blog

terça-feira, junho 30, 2015

Sorteio dos árbitros

Sou, sempre fui e sempre serei a favor do sorteio dos árbitros. Mas um sorteio puro e não cheio de condicionantes como este que foi aprovado ontem pela Liga de Clubes com voto contra do Sport Lisboa e Benfica.

Estranhei o porquê do Benfica ter votado contra mas no momento em que é dito que Pinto da Costa assume que o sorteio terá condicionantes a decisão do Glorioso está mais que justificada.

Mais uma vez a santa aliança a unir-se à volta de um projecto que nada ajuda ao futebol nacional.

terça-feira, junho 23, 2015

Stress Benfiquista

A palavra "bombas", plantada nos média e redes sociais, teve o seu efeito junto dos benfiquistas. Com a demora na chegada de jogadores considerados craques ao mesmo tempo que surgem notícias da saída de alguns dos pesos pesados da equipa bi campeã nacional nota-se um exagerado stress dos benfiquistas.

E exagerado porquê? Porque não faz sentido algum, nesta fase, sem nada ser oficializado, estar tão preocupado. Oficialmente o SL Benfica ainda não perdeu nenhum jogador do 11 titular. Como qualquer benfiquista estou apreensivo em relação a Maxi Pereira, um jogador que está connosco há oito anos, que representa muito para o clube, equipa e adeptos e, como tal, desejo muito que renove com o Benfica. Mas, bolas, se não renovar o que podemos fazer? O SLB ofereceu um contrato de três anos com um salário que o coloca no tecto salarial que o clube determinou onde estão apenas alguns jogadores como Luisão, Gaitan e, acredito, Júlio César e Sálvio. A bola deixou de estar no lado do Benfica, cabe ao jogador aceitar ou não. 

Agora surgiu a possibilidade de Jonas sair. Um clube chinês paga a cláusula de rescisão do jogador, 10 milhões de euros, e oferece um contrato de 4 milhões de euros líquidos a Jonas. Se o jogador aceitar que podemos fazer? Nada. Se nada podemos fazer porquê stressar? 

Cabe apenas ao SL Benfica, com o encaixe financeiro efectuado, encontrar substitutos à altura. Ponto final. Eu acredito que irão chegar dois ou três reforços de muita qualidade e que, depois, as contratações serão pontuais para colmatar eventuais saídas. Ainda agora começou o defeso, ainda é muito cedo para stressar. Esperem, ao menos, pela oficialização das saídas/entradas e depois sim, que se stress caso existam motivos para tal.

quinta-feira, junho 18, 2015

Soltas #134

- Com a apresentação oficial de Rui Vitória como treinador do SL Benfica fica encerrada esta novela e tudo preparado para o início dos trabalhos a dia 02 de Julho. Gostei de ouvir as primeiras palavras de Rui Vitória como treinador, a referência de manter o bom trabalho que existe e o procurar melhorar o que existir para melhorar. Abertura para mudanças tácticas que defendam melhor os objectivos pretendidos. 

- Depois do treinador, seguem-se as habituais novelas de entradas e saídas de jogadores. Confirmados temos dois craques marroquinos: Adel Taarabt e Mehdi Carcela. Diz quem os conhece que são técnicamente fabulosos e que podem ser fortíssimos na Liga Portuguesa. Algumas reticências pelo comportamento pouco profissional que Taarabt terá evidenciado em Inglaterra mas a qualidade, pelos vistos, é inegável.

- Os rumores estão loucos. Tem sido um belo entretenimento assistir aos nomes avançados nas redes sociais por fontes mais ou menos bem informadas. Desde o já habitual Nani até à loucura de um Tevez. Sem sido um fartote.

- Como preocupação principal de momento temos a ainda não renovação de Maxi Pereira. Será tema para um post quando for oficial a decisão mas, nesta altura, estamos num impasse. Penso que o problema nem é o jogador mas sim o seu asqueroso empresário.

- Jorge Mendes está na China a tentar vender parte da sua empresa. Surgem rumores de propostas da China para jogadores nossos, nomeadamente Lima, através de Scolari que vai para lá treinar. A força de Mendes é impressionante. 

- Acredito que iremos receber um nome ou outro bastante pomposo, seja ele um craque já da casa por empréstimo ou uma contratação/empréstimo de jogadores de top. Pode não ser já até porque o mercado só fecha a 31 de Agosto.

- Pode-se criticar Bruno de Carvalho em muita coisa mas o gajo consegue milagres. Vendeu Rojo por 20 milhões, vendeu Bruma por 12 milhões, vendeu Ilori por 7 milhões e agora vendeu o Cédric por 5 milhões. Na volta consegue mesmo vender o Patrício.

- Nós continuamos em negociações para vender Gaitan que será o encaixe financeiro que irá permitir reforçar em força o plantel. 

- Com a conquista do campeonato nacional de Futsal, o SL Benfica termina uma das suas melhores temporadas desportivas de sempre. Campeões em practicamente todas as modalidades principais com excepção do Andebol. Parabéns a todos os responsáveis do Glorioso por este extraordinário sucesso. É para continuar.

- Li que o City ofereceu ao Pogba, da Juventus, 350 mil euros semanais. Loucura!!!


quinta-feira, junho 11, 2015

Vitória pois claro


Desta vez não houve surpresas e todos os jornais e TV's acertaram no nome escolhido por Vieira para substituir Jorge Jesus. Como falado desde o primeiro dia, o próximo treinador do Sport Lisboa e Benfica será Rui Vitória. O clube acaba de anunciar à CMVM o contrato de três anos com o treinador.

Não era a minha primeira escolha mas é, a partir de agora, o meu treinador. Será com ele que vou à luta. Que seja capaz de levar a equipa aos triunfos desejados.

Agora é trabalhar, conhecer os cantos à casa, analisar jogadores e constituir um plantel forte e unido para conquistarmos o tri-campeonato.

Bem vindo a casa. Bem vindo ao Maior. Bem vindo ao SL Benfica.

quarta-feira, junho 10, 2015

Boa sorte Sulejmani!


Enquanto o nome do treinador não é, oficialmente, confirmado, o SL Benfica vai arrumando a casa. Sulejmani acaba de ser vendido ao Young Boys da Suiça por 3.5 milhões de euros. O jogador chegou a custo zero vindo do Ajax onde teve uma grave lesão. No Benfica não foi mais feliz nesse aspecto tendo tido algumas lesões que impediram a sua afirmação plena na equipa. A sua qualidade é indiscutível mas a propensão para lesões aliado ao elevado salário que aufere torna lógica esta venda. Não é um valor muito relevante mas compensa os gastos com o jogador e desafoga um pouco a massa salarial do clube abrindo espaço para renovações ou entrada de um jogador com salário elevado.

Boa sorte Sulejmani. Bi campeão nacional, uma Taça de Portugal, duas taças da Liga, uma Supertaça e finalista da Liga Europa.

sábado, junho 06, 2015

Novo treinador. Opções?

Depois da confirmação da saída do ex-treinador do Sport Lisboa e Benfica as atenções voltam-se para o futuro e sobre quem será o escolhido de Vieira para comandar os destinos do bi campeão nacional. Naturalmente muitos nomes são avançados.

Rui Vitória

Falado como o treinador com que Vieira já tinha um pré acordo e com quem, diz-se, já tinha encetados planos para a nova época quando descobriu as movimentações de Jesus junto do Sporting. Rui Vitória conhece a casa e conhece o campeonato. Fez um excelente trabalho no Paços de Ferreira e deu seguimento no Vitória de Guimarães onde, apesar do estatuto do clube, nunca teve condições financeiras para apetrechar o plantel como, por exemplo, o rival do Minho o Sp. Braga. Rui Vitória conseguiu, com todas as dificuldades, manter o Guimarães sempre na luta pela Europa e deu-lhes uma Taça de Portugal às custas do Benfica de Jorge Jesus. Pessoalmente o futebol do Vitória de Guimarães nunca me encantou mas, como Rui Vitória afirmou, ele teve que trabalhar com o que tem à disposição e isso agrada-me num treinador. Que consiga adaptar-se à matéria prima que tem e mesmo assim conseguir sucesso. O bom futebol vem dos bons jogadores. 

Marco Silva

Uma das minhas opções preferidas desde o seu fabuloso trabalho no Estoril. O jovem treinador pegou no Estoril, fê-lo subir à primeira divisão e depois deu ao clube da linha duas temporadas fantásticas e com um futebol muito agradável. De uma época para a outra perdia sempre os seus melhores jogadores mas o futebol da equipa pouco se ressentia. Chega ao Sporting e consegue um milagre ao manter a equipa em terceiro lugar e conquistar uma Taça de Portugal varrendo pelo caminho, em pleno Dragão, o FC Porto. Chegava ao SL Benfica com uma vontade enorme de vencer. 

Vítor Pereira

Provavelmente a opção mais polémica de todas. A sua ligação ao FC Porto causa muito incomodo e seria mal recebido na Luz pela maioria dos benfiquistas (pelo menos até à conquista da Supertaça). Não o acho tão bom como blogs especialistas o consideram mas reconheço-lhe competência táctica para um modelo de jogo que se enquadra nos objectivos de sucesso que um clube como o SLB Benfica persegue. Com menos qualidade individual que o SL Benfica de então, conseguiu, tacticamente, derrotar com estrondo, diversas vezes, Jorge Jesus. Com mais qualidade individual ao dispôr seria interessante ver o que conseguia atingir no Glorioso. Mas, reconheço, uma opção com muito pouca margem de manobra.

Paulo Bento

Quando Vieira, no seu comunicado, definiu como seria o novo treinador do SL Benfica, o nome do ex seleccionador nacional veio logo ao pensamento. Conhece o campeonato e já trabalhou num grande. Paulo Bento é um namoro antigo de Vieira e tem ligações muito próximas a Jorge Mendes. Pessoalmente é dos poucos nomes aos quais respondi com "para isso prefiro ficar com JJ" o que diz bem o que penso da opção. Pode ter a vantagem de abrir a porta a todos os conhecimentos que Jorge Mendes tem no mundo do futebol e com isso conseguir craques de renome e indiscutível qualidade para reforçar o plantel. Acho-o muito limitado tacticamente mas quem sabe o que um grande conjunto de jogadores podiam fazer? Se for ele o escolhido será o maior anti-clímax desde Fernando Santos.

Jurgen Klopp

Numa onda de total non sense e tendo em conta o falatório recente nas caixas de comentários, falemos de um treinador sem clube actualmente. Klopp é futebol, daqueles homens que qualquer apaixonado pelo futebol gosta de ver no seu clube. Um trabalho estupendo num Borussia Dortmund que, ano após ano, perde os seus melhores jogadores, não só para o estrangeiro mas, pior que tudo, para o seu principal rival. Se acham que Jorge Jesus era prejudicado por perder os jogadores para Real Madrid ou Chelsea imaginem se perdesse Matic, Enzo ou Garay para o FC Porto? Seria uma opção extraordinária que traria um retorno publicitário ao clube extraordinário mas seria uma opção que não teria qualquer conhecimento do futebol português e suas particularidades. Não sei se a estrutura do clube é suficientemente sólida para dar o apoio que um treinador neste contexto precisa e, igualmente importante, se Klopp teria a humildade de aceitar "ajuda" para conhecer o futebol português e o clube como, por exemplo, Trappatoni teve ao aceitar Álvaro Magalhães como adjunto.

Outro

Há mais nomes no mercado: Peseiro, Preud'Homme, Paulo Sousa, Sérgio Conceição, Bielsa e outros tantos. O leque de escolha é grande e, como tal, carece de reflexão. É importante o Benfica escolher bem porque o escolhido irá encontrar um grupo de jogadores com rotinas de seis anos e isso tem sempre influência. É importante que o novo treinador agrade aos jogadores logo na primeira impressão, que eles sintam que ficaram a ganhar. Depois tudo fica mais fácil. Venha quem vier, agrade-me mais ou menos, terá sempre o meu apoio e margem de manobra para trabalhar e apresentar resultados mas serei sempre muito exigente. Nunca critiquei por criticar, sempre apontei erros factuais e identificáveis. Espero que o próximo treinador cometa menos erros, aproveite melhor a boa matéria prima que terá ao dispôr e, acima de tudo, que a Direcção lhe dê as mesmas ou ainda melhores condições que deu nestes últimos seis anos.

sexta-feira, junho 05, 2015

Encerrar Jesus!


Para fechar o capítulo Jorge Jesus no Sport Lisboa e Benfica.

Não considero traição. Estava em final de contrato e, naturalmente, escolheu o que mais lhe favorecia. Financeiramente consegue um bom contrato e, acima de tudo, escolhe um clube onde não terá tanta pressão para vencer e tem muitas justificações para o fracasso. A forma como tudo se processou também não espanta, quer pela personagem que o ex treinador do SLB é quer para o clube onde irá. Ética e dignidade nunca foram características dos verdes e, como bem sabemos, Jorge Jesus tem o coração verde. Está bem no clube que está.

Espero que as notícias se confirmem, que Jorge Jesus seja o responsável por todo o futebol do Sporting, que tome conta da formação e, acima de tudo, seja ele a escolher os reforços. 

Para concluir: Não acho que Jorge Jesus seja um mau treinador. Não é, obviamente. Mas também não é o catedrático que ele acha que é e que muitos defendem que é. Tem óbvias qualidades na capacidade de treino, de conseguir que os jogadores cumpram em campo o que ele pretende. Só que o que ele pretende nem sempre é suficiente para um clube como o Glorioso. E não tem capacidade de reacção quando o jogo está a correr mal. É isso que muitos nunca perceberam. E o que mais me incomodou nestes anos era a completa cegueira de quem o defendia de tudo ignorando sempre os erros que cometia e que nos custaram derrotas e perda de títulos. 

Jorge Jesus é passado. Fará tão parte da história do Glorioso como Quique Flores ou Artur Jorge também fazem. Tranquilo.

quinta-feira, junho 04, 2015

Sai Jesus, entra Vitória?

Ontem, a partir das 18H, foi a loucura total no Facebook. As informações e contra informações, todas de fontes "credíveis", chegavam a um ritmo alucinante. Ora Jesus renovava, ora Jesus ía embora, ora era o Sporting, ora era para o estrangeiro. Assisti a tudo com um sorriso na cara observando mudanças de opinião de 180º quer de benfiquistas quer de sportinguistas.

Hoje todos os jornais são unânimes: Jorge Jesus tem acordo com o Sporting para 5 anos. Ou seja, naquilo que nos interessa, Jorge Jesus já não é treinador do Sport Lisboa e Benfica. A partir do momento em que a conversa da Direcção do clube foi de contenção financeira fiquei com a convicção que o futuro de Jorge Jesus não passava pelo Benfica. Não o considero um treinador capaz de triunfar sem ter ao seu dispôr um plantel fortíssimo e sem poder contratar jogadores por 7/8/9 ou mesmo 10 milhões de euros. Apostar na formação é uma miragem com Jorge Jesus ao ponto de jogadores como Bernardo Silva não terem qualquer chance no seu reinado. Se era este rumo que a Direcção pretendia obviamente que Jorge Jesus não ficava no Benfica. Acredito que Vieira sabia disso e, não é à toa que cedo começou os contactos com Rui Vitória. Sim, tudo aponta para que a famosa reunião de segunda feira tenha sido um mero pró forma ao ponto de Jorge Jesus nem sequer ter respondido à proposta que Vieira lhe fez. Consta que mal começou a ouvir a conversa da redução de investimento que começou a falar com o Sporting. Vieira, ao tomar conhecimento, começou a falar com Vitória e a preparar já a próxima época.

A questão, como um bom amigo sportinguista ontem me disse, é que ambos, Vieira e Jesus, têm um ego enorme e vão querer provar que o sucesso do Benfica é por culpa dele e não do outro. Por essa perspectiva, ironicamente, acredito que Vieira irá agora abrir os cordões à bolsa e dotar o plantel de craques para não correr o risco de não ter sucesso porque, verdade seja dita, se Jesus triunfar no Sporting Vieira será escorraçado do Glorioso sem apelo nem agravo.

Jesus não me deixará qualquer saudade. Irei recordá-lo pelos erros tácticos e medo de Hulk que nos premiou com a chapa cinco no dragão, das derrotas em casa com o Porto, do ajoelhar, das eliminações com o Braga, das Champions miseráveis, dos insultos ao Shéu, da ostracização dos putos da formação, dos Cortezes e Emersons que encheu o SLB. Por mim já vai tarde.

Sobre Rui Vitória, esperemos a confirmação oficial. Não era a minha primeira escolha mas tem no curriculo um fantástico trabalho no Vitória de Guimarães onde com muito pouco conseguiu manter o clube na luta pela Europa, conquistou uma Taça de Portugal. O futebol practicado não me enche as medidas mas ele responde a isso com "tenho que utilizar aquilo que tenho". Se vier para o Glorioso terá margem de manobra sabendo que a fasquia está sempre elevada neste clube. Se Vieira lhe der as mesmas condições que deu a Jesus não tenho grandes preocupações. Mas sobre Vitória (ou quem vier) teremos tempo para debater.

Fecha-se um ciclo. O Sport Lisboa e Benfica, como sempre, continua.

PS: Ainda não há confirmações oficiais dos clubes. Seria uma bomba inédita em Portugal se houvesse um volte-face nisto tudo.

terça-feira, junho 02, 2015

Decisões

Mais uma vez o SL Benfica encontra-se na discussão sobre o futuro do seu treinador. Há teorias para todos os gostos. Renovação por dois anos, renovação por quatro, saída, etc etc. 

É por demais sabido que não sou um dos maiores fãs de Jorge Jesus. Não me choca a sua saída e não receio qualquer caos desportivo caso ocorra uma alteração de treinador. Apesar disso não consigo encontrar lógica nos desejos de redução de salário do actual treinador do SL Benfica para a renovação de contrato. Vamos lá ver, até posso achar que Jesus não merece os 4 milhões de euros mas é o contrato que fizeram com ele e o contrato que aguentaram numa fase de insucesso desportivo. Agora que é bi campeão nacional Vieira pretende reduzir o salário? Qual a sustentação para isso? Principalmente numa fase em que as receitas financeiras do clube batem recordes? 

Há uma justificação que passa por Vieira achar que Jesus não é o principal responsável pelo sucesso desportivo destas duas épocas. Uma justificação que a ser verdade causaria o caos nas mentes dos seus defensores e levaria a discussões muito interessantes. Será que Vieira reconhece os fortíssimos planteis e condições ultra modernas de trabalho que ofereceu a Jorge Jesus são o principal factor de sucesso e que pode ser replicado com outro treinador? 

Uma coisa eu desejo: que a decisão seja tomada rapidamente para que o clube prepare a próxima época totalmente concentrada e em total sintonia com a equipa técnica. Seja a actual ou uma nova. 

Já agora, em termos de decisão, também agradecia celeridade na questão Maxi Pereira.