blog

terça-feira, março 24, 2009

Palavras de Capitão

Entrevista d'A Bola a Luisão:

- A par de Nuno Gomes, você é o único jogador que já venceu as quatro provas do futebol português: Liga, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga. Isso tem algum peso especial para si?

— É o realizar de um sonho: ganhar muitos títulos por um grande clube. E espero que as grandes conquistas não fiquem por aqui.

— A equipa precisava deste troféu?

— Muito. Porque há muitos anos que o Benfica não ganhava nada. O nosso objectivo é o campeonato, e estamos a dar tudo por tudo, mas esta conquista era importante para nos dar confiança. E temos de acostumar os adeptos a ganhar títulos.

— Ficou satisfeito por Quim?

— Claro, porque voltou a mostrar o seu valor. Ele foi decisivo, depois de passar por uma fase menos boa. Foi mais uma prova de que podemos contar com ele. Agora e no futuro. Moreira também está a corresponder bem, Moretto também tem grande potencial. Estamos muito bem servidos na baliza.

— Mas não é importante haver um guarda-redes fixo?

— Quando há diferenças entre um e outro. Mas não no nosso caso: os três têm o mesmo nível e ficamos tranquilos, jogue quem jogar.

— Os jogadores festejaram muito com Quique Flores e a restante equipa técnica. É um sinal de que o plantel está com o treinador?

— Confiamos muito no trabalho de Quique Flores. Está a fazer um trabalho exemplar, pela forma como transformou a equipa. É preciso lembrar que este grupo foi formado esta época, estamos em desvantagem relativamente aos nossos adversários. Tacticamente, Quique é quase perfeito. Foram injustas as críticas que lhe foram feitas. Nós não nos podemos esquecer do quanto crescemos com ele, enquanto jogadores.

— Gostava que ele continuasse na próxima época?

— Mesmo que não sejamos campeões, é importante dar continuidade a este trabalho. Porque só assim se forma um grupo bastante coeso, se aperfeiçoa um estilo de jogo. Não se deve mudar o trabalho só porque não se conquista tudo à primeira.

— A sua época está a ser, provavelmente, a mais regular. Concorda?

— Tive duas épocas muito boas até agora: quando fui campeão [2004/05] e com Ronald Koeman [2005/06]. Mas nesta estou a conseguir manter um nível superior, é a minha melhor época, tenho apresentado maior regularidade individual e maior influência na equipa. E devo muito a Quique, ensinou-me muitas coisas. Apesar de ter 28 anos e representar a selecção brasileira, tenho de ser humilde e reconhecer que tenho aprendido muito com ele, principalmente no posicionamento e na capacidade de liderar o sector defensivo. São pormenores fundamentais: antes, nós, os defesas, corríamos atrás do avançado; hoje fazemos com que ele venha ter connosco. Canso-me muito menos agora e gasto menos energias.

— A equipa ainda tarda em apresentar um futebol melhor. Porquê?

— Estamos à procura desse equilíbrio. Mas no futebol nem sempre se consegue ganhar e dar espectáculo. Para isso é preciso alguns anos. Neste momento estamos à procura de resultados para responder à enorme cobrança que se faz ao Benfica. Mas com o tempo conseguiremos resultados com melhores espectáculos.

— Ainda acredita no título?

— O futebol é imprevisível. Hoje poderíamos estar em primeiro lugar com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado, e por isso não consigo arriscar sobre quem será o campeão. Tudo é possível.

— Antes dizia que gostaria de sair do clube, hoje mudou de discurso. Porquê?

— Na época passada houve momentos em que eu não me sentia importante, principalmente da parte dos adeptos e aí pensei que se calhar era melhor deixar o meu espaço para outro. Mas depois iniciei uma nova época, esfriei a cabeça e percebi que os adeptos passaram a confiar em mim. E aí recuperei a minha confiança. Por exemplo, Rui Costa disse numa entrevista que confiava em mim. E fico feliz com isso. Eu sei que agora tenho uma importância forte no Benfica. Quero concentrar-me nos oito jogos que faltam até ao fim do campeonato e no final da época iremos todos pensar e decidir o que é melhor para cada um.

— Gostaria de renovar?

— Sempre fui leal ao Benfica. Vejo com bons olhos a possibilidade de ficar mais anos no Benfica. Por agora decorrem conversas, mas nada oficial. Mas estou tranquilo.

— Já está a ficar na história dos grandes centrais do Benfica? Já leva mais de 200 jogos de águia ao peito, feito ao alcance de poucos...

— Acho que estou a começar a ficar na história, mas ainda tenho de conquistar muitas coisas. Espero ganhar muito mais títulos para ficar realmente nesse patamar da história.

Luisão está no Brasil — «um orgulho por ser o único jogador do campeonato português» na canarinha — mas diz-se «incomodado» pelos ruídos leoninos:

— O Benfica incomoda muita gente. Nós valorizámos a Taça da Liga desde o início e vencemos. Estão a querer tirar o brilho da nossa vitória. No futebol, até os melhores estão sujeitos a errar. Eu erro, o avançado erra e o árbitro também. Lucílio Baptista é um árbitro muito experiente e tem sempre muita convicção nas decisões que toma. Acho que não estão a querer virar-se contra a arbitragem; estão, acima de tudo, a querer tirar o brilho da nossa vitória. Pessoas do Sporting disseram que a sua equipa controlou o jogo e isso não é verdade: o Sporting criou apenas um ou dois lances de perigo! Não estou a acusar ninguém, mas não permito é que possam pôr em causa o brilho da nossa conquista!

16 comentários:

Algarviu disse...

Muito bem.
Um só reparo: quando diz que têm que acostumar os adeptos a ganhar títulos. ELES é que têm que se acostumar a ganhar títulos porque NÓS, adeptos, sempre fomos acostumados a ganhar títulos. Costume que se tem desbotado nos últimos anos.

Unknown disse...

Grande capitão, se todos os jogadores sentissem o Benfica como tu e mais uns quantos, estávamos a lutar em todas as frentes.

Já agora: vou comprar amanhã a camisola do Benfica, só ainda não sei com que nome virá: Luisão, Miguel Vitor, David Luiz ou Amorim ? Ajudem-me a escolher sff, é que estou mesmo indeciso. lol

Álvaro Martins disse...

Falar bem é muito bonito. A mim interessa-me é que o Luisão e os outros deêm o litro dentro das quatro linhas. E sinceramente não é isso que se vê, às vezes. Mas claro que fico satisfeito com declarações destas.

Abraços

Jared disse...

15 - Amorim :)

HugoRasta disse...

Diogo,
Xavier Balboa!!!! :)))
Fonix, ainda te batiam na rua.

A sério, Miguel Vítor ou Ruben Amorim. 2 grandes Benfiquistas. Estes sim, desde pequeninos.

Unknown disse...

Sim, se comprasse a do Balboa era espancado. lol Sim, estou mais entre o Miguel Vitor e o Amorim, sao portugueses e foram formados no Benfica. Vivem o clube como poucos!

Luís A. disse...

Destaco esta parte: " Benfica incomoda muita gente. Nós valorizámos a Taça da Liga desde o início e vencemos. Estão a querer tirar o brilho da nossa vitória. Acho que não estão a querer virar-se contra a arbitragem; estão, acima de tudo, a querer tirar o brilho da nossa vitória"

1200% DE ACORDO.
CARREGA BENFICA!

Luís A. disse...

Ou então esta resposta. Confesso que não resisto a provocar:)

" Mesmo que não sejamos campeões, é importante dar continuidade a este trabalho. Porque só assim se forma um grupo bastante coeso, se aperfeiçoa um estilo de jogo. Não se deve mudar o trabalho só porque não se conquista tudo à primeira."

O Luisão é profeta da paciencia!

John Billy #37 disse...

Muito bem Luisão. Que diferença entre este ano e o ano passado. Não teve problema nenhum em dizer isso e a quem o deve. Pena o Leo não ter tido essa humildade.
Vamos lá vencer os oitos jogos que faltam. Não acredito muito no título mas já temos que criar uma dinâmica de vitórias para a próxima época.
PS: E força também para a Canarinha. Vão ter o meu apoio, tal como a Argentina, o Paraguai, a Grécia, o Camarões, a Angola e o Uruguai. E a Suécia.

John Billy #37 disse...

Diogo, desses quatro punha o Luisão.
Com outras hipóteses, punha Simão, Rui Costa ou Micolli.

John Billy #37 disse...

Que palhaçada!
Não houve castigos para ninguém do 5p0r71ng porque o árbitro viu!!!

Algarviu disse...

O Supremo anulou a decisão da Relação do Porto de indemnizar o flatulemto presidente do Porto pelas horas passadas como detido.
Nada de surpreendente: os juízes da relação do porto também devem ter problemas familiares e devem ir a casa do pintinho pedir conselhos e quiçá beber um galão ou comer fruta.

John Billy #37 disse...

Esta também é exclente:
http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolNacional_futnavaljuniouresatraso_240309_121154.asp

Uns putos por se atrasarem num jogo levam DOIS anos de suspensão.
Outros por comprar árbitros num campeonato profissional levam 6 pontos da tanga quando estão com 20 pontos de avanço.
Adoro a justiça portuguesa. Como diria o Saddam "eu quero ser julgado em Portugal!!!"

Pedro disse...

John, o q acabaste de postar é assustador. Nem tenho palavras para falar sobre o assunto...

Dois anos de suspensão por se atrasarem...os corruptos por corromperem levam 6 pontos de castigo....Desisto.

Telmo disse...

2 anos por 2 minutos?????? A putos??? Mas tá tudo doido??? Já vi atrasos muito maiores nos séniores.....incrível!

p.s. Alguém dê um par de bofetadas ao animal do rui moreira no trio d'ataque, consegue ser tão filho da puta e cínico como o guilherme aguiar...

Álvaro Martins disse...

Ah pois é...então os corruptos como lhe chamais(com toda a justiça) eram campeões assim tantas vezes porque jogam bem a bola. Se jogassem bem ainda acreditava agora só quem não vê é que pensa que os tripeiros são honestos. Principalmente o pintinho, modelo de honestidade e sinceridade, até chora em frente ao juíz, sr. juíz juro que estou inocente, essa puta é mentirosa. ahahah deixa-me rir
mas como o pintinho não é o único..fica tudo em águas de bacalhau. ou pensais que o apito azulado vai dar em alguma coisa nesta merda deste país. a começar pelo pintinho e acabar no sócrates são todos uma cambada de larápios e corruptos.

Abraços