blog

segunda-feira, janeiro 16, 2006

7ª Seguida!!!

Este domingo o SL Benfica conseguiu a 7ª vitória consecutiva e sem sofrer golos. Sinal da consistência defensiva apesar da rotativade que o treinador tem aplicado na equipa inicial.
Um jogo que se antevia dificil até começou bem, logo aos 3 minutos Simão inaugura o marcador de penalty (aquela paradinha dá cabo de mim) . Nada melhor que marcar cedo contra uma equipa que pretende explorar o contra ataque. Este golo alterou a postura da Académica permitind oum jogo aberto de principio ao fim. Estranhamente o SLB não aproveitou a subida da Briosa, mostrando-se muito lento nas transições defesa-ataque, permitindo que fosse a Académica a equipa mais perigosa dando muito trabalho a Moretto. O SLB só por uma vez causou perigo num fantástico passe de Beto (e esta hein??) a isolar Nuno Gomes, que mais uma vez, provou, que golos fáceis não é com ele...
A segunda parte foi totalmente diferente, o SLB pegou no jogo, imprimiu muito mais velocidade ao ataque e as ocasiões de golo sucediam-se umas às outras. As substituições de Koeman tirando um apagado Laurent Robert, ainda longe da ideal mecanização com os colegas, por Geovanni e um cansado e lesionado Beto por Manuel Fernandes resultaram num maior pendor atacante. Não posso deixar de apontar o facto de que com a saída de Beto o SLB ficou com um meio campo muito mais macio, com Manuel Fernandes longe da forma ideal, Beto tem um papel fundamental na destruição do jogo adversário, e neste jogo, depois da sua substituição isso ficou provado. A dupla Petit-Beto é de Betão!!!!
Foi com naturalidade que o SLB ampliou a vantagem e já com Manduca em campo Nuno Gomes fechou a contagem marcando o seu 13º golo.
Resultado final 3-0 para o Campeão Nacional, sendo uma vitória justa ela é pesada demais para a exibição da Briosa. Se jogar sempre assim fica na primeira divisão...o problema é jogar sempre assim.

A arbitragem foi um desastre. Muitas faltas mal assinaladas, um disparate na amostragem dos amarelos, lances duvidosos , enfim...uma arbitragem "normal" na nossa ligazita.
O penalty a favor do SLB não deixa qualquer dúvida tão claro que foi o toque do jogador da Académica com a mão na bola. É verdade que a bola bate no pé mas também é verdade que o braço do jogador da Briosa bate na bola ao ponto de a afastar vários metros. O lance mais duvidoso é uma suposta mão de Luisão na área do SLB que não foi assinalado, as imagens (Sporttv e RTP) não mostram onde a bola bate. Não mostram ponto final. Se a bola bate no braço do Luisão, apesar do remate à queima roupa de Joeano, então é penalty. É um lance igualzinho ao penalty assinalado a favor do SLB o ano passado contra o Belém, portanto quem reclamou contra a marcação desse penalty não pode vir agora reclamar este penalty. Se a bola bateu no braço é penalty, senão bateu não é. O segundo golo do SLB só tem "polémica" porque é golo do SLB, se fosse uma equipa qualquer que equipasse às riscas não haveria qualquer tipo de problema. Hoje de manhã, a RTP, dado que não pode pegar na questão "bola fora", inventa um fora de jogo, dizendo que Nuno Gomes está em posição ilegal, esquecendo-se, a RTP, do jogador da Académica que está no segundo poste. Nada que não estejamos habituados. Para além disto o árbitro Artur Soares Dias cometeu argoladas atrás de argoladas, Beto é pisado e ninguem é punido, a dualidade da amostragem dos amarelos foi hilariante com Beto e Petit a levarem amarelos por faltas banais e nos lances imediatamente seguinte faltas iguais de jogadores da Académica sem igual punição, ataques interrompidos sem o amarelo, enfim....o tipico contra o SLB.

No fim ficou uma jornada proveitosa. Neste momento apenas dependemos de nós para revalidarmos o titulo.

4 comentários:

zorg disse...

O lance do Luisão é o exemplo perfeito da bola na mão casual: o remate é à queima roupa e o Luisão tem os braços junto ao corpo numa posição perfeitamente natural. È evidente que não é penalty, quer lhe tenha batido no braço ou não.

Pedro disse...

Eu aceito q seja penalty pq o braço impede a bola de avançar. Se o Luisão tivesse o braço atrás das costas seria diferente.

O mais ridiculo é q agora ninguem fala do remate ter sido a menos de um metro do Luisão...mas adiante...

zorg disse...

Não interessa se impediu a bola de avançar ou não. De uma vez por todas e para ver se fica claro para toda a gente: quando a bola embate no braço de um jogador é falta quando há intencionalidade da parte desse jogador em jogar a bola com o braço. Quando não há intencionalidade, não é falta.

A única excepção - que é a que levanta mais confusão - é quando um jogador antecipadamente coloca os braços numa posição pouco natural de forma a aumentar a área de cobertura do corpo (por exemplo, estende os braços como se fossem asas), que também é punida com falta, apesar de se poder alegar que não neste caso não existe um movimento intencional para jogar a bola com o braço ("os braços já lá estavam"). É por causa disto que as regras abrem esta excepção e introduzem a condição adicional da "posição natural dos braços".

Ou seja, não é falta se não houver intencionalidade de jogar a bola com a mão e o jogador tiver os braços numa "posição natural". Caso haja intencionalidade, ou os braços não estejam numa posição natural na altura do contacto com a bola, então é falta. Caso contrário, considera-se que o lance é casual.

O caso do Luisão é, evidentemente, casual. O caso do Roberto Brum é, evidentemente, uma mão na bola intencional. O caso do Marek Cheh, no jogo com a Naval, é um lance em que não há intencionalidade de jogar a bola com a mão, mas os braços estão numa posição não natural, logo a falta também é bem assinalada.

Anónimo disse...

Se o Luisão aparece a queixar-se da barriga depois da bola lhe ter batido na mão, não acham que é claro que ele sabe que é penalty? Para quem andava dizia que o Ricardo não sofreu falta no Benfica-Sporting da época passada porque na seguimento do lance correu para o árbitro a queixar-se de mão na bola... Não estão a ser coerentes.