blog

segunda-feira, dezembro 30, 2013

Nacional - SL Benfica: 0-1

Entrada a ganhar na Taça da Liga.

Como eu desejava, Jorge Jesus não inventou e colocou em campo um 11 com uma base sólida de titulares habituais com pinceladas de jogadores com menos minutos. Dado as mini férias não havia razão para grandes mudanças principalmente num campo que não é fácil. Apostou, igualmente, no 433 que tanto defendo e parecem-me óbvias as melhorias no jogo e consistência da equipa. As substituições também não foram más o que me leva a escrever algo raro: foi um jogo sem nada de relevante a apontar a Jorge Jesus. Deve ter sido das rabanadas.

Faltou muita qualidade no passe final e no acerto da transição ofensiva e foi isso que condicionou bastante o jogo do Benfica. Enzo, Gaitan, Markovic e Lima estiveram muitos furos abaixo do que podem fazer. Markovic até entrou com muito ritmo e vontade mas demasiado individualista (Gaitan também padeceu do mesmo mal) perdendo muitos lances que podiam ter tido outra conclusão e dado outra tranquilidade ao resultado.

Basicamente foi isso que falhou, a transição ofensiva foi fraca e isso impediu momentos de finalização que dessem uma maior vantagem e consequente tranquilidade. Verdade seja dita o Nacional também não causou grande perigo excepto num remate fora da área que Oblak defendeu bem e outro lance num rápido lance de contra ataque que Fejsa não conseguiu "matar" no meio campo. 

Não houve nenhuma exibição de nota alta. É bom realçar a tranquilidade que Oblak transmite. Lima continua péssimo. Bom regresso de Amorim. 

Xistra com boa arbitragem. As festas "fizeram" mal a esta malta...

Acabar o ano a ganhar é sempre positivo. Vencer na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, principalmente fora, é um enorme passo para as meias. É isto que se quer. A exibição continua a não permitir grandes sonhos mas, enquanto formos ganhando...

Boas entradas a todos. Que 2014 traga as alegrias que 2013 nos tirou.

6 comentários:

Mr. Shankly disse...

"Lima continua péssimo"

A sério, não andamos a ver os mesmos jogos. O Lima é um super profissional, e se as coisas não lhe correm bem é porque a equipa anda a jogar pouquinho. Está a chegar à sua forma física normal (que é brutal), e com o regresso de Cardozo e de Sálvio vai voltar a ser o Lima de antes. Para já, os números que apresenta não envergonham ninguém.

Benfiquista no Norte disse...


Futebol aos repelões, bolas pelo ar, 2ª parte baseada no charutão para a frente!

Tirando oblak, parece não haver um jogador com classe, com toque fino de bola...

Nos 1ºs 30 minutos da 2ª parte perdíamos as bolas todas no ataque, o nosso meio campo não segurava o do nacional em contra ataque, e o catedrático demorou meia hora e uma bola no nosso poste antes de meter o Ruben...

Enfim saudades dos tempos de Erickson, Valdo, João Alves, João V Pinto, etc, já para não ir à geração de ouro dos 60/70's...

Pedro disse...

"O Lima é um super profissional"

Em momento algum pus em causa o seu profissionalismo.

"se as coisas não lhe correm bem ", "vai voltar a ser o Lima de antes".

Ou seja, reconheces que não tem estado bem.

Eu vou um pouco mais longe e digo que tem estado péssimo: tomada de decisão muito má e conclusão péssima. Esforçado e raçudo como sempre mas sem qqr produtividade de qualidade.

Mr. Shankly disse...

Reconheço que não está a fazer os golos que fazia, porque a equipa não os cria. Daí a "péssimo como sempre" vai uma distância enorme.

Pedro disse...

"Lima continua péssimo" a "péssimo como sempre" vai uma grande distância.
:)

Mr. Shankly disse...

Desculpa, escrevi de cor :)
Mas mantenho a ideia :)