blog

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Académica - SL Benfica: 0-2

Pena.

Não gosto quando as coisas correm desta forma. Não gosto de fazer análises quando existem lances destes. Não gosto de ganhar assim. É pena, pois foi um grande jogo de futebol.

O lance é simples: livre cobrado para a área, Luisão cabeceia, a bola ressalta para Ricardo Rocha que faz golo. Acontece que no momento do cabeceamento de Luisão, Rocha está fora de jogo e por isso o golo devia ter sido anulado. Podem vir dizer que foi anulado um outro golo limpo ao Benfica. É verdade, mas prefiro ser prejudicado do que beneficiado. Felizmente marcámos mais um golo e não fica o peso de ter sido aquele golo o que nos deu os 3 pontos. Mas teve muito peso nisso ninguem pode negar.

Quero dar os parabens à Académica. Se jogar sempre assim conseguirá uma excelente posição na tabela e foi, sem dúvida, o adversário do Glorioso que melhor jogou neta primeira volta. Desde o primeiro minuto que jogou o jogo pelo jogo e procurou marcar e lutar pela vitória. Isso provocou um jogo aberto onde as oportunidades de golo surgiam ora numa baliza ora noutra obrigando os dois guarda redes a exibições de grande nível. Quim efectuou 3/4 defesas que não estamos habituados a vê-lo fazer. Depois dos penaltys defendidos pelos "suplentes" Quim quis mostrar o porquê de a baliza ser dele. Parece que o torneio do Dubai ainda vai ser mais importante do que pensavamos.

Como foi dito nos jogos no Dubai, Luisão e Simão estão numa fora estupenda e hoje demonstraram isso com Luisão a ser uma barreira na defesa e Simão a levar a equipa às costas nas movimentações ofensivas. Tem uma jogada genial que merecia acabar em golo. Estes dois enormes jogadores foram bem apoiados pelos colegas.

Um dos problemas deste Benfica não é o posicionamento táctico dos jogadores, seja ele um 4-4-2 puro, um 4-4-2 losango ou um 4-3-3, o problema deste Benfica é a fluidez de jogo na transição defesa-ataque. Este jogo foi mais um exemplo disso: sempre que os nossos jogadores faziam a movimentação da bola, de pé para pé, com passes curtos e rasteiros, criávamos sempre lances de muito perigo na área da Briosa. Quando optavamos pelo lançamento longo o lance acabava ali. Faz-me confusão ver os jogadores a teimar nessa opção. Cabe ao treinador resolver este problema, cabe ao treinador incutir a filosofia de transição que melhor se adapta às características dos nossos jogadores, e essa filosofia é bola no pé, tabelinhas e transições rápidas sempre com a bola pelo relvado. Infelizmente não me parece que Santos seja o homem para tal função...

O que mais me irrita, que me tira totalmente do sério são os lançamentos laterais. É inacreditável que sistemáticamente os mesmos sejam imediatamente perdidos para os adversários....Treinem essa porcaria até à exaustão mas aprendam a fazer lançamentos laterais.

O árbitro esteve mal. Para ambos os lados. O lance do primeiro golo do Benfica já explicado devia ter sido anulado. Um segundo golo do SLB foi bem anulado por fora de jogo de Katsoranis também na conversão de um livre, lance bem mais dificil de analisar que o golo do Rocha, depois um terceiro golo do Benfica também anulado mas desta vez mal, muito mal. Nuno Gomes está em jogo quando o passe é feito e depois Katsoranis está atráz da linha da bola quando Nuno o assiste. Fora de jogo porquê?? Por fim um corte com o cotovelo de um jogador da Briosa dentro da área impedido a bola de chegar a Simão mas é um lance quase impossivel para o árbitro de ver. Algumas faltas mal assinaladas para ambos os lados. Uma má arbitragem num bom jogo de futebol. No minimo estranho.

Felizmente o Benfica conseguiu mais um golo senão Nélson teria muito que ouvir por não ter assistido Rui Costa num lance de ataque que só tinha que acabar em golo. Se eu mandesse tavas tramado Nélson!!!!!!

Não deixámos os andrades fugir. Preferia ter ganho de outra forma. Foi pena. Agora venha a Taça.

11 comentários:

Anónimo disse...

Estou absolutamente de acordo com tudo o que diz.Também não gosto que as coisas se passem assim. Mesmo com o 2º golo já hoje no "dia seguinte" havia comentários escritos de anti-benfiquistas que referiam que a vitória do benfica tinha sido obtida á custa dos favores do árbitro! Imagine o que diriam se não tivesse havido um 2º golo a dar ao benfica uma vitória limpa. Estou de acordo que o 2º golo do Katsouranis é limpo.O jogador estava em jogo.Também não entendo aqueles lançamentos laterais. É um sufoco vê-los perder a bola daquela maneira!

Anónimo disse...

Os meus parabens à Académica pelo futebol que jogaram, o que vem confirmar o que penso a muito tempo: FS rua e Manuel Machado no Benfica.
Em relação ao árbitro ainda bem que anulou aquele golo legal do katsouranis que sempre vem atenuar a falha no lance do 1º golo.
Grande Quim, imenso na baliza, grande simão, grande ricardo rocha, grande leo!
Do ponto de vista negativo axo k o nelson borrou tudo no lance do grande ataque de 3 para 1 e perde a bola para o guarda redes. Muito mau, tem que explicar-se a este rapazito que o importante é ganhar e não marcar golos, aquele lance matava aí o jogo.
O miccoli tb passou um bocado a leste do jogo mas deve ser normal depois daquela paragem.
Mais uma vez grande jogo de futebol, para os 20000 que assistiram ao vivo numa 2ªfeira a noite axo k foi um bom prémio.

João Bizarro disse...

Parabéns à Académica e ao seu treinador. Era um gajo que eu não gostava nos tempos do Moreirense, mas com a experiencia foi melhorando e fiquei feliz quando a Briosa o escolheu (caso não tenham reparado nasci em Coimbra e só não quero que a Briosa ganhe ao Benfica).
A Académica jogou o jogo pelo jogo, tem bons jogadores e aquele Filipe Teixeira se calhar não seria mal pensado.
Como disse o nosso treinador (às vezes acerta), 3-4 teria sido o resultado mais justo. Um dos melhores jogos deste campeonato, com uma má arbitragem.

S.L.B. disse...

Ó Pedro, não sejas "anjinho"... O 2º golo que nos foi anulado é muito mais escandaloso do que o lance do Rocha, que é muito rápido. Repara que ele se coloca em jogo quando o Pedro Roma defende a bola. Deveria ter sido anulado, claro que sim, mas ganhámos por 2-0 e ainda tivemos o tal golo MAL anulado na 1ª parte. É preciso ter muito má fé para dizer que ganhámos por causa do árbitro. Até parece que ele assinalou um penalty inexistente a nosso favor aos 95'...

Pedro disse...

Não sou anjinho s.l.b. bada disso. Nem sequer estou a dizer q ganhámos por causa do árbitro apesar de saber q vai ser essa a converseta q se vai ouvir esta semana...

O q eu disse é q prefiria q apenas tivessemos sido prejudicados do q a balança estar equilibrada com aquele golo irregular.

O lance do Katsoranis é escandaloso. É daqueles lances de má fé...

João Bizarro disse...

Estive preocupado com o golo do RR até ao golo anulado ao Katso (o 2º). A partir daí ficamos com a ficha limpa. Por isso só os atrasados mentais poderão dizer que fomos beneficiados.

Johnny Lino disse...

De facto o golo do RR é em fora de jogo, mas também é um lance de analise bastante difícil, pois a muita movimentação, e só após várias repetições tive a certeza de que de facto estava em fora de jogo... Pior é o golo anulado ao Katsouranis, quando o jogador parte em posição legal, assim como o Nuno Gomes e recebe a bola atrás da linha da mesma, e ainda por cima atrás do próprio Nuno... Mas pronto... A única crítica que tenho a fazer, é como é que um jogo que se previa fácil (não houve aproveitamento da deficiente marcação de Brum a Simão nos minutos iníciais)acabou por ser tão difícil, que cheguei a pensar no empate.... Parabens a Académica, que se bateu bem e esteve sempre mais perto do empate, que o Benfica do segundo golo... Jogadores da briosa a ter em conta: Dame N'Doye e Filipe Teixeira...

Anónimo disse...

Mas é isso que dizem joão e não é por serem atrazados mentais, é por maldade mesmo!...Dizem que o Benfica uma vez mais anda ás costas dos favores dos árbitros e isso é profundamente irritante. São de um facciosismo que dá raiva.O Benfica tem tido momentos maus e acho que todos nós vemos isso mas tem melhorado e acho que continuará a melhorar.Pelo menos eu acredito nisso.Saudações benfiquistas

visconde gay disse...

Não gostas de ganhar assim como!? Não te estou a perceber...até parece que o benfas foi beneficiado...

O Benfica ganhou...e bem, sem espinhas!

Beneficiados foram os lagartos na Figueira (posso dar-te mais exemplos) com um golo resultante de uma falta inexistente sobre o etíope mergulhador, chutada a 222 Km por hora, etc., etc,...no deve e haver podes escrever que o Glorioso tem a HAVER muito mais! ;)

João Bizarro disse...

De salientar que aquando do golo deram 2 repetições, passados uns 10 min deu outra repetição e mais tarde deu mais uma, e só nesta (a 5ª ) é que se repara no fora-de-jogo do RR.

Pedro disse...

Não gosto de ganhar com o Benfica a beneficiar de um lance ilegal.
Se o mesmo resultar no 4 golo de uma goleada menos mal. Mas sendo o primeiro não gosto. Sim no computo geral até temos razões de queixa (golo mal anulado e penalty por marcar) mas não gosto de ganhar assim.

A vitória é justíssima apesar disso.