blog

sexta-feira, julho 17, 2015

O que falta ao SL Benfica 2015/16?

Com a partida do bi campeão para o estágio no continente americano Rui Vitória procedeu à sua primeira escolha o que nos permite elaborar uma análise ao ponto de situação do plantel para a época de 2015/16 que todos pretendemos que culmine com a conquista do 35º campeonato nacional.

Rui Vitória escolheu 30 jogadores para levar consigo para as américas. Analisemos por sectores:

Baliza - Júlio César, Ederson e Paulo Lopes. Aqui não há qualquer problema. Um guarda redes consagrado de qualidade superior, um suplente jovem com excelente potencial e o grande Paulo Lopes para erguer troféus no final da época. Tranquilo.

Defesa - Lisandro López, Luisão, Eliseu, Sílvio, Jardel, André Almeida, Victor Lindelöf, Nélson Semedo e Marçal. No centro da defesa estamos fortes mas nas laterais perdemos um jogador referência e subsistem algumas dúvidas sobre os jogadores disponíveis. Se o Sílvio que temos for o Sílvio antes da lesão então a substituição da tal referência será tranquila ficando apenas a dúvida sobre a lateral esquerda. Gostava de ter aqui um reforço.

Meio Campo - Fejsa, Samaris, Gaitán, Ola John, Pizzi, Cristante, Talisca, Gonçalo Guedes, João Teixeira, Raphael Guzzo, Taarabt, Nuno Santos, Djuricic e Carcela. Como costume muita quantidade para uma das zonas mais importantes de uma equipa. Será que temos igualmente qualidade? Acredito que sim mas acho que, para elevar as aspirações da equipa precisamos de um médio centro ao nível de Samaris e Fejsa até porque o sérvio, como sabemos, é susceptível de lesões complicadas.

Ataque - Lima, Jonas, Jonathan Rodríguez e Nélson Oliveira. Penso que é muito curta a qualidade disponível para uma época longa e difícil como a que teremos. Penso ser fundamental termos mais um craque para fazer companhia a Jonas.

Assim, nesta breve análise, sinto que falta ao plantel três reforços de peso, que elevem a qualidade global para patamares que permitam confiar numa época de sucesso: um lateral, um médio centro e um avançado.

É possível que estes reforços, nomeadamente o médio centro e o avançado, estejam já no papel. Há quem deposite muitas esperanças em Cristante. Se o jovem italiano for o jogador que muitos acham que é, será ele, então, o tal reforço que desejo. João Teixeira pode, igualmente, ser uma surpresa. Ou seja, acho Fejsa, Samaris e Pizzi curtos para a qualidade que acho que a equipa tem que ter mas se Cristante for mesmo bom, estiver ao nível de Samaris e Fejsa, o “problema” fica resolvido e teremos um plantel fortíssimo para o meio campo. Senão, devemos ir ao mercado.

Na frente de ataque passa-se um pouco a mesma situação. Jonas é fantástico mas é apenas um, Lima é muito esforçado mas limitado para aquilo que pretendo de um avançado do SL Benfica e de Nelson Oliveira  não espero nada de especial. Sobra Jonathan Rodríguez. Sinceramente não vi nada de especial no miúdo mas há quem o considere um craque em potência. Se isso for verdade então Jonas terá um companheiro à altura e o plantel a qualidade necessária para atacar a época. Se tal não se verificar o SLB terá que ir ao mercado e em força, para contratar um avançado de inequívoca qualidade.

Resumindo, acho que faltam três peças importantes ao plantel mas é perfeitamente que, pelo menos, duas delas estejam já dentro do plantel e eu ainda não saiba. Os responsáveis do Glorioso ainda têm tempo para analisar essas situações até porque, no geral, o plantel está practicamente definido. Ficam em stand by possíveis saídas com Gaitan à cabeça. Acredito que se tal acontecer o Benfica irá à procura de uma ou duas “trutas” para o substituir e reforçar o plantel pelo que essa análise só poderá ser feita quando e se Gaitan (ou outro) sair.

11 comentários:

CsA disse...

Pedro estou de acordo que a vinda de um lateral esquerdo e de um ponta de lança com características diferentes de Jonas e Lima (estilo Llorente e Mitrovic)

Caso se confirme a saída de Gaitan aí tem de vir uma "truta", no entanto não concordo com a vinda de mais um jogador para o meio campo quando temos Cristante e A.Almeida/Lindof q também podem jogar como médios-defensivos. E em muitos jogos caso o Fejsa se lesione podemos sempre jogar com Samaris mais recuado e ser acompanhado por Pizzi ou João Teixeira.

Pedro disse...

CsA, a minha dúvida é se Cristante tem a qualidade que acho que é necessária. Se tiver, óptimo, assunto resolvido. André Almeida é excelente elemento de plantel, tapa os buracos necessários mas não tem a qualidade que pretendo.

PP disse...

Pedro, a minha dúvida no Cristante, não é saber se tem valor. A minha por acaso é saber se vale a pena o italiano ficar mais uma época nos bastidores de Fejsa (agora recuperado), de Samaris (possivelmente poderá jogar mais à frente) e ainda de um André Almeida que poderá dar uma perna no sector caso seja necessário, ou se deveria ser emprestado para poder jogar com frequência que é isso que ele precisa neste momento?!

Anonymous disse...

Um avançado alto e possante basta mas tem de ser craque. Os jovens que entraram o ano passado já a contar com este ano, Talisca, Jonathan, Cristante, têm mais um ano tiveram crescimento físico, táctico e psicológico. Take it easy!

José Nunes disse...

Totalmente de acordo. É disso que estou á espera.
Se LFV fosse buscar o Llorente eu tirava o chapéu. A porkolandia não me assusta nada, de acordo com os que vão sair, vão ficar enfraquecidos.
Essa história de que vai ser um campeonato a 3 é que não me convence. Vai ser como os outros e temos que ganhá-lo o mais cedo possivel. Os nossos vizinhos não têm equipa para isso (na minha opinião).
Partimos na pole position e temos todas as condições para vencer todos os jogos.
Mas uma coisa é certa, precisamos de 2/3 trutas.

Pedro disse...

PP, o tal médio que peço é para jogar com frequência, seja para rodar com Samaris/Fejsa seja para jogar com eles num possível 433, por exemplo.

Unknown disse...

As laterais. Se o marcal não for melhor que o eliseu vamos ter problemas. Quanto ao silvio não é melhor que o traidor maxi. As extremas vamos comecar a epoca sem o grande salvio e muito provavelmente o magico gaitan mais problemas. Gosto muito do lima mas precisamos de um avançado de categoria. O pizzi não me convence no lugar do enzo o talisca não me parece o craque que muita gente pinta. É fundamental começar bem para os adeptos não desliguem da equipa temos desde cedo comecar a recriar o manto

Unknown disse...

Vamos recriar o manto

Anónimo disse...

TRUTAS CARALHOOOOOOOO!

Não inventem merdas de que este chega-nos e etc. Nós não temos uma equipa consistente. Depois venham chamar nomes ao RV e ao sr.presidente que não serve de nada.
Mentalidades de merda. É por isso que não ganhamos mais. Nem vivem do passado, nem do presente, muito menos do futuro fds!
Depois venham arrasar a equipa por não jogar nada.
o ano passado foi um milagre. Temos de nos reforçar bem para termos uma equipa ao nivel caramba.
Xiça, será que ninguém percebe isso!

Ricardo Ferreira disse...

Toca a espalhar a entrevista do maxi nos "segredos do 34"!
Ponham no facebook, ou merdas dessas e mandem para alguns amigos portistas.
Vai se tornar viral e vai minar a merda da puta do balneário deles todo.

Anónimo disse...

TRETAS! Tão enjoado destas últimas pré-épocas! Mas tbm não sou daqueles conservadores que preferia contratar bem para ficar em 6' lugar. Se formos campeões tá-se bem.