blog

quarta-feira, novembro 25, 2015

Astana - SL Benfica: 2-2

Empate sofrível.

Sim, o estádio fica lá longe. Sim, o relvado é sintético. Sim, está muito frio. Sim, Gala e Atlético também empataram. Sim, é tudo verdade mas, porra, não jogámos nada!!! Mais uma exibição paupérrima do SL Benfica. Tudo em esforço, tudo aos repelões e quando não há Gaitan este SL Benfica não tem practicamente nada para apresentar. 

Demasiado mau.

Salvou-se um bom jogo de estreia de Renato Sanches e do bis de Jimenez que pode ser que "acorde" para o campeonato nacional. Mas tudo o resto foi pobre, muito pobre. Cristante que tão pouco tem jogado teve os seus minutos na Champions. 

Este jogo seria compreensível se a equipa estivesse numa onda positiva, a vencer e a convencer e seria o chamado jogo mau que aparece de vez em quando mas a realidade é bem diferente e este é apenas mais um jogo mau que o SLB junta à série de jogos maus que tem vindo a fazer.

Empatámos e conquistamos mais um ponto na Champions. Para os objectivos do Glorioso o empate não altera nada mas estou preocupado com o que nos pode calhar nos oitavos. Muito tem que mudar para que não aconteça um desastre.

Agora é preparar Braga. Só um resultado é aceitável.

sábado, novembro 21, 2015

Sporting - SL Benfica: 2-1

Jamor só para o ano...

Num jogo de solteiros e casados safou-se quem mais procurou a vitória. Péssimo futebol de ambas as equipas mas com o mal dos outros podemos nós. Preocupante o nível exibicional do SL Benfica. Preocupante não, miserável mesmo. E muitas culpas de Rui Vitória obviamente. Sem treinador e sem jogadores capazes de resolver pouco há que esperar deste Benfica. Falha de casting e agora é preciso resolver. Como? Não sei. Quem está disponível?

A Taça foi-se e em Braga irá o campeonato definitivamente. Poucas dúvidas tenho sobre isso. O Benfica não melhora com o tempo e entramos naquela fase em que parece que a bola tem picos. Só Gaitan a trata com qualidade mas nem sempre chega. Hoje não chegou. O treinador não sabe o que fazer. 

Jorge Sousa ajudou a desequilibrar o jogo mas não serve de desculpa para as opções de Rui Vitória e para o tão mau jogo do Benfica. 

No meio de tudo isto podíamos sofrer golos decentes e não estas merdices com que eles nos metem a bola na baliza. Apre.

Enfim...

Siga.

sexta-feira, novembro 20, 2015

Derby na Taça


Pode não parecer mas amanhã há novo derby, desta vez para a Taça de Portugal, em Alvalade. E será o terceiro desta ainda curta temporada. É contacto a mais com aqueles toldos de praia...

Estranhamente tem sido uma semana muito tranquila para as hostes vermelhas. Continua o silêncio como resposta aos disparates vindos de Alvalade, táctica que não nos tem trazido qualquer vitória nesta "guerra" particular. Mas ao mesmo tempo esta tranquilidade é positiva para o trabalho da equipa técnica e jogadores. Sem pressões exageradas, sem temas quentes, sem polémicas. Ao menos isso.

Quanto ao jogo a questão é simples: Ganhar. Não há outra alternativa. Não só porque é uma prova a eliminar como representa quase tudo para o resto da época. Uma terceira derrota contra os verdes será o fim da tolerância para com Rui Vitória e, pior, o definhar para o resto da época tendo em conta o impacto negativo na moral que tal resultado trará. Não esquecer que a deslocação seguinte para o campeonato nacional será Braga, terreno sempre complicado para as nossas cores. Ir a Braga com a moral vazia dificilmente será sinónimo de vitória. Por outro lado, uma vitória em Alvalade afastará possíveis fantasmas, elevará os níveis de confiança e abalará o adversário que sente-se preso por arames. Portanto, para que não restem dúvidas, é um jogo decisivo e fundamental para o resto da época.

É ser Benfica. É ganhar.



terça-feira, novembro 17, 2015

Limpeza?


Sendo proveniente do Correio da Manhã esta "notícia" vale o que vale mas, nesta fase de ausência de futebol a sério, serve a mesma para se debater a gestão do plantel e escolhas de Rui Vitória.abrir discussão.

Os jogadores em causa são: Bilal, Taarabt, Cristante, Fejsa e Djuricic. Penso que ninguém ficará surpreendido por esta notícia se verificar verdadeira. Para o treinador do SL Benfica nenhum destes jogadores tem sido opção desportiva. A excepção é Fejsa mas a sua condição física impede uma aposta real no jogador pelo que a sua saída e chegada de, por exemplo, Pelé (emprestado ao Paços), pareça a melhor solução. Os outros jogadores não contam para Rui Vitória. E se não contam há que resolver a questão para bem de todas as partes: para o treinador poder ter opções que realmente acredite, para os jogadores poderem jogar e motivar-se e para o clube não ter jogadores caros parados sem rendimento. 

A questão mais preocupante é, mais uma vez, o dispêndio financeiro efectuado sem qualquer retorno desportivo. É estranho este ostracismo que Djuricic e, principalmente, Cristante tiveram desde que chegaram ao clube. Bilal é um jovem jogador que nunca seria uma aposta imediata (apesar de muitos terem acreditado que sim) e Taarabt foi contratado à revelia do treinador, sendo uma aposta pessoal arriscada de, diz-se, Rui Costa que correu mal. O que, dado o perfil conhecido do jogador, não espanta ninguém.

Resta agora resolver estes 5 casos e encontrar soluções alternativas. Nos bastidores do futebol benfiquista diz-se que a aposta na formação que Rui Vitória tem feito será ainda mais forte com esta "limpeza". Resta saber se quem for chamado à equipa A conseguirá dar soluções e qualidade que estes 5 proscritos, por diferentes razões, não conseguiram dar. O clube, a equipa, o treinador e os colegas precisam disso. O plantel precisa de um incremento de qualidade. Depois de anos de investimento fortíssimo agora resta-nos fazer figas para que os putos, que sobem ao plantel principal, sejam craques e que o demonstrem rapidamente.

quarta-feira, novembro 11, 2015

Mais um tiro ao lado


Mais uma bombinha sem pólvora do Bruno do Lumiar. Depois do outro árbitro ter afirmado que nunca recebeu prendas do SL Benfica, agora o grupo de árbitros questionado pela Comissão de Inquérito afirma que as prendas recebidas são normais e iguais às que recebem de todos os outros clubes (Sporting incluído). 

A acusação do Bruninho é grave e com estas declarações, oficiais, dos árbitros, penso que o SL Benfica tem matéria para o "entalar" a sério. Espero que o façam, até às últimas consequências. Não quero dinheiro mas um pedido de desculpas, em directo, na Benfica TV. 


segunda-feira, novembro 09, 2015

domingo, novembro 08, 2015

SL Benfica - Boavista: 2-0

Fraquinho mas justo.

Vitória relativamente tranquila do bi campeão nacional contra o pobrezinho Boavista do Enorme Petit mas que espelhou bem os problemas que o SL Benfica enfrenta actualmente, com um jogo fraco, sem chama, sem garra, sem grande qualidade valendo mesmo pelos três pontos conquistados.

Rui Vitória em relação ao 11 titular da Champions apenas fez entrar, naturalmente, Samaris para o lugar de André Almeida. De resto, Talisca e Jimenez foram os titulares. E não correu bem. Ambos os jogadores estiveram muito abaixo do que é esperado para titulares do Glorioso e mais preocupante fica quando foi perante um adversário muito fraco que nunca foi capaz de criar perigo na nossa área. É verdade que podíamos ter marcado mais com bolas nos ferros de Jonas e Talisca mas a produção ofensiva foi muito fraca, principalmente no último terço do campo. Um dos poucos aspectos positivos é ver as "penetrações" de Guedes nas costas dos defesas. O puto movimenta-se muito bem.

Jimenez continua longe de justificar o dinheiro investido. Talisca hoje mostrou todas as suas limitações. Sílvio a melhorar. Eliseu seguro. Samaris patrão. Gaitan, Jonas, Guedes a levarem a equipa para a frente enquanto que Luisão e Jardel seguram as pontas cá atrás. A oposição também foi quase nula. Rui Vitória a dar uma de Fernando Santos e meter um jogador em campo aos 92 minutos. Tira-me do sério.

Sobre o árbitro nada de relevante a assinalar. Talvez um ou outro amarelo para os jogadores do Boavista que ficou por mostrar mas nada de especial.

Foi uma vitória que não tranquiliza. E o SL Benfica precisa de uma vitória dessas, de uma vitória que dê esperança de se estar a melhorar e a caminhar para o rumo certo. Não foi desta vez ainda. Se for assim até ao fim não me importo mas sei que se continuar assim iremos claudicar alguma vez.

Ir ganhando, aguentar até Janeiro e torcer para que cheguem reforços a sério.




terça-feira, novembro 03, 2015

SL Benfica - Galatasaray: 2-1

Quatro jogos, três vitórias, nove pontos, liderança isolada do grupo. Ena.

Ainda no rescaldo das últimas jornadas para os campeonato nacional o Glorioso recebia os turcos do Galatasaray no Estádio da Luz para atacar a liderança isolada do grupo após o empate do Atlético de Madrid no Cazaquistão. A mora, admito, não era muita e menor ficou quando soube que Talisca e André Almeida seriam as peças no meio campo benfiquista. Temi o pior. Daí estar bastante agradado com o resultado final. Não só o SLB venceu, como o resultado peca por escasso e Talisca até esteve bem melhor melhor do que esperava. O brasileiro quando tem a bola nos pés e tempo para decidir até consegue coisas engraçadas e bem feitas, o problema é que a este nível o tempo para decidir é quase sempre muito reduzido e Talisca enfrenta algumas dificuldades nesse momento. Felizmente, hoje, a nota até foi bastante positiva sendo o jovem brasileiro capaz de cumprir o papel de "alimentar" a frente de ataque e circulação de bola.

A equipa continua muito dependente da magia de Gaitan mas esta noite Guedes, Jonas e Jimenez conseguiram dar apoio suficiente ao astro argentino bem como Eliseu e Sílvio com exibições bem acima das que têm rubricado. Colectivamente não estivemos brilhantes mas não foi o caos que muitos esperavam. O caudal ofensivo do SLB merecia mais golos e tivemos oportunidades mais que suficientes para um final de jogo descansado. Ao invês vimos Gaitan ser expulso e sofremos até ao fim para aguentar a magra vantagem. Jimenez a falhar um golo fácil e depois a arriscar quando se pedia contenção e inteligência. Podia ter saído caro. Rui Vitória foi muito lento a ler o jogo. Guedes, Talisca e Jonas pediam substituição há bastante tempo. Carcela entrou e fez-me arrepiar de tão más decisões que tomou.

A arbitragem foi surreal. Inacreditável dualidade de critérios na punição disciplinar. Incrível como amarelou jogadores do SL Benfica uns atrás dos outros e não expulsa o "turco" por mão na bola de forma ostensiva (segundo amarelo). 

Na Europa não peço mais nada ao SL Benfica do que seja vencer os adversários que estão ao seu alcance. Foi o que fizemos esta noite. É assim que tem de ser. Agora é ir ao Cazaquistão com o objectivo de conquistar nova vitória mas não esquecendo o calendário competitivo da equipa. Há jogadores no plantel que podem e devem aparecer nesta fase.

Agora, Boavista. Carrega Benfica.