blog

quarta-feira, agosto 24, 2005

Opinião: o mito Sporting

O Sporting de José Peseiro é um dos mais curiosos fenómenos do futebol português da última década. Tudo começou no inicio do ano passado: com um plantel desiquilibradissimo, onde se notava a falta de defesas de qualidade e de extremos, Peseiro foi forçado a tirar partido daquilo que o plantel tinha de melhor, ou seja, a abundância no centro do terreno, tanto em qualidade como em quantidade. O Sporting passou assim a jogar um futebol de posse de bola, tentando, com paciência e cabeça, compensar a falta de objectividade e velocidade do seu jogo e abrir os espaços que, normalmente, seriam conseguidos pelas movimentações e velocidade dos extremos. Assim, tornou-se normal ver o Sporting com 60/70% de posse de bola, embora sem um número de oportunidades de golo equiparável, já que esta posse de bola era, de certa forma, ilusória. José Mourinho chegou a dizer que, com este estilo de jogo lento e paciente, o Sporting parecia uma equipa envelhecida.

Mas a coisa não resultou mal e arrisco que era muito dificil conseguir melhor: o Sporting (com sorte, mas também com mérito), esteve perto de conseguir um histórico triunfo na taça UEFA e esteve na luta pelo campeonato até perto do final. Ironicamente, o jogo lento, de muita posse de bola, que inicialmente era uma consequência das limitações do plantel, passou a ser uma imagem de marca. Os sportinguistas convenceram-se que jogar bem futebol é ter muito tempo a bola no pé e nasceu assim o mito do "melhor futebol da Europa". Apesar do jejum de troféus (que não constituiu surpresa, dadas os desiquilibrios já referidos), o Sporting acabou por terminar a época envolto numa aura positiva. Peseiro também contribuiu para isso com as suas conferências de imprensa quase autistas, onde os bons resultados eram sobrevalorizados e os maus eram invariavelmente atribuídos a factores externos (falta de sorte e arbitragem, os mais frequentes) e onde o sporting aparecia sempre associado a conceitos tão positivos como "qualidade" ou "espectáculo".

Este ano, demonstrando estar perfeitamente consciente das limitações do seu plantel, Peseiro procurou dispôr de um conjunto de jogadores mais equilibrado, onde existissem mais soluções para as alas (daí a insistência em Wender, Manoel e até Edson), que lhe permitissem desenvolver um estilo de jogo mais rápido e mais largo, capaz de enfrentar as "bestas negras" do ano passado, ou seja, as equipas que entregam a iniciativa do jogo, fecham bem o centro, tirando vantagem do afunilamento do jogo causado pela ausência de elas e apostam tudo no contra-golpe. Infelizmente para o Sporting, Manoel não era o que Peseiro esperava e foi dispensado, Wender não veio por contingências financeiras e, ainda pior, acabaram por perder uma peça importante na defesa e 2 jogadores importantes na capacidade técnica acima da méda que o meio campo apresentava no ano passado (Hugo Viana e Pedro Barbosa) .

Ou seja, o Sporting deste ano, não só mantém os problemas do ano anterior (falta de alas), como agora tem menos qualidade defensiva (mercê da ausência não colmatada de Enakarhire) e um meio campo menos forte tecnicamente (com a saída de Barbosa e Hugo Viana, sobram Rochemback e o intermitente Carlos Martins para os toques de criatividade), embora ainda de qualidade. Para piorar, o grande desiquilibrador no ano passado - Liedson - parece não se encontrar na sua melhor forma.

Mantém-se contudo o discurso autista - é de homem vir dizer que o Sporting merecia passar a eliminatória, como fez Peseiro, depois de 2 derrotas em 2 jogos, sendo que numa delas só a sorte impediu o massacre- mas será que também se mantém o mito?

13 comentários:

n_sardas disse...

Há varios pontos que não concordo contigo.
Não podes dizer "Sporting com 60/70% de posse de bola, embora sem um número de oportunidades de golo equiparável"... isso não corresponde á verdade, todas as estatisticas mostram que o Sporting foi a equipa que rematou mais e como resultado teve mais 12-14 golos que a equipa que ganhou o campeonato... de longe a equipa com mais golos marcados do campeonato.
Concordo quando dizes que não joga com velocidade nem tem jogadores para isso, mas considero que joga com intensidade no ataque, isso mesmo afirmou com toda a razão o treinador da Udinese no jogo da 1º mão.
Consideras a conferencias de imprensa do Peseiro altuistas... bem isso nem vou discutir, basta responder com a conferencia do Trapalhonni no jogo com o CSKA...
Quanto a falar de arbitragens só vi o Peseiro a falar de arbitros em 2 jogos Sporting-Braga e Sporting-Nacional... e diga-se de passagem com toda a razão do mundo!!!
Agora jogos como o Benfica-Sporting (taça), Sporting-Newcastle, com emoção... Braga-Sporting, Boavista-Sporting, Feyenoord-Sporting, etc como jogos tacticos foram de longe dos melhores que viu-se aqui na nossa terra na epoca passada
O ter a posse de bola ajuda, mas depende de jogo para jogo.... acredito que o Sporting se não tivesse alheado da posse de bola no jogo da luz, o resultado tinha sido outro, como na final da Uefa se tivesse deixado essa posse de bola para o CSKA que estava a perder o jogo, tb possivelmente o resultado era outro... o futebol é um jogo tactico, não há 2 jogos iguais

Pedro disse...

Podes ter a certeza q o mito continua. E tb é curioso, os mesmos q defendem o "melhor futebol da europa" são aqueles q pedem a cabeça ao Peseiro. Não dá para perceber.

Sardas: o jogo com o Newcastle é o melhor exemplo do tal "mito". Se bem te recordas o Newcastle desperdiçou, de uma forma incrivel, uma série de golos ainda havia 0-0 no marcador. E, num golpe de sorte, o scp empata a partida.
Na segunda parte o scp só arrancou qd o jogador mais perigoso do Newcastle teve q ser substituido.E a partir daí tudo correu bem.

n_sardas disse...

Não sabia que agora és expert no Sporting...
para quem diz que despreza o Sporting, já vi muito comentario infeliz teu por ai em varios blogs...
golpe de sorte??? a sorte não faz parte do jogo??? no outro jogo que refiro, benfica-Sporting, tb tivemos sorte ou um golpe de azar???
Eu hoje fiz uma ronda em varios blogs de Sportinguistas e não vi ninguem a pedir a cabeça do Peseiro... por isso deves andar no delirio... eu sei que dava-te jeito confusão em Alvalade, mas esta descansado, vai ser o Peseiro que vai montar a equipa no jogo contra o benfica e se ganhar volta a ser o Maior, talvez ai vão ser outros a pedir a cabeça de outro...
Preocupa-te com a tal dinamica de jogo que achas que o benfica tem... e que pelos vistos és o unico que vê...

Pedro disse...

LOLOLOL
Q medo tu tens em ter uma opnião unica.
Precisas, constantemente,q outros apoiem as tuas opniões...
tsc tsc tsc

Não tens andado pelos mesmos blogs q eu...senão verias as enormes criticas q são feitas ao Peseiro.
E eu não desprezo o sporting. E mesmo que desprezasse estava impedido de comentar sobre ele?

Não duvides disso. Se o Koeman perder com este scp podes ter a certeza q fica muito mal visto para os meus lados...

Anónimo disse...

Zorg, em alguns pontos tens razão, noutros falhas claramente.

1) É redutor pensar que o Sporting lutou até ao fim por 2 objectivos se não tivesse um mínimo de qualidade. Houve fases da época em que se praticou de facto um futebol de excelente qualidade. Sobretudo numa fase em que o meio campo era composto por Custódio, Viana, Carlos Martins e Rochemback. Estavam os 4 em excelente momento e foi a melhor fase do Sporting.

2) O futebol do Sporting conseguiu ser o mais concretizador do ultimo ano. certamente não foi por jogar um futebol lento e envelhecido.

3) O Benfica ganhou o campeonato como podia ter sido o Sporting a ganhá-lo. Ou até o Porto. Do que já te vi escrever, não acredito que penses que o Benfica ganhou porque foi muito melhor que os outros. Ganhou porque... alguém tinha mesmo que ganhar. A irregularidade e a falta de qualidade foram dos 3 grandes. Mas é este o campeonato que temos.

4) Falando agora daquilo com que estou de acordo. É verdade que o Sporting sente dificuldades com equipas que fecham bem o meio. O Peseiro tem de facto um discurso autista e reage mal a críticas. O Sporting perdeu 1 bom defesa e 2 centrocampistas criativos que podiam dar outra qualidade ao jogo do Sporting.

Vamos ver o que pode render este Sporting. Penso que será muito parecido ao ano passado. Não vale a pena especular mais com base no jogo de Udine, até porque duvido muito que Benfica e Porto façam boa figura na Liga dos Campeões deste ano.

zorg disse...

Sector B32, ponto a ponto:

1) Eu não disse que o Sporting não tinha um minimo de qualidade (no ano passado, o sporting tinha, de longe, o melhor meio campo da superliga, na minha opinião e também o melhor avançado), eu disse - e mantenho - que tem um plantel muito desiquilibrado que o "força" a jogar da maneira como joga. E, como também digo na opinião, acho que, olhando para as contratações/dispensas que o sporting fez, os problemas que tinha no ano passado se vão agravar este ano, a não ser que haja alguma surpresa.

2) O sporting teve o futebol mais concretizador, é certo, mas também foi o clube, de entre os 3 grandes, que mais vezes ficou em branco e que muito poucas vezes conseguiu concretizar, quando o seu artilheiro-mor não concretizou. Ou seja, ou as coisas começam a correr bem, o sporting consegue ganhar vantagem forçando o adversário a tentar ganhar a iniciativa do jogo e é um massacre, ou então, se o adversário defender minimamente bem, o sporting fica em branco e não tem a capacidade de dar a volta ao texto. Para além disso, há uma clarissima dependência do liedson, que pode ser perigosa.

3) É evidente que acho que o Benfica ganhou o campeonato porque foi melhor que os outros. Não há outra forma de ganhar o campeonato (excluindo as ilegais, claro está). Não quer dizer que fosse a equipa a praticar o futebol mais bonito, mas foi sem dúvida a melhor equipa como o comprova o facto de só não ter feito a dobradinha por manifesto desleixo.

Eu também duvido que o Benfica e o porto façam boa figura na LC este ano. Quanto ao campeonato, veremos. Nem sempre ganha quem tem o melhor conjunto de jogadores e este ano, aparentemente, há um outsider de peso: o braga.

n_sardas disse...

opinião unica??? não preciso de apoio de ninguem, se queres saber a minha sobre o Peseiro basta ires ver o meu blog e ver se em algum ponto peço a cabeça do Peseiro...

Lá estas tu a inventar... no 1º post falas em "pedir a cabeça", no 2º ja falas em "criticas"... que eu saiba, criticar não é pedir a cabeça!!! vi muita critica nos blogs, criticas que tb eu fiz, mas vi muito poucos a pedir a cabeça... (Lê o que escreves antes de publicar, não era mal pensado)

Os lampiões gostam muito de utilizar a opinião do Mourinho... deixem-me dizer, a opinião do Mourinho sobre o Sporting para mim vale 0... vale 0, pq esse Sr ODEIAAAAAAAAAA o Sporting!!!!! Eu não esqueço que esse Sr rasgou uma camisola do Sporting... em 90% das suas cronicas fala mal do Sporting!!! Pode ser o melhor do mundo, mas para mim é e será sempre um grande fdp!!!

Pedro disse...

Como é q o Mourinho apareceu nesta conversa???

Nem sabia q tinhas um blog...

n_sardas disse...

Estas a comentar um post que nem leste... o Mourinho vem referenciado no proprio texto que devias estar a comentar... que tal leres os textos antes de comentares??? andas aqui a comentar comentarios??? hehehehehe
;-)

Pedro disse...

"José Mourinho chegou a dizer que, com este estilo de jogo lento e paciente, o Sporting parecia uma equipa envelhecida."

Ok...Como só no 6º ou 7º comentário é q falaste nele fiquei a pensar q estavas a responder a um outro comentário..adiante.

Não me admira nada q aches a opnião de Mourinho zero... mas olha q a opnião dele sai no Record....vê lá....tu q tantosestudas pelos jornais.
:)

Anónimo disse...

Zorg, está mais equilibrado o teu comentário agora. O desequilibrio no plantel, sobretudo a nível de médios ala é de facto visivel. Por isso o Sporting joga como joga. O que não é necessariamente mau. Daqui por 1 semana e meia veremos o resultado :)

O Benfica foi melhor porque fez mais pontos. Mas para mim o Benfica fez um mau campeonato. Pode parecer paradoxal, mas é o que eu acho. E diria o mesmo do Sporting mesmo que tivesse aguentado o nulo mais aqueles 6' na luz.

Retiro o que disse em relação à Champs. Acho que o porto tem tudo para passar (incrivel a sorte no sorteio). O benfica desculpem lá, mas não acredito que passe este grupo. Em fev estará a fazer companhia ao Sporting na UEFA.

n_sardas disse...

Deixo os artigos do Mourinho e da Leonor Pinhão para tu estudares... depois ficavas sem argumentação!!!

Quero é que o Chelski desça de divisão!!! nunca gostei do Chelsea, muito menos agora!!!

Pedro disse...

Eu sou do Chelsea desde pequenino...
hehehehehe