blog

quarta-feira, novembro 02, 2011

SL Benfica - Basileia: 1-1

Tenho defendido a qualidade do jogo do SL Benfica esta época mas, infelizmente, esta noite não o posso fazer.

Quando tínhamos o apuramento para os oitavos e um possível primeiro lugar perfeitamente ao nosso alcance e com um começo de jogo fantástico deitamos tudo a perder com uma exibição paupérrima que de tão inexplicável proporcionou uma chuva de assobios na Luz que já não se ouvia à muito. E o que me assust0u foi ver que aos 60 minutos a equipa acabou. Pura e simplesmente perdemos totalmente o meio campo, tínhamos os alas esgotados e nem capacidade de pressão sobre o adversário conseguimos fazer. Cheirava a golo do Basileia e do banco não veio nada para alterar o rumo dos acontecimentos. Pelo contrário, tirou o míudo para meter Míguel Vítor e sofre logo o golo. De seguida tira Aimar e mete Cardozo e acaba com o resto de jogo que ainda tinha. Aimar para sair nunca podia ser para entrar Cardozo, tinha que ser para entrar Amorim, para ganharmos o meio campo e em posse e controle irmos à procura do golo. Cardozo precisa de ser servido, com Gaitan e César esgotados a bola nunca chegou em condições a Tacuara. E aqui pergunto como é possível uma equipa que anda a ser rodada, cujos jogadores têm tido períodos de resguardo chega aos 60 minutos e quebra de forma assustadora? Não faz o mínimo sentido. E agora temos que ir à luta em Old Trafford no meio de duas jornadas para a Liga Zon Sagres complicadas. Claro que tudo pode correr bem, temos equipa para isso, mas ver a apatia e incapacidade física da equipa neste jogo assusta-me para o que aí vem...

Jesus, como previsto, apostou em Luis Martins para substituir Emerson e o puto, pelo menos, não se assustou com a chamada. Algumas debilidades a defender mas nunca se escondeu do jogo nem da bola. A rever. De resto...entrada a 200, saída a 0. Este estilo de jogo que o Glorioso tem apresentado esta época encanta-me mas apresenta uma condição fundamental: eficácia no ataque. Quando isso falha a equipa, como ainda não está sólida a defender, corre riscos de sofrer um golo e não ser capaz de dar a volta. Noutros jogos apesar da vantagem mínima temos conseguido segurar o adversário e o resultado, hoje isso não foi possível. Tivemos vários lances para golo. Não concrectizar foi fatal desta vez. Matic terá sido o melhor em campo nunca virando a cara à luta.

Quando os árbitros entraram de verde estranhei logo. Já não basta levarmos com estas arbitragens na liga interna e também temos que as levar na Champions? Irra...Segundo a rádio ficou um penalty claríssimo a nosso favor por assinalar, carradas de faltas contra nós e ausência de faltas contra o Basileia em lances iguais. Depois o amarelo a Aimar...enfim...uma desgraça. Parecia uma arbitragem de um heroi do corrupto mor.

Mas nada está perdido. Somos líderes do grupo com os mesmos pontos que o United, acabamos a fase a receber o Otelul na Luz. Apesar de ser muito dífícil ainda é possível o primeiro lugar. Não estou tão optimista quanto poderia estar mas, aguardemos. Agora venha o Braga.

CARREGA BENFICA!!!

18 comentários:

John Wakefield disse...

1- Caro Pedro, eu não tenho qualquer dúvida de que o Benfica irá atingir os oitavos da Champions. O Benfica tem confronto directo perante o Basileia (principal factor de desempate) o que obrigaria os suiços a recuperarem 4 pontos nos últimos 2 jogos. O Basileia teria que ganhar forçosamente na Roménia e, depois, em casa perante o Manchester. E os helvéticos, tinham ainda que esperar que o Benfica fizesse apenas 1 ou 2 pontos (1/2 empates).
Um triunfo em casa perante os romenos resolve definitivamente a questão a favor do Benfica, mesmo que o Basileia cilindre os seus oponentes.

2- O que me preocupa verdadeiramente é que neste Benfica temos que sofrer sempre, mesmo quando dispomos de tudo para resolver imediatamente a questão, pois parece que tudo irá resolver-se na última jornada, embora esteja confiante na passagem.
Para além disso, caso tivéssemos vencido hoje, poderíamos concentrar todas as energias nas competições internas e poupar alguns jogadores nas restantes 2 jornadas mas não... E isto pode ter consequências a nível de desgaste físico, quando estamos prestes a entrar num ciclo decisivo com jogos determinantes...

Pedro disse...

John, eu não duvido da qualificação. Acho é que tínhamos o primeiro lugar ao alcance e agora ficou bem mais complicado. É certo que estamos onde esperávamos estar quando vimos o sorteio mas, com o decorrer da competição, podíamos ambicionar mais...e uma vitória hoje abria, claramente, essa possibilidade.

O receio q este jogo me trouxe foi a quebra física notória da equipa. Nunca fase em que vêm aí jogos tramados: Braga, United e Marítimo fora, e o sporting a pensar q é o Barça na Luz...temos equipa para qqr um destes jogos mas sinto q não temos pernas nem...se calhar....treinador...

John Wakefield disse...

Pois Pedro... Desperdiçamos uma possível vantagem em relação ao fcp pois parece que vamos que ter que dar tudo nas duas últimas jornadas tal como eles. É claro que estamos em melhores condições de alcançar a qualificação, mas tal como eles, vamos ter que saber sofrer e não poderemos pensar apenas no campeonato.
Podíamos ter resolvido tudo antes deste ciclo crítico e decisivo... Só faço votos para que a equipa não volte a evidenciar os índices físicos do final da época passada. Não quero que o Benfica ande de rastos fisicamente e psicologicamente.

SLB4EVER disse...

Caro Pedro, acho que hoje nem um cego consegue defender a exibição, opções e atitude em campo.
A 1ª substituição foi das coisas mais estúpidas que já ví e talvez por justiça divina se tenha sofrido o golo logo de imediato. Fiquei com a sensação que foi feita pq estava escrito que assim tinha que ser e que não interessava nada o Gaitán já não existir nessa altura ou que o Aimar, César e Rodrigo tb já apresentassem desgaste.
O Witsel assim como nos dois últimos jogos foi zero, com o Amorim e o D.Simão não se justifica que se tenha em campo um jogador que é como se não estivesse lá.
Gaitán aos 23 anos só aguenta 30 minutos por jogo num alto nível e tem andado a ser poupado, se não visse não acreditava nisto começa a passar os limites do aceitável tão débil condição.
Nolito podemos agradecer ao JJ este estar a vir a perder a motivação e confiança, é óbvio que não é um dos seus meninos, acredito no entanto que dé a volta por cima devido á sua raça.
O 442 sem 10 é realmente o ideal para não se conquistar nada esta época, é continuar assim a insistir na pior opção táctica que vai ser outra época fracassada.

Vem aí o Braga fora, campo onde podemos esperar que os apitadores, como o fizeram hoje tenham o critério de nos prejudicar á grande sem um pingo de vergonha. Sabendo isto de antemão á que não encarar de forma ligeira opções duvidosas e erros básicos e falta de atitude. Isto conta para o treinador e jogadores.

E viva o BENFICA

RockDaLinha disse...

Miserável, hoje foi miserável.
Inadmissível a postura de alguns jogadores. Mas que raio de substituição foi aquela? Para quê perder substituições que depois viemos a precisar???? Se não acreditavam no miúdo, não o metiam.
e depois entra o miguel victor. Nao tenho nada contra o rapaz. Mas é limitado, não evoluiu nada. Nao é jogador para o Benfica.

Sinceramente hoje tou fodido com a equipa, já andava, mas como o Benfica ganhava, lá esquecia.
Mas isto não pode continuar, foi uma vergonha, não podemos viver das derrotas do porto, temos de olhar primeiro para nós. Os nossos últimos jogos foram miseráveis, a defesa tem dado casas das grandes. O que se passa com o miolo? O Meio campo anda cansado? Cansado do quê? e os Alas? que se passa com o picanhas? por ter ido À selecção decidiu não correr? e o Gaitan não corre vai para o banco.


Tinham tudo a favor, a jogar em casa, em primeiro no grupo, podiam já ter os oitavos no papo e nada....chuchamos no dedo agora.

Ainda por cima agora temos uma serie de jogos complicados e sinceramente não acredito que possamos ganhar os jogos todos. Pode ser que mude de opinião mas hoje tou fodido.

Mário Lopes disse...

Jogo miserável. Mas o benfiquista está habituado a sofrer até à última. Não poderiam fazer-nos descansar relativamente ao apuramento, ao 4º jogo, não era a mesma coisa...

Esta equipa tem diversos jogadores exaustos. Se em anos anteriores não tinha banco, este ano não sei o que se passa. Também não percebo como com o meio-campo de rastos, o Amorim não entra. Não compreendo igualmente como o Nolito não entra mais cedo, ou não é mesmo titular, visto que o B.César tem jogado mais e na minha óptica, estes jogadores se equiparam muito bem em eficácia.

Agora, é o costume. Dificilmente ganharemos em Manchester e nesse caso, não estaremos dependentes só de nós. Basta o Basileia ganhar os 2 jogos que lhe faltam... E com este MU previsivelmente já apurado na última jornada, e com a psicose do Alex F. de fazer descansar as estrelas, olhem que as coisas vistas por este prisma, já estiveram mais longe de acontecer!

Exibição miserável; substituições infelizes; o JJ faz muita falta no banco, sempre puxa pela equipa e faz ajustes...

André Leal disse...

Pedro:

Discordo de ti nas tuas últimas palavras do teu comentário. Acho que neste jogo é que não tivemos treinador e isso notou-se.

Concordo em certa forma com a análise que lhe fizeste o ano passado e até em certos jogos do ano do título, mas este ano acho que tens sido um pouco injusto ao não lhe dares o mérito do bom jogo do Benfica. Além disso, repetindo-me, o Benfica faz a pior exibição quando ele não pode estar no banco.

Pedrove disse...

Cheguei agora do estádio e venho como se tivesse visto um jogo do tempos do BENFICA do artur jorge, ou do jesualdo....alguem me explica para que serve entrar a matar, se 15min. depois não aguentamos com uma gata pelo rabo, alguem me explica como é possível queimar uma substituição no Luis Martins, que até estava a fazer um bom jogo, alguem me explica porque é que se tirou o Aimar quando é o único que segura uma bola????? alguem me explica porque é que ninguem ensina o Gaitan e o Bruno César a defender????, hoje sofremos mais um golo devido à falta de empenho defensivo do Gaitan....já repararam que 80% dos golos que o BENFICA sofreu esta época nascem da falta de empenho e da falta de concentração defensiva dos 2 alas?.....para mim chega os dois para o banco já, e só voltavam quando fossem capazes de ajudarem a equipa em tarefas defensivas. Em suma depois do grande jogo que fizemos em Basileia a equipa parece que deu o estoiro....Hoje tambem não gostei da falta de consideração do capitão Luisão e do Nolito (reicidente), com os adeptos no final do jogo, espero que tenha sido a frustração de não ter ganho.

Unknown disse...

Embora concorde nalgumas coisas, há uma que gritantemente não concordo. O melhor em jogo para ti é claramente o culpado do golo deles e não só não foi culpado por mais porque hoje eles estavam sem o streller e sem o alexander frei, porque com o estouro do aimar, a inexistência do bruno césar durante os 90 minutos, o estouro do aimar, acabou-se a protecção ao maxi que ficou tão desprotegido como o puto na primeira parte. sempre que a bola era metida na ala e depois cruzada para trás, nunca lá estava o trinco, nem era porque ele tivesse ido compensar a subida do lateral porque este tinha subido, nem sequer porque estava no meio dos centrais porque o central do lado da bola tinha vindo dobrar o lateral, era simplesmente porque não faz ideia do que é ser trinco e não compensa. Pior que isso, a atacar, com a equipa a iniciar a transicção ofensiva, põe-se a fazer fintas e perde a bola, obrigando-se depois a fazer faltas. Tirando um bom passe para a direita perto do intervalo, nem um zero foi, foi o gajo mais negativo que esteve em campo, não pela falta de qualidade, mas pela falta de noção do que é ser trinco.
Quanto ao estouro que falas aos 60 minutos, é o estoiro do gaitán, que desequilibra definitivamente a equipa, pois o bruno césar foi zero e o aimar estoirou aos 30 minutos. O estoiro do rodrigo também é por volta da hora, pois o golo que falha a passe do witsel (onde é que este andou todo o jogo?), é já por falta de canetas

Baresi disse...

Fiz novamente 600km (ou um pouco mais) para ver este jogo, e a unica coisa que se salva nisto é o resultado... Com 3 pontos de avanço sobre os suiços(que na prática são 4), só uma catástrofe faria com que o Benfica não passasse á fase seguinte.
Seria preciso que o Benfica perdesse com o Manchester e o Basileia ganhasse na proxima jornada fora, e na 6ª jornada o Benfica só precisaria de fazer o mesmo resultado que o Basileia.
É estranho ver os adeptos do Basileia festejar este empate no fim como se fosse uma vitória... se calhar foi por praticamente garantirem o apuramento pra Liga Europa.

Falando do jogo apenas uma nota em relação a um "jogador" :

1- Nemana "o caralho que te f..." Matic.

É uma pouca vergonha. Perdeu 2/3 bolas em zona proibida, não tem a noção dos espaços que tem que ocupar (dificilmente com Javi garcia em campo o jogador do Basileia iria rematar com tanta á vontade á baliza de Artur para fazer o 1-1), não desarma, é lento quer no passe, quer na decisão quer nas movimentações, mau mau mau..., e só tenho a dizer mais uma coisa em relação a ele, SE O HOMEM FOSSE MESMO BOM TINHA FICADO NO CHELSEA!!! Se o homem vale os tais 5M€, porque raio o Villas Boas não ficou com ele, e foi buscar o raio do Oriol??
Faz-me lembrar o "saudoso" Michael Thomas, mas este tem 1.90m, e é branco.
Parece que estou a ver um concerto de música clássica, e pelo meio aparece um trolha a assentar tijolo...
Pra bem da minha saude, enquanto este caralho for convocado, não volto a pôr os pés no Estádio da Luz.

Sou obrigado a levar com o novo Jara, por teimosia de Jesus?? dass!!

PS. Não falo do árbitro, dos 10 minutos que Nolito jogou, do berro fisico da equipa, da substituição do Luis Martins... não falo de nada... Isso fica com os especialistas...

Hugo disse...

As substituições foram uma merda!
tirar o puto aos 60 min e depois o Aimar e deixar o Gaitan mais tempo em campo, é burrice.
O Benfica tinha de ter a bola, tinha de entrar alguém para o meio campo.
Tinha de trocar o Gaitan e o B. César pelo Amorim e Nolito.
Como é que não se vê isto?
Há uma má gestão Preparação) do plantel, hoje o Nolito devia ser titular.
O Gaitan e o B. César estão de rastos.
O Maxi está uma lástima.
Bem... já desabafei, espero que domingo estejam melhor.

Parabéns ao Melhor Jogador do Mundo - Pablo Aimar.

Parabéns ao Melhor médio Brasileiro - Bruno César.

Pedro disse...

André, se há coisa que tenho feito esta época (muitas vezes quase sozinho mas sem qqr problema nisso) é elogiar o jogo adulto e pragmático do Glorioso. Logicamente que isso tem mão do treinador principalmente quando deixa de lado a teimosia do 4132 que nos deixa vulneráveis no meio campo. Mas ontem esteve mal pq as substituições são dele, não tenhamos ilusões. Ou achas q o adjunto é que decidiu aquelas subs? Ontem jogámos mal mas o pior de tudo é ver uma equipa que tem tido uma rotação de plantel interessante, onde os jogadores têm tido uma gestão de esforço, chegar aos 60 minutos de um jogo da Champions e darem o berro...E quando o treinador não percebe que tinha perdido o meio campo e que era necessário meter alguem para virar essa situação é algo preocupante. E mais preocupante fica quando numa situação dessas mete o Cardozo, um jogador que precisa de ser "alimentado" pelos colegas q foram incapazes de o fazer por estarem de rastos. Com Amorim no banco não o mete para o lugar do Aimar (q para mim não devia ter saído pq, como diz muito bem o Hugo, nós tinhamos q ter posse de bola!!!) para ter força no meio campo..enfim...

Sobre o Matic, perdeu muitas bolas pq foi um jogador q sempre procurou ter bola e fazê-la rolar, procurou fazer jogar, não se escondeu do jogo e lutou até ao fim. Quando todos os outros estavam apáticos ele foi quem se chegou à frente. Logicamente q isso provoca q esteja mais exposto a erros...o saldo final para mim foi bem positivo.

L. disse...

http://www.marca.com/2011/11/03/futbol/equipos/barcelona/1320315532.html?a=479fb4ff9df52a0266f20b31b0d20ce7&t=1320328264

Jotas disse...

Confesso que saí ontem preocupado do Estádio da Luz, não pelo resultado, até porque em termos meramente desportivos e tendo em conta o objectivo do apuramento, não sendo excelente não foi negativo e deixa o Benfica a depender apenas de si, mas sim pela incapacidade que em muitos momentos do jogo a equipa demonstrou, até porque ao contrário do que alguns dizem, acho este Basileia uma equipa banal e não tenho dúvidas que um outro Benfica, ganharia facilmente.
Preocupado, porque essa incapacidade também não me parece ser de agora, desde o jogo de Aveiro que me parece ver um Benfica em quebra, oxalá esteja enganado agora que se avizinha um ciclo que poderá decidir toda uma época.

Helder disse...

Estive ontem na Luz e saí de lá mt desanimado! Assustador o estado físico da equipa. Determinados jogadores parecem feitos de papel reciclado!! E agora com Braga, Man Utd e Sporting......vai ser lindo vai....!!

SLB4EVER disse...

Alguém sabe se o trabalho e o estado físico dos jogadores está totalmente dependente da equipa técnica ou se existe algum departamento que seja responsável por avaliar as necessidades individuais de cada jogador e trabalhe este aspecto de modo ao plantel ter uma condição física aceitável ao longo época.
Eu não sei mas acho importante que o clube ñ dependa apenas do treinador e equipa técnica para isto, vamos na 3º época de JJ e a condição física da equipa nunca foi consistente ao longo destes anos, acho que era importante o clube ter em atenção e o mínimo controle sobre estado físico e preparação dos seus activos, existem casos óbvios, como o Gaitán em que algo tem que ser feito um futebolista profissional com 23 anos não pode durar tão pouco como ele dura, até parece estar pior neste aspecto do que no ano pasado.

Unknown disse...

Não concordo SLB4EVER, acho que ontem foi dos jogos em que o gaitán mais correu, pois veio atrás muitas vezes até estoirar por volta dos 55/60 minutos, quando normalmente ficava escondido lá à frente e só entrava em 5 ou 6 ataques por jogo. Se comparares com o bruno césar esteve muito mais em jogo. Quanto à preparação física, a equipa técnica do Benfica não e limita ao Jesus e adjunto, acho que tem 11 ou 12 elementos, além de que têm um laboratório específico para analisar e optimizar os níveis físicos. Nenhuma equipa consegue estar no máximo físico a todo o momento. Se te lembrares, no primeiro ano a equipa entrou a toda a ganga e manteve o pico de forma começando a cair a partir de março. No ano passado, começámos pior fisicamente mas depois atingimos o pico em Novembro/Dezembro e manteve-se até ao fim de Março/início de Abril. Este ano como começámos a época mais cedo, embora vários jogadores começassem mais tarde - maxi/luisão/cardozo/rodrigo/nelson oliveira e todos os outros miúdos do mundial sub-20, por isso deve ser difícil manter um nível físico equilibrado para toda a equipa. O próprio bruno césar está com mais de meia época em cima, pois a época dele começou em Janeiro. Não sei qual é o plano, se é tentar manter todos ao mesmo nível se é ir gerindo cada um individualmente com ciclos diferentes, mas acho que os fisiologistas e preparadores que o Benfica têm de certeza que têm esse conhecimento melhor do que eu ou do que tu. Podes argumentar, parece que a equipa quebra cedo desde há 3 jogos - aveiro, olhanense e basel. Eu continuo na minha, se tivermos um trinco que em vez de fazer faltas desnecessárias saiba ocupar a sua posição em campo, empurre o witsel mais para a frente em vez de esperar a ajuda dele, a equipa irá ocupar melhor o meio-campo, terá mais bola e notar-se-á menos qualquer quebra física existente.

SLB4EVER disse...

Bcool973, fico mais descansado em relação a isso e sendo assim parece que nesse aspecto; da preparação física, se está no bom caminho.
Quanto ao Gaitán é que não concordo e não percebo mesmo como é que ele mesmo sem sobrecarga de jogos nunca consegue acabar um jogo numa condição física aceitável, se calhar tenho que chegar á conclusão que nas alas não dá para mais, o problema agrava-se porque junta-se Aimar que embora no seu caso seja aceitável a quebra de condição e temos pelo menos 2 jogadores titulares indiscutíveis sem condições para aguentar o jogo todo, isto é um grande handicap e limita muito a equipa e mudanças a fazer qd o resultado não é favorável.
Ainda sobre o Gaitán aconselho a ver um lance que marca o fim do Gaitán no jogo, ainda na 1ª (talvez por volta dos 30) a defesa recupera a bola e é feita uma transição rápida pelo meio até á bola acabar no Gaitán no lado direito do ataque com espaço para progredir e a equipa do Basel a ter que recuperar terreno, o que ele faz? Parou e espera que o adversário se reposicione para jogar para trás qd havia espaço para se criar muito perigo, este foi o lançe que mais me tirou do sério o jogo todo, nem o mau passe do Garay conseguiu ser tão grave como esta falta de atitude tremenda e este lance marcou o mote do gaitan para o resto do jogo. O César mesmo jogando mal fez mais arrancadas e correu bastante mais ao longo do jogo, tb tenho que ser mais crítico e esperar mais de um jogador que leva mais um ano na equipa do que um que está cá á 3 meses.
Para ser curto em relação ao trinco acho que se perder um jogo de xadrez não me posso desculpar que isso aconteceu porque o Rei só podia mover-se uma casa de cada vez ;)

Pedro, polemicamente concordo contigo em relação ao Matic, ele foi dos melhores em campo, fartou-se de correr e tentar apagar fogos por todos os lados, se o Witsel estivesse com o mesmo empenho e genica duvido que não se tivesse ganho o jogo, sim ele teve erros de mau posicionamento mas não esperava que por milagre ele em meia dúzia de jogos se tivesse transformado num trinco de raiz.