Já saí muitas vezes do Estádio da Luz irritado, outras nervoso, umas vezes zangado ou triste, conformado, etc mas como hoje nunca me senti.Para além de sentir uma mescla dos sentimentos descritos, hoje sinto algo na minha alma de benfiquista que não consigo adjectivar. Haverá poucos benfiquistas que tenham sido tão críticos de Fernando Santos como eu, quem acompanhou os meus comentários durante a época transacta pode confirmar isso mesmo. Desde cedo defendi a sua saída porque era óbvio que estavamos condenados ao insucesso com o engenheiro aos comandos da equipa e foi com alívio (diferente de alegria) que o vi sair após o empate com o Leixões na primeira jornada do campeonato. Hoje, à saída do Estádio da Luz, pelo meio de muito palavrão proferido uma ideia ganha cada vez mais alicerces no meu pensamento, uma ideia não...um facto, um facto que eu nunca pensei que alguma vez pudesse acontecer, um facto que nunca pensei em ter que o admitir, mas, infelizmente, é a mais pura das verdades: Meia temporada depois da saída de Fernando Santos é com profundo pesar que assumo que estamos pior. Depois de tudo que Santos fez, chegar a metade da época seguinte e concluir que estamos pior é duríssimo.
E estamos pior porquê? Estamos pior porque, por muitos defeitos que Santos tivesse, por muito mau que jogássemos, por muito burro o homem fosse nas substituições, no tempo do engenheiro tinhamos uma táctica. Hoje não temos táctica nenhuma e mantemos a burrice nas substituições e todos os defeitos do Santos.
Somos uma equipa sem chama, sem alma, onde ninguem sabe o que fazer em campo, assistimos a uma apatia irritante no banco onde só se vê movimento para proceder a substituições ridículas e completamente estúpidas. Onde está aquele Camacho que berrava? Onde está aquele Camacho que com a sua garra contagiava a equipa e as bancadas? O Benfica de Camacho não tem qualquer táctica de jogo, não tem qualquer noção de espaço em campo, não tem qualquer dinâmica de jogo, não faz pressão, não joga em equipa, não tem apoios, não tem automatismos. Só se vê futebol na equipa do Benfica quando a bola chega aos pés de Rui Costa. É inacreditável que se chegue à conclusão que a presença de um dos melhores jogadores do mundo tenha efeitos nocivos na equipa. O facto de ninguem saber o que fazer em campo e/ou com a bola "obriga" a que a equipa, sistematicamente, entregue a bola ao único jogador que a "trata" bem, Rui Costa, e com isso afunila o jogo e desgasta o numero 10 benfiquista porque não tem outro remédio do que estar sempre em jogo.
Até quando teremos que levar com Maxi Pereira como médio direito? Como é possivel termos um jogador do nível de Nuno Assis no banco e um titular como Maxi? Só com um treinador burro e teimoso. E estamos a falar de um treinador burro e teimoso pago a peso de ouro, não esquecer esse pormenor. Quando Nuno Assis entrou o Benfica passou a ter dois jogadores capazes de transportar a bola com qualidade nas transições ofensivas, isto apesar de Camacho ter colocado Assis na esquerda e Di Maria na direita em mais um exemplo de profunda burrice táctica. Invês de procurar abrir as alas Camacho afunilou ainda mais o jogo pois Assis e Di Maria, como seria de esperar, procuravam as zonas interiores para aproveitarem o seu melhor pé. Não contente com o estrago, com o resultado empatado e os minutos a passarem, o espanhol resolve tirar o avançado mais alto da equipa, o único que ganha bolas pelo ar tornando completamente inofensiva a "táctica" do chuveirinho da equipa nos minutos finais. Não é a entrada de Mantorras que está mal é sim a saída de Cardozo. Incompreensível. Simplesmente aterrador esta opção de Camacho. Nuno Gomes não se viu na segunda parte e Cardozo é a unica referência de área que temos, tirar o jogador quando se aproxima a fase do tudo ou nada com os normais bombeamentos para a área...é burrice. Pura e simples burrice.
Com Petit numa forma pavorosa e Rui Costa cansado nunca fomos capazes de ganhar a luta do meio campo. As segundas bolas foram TODAS do Leixões. Do Leixões caros amigos...não estamos a falar de um Milão ou de um Porto...do Leixões. Maxi Pereira a ficar em campo teria que ser para ir para o meio, dar força ao meio campo, trocando com Petit mantendo Nélson, que até esteve bem, na lateral direita. Mas não, Camacho burro que nem uma porta, mantêm um meio campo desgastado, mantêm um jogador paupérrimo numa posição onde já vimos que não acrescenta nada e tira um jogador rápido capaz de centrar bem e que estava a jogar benzinho.
É hora de serem os benfiquistas darem um murro na mesa, dizerem que já chega, já chega de demagogia, já chega de discursos ocos, já chega de nos tomarem por parvos, já chega de burrice, já chega de falta de profissionalimo, já chega!!! Vamos ser sérios e olhar bem para o que está a acontecer, olhemos para o que vemos em campo, olhemos para o vemos no banco, olhemos para o que vemos no camarote, olhemos bem e façamos a pergunta a nós próprios: Há algo que nos faça acreditar que vamos melhorar? Todos sabemos a resposta não sabemos?
Por incrível que pareça, apesar de tudo o que foi dito acima ser verdade, não foi isso que provocou este empate. Foi sim o facto de mais uma vez termos sido vergonhosamente roubados por um verme que é o exemplo perfeito da miserável arbitragem nacional que temos. Paulo Costa é um ladrão. Um ladrão que nos roubou um golo limpo e que transforma um penalty num livre directo depois de ter assinalado penalty. É vergonhoso. E mais vergonha sinto vendo que os responsáveis do meu clube nada fazem contra estas merdas que continuam a adulterar a verdade desportiva jornada após jornada. É uma vergonha. É triste ver que têm de ser os jogadores, sistematicamente, a darem o corpo às balas em defesa do Benfica. Ver Rui Costa e Nuno Gomes no final do jogo a pedirem satisfações ao árbitro é penoso porque ficam à mercê de castigos. Não têm que ser eles, têm que ser os responsáveis máximos do clube a denunciarem e não se calarem perante estes consecutivos roubos. Até nisto se vê o total desnorte e desleixo dos responsáveis do Benfica pelos assuntos que realmente importam, que realmente afectam o clube. Enquanto outros são empurrados para um avanço considerável à conta de sucessivos golos ilegais ao Benfica são invalidados golos perfeitamente legais e penaltys escamoteados com uma naturalidade impressionante. E dos responsáveis do Benfica apenas silêncio...
É hora de dizer chega. Estamos a 12 de Janeiro e os tais 20 milhões para reforços nem vê-los isto apesar de por várias vezes treinador e presidente dizerem que sabem bem o que querem e que o Benfica gere-se de dentro para fora, blá blá blá...
Vai ser uma época muito longa e penosa para os benfiquistas, o sonho da Taça Uefa é para rir e, acreditem, até para a eliminatória da Taça de Portugal estou com receios. E a seguir vamos a Guimarães. Doi-me a alma em escrever estas letras mas, pelo andar da carruagem, irá ser batido o record de diferença de pontos entre o primeiro e o segundo classificado. Ainda bem que temos a melhor equipa dos últimos 10 anos ...