blog

sábado, março 14, 2009

SL Benfica - V.Guimarães : 0-1

Desolado.

É com imensa tristeza e com um coração desolado que vos escrevo estas palavras sobre um jogo miserável que o Benfica realizou perante 47 mil indefectíveis que cegamente acreditaram que aqueles rapazes seriam capazes de nos dar alegrias. Não me vou alongar em tácticas e pormenores técnico-tácticos do jogo porque, simplesmente, não há nada de novo a apontar. Ao fim de 22 jornadas temos os mesmos erros, a mesma postura, as mesmas dificuldades. Nenhuma evolução, nenhuma melhoria. E, para dar a machadada fina, Quique Flores presenteia-nos com um jogo de banco simplesmente deplorável. As substituições de Quique esta noite destroçaram-me completamente. Anseio arduamente para que o Benfica estabilize, encontre uma equipa técnica que demonstre qualidade que permita estabilizar e fornecer uma continuidade de trabalho necessária para um clube de futebol crescer sustentadamente. As substituições de Quique Flores hoje foram de uma incompetência tal que, sinceramente, não posso defender a sua continuidade. Ainda não me colocarei ao lado daqueles que querem a sua cabeça mas, neste momento, não o posso defender. Custa-me muito aceitar esta posição mas não o consigo evitar. Hoje foi mau demais. Foi indefensável.

Jogar mal é futebol. Acontece. É de evitar mas acontece tal como acontece falhar golos de baliza aberta, apesar de no caso de Nuno Gomes isso ser uma aberração estatística tal a quantidade de golos feitos que o homem teima em falhar de forma escandalosa. Mas isso é futebol, não correr, não dar tudo em campo, não lutar com todas as forças já não é futebol mas sim falta de características essenciais para envergar o Manto Sagrado. Não sei se a culpa é somente dos jogadores, não sei se a equipa técnica não motiva, não sei se os dirigentes não sabem ou não conseguem transmitir aos jogadores o que representa aquele simbolo. Mas a verdade é que mais uma vez vimos o Benfica a ser incapaz de imprimir velocidade e pressão ao adversário. Não aceito que os jogadores do Benfica não comam a relva. Não aceito. Há algo na estrutura do Benfica que está falhar porque os jogadores não mostram em campo a atitude fundamental para triunfar. Num ano em que os corruptos estão ser levados ao colo de uma forma vergonhosa não podemos entregar, literalmente, o ouro ao bandido desta forma. E, com atitudes e exibições destas, é exactamente isso que estamos a fazer.

O que me causa mais dor é, para além de ter o campeonato perdido num ano em que não podia acontecer, olhar para esta época do Benfica, espremer e não sair quase sumo nenhum. Com o fantástico lote de jogadores que o Benfica tem não se vê absolutamente nada. Peço-vos ajuda caros amigos, digam-me algo que me convença a ter esperança que na próxima época, mantendo as mesmas pedras, as coisas vão melhorar. Eu, sinceramente, não vislumbro nada. Depois desta noite fui derrotado nesse aspecto.

Não quero falar muito de jogadores mas tenho que falar sobre Pablo Aimar. É indiscutívelmente um fenomenal jogador. É demasiada areia para o nosso campeonato. Um jogador com uma qualidade muitíssimo acima da média. Doi ver a forma como está a ser desperdiçado numa posição onde não se consegue retirar o que ele tem de melhor. Na única vez que recuou para pegar a bola na linha do meio campo a mesma chegou com imensa facilidade à área do Vitória e criámos verdadeiro perigo. A forma como astro argentino luta nas tarefas defensivas, a pressão que faz sobre o adversário, as faltas que sofre que os árbitros ignoram, a inteligência a cada toque de bola, deviam fazer os benfiquistas agradecerem aos deuses por termos esta vedeta com a nossa camisola. Mas para muitos, se não marca golos não presta....

Um jogo que precisa de vencer e Quique tira Cardozo para meter Nuno Gomes?? Mantorras nem se senta no banco? Balboa? Péssimo, péssimo, péssimo.

Jorge Sousa é um perfeito exemplo da miséria que é a arbitragem em Portugal. Mais uma vez ignorou dezenas de faltas sobre Aimar que impediram ataques do Benfica, tolerou o anti-jogo do Vitória para nos descontos expulsar um jogador visitante para apenas queimar tempo, amarelar Flávio Meireles para não jogar o próximo jogo e ainda amarelar Nilson aos 94 minutos...Brilhante. Parece que na rádio fala-se de um penalty sobre Luisão, no estádio não me apercebi de nada.

A oito jornadas do fim saltamos para o terceiro lugar sem se ver uma pontinha de bom futebol, uma pontinha de jogo de equipa, uma pontinha de esperança num futuro melhor. Isso deixa-me desolado. Vocês não fazem ideia do quão importante era triunfar esta época. Vocês não fazem ideia de como vai ser catastrófico os corruptos safarem-se mais um ano, especialmente este ano . Tinhamos que vender muito cara a derrota e não dá-la de bandeja desta forma.

PS: E o fim de tarde até começou bem ao ter o previlégio de finalmente conhecer pessoalmente os bloggers MURCANZOADA e antitripa do Blog O Antitripa.

59 comentários:

João Pedro disse...

O Quique é mesmo péssimo nas substituições... Tirar um avançado por outro em vez de colocar dois??? É muito miserável. Fomos logo os primeiros a perder o campeonato... e logo à segunda final... Somos uns tristes...

Americano disse...

Puta que os pariu. Estou farto de mais um treinador que não sabe onde deixou os "cojones". Felizmente o Leixões está a perder gás e o Braga disrai-se com a Europa, caso contrário o Quique ainda bateria mais fundo que Camacho e Chalana. E se acabarmos em 3ºlugar, as contas para o ano vão ser engraçadas...

Algarviu disse...

Onze inutilidades em campo mais uma inutilidade a orientar! Até Luizão faz amorties para o advers
ario marcar!

Isto escrevi eu para aliviar o estado de espírito que tinha a determinada altura do jogo com a Naval. Com a devida adaptação (oa lance do Luizão)repito o que disse então.

Estou farto do discurso conformista do Quique - recuperámos dos 25 pontos de atraso do ano passado -, -podemos finalmente ganhar um título para a semana- como se os benfiquistas se consolassem com ficar "só" com 6 ou 8 pontos de atraso ou ganhar um título da treta como a Taça da Liga.

Acho que ninguém explicou ao homem o que é o Benefica! Mas já tinha tempo de aprender por ele. Bastava olhar à volta e ver quase 60.000 pessoas no estádio para se aperceber que não treina nem o Getafe nem o Valência.

Enquanto os resultados disfarçavam a má prestação de jogo da equipa ainda me controlei e lá fui esoperando que melhor futebol viesse e mais ambição se mstrasse em campo. Mas agora que todas as ilusões se perderam não tenho rebuço em afirmar que Quique não é treinador para o Glorioso. Esta época está no fim, há que aguentá-lo. Para a próxima - RUA!

Dexter disse...

O jogo passado disse que a equipa la continuava num coma profundo e ligada a maquina.
Ontem alguem fez o favor de desligar a maquina.

Eu este ano nao volto a meter os pés na LUZ. It's Over.

Eu sabia que tinha razao quando nao renovei o cativo no principio da epoca.

André Leal disse...

Apesar de ter sido um dos primeiros a criticar o Quique sempre pensei que ele fosse dar o click e passar a perceber como se joga e tem de jogar em Portugal... Mas 22 jornadas depois, com Taça e Taça da Liga pelo meio o homem ainda não percebeu... O que é que se há-de fazer?

ATF disse...

Se no BENFICA existisse um Director Desportivo de tomates o Quique Flores deixava já hoje os equipamentos de treinador do Benfica no cacifo do balneário. Tótos de merda.

... disse...

um adepto que nao defende o treinador porque discorda de uma substituicao ou que acha que um treinador nao presta por uma substituicao é apenas isso:

um adepto que sabe zero de futebol.

o benfica precisa de estabilidade e tempo. evolucao? o plantel e brutalmente desiquilibrado. nao pode evoluir mais ate ser alterado.

força quique, força rui, nao liguem aos craques de football manager.

Unknown disse...

Temos um Balboa no plantel e um Fabio Coentrão a comer a relva e a não ser visto, de certeza.

Não temos um defesa esquerdo de raiz em condiçoes e dispensamos o Leo, o Ruben Lima até é convocado para a seleção B, mas de certeza que não está a ser visto.

Temos um miudo fantastico nos juniores chamado DAVID SIMÃO, e continuamos a jogar com o pouquissimo regular Yebda e a sentar o Binya no banco.

Podia ficar aqui o dia todo a dar exemplos de má gestão.

Enquanto isto, o Porto continua a acumular valores portugueses que sabem o que significa um clube portugues e sabem o que é a liga portuguesa. Foi Miguel Lopes, foi Varela e agora é o Beto. Ruben Micael é o proximo, e nós continuamos a dormir..

PS: A atitude do Cardozo ao sair, para mim, dava-lhe direito a umas semaninhas de ferias para acalmar a alma. E o gajo nao jogou NADA! Só fez merda, teem que admitir, por isso nao posso estar contra a substituiçao dele.

Pedro disse...

Remate depois de tudo o q se disse achar q as críticas ao Quique se resumem a uma substituição é não estar a ser sério no debate.

As substituições de ontem foram apenas a "cereja". Diz-me tu o q tens visto de positivo ao longo destas 22 jornadas para além do trabalho de Pako. Não se vê nada. O meio campo é incapaz de controlar o adversário, não hà fio de jogo, a bola não chega à frente. Dizes q o plantel é desiquilibrado??? Onde? Na lateral esquerda? Quem mandou embora Léo? Na lateral direita? Quem vendeu Nelson? Na ala direita? Quem contratou Balboa? No centro do terreno? Possa com tantos jogadores q temos. No centro da defesa? Com 4 centrais do melhor q há em Portugal? Na avançada? Com Cardozo, Suazo, Nuno Gomes, Mantorras com Reyes e Di Maria capazes de fazer uma perninha?

Pois..desiquilibrado o plantel não é.

Com jogadores como Suazo, Reyes, Aimar, Di Maria, Katsouranis, Ruben Amorim, Cardozo como é possível ao fim de 22 jornadas o Benfica não jogar NADA??

Assusta-me que alguem defenda a continuidade de uma forma tão dura perante um cenário destes...

Volto a dizer q não peço a cabeça ao treinador pq sei q nos roubaram 10 pts mas simplesmente peço-te a ti (e a todos q têm a tua posição) q me mostrem algo este ano q me permita acreditar q para a próxima época será melhor...

Miguel Nunes disse...

Quique está a ser uma enorme desilusão, mas n é pelo q toda a gente diz (pq coloca pouca gente na frente)

é precisamente pelo contrário. É por jogar c tantos À frente da linha da bola, q n consegue fazer a bola chegar lá à frente em condições.


Qd houve a pausa natalicia, pensei q ele fosse corrigir isso (Este 442 n tem condições para ter sucesso na liga portuguesa). Não o fazendo, era uma questão de tempo, ate o Benfica voltar ao 3ºlugar.

Pedro disse...

Sempre um jogo não corre bem nos corredores na saída do Estádio a maioria dos benfiquistas reclama sempre do mesmo : a ausência de dois pontas de lança.

É irrelevante jogar com dois ou um ou três avançados qd o meio campo não funciona. Se o meio campo funcionar a bala chega lá à frente e o avançado ou avançados têm apoio dos homens mais recuados.

O q é importante é a bola chegar lá em condições e não a quantidade de jogadores q lá estão na frente.

João Bizarro disse...

O Quique esteve péssimo ao tirar o Cardozo. Com o resultado em 0-0 e sem mais avançados no banco foi de medroso.

Parabéns ao Cajuda. Mereceu ganhar.

É incrível como ao fim de tantos erros repetitivos continuemos a cometê-los!!!

Entregamos de bandeja o titulo aos corruptos. E a jogarmos assim é como alguns dizem, mais vale nem comparecer na final da Taça da Liga. Mesmo contra os de Alcose7e!

João Bizarro disse...

O Quique está passadinho da cabeça. Diz que fizemos um bom jogo e que não sabe se os assobios eram para ele ou para o Cardozo!!!

Americano disse...

Engraçado ver alguns que quase me chamavam a mim e ao dexter de "maus adeptos" a dizerem o mesmo que nós dizíamos há meses. Infelizmente a verdade vem sempre ao de cima, e o Benfica de ontem nem foi pior que muitos outros que tivemos, foi a mesmíssima merda.
Repito o que eu digo há muito tempo, se ficarmos em 3º lugar e não ganharmos nada, eleições antecipadas e Rui e Quique devem colocar os seus lugares à disposição para quem entrar escolher sem pressões financeiras, e se elas vão existir...

Fui eu que comi a Madonna disse...

É claro que os assobios eram (também) para o Cardozo que (mais uma vez) nada fez para justificar a titularidade. Se o Cardozo só rende com um avançado ao lado o melhor será pedirmos a alteração das regras para podermos jogar com doze.

Quique não é tacticamente um predestinado mas o plantel do Benfica não é tão valioso como muitos defendem. Foram cometidos demasiados erros nas épocas anteriores, com aquisições completamente desprovidas de bom senso. Quando penso no dinheiro despendido com Aimar, Cardozo, Balboa, entre outros, fico arrepiado. Tanto dinheiro gasto para nada. O terceiro lugar assenta-nos muito bem. Não merecemos mais do que isso.

Algarviu disse...

A desolação dá lugar à amargura, a amargura dá lugar ao desalento e da esperança sempre renovada no princípio da época à relativa euforia de se andar no primeiro lugar ou com sérias possibildades de chegar ao título à decepção de mais uma época frustante é o tempo de um jogo. Neste caso contra o Guimarães.

(Antes de mais dizer ao remate cruzado que estabilidade na mediocridade, não obrigado!)

Esta não era mais uma época! Era a época do Rui Costa e da renovação no comando do futebol. Era a época de grandes investimentos que trariam a inversão no domínio do futebol nacional. Era a época de ruptura com a CS, através da Benfica TV. Era a época da visibilidade da nossa formação renascida no Seixal, através da presença regular do Miguel Vitor.

Vai ser a época em que vamos perder mais uma vez a Liga dos Campeões. Em que o não retorno financeiro e desportivo vai causar mossas profundas e prejudicar o futuro imediato.

A época em que se podia consolidar o nascente projecto de TV com a transmissão de jogos da Taça UEFA da qual fomos ridiculamente (quase à Sporting) afastados prematuramente.

A época em que a seguir a grandes nomes - Reyes, Suazo - se vai seguir o vazio de termos que aguentar com Balboa, Ribeiro, Martins. Com um Cardozo superdesvalorizado e desmotivado.

Subjacente a tudo isto está a incompetência de Quique. Da falta de ambição, da táctica rasca de deixar o Cardozo como pivot isolado na frente, de não arriscar(?) o 2-0 quando se está a ganhar por 1-0, de manter dois médios defensivos quando o adversário não o justifica. De não infundir respeito a qualquer eqipazeca que venha jogar à Luz.

Gosto da postura de Quique como comunicador e ser humano. Mas não como treinador do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

PS. Como não tenho dons de vidente, não pude adivinhar o que se iria passar, como o fizeram alguns comentadores aqui do Magico SLB. Mas não confundir espernança com palas nos olhos ou seguidismo acéfalo.

Algarviu disse...

Se querem um bom ponto de partida para reflexão, leiam o Editorial de Fernando Guerra "Flores é de menos para o Benfica", na última página da Bola de hoje, domingo.
O título diz tudo.

Pedro disse...

Cardozo não precisa de jogar com alguem ao lado, Cardozo precisa que quem joga atrás de si o apoie como qqr avançado do mundo precisa.

Não vale a pena termos Cardozo em campo para lutar contra os centrais adversários se depois não aparece ninguem para aproveitar as bolas q Cardozo ganha. De nada serve ter Cardozo longe da área para tablar com os companheiros se depois qd se cruza o Cardozo não está na área...

João Bizarro disse...

Com jogadores destes não jogarmos um crl é deveras preocupante.
E aqueles profetas que dizem que não temos equipa que se vão tratar. Para esses os outros merdas são sempre melhores o que esta época não é verdade.

Dexter disse...

Americano,

Engraçado que 90% dos comentarios que aqui lemos hoje podiam ter ser sido escritos por um de nos mas ha 4 meses atras.

Enfim agora ja nao jogamos nada.
Sim porque ha 4 meses jogavamos na horas

João Bizarro disse...

Não Dexter, não te iludas com as vossas premonições. Tanto podia dar para um lado como para o outro.

O Americano, por ex. continua a achar o Scolari o melhor do mundo mas o que é facto é que o Chelsea melhorou consideravelmente após a sua saída. Talvez devessemos ter ido buscar o Hiddink em vez do Quique.

Fui eu que comi a Madonna disse...

Moreira - Helton
Maxi - Fucile
Luisão - Rolando
M. Vítor – B. Alves
D. Luiz - Cissokho
Katsouranis - Fernando
R. Amorim – R. Meireles
Aimar - Lucho
Suazo - Lizandro
Cardozo - Hulk
Reyes - C. Rodríguez

João Bizarro disse...

Que porra de comparação é esta?
Isto é o plantel?

Se é deixem-me que diga:
Prefiro o Moreira ao Helton!
Prefiro o Maxi ao Fucile
Prefiro o Luisão ao ROlando... 10987 vezes
Prefiro o Miguel Vitor ao Bruno Alves
O David Luiz não é lateral esquerdo
Prefiro o Katso ao outro 1 milhão de vezes
Prefiro o Amorim ao Meireles
Prefiro o Cardozo ao Hulk
E prefiro o Reyes ao cabrão.
O Aimar é mil vezes melhor que o Lucho.

Queres falar dos suplentes ou não vale a pena?

Pedro disse...

Do porto só queria o Lucho...mais nada.

João Bizarro disse...

Estou como o Mourinho, faltam-nos jogadores de outros clubes: Petit, João Pereira, Ricardo Rocha (este sim bom à esquerda), Soneca Geoovani! E o Fredy Adu.

Fui eu que comi a Madonna disse...

Quique - Jesualdo

Luís Filipe Vieira - Corrupto assumido

Rui Costa - O equivalente

Unknown disse...

Pró gajo que comeu a madonna... também não entendi que raio de comparação queres tu fazer... para além de que estás a ser pouco justo:
Porque é que não comparas antes o M.Vitor com o Rolando e o Luisão com o Bruno Alves... se já ganhávamos na comparação antes... imagina agora...
Quanto ao resto:
10x Moreira
Maxi, pois claro - quem não disser que o homem está a fazer uma BOA época, não é honesto.
David Luiz - Cissoko??? O David Luiz não é Lateral Esquerdo e mesmo se o comparares com o Jorge Ribeiro... não acho que fiquemos a perder.
Katsouranis - Fernando ??? Tens mesmo alguma dúvida nesta????
Ruben - Raul Meireles: Aqui posso dar-te razao, mas apenas porque o Ruben passou a época desviado para a direita, graças ao Iluminado que temos no banco - apenas por isso.
Quanto aos outros... Lucho não é 10 para o comparares com o Aimar (melhor que qq 10 a jogar em portugal, apesar de tudo) - Sendo que para mim, Lucho é o melhor na sua posição, neste momento.
Suazo e Cardozo não costumam jogar juntos por isso nao os devias colocar no mesmo 11 - de qq forma, não ficam a dever nada à dupla dos Corruptos, portanto...
Quanto ao Cebola... Podes compará-lo com quem quiseres... até pode ser com o Paulinho do Sporting, que para mim esse gajo não vale merda nenhuma!

A verdade é que o Benfica tem o melhor plantel dos ultimos 3 anos, tem jogadores absolutamente foras-de-série, e se apresenta algumas lacunas no plantel, foram provocadas pelo seu treinador e Director Desportivo... por mais que isso possa doer aos defensores do Rui Costa. Dispensar o Léo, não ter alternativas para a lateral direita (tanto na defesa como para o meio campo), ter conhecimento destas lacunas e deixar passar Janeiro sem retocar o plantel (nem que fosse fazendo regressar algum dos jogares que temos por aí emprestados ou promovendo um míudo das escolas) não lembra a ninguém... Como uma vez li por aqui... pusemos-nos a jeito... agora é aguentar.
E mais uma vez, somos nós q entregamos o campeonato... não sao os outros que o ganham.

Quique: Vai à merda mais o discurso dos 25 pontos! Fdx! Alguém que explique de uma vez a essa besta que isto é o Benfica! Que no Benfica, só o 1º lugar é que conta. Que em Portugal a taça da liga não vale merda nenhuma...
Que quando se quer ganhar, não se troca um ponta de lança por outro, metem-se os 2. Que o Aimar é 10!!! Que o David Luiz é central, que o Cardozo precisa de bola no pé! Que o Cardozo marca livres como mais ninguém, que o Balboa também não vale merda nenhuma! E que há aviões para espanha todos os dias! Que vá andando!

Vai ser um Verão terrível... ano de eleições, com uma equipa falida... vai ser lindo.
Ainda vamos voltar a ver por cá o Diabo! (E eu pessoalmente espero que sim, sempre li os seus comentários com interesse... e o que é certo é que as coisas lá vão batendo certo).

Para os Profetas da Esperança: já dão alguma razão aos profetas da desgraça, ou ainda precisam de ver mais alguma coisa????

RMSoares disse...

"Nelson"...
"Fabio Coentrão" ...
"Petit, João Pereira, Ricardo Rocha (este sim bom à esquerda), Soneca Geoovani! E o Fredy Adu"...

A questão é que agora que não estão no Benfica são todos bons e precisos, mas quando cá estavam eram criticados.
Não falta muito para alguém se recordar com saudade do Fernando Santos.

Jogamos mal ? Sim, continuamos a jogar mal.

A táctica não é a adequada ao plantel que temos ? Sim, não é, mas já fez uma correcção, ao passar a jogar em 4-2-3-1.

Temos um bom plantel ? Com falhas na defesa esquerda (o David Luiz é razoável) e na ala direita (o Di Maria tem jogado bem naquela posição), nas restantes posições temos bons jogadores, talvez os melhores a actuar em Portugal.

O que falta a meu ver ? jogo de equipa e concentração no jogo.

De onde surgem os golos que sofremos ? Da falta de concentração do nosso meio campo e defesa.

Porque somos pouco eficazes nos nossos ataques ?
Falta de concentração e de entendimento com os colegas de equipa.

João Bizarro disse...

O discurso deste presidente também já mete nojo.
Anda a dizer a mesma coisa há 8 anos!!!

Americano disse...

João, as previsões podiam dar para qualquer lado, mas o que é evidente é que tal como disse o Dexter nada mudou em 4 meses, a equipa joga a mesma merda, simplesmente agora alguns foram obrigados a encarar a realidade.
Quanto ao Scolari, deixa chegar o fim da época e depois falamos, mas ele foi substituído por um dos melhores do mundo, e alguns jogadores decidiram jogar agora à bola. Somando isso ao regresso do Essien explica muita coisa.

Pedro disse...

Pedro Vagos, apenas digo q infelizmente os receios deles acabaram por se concretizar. Qualquer treinador novo q chegue e faça o mesmo q Quique fez nos primeiros 2/3 meses de trabalho eu terei exactamente a mesma tolerância e expectativa q tive com o espanhol. Passados estes meses todos é hora de se pedir mais e, infelizmente, esse mais não apareceu.

Dexter disse...

Porra joao podia dar para qualquer lado ??
Isto nao é tipo casino. As coisas sao mais ou menos previsiveis porra.

Uma equipa que em Novembro joga tanto ou pior que quando começou a epoca em Julho achas o que ? Que a tendencia é para começar a fazer jogoes atras de jogoes nao ?

Uma equipa que anda ligada a maquina, em coma profundo desde julho achas o que ? Que o mais provavel é sair do coma e comecar ai a correr feita louca nao ?

Fonix

John Billy #37 disse...

Antes de mais confesso que soltei umas lágrimas de raiva no fim do jogo. Por isso evitei comentar blogues ou ler a imprensa desportiva durante o fim de semana.
Entregar o campeonato desta maneira é simplesmente vergonhoso.
Na altura só me apetecia mandar a merda o Quique, o Rui, os jogadores e o Vieira.
Que falta de categoria!!

Depois de duas noites, continuo sem saber de quem será a culpa de tanto fracasso seguido.
Os anos passam e os resultados vergonhosos são os mesmos.
Será culpa do Quique? Provavelemente tem muita culpa no cartório. Aquelas substituições não lembram a ninguem. E aquela falta de humildade nas conferências é bastante irritante.
Apesar disso, se o Quique estivesse nos corruptos e o Jesualdo no Benfica, acham que a situação seria diferente?
Acho que o principal problema do Benfica é mesmo em termo de mentalidade.
Qualquer Cissoko ou Fernando vai para os corruptos e ganham logo alma vencedora.
Qualquer Aimar, Reyes ou Suazo vai para o Benfica e ganha uma mentalidade perdedora.
Não faço ideia qualquer será a melhor maneira de mudar essa sina.
A pessoa mais indicada para isso seria o Rui mas tenho sérias dúvidas que tenha capacidade para tal.
Já não é a primeira vez que o Quique fala do Benfica como se fosse algum Belenenses ou Sporting.
Por isso, acho que o Rui nunca lhe chamou atenção a respeito dessas palavras.
Um director desportivo não serve unicamente para contratar/dispensar jogadores. Também serve para corrigir os defeitos do treinador.
Se o treinador não aceita críticas, o que não faltam são aviões para Espanha.

Já me estou a alongar demasiado.
O que quero dizer é que apesar de todos os defeitos, gostaria que não houvesse mexidas para a próxima época.
Acho que o caminho para o sucesso é a estabilidade.

Americano disse...

John, acho a tua análise extremamente lúcida, exceptuando o último parágrafo. A estabilidade tem que rimar com qualidade, e não é isso que acontece actualmente. Acho que o Benfica precisa duma limpeza a começar no Presidente e a acabar no roupeiro. O Rui Costa pode escapar a essa vassourada, mas deve colocar o seu lugar à disposição, tal como o treinador, caso uma nova direcção seja eleita. Direcção essa que devia ser eleita em Junho e não em Outubro, mas isso implicava o LFV preocupar-se com o Benfica, e as declarações dele mostraram que a sua única preocupação é manter o tacho. Os outros 2 clubes do qual ele é sócio agradecem...

Quetzal Guzman disse...

Há aqui uma diferença entre o que aocnteceu e o que se pode dizer.
Eu, tal como o Quique, não consigo dizer se os assobios eram para ele ou para o Cardozo. Pelo menos na minha bancada as coisas estavam divididas. Mas é ÓBVIO que o Quique NÃO pode dizer aquilo.
Eu não sei o que quero paraa próxima época. O quqieu continua a desiludir-me tacticamente, mas também é verdade que é a parte mais visível da melhor equipa técnica que já tivémos. A preparação da equipa é muito melhor e há muito tempo que o departamento clínico não tinha uma época tão descansada.
Mas a verdade é que ainda não sei o que é o Quique, porque o benfica pos-Atenas não tem nada a ver com o quique pre-Atenas. Um vinha a crescer e deixava esperança que o Benfica viesse a ter um modelo de jogo estável. Faltava consolidar o asp+ecto defensivo, mas a pouco e pouco ia definindo um modleo atacante. O outro estagnou! Limita-se a lançamentos em profundidade e nada mais. E o 442 ficou ainda mais rígido!

GR1904 disse...

Cada vez que o LFV abre a boca, sai merda. O discurso dele é spr o mesmo e se este é o caminho para manter, mais razao me dá para não lhe conceder os meus 20 votos. Nunca lhos dei, não é agora que os vou dar, perante os resultados desportivos que tem alcançado. E este ano, está a ser dos piores, tendo em conta as expectativas geradas no inicio, o discurso antes da época começar, as contrataçoes efectuadas, tudo! Investiu-se como nunca dantes se fez, para termos jogadores de craveira mundial no plantel, ao qual o treinador não tem sabido corresponder nem tirar partido desta qualidade que tem ao seu dispor. Alguem acha que, com as contrataçoes que foram feitas, era um milagre estarmos na luta pelo titulo como disse o Quique? Este discurso é completamente desprovido de responsabilidade, é a desculpabilização total. Com este plantel, a obrigaçao era estar a jogar muito melhor do que tem jogado e estar na luta pelo titulo. O Quique pode ter razao quando diz que o fecepe já tem a estrutura montada e é mais solido colectivamente por causa disso, mas com o esforço que foi feito para ter os jogadores que quis, e que alguns sao autenticos flops, não pode dizer isto. Julgo que podemos fazer uma comparaçao à escala, tanto do campeonato como dos recursos financeiros, mas o Chelsea e o Inter fizeram grandes campeonatos no 1º ano de Mourinho. Não houve ca necessidade de adaptaçao nem o discurso de ser preciso tempo para as coisas resultarem. Quando se fazem investimentos da natureza e qualidade que foram feitos esta época, o objectivo está explicito e é claro: ser campeao. Dizer o contrario, agora, é desresponsabilizarem-se pelo total fracasso que tem sido a direcção tecnica deste plantel. Vê-se a todos os niveis: qualidade de jogo, má disposição tactica da equipa, jogadores sub-aproveitados e fora da posição natural, eliminados da taça de portugal e uma campanha europeia da mais vergonha que vimos nos ultimos valentes anos.

John Billy #37 disse...

Americano, acho qualquer decisão legítima.
Se por um lado gostava de iniciar uma época com algum trabalho já feito também percebo que o Quique, o Rui e o Vieira puseram-se a jeito.
Temos visto coisas muito más esta época e o jogo de Sábado só veio ajudar o Bruno Carvalho, o Vasconcelos, o Pinto da Costa e muitos outros.
Como podemos falar em corrupção quando os nossos jogadores não fazem nada para ser campeões?
Temos jogadores mesmos burros. Não falo em qualidade mas sim em inteligência.
O amante da Madonna comparou o Luisão com o Bruno Alves (acho eu) e não tenho dúvidas que no lance do golo, o Grunho o teria dado um coice no meio campo e acabava-se logo ai a jogada. A isso chama-se inteligência.
Até o Flávio sabe disso e nunca deixou o Aimar tocar na chicha.
Outra lance de pura burrice foi num canto a nosso favor, um jogador do Guimarães sai em contra ataque com o Yebda a perna. Este só lhe faz a falta perto da nossa grande área. Era muito dificil efectuar a falta no meio campo do Guimarães?

Reparem bem os golos que temos sofridos. Contra o Leixões, contra a Naval ou contra o Guimarães.
Foram todos golos sofridos por burrice dos jogadores.
São esses pormenores que têm que ser corrigidos.
Na minha opinião era mais facil se este ano não houvesse grandes mexidas este verão.
Mas percebo perfeitamente que se peça a cabeça daqueles inuteis já este verão.
E a pedir cabeças não quero só a do treinador.

Dexter disse...

Americano,

Cuidado com essa das eleicoes em julho.

A semana passada quando defendi isso, até de estupido me chamaram.

Em Outubro é que é bom. Ao que parece, dizem, e passo a citar "so se fode uma epoca".

Sim, porque esta vai terminar cheia de sucessos !!! E porque ??? Porque as eleicoes sao em Outubro !!!

Pois sim.

Pedro disse...

John nunca te alongas demasiado. Diz o q te vai na alma. Eu tb tive vontade de chorar. Ver o Benfica a entregar o ouro ao bandido, mais uma vez, é doloroso demais.

Um treinador estrangeiro q chegue ao SLB tem q ter a humildade de receber para dentro da sua equipa alguem q conheça a nossa realidade. Como Trap teve o Àlvaro. Quique podia e devia ter dado mais protagonismo a Diamantino.

Não ignoro os 10 pontos q nos roubaram q faziam toda a diferença neste momento mas, tb é verdade q Quique tem sido incapaz de colocar a equipa a jogar futebol. E aí a culpa não é de Costa ou de Vieira, é dele.

Unknown disse...

Estavam a falar das diferenças entre o Benfica e o Porto e chegaram à conclusao que o plantel do Benfica é bem melhor, pois claro. Eu daqueles lados só queria o Lucho, Lizandro e Hulk. Mas então porque é que estamos a 5 pontos ?! Explicação mais simples não há. Primeiro, no clube corrupto os jogadores desde o momento que lá entram sabem que teem que ganhar e dar tudo em campo, custe o que custar. A equipa do Porto tem 6 titulares que ja faziam parte do plantel na epoca passada. Tem um treinador no clube à mais de tres anos. Isto tudo aliado à constante corrupçao que exercem, faz com que ganham os titulos deles, ano apos ano.

Nós, continuamos a comprar um plantel novo por epoca, com muitos jogadores que sao uma valente merda e que nunca provaram nada, custando imenso dinheiro ao clube, como os Balboas, Edcarlos etc etc e emprestamos ou dispensamos jogadores talentosos que depois fazem grandes carreiras noutros clubes, como Deco, Maniche, Joao Pereira etc etc. Todos os anos trocamos de treinador, o que nao dá muita estabilidade e quando arranjamos um realmente bom este é dispensado porque tem que ir para la um que tem CUNHAS, como aconteceu com o Mourinho. Como tambem somos prejudicados, muitas vezes escandalosamente, pelas arbritagens, fica dificil ganhar alguma coisa. Nao basta sermos os adeptos mais apaixonados e fieis do pais, pois se fosse assim o Sevilha era sempre campeao, o Liverpool era sempre campeao, A Roma era sempre campeã etc etc.

John Billy #37 disse...

Pedro tens razão.
O Quique tem muita culpa na má época mas se houver essa tal falta de conhecimento do futebol português então o Rui também tem culpa.
Além disso vai haver eleições este ano por isso temos várias hipoteses:
1- Fica tudo igual temos eleições em Outubro e o povo há de dar a sua sentença. Se querem essa direcção e este treinador ou se querem mudança.
2- A direcção assume que falhou e temos eleicções em Junho.
3- A direcção assume que falhou, despede o Quique e contrata outro treinador este verão. Isto apesar de haver eleições em Outubro.

Aceitarei tanto a 1ª como a 2ª hipótese.
A 3ª era um acto de grande cobardia.
Pessoalmente preferia a 1ª.

Americano disse...

Dexter, sabes qual é o problema de Outubro? Mesmo ficando em 3º e não ganhando nada, em Julho aparece o Rui no seu jacto com outro Aimar e LFV, Rui, e Quique passam a ser os maiores outra vez e o LFV ganha as eleições na boa. Em Outubro é eleito, apresenta as contas miseráveis que temos, e nessa altura já ninguém quer saber nada disso, estará tudo a defender a estabilidade até ao fim da época para o novo ciclo. E haverão meia dúzia de parvos como eu ou tu a criticar a quase seremos chamados de portistas por isso. O resto deo filme já todos conhecem, e é demasiado penoso para eu o repetir.
O ciclo de LFV acabou, é fechá-lo já e dar oportunidade a alguém com um plano para preparar a nova época, em que terá que assumir claramente que o plano que tem visa a recuperação financeira, mesmo sacrificando-se uma ou duas épocas, terá o meu voto de caras.
Quique não mostra capacidades, espero que tenha a postura dinga que aparena(va) e ponha o lugar à disposição. Rui ainda está a tempo, mas tem de se demarcar claramente de LFV, mostrar que serve o Benfica e não o Presidente, e apresentar ideias concretas para o desempenho do lugar. Ser um grande benfiquista para mim é insuficiente.

John Billy #37 disse...

Americano, eu defendo a estabilidade não novos ciclos.
Se para ficar o Quique temos que mexer meio plantel então rua com ele.
A única contratação que defendo é a de um guarda redes de topo. Já chega de sofrer um golo em cada dois remates.
Voltam Coentrão, Adu e outros emprestados e toca a trabalhar.

Dexter disse...

"A direcção assume que falhou.."

LOL
Mas a direccao assume alguma coisa ?
A ultima vez que vi a adireccao a assumir alguma coisa foi quando LFV diz que nao pode fazer nada porque nao e ele que entra em campo.
Este é o estilo de direccao que temos.

Agora temos outro problema que é o lindo estado em que as financas estao e quem se vai querer atravessar com um projecto credivel e que some votos. Porque projectos meglomanos para ganhar eleicoes ha muitos. Agora, gente seria que se chegue a frente e que diga aos socios que o clube nao tem estrutura para ter Reyes, Aimar...entre outros e que tem de apostar na formação....ui isso nao ha ninguem disposto neste momento.
Nao ha porque sabe a partida que vai perder as eleicoes.
O que o povo gosta é de ver jactos a aterrarem em Tires carregadinhos de Aimares e Reyes. E nisso LFV é mestre.
Uma chegada dessas, uma entrevista na TVI com um choro qualquer pelo meio a proposito de coisa nenhuma e VOILÁ ta feita a festa.

Por mim e até às eleicoes nao me vao ver mais no estadio da luz. Para gozarem com a minha cara prefiro andar ai na rua com uma mascara de palhaço.

Luís A. disse...

"e Rui e Quique devem colocar os seus lugares à disposição"
Estava mesmo à espera desta! Nem uma época de trabalho feito e ja é para ir tudo para a rua! É curioso como alguns intervenientes surgem sempre nas alturas da desgraça.

Americano disse...

Lá está o dexter, era isso que eu queria que aparecesse, um candidato que dissesse resumidamente isto:

A estratégia para o futebol tem de passar pela estabilização do plantel, e no recuperar da mística, a grande mais valia da marca Benfica. Por isso deverão transitar sempre 16 a 18 jogadores de cada plantel, apostar-se em 4 a 6 jovens do clube, ou jogadores emprestados, e no máximo fazer 3/4 contratações cirúrgicas por época, com o orçamento possível, e esse será obrigatoriamente baixo durante algum tempo, já que a actividade corrente do Benfica é deficitária. também para fazer face a isso teremos que baixar e muito os custos com pessoal, razão pela qual os Aimar's, Suazo's, Reyes' e Carlos Martins' vão acabar no Benfica. Em cada ano só gastaremos o que receberemos na certa, depois de consolidado, e especialmente daqui a uns anos, quando tivermos os direitos de transmissão televisiva, poderemos então subir a fasquia, e tentar voltar a ter um Benfica forte na Europa.

Claro que um candidato que dissesse isto era esmagado, do outro lado estariam as imagens duma estrela a atterar em Tires e LFV a ter 90% dos votos.

John Billy #37 disse...

"A estratégia para o futebol tem de passar pela estabilização do plantel, e no recuperar da mística, a grande mais valia da marca Benfica."

É exactamente isso que todos queremos.
A recuperação da mística é a parte mais subjectiva. Como se faz? Só com vitórias.
A estabilização do plantel começa já agora. Nada de mexidas este verão.
Apesar de todos os defeitos do Quique, continuo a acreditar nele.
Dos jogadores digo o mesmo. É só recambiar o Reyes e o Suazo por motivos salarias e regressarem os emprestados.
Vamos lá ver o que decide o Rui.
Se for a formação italiana que tem, acho que vamos ter estabilidade.
Se for o sangue luso a tomar a decisão, vem aí mais um verão quente e outro novo ciclo até Outubro, e para mim uma nova desilusão.

Dexter disse...

"Estava mesmo à espera desta! Nem uma época de trabalho feito e ja é para ir tudo para a rua!"


???????????????????
Luis, andas a ler em que lingua ??
É ja para ir tudo para a rua ?
Onde é que isso esta escrito e ja agora, quem é que defendeu isso ?

A nao ser que "por o lugar à disposicao" para ti signifique "despedir-se", mas ai entramos no capitulo de PORTUGUES.

João Bizarro disse...

Este não deixa de ter razão:
http://www.record.pt/noticia.aspx?id=67b50b2c-a41d-4261-a44e-660d63640737&idCanal=00000011-0000-0000-0000-000000000011

Algarviu disse...

A estabilidade que eu tenho observado no Benfica é a estabilidade da mediocridade.
Todos os anos vejo a nossa equipa a praticar seguramente o pior futebol que se faz na liga.
O Benfica de Camacho, o Benfica de Chalana, o Benfica de Quique, pela qualidade intríseca do seu jogo estariam a lutar para não descer de divisão. Só a avalia dos jogadores evitava que isso acontecesse.
Quando apareceu alguém que pôs qualidade no jogo com um plantel relativamente fraco e sabotado de todas as maneiras e feitios até pela massa adepta, foi esconjurado como perdedor (como se nos últimos 16 anos tivêssemos uma dinâmica vencedora). Nem digo o nome senão seria excomungado neste blog.

Aos trunfos dos corruptos só podemos responder com um Benfica de mentalidade vitoriosa, que não se deixe enredar em resultados de 1-0 facilmente transformados em empates pelos funcionários de serviço ao apito, ou à espera que a honestidade (?) do árbitro ponha verdade desportiva nos resultados. Como se viu este ano.
Não haverá treinador que tenha essa capacidade? capacidade de incutir mentalidade vencedora sobre os adversários e sobre árbitros corrompidos?

Dexter disse...

"...fez um jogo ou outro jogo mais conseguido, nomeadamente com o Porto, talvez pela motivação dos jogadores, um pouco ao estilo das equipas pequenas"

Nem mais
É isto.
Resumindo é isto mesmo. Isto resume de forma categoria a epoca até agora.

Luís A. disse...

Dexter, escrever "pôr o lugar à disposição" demonstra nas entrelinhas vontade de fazer rolar cabeças

Americano disse...

dexter, a boca do luís era de esperar, já é recorrente. E também parece querer dizer que só agora aparecem os profetas de desgraça, parece que nunca tínhamos falado do mau futebol, mesmo quando estávamos a ganhar.

Dexter disse...

""pôr o lugar à disposição" demonstra nas entrelinhas vontade de fazer rolar cabeças
"

Nas tuas entrelinhas talvez.

Nas minhas demonstra responsabilizacao pelo nao alcance dos objectivos. Colocar o lugar a disposicao do actual ou novo presidente.

Luís A. disse...

"parece que nunca tínhamos falado do mau futebol"
Concordo. Aliás, americano a tua coerencia nunca foi posta em causa:)

Um pouco de calma. Tambem estou desiludido e furioso, mas mudar tudo de novo irá trazer-nos à estaca zero das ultimas 15 épocas. É isso que querem? Eu não!

Americano disse...

Luís, acho sinceramente que o Benfica precisa duma limpeza total para começar um projecto novo e diferente. Mas isso deve ser decidido pelos sócios, a única coisa que estou a pedir é que ponham os seue lugares à disposição porque da maneira que o Benfica está financeiramente só assim pode mudar. Mas se for eleita uma nova Direcção e se quiser ficar com Quique e Rui, está no seu direito, não ponho isso em causa, o que não quero é ver o Benfica ficar refém duma decisão desportiva por motivos financeiros.

Quetzal Guzman disse...

Mas americano, nós não sabemos o que o Rui ou o Vieira pediram ao Quique. Isso de ele ter que colocar o lugar à disposição por ter falhado é altamente subjectivo. Para nós, não ser campeões é falhar um objectivo. Pode não ser para o Rui. E duvido muito que o Rui, na altura da contratação, lhe tenha exigido o título na primeira época Por outro lado, a tal mudança que falei acima, o deixar de tocar a bola no chão para abusar do pontapé para a frente, pode indiciar uma certa ansiedade de vitórias. Parece-me especulativo dizer que o Quique falhou, mesmo que o Benfica não jogue um caracol.

Agora uma outra coisa. No post acima faa-se d eregressos dos emprestados. Concordo. Mas isso também trará inexperiência ao plantel. Olho ali para o lado e vejo o Belenenses à beira da Vitalis. Considerando o que o Carlos Martins não produz, não sei se não seria inteligente ir buscar o Silas. Por cá existe o preconceito da idade, mas atente-se nos exemplos italianos e ingleses.

Quetzal Guzman disse...

Americano, tudo, mas mesmo tudo, do zero outra vez? Pela 109765ª vez?

Pedro disse...

Acho o Silas um bom jogador mas duvido q sirva para um grande. Parece-me ser um daqueles casos em q é um excelente jogador numa equipa mediana mas q se eclipsa num grande.

Não acho que Rui Costa deve colocar o lugar à disposição por causa desta época mas compreendo a posição do Americano.