blog

sexta-feira, março 27, 2009

Alfredo Farinha

Morreu hoje Alfredo Farinha aos 83 anos. É daquelas notícias que doem.

Era admirador confesso de Alfredo Farinha, um grande benfiquista e um dos grandes defensores do Glorioso na praça pública. Sofreu enormes pressões, de vários quadrantes, por ter uma opnião que era (e ainda é) inconveniente aos poderes instalados do futebol nacional. Foi afastado, por isso mesmo, dos holofotes das Tv's e jornais mas nunca deixou de lutar pelo seu Benfica e pela verdade.


O mundo fica mais pobre. Dizemos adeus a um grande homem!

44 comentários:

Telmo disse...

Repito o comentário do post abaixo...

Triste notícia a morte de Alfredo Farinha, um homem da velha escola que sempre defendeu o Benfica de forma honesta e aguerrida.

Para sempre me lembrarei da forma como defendia o Benfica e a verdade nos "Donos da Bola" contra ovelhas do rebanho corrupto como manuel serrão e outros apoiantes da corrupção em Portugal.

Luís A. disse...

Paz à alma de um grande benfiquista e grande ser humano.

Álvaro Martins disse...

Aí está uma triste notícia. É a vida, mas é menos um grande benfiquita no mundo.

Algarviu disse...

Apreendi a ler na Bola de Vitor Santos, Carlos Miranda, Homero Serpa, Carlos Pinhão e Alfredo Farinha. Julgo que, de todos, apenas Homero Serpa ainda estará vivo.
Alfredo Farinha tinha um formação clássica (grande latinista)que se refectia na qualidade da sua escrita e, apesar de retrógrado em alguns aspectos da vida, era um homem frontal nada dado a compromissos diplomáticos. Por isso granjeou inimigos entre os que eram alvo das suas denúncias da corrupção e da batota nascentes que viriam a inquinar toda a vida desportiva nacional dos últimos 20/25 anos.
Jornalista sério e grande benfiquista.

Pedradanocharco disse...

A família Benfiquista está de luto e perdeu hoje um adepto com B grande.
Paz à sua alma e condolências à sua família.

José Marinho disse...

Lamento. É uma dor enorme o seu desaparecimento e com Alfredo Farinha desaparece um pouco uma forma nobre e independente de fazer jornalismo. E como o nosso jornalismo precisa de Alfredos Farinhas. Lamento imenso, porque muitos dos grandes textos que pude ler na minha infância e juventude foram escritos por Alfredo Farinha. Não sei se isso será possível, mas eu próprio tentarei encontrar uma forma de o homenagear, lançado porventura um livro que possa ser uma colectânea dos seus melhores textos publicados no jornal A BOLA. Os mais novos acreditem que seria uma leitura muito instrutiva e muito agradável.

abidos disse...

Um dos últimos dos 'Moicanos', que não tinha medo de chamar os 'bois' pelos nomes !!!

Telmo disse...

Triste notícia a morte de Alfredo Farinha, um homem da velha escola que sempre defendeu o Benfica de forma honesta e aguerrida.

Para sempre me lembrarei da forma como defendia o Benfica e a verdade nos "Donos da Bola" contra ovelhas do rebanho corrupto como manuel serrão e outros apoiantes da corrupção em Portugal.

João Bizarro disse...

Apesar de ter ideias contrárias à dele, principalmente no que diz respeito ao seu azevedismo agudo, gosta de o ouvir a defender o Benfica.

RIP

Alexandre disse...

Independentemente de preferências clubisticas, paz à sua alma.

Curiosamente era mais um que se dividia entre o estoril e o benfica. Mas isso agora não interessa nada.

Dexter disse...

"... principalmente no que diz respeito ao seu azevedismo agudo"

Pedro/Joao,

Para quando um post para discutirmos este tema ?

Aí sim parece-me que a coisa vai aquecer.
:)

João Bizarro disse...

Dexter, este é para mim um assunto encerrado.
E ainda bem!
Não desejo mal nenhum ao homem nem sou dos que faz uma festa cada vez que aparece um caso novo contra ele.
Como presidente do Benfica (e é isso que me importa) não me agradou.

Dexter disse...

Joao,

Nao me puxes pela lingua :)

Quando e SE houver um dia o dito post depois conversamos
:)

João Bizarro disse...

Fala homem, não te acanhes! :D

Dexter disse...

LOL

Naaaaaaaaaaa
Este post é um post de luto.

Hugo disse...

O Benfica e o Desporto em Geral está de luto, desapareceu um pouco do jornalismo apaixonado.

Dexter disse...

o homem dos pinos diz que contra a Suécia:

“Vamos jogar à Portugal”

Estamos portanto bem tramados.

João Bizarro disse...

LOL.

Não sei se vou ver. Se o Zlatan jogasse ainda teria algum interesse, mas assim...

Americano disse...

Eu estou por Portugal. Infelizmente é um sentimento parecido com os jogos do Benfica, vou ver apoiar, acreditar que vão conseguir o seu objectivo final, mas racionalmente não espero nada de positivo. E desta vez tenho um feeling que vai ser 8 ou 80, ou uma grande exibição e vitória que marcará o arranque para a qualificação, ou derrota estrondosa que acaba de vez com esta campanha.
Eu estarei lá, no Dragão a apoiar.

REDAVENGER disse...

Por mim Portugal pode perder a vontade, já a muito que não me identifico com aquela equipa.

Chamo a atenção para a pressão que a imprenssa está a fazer para que o Reyes seja adquirido em definitivo, já falam que é o melhor do plantel e tudo, se o fosse, estavamos enterrados até ao pescoço.

Luís A. disse...

"já falam que é o melhor do plantel e tudo"

Red, quem disse isso não foi a imprensa, mas sim o Aimar. Não me choca que compremos o Reyes por 6 milhões.

Americano disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=161257

Este puto é um exemplo de humildade...

João Bizarro disse...

Ainda dizem que esse puto é humilde?

João Bizarro disse...

LOL:

Maradona chama gay a Pelé

Seleccionador argentino perde as estribeiras durante conferência de imprensa. Em resposta a uma declaração de Pelé, atirou-se ao brasileiro e disse que «ele perdeu a virgindade com um homem».

A guerra de palavras entre o melhor jogador de sempre para a FIFA (Pelé) e o melhor jogador de sempre para os internautas (Maradona) continua. Na semana passada o astro brasileiro disse que Maradona era um mau exemplo para as crianças por ter consumido droga, algo que provocou a ira do argentino.

No ano 2000, Pelé veio a público desmentir uma notícia publicada em Inglaterra que dava conta do facto de a sua primeira experiência sexual ter sido aos 14 anos e com um homem.

M disse...

este gajo é uma besta....

como é possivel darem a braçadeira de capitao a um gajito que tem declarações destas a menosprezar os colegas?!?!!?!?

que jogador/colega de selecção respeita um gajo que tem discurso destes....

esta nao é a minha selecçao definitivamente..alias, desde 2000, desde o inicio das naturalizaçoes..mas isos ja é outra historia.

Dexter disse...

"Não me choca que compremos o Reyes por 6 milhões."

No outro dia era 10 milhoes
LOL
Ja vai em 6

Para a semana ainda nos pagam para ficar com ele nao ?

Dexter disse...

Selecção ?
Mas ainda temos uma seleccção NACIONAL de futebol ???

Estranho
Pensava que tinha sido substituida pelo CLUBE da federação.

Americano disse...

Aimar que também desculpabilizou o Pedro Silva e elogiou o Porto. Ai esta política de comunicação...

Glorioso11385 disse...

Como o Algarviu, também aprendi a ler com A Bola onde escreviam aqueles grandes senhores do jornalismo, infelizmente já todos falecidos (Homero Serpa morreu no final de 2007). Apreciava os escritos de Alfredo Farinha e a sua coragem, embora estivéssemos nos antípodas quanto a ideias políticas (ele escrevia no "Diabo") ou "Azevedísticas". Lá se vai o último dos jornalistas cujo nome eu sabia com 6 ou 7 anos. Por cá ficam alguns mais novos, como Santos Neves, Vítor Serpa ou Joaquim Rita.

PS - A propósito do que ficou escrito em alguns comentários, e sem pretender focalizar aqui a questão, ao contrário do João Bizarro, eu desejo todo o mal do mundo àquele sujeito e gostaria de vê-lo apodrecer na prisão. Não me esqueço do que fez ao nosso clube...

M disse...

e por falar no reyes e custos e tal...

onde é que estarão as tais benesses decorrentes do desconto no negocio do Simão?

como adepto e sócio, quero saber!!!

João Bizarro disse...

M, faço a mesma pergunta.

Dexter disse...

"onde é que estarão as tais benesses decorrentes do desconto no negocio do Simão?"

Na cabeça do Orelhas.

Ou nas Orelhas do Cabeças.

Depende do angulo.

Algarviu disse...

Selecção que tem como capitão o Cristiano Ronaldo é uma choldra, como diria o Queirós. Não o Carlos mas o Eça... Foi uma invenção do Scolari, não foi, Americano?

Unknown disse...

O pelé é a figura mais nojenta do futebol mundial. Com medo de perder o ceptro de melhor de sempre ( para mim nunca o fui.. ) faz este jogo sujo pois sabe que o Maradona é cabeça quente. Penso que foi na gala dos 100 anos da FIFA que o Pelé recebeu o prémio de melhor de sempre, e quando foi receber o prémio raparou que Maradona, irritado com a decisão da FIFA, tinha abandonado o seu lugar. Quando percebeu isso Pelé acrescentou ao seu discurso de vitória: "Pensava que o Maradona estava aqui, mas pelos vistos parece que já não está..", fazendo com que as cameras focassem o lugar vazio de Maradona e se criasse mais uma polémica. Por isso que se f*** o Pelé, esse cínico não merece nada. Como dizia o Romário: " Pelé calado é um poeta"

Diogo

Pedro disse...

Dexter vou ser muito sincero ctg, quem me conhece sabe bem qual a minha posição em relação a Vale e Azevedo mas estou cansado de debater o assunto. Cansado mesmo. As pessoas estão tão cheias de mentiras na cabeça q é simplesmente impossível discutir seja o q for. E já lá vão 8 anos, muita água já correu por debaixo da ponte. Já lá vão 8 anos e um titulo de campeão pelo meio. Vale e Azevedo já não pode ser desculpa para tudo.

Se quiseres ler algo que escrevi em Maio de 2005 sobre Vale e Azevedo espreita AQUI

João Bizarro disse...

Se há coisa que não me podem acusar no assunto Vale e Azevedo é de ser vira-casaca! E o Pedro sabe disso das discussões acaloradas que tínhamos noutros espaços quando o VA era presidente.
Mas uma coisa afirmo, já não ponho as minhas mãos no fogo em relação a alguns casos em que foi culpado. Esta justiça tuga deixa muito a desejar. E um tipo que é solto para estar uma carro da policia à porta à espera para o prender... Só em Portugal.

Telmo disse...

A minha opinião sobre VA é muito simples:
O homem pode ser o maior malandro do mundo, pode ser o rei das falcatruas, chamem-lhe o que quiserem, a verdade é só uma....aquilo que ele fez no mundo do futebol é o que todos os presidentes de clubes fazem em Portugal, a diferença é que ele tentou enfrentar o trio de mafiosos sem ter as costas quentes (pinto da costa, valentim, quim oliveira).

Lembro-me muito bem da campanha negra de que foi alvo por parte dos OCS, principalmente da tvi.

Como se diz e bem, VA é o único "poderoso" em Portugal que foi condenado e preso, é sem dúvida o bode expiatório de Portugal.

Com o que temos visto nos tribunais portugueses, ao dizerem que não têm provas para condenar (ainda ontem avelino saiu em liberdade ilibado de 13 crimes que todos sabemos que ele cometeu), alguém duvida que ele foi condenado, porque alguém meteu a mão no cu do juiz e ordenou que ele fosse preso? (valentim foi apanhado numa escuta a confessar que fez isso a pimenta machado).

Eu não me deixo levar em campanhas engendradas pelos animais dos jornalistas que não passam de robots controlados e com eles apertados, a justiça em Portugal é uma merda, se um "poderoso" ou "rico" é condenado hoje em dia em Portugal, não significa que a justiça funcionou, significa que alguém obrigou um juiz a fazer um "servicinho"...

www.gloriosasfera.com disse...

Saudações Benfiquistas

Chama Imensa disse...

Em 1º lugar queria assinalar o meu regresso ao blog com uma saudação ao meu querido (a partir do momento em que sei que um ex-jornalista da Sporttv é benfiquista, passa a ser meu querido) José Marinho.
O senhor, sem saber, já se cruzou comigo várias vezes em Guimarães mas certamente não se lembrará. Resido nesta terra magnífica mas tudo o que se relaciona com este clube mesquinho que é o Vitória, passa-me ao lado.
Perto da "Unidade" de treinos do Vitória lembro-me de comentar com a minha namorada o momento em que o senhor Marinho abandonou a sua viatura com os seus filhos "Olha Margarida aquele senhor era comentador da Sporttv. Gostava muito dele a comentar desporto mas agora que serve esta corja do Vitória não interessa". Não tenho nada contra si nem tão pouco contra profissionais sérios da Comunicação Social. Simplesmente tenho 21 anos de vimaranense e o meu benfiquismo não é, nesta terra, aceite de bom grado por esta maioria de habitantes bárbaros e mentalmente despreparados. Daí o meu torcer de nariz a tudo que venha do Vitória.
Adiante....
Espero que venha dar uma alma nova a este blog que, com a constante presença de vermes azuis, foi perdendo interesse e as conversas passaram a autênticas batalhas verbais. Seja muito bem-vindo e, como estudante de Jornalismo no Porto, fico muito feliz de poder ter um profissional da Comunicação a comentar aqui connosco.

1 - Não jogamos a ponta de um corno hoje no Bessa. Deu para tirar uma grande conclusão e outras não tão grandes. Balboa = LIXO. Acho que o clube nunca conseguirá sequer reaver metade do que investiu. 2a conclusão: Total desrespeito da equipa do Benfica por 15mil benfiquistas que encheram as bancadas do Bessa. Falta de garra em 90 penosos minutos de futebol onde um erro do miúdo Eusébio deu o golo de Tomás (esse que marcou no 3-0 ao Sporting que valeu a demissão desse treinador mediocre de Setubal que nunca ganha títulos em lado nenhum).
Ruben e David Luiz são patrões e titulares de caras no SLB. Que personalidade e vontade de remar contra a trapalhice de Balboa e Urreta e passividade de todos os outros.

2 - Concordo que é importante a referências se aliarem à equipa técnica. Mas se Katsouranis sair é já menos um defensor de Quique.

3 - Dois excelentes jogadores. A manter de caras.

4 - Já cheira mal.

5 - Miccoli é dos maiores erros da gestão deste paupérrimo presidente. Preferiu 4 milhoes pelo Makukukla que pagar a este fenómeno de genialidade e popularidade. Não prestava para o Benfica...

6 - Selecção? Qual selecção? Sou pela Suécia e de todos que lutam contra Queiroz e Pintos e dragões nesta pseudo-selecção.

7 - Eleições! Gostava que alguém falasse de Bruno Carvalho com mais seriedade. Abertura dum post sobre o que acham da coragem dele em candidatar-se. Recomendo que procurem a entrevista dele na tvi24 com o homem da Bancada Central. Eu gostei muito do que ouvi e concordei em quase 100%. Embora não seja para lá que vai meu voto, acho que merece consideração e vem dar uma lufada de ar fresco a este cinzentismo em que se encontra o Benfiquinha do Vieira.

José Marinho disse...

Sobre Vale e Azevedo devo dizer duas coisas: É uma pessoa amável, com quem falei algumas vezes e que sempre me tratou bem, pessoalmente.
Tenho as minhas dúvidas quanto a tudo o que se diz, sobretudo em relação ao deve e haver entre Vale e Azevedo e o Benfica.
E depois, foi o autor da mais prodigiosa e genial decisão de âmbito desportivo dos últimos trinta anos no Benfica. Estou a falar da contratação de Mourinho. E fantasio apenas sobre o que teria acontecido no futebol português se Vale e Azevedo tem sido reeleito: Mourinho tinha continuado, Mourinho tinha ganho títulos no Benfica e Mourinho nunca teria reforçado o FC Porto. E todos sabem o que isto quer dizer.
Ainda sobre Vale e Azevedo, parece-me enjoativo o discurso de que tudo o que se passa de mau no Benfica é da responsabilidade do seu mandato. Não é verdade, fez muita coisa má, mas também fez coisas más. E sobretudo já saiu há oito anos. Não foram oito meses, foram oito anos. Não faz sentido falar da herança que deixou. E já agora, deixem-me dizer-vos que um dia, no seu escrítório, mostrou-me o projecto que tinha para a formação do Benfica e meus caros era o mais completo e mais bem elaborado projecto de formação que alguma vez foi desenvolvido no Benfica. Se depois ele teria condições ou não para o implementar, isso já é outra história.

Hugo disse...

Meus Senhores, Vale Azevedo é passado. O Presente chama-se Vieira, quer se goste ou não, é o Presidente do Maior clube do Mundo, para já temos de apoiar o Benfica até ao final de época. Criticar o Presidente, é criticar o Benfica, o mandato é para cumprir, depois nas eleições votem nos Vossos preferidos se aparecerem.

Unknown disse...

E agora uma boa noticia: parece que o Benfica-Académica se vai realizar dia 11 ( sabado ) às 16:00.

Será que estamos de volta aos bons velhos tempos de futebol à tarde no Estádio da Luz ?

Diogo

Chama Imensa disse...

José Marinho ainda a propósito da nossa conversa, gostava de lhe lançar um desafio. Colocar um post, ou pelo menos dizer na caixa de comentários, sobre o que significa a aliança do Benfica com esse clube que o senhor foi director de comunicação :D Vieira assinou um tratado de aliança com o clube da cidade berço e até agora nunca percebi o que isto trouxe de bom para o Glorioso e mesmo para os de branco, além do Assis claro.

Acredito que neste blog ninguém saiba patavina do que esta aliança trás de bom para o Nosso Benfica.

Obrigado.

Dylan disse...

"Saudoso jornalismo"

A morte de Alfredo Farinha significa o fim da melhor geração de jornalistas da imprensa desportiva em Portugal, para não dizer do jornalismo em geral. Nas palavras do beirão, um tipo de jornalismo que "não obedecia à voz do dono" nem tampouco era subserviente. Independentemente das suas simpatias políticas e do seu clube do coração, defendido até à medula quando era ridicularizado por invejosos, utilizava corajosamente a liberdade de expressão mesmo nos tempos de feroz ditadura.

Escrita irrepreensível, foi professor e agraciado com o grau de comendador, também graças aos seus valores morais onde a frontalidade e a lealdade imperavam.

Que lição para os dias de hoje onde o jornalista se confunde com o ardina, a notícia com a opinião, onde a a deontologia é arrumada para dentro de uma secretária e a promiscuidade de alguns jornalistas com agentes desportivos é demasiado comprometedora.

http://dylans.blogs.sapo.pt/