A cada novo arranque de uma nova época, renovam-se as esperanças de uma época recheada de vitórias e conquistas. O Sport Lisboa e Benfica regressou aos trabalhos para preparar a época 2011-2012 e com isso mostrou o porquê de ser enorme, o porquê de ser sempre mais que qualquer um dos outros. Após uma época absolutamente desastrosa (para muitos, como eu, a pior de sempre) os jogadores chegam ao Seixal para trabalhar e são recebidos por uma enchente de benfiquistas cheios de alegria e vontade de os ajudar a vencer. Enormes!
Ainda há muito para definir no que diz respeito ao plantel do SL Benfica, entradas, saídas, dispensas, etc. Ainda temos um longo caminho para percorrer até dizer que o plantel está "fechado" e ouvem-se vários zunzuns críticos sobre a não resolução dessas dúvidas. Eu estou tranquilo, é perfeitamente natural que nesta fase ainda esteja muito por resolver. As pré-épocas são para isso mesmo, para que o treinador avalie e decida o que considera melhor, tempo para limar as arestas nos negócios, etc. Nenhum clube do mundo, seja ele o Barcelona, United ou Milão, tem, quando se apresenta para começar os trabalhos, o seu plantel definido. Por isso é com total naturalidade que encaro a actual situação do Glorioso. Espero sim, que daqui a duas semanas, se comece a ver tomadas de decisão. É tempo suficiente para resolver algumas pontas soltas. Quero que o SL Benfica comece a competição real com o seu plantel practicamente resolvido, tendo apenas, se for caso disso, uma ou outra situação pendente que pouco afetará, espero, o trabalho da equipa técnica. Por isso, nesta fase, é trabalhar e deixar trabalhar. Podemos confiar muito, pouco ou nada nos responsáveis do SLB que tomarão as decisões mas, nesta fase, temos que dar tempo.
Do que tenho visto até ao momento e olhando para aquelas notícias que consideramos mais fiáveis acho que estamos a trabalhar bem. Sim, também concordo quando se diz que contratamos demasiados putos estrangeiros para "ver no que dá" e que milhão aqui, milhão ali, pode faltar depois verba para os alvos realmente apetecíveis, é verdade e é um problema que o SLB teima em não resolver. Mas também tenho tido feedback muito interessante de alguns dos jogadores apontados ou mesmo contratados pelo Glorioso. Ultrapassando esse senão que é mais um erro de gestão do que técnico, acho que estamos a criar condições para ter um plantel fortíssimo. Se não sair mais ninguem para além de Coentrão (e, vá lá, Cardozo) e entrarem os que são sistemáticamente falados e já confirmaram contactos e vontade em vir para o SLB, Jorge Jesus terá à sua disposição opções para todos os gostos e de muita qualidade. Se conseguirmos que este grupo de trabalho tenha a vontade de vencer necessária e existindo união entre todos, teremos todo o direito em sonhar com uma boa época.
Não sei se Jesus é culpado ou inocente mas em 2011 trazer à baila situações ocorridas em 2002...enfim. Já tramaram um ex-presidente do Glorioso com tácticas semelhantes...
Alguém se surpreende com o que Jorge Baptista disse? Mas alguém tem dúvidas que é verdade o que ele disse?