vista sobre o Douro.

Alguém bate à porta timidamente.

A porta abre-se e um homem não muito alto, de bigode e já sem muito cabelo, entra cautelosamente.

- Sr. Presidente? - diz baixinho, sem obter resposta.

- Sr. Presidente? - insiste, um pouco mais alto.

- Sr. Presideeeeeeeeeeeeeente - berra, tentando fazer-se ouvir no meio do barulho do ressonar.

O homem que dormia, acorda subitamente, agitado, e levanta a cabeça, fazendo cair o livro para o chão.
- Ah, Tavares Teles, como estás? Estava aqui a reler o Canto Negro, do José Régio. Há aqui uma passagem que me intriga, mas a letra é pequena. O que te trás por cá? - diz, ainda a tentar despertar.
- E o Sr. Presidente declama-a como ninguém. Faz-me sempre chorar - responde Tavares Teles, com um ar sério.
- És muito gentil... mas diz lá o que queres. Tenho aqui assuntos urgentes da SAD para resolver - remexendo alguns papéis em cima da secretária.
- Eu compreendo e peço desculpa pela interrupção, Sr. Presidente, mas tenho notícias frescas: o dossier já saiu para a imprensa! O seu brilhante e ardiloso plano está em marcha. O Sr. é o maior!
- Ah, Tavares Teles, só me trazes boas notícias. Muito bem. Anda cá para receberes a tua recompensa.
- Ah, Sr. Presidente, o Sr. é que é brilhante - diz, aproximando-se.
E então tem lugar uma cena curiosa: Tavares Teles aninha-se aos pés do homem à secretária, que lhe vai fazendo festas na cabeça. Um ruído estranho faz-se ouvir. Aparentemente Tavares Teles ronrona com as carícias.
- Muito bem, Tavares Teles, muito bem. Mereces bem a recompensa. Já agora, quem foi o primeiro a dar a notícia? Foi nos jornais?
- Não Sr. Presidente - diz Tavares Teles feliz com as carícias e acrescenta com uma ponta de ciúme na voz - foi o cabr** do fritador de rissóis.
- Filho da put* antecipou-se outra vez - diz o presidente com um indisfarçável orgulho.

Nota: esta história é absolutamente verídica e para o provar, aqui está o logótipo da PJ:

quinta-feira, agosto 16, 2007

CSI Bolhão

Aqui podem ver o tal "dossier" que os investigadores do Bolhão prepararam

Opiniões de valor

Ao percorrer os blogues benfiquistas deparamos às vezes com opiniões pertinentes as quais vale a pena partilhar, ainda mais quando essa opinião vai de encontro àquilo que eu penso.

Esta é de um conhecido benfiquista, que opina no excelente blog Tertulia Benfiquista.

"De como isto não promete nada de bom.

Um Benfica em que se contrata jogadores e se vendem outros sem que o treinador seja tido ou achado. Em que se diz num dia "Simão não sai por menos de 25 milhões" e 3 dias depois se vende por 20.
Um Benfica que percebe a valorização e utilidade desportiva de Manuel Fernandes, e não avança logo para a compra da totalidade do passe, requalificando a clausula de rescisão (como fez o FCP com o Lucho), nem que seja para garantir um futuro negócio realmente lucrativo.
Um Benfica que contrata um jogador da 2ª divisão sérvia, para depois o mandar pela porta dos fundos, sem que alguém se justifique.
Um Benfica que compra jogadores para emprestar a terceiros, sem explicações a ninguém, levantando as questões sensíveis: quem tratou dos negócios, quem ficou com as comissões, qual a politica desportiva inerente a estas operações.
Um Benfica que vai buscar um defesa que foi encostado sistematicamente por este mesmo treinador há uns anos noutro clube...
Um Benfica que perdeu o director desportivo (de quem eu nem sou adepto, mas era alguém que estava sempre com a equipa e percebia minimamente do mundo futebol), onde o presidente diz que assume ele o cargo e depois vai de férias e volta na véspera do jogo da Champions, que pode definir toda a época... (diz-se que foi de férias com Camacho para Ibiza...será???)
Um Benfica onde a equipa está sem liderança, o treinador está a ser deixado à sua sorte, a politica de aquisições cheira a La Redoute e o presidente proclama que este ano vai haver disciplina porque ele é que manda (e ninguém pergunta...mas não manda já há uma porrada de anos???)...

Já sei que me vai cair tudo em cima, mas um benfiquista não tem de ser cego e assobiar para o lado quando assiste a tudo isto.
A época não promete nada de bom. A menos que Adu, Cardozo, Bergessio e mesmo os jogadores que nem o treinador conhecia (Diaz, Butt, etc) tenham, afinal, categoria para disfarçar a balbúrdia que para ali vai...juntando-se a Luisão, Petit, Nuno Gomes, Leo, Moreira, Quim e sobretudo Rui Costa, que sabem o que é o Benfica...talvez a coisa se componha.
Mas eu, pela minha parte, digo já: não promete nada de bom. Das aquisições acho que só Fábio Coentrão parece prometedor, além de Cardozo, que me parece um bom jogador.

Mas para quem perdeu Simão e Miccoli, e vai perder Manuel Fernandes...é pouco."

terça-feira, agosto 14, 2007

SL Benfica - FC Copenhaga : 2-1

O primeiro jogo a sério do Sport Lisboa e Benfica mostrou que ainda há muito trabalho pela frente onde tudo tem que melhorar ainda...tudo? Tudo não...um certo individuo de 35 anos com o 10 estampado nas costas já está no ponto máximo de evolução a que um futebolista pode ambicionar, Rui Costa é o mágico, o maestro, e hoje demonstrou, mais uma vez, que são poucos no mundo que podem se equiparar a ele.

E o jogo valeu por isso mesmo...porque de resto, se isto for uma amostra do que vai ser a época, estamos bem tramados. Lesões, confusões tácticas, santices, nervos, enfim...mais do mesmo. Até o arrastanço dos jogadores nos minutos finais...Eu sei que estamos em início de temporada e por isso os indices físicos não estão no ponto desejável mas custa ver tão pouca velocidade, tão pouca dinâmica de jogo na equipa do Benfica. Só pensava que se nos tem calhado uma equipa inglesa estavamos tramados...Se queremos ter ambição temos que ser muito mais rápidos, quer com bola quer sem ela. Mas nesse aspecto concedo algum tempo à equipa para melhorar.

Onde já não concedo qualquer espaço de manobra é ao treinador e às suas opções: Como é possível que Adu, que não fez um único jogo com a equipa, seja a primeira opção num jogo da Champions League? A probabilidade de um miúdo, vindo do futebol americano, entrar de chofre na equipa e dar nas vistas era, fracamente, diminuta, mas, mesmo assim Santos apostou nele e não satisfeito resolveu mexer em toda a estrutura do meio campo onde apenas Petit manteve a posição, e como era óbvio, os resultados não foram bons. Dê por onde der, sempre que jogar, o maestro Rui Costa tem que jogar a "10". Ponto final. É onde rende mais, é onde faz a equipa mexer mais, é onde pode alimentar mais e melhor o ataque. Por Santos, está visto, vamos ter mais do mesmo....

Cardozo esteve bem, lutador e não facilitou nas poucas oportunidades que teve que é o que se pede a um ponta de lança, sinto que temos jogador, Coentrão mostra, cada jogo que passa, que de facto pode vir a ser um caso sério mas tem que se lembrar que já não joga de verde e branco e como tal os mergulhos para a piscina, no Glorioso, não só não funcionam como não são tolerados pela exigente massa adepta, Luis Filipe começou bem mas quando a equipa sofreu o golo o publico começou a pressionar mais e o manto sagrado pesa bastante. Temo que se queime mais um lateral quando temos matéria prima interessante para cumprir bem a função. David Luiz é enorme mas precisa de aprender a controlar-se, certas reações podem custar muito caro a ele e à equipa. Bergessio esteve muito discreto e Nuno Assis bastante esforçado.

Quando o treinador diz que lhe chegam 3 centrais, Luisão lesiona-se. É incrivel...Katsoranis faz muito bem a posição, revela extrema segurança mas, neste momento, ainda não começou o campeonato e só temos um central de raiz...

Bem...ganhámos e vamos à Dinamarca com o mais perigoso resultado das competições europeias. Qualquer tentativa de defender o resultado pode originar uma derrota por 1-0 a escassos minutos do fim e selar, cruelmente o destino do Glorioso. Temos que jogar para ganhar, como é sempre a nossa obrigação, para com equipas do nível do Copenhaga. Mas temos que melhorar muito, muito mesmo.

Santos mostrou-se bastante desconfortável na conferência de imprensa o que eu compreendo perfeitamente. Mas ou fala agora ou cala-se e não irá desculpar-se com isto no fim...

E se é para o Rochemback vir que venha rápido...

Desagradável surpresa

E eis que nas vésperas de um importante encontro para o futuro a curto prazo do Benfica surge mais uma novela tão típica no clube nos últimos anos. Foram presenteados os benfiquistas com a desagradável surpresa de ver que Manuel Fernandes não foi com a equipa para estágio...o motivo a saída do jogador para Inglaterra.

Admito que era um cenário que já não vislumbrava. No início do defeso sim, existiam fortes possibilidade de Manuel Fernandes ser vendido a um clube inglês, é um bom jogador bem ao estilo do futebol inglês e, relativamente, barato. Mas o tempo foi passando e não surgiram propostas e ele foi dado como definitivo no Benfica, as próprias palavras do jogador manifestavam esse desejo. Entretanto as alterações no departamento médico e a saída definitiva de Veiga, dois elementos apontados como a razão para Manuel ter saído anteriormente, faziam vincar ainda mais a sensação de tranquilidade em relação à permanência do jogador. E os jogos de pré época iam aumentando a expectativa em relação a uma excelente época e a um contributo essencial para o sucesso do clube. Surgem novas notícias sobre o interesse inglês e Manuel Fernandes responde com "quero fazer uma grande champions" dando um sinal positivo aos benfiquistas. De repente cai esta bomba..

É certo que quando existe uma claúsula de rescisão os clubes não podem fazer muito, tudo depende da vontade do jogador caso surja um clube disposto a cobrir a dita clausula. A primeira pergunta que se tem de fazer é: então não tinha Manuel Fernandes renovado o contrato com o Benfica? Para que é que existiu essa renovação se a tal clausula não foi alterada? A segunda pergunta que se tem de fazer é: Porque quer ir Manuel Fernandes para Inglaterra?

O campeonato inglês voltou a ser o melhor do mundo. É aliciante para qualquer jogador ir para lá, mas sair de um clube com as aspirações do Benfica para ingressar num modesto Everton é, para um jovem de 22 anos com enorme potencial, um passo atrás. A visibilidade que o Benfica lhe poderia dar quer a nivel nacional com a disputa por todas as competições quer na Champions (se passarmos) é incomparável. Com um ano ao mais alto nível no Benfica, porque seria titular de caras, o crescimento e a visibilidade daí tiradas abririam-lhe portas para clubes bem superiores ao Everton. É um claro caso de mau aconselhamento. Porra, Manuel, tens 22 anos...

Claro que há um outro factor que faz toda a diferença: dinheiro. Ir para Inglaterra significa um chorudo aumento na conta bancária. Fala-se em cerca de um milhão de euros por ano. O Benfica viu sair da sua folha salarial jogadores como Simão, Miccoli e Karagounis, três dos mais bem pagos do plantel, seria assim tão dificil propor ao Manuel Fernandes um novo contrato cobrindo esta suposta oferta do Everton? Muitos benfiquistas chamam a Manuel Fernandes mau caracter, pesetero e afins. Com toda a razão. Mas no futebol dos dias de hoje temos que engolir certos sapos, e Manuel Fernandes tem valor para ser um desses sapos. É um excelente jogador com um potencial extraordinário e tinha tanto, mas tanto, para dar ao Benfica este ano que valia cada milimetro de sapo que tivessemos que engolir. Depois podiamos vendê-lo por valores fantásticos que, ninguem tenha dúvidas, não faltariam clubes dispostos a compra-lo...

E agora sim, Santos pode queixar-se. Agora sim Santos pode reclamar que lhe estragaram a táctica. E sim agora eu dou-lhe razão. Manuel Fernandes jogou a pré época toda, foi perda basilar no meio campo e seria concerteza em toda a época. Mais que Simão, a perda de Manuel Fernandes deixa-se deveras preocupado e bastante demostivado para a época que hoje começa. Contava com ele para ter um meio campo fortíssimo fisicamente, ágil, pressionante defensivamente ao mesmo tempo capaz de alimentar um ataque onde agora temos, tudo indica, um matador à altura. E nas vésperas de um jogo tão importante acontece um volte face destes... se a permanência de Santos me deixava pouco crente agora estou mesmo, sem Manuel Fernandes, as minhas expectativas estão reduzidas a zero.

É claro que até dia 31 podemos encontrar substituto que faça esquecer Manuel Fernandes mas...alguem acredita nas capacidades de Vieira para isso?

segunda-feira, agosto 13, 2007

o meu clube em inglaterra passa a ser este

O "Soneca" entrou na 2ª parte e 3 minutos depois fazia o golo da tranquilidade, num jogo ganho à Erickson.

Não se poderia substiruir uma foto com o Santos e o Marco Ferreira por esta?
Pode ser?
Obrigado... Acho que não é pedir muito.

Vai começar...

...o futebol a sério. Até agora foi sempre a feijões, com tempo para experiências e alguma tolerância para com alguns erros. Amanhã começa o futebol a sério e passa a tolerância zero. Nada é aceitável excepto a vitória. Nesta 3ª pré eliminatória o Benfica teve um sorteio amigo, calhou-nos em sorte o FC Copenhaga que conhecemos do ano passado e comprovamos que é um adversário mais que acessível. Por muito que alguns queiram fazer passar o Benfica tem obrigação de vencer e convencer. Este adversário não pode, sequer, incomodar o glorioso. Mas, enfim, temos o engenheiro ao leme, como tal, admito, a crença não é assim tanta como as palavras querem fazer crer...

As recuperações de Cardozo e Nuno Gomes são excelentes notícias e com Adu convocado Santos terá ao seu dispôr aquele que será, quase de certeza, o 11 base para a época que se avizinha. Di Maria poderá ter uma palavra a dizer caso se confirme tudo o que de bom se fala dele mas não se sabe o tempo que demorará a recuperar da lesão. Tou com um feeling que a Europa rapidamente vai se lembrar do nome Cardozo...

Léo vai renovar, Katsoranis terá aumento acordado, Anderson foi vendido para o Brasil. O Record terá que criar outras novelas...

Para primeiro 11 oficial do Sport Lisboa e Benfica arrisco num : Quim; Léo, Luisão, David Luiz, Luis Filipe; Petit, Manuel Fernandes, Katsoranis, Rui Costa; Cardozo, Bergessio.

Leonor, o livro e o filme

"...faço traduções e revisões de texto para a D. Quixote e, portanto, o livro passou-me pelas mãos antes de ser editado. O que disse ao Alexandre Valente foi que escreveria o argumento desde que não fosse uma adaptação fiel do livro, do início ao fim. Achei interessante partir do livro e criar uma ficção inspirada nele. Depois, havia que falar com a Carolina Salgado... O filme nunca se faria sem o OK da Carolina..."

"
Nunca pensei que [o livro] tivesse este impacto tão brutal na sociedade. Não advogo a tese de que o procurador-geral da República [Pinto Monteiro] tenha nomeado uma equipa especial, liderada pela dr.ª Maria José Morgado, por causa do livro. Quando ‘Eu, Carolina’ saiu, todas as exposições que a Carolina fez sobre alegadas corrupções, actos ilícitos, actos violentos já eram do domínio público. Até a agressão ao deputado Ricardo Bexiga... O livro não veio revelar nada de novo ou importante para a investigação. Bombástico foi o facto de a Carolina ter assumido publicamente que tinha trabalhado numa casa de alterne e isto é credor da minha admiração por ela."

"...
Não me incomoda nada [que ‘Eu, Carolina’ não corresponda ao manuscrito original e de que estou envolvida na publicação da obra]. Não há nenhum livro que chegue a uma editora e seja publicado no mesmo estado. Há revisores, copy-desk e toda uma equipa de profissionais que pega nos originais e os trata de forma a poderem ser publicados. Quer eu, quer a D. Quixote, temos o original do livro connosco e as alterações introduzidas, as vírgulas, os pontos, os parágrafos, a divisão em capítulos. Fiz a revisão do livro, fui paga para isso, mas, se tivesse escrito o livro, assumia-o publicamente..."

"...
se tivesse escrito o livro, assumi-lo-ia com a mesma naturalidade com que assumo a escrita do guião do filme. Não tenho medo nenhum do senhor Pinto da Costa. Ele é um tigre de papel. O que saiu, ou não, do original é absolutamente irrelevante. O livro vale pelo que é publicado. Não se podem fazer processos de intenções sobre o que não está lá. Compreendo que isso faça parte da estratégia de defesa do senhor Pinto da Costa..."

"...
Não confirmo [que houveram partes retiradas do livro]. Um livro não sai de uma editora tal como lá chega. Saíram, por exemplo, fotografias do senhor Pinto da Costa, em poses ridículas, por uma questão de decoro. Eu não vou falar de um livro que não existe."

"...
Não é verdade [Pinto da Costa disse que, no livro, a parte sobre a agressão a Ricardo Bexiga não corresponde à versão da obra original...] . Mas não me interessa desmentir, ponto por ponto, tudo o que ele disse. Mas é mentira..."

[Sobre se LF
Vieira teria pagado (20 mil euros) para garantir a venda dos primeiros exemplares do livro] "...Seria uma grande forretice de Luís Filipe Vieira. (risos) O mais grave que Pinto da Costa disse sobre Luís Filipe Vieira era que este festejava os golos do Porto contra o Benfica e que eram amigos. Sobre esta amizade antiga, posso dizer que, enquanto presidente do Alverca, Luís Filipe Vieira estaria a defender os interesses do Alverca sendo amigo de Pinto da Costa. Os pequenos clubes de futebol sempre se sentiram aconchegados e certos de que evitariam despromoções ou casos desagradáveis no decorrer de uma época, se fossem amigos de Pinto da Costa..."

"...
Pinto da Costa é a pessoa com menos credibilidade do Mundo para discutir o processo ‘Apito Dourado’. .."

"...
O futebol é um Estado dentro do Estado português e a minha disponibilidade para este assunto é igual àquela que deveria ser a de todas as pessoas, independentemente do seu clube. É importante um futebol mais limpo, que as pessoas vão aos estádios sem pensarem que o resultado está pré-combinado. .."

"...
Se o presidente do meu clube fosse o sujeito principal do ‘Apito Dourado’ teria a mesma opinião..."

"
Nos últimos anos, o Benfica e o Sporting são vítimas deste esquema de corrupção."

"
Em Portugal, há um sentimento de subserviência e medo dos poderosos. Nos últimos 25 anos, criou-se uma estrutura de poder a norte que criou a ideia de impunidade total sobre si própria e que está em cheque de há dois anos para cá. "

"
Não há nada que possa prejudicar o filme. Está a ser feito e vai ser visto. E, agora, o senhor Pinto da Costa já não fala como o conhecemos durante anos. Penso que já pergunta aos advogados o que deve dizer. Já não tem a genuinidade que lhe apetecia ter. Além disso, não tem matéria para inviabilizar o filme. Alguma tentativa para proibir o filme, só o tornaria mais apetecível. "

* de uma entrevista publicada no Correio da Manhã.

sábado, agosto 11, 2007

Sem frutinha não há tacinha...

Ver a tromba do corrupto mor e o melão dos macacos na bancada compensa ter estado 90 minutos a ver 22 toscos às riscas atrás de uma bola de futebol...

Sem a ajuda do árbitro até o sportivic vence o clube da corrupção...Sem frutinha os corruptos vêm a taça por um canudo.

PS1: Quem não deve ter gostado nada do que viu foi Fernando Santos...é que perante tamanha falta de jeito que os adversários directos apresentaram o espaço de manobra do engenheiro para não triunfar reduziu-se ainda mais...

PS2: Alguém pode explicar o porquê da lagartada não gostar do Bruno Paixão????

sexta-feira, agosto 10, 2007

Soltas #32

1. O presidente LFV afirmou que Manuel Fernandes faz parte deste projecto, logo não sai do Benfica.

2. Depois de um certo pasquim ter afirmado que Leo pediu para sair rapidamente, o jogador não só veio desmentir isso como vai renovar até 2009.
Tivessem todos os jogadores a pujança do Leo e ganhavamos todos os jogos.

3. Nuno Gomes está quase recuperado e acelera para a 1ª mão da pré da Champions. Espero também que Cardozo possa jogar esse jogo.

4. A SIC Noticias aderiu aos documentários sobre a vida selvagem. Consta que ontem deu um documentário com um porco a grunhir durante uma hora. Não que isso me incomode, mas prefiro os documentários do National Geographic.

5. Foi contratado Gilles Augustin Binya, um médio ofensivo camaronês. O jogador foi emprestado ao Estrela da Amadora.

6. Nunca mais começam os jogos a sério, com o plantel a 100%...

quinta-feira, agosto 09, 2007

Manuel Fernandes e Leo de saida?

Já ontem a notícia da possibilidade da saída de Manuel Fernandes tinha sido avançada e parece que hoje o jornal A Bola insiste. Dizem que o Everton está disposto a pagar os 9 milhões de euros que serão a cláusula de rescisão do jogador, já que o Benfica só tem 50% do passe. Se isto for verdade, então só a vontade do jogador, ou a falta de vontade, neste caso, é que pode impedir a transferência. Para piorar ainda mais as coisas, o referido jornal acrescenta que Leo também pode estar de malas aviadas para o Brasil, para acompanhar a evolução do estado de saúde da mãe mais de perto.

A confirmar-se qualquer uma das saídas, será um duro golpe nas nossas aspirações este ano.

Leo, porque é o melhor lateral esquerdo a jogar em Portugal dos últimos anos. E não é fácil substituir alguém assim.

Manuel Fernandes ainda é mais grave, porque é um centro-campista de enorme qualidade e ainda maior potencial, que já nos deu, nos jogos de pré-época, um cheirinho daquilo que pode fazer durante a época. Aliás, o maior elogio que se pode fazer ao Manuel Fernandes, é o terror que sinto quando penso na possibilidade de se ir embora. Caso a transferência não se confirme, já estava na hora, digo eu, do Benfica abrir os cordões à bolsa e adquirir a outra metade do passe do Manuel! Se sair, dificilmente poderemos aspirar a alguma coisa de interessante, em termos europeus.

Aguardemos pelos próximos desenvolvimentos. Eu estou bastante preocupado.

quarta-feira, agosto 08, 2007

FC Copenhaga

Está encontrado o adversário da 3ª pré de acesso à fase de grupos da Champions.

Já tínhamos jogado contra eles a época passada, aí na fase de grupos, tendo empatado na Dinamarca 0-0, num jogo em que jogamos para o empate, sendo que na unica vez que quisemos atacar o Paulo Jorge mandou uma bola ao poste.
1/3 dos redactores deste blog ficou eufórico com o empate, 2/3 nem por isso!!!

Em casa fizemos o nosso papel e vencemos por 3-1.

Pelo que vi ontem, a equipa deles é jeitosa mas tiveram muita dificuldade em passar e na 2ª parte vi o caso mal parado para o lado deles, com o Beitar a poder ter resolvido a eliminatória durante os 90 min. No prolongamento marcaram contra a corrente do jogo e a partir dai a eliminatória ficou decidida.
A defesa continua fraquinha e os destaques vão para o canadiano Hutchinson, Jesper Grønkjær, Michael Silberbauer e para o sueco Marcus Aalback.

Temos todas as condições para passar e se não acontecer nenhuma catástrofe estaremos na tão desejada fase de grupos.

terça-feira, agosto 07, 2007

Resolver um problema...

Se já havia fortes indícios este último jogo do Benfica mostrou, a todos que quiseram ver, que Mantorras não está na perfeita aptidão física para a prática de futebol. Foi notório que o angolano coxeia a correr e move-se de forma, parece-me a mim, receosa.

Mantorras é um misto de emoções: ora é adorado por uns ora é fustigado por outros. O Benfica não é nenhuma santa casa mas não podemos descartar a nossa cota parte da culpa no estado em que Mantorras se encontra. Urge resolver o problema, para bem de todos.

Eu gosto de Mantorras, acho que é bastante útil ao plantel do Benfica porque sempre que entra em campo muda o ritmo das coisas, traz vivacidade ao ataque, dinamiza a equipa e, mais importante, consegue criar (e marcar) oportunidades de golo. Mas também já percebi que dificilmente é opção para titular. O jogador defende-se dizendo que está bem fisicamente apesar de não se notar isso no jogo jogado.

A melhor opção seria um empréstimo a um clube fraco onde Mantorras conseguísse a titularidade de modo a comprovar-se, para ele e para todos, a real condição física do jogador.

Sou um daqueles que acha que se perdeu um extraordinário jogador de futebol que tinha tudo para ser um marco na história do futebol mundial. Infelizmente a vida foi-lhe muito madrasta.

domingo, agosto 05, 2007

Um cheirinho...

Hoje a equipa do Glorioso já mostrou um pouco do que pode fazer esta época, já tivemos um cheirinho a futebol.

Como digo sempre, na pré época o que menos importa são as vitórias. São importantes para aquilo que Nuno Assis disse e bem "ganhar confiança" mas não mais que isso, prefiro ver a equipa a jogar bem, os sectores bem interligados, boa dinâmica, boas transições e perder do que ganhar num lance fortuito com uma exibição fraca.
Hoje, felizmente, não aconteceu isso. Hoje viu-se uma franca melhoria do jogo do Benfica, principalmente no jogo defensivo e controle de bola a meio campo. Continua a falhar a "alimentação" aos dois homens mais adiantados e convêm que o mesmo se resolva rapidamente.

Mas fiquei bastante satisfeito pela exibição defensiva da equipa. Estavamos a defrontar uma equipa cujo unico elemento desiquilibrador é o seu avançado e, ao qual, não se pode dar espaços. Era um teste de fogo à defesa do Benfica e ela portou-se impecavelmente não dando qualquer hipótese a Liedson. David Luiz foi fantástico e está encontrada a dupla de centrais titularíssima. Também gostei de Luis Filipe que deu confiança em termos defensivos. Em termos de acompanhamento do ataque já não esteve tão certo o que é natural dado ter apenas um treino de conjunto. Uma palavra para o Quim: em dois lances fez o que raramente faz, saíu-se a cruzamentos o resultado foi o natural, segurou as bolas que poderiam ser bastante perigosas caso não o fizesse.

No meio campo é que está o segredo deste Benfica, com Petit em forma e Katsoranis bem mais dinâmico, com um fulguroso Manuel Fernandes será dificil não dominar o adversário nesta zona do terreno. É notório que ainda estamos longe da forma ideal mas hoje tivemos um cheirinho do que Petit/Fernandes podem fazer em forma. No ataque tivemos um esforçado Mantorras e um batalhador Bergessio. Diga-se que finalmente o argentino deu um ar de sua graça e deu um cheirinho do que tantos falavam nos seus treinos, gostei imenso da sua exibição.

Foi facilmente constatável a imensa diferença qualitativa entre nós e o nosso adversário e quando olhamos e vemos os jogadores que temos indisponíveis comprova-se, inequivocamente, que temos um excelente plantel. O treinador não inventou e isso refletiu-se na exibição. Quando na segunda parte temos, saídos do banco, um Rui Costa e um Fábio Coentrão temos razões para sorrir...e o Coentrão começa a convencer-me...
A equipa joga muito melhor no losango e deverá ser essa a opção de Santos sem exitar. Resta saber se Cardozo funciona bem nessa táctica. Acho que a exibição de hoje permitirá a Santos respirar até a pré eliminatória da Champions, os benfiquistas têm de reconhecer que hoje, não fomos perfeitos, mas estivemos muito melhor do que nos jogos anteriores, hoje já tivemos um cheirinho de bom futebol e boa equipa.
A rever os costumeiros passes fáceis falhados, as faltas desnecessárias de Luisão e a agressividade inaceitável de Manuel Fernandes. Motivo de pesada multa aquela merda que ele vestiu no final do jogo. Inqualificável...

Vem aí a pré, não deveremos realizar novo jogo entretanto, espero que os lesionados recuperem a tempo, pelo menos Cardozo, Luisão e Di Maria. Que Adu regresse rapidamente e comece a treinar. Não há tempo para descansar, agora é trabalho e mais trabalho.

sábado, agosto 04, 2007

ZERO

É o valor da equipa do Benfica em termos futebolísticos, nesta pré-temporada.

Ontem foi mais um exemplo, dessa nulidade.
Ainda assim gostei de alguns jogadores: confirma-se Manuel Fernandes, Zoro bastante prático - que pena a lesão. Fábio Coentrão parece querer lutar por um lugar e David Luis está um senhor.
Não desgostei do Bergessio e acho que com mais jogos em cima pode tornar-se um caso sério.
O Rui Costa não é um senhor... é um mister!

Venha de lá o Tacuara, o Adu e o Di Maria... rapidamente.

sexta-feira, agosto 03, 2007

Sorteio da liga dos campeões

Mais uma vez, o MágicoSLB dá as notícias em primeira mão: o adversário do Benfica na pré-eliminatória da liga dos campeões é o vencedor da eliminatória Copenhaga-Beitar Jerusalém. Na primeira mão, o Copenhaga jogou em casa e venceu por 1-0. O primeiro jogo é na Luz.

Está perfeitamente ao nosso alcance e, se não passarmos, eu acho que é justa causa para despedimento do engenheiro! Vamos a isso!

Comentários?

quinta-feira, agosto 02, 2007

Luís Filipe é o lateral direito!

De acordo com MágicoSLB, SportTV, Maisfutebol e o pasquim Record, Luís Filipe, até agora jogador do Braga já é jogador do Benfica! É verdade, este blog concorre directamente com a imprensa desportiva nacional e internacional, para ser o primeiro a dar as notícias que interessam, a quem interessa!

28 anos, boa técnica individual e capacidade ofensiva, ou não fosse outro extremo mediano "adaptado" à posição de defesa direito (tal como o Miguel e o Paulo Ferreira) e já com algum traquejo, era uma das pedras basilares do Sporting de Braga dos últimos anos. Para quem não se lembra, este é o gajo que forçou o Abel a ir procurar oportunidades num plantel com menos opções de qualidade para a posição. Consta também que costuma chegar a horas aos treinos e usa o cabelo cortado num estilo clássico.

Eu, pessoalmente, estou satisfeito com esta contratação! Acho que o Luís Filipe sempre foi um bom lateral direito que bateu com a cabeça no armário da cozinha e ficou a pensar que era extremo. Assim que passou a jogar na sua posição, tem tido um rendimento elevado... e de uma forma consistente, ao contrário de certos e determinados trancinhas que para aí andam, equipados de águia ao peito! Os 28 anos significam que está no apogeu da sua carreira e ainda tem 4/5 épocas de qualidade para nos oferecer.

Por mim fecha-se já o plantel e toca a ser campeões! Ou então manda-se o Sretenovic ir bailar uma mazurka para os balcãs e contrata-se mais um centralzito, só para ficar mesmo tudo perfeitinho... mas tirando isso, está mesmo fechado! Que comecem as hostilidades!

Adenda: O Sretenovic deve gostar mesmo da mazurka, porque já aí vem o Luizão, com "z". Se calhar está para o Luisão, como a Mike está para a Nike, ou a Puna, para a Puma. Terá sido comprado ao tio do Quaresma?

quarta-feira, agosto 01, 2007

Freddy Adu

Já tinha mostrado as qualidades do Cardozo e do Di María, falatava o Freddy Adu que alguns génios já dizem tratar-se mais de marketing do que outra coisa.