blog

quarta-feira, setembro 30, 2015

Atlético Madrid - SL Benfica: 1-2

Afinal até ganhamos fora...

Que grande vitória do Glorioso no terreno do Atlético de Madrid que já não perdia em casa para a Champions há bastante tempo. Naturalmente não foi um jogo fácil, o Atlético teve mais bola e mais iniciativa como seria de esperar mas o campeão nacional não se escondeu e olhou o adversário na cara e procurou vencer. Sofreu um golo, tremeu um pouco, mas rapidamente recuperou o equilíbrio e voltou a jogar olhos nos olhos e com toda a justiça empata o jogo através de Gaitan. 

Na segunda parte temia-se uma entrada fortíssima do Atlético mas ou o Benfica esteve enorme a impedir isso ou o Atlético não foi capaz de o fazer, a verdade é que o Benfica nunca perdeu controlo do jogo apesar de, repito, o Atlético ter mais iniciativa. Teve mais oportunidades, esteve perto do golo mas também o SLB o teve em Arouca e isso não minimiza as críticas que a equipa foi alvo. Nós também tivemos as nossas oportunidades e Guedes, um puto que teria que nascer 10 vezes no passado, chega lá á frente, após mais uma assistência magistral de Gaitan, e marca na Champions, no Vicente Calderon, dando a vitória ao Benfica. 

Depois controlo absoluto do jogo até ao final com uma concentração total na tarefa de segurar a vantagem e com um treinador a ir ao banco e, com o que tem ao dispôr, consegue ajudar a equipa nessa árdua tarefa. Também ele, Rui Vitória, merece muito esta vitória, esta alegria. As palavras de Júlio César na flash interview, um jogador que não precisa de bajular seja quem for, são uma demonstração (assim espero) de união daquele balneário em torno do seu treinador.

O que dizer da exibição de Nelson Semedo? Não é uma questão de qualidade técnica e das fintas que executou mas sim da coragem, da audácia, da intensidade que revelou em ir para cima do adversário. Ontem estava na B e hoje faz isto no Calderon. Guedes igualmente muito bem. Jardel, Luisão, Samaris, o costume. André Almeida a cumprir mas a este nível sinto que falta ali qualquer coisa. Jonas enorme até esgotar. Gaitan genial como sempre. Júlio César sem palavras e quase defendia o golo que sofreu (o sorriso sarcástico que esboço quando me lembro do que disseram do imperador quando o pedia para o SLB...percebem à brava disto...). Jimenez com os primeiros minutos a sério pelo Glorioso a mostrar pormenores muito bons que desejo rapidamente rever. Eliseu com uma das melhores exibições com o Manto Sagrado. Fejsa entrou muito bem tal como Mitroglou. Pizzi para um esgotado Jonas foi mais um a ajudar na luta defensiva.

Arbitragem complicada. Ignorou um penalty a favor do Atlético e uma agressão de Jackson a Eliseu. Muito rápido a mostrar amarelos o que depois complica a gestão da coerência ao longo dos 90 minutos. 

Vitória muito importante para os objectivos do SL Benfica em passar a fase de grupos da Champions mas acima de tudo é uma vitória muito importante para aquilo que pode representar no curto prazo para a equipa no campeonato nacional. Com tantas críticas injustas e sem fundamento esta vitória permite um ganho de tranquilidade e confiança afastando por completo a nuvem negra da teoria do "não ganha fora". Obviamente que para isso o Benfica terá que continuar a ganhar já na Madeira no domingo. Mas, por agora, é festejar tão saborosa vitória.

Grande Benfica. Carrega!!!

1 comentário:

Gritinhos da Sharapova disse...


One small step for Benfica, one giant leap for Rui Vitoria y sus muchados da B.

Houston, we have a solved problem.