blog

quinta-feira, março 15, 2012

O que a sorte ditará?

Com os resultados de ontem à noite já temos definidos as 8 equipas que irão disputar os quartos de final da Champions. O sorteio é amanhã e temos cerca de 24 horas para equacionar os possíveis cenários que a sorte nos poderá ditar:

Diz-se que no futebol não há impossíveis mas vencer o Barcelona numa eliminatória a duas mãos deve estar muito perto disso. Nos últimos anos só me lembro do Barcelona ser eliminado pelo Inter de Mourinho, numa eliminatória bem atípica. De resto é sempre finais atrás de finais. Champions ou Taça de Espanha. Por mim só mesmo na final é que os espero apanhar...
02-98

O Bayern é o exemplo máximo do pragmatismo e eficácia dos alemães. Podem estar mal na competição interna mas na Europa raramente falham. São uma super equipa que joga muito à bola e quando engata tem um ritmo de jogo avassalador.
30-70


Não acho o Real Madrid tão papão como a maioria mas não posso negar que são, neste momento, uma grande equipa. Mais do que a qualidade do seu plantel é o homem que os dirige do banco que me assusta mais. Mourinho saberá anular as nossas virtudes e explorar os nossos defeitos. Seria uma eliminatória engraçada com monumental invasão a Madrid mas muito difícil de passar.
30-70


O colosso italiano já não é a máquina de futebol de outros tempos. Tem jogadores fabulosos mas também nós temos. Tem mais experiência europeia e isso pode ser fundamental numa eliminatória mas, em ritmo de jogo, sinto que estão ao nosso nível. Jogando aquilo que o nosso potencial permite acredito que podemos jogar, olhos nos olhos, para a qualificação.

40-60

Aí está a equipa que Jorge Jesus prefere. E percebe-se porquê. O Chelsea tem enorme jogadores, capazes de mudar o rumo de um jogo (ontem foi um bom exemplo disso) mas é uma equipa com enorme lacunas que o estilo do nosso jogo pode aproveitar e ser letal. Como qualquer equipa inglesa de topo, apresenta uma intensidade de jogo brutal que o SL Benfica ainda não consegue ter. Se conseguirmos suportar essa pressão inicial podemos , perfeitamente, os eliminar.
50-50

Os nossos amigos franceses podem atravessar-se, novamente, no nosso caminho. Já conhecemos o saber de os eliminar por duas vezes e não há duas sem três. São uma equipa aguerrida com alguns jogadores perigosos mas, no geral, sinto que somos mais fortes e com melhor jogo. Em casa são fortíssimos mas já lá fomos ganhar.
60-40

O brinde que todos desejam neste sorteio. O Apoel tem feito uma campanha brilhante nesta Champions mas, sejamos honestos, é a equipa mais fraca de todas em prova. Teremos que ser humildes e lutar muito para vencer mas é a equipa, teoricamente, mais acessível. Não tem grandes valores individuais e faz do conjunto e da alma a sua grande arma. Excelente ambiente em casa mas sem intensidade de jogo como os restantes possíveis adversários.
70-30

Claramente que espero que nos calhe o Apoel Nicosia, do Chipre mas, com a sorte que temos, acho que nos vai calhar o Bayern...

E vocês, que esperam do sorteio?

18 comentários:

Telmo disse...

Que calhe o Apoel é claro, embora continuasse a ser difícil, teríamos grandes hipóteses de chegar às meias-finais, o que só por si já seria muito bom, seria o regresso do Benfica ao topo do futebol europeu.

O Barcelona é uma máquina de jogar futebol sim senhor, mas não concordo de forma alguma com o 02-98.....podem ser uns papões, mas o plantel do Benfica também está cheio de jogadores internacionais e experientes, e no futebol quantas vezes não há surpresas? Em 1961 todos estavam convencidos que íamos ser humilhados pelo Barcelona e no fim fomos nós os campeões.

Além disso, se por vezes equipas da liga de honra eliminam Benfica, corruptos ou lagartos na taça....

Nuno Bento disse...

Eu já fiz o "meu" sorteio em casa. Cortei 8 papelinhos e o resultado não foi nada animador:

SL Benfica - FC Barcelona
Bayern Munique - Real Madrid

AC Milan - APOEL
Marselha - Chelsea FC

Se for isto, estamos feitos.
O ideal era mesmo calharmos num grupo com APOEL, Marselha e Chelsea e deixar os papões definharem-se uns aos outros, para recebermos um deles só na final.

Se tal acontecer, mesmo tendo toda a sorte do Mundo do nosso lado, falta-nos ainda um "Mónaco" na final... Um royal flush não é para todos...

Unknown disse...

Por mim pode vir mesmo o Marselha e nas meias finais o vencedor do Chelsea-Apoel...

Os outros que se entendam!

Pedro disse...

Telmo eu não quero demasiado pessimista para ter alguma folga caso os culés nos calhem em sorteio ☺

Mas, sinceramente, este Barcelona de futebol demolidor já alguma vez foi eliminado em eliminatórias a duas mãos tirando o tal encontro com o Inter de Mourinho?

Temos tantos problemas defensivos como se prova jogo a jogo com a quantidade de golos sofridos. Imagino o que o rolo compressor do meio campo/ataque do Barça nos podia fazer. Sinceramente, e é isso que mais me incomoda nos gajos, até podias fazer um jogo do outro mundo na Luz e vencer, por exemplo, por 3-0. Continuava a dar todo o favoritismo aos gajos pq têm futebol para em casa (e fora até) espetar 4,5 ou 6 a qqr equipa do mundo...

Prefiro apanhá-los na final e ganhar com um golo do Emerson aos 91 minutos... ☺

Redceltic disse...

Na minha opinião o Barça e o Real são os menos desejáveis. E coloco-as exatamente no mesmo patamar papão para nós pq vejo como quase impossivel eliminarmos uma delas a duas mãos.
O Bayern é uma equipa que não vejo como tão forte assim. Robben é mto bom, mas joga sob andas e qq toque o lesiona 3 meses;Ribery é para mim dos jogadores mais sobrevalorizados da europa pq é somente bom e não super bom; e depois mto bons tb restam Gomez e Muller; todos os outros são somente bons ou razoáveis- tem iclusive centrais bem piores que os nossos.
O Apoel é equivalente a um Guimarães e não mais que isso não tendo por exemplo nenhum jogador tão bom como Urreta.
O Milan é equipa de velhas Glórias e mais alguns grandes jogadores- dificil, mas não impossivel(JJ inclusive ja jogou contra eles e quase os eliminou).
O Marselha é equipa perfeitamente ao nosso alcance. Ao nivel do Zenit.
O chelsea é mto melhor que nós(cech, bosingwa,terry,david luiz,cole,essien,lampard,malouda, mata,torres e drogba chegam para explicar pq?), mas nem tem treinador e tem a tradicional arrogancia inglesa contra si, mas seria sempre dificil.

Helder disse...

Vai sair Barcelona. É certinho! Só espero jogar em casa a primeira mão para assim ao menos fazemos uma receita brutal!!
O Platini já disse que queria uma final Barça-Real........


Quanto a % de hipoteses eu acho que é assim:
Barça, Real e Bayern temos 0,1%
Milan temos 15% a 20%
Chelsea temos 40%
Marselha temos 50%
Apoel temos 60%

Anónimo disse...

No geral concordo contigo mas, nas percentagens, há algumas diferenças.

APOEL - 65/35

Marselha - 50/50

Chelsea - 40/60

Milão - 25/75

Bayern - 10/90

Barça e Madrid - 1/99


O SCP venceu o City e dava-lhes 10%. Tudo é possível, mas para já, se queremos continuar em prova, não nos pode calhar mais do que APOEL, Marselha e Chelsea.

falsolento disse...

Bom, tenho uma opinião um pouco diferente sobre as nossas hipóteses contra estes adversários, sou um pouco mais pessimista.

Real, Barça, Bayern: Impossível
Milan: Quase impossível, teremos uns 10% de hipóteses
Chelsea: Muito difícil, eles seriam claramente favoritos, teremos uns 20% de hipóteses
Marselha: Batemo-nos de igual para igual, 50/50
Apoel: Seríamos favoritos, 70/30

Dito isto, acho que vai calhar-nos o Bayern :-(

Telmo disse...

Lembrem-se do que uma vez Mourinho disse e é bem verdade:
- Tirem o nome do clube, tirem a fama e o prestígio, e ficam 11 contra 11 (não foi assim mas a ideia é essa)

Quando vocês metem essas percentegens de 1% de hipóteses, estão apenas assustados a olhar pro nome do clube e para a quantidade enorme de notícias e baboseiras a elogiar esses clubes.

Metam 11 contra 11 sem as respectivas camisolas e as percentagens de hipóteses não serão assim tão pequenas....

Além disso, parece que nunca viram futebol, que é belo pelas surpresas nos resultados.

Antes dos clubes chegarem ao topo, têm que criar surpresas e derrotar os "gigantes", foi assim com o Benfica nos anos 60 e só assim voltará a ser agora.

Unknown disse...

O que eu queria mesmo era apanhar o Apoel e depois o Vencedor do Chelsea/Marselha.

Se não puder ser assim, preferia o Chelsea, Marselha ou Milan, sem qualquer tipo de ordem.

Miguel A. disse...

Mesmo que nos calhe o APOEL, o que duvido, preocupa-me é se teremos pedalada para aguentar o calendário sem ir alguma coisa por água abaixo... em 15 dias temos os dois jogos da CL, a recepção ao braga e a deslocação a alvalade. Com intervalos de três/quatro dias entre esses quatro jogos e, ao que parece, sem Garay para ajudar a compor a defesa... não podemos perder nenhum jogo para sermos campeões nacionais, ou melhor, acho que temos de os ganhar todos. E neste momento acho que temos muito mais hipóteses de lutar pelo campeonato do que pela CL, cuja final até já está marcada para Munique, e não por acaso.

Mr. Shankly disse...

És mais optimista que eu :)

APOEL - 60/40

Marselha - 50/50

Chelsea - 40/60

Milão - 20/80

Bayern - 10/90

Barça e Madrid - 5/95

Pedro disse...

Miguel, tenho tido essa discussão com o Luis do blog SectorB32.

Tu, tal como ele, até terão toda a razão mas custa-me ouvir essa argumentação. Se queremos vencer titulos temos que disputar as competições até ao fim. Eu acho que temos plantel para vencer os jogos internos que falas, temos plantel para gerir durante uma época que nos permite chegar a esta fase e ter um leque de 14/15 jogadores perfeitamente capazes de serem titulares e de a equipa não perder fulgor. Se Jesus faz essa gestão correcta é outra discussão.

Queremos lá chegar, quando chegamos queixamo-nos que não temos pedalada...isso irrita-me. Tal como disse ao Luis, provavelmente a equipa irá ceder ao cansaço e provar que vocês têm razão, mas irrita-me isso!!!

Gandhy disse...

Percentagens e justificação:

Barça 1/99 - Missão Impossível

Real 2/98 - Missão quase impossível. Efeito CR7/Mourinho

Bayer 3/97 - A UEFA protege-os, jogam a final em casa.

Chelsea 40/60 - Em noites sim tudo é possível. Mesmo assim só tem esta competição para s entregarem.

Milan 25/75 - Italianos, logo difícil. Ataque muito bom que em noite sim está ao nível dos melhores.

Marselha 55/45 - Em aberto, tudo pode acontecer. Efeito histórico a favor, mas efeito Platini pode decidir para o lado Francês com já ia acontecendo da última vez.

Apoel 100/0 - Obrigatório. Quem é o Apoel. Eliminou os corruptos. f***, não gozem. Sem o Proença esta equipa dos corruptos estava a lutar com o Marítimo e o Botafogo!


Carrega Benfica

Camund disse...

Na tua análise apenas coloco o R madrid e o Barça no mesmo patamar pela qualidade e pelo conhecimento que o Mourinho tem do Benfica e futebol português de resto concordo com tudo.
Também acho q nos devíamos concentrar no campeonato, mas isso será impossível e os jogadores vão invariavelmente tem isso em mente. Com esta ciclo de jogos, sem uma gestão adequada pode existir o descalabro completo, para começar, a não ser por lesão, não compreendo a não convocação do Matic (para amanha), que mesmo não sendo titular poderia ser útil p no decorrer do jogo descansar (Javi ou Witsel). Jogamos um futebol com demasiada necessidade da componente física e quando ela falha…temos dificuldades. Caso não exista uma rotação que permita que cada jogador apenas faça um máximo de 2 em 3 jogos (ex: Domingo, Quarta, Domingo) nas posições de maior desgaste, faixas laterais (defesa e médio), posição 8 e 10, dificilmente vamos conseguir vencer todos os nosso jogos e manter a pressão sobre o porto e braga e aproveitar quando perderem pontos.

Miguel A. disse...

Pedro, espero sinceramente não ter razão. Baseio-me apenas naquilo que sucedeu na fase final das duas últimas épocas, e também naquilo que o JJ costuma fazer, que é esmifrar os jogadores titulares ao longo da época, sem fazer alguma (nenhuma) rotatividade, seja porque não quer, seja porque não tem substitutos à altura - mas neste caso isso significa que houve falhas no planeamento da temporada. Há três anos que não arranjamos alternativa para a lateral direita, por exemplo. E nos outros sectores, quando temos azar com as lesões (Javi e Garay, por ex.), abrem-se buracos na equipa.

Concordo contigo: temos plantel para vencer os jogos internos, mas só com uma gestão inteligente do JJ poderemos tê-lo também para disputar até ao fim a maior prova mundial de clubes, sobretudo pelas características do calendário apertado que vamos enfrentar. Claro que, com mais 2/3 jogadores de qualidade em posições-chave, as coisas poderiam ficar melhores. Mas nem no mercado de Inverno houve esse cuidado.

Repara que não me estou a queixar de nada. Estou a constatar um facto, que muitos de nós já constataram também, sobretudo depois do que se passou no final duas últimas épocas. E também porque sabemos todos que os jogos da CL têm uma intensidade maior e provocam um desgaste maior do que acontece na Liga Europa.

Abraço

RIVUS disse...

"O que a sorte ditar...". Sorte? Mas qual sorte? Mas então não se vê que está tudo feito? Sorte seria se as bolas girassem numa daquelas máquinas do euro-milhões ou do totoloto. Assim já poderia acreditar!

André Leal disse...

Boas!

Quem quiser ver a minha cadela em acção contra a corrupção (a que está na minha foto) e tiver MEO, basta ir ao Canal Q (posição 15) e ir ao On-Demand (botão vermelho) e procurar o último programa do Sacanas Sem Lei (14/3/2012).

Quanto ao sorteio da Champions, já pus a bola do Apoel no congelador... :P