blog

quinta-feira, outubro 09, 2008

Quique Flores: Primeiras impressões

Com a 458ª paragem do Campeonato Nacional o Benfica tem um novo período de descanso e oportunidade para recuperar os jogadores lesionados e é uma boa altura para se analisar os primeiros tempos da nova equipa técnica do Benfica comandada por Quique Flores.

É evidente que ainda é cedo, ainda falta muito jogo até ao fim, nada está ganho e nada está perdido mas já é possível tirar ideias de Quique e do seu trabalho. Eu conhecia muito pouco de Quique e as referências que tinha dele eram positivas, a sua juventude nunca me incomodou pois o melhor do mundo também começou há pouco tempo e dos velhos metodos de trabalho estava eu farto. Quique chegou e rapidamente me cativou com o seu discurso e postura. Um discurso correcto, pragmático onde se percebia que o homem sabia do que falava. Não se perdeu em clichês e/ou lugares comuns. Falou de trabalho, de metodos de trabalho, organização, das suas ideias, da identificação com o clube e seu projecto. Falou de futebol. E fala de futebol. E isso agradou-me logo. Mas sem resultados as suas palavras pouco efeito teriam. O inicio da competição não era nada fácil e com uma equipa em construção temia-se o pior, felizmente o Benfica passa esta primeira fase da época quase incólume, ultrapassando um dificil Nápoles na Uefa e a dois pontos da liderança no Campeonato Nacional. Ou seja, estamos na luta.

Mais do que estar na luta, nestes primeiros jogos sentiu-se que podemos acreditar na equipa, temos valor individual e, acima de tudo, vê-se claramente um crescimento do valor colectivo. Como qualquer treinador estrangeiro Quique necessita de tempo de adaptação ao nosso futebol, perceber como as equipas jogam contra o Benfica, perceber como se ganham os jogos por cá. Por muito know how que um treinador tenha, por muito bom trabalho semanal que faça, é importante que um treinador saiba ser humilde ao ponto de perceber que outros factores existem que podem condicionar o seu trabalho, e parece-me que Quique tem essa humildade porque começa a perceber que em Portugal o jogo não se desenrola como em Espanha onde as equipas jogam abertas em qualquer campo contra qualquer equipa. Quique parece ser fã do 442 clássico mas já percebeu que jogando com dois alas abertos desprotege o meio campo. Saber recuar nas suas preferências em prol dos interesses do clube é um sinal bem positivo.

Depois Quique não se escuda em desculpas mesmo quando até tem motivos para isso. Fala das suas opções sem problemas, justifica-as detalhadamente, explica. Fala futebol e isso é uma lufada de ar fresco. Respira-se trabalho e profissionalismo na equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica. Tem apresentado uma boa gestão do plantel, não tem dado lugares cativos a quem não os merece, tem falado abertamente com os jogadores, parece ser bom líder.

Ainda falta muito campeonato mas, sinceramente, gostava que a ligação entre Benfica e Quique dure longos anos!!!

27 comentários:

Tiago disse...

Duas semanas para David Luiz
Este o prazo estimado para o jovem central reintegrar os treinos sem limitações e com bola
Mais demorada e trabalhosa se tem revelado a recuperação, total e completa, de David Luiz para a competição. Depois da fractura do quinto metatarso do pé direito (que o levou à mesa de operações), foram mialgias várias a afectar o jovem defesa-central, que ontem, na sessão que decorreu no Seixal, e tal como sucedera na véspera, já esteve no relvado, para, embora à parte dos companheiros, efectuar corrida (de ténis), na companhia do fisiologista Bruno Mendes.

A condição do jogador brasileiro tem sido gerida com 'pinças' e, segundo A BOLA apurou, tudo caminha paulatinamente.

Dentro de duas semanas, caso tudo corra de feição, poderá terminar o relativo isolamento do brasileiro dos companheiros: é esse o prazo estimado para que David Luiz, ultrapassadas as dores e conseguido o equilíbrio muscular para o qual lhe foi traçado um programa específico, volte a integrar-se no treino com bola e na companhia dos restantes jogadores.

Até lá, prossegue a recuperação da águia a quem as lesões mais tem perseguido nos últimos meses. Um teste à tenacidade, quase superado pelo personalizado central.

In A Bola :)

João Bizarro disse...

Essencialmente há que aprender com os erros e disso o Quique não foge!
Vila do Conde, Nápoles, Paços e Matosinhos foram muito maus. E há que mentalizar os jogadores que não se pode defender assim.

A equipa tem mostrado uma faceta negativa fora de casa e isso tem de mudar.

Palmas para o treinador que não foge às responsabilidades e sabe bem o que está mal. Já se viu que temos Homem.

A nota negativa continua com o departamento médico! Como é possivel depois dos problemas todos que já houveram e continuam a haver, que estes senhores se mantenham lá??!?!

É preciso haver muito compadrio!!!

João Bizarro disse...

Aumento salarial para Cardozo e renovação para Nuno Gomes!
Concordo.

Tiago disse...

Falta realçar o facto de Quique não se escudar em arbitragens para abafar maus resultados como sucede com os outros treinadores. Ainda agora no terreno do Leixões foi uma palhaçada e no entanto nem um pio sobre o trabalho do Olarápio!

João Bizarro disse...

O nível é outro. Nada comparado com o discurso em bicos de pés de Jesualdo e Paulo Bento que todas as jornadas pressionam os árbitros na conferencia de imprensa que antecede os jogos.

Anónimo disse...

t, espero que seja desta com o DL, as promessas têm caído em saco roto, até agora.

Quanto ao Quique, e como não tenho tempo para fazer agora uma análise muito completa, resumidamente digo que estou agradado, se bem que exibições como as de 2ª feira me deixem à beira dum ataque de nervos. E por isso nem consigo afirmar que espero que fique muitos anos, porque sem resultados nem Mourinho resiste. Acho que o contrato de 2 anos é adequado, e se, como todos esperamos, as coisas correrem bem este ano, então no final pode propor-se uma extensão, eventualmente com uma cláusula que nos proteja em caso de saída. Admiro muito a sua postura, a sua maneira de falar apenas de futebol, nesse campo não há dúvidas que é uma lufada de ar fresco, mas por outro lado gostaria dum discurso mais agressivo, mais arrogante, mais afirmativo. Enfim, como já disse os resultados contam muito, no final do ano será sujeito a avaliação, até agora agrada-me.

Anónimo disse...

Ia-se queixar das arbitragens porque??? Mostra inteligencia em não falar de arbitragens.

Tiago disse...

Olha, porque por exemplo no ultimo jogo o guarda redes do leixoes devia ter sido expulso logo na primeira parte... Ou porque em 5 jornadas já ficaram pelo menos 4 penaltys por marcar a favor da sua equipa...

David disse...

"Em terra de cegos quem tem olho é rei." Para ser bom treinador num grande de Portugal nem é preciso ser um excelente treinador de futebol. Basta saber ler o jogo e TRABALHAR. E essa tem sido a grande virtude de Quique que contrasta muito com os tempos recentes. A equipa dentro de campo dá sinais claros de estar a ser trabalhada. Há um modelo táctico a ser implementado e se inicialmente apenas a nível ofensivo víamos resultados do trabalho, no jogo contra o Nápoles já se viu que a defesa também está a ser trabalhada. Além disso, Quique já mostrou não ter problemas em impor uma ou outra nuance no modelo táctico de cada jogo. Acredito que daqui a algum tempo Quique voltará a apostar nalguns jogos nos dois extremos puros, enquanto noutros vai continuar a apostar num lado direito mais conservador, de modo a proteger o Maxi e a fortalecer o trabalho a meio-campo. E a nível ofensivo temos diversas soluções: um Benfica com Aimar e Cardozo na dupla atacante será forçosamente muito diferente de um Benfica com Suazo e Nuno Gomes, por exemplo. Acredito que Quique saberá gerir estes jogadores em função do adversário e do decorrer dos jogos.

As dinâmicas de vitória adquirem-se com um sistema de jogo bem trabalhado nos treinos, bem rotinado, onde cada jogador saiba o seu papel e o cumpra dentro de campo. Com Quique estaremos mais perto de conseguir isto do que com qualquer outro treinador dos últimos anos.

E se olharmos para o que se passa nos outros dois grandes, mais confiantes ficamos. No Sporting, desde a saída de Nani o Paulo Bento apostou exclusivamente no losango. Mas o jogo da equipa tornou-se demasiado previsível, sobretudo sem Vuk. Os jogadores são na sua maioria medianos e alguns deles estão numa forma deplorável. Em geral a equipa não estão a interpretar bem o que Paulo Bento lhes pede e Paulo Bento começa a parecer um treinador a prazo.

No Porto, o modelo de jogo que tem valido conquistas ainda é uma herança do 4-3-3 de Mourinho. Mourinho que nas competições europeias trocava muitas vezes para o 4-4-2, algo que Jesualdo tenta fazer sem sucesso. Houve um interregno de um ano, em que o sistema do Porto mudou um pouco por acção de Co Adrianse, um exemplo de um treinador que, não sendo excelente, mostrou trabalho suficiente para levar o Porto ao título. Este ano o Porto está mais fraco, porque sairam alguns jogadores nucleares e que interpretavam muito bem o modelo de jogo de Jesualdo. Saiu o Quaresma, que garantia alguns pontos sobretudo naqueles jogos em que a equipa não encontrava o seu jogo e tinham que ser as individualidades a resolver. É natural que o Porto venha a perder mais alguns pontos nesses jogos do que em épocas anteriores. Além disso, o Jesualdo já mostrou que leitura de jogo e nuances tácticas não são com ele. Cada vez que inventa dá-se mal. O único jogador que pode pegar naquilo e que eu receio é o Lucho Gonzalez. É um jogador que tem potencial suficiente para fazer uma época estratosférica e garantir sozinho o título, mesmo rodeado de jogadores medianos e de um treinadorzeco.

Em resumo, acredito que temos o melhor treinador dos 3 grandes e como esse treinador tem à sua disposição um plantel de grande valor (também ele o melhor dos 3 grandes) acredito que o Benfica vai superiorizar-se aos seus adversários. Escrevi aqui há tempos que o Benfica estaria a jogar bem lá para Novembro, mas que talvez fosse tarde demais. Felizmente, os estragos iniciais não foram tão grandes como previa e por isso ainda acredito numa época com grandes resultados! Acredito que vamos ser campeões.

Ricardo disse...

Com dois meses e meio de trabalho à frente da equipa do Benfica, Quique Flores tem dado sinais muito positivos de ser este o técnico ideal para continuar no clube, se possível por alguns anos. Escolheu, em sintonia com Rui Costa, um lote de jogadores de qualidade, trouxe um discurso inteligente, sério e realista do que é e deve ser o Benfica e quais os objectivos a curto, médio e longo prazo - com ele, sabemos, a cada instante, o que se procura construir no clube. A ideia geral é a de que será necessária alguma paciência para este ano. É um ano em que importa, mais do que ganhar, consolidar um sistema de jogo e rotinar os muitos jogadores novos com os que vinham de épocas passadas, importa chamar os adeptos para os estádios e importa não deixar esmorecer o apoio e a confiança dos benfiquistas. Nesse sentido, diria que o espanhol, aos meus olhos, tem tido uma prestação bastante positiva, assim com o Director Desportivo, Rui Costa. Há, no entanto, pequenos pormenores que devem ser colmatados. Um deles já o foi, mostrando que Quique não é treinador de ideias fixas e teimosas - o facto de, nestes primeiros tempos, ter abdicado da sua ideia de um 442 clássico para fazer surgir em campo um ala mais interior, conseguindo uma posse de bola e um trabalho defensivo de maior intensidade; outros, esperam ainda por melhores dias - nesses, destacaria o (compreensível) fraco conhecimento da realidade do futebol português, que faz com que Quique nem sempre aborde os jogos da melhor forma (principalmente fora de portas), com substituições com as quais discordo (o jogo frente ao Leixões foi o mais gritante).
Há, dentro de mim, a noção de que estamos perante um projecto e agentes do mesmo que merecem a maior das confianças. E é isso que me deixa seguro de estarmos a pouco tempo de possuirmos uma equipa capaz de lutar em todas as frentes e durante largos anos. Para isso, "empresto" a minha paciência, a minha calma e o meu apoio incondicional (quer ganhemos, quer empatemos, quer percamos, desde que veja vontade). Porque eu vejo este Benfica crescer.

Pedro disse...

Ricardo o Benfica NUNCA perde...às vezes não ganha.
:)

Eu concordo q um treinador não fale de arbitragens mas não me conformo com o silência das instâncias superiores do clube. Alguem tem q ter voz dentro do clube para estas coisas...q saudades do Malheiro.nestas coisas.

O q me agrada essencialmente é ter a noção q, desta vez, as coisas estão a ser bem feitas.

Anónimo disse...

Quando tivermos o plantel a 100%, poderemos ter a noção exacta das ideias do Quique.

Anónimo disse...

o Benfica, quando tiver o plantel devidamente entrosado e quando os automatismos estiverem criados, estará ao nivel de um Bayern de Munique! para isso, é preciso ter paciencia e nao chegar á Luz mais um autocarro de jogadores novos para o clube!

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o post, e também espero que a Quique se mantenha como treinador do Benfica por largos e bons anos! Chega de rodar um treinador por época, porque assim é impossível desenvolver projectos com sucesso, e Quique parece-me o homem indicado para o fazer.

Anónimo disse...

A Bola de hoje (nunca deixo de comprar à Quinta e à Segunda por razões óbvias) traz dois pontos imperdíveis: a crónica da Leonor onde recorda o grande benfiquista Artur Semedo, uma figura inesquecível, e uma fotografia de David Luiz na parte inferior da página 7, um instantâneo muito feliz em que o alinhamento de uma bota no relvado com o pé do jogador sugere uma anormalidade engraçadíssima.
A não perder, qualquer dos aspectos que referi. Seguramente tempo melhor gasto que entrar em jogos florais com...(cala-te boca)

Anónimo disse...

Também não era preciso exagerar! Uma chamada de atenção bastava!

Pedro disse...

Algarviu não compro jornais...mas vou tentar ver isso.
:)

João Bizarro disse...

A L: Pinhão fala de um outra mão na área a seguir ao 0-1!!!!

Pedro disse...

Já vi...tá engraçada a foto está!
:)

Tiago disse...

João: eu nao preciso de ir até à mão... Vê o lance que assinalam falta ao Nuno Gomes, falta que eu não vejo em lado nenhum pois o jogador não tem de sair do sitio onde está para o guarda redes passar, e o Nuno limita-se a não sair. Curioso que o Olarápio vê uma falta do Nuno que mais ninguém vê, mas não vê o que acontece a seguir com o Yebda (segundo 25) http://br.youtube.com/watch?v=U4oz-Gx7cZc

Anónimo disse...

Acabo de vos mandar um mail com uma proposta de adesão a ...Vocês verão a quê. Podem passar a um ou dois comentadores deste blog (vocês sabem de quem eu estou a falar).

Anónimo disse...

algarviu, claro.

Anónimo disse...

Seis pontos perdidos em 5 jornadas. Em sete jogos oficiais sofremos 9 golos. Fora ainda só ganhámos um jogo.

Ainda é demasiado cedo para avaliar o homem.

Anónimo disse...

Olhem, não me digam que o slb foi roubado contra o leixões???? Já entendo o mundo que voces vivem, até aposto que voces nunca viram o slb ser benefeciado!!! Tendo em conta o vosso mundo claro. Isso está algo alem do fanatismo.

Tiago disse...

Anónimo, se me disseres que falta fez o Nuno Gomes no lance que o Yebda coloca a bola na baliza, e o que fez o guarda redes nesse mesmo lance, eu dou-te razão. O link está mais acima.

João Bizarro disse...

Mas porque é que vocês respondem a estes frustrados?

Anónimo disse...

Pode Quique estar de facto até a superar as expectativas, mas nem tudo vai bem no reino da Dinamarca!
Se não, vejamos o papel algo obscuro a que Diamantino e Chalana, profissionais remunerados pelo clube, foram votados, e o facto de a preparação física estar a deixar muito a desejar. Além disso, o SLB falhou redondamente em Leixões, na sequência de outras exibições fora, pareceu-me mesmo que foi 1 SLB à Camacho, com 2 trincos, a equipa partida, separada dos pontas-de-lança, e sem qualquer vocação ofensiva, com a agravante de desta vez não haver 1 Maestro para disfarçar o mau futebol.
Mas ressalve-se: Quique claramente merece o benefício da dúvida!
Zé Amaral