blog

quinta-feira, setembro 03, 2015

Agora só em Janeiro

Finalmente o mercado de transferências terminou e, para o bem ou para o mal, o plantel está fechado e será com estes elementos que o SL Benfica irá atacar o tri campeonato. Os que querem sair resta jogarem bem para em Janeiro terem clubes interessados nos seus préstimos ao ponto de apresentarem uma proposta que faça o grande negociador aceitar.

"Terás as mesmas condições que os outros tiveram" - Esqueceu-se foi de dizer que outros eram esses. Segundo os jornais desportivos o SL Benfica gastou nestes defeso 17 milhões de euros. E nestas contas estão incluídos os 9 milhões de Jimenez que eu acredito que sejam apenas 3 milhões. Seja como for é notório e factual o desinvestimento no plantel quando comparado com épocas anteriores. A última de Jesus, por exemplo, teve um investimento de 38 milhões de euros. São mais 20 milhões do que Rui Vitória teve ao dispôr. Os jornais hoje apontam o dedo ao telemóvel de Jorge Mendes como causa de Siqueira não ter sido contratado pelo Benfica. É um perfeito amadorismo deixar para o último dia, últimas horas, a contratação de um jogador para colmatar uma das grandes lacunas do plantel. Não faz qualquer sentido mas também já sabemos que tem sido quase sempre assim.

Arrumada a casa temos um plantel recheado de juventude com um potencial incrível de crescimento: Nelson Semedo, Victor Andrade, Gonçalo Guedes, Bilal, Carcela, Cristante são todos jovens com muita qualidade. O problema é que estão, naturalmente, ainda em "crescimento" como jogadores de futebol, estão a dar os primeiros passos na alta competição e irão cometer erros. Não tenho qualquer problema em apostar na juventude mas fazer depender de tanta juventude para atacar um campeonato pode ser demasiado. À falta de reforços com entrada directa no onze terão que ser estes jovens a dar a qualidade que o plantel irá precisar ao longo da época. É fazer figas para que todo o seu potencial seja uma realidade no relvado. Gaitan e Jonas ficaram no clube o que é bastante positivo. Aliados a Luisão, Júlio César, Jardel, Samaris, Eliseu dão a dose de experiência que pode ser fundamental para balançar com a juventude acima comentada. Enquanto Sálvio recupera da lesão existe ainda uma réstia de esperança que o marroquino Taarabt possa querer dizer presente esta época e mostrar nos relvados nacionais toda a sua qualidade técnica.

No ataque perdemos Lima mas recebemos dois reforços. Ainda não sei bem o que valem mas os elogios a Jimenez são muitos e bons e Mitroglou, apesar de não ser nenhum Cardozo, mostra qualidades que podem ser interessantes no nosso campeonato.

Resumindo, daqui a 6 meses até podemos considerar que o plantel do SL Benfica é fortíssimo. Seria sinal que os jovens que o treinador tem ao dispôr demonstraram ser realmente bons e que os avançados contratados são mesmo craques mas, neste momento, é "apenas" um plantel com muito potencial. 

Teria um gosto muito especial se Rui Vitória com este plantel conquistasse o tão desejado tri campeonato.

14 comentários:

Gritinhos da Sharapova (go to hell Diana) disse...

Esses 17 milhões são enganadores:

Stock inicial 17 milhões
Semedo 15 milhões
Andrade 15 milhões
Guedes 15 milhões

Total 62 milhões

Quer dizer, se valorizarmos a malta da B ao preço de compra do Mónaco, foi se calhar a época em que mais investimos...

O RV que ganhe, e pronto.

José Rama disse...

O plantel pode ter algum potencial nas mãos de um bom treinador...
O Taarabt parece que prefere os treinos no Bairro Alto aos treinos no Seixal.

hooligan disse...

Nem mais!
Dizia-se que eram 15M, mas agora já dizem que são 17M. Desses 17M, pelo menos 70% foi gasto em jogadores que, ou estão dispensados, ou estão emprestados, ou estão sem utilização. Só Jimenez foge á regra (o verdadeiro valor é 3M), visto que Mitroglou veio a custo zero.
Acerca do Djuricic, acho que o deviam ter vendido, visto que não vai jogar.
Carrega Benfica!

Anónimo disse...

O Taarabt vai passar a época na Night!

Gritinhos da Sharapova disse...


Que tem o Taarabt? Toda a gente sabe que o chá verde ajuda a emagrecer...

Estrutura disse...

Esqueca o Tri. Ate o proximo ano. Com o cu a arder, a besta vai investir a serio. E o Rui Cruzamentos ira pra rua

Gritinhos da Sharapova disse...


Desta vez a Estrutura fez-me rir!

Caso raro, normalmente faz chorar.



Anónimo disse...

Não estás a ser honesto ou então estás mesmo a ser parvo. Mesmo que na ultima época se tenham gasto 38 milhões quantos jogadores titulares é que foram vendidos? Este ano não saiu quase ninguem. A diferença é essa!Se o Gaitán tivesse saido por 30 milhões e o Benfica tivesse comprado um substituto por 15 milhões o plantel estaria muito mais fraco mas tu estarias aos pulinhos de contente porque teríamos gasto 32 milhões em vez de 17.Percebes porque é que a tua lógica não faz sentido nenhum? Este plantel é melhor que o do ano passado e o RV tem as mesmas ou melhores condições que o outro.

R.

Pedro disse...

Sim, pq o outro só cá esteve um ano. É pá, menos...

Anónimo disse...

O que é que interessa quanto tempo é que o outro cá esteve? Estas a desviar a conversa. Estavas a dizer que o investimento este ano foi só 17 milhões enquanto no ano passado foi 38 milhões. Eu estou a explicar-te que no ano passado foram precisos 38 milhões porque se desmantelou uma equipa campeã. Esses 38 milhões permitiram construir outra equipa campeã que foi a que o treinador deste ano herdou. Por não se ter desfeito a equipa campeã (sairam só 2 jogadores importantes) é que 17 milhões chega e sobra. Percebes ou é preciso um desenho?

R.

Gritinhos da Sharapova disse...


"...a besta vai investir a sério..."

Hi hi hi hi hi, não me sai da cabeça.

Pedro disse...

Interessa pq as condições dadas a um não são iguais a outro e é isso que está em causa.

Na época seguinte a que o catedrático foi campeão o investimento tb foi forte o que invalida esse teu argumento fraquito. Mas como queres é confusão nem, vale a pena prolongar.

O post é claro e factual.


Anónimo disse...

Tu não és parvo Pedro mas às vezes pareces.

As condições que são dadas ao treinador é a qualidade da equipa. Se não tivesse havido um investimento forte DEPOIS DE SE TER DESFEITO UMA EQUIPA CAMPEÃ a qualidade da equipa no ano seguinte seria uma merda. Investiu-se, construiu-se uma equipa boa e o Benfica voltou a ser campeão. No ano seguinte (este) não se desfez a equipa. Sairam dois jogadores importantes pelo que a equipa continuou forte. A isso juntou-se 17 milhões de euros de reforços pelo que em princípio a equipa é ainda mais forte. Dizer que este treinador não tem as mesmas condições que teve o anterior em termos de qualidade dos jogadores não é factual é apenas um argumento de quem se fartou de dizer mal do treinador anterior e agora ao perceber que este é pior, já está a arranjar desculpas para justificar o fracasso. Tu és capaz de melhor do que isso.

R.

Pedro disse...

Caro R., já percebi que não percebeste o contexto da época passada. Tudo bem, já passou não vou voltar a discutir o mesmo.

17 milhões de euros de investimento onde a maioria foram gastos em jogadores antes do treinador ser escolhido é, sem a menor dúvida, menor que 38 milhões de investimento. Perde três titulares (Sálvio é uma perda já conhecida quando a época findou) e ganha apenas um titular. Isto não deixa qqr dúvida. Mas não vale a pena estarmos aqui a dizer um branco e outro preto vezes sem conta.