blog

segunda-feira, novembro 21, 2011

Em Old Trafford

O Sport Lisboa e Benfica joga amanhã, contra o Manchester United, no mítico Old Trafford no jogo que decidirá, muito provavelmente, o primeiro lugar do nosso grupo da Champions.

Estamos na posição que era suposto estarmos, com a qualificação practicamente garantida e tendo o bónus de podermos lutar com o United pelo primeiro lugar. Seja qual for o resultado do jogo de amanhã os objectivos do Benfica para esta fase da competição continuaram intactos e é por isso que defendo que devemos ter uma abordagem super pragmática ao jogo. Temos embates muito importantes pela frente e, depois do jogo de amanhã, falarei dos mesmos, e convêm não desgastar a equipa desnecessáriamente. Mesmo que se sofra um golo em Old Trafford julgo que não devemos mudar a forma pragmática de jogar, em contenção, procurando o controlo do ritmo do jogo e procurar ter posse de bola. Se o contexto do jogo proporcionar algo mais, tudo bem, podemos ir à procura de algo histórico mas não deverá ser essa a nossa prioridade. Sim, eu sei que seria fantástico ganhar ao Manchester na sua casa, que seria bonito ver o Glorioso jogar dde igual para igual e de procurar vencer desde o primeiro minuto, mas também sei que isso terá um gasto físico elevado que juntando à batalha Naval de sexta pode nos condicionar bastante para o jogo de sábado. Admito que estou a ter uma posição muito conservadora. Nesta fase prefiro jogar pelo seguro.

20 comentários:

dezazucr disse...

É mais importante o jogo de sábado, mas não podemos descurar o que este jogo com o "maniunaite" pode trazer ou destruir psicológicamente.
Por isso tenho pena de não ser depois do derbi. Iamos bem mais descomplexados após uma vitória com os rivais.

Tirone84 disse...

Porque não a JAVI GARCIA "6", Matic a "8", Aimar a "10". Rodrigo e Gaitan a cair nas alas e Cardozo entre os centrais. Bruno Cesár poderá ser uma boa opção para um jogo mais de combate na posição do Aimar.
www.futebolbipolar.blogspot.com

Pedro disse...

Deza, o problema foi o empate caseiro com o Basileia...já tínhamos arrumado com esta questão e íamos completamente tranquilos a Old Trafford. Agora há que ser pragmático. Estamos em segundo e jogaremos a última jornada com o Otelul na Luz.

Mr. Shankly disse...

Pragmatismo em Old Trafford dá derrota. Jogar para ganhar provavelmente também. O importante é ir com coragem. É contra adversários melhores que se cresce. Duvido que venhamos de lá com a vitória, mas devemos aproveitar para mostrar que não temos medo de ninguém e aprender com os melhores.

John Wakefield disse...

Estou pessimista... Duvido que possamos decidir favoravelmente já a passagem aos Oitavos. Em Old Trafford é sempre muito difícil pontuar.
A minha esperança é que o Otelul vença em casa o Basileia e aí sim, poderíamos ficar aliviados porque temos o confronto directo a nosso favor. Mas, mesmo assim, duvido que os romenos vençam o Basileia... mas se empatassem já seria um bom resultado para o Benfica porque obrigaria o Basileia a ganhar o último jogo e teria ainda que esperar por uma derrota do Benfica em casa contra o Otelul, conjuntura muito pouco provável.
Independentemente destas eventualidades, peço aos jogadores do Benfica que dignifiquem a camisola e consigam dar luta ao MU! Sei que vai ser muito difícil, mas não temos nada a perder. A pressão está do lado do MU que até não está a passar um momento brilhante...

Anónimo disse...

Por mim punha em campo a mesma equipa que jogou contra a Naval!

Se foi suficiente para ganhar contra 11 + terreno, também serve para derrotar o Méneunaite.

:)

Ricardo disse...

Discordo. Está na altura de o Benfica começar a subir os degraus que o levarão de volta ao topo do futebol europeu. E é nestes jogos, com grandes exibições e vitórias, que se consegue fazer passar a mensagem: "o Benfica está de volta!"

Não digo para não pensar no jogo de Sábado, acho é que o Benfica, se entrar personalizado, pode fazer um bom jogo e trazer pontos de Inglaterra, mantendo o estatuto de gigante, reconquistando cada vez mais o perfil de regressado da hibernação e com a possibilidade de vencer o grupo (que não é, de todo, um pormenor).

Para além disso, prefiro que a equipa entre no dérbi mais cansada mas psicologicamente com os níveis lá em cima do que o contrário.

O Benfica não pode adiar ser Benfica.

Pedro disse...

Eu acho que podemos entrar personalizados e jogar à mesma com pragmatismo. Não estou a pedir para se jogar à defesa nem para o empatezinho, apenas peço que não entremos em correrias loucas caso o resultado fique desfavorável. Jogar com cabeça, com tranquilidade.

Helder disse...

O jogo de Sabado é mt mais importante que o jogo de amanhã. por isso se tivesse que escolher qual deles queria ganhar.......obviamente escolhia o jogo contra o Sporting! Claro que se o Benfica ganhar amanhã sera brutal........mas a competição que o Benfica se deve focar afincadamente para ganhar é o campeonato nacional.

João Bizarro disse...

Pedro, "o jogar pelo seguro" pode mandar tudo pro caraças!!!

Uma derrota amanhã pode abalar a confiança da equipa para o jogo de Sábado. Já podiamos estar com o apuramento resolvido se tivessemos ganho ao Basileia na Luz. Não nos podemos fiar na "qualificação praticamente garantida"!

Sábado há um jogo importante, que só a vitória interessa (nem penso noutro resultado que não seja esse) mas antes ainda há este jogo e não queremos vir de lá destroçados.

SLB4EVER disse...

Pedro, juntava ao título; é para ganhar.
Digo isto mas concordo com o que foi escrito. A chave para o sucesso passa pela abordagem pragmática, controlo do ritmo do jogo e ter posse de bola. Jogar para ganhar em Old Trafford não é a mesma coisa que jogar para ganhar na Luz ao Feirense, mais do que correrias desenfreadas e desconexas é preciso é usar a cabeça e manter a calma mas ao mesmo tempo ter um grande coração.
Aceito qq resultado mas a atitude e compromisso tem que ser mais alto do que nunca, com um bom desempenho neste jogo o próximo pode ser encarado com outra confiança, de maneiras diferentes mas em ambos a vitória é o objectivo, somos SLB.

Unknown disse...

Subscrevo o que o Ricardo disse, há que lutar para ganhar. Poupanças físicas ? Contra o Man United qu já desperdiçou pontos = goleada na certa (pior cenário possível). Lutar para ganhar, não para perder por poucos. Se o Benfica se adiantar no marcador, aceito que dê a iniciativa ao adversário e espreite o contra-ataque, mas lutar para perder por poucos parece-me inaceitável. O Man United não é o Porto, nem o Ferguson é o vitinho. Para ter mais posse de bola implica arranjar espaços, implica correr com e em especial sem bola.

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=300131

Mais uma coincidência dos sorteios nacionais, sempre em detrimento do mesmo clube!

Luis Rosario disse...

É para lutar e ganhar com brio ou perder com honra.

Olhos nos olhos sem constrangimento nem abrandamento.

É o SLB, por amor de deus.

Pedro disse...

"Uma derrota amanhã pode abalar a confiança da equipa para o jogo de Sábado"

Calma aí!!! ☺

O jogo é em casa do Manchester United. O SLB não tem obrigação de ganhar. Uma derrota em Old Trafford nunca será um resultado que possa abalar a confiança para um jogo interno...não exageremos.

Pedro disse...

Seria giro um estudo sobre os sorteios das taças internas nos últimos 10 anos....

dezazucr disse...

Pedro, vá lá que desta ainda nos deixaram jogar com a Naval na última jornada, pois normalmente ao 2ªjogo já só apanhamos equipas da 2ª divisão. A minha apreensão é mesmo jogarmos 2 vezes seguidinhas contra eles, normalmente isso dá raia em pelo menos um dos jogos... e o da Taça é primeiro :(

Helder disse...

Pedro:

Não é preciso estudo nenhum. Repara nisto: O Maritimo jofa duas vezes seguidas contra o Benfica e a seguir vem ao Dragão! O Sporting depois de jogar contra o Benfica para a taça (esperemos que sim) vem jogar ao Dragão! Isto, meus amigos, é tudo calculado ao pormenor.......TUDO!!

Unknown disse...

As teorias da conspiração que aqui vão ... Quem foi com os porcos foram os tripeiros contra uma equipa da 1.ª divisão

Unknown disse...

LUTAR ATÉ AO FIM DAS FORÇAS PELO APURAMENTO, ISTO É QUE É O BENFICA, NÃO É IR PARA PERDER POR POUCOS. CADA UM JOGO É UM JOGO E TODOS OS JOGOS SÃO PARA GANHAR. VENHAM OS LAGARTOS, QUE JÁ NOS APURÁMOS