blog

sexta-feira, abril 04, 2008

A praga dos ordenados em atraso

É impressionante que ano após ano se chegue a esta altura (muitas vezes bem mais cedo até) e os casos de ordenados em atraso a equipas inteiras se acumulem uns atrás dos outros. É assustador a total indiferença que as autoridades desportivas, e não só, demonstram para este flagelo que teima em não desaparecer do nosso futebol.

Acima de tudo está em causa a dignidade dos jogadores que têm o direito, como qualquer trabalhador, de receberem o devido ordenado pelo seu trabalho, têm contas para pagar e bocas para alimentar como qualquer um de nós. Mas, desportivamente falando, jogadores nesta frágil posição ficam sempre mais desprotegidos para o avanço dos abutres que minam o mundo do futebol. É uma dura realidade mas todos sabemos que existe.

As autoridades têm que resolver esta praga de uma vez por todas, os clubes têm que ser responsabilizados por estas faltas, obrigados a cumprir as suas obrigações. Os clubes têm que oferecer aos jogadores os contratos que podem realmente pagar. As mentalidades têm que mudar de uma vez por todas.

67 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber para que serve o orçamento que os clubes têm apresentar no início de cada época.
Mostra mais uma vez que o no nosso País criam-se leis em quantidades industriais mas quase nenhuma é aplicada.
Para resolver a situação do futebol colocava esta actividade sob alçada da ASAE, pois parece que é o único organismo de Estado que está em toda a parte na perseguição dos prevericadores.
FS

Tiago disse...

Em Itália, a Fiorentina faliu e foi parar lá abaixo por não cumprir com os ordenados.

Lá como cá...

Anónimo disse...

eXISTE UMA LEI EM Que um clube tem que apresentar garantias bancárias em como tem dinheiro para disputar o campeonato. Tal como nos caso de corrupção, a lei fica no papel, e os prevaricadores ainda se riem.

O crime realmente compensa.

Anónimo disse...

Não há nada a fazer. São todos problemas derivados da mentalidade tuga do deixa andar e a culpa é sempre do gajo que está ao lado.
E o pior é que são sempre os xicos espertos que se safam. É o gajo que foge ao fisco, é o gajo que pede subsídios sem os merecer e por aí fora.
Neste caso, os clubes que fazem um orçamento coerente e que contratam jogadores fracos mas conforme as suas possibilidades estão sujeitos a descer de divisão porque não conseguem competir com outros clubes que têm jogadores melhores mas com ordenados em atrasos.
Agora temos também o problema da não condenação do Valentão das batatas. Vamos ver se o Governo tem mesmo colhões para tirar o estatuto de utilidade pública a FPF. Era uma boa maneira de começar a resolver esta merda.

Anónimo disse...

Claro que o Badocha que anda lá a mamar os nossos impostos está-se a cagar para isto. Para isto, para o apito dourado, para tudo o que não meta o Nuno Assis, o senhor não se preocupa muito, é tudo "normal".
Sobre este tema mais mérito dou ao Daúto, com uma equipa de cepos que nem recebe, está quase a conseguir a manutenção. Apesar de gostar de Jesus, arrisco-me a dizer que se o Daúto for o seu sucessor, ainda vamos ter um Belenenses mais forte na próxima época.

John, não engulas tudo o que alguma imprensa te dá, a não condenação do Valentim não é de forma tão linear responsabilidade única do CJ da FPF, como se pretendeu transmitir. Mais, os membros do CJ são todos juízes, pelo que a própria ordem deve investigar, se for o caso. E não se tira o estatuto de utilidade pública sem mais nem menos, é um processo delicado e que tem consequências gravíssimas, a acontecer, além de que seria um bocado hipócrita o governo tirar o estatuto de utilidade pública por causa do não funcionamento da justiça desportiva, já que todos sabemos que a civil funciona ainda pior.

Pedro disse...

"E o pior é que são sempre os xicos espertos que se safam"

E gozam na cara dos outros cumpridores...Enfim.

Americano eu sei q seria hipócrita do Governo fazer isso mas q dá vontade q aconteça algo desse calibre q faça esta merda toda rebentar lá isso dá.

O badocha só se meteu no futebol por causa do Nuno Assis...já viste q nunca mais se ouviu falar do bicho??

O Daúto tem cada vez mais um forte admirador deste lado. Desejo-lhe, sinceramente, todo o sucesso do mundo, e espere q esse sucesso não seja razão para o insucesso do Glorioso mas q Daúto é uma lufada de ar frecso neste podre futebol lá isso é. Classe, postura, dignidade, competência, eloquente.

joao açores disse...

Mas daqui quem ainda acredita na justiça desportiva portuguesa!?

Anónimo disse...

Quem cumpre é que se lixa sempre, mas isto é um buraco sem fundo, a maior parte das equipas não têm hipoteses de andar na primeira liga, e qual a solução?? Fazer uma liga só com 8/10 equipas??

Anónimo disse...

Ainda hoje li num site, penso que o "Eterno Benfica", uma sugestão interessante: dizerem ao Badocha que o Nuno Assis está envolvido no apito dourado, para ver se ele não ia actuar já! :)

Joao Açores, eu só acho que ñno se deve tratar a justiça desportiva como um fenómeno isolado, ela tem tanto crédito como a justiça em geral, ou não fosse servida por elementos que provêm dela, pena é que em ambos os casos a credibilidade seja pouca, para não dizer nenhuma.

Anónimo disse...

Jaco, todas as equipas têm hipótese de andar na 1ª Liga, desde que façam uma gestão rigorosa, ou seja se só têm receitas anuais de 1 milhão de euros (por exemplo) é isso que podem gastar. Obriga é a contratar jogadores baratos, apostar em miúdos da formação, mesmo que isso os leve a descer de divisão. O dinheiro não faz tudo, e temos inúmeras provas, para o bem e para o mal, na 1ª Liga. Olha o Paços, sempre foi um clube rigoroso, foi fazendo alguns milagres com os parcos recursos que tem, este ano não conseguiu, mas em vez de inventar dinheiro que não tinha, manteve a sua política e poderá ir parar à 2ª Liga, mas o clube não acaba por isso.

Anónimo disse...

Americano, concordo com o que disseste no teu último comentário e é por isso que devia haver obrigação de castigar quem não cumpre.
Como bem disseste o Paços vai descer de divisão e cumpre. Outros vão ficar por não cumprir. Onde está a justiça.

"além de que seria um bocado hipócrita o governo tirar o estatuto de utilidade pública por causa do não funcionamento da justiça desportiva, já que todos sabemos que a civil funciona ainda pior."
Essa afirmação já não concordo. Não se pode justificar a incompetência de uns com a dos outros.

Anónimo disse...

Americano, falaste bem, mas como disseste o paços operou um pequeno milagre, no ano passado esteve bem, e agora esta para descer, claro que se podia seguir por esse caminho, mas a liga portuguesa iria perder competetividade.
O grande problema é não haver publico para a liga portuguesa, e solução para isso não sei se existe.

João Bizarro disse...

"As mentalidades têm que mudar de uma vez por todas."

Não estarás a pedir muito?

Anónimo disse...

John, não é a questão de justificar a incompetência de uns com a de outros, mas se o governo insiste impávido e sereno à balbúrdia que é a justiça civil, e não faz nada, que moral tem para se armar em justiceiro com a justiça desportiva? Principalmente quando tem um secretário de estado que tutela a área, e que sempre se esteve bem a cagar para tudo isso?
Jaco, podia perder um bocadinho de competetividade no início, mas a médio prazo iria ganhar credibilidade, e isso ajuda a levar público ao estádio, mesmo que seja lentamente.

Anónimo disse...

Acho que não, é que apesar de Portugal ser um pais com pouca população, e ganham muito pouco em relação aos paises que têm as ligas mais competitivas, e tambem os adeptos estão muito concentrados nos três grandes.

Anónimo disse...

E que tal criar uma "NBA" para o futebol? Acabava-se de vez com a luta para a manutenção e só estava na primeira divisão que tivesse dinheiro.

Anónimo disse...

E pronto, era o que faltava para tranquilidade a equipa:

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=138552&tema=3

Tiago disse...

No meio de um assunto serio, uma pequena brincadeira... Jaco, trocaste o login, com essas "postas" devias usar o nick Alexandre!

Alexandre disse...

No futebol há 20 ou 30 equipas que não pagam ordenados... mas também há milhares de empresas que não o fazem e nós não estamos preocupados. No entanto podemos considerar que também desvirtua a concorrência.
Isto é mesmo um questão de mentalidade, mas geral. O povo português não tem dinheiro para dar ao futebol e só pouquíssimas equipas é que têm capacidade para se sustentarem, o resto vive à custa das autarquias, das dívidas aos jogadores, segurança social, fisco, etc.
Se começassem a castigar quem assume as dívidas e não o clube, as mentalidades começavam a mudar um pouco.

Pedro disse...

Alexandre há milhares de empresas q não pagam ordenados é certo mas muitas foram vitimas do mercado em si, de novos produtos, de produtos absoletos, etc. É triste mas é a vida. O problema é q há empresas q chegaram a esse ponto pq os donos estoiraram o dinheiro q a empresa gerava em barcos e palácios e não re-investiram em novos processos produtivos, nova tecnologia, trabalhadores especializados, novos produtos, etc etc etc. Depois não tiveram mãos para a concorrência.

"Se começassem a castigar quem assume as dívidas e não o clube"

Acho q nunca concordei tanto ctg como com essa frase. Quem tem q ser punido e bem punido é quem assume as dividas. É lógico. É necessário. Qd os dirigentes dos clubes começarem a pagar a sério pelas suas decisões as coisas mudam.

E aqui transporto o mesmo cenário para as empresas: Qd os directores e chefões começarem a responder A SÉRIO pelas suas decisões pode ser q muita coisa mude e a impunidade deixe de ser motivo para tanta merda q se vê por aí.

Anónimo disse...

John, não é preciso criar uma "NBA", basta a Liga ser rigorosa no cumprimento dos critérios de Licenciamento que criaram.
Quanto à notícia do Kats, é um jogador que aprecio muito, mas desde o atraso no mercado de inverno devido ao "baptizado", ao incidente com o Luisão, não me tem parecido estar com a cabeça a 100% na Luz. Remédio fácil, no final da época define-se um preço (10 milhões), e quem o quiser que o leve, caso contrario aguente-se à bronca e jogue, é para isso que lhe pagam.
Off-topic: ontem vi um extremo direito que me encheu as medidas: Arshavin, do Zenit. É um jogador já conhecido dos meandros do FM, mas quem o vê jogar percebe que o talento é muito mais que virtual, é uma seta apontada à baliza contrária.

João Bizarro disse...

"ontem vi um extremo direito que me encheu as medidas: Arshavin, do Zenit. "

Americano, pensei o mesmo durante o jogo.
Mas penso que no nosso campeonato era logo multado por excesso de velocidade.

Chiça, assim só tinha visto o Gento do Real... Nem a câmara os consegue acompanhar.

Alexandre disse...

Conheço um ex-presidente de um clubezeco que agora está a pagar pela merda que fez enquanto presidente. Utilizou o futebol para chegar à politica, criou uma grande equipa, a pagar 700 contos de ordenados na 2ª divisao B, agora está com o ordenado penhorado até ao fim da vida.
Se fosse sempre assim os clubes andavam todos na linha, ou então ninguem se oferecia para presidente.

Sobre o off-topic, um jogadore russo é sempre muito complicado. Há fortes hipoteses de ele não se dar bem por aqui.

Anónimo disse...

Alexandre, isso é verdade, mas tenho a certeza que o Arshavin mesmo carregado de vodka e chegado de directa das docas jogaria mais que o Maxi Pereira nos seus melhores dias.

Anónimo disse...

O zenit jogou muito, até me fez lembrar o dinamo de kiev do shevchenco e rebrov.

Tambem um dos problemas é que anda ai muito derigente que utiliza o futebol como trampolim para ir para a politica.

Tiago, não percebi.

João Bizarro disse...

Vamos ver se até Domingo os jogadores do Estrela e os do Boavista não ficam com os ordenados pagos!!!

Nuno disse...

os do estrela não me acredito muito. já os do boavista...

Anónimo disse...

boas pessoal ... li agora que o katso quer sair no verao pq tem "saudades da familia" e ta.se mesmo a ver onde isto vai parar ... a custa do careca do luisao, sim pq esse n foi tao dizimado como foi o katso, e esse sim, ja enterrou umas kuantas vezes o benfica, vamos perder aquele que em forma é so o melhor jogador do nosso clube...
Tal como aconteceu com o karagounis que supostamente tb teve "saudades da familia" ... e é disto que vivemos no dia-a-dia do nosso clube dirigido pelo maior FILHO DA PUT* que por aí ainda, que ainda nao parou para olhar que a custa dele ja sairam mts jogadores do nosso clube insatisfeitos e que hj fazem uma falta tremenda ! e vao continuar a sair...
E ninguem nota que este camelo aos poucos e poucos vai destruindo o Benfica ... ou entao sou eu que nao percebo mm nada e tenho a mania da conspiraçao ... AHHh ... haja paciencia ...

John Billy #37 disse...

Concordo contigo Nunivs.

João Bizarro disse...

É. É mesmo o que parece. O Benfica foi campeão em 2005 e com isso ele calou muitas bocas, bocas essas que pelos vistos querem ficar caladas mais uns anos.
Enquanto isso o artista vai enterrando o nosso clube. E a culpa do que acontece de mau é sempre de alguém que não ele. Porque ele é o maior.

Anónimo disse...

O Nunivs falou muito bem. Mas não adianta de nada xingarmos o orelhas porque o povo continua a bater-lhe palmas por todas as casas que inaugura.
Agora diz que não deviamos ter sido campeões, mas no dia em que deixar o clube vai andar a dizer a todos os jornais, a vangloriar-se, por ter feito o SLB Campeão.
Da mesma forma qe dizia que Veiga era indispensável para depois o correr de insultos.

Compreendo a tua revolta porque partilho o mesmo sentimento por este abutre, mas infelizmente não há muito que possamos fazer.

Um dia destes o Cardozo sai e o Benfica diz que é por ele não se habituar à chuva que faz no inverno nem ao cheiro do cozido à portuguesa.

Ricardo disse...

Com o tempo vai ficando mais reforçada aquilo que andámos a dizer meses a fio, sem que ninguém fizesse nada:

"Petit não se escondeu e, durante a conferência de imprensa de ontem, no Seixal, disse aquilo que lhe ia na alma, criticando, inclusive, o sistema táctico que Camacho colocou em prática na Luz - o 4x3x3.

P | Durante os jogos dá sempre a sensação de que o Benfica tem de sofrer primeiro para se soltar?

R | Isso já foi há algum tempo. Acho que o Benfica tem feito bons jogos desde que mudou de sistema e isso notou-se já contra o Paços de Ferreira. Estamos a subir de produção.

P | O sistema táctico introduzido por Chalana beneficiou a equipa?

R | Mudámos para o sistema em que jogámos na época passada, o losango. Estamos mais habituados a essa forma de jogar. Este ano, com Camacho, jogámos em 4x3x3, apesar de haver alguns jogadores que não puderam dar o seu contributo… Agora, voltámos ao 4x4x2, com os jogadores todos e penso que com este sistema cada um de nós já sabe o que tem a fazer dentro do campo. Temos aprendido com Chalana, Shéu e outros elementos" - Jornal "O JOGO"

Anónimo disse...

Katsouranis á venda?? Devem tar a preparar algo em grande, ou será que o scolari já é o escolhido, e como ele não tem muita sorte com gregos....

João Bizarro disse...

O que eu sei é que a palhaçada continua neste clube. Deve ser dos poucos clubes onde os jogadores é que decidem para onde vão, por quanto vão, etc.
E a culpa disto de quem é?
DO presidente não deve ser, coitado que não tem culpa de nada. Talvez do roupeiro, ou do gajo que vende bilhetes.
Aconselho desde já o Di Maria a vir amanhã dizer para os jornais que quer sair para o Chelsea por 1M €.

É a PALHAÇADA TOTAL, no reino do senhor Vieira.

Simão, Manuel Fernandes, Karagounis, Miguel, fora os outros que foram corridos.

John Billy #37 disse...

Ricardo mais uma vez os comentários do Petit são o reflexo da feira das vaidades que hoje reina no Benfica.
Ganharam um jogo ao grande Paços de Ferreira e já são outra vez os maiores.
Mas será que ninguém acaba com essa merda? Claro que não pois estão a seguir o exemplo do presidente.
Esse tipo de discurso não devia ficar dentro do clube? Os jogadores não deveriam transmitir essas ideias ao director desportivo?
Fazem essas afirmações aos jornais com que propósito? Só se for para justificar que a culpa é sempre dos outros e nunca deles. E são sempre os mesmos: Petit, Luisão, Nuno Gomes, o tal núcleo duro e muito próximo do Orelhudo cabrão. Esse nunca querem sair do clube.
No lugar de falar que tal trabalhar? Se calhar amanhã já vão voltar a ter que engolir as palavras.
Enfim, depois ainda ficamos surpreendidos que os jogadores profissionais e com ambição queiram sair do clube.

John Billy #37 disse...

O Adu deve continuar lesionado...

Anónimo disse...

A gestão do cabrão no seu melhor:

Karagounis - Saudades da família
Katsouranis - Saudades da família / não gosta de Lisboa
Miccoli - Saudades da família
Trappatoni - Saudades da família
Manuel Fernandes - Saiu chateado com o Benfica
Miguel - Saiu chateado com o Benfica
Andersson- Tinha que ir para o Brasil por causa do filho
Karyaka - Não gostava de Lisboa
Ricardo Rocha - preferiu ser suplente no Totenham que ficar por cá.
Geovanni- Não lhe renovaram o contrato.
Léo - O cabrão não lhe renova o contrato.
Rui Costa - O cabrão não o quer a jogar, por isso anda sempre a dizer que irá ser o futuro isto e mais aquilo.

Casos a mais de saídas a mal de jogadores importantes.

Mas ainda há quem bata palmas a esta merda todo. E quem o critica é porque quer a falência do clube. Hão-de dizer-me é onde é que irão arranjar dinheiro com o estádio às moscas.

Ricardo disse...

john billy,

não digo que não seja uma feira de vaidades e que esses assuntos não deveriam ficar entre portas - claro que é e claro que deveriam. O que procurei afirmar (ou lembrar) com a citação do que o Petit disse em entrevista é que os jogadores normalmente, mesmo quando não gostaram do trabalho do ex-treinador, vêm a público com palavras de circunstância e usualmente elogiosas. Para vir um jogador, como veio Petit, dizer isto do ex-treinador é porque o ex foi mesmo mau demais.

Eu, no jogo com o Paços, vi melhorias. Espero que amanhã possamos continuar a ver um Benfica melhor, dentro do pouco tempo que há para melhorar o que foi arruinado. O segundo lugar é mesmo muito importante, para não termos de andar a preparar pré-eliminatórias. Espera-se que os jogadores saibam da importância dessa entrada directa na Champions. Por isso digo: se Camacho tivesse continuado, estaríamos bem pior. Além dos erros sucessivos técnicos, teríamos os jogadores contra ele.

O Adu? Já nem sei que diga.

Ricardo disse...

Quanto à convocatória, continuam algumas escolhas incompreensíveis. Retiraria Edcarlos, Maxi e Mantorras. Poria, nos seus lugares, Zoro, Assis e Adu.

John Billy #37 disse...

Ricardo, vou esperar pelo jogo com o Boavista para apreciar o trabalho do Chalana e dos jogadores.
Vamos ver se mais uma vez alguém falou antes de tempo.
Em relação a convocatória já não há palavras! Nuno Gomes? Mantorras?

ESPAÇO ULTRA disse...

Visitem:
www.espacoultra.blogspot.com

Anónimo disse...

Sobre o Adu já nem digo nada, algum dia ainda convocam os roupeiros antes dele. Enfim, ele lá brilhará noutro clube qualquer, só espero que não seja português.

João Bizarro disse...

Estou a pensar em entrar em blackout. É muita merda junta.

Também já não digo nada em relação ao Adu.

João Bizarro disse...

"O Adu deve continuar lesionado..."

Lesionados andam os treinadores do SLB... e é da cabeça!
Uma rotura do neurónio esquerdo.

John Billy #37 disse...

Passei agora nos Aliados e pareceu-me ver um Orelhudo a festejar...

Anónimo disse...

JORGE NUNO PINTO DA COSTA

O discurso de Pinto da Costa na inauguração da casa do FC Porto em São João da Madeira, no dia 5 de Abril, merece ser destacado.

Destaco do seu discurso:

1) A promessa em festejar o tetra em Lisboa na próxima época;
2) A crítica aos que fazem “do ódio e da inveja lema de vida”;
3) O repto a que se ignorem os adversários “com o desprezo que merecem os vermes”;
4) O lamento que é a “infelicidade de não poder ter no Porto um Presidente de Câmara igual ao de São João da Madeira”.

Jorge Nuno Pinto da Costa é, em termos de eficácia, um Presidente de Clube ímpar na história do futebol português.

Para lá dos problemas que tem com a justiça, a desportiva e a não desportiva, para lá da mácula indelével que resulta do teor das conversas registadas em escuta, tenham ou não validade jurídica, para lá dos testemunhos e dos indícios de corrupção, para lá do “Corrupção” e do “Eu, Carolina”, Pinto da Costa tem do seu lado um historial de conquistas que o tornam único. Mesmo que venha a ser condenado por corrupção, e essa é uma questão que Pinto da Costa terá de resolver com a Justiça, queira ou não, o mérito das conquistas dos seus mandatos não é redutível aos ilícitos em que Pinto da Costa está envolvido e indiciado. E nisso ele tem razão. Mas aqueles que ouviram ou leram as escutas, independentemente da sua validade jurídica, independentemente das suas consequências jurídicas e desportivas, também têm razão: Pinto da Costa, nos mais de 25 anos, não jogou limpo e, na sua saída, quando acontecer, não levará uma aura de impoluto. E nem mais 20 títulos lhe darão a glória que julga merecer.

Dir-se-á que o discurso de Pinto da Costa, ontem em São João da Madeira, é o de um homem nervoso, de cabeça perdida, revoltado por lhe querem retirar o mérito de conquistas maiores apontando-lhe aquilo que para ele são minudências e corruptelas aceitáveis e legítimas num país de maiores males.

Ainda que haja algo de verdade nessa leitura, é preciso fazer do discurso de Pinto da Costa um enquadramento mais amplo.

A crítica aos que fazem “do ódio e da inveja lema de vida” é reveladora da índole de Pinto da Costa e da sua revolta em relação àqueles que querem reduzir os seus êxitos aos ilícitos em que, presumivelmente, está envolvido. Uma vez mais, como tantas outras no passado, embora com maior emotividade, com menor destreza intelectual e sem a ironia peculiar, Jorge Nuno Pinto da Costa vitimiza-se com as causas dos seus próprios êxitos.

Sobretudo porque se alguém soube utilizar o ódio e a inveja como lema de vida, e a partir daí elevar-se ao sucesso, esse alguém foi justamente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Ouviu-se ontem e viu-se no passado. Com mais sucessos desportivos (o que o torna mais arrogante), com menor destreza (o que o torna menos subtil e irónico), com o peso da justiça nas costas (o que o torna mais reactivo e impulsivo), Pinto da Costa continua a ser o mesmo de sempre, ficando, com o passar do tempo, apenas mais igual a ele próprio. E se o futebol português tem vivido muitos anos sob a tutela de um Major é judicioso reconhecer que Jorge Nuno Pinto da Costa é um General que recorre às melhores tácticas daqueles que fizeram grande conquistas instigando o ódio e a inveja. E é aí que se vê que Jorge Nuno Pinto da Costa continua o mesmo, o que, em teoria, lha dá a razão e a confiança suficiente para garantir que na próxima época irá festejar o tetra a Lisboa.

O repto a que se ignorem os adversários “com o desprezo que merecem os vermes” resulta, seguramente, da mistura desse ódio (estratégico e pessoal) com a exuberância de uma conquista evidente (o tri), fermentado, certamente, pelo cerco da justiça e das acusações de corrupção. E os excessos da linguagem não são meras consequências das acusações de corrupção, como não revelam apenas menor destreza intelectual. Revelam, sobretudo, o verdadeiro Jorge Nuno Pinto da Costa.

O Jorge Nuno Pinto da Costa que vocifera que “O FC Porto é um símbolo do Norte, aqui nasceu Portugal. Não nos calarão por mais pontes que façam, nem por mais milhões que nos levem. Temos de lutar contra o centralismo absurdo”, que reitera “Eu, infelizmente, não tenho, mas vós tendes um grande Presidente da Câmara” (zurzindo num Rui Rio que “nunca foi à bola” com Pinto da Costa) é o mesmo homem que ao longo de 25 anos foi alimentando um ódio e uma inveja viscerais aos seus adversários, e particularmente ao maior de todos.

O facto de Jorge Nuno Pinto da Costa assumir verbalmente aquilo que sempre praticou, instigando no balneário, na cidade e no país que se ignorem os adversários “com o desprezo que merecem os vermes” - prática e retórica que, assimiladas por jogadores, técnicos e adeptos, permitiu muito dos sucessos desportivos acumulados pelo FC Porto de Pinto da Costa -, contrasta com uma curiosa e veemente recusa em aceitar as acusações de corrupção e os indícios que colocam em causa alguns dos seus êxitos.

O verniz não é eterno.

Peixoto - SL Benfica FC

Ricardo disse...

Excelente análise, Peixoto. Excelente.

Ricardo disse...

Para além de todas as corrupções - que foram evidentes principalmente no período que durou entre o fim dos anos 80 e toda a década de 90 para quem tinha olhos na cara - parece-me justo dizer que o F.C.Porto mereceu, clara e inequivocamente, este título. Dentro das quatro linhas. Não o assumir, é confundirmos questões. E sermos totalmente parciais. Jogou melhor futebol, foi mais eficaz, provou ter uma equipa e um treinador competentes. Justíssimo, a nível desportivo, este título.

John Billy #37 disse...

"parece-me justo dizer que o F.C.Porto mereceu, clara e inequivocamente, este título"

Justo?
Uma coisa é dizer que o Porto tem melhor equipa. Penso que em condições "normais" o Porto era campeão na mesma. Basta ver a incompetência que reina no Benfica e no Sporting que o Porto pouco precisa das arbitragens para ser campeão.
Mas uma coisa é merecer, outra coisa é ser justo.
Se eu competir com o Asafa Powell nos 100 metros e ele estiver dopado a sua vitória será justa?
Parece-me que não.
Nestas condições só um Benfica na quase perfeição pode ser campeão.

Porto justo campeão? Só se for da corrupção.

Alexandre disse...

john billy, tanta azia...
Apesar de criticares o teu presidente, alinhas pelo mesmo discurso. O problema é que mesmo com 3 ou 4 anos de apito dourado e com os árbitros borradinhos de medo de errar a favor do FCP, o benfica não conseguiu nada, e cada vez está pior.

Aquilo que nós portistas vivemos ontem naquele estádio é que fica para a história. Triste de quem so vive isto uma ou duas vezes na vida.

João Bizarro disse...

Apesar de tudo o que tem estado a acontecer o Porto foi melhor. Por isso parabéns ao FC Porto.

"e com os árbitros borradinhos de medo de errar a favor do FCP"

Esta deve ser anedota, Alexandre!
Mas desculpo-te porque deves estar eufórico.

John Billy #37 disse...

Triste são as pessoas que têm que vir para o blogue de outros com o intuito de provocar gratuitamente.
Mesmo na hora da vitória não há o mínimo de dignidade. Deve ser da azia de ganhar desta maneira.

John Billy #37 disse...

"Ao mesmo tempo, no fim da histórica Avenida dos Aliados, mais adeptos se reuniam parando o trânsito. Sem a exuberância de outros anos junto à estátua de D. Pedro IV, rei-imperador, mas com o carisma tripeiro, não faltando, obviamente, provocações ao principal inimigo: o SLB."

Anónimo disse...

Mais um campeonato comprado no supermercado, mesmo que não haja corrupção, já nem precisam, o facto de o futebol corrupto do porto hoje ganhar, deve-se aos muitos anos de corrupção que lhe permitiram tornar-se um clube forte.

O apito dourado está há 4 anos nos tribunais, a liga nada fez durante esse tempo, quando é que a liga decide agir? Na época em que o fcporto pode perder 6 pontos á vontade e até 10, coincidência? só quem não conhecer os mafiosos que continuam a gerir a liga.....

O Benfica vai ficar calado? O Benfica vai disputar a próxima liga, gerida por estes filhos da puta? Quando é que nós adeptos fazemos uma manifestação para exigir aos dirigentes do Benfica medidas drásticas?

Anónimo disse...

Sinto pena de ver benfiquistas dar os parabéns ao fcporto, como que para dar uma de diplomatas e esconder o fanatismo.

O fcporto foi superior esta época? Dão-lhe os parabéns por isso? Como estaria o Benfica hoje em dia se tivesse ganha 16 campeonatos nos últimos 25 anos? Estaria mais fraco do que o fcporto está? Que mérito tem um clube que se tornou grande apenas e só porque não tem qualquer problema em cometer crimes de todas as ordens??

Se um homem matar e roubar para ficar rico e respeitável, vão-lhe dar os parabéns por ter conquistado esse estatuto?

Se uma puta andar a atacar e de repente abandonar a profissão por já ser rica e respeitável vão-lhe dar os parabéns por ter atingido esse estatuto?

Já não lhes interessa os meios e a verdade histórica?

Um benfiquista que dê os parabéns ao fcporto, mesmo sabendo do que se passou nos últimos 25 anos, só pode ser uma pessoa com fraco carácter que não tem qualquer sentido de justiça.

O fcporto ser campeão, é injusto e imerecido, não pelo que fez esta época, mas pelo que fez para atingir esse estatuto, um benfiquista que não saiba disso, devia deixar de ser benfiquista para bem do clube.

Ricardo disse...

"Sinto pena de ver benfiquistas dar os parabéns ao fcporto, como que para dar uma de diplomatas e esconder o fanatismo"

"Um benfiquista que dê os parabéns ao fcporto, mesmo sabendo do que se passou nos últimos 25 anos, só pode ser uma pessoa com fraco carácter que não tem qualquer sentido de justiça"

"O fcporto ser campeão, é injusto e imerecido, não pelo que fez esta época, mas pelo que fez para atingir esse estatuto, um benfiquista que não saiba disso, devia deixar de ser benfiquista para bem do clube"

telmo, o meu sonho, mas o meu grande sonho mesmo - e juro que vou lutar todos os segundos da minha vida por esse desiderato - é um dia, quando fôr grande, vir a ser um benfiquista como tu. Bem sei que é quase impossível, mas macacos me mordam se não vou, pelo menos, tentar. Um dia, sim, um dia serei como o telmo... um verdadeiro benfiquista.

Anónimo disse...

ricardo tás a dar valor às vitórias do fcporto mesmo sabendo como eles construiram os alicerces que lhes permitiram ser grandes?

Não estás a ser incoerente? Ou para ti as dívidas da corrupção e crimes cometidos já está saldada?

Preferes fechar os olhos ao passado e dar os parabéns a quem sabes ter sido corrupto?

Já agora dá os parabéns a um tipo que rouba a tua casa e carro, afinal de contas não interessa como conseguiu conquistar essas coisas, interessa é que as tem, certo?

Se queres ser um Benfiquista como eu, não é preciso muito, basta lutar pela justiça e pela verdade, por mais que desagrade a quem nos ouve/lê.

Alexandre disse...

joão bizarro, neste momento não estou euforico, estou mais de ressaca, mas estou à vontade pra falara porque ando cá quer o porto ganhe, quer o porto perca.

john billy, provocar gratuitamente? Estavas a falar pra mim?

Telmo, essa do porto ser grande agora porque roubou durante 25 anos e cresceu à custa da corrupção, tem duas vertente, e as duas com alguma ironia.

1º Os "25 anos de corrupção" é um mito criado pelos benfiquistas desde que se começou a falar de apito dourado, apesar do apito dourado se basear em 3 jogos (agora 2) dos quais o fcp até só ganhou um. Mas diz-me, foi o pinto da costa que meteu aí o artur jorge? Foi o pinto da costa que destruiu a equipa do benfica? O clube?

2º Para um benfiquista, basear-se nessa do porto estar agora a colher os frutos da corrupção do passado, ou é hipocrisia, ou é ignorância. Como tu não deves ter idade para te lembrar disso, o porto esteve dezenas e dezenas de anos praticamente proibido de ganhar campeonatos, e consequentemente de crescer. Só a partir do 25 de abril é que os campeonatos começaram a ser jogados com um mínimo de igualdade de oportunidades entre os clubes de todo o país, e não só os de lisboa. Por isso meu amigo, não me venhas com essa choradeira da treta. A "glória" do teu grande clube foi construída à custa de uma luta a dois. Curiosamente agora defendem que o vosso clube volte a jogar com equipas às quais conseguem ganhar. Juntem as de lisboa outra vez e vão voltar a ser gloriosos.

Anónimo disse...

"Os "25 anos de corrupção" é um mito criado pelos benfiquistas desde que se começou a falar de apito dourado"

Mentira, já desde os anos 80 que os indícios são mais que muitos, e qualquer benfiquista com idade suficiente sabe disso, depois veio a época do^s quinhentinhos, mais certezas ficaram os Benfiquistas, depois foi o Caso Calheiros, aí não foram só os Benfiquistas a ficar com a certeza absoluta, foram os portistas sensatos e honestos também, como vês o apito dourado apensar serviu para uma coisa: para dar esperança às pessoas honestas de que finalmente seria feita justiça. Agora vires dizer que só o apito dourado veio dar força a um "mito" de corrupção do teu clube, é muito baixo e desonesto da tua parte, pensas que enganas alguém com isso? Apenas mostras alguma falta de carácter.


"o porto esteve dezenas e dezenas de anos praticamente proibido de ganhar campeonatos"

Proibido por quem? Tens algumas provas de corrupção por parte do Benfica nesse tempo? Se não as tens porque dizes essas mentiras baixas?


"Só a partir do 25 de abril é que os campeonatos começaram a ser jogados com um mínimo de igualdade de oportunidades "

Só podes estar a brincar.....as mentiras cada vez são mais estúpidas....

Em conclusão, preferes fechar os olhos às provas de corrupção do teu clube, e hipocritamente acusar os outros de serem desonestos, tens uma enorme falta de carácter aos baseares essas tuas teorias em falsidades baixas e mesquinhas. Se queres discutir estes asuntos com alguém, tens que ser homenzinho o suficiente para admitir as provas contra o teu clube, aí então talvez fiques em posição de discutir a honestidade do teu clube com alguém, até lá vai mandando postais.

Anónimo disse...

"Só a partir do 25 de abril é que os campeonatos começaram a ser jogados com um mínimo de igualdade de oportunidades "

Só mais um pormenorzinho.....consideras igualdade de oportunidades quando um árbitro visita a casa do presidente de apenas um dos clubes cujo jogo vai apitar 2 dias depois?

Consideras igualdade de oportunidades quando apenas o presidente de um dos 2 clubes em competição num jogo, tem a oportunidade de pagar umas putas para a equipa de arbitragem comer na noite do jogo?

Tiago disse...

Este discurso do alexandre faz-me pensar que antes do 25 de Abril o Benfica jogava as finais da taça em casa contra os mais directos rivais...

John Billy #37 disse...

"Aquilo que nós portistas vivemos ontem naquele estádio é que fica para a história. Triste de quem so vive isto uma ou duas vezes na vida."

Bem se isto é o fair play de um portista estamos conversados.
Não vale a pena continuar Telmo, para o Alexandre um árbitro visitar um presidente de um clube é uma situação perfeitamente normal. aparecerem facturas de viagens a árbitros na conta de um clube é uma situação perfeitamente normal. Ter um jogador violento com um único cartão amarelo ao fim de 25 jornadas é uma situação perfeitamente normal. Ter sete golos irregulares é uma situação perfeitamente normal. Haver um cabala do procurador geral da república com a Maria José Morgado e mais alguns juízes com o único intuito de forjar escutas para prejudicar o Pinto da Costa é uma situação perfeitamente normal.
E ainda tem a lata de vir para um blogue do Benfica para ser felicitado!

Tiago disse...

Preparem-se... Esta semana:

"O Jorge Ribeiro já está contratado e falhou o penalty propositadamente bla bla bla".
Confirmo eu acho que ele disse ao Quim que ia bater para aquele lado para ele ir lá agarrar...

Alexandre disse...

telmo e john billy, ou vocês não sabem ler ou eu não sei escrever.

Em momento nenhum eu branqueei qualquer assunto que tenha a ver com corrupção. Só lembrei ao telmo que ele tem a memória muito curta. Já que falam em sensatez não me venham dizer que durante a ditadura que durou tanto e tanto tempo, alguém fora de lisboa podia ganhar o título de campeão de portugal. Só mesmo quem for anjinho é que acho que o porto podia facilmente ser campeão. Por isso não me venham falar em igualdade.
Durante esses anos todos o porto não tentou arranjar uma liga privada onde pudesse ganhar alguma coisa. O porto não se auto-intitula glorioso por ter ganho duas dezenas de títulos contra 1 único concorrente.

John tb não me venhas com essa do fair play, porque se há coisa que não há neste blog é mesmo fair play. E já agora, também é normal ser campeão com dois penaltys a favor. Olha que desta vez não vi nenhum jogador do estrela com braços na cabeça, e destavez estava pertinho deles.

Ricardo disse...

Ao intervalo, só quero vir aqui dizer que nesta primeira parte vi futebol na equipa do Benfica como raramente (nunca?) vi até agora, esta época. Pelos vistos, menos de um mês dá mesmo para qualquer coisa. Dá para ser, se faltar competência extrema, ao menos... inteligente.

John Billy #37 disse...

Ricardo e João Bizarro gostaram da arbitragem?
Não se esqueçam de dar os parabéns ao Porto que é realmente um campeão acima de toda suspeição.
PS: Estou mesmo fodido com esta merda que vamos ficar em 4º.

Anónimo disse...

alexandre infelizmente para ti a história não é aquela que tu e o teu clube tentam contar, mas sim aquela que de facto aconteceu.

Antes do 25 de Abril havia 2 clubes grandes: Benfica e Sporting.
O fcporto era um clube regional da dimensão do Belenenses.

Porque raio haveria um clube regional de ganhar campeonatos?

Por acaso o Benfica ou Sporting cometeram alguns crimes para impedir o fcporto de ser grande? Tens alguma provas? então de que te queixas?

Criminoso é o teu clube, não tentes meter os outros no mesmo saco.